Me odeie pelos motivos certos
“Para fazer uma excelente sátira, bastar dizer como são as coisas.” A frase é do austríaco Karl Kraus, um dos grandes satiristas, senão o maior, do século XX. Ele era um jornalista que odiava jornalismo pelos motivos certos. Porque, é bom frisar, você pode gostar ou odiar — tudo, não só jornalismo — por razões...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
“Para fazer uma excelente sátira, bastar dizer como são as coisas.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-23 23:38:10Apesar disto, os CÍNICOS DESCARADOS são um AVISO para a IMPRENSA quando esta EXTRAPOLA seu PAPEL de DISSEMINAR INFORMAÇÃO e passa a tentar MANIPULAR a OPINIÃO PÚBLICA. Quando é assim, temos uma IMPRENSA CÍNICA e DESCARADA que acha que os ESPECTADORES, LEITORES e OUVINTES são TODOS IDIOTAS. Não se pode NEGAR que há IDIOTAS, mas daí a ASSUMIR que TODOS são IDIOTAS é MAIS do que CINISMO, é DESCARAMENTO PURO.
Uira
2020-03-23 23:33:25Mais DIFÍCIL do que a MENTIRA ESPÚRIA e a PÓS-VERDADE é assistir o CINISMO daqueles que não tem EIXO MORAL algum e são mais VOLÚVEIS que BIRUTA de AEROPORTO. Apesar de que estes nem são tão DIFÍCEIS de serem IDENTIFICADOS, pois eles ADORAM FATURAR. O INSUPORTÁVEL é aguentar aqueles que CAEM nas MANIPULAÇÕES BARATAS deles sem nem QUESTIONAR.
Uira
2020-03-23 23:29:40Ou PSEUDO-IMPRENSA, um pessoal que vive de MANIPULAR para FATURAR sem qq PREOCUPAÇÃO com o CONTEÚDO que DISSEMINA. Enquanto APARATO DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO, a IMPRENSA pode CONFEITAR esta e ADAPTAR o PRODUTO ao GOSTO DO CLIENTE sem necessariamente ENGANAR e MANIPULAR, pois, MAIS DO QUE NUNCA, em uma DEMOCRACIA a VERDADE é TANGENCIAL (um INDIVÍDUO CONSCIENTE e COMPROMETIDO com a VERDADE está ETERNAMENTE em BUSCA dela) e o CONFRONTO DE IDEIAS é LIVRE.
Uira
2020-03-23 23:22:53O FOCO sai do EMISSOR para o RECEPTOR, a INFORMAÇÃO ou OPINIÃO é MOLDADA para PROVOCAR REAÇÕES neste e MANIPULÁ-LO. É uma LINHA TÊNUE, pq de alguma forma TODO EMISSOR é um MANIPULADOR, mas uma coisa é o SUJEITO que ACREDITA naquilo que diz e outra é o que está SE LIXANDO para o CONTEÚDO que DISTRIBUI. Neste QUESITO a IMPRENSA até que sai BEM NA FOTO, pq apesar dos pesares, seus MEMBROS parecem acreditar no que dizem, a QUESTÃO está na PARA-IMPRENSA.
Uira
2020-03-23 23:18:43A PÓS-VERDADE tb não é algo COMPLEXO, desde que os "CONSUMIDORES" tenham um MÍNIMO de SENSO CRÍTICO e COMPROMISSO com a REALIDADE. Já o CINISMO DESCARADO é decorrente da FALTA DE PUDOR e da MANIPULAÇÃO PURA e ESPÚRIA. Qq um pode INTERPRETAR os DADOS e chegar a uma CONCLUSÃO PRÓPRIA e PESSOAL a partir deles, assim como pode BUSCAR INFORMAÇÕES que SUPORTEM sua VISÃO. Mas o CINISMO DESCARADO é resultante de um RELATIVISMO MORAL que desobriga o EMISSOR de qq COMPROMISSO com a REALIDADE.
Uira
2020-03-23 23:10:01Vem TEMPERADA com as OPINIÕES e VISÕES PARTICULARES de quem a EMITE, mas sem perder VALOR em VIRTUDE destas, pois LIBERDADE DE IMPRENSA é ANTITÉTICA à IMPARCIALIDADE. No entanto, o CONTRADITÓRIO e DIREITO À PARCIALIDADE não exime a IMPRENSA de RESPONSABILIDADE, pois isto não a autoriza a RECORRER à MENTIRA ESPÚRIA, à PÓS-VERDADE e ao CINISMO DESCARADO. Na ERA DA INFORMAÇÃO, pegar a IMPRENSA MENTIROSA é o MENOR DOS PROBLEMAS, pois o que não falta é FONTES DE ACESSO A DADOS e FATOS.
Uira
2020-03-23 23:01:37Se houvesse só uma VERDADE, para que seria NECESSÁRIO LIBERDADE DE IMPRENSA? Bastaria um VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO que INFORMASSE a VERDADE. E é aí que está o VALOR DA LIBERDADE DE IMPRENSA e sua IMPORTÂNCIA para a DEMOCRACIA, pois é a PLURALIDADE e DIVERGÊNCIA que permitem a formação de uma MASSA CRÍTICA que não se guia BOVINAMENTE. CONTRADITÓRIO não é o CONFRONTE DE IDEIAS e VERDADES PESSOAIS? Portanto, uma BOA IMPRENSA seria aquela que DISSEMINA INFORMAÇÃO TEMPERADA.
Uira
2020-03-23 22:39:26Se o FATURAMENTO da IMPRENSA não vem da INFORMAÇÃO, até mesmo pq nestes TEMPOS MODERNOS e CONECTADOS esta está muitas vezes DISPONÍVEL DE GRAÇA pela INTERNET, mas de CONFEITAR OPINIÃO com CAMADAS DE INFORMAÇÃO ao GOSTO DO FREGUÊS, os VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO não deveriam atender ao CLIENTE? Se não disserem o que os LEITORES, ESPECTADORES e OUVINTES desejam LER, VER e ESCUTAR, vão FATURAR como? Claro que há LIMITES, mas JORNALISMO não é IMPARCIAL nem jamais deveria ser.
Uira
2020-03-23 22:30:05Até onde se sabe não, mas este tipo de MEIA-VERDADE invariavelmente vem acompanhado de MENTIRAS e DESCONTEXTUALIZAÇÃO que tem por OBJETIVO DESINFORMAR o CONSUMIDOR DE INFORMAÇÕES que nada tem a ver com INFORMAÇÕES, até mesmo pq com as quantidade de dados que existe hj, a IMPRENSA TRADICIONAL existe MAIS para INTERPRETAR OS FATOS e MENOS para INFORMAR. A INFORMAÇÃO é a COBERTURA de todo o QUITUTE DELICIOSO que a IMPRENSA vende para o CONSUMIDOR se DELEITAR.
Uira
2020-03-23 22:27:24Sendo assim, uma IMPRENSA MENTIROSA em essência seria aquela que busca DESINFORMAR e nem sempre para fazer isto é NECESSÁRIO falar uma "MENTIRA", pois basta DISTORCER os FATOS e a REALIDADE. Não foi o que se viu durante a LAVAJATO com a TENTATIVA de SETORES DA IMPRENSA de desacreditarem o ex-juiz Sérgio Moro e os PROCURADORES? É MENTIRA que alguns deles fizeram PALESTRAS e receberam CACHÊ? É MENTIRA que Dallagnol pensou em MONTAR uma EMPRESA DE PALESTRAS?