Presidente eleito do Uruguai promete mudar relação com Maduro
O presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou (na foto, à direita), encontrou-se nesta segunda-feira, 2, com o atual presidente, Tabaré Vázquez (à esquerda). Em seguida, em uma coletiva de imprensa, Lacalle Pou anunciou que seu país terá outra relação com a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela. O presidente eleito afirmou que seu país...
O presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou (na foto, à direita), encontrou-se nesta segunda-feira, 2, com o atual presidente, Tabaré Vázquez (à esquerda). Em seguida, em uma coletiva de imprensa, Lacalle Pou anunciou que seu país terá outra relação com a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela.
O presidente eleito afirmou que seu país deixará duas organizações que foram criadas para tentar um diálogo com Maduro: o Mecanismo de Montevidéu, com o México, e o Grupo Internacional de Contato, com a União Europeia.
“Quando se atomiza essa diplomacia, pode-se perder eficácia e eficiência. A superpopulação de grupos não nos convence. Quando há uma afinidade ideológica, então, menos ainda. Nós integramos as Nações Unidas, a Organização dos Estados Americanos, o Mercosul e outras entidades, e é dessas organizações que vamos fazer escutar nossa voz", disse Lacalle Pou.
Sobre aderir ao Grupo de Lima, que também foi criado para tentar resolver a crise da Venezuela e do qual fazem parte Brasil e Colômbia, Lacalle Pou disse que ainda não tomou uma decisão. Quanto ao Mercosul, ele falou em buscar o pragmatismo e em deixar a ideologia de lado.
O uruguaio também afirmou que seu governo não irá gerar reuniões no exterior que impliquem "viajar por viajar".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
EUCLIDES
2019-12-03 17:43:03Como ficam os "amigos" bolivarianos ?
VALDIR ROBERTO
2019-12-03 12:14:11Pelo Perfil do novo Presidente do Uruguai, o futuro próximo será de muito crescimento e progresso. Parabens ao povo Uruguaio pela escolha...
Waldemar
2019-12-02 23:30:07Apesar da sua antiga militância como guerrilheiro Tupamaro, José Mojica terminado o seu mandato como presidente do Uruguay, voltou à mesma casa simples e despojada que tem em Montevidéu. Não ganhou reforma, pedalinhos, terreno, apartamento, e, principalmente: cadeia. Como se vê, o problema nunca é da ideologia sobre um homem, mas de um homem fingir e locupletar-se por uma.
Valderes
2019-12-02 21:02:59Parabéns ao povo uruguaio pela escolha do presidente. Como nada é perfeito, José Mujica foi eleito senador.
Alexandre
2019-12-02 20:43:39Bem capaz que o Maduro tenha alguns dólares no Uruguai.
Paulo
2019-12-02 18:03:46Mais uma derrota dessa esquerdalha maldita... Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.