Reprodução/redes sociais

Presidente eleito do Uruguai promete mudar relação com Maduro

02.12.19 17:16

O presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou (na foto, à direita), encontrou-se nesta segunda-feira, 2, com o atual presidente, Tabaré Vázquez (à esquerda). Em seguida, em uma coletiva de imprensa, Lacalle Pou anunciou que seu país terá outra relação com a ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela.

O presidente eleito afirmou que seu país deixará duas organizações que foram criadas para tentar um diálogo com Maduro: o Mecanismo de Montevidéu, com o México, e o Grupo Internacional de Contato, com a União Europeia.

“Quando se atomiza essa diplomacia, pode-se perder eficácia e eficiência. A superpopulação de grupos não nos convence. Quando há uma afinidade ideológica, então, menos ainda. Nós integramos as Nações Unidas, a Organização dos Estados Americanos, o Mercosul e outras entidades, e é dessas organizações que vamos fazer escutar nossa voz”, disse Lacalle Pou.

Sobre aderir ao Grupo de Lima, que também foi criado para tentar resolver a crise da Venezuela e do qual fazem parte Brasil e Colômbia, Lacalle Pou disse que ainda não tomou uma decisão. Quanto ao Mercosul, ele falou em buscar o pragmatismo e em deixar a ideologia de lado.

O uruguaio também afirmou que seu governo não irá gerar reuniões no exterior que impliquem “viajar por viajar”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO