No Uruguai, eleição será decidida no 2º turno
O primeiro turno das eleições no Uruguai acontecerá no próximo domingo, 27 de outubro. Uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira, 24, pela Opción Consultores, coloca o candidato Daniel Martínez, da Frente Ampla, à frente no primeiro turno com 40% dos votos. A Frente Ampla é uma coalizão de partidos de esquerda que está há quase quinze...
O primeiro turno das eleições no Uruguai acontecerá no próximo domingo, 27 de outubro.
Uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira, 24, pela Opción Consultores, coloca o candidato Daniel Martínez, da Frente Ampla, à frente no primeiro turno com 40% dos votos. A Frente Ampla é uma coalizão de partidos de esquerda que está há quase quinze anos no poder, com José Pepe Mujica (na foto, com Martínez) e o atual presidente, Tabaré Vázquez.
"A aprovação do governo é bem menor do que era há cinco anos, o que afeta a intenção de voto na Frente Ampla. O crescimento econômico perdeu força, o desemprego diminuiu e a criminalidade aumentou", diz o sociólogo Rafael Porzecanski, da Opción Consultores, em Montevidéu.
Quem deve disputar o segundo turno com Martínez é o advogado e senador Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. No primeiro turno, ele deve ter 26%. No segundo, Lacalle Pou deve atrair a maioria dos votos de outros dois partidos, o Colorado e o Cabildo Aberto.
"Os eleitores de oposição no Uruguai têm uma proximidade ideológica. Ele são de centro-direita, estão descontentes com o governo e querem mudança. Então é natural que votem contra o partido do governo", diz Porzecanski. "Contudo, o cenário para o segundo turno ainda é incerto, uma vez que alguns eleitores de oposição poderiam optar pela Frente Ampla no segundo turno."
Entre os que preferem o Partido Colorado, cerca de 15% poderiam escolher Daniel Martínez no segundo turno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Flavia
2019-10-25 22:52:24Com maconha liberada, a esquerda continuará no poder... os uruguaios estão com o cérebro cozido, elegem quem lhes permitiu usar essa droga.
Danny Boy
2019-10-25 18:25:44A esquerda patológica levou o Uruguay para o algar hiante do desatino: queda do PIB, inflação, insegurança pública num “crescendo de violência”: aumento estratosférico do furto, roubo, assalto, estupro y quejandos mais. Se a esquerda ganhar novamente, com certeza, implodirá o país, voltando novamente o Uruguay aos braços do Brasil, como uma esperançosa Província Cisplatina, como desejam milhares de uruguayos. Como pregava Saint Tommaso: “Vedere per credere” É ver para crer.
ANTÔNIO
2019-10-25 13:31:29Se o Bozo se envolver nessa eleição, pode decretar a vitória de Martínez.