Reprodução/redes sociais

No Uruguai, eleição será decidida no 2º turno

25.10.19 12:52

O primeiro turno das eleições no Uruguai acontecerá no próximo domingo, 27 de outubro.
Uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira, 24, pela Opción Consultores, coloca o candidato Daniel Martínez, da Frente Ampla, à frente no primeiro turno com 40% dos votos. A Frente Ampla é uma coalizão de partidos de esquerda que está há quase quinze anos no poder, com José Pepe Mujica (na foto, com Martínez) e o atual presidente, Tabaré Vázquez.

“A aprovação do governo é bem menor do que era há cinco anos, o que afeta a intenção de voto na Frente Ampla. O crescimento econômico perdeu força, o desemprego diminuiu e a criminalidade aumentou”, diz o sociólogo Rafael Porzecanski, da Opción Consultores, em Montevidéu.

Quem deve disputar o segundo turno com Martínez é o advogado e senador Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. No primeiro turno, ele deve ter 26%. No segundo, Lacalle Pou deve atrair a maioria dos votos de outros dois partidos, o Colorado e o Cabildo Aberto.

“Os eleitores de oposição no Uruguai têm uma proximidade ideológica. Ele são de centro-direita, estão descontentes com o governo e querem mudança. Então é natural que votem contra o partido do governo”, diz Porzecanski. “Contudo, o cenário para o segundo turno ainda é incerto, uma vez que alguns eleitores de oposição poderiam optar pela Frente Ampla no segundo turno.”

Entre os que preferem o Partido Colorado, cerca de 15% poderiam escolher Daniel Martínez no segundo turno.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com maconha liberada, a esquerda continuará no poder... os uruguaios estão com o cérebro cozido, elegem quem lhes permitiu usar essa droga.

  2. A esquerda patológica levou o Uruguay para o algar hiante do desatino: queda do PIB, inflação, insegurança pública num “crescendo de violência”: aumento estratosférico do furto, roubo, assalto, estupro y quejandos mais. Se a esquerda ganhar novamente, com certeza, implodirá o país, voltando novamente o Uruguay aos braços do Brasil, como uma esperançosa Província Cisplatina, como desejam milhares de uruguayos. Como pregava Saint Tommaso: “Vedere per credere” É ver para crer.

    1. É por aí. JB deu o enter no Brasil do futuro. E não adianta ficar de mimimi, "é bruto" (ai,ai), "não é diplomático", "devia ser estadista"...Sabe massa de bolo? Quanto mais bate, mais cresce...Apesar dos cretinos, o amanhã será nosso! He, he!

    2. violência aumentou. É coincidência ou um sinal indelével da ideologia esquerdista? Cada povo tem o governo q merece. Discordo q JB possa fazer a esquerda s eleger ao apoiar a direita, mesmo pq 10 meses d governo Aki e nehum gay, nenhuma mulher, negro foi caçado pelo JB. Pelo contrário, no caso da mulher a lei Maria da Penha foi agravada e o estado cobrará os custos do agressor. Mas tem gente q é contra Bolsonaro por ser, N tem uma razão factível. Simplesmente dizem: N gosto dele.

    3. O Jorjão é que deveria se atirar, e de ponta cabeça. Perda para a humanidade: zero.

    4. E se você se jogar de um viaduto estará fazendo um favor às pessoas decentes.

Mais notícias
Assine agora
TOPO