Em SC, um assessor viaja mais que 90% dos parlamentares
Um único assessor do deputado estadual por Santa Catarina Mário Motta (PSD) viajou, em um semestre, mais que 36 dos 40 deputados da Casa. Sozinho, as diárias e passagens usadas por Orestes Michel de Andrade totalizaram 175,3 mil reais. As informações são pelo CatarinaLAB, laboratório de inovação jornalística local, com base no portal da transparência...
Um único assessor do deputado estadual por Santa Catarina Mário Motta (PSD) viajou, em um semestre, mais que 36 dos 40 deputados da Casa. Sozinho, as diárias e passagens usadas por Orestes Michel de Andrade totalizaram 175,3 mil reais.
As informações são pelo CatarinaLAB, laboratório de inovação jornalística local, com base no portal da transparência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Só neste ano, o gabinete do deputado já gastou 184, 4 mil reais em diárias para seus servidores.
Caso de Orestes, que é seu chefe de gabinete. Nos registros da Alesc, constam viagens oficiais a destinos como Mendoza, na Argentina, e Seul, na Coreia do Sul, com uma passagem por Dubai.
Neste trecho ao país asiático, realizado entre os dias 15 e 17 de maio, ele recebeu quase três vezes o seu salário em diárias internacionais a serviço do gabinete. Ele também acompanhou o deputado em uma viagem a Argentina, onde ambos receberam 12.558 reais em diárias, cada um.
Ao portal NDMais, o gabinete do deputado defendeu as diárias do seu chefe de gabinete, que "acompanha o parlamentar nestas agendas para, de imediato, já buscar as soluções para as diversas demandas que chegam ao mandato."
A ida a Mendoza — cidade turística argentina — seria para participar de um congresso de parlamentares do Mercosul, para a apresentação de um plano de arborização.
A viagem do chefe de gabinete à Coreia do Sul teria sido para integrar a comitiva de deputados que visitaram o país para "conhecer os sistemas e modelos que são realizados naquele país e que podem ser replicados em Santa Catarina". Sem indicar absolutamente nada sobre o qual seria, em específico, o objetivo da viagem, o gabinete se limitou a dizer que "tem como premissa fazer com que o aprendizado de cada viagem resulte em ação" e que negocia um intercâmbio entre alunos de escolas brasileiras e coreanas.
Leia mais em Crusoé: Deputado falta a votação em SC para pisar em cacos de vidro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-07-22 19:58:54OS MESMOS CRÁPULAS DE SEMPRE.