A diplomata Janja ataca novamente
Quase duas horas antes de o Itamaraty e Lula parabenizarem oficialmente Claudia Sheinbaum como a nova presidente mexicana, a primeira-dama Janja (foto) decidiu prestar, ela própria, as homenagens à nova chefe de Estado eleita. "Começando a semana com uma ótima notícia! O México elegeu nesse domingo sua primeira PresidentA", escreveu Janja, propositalmente destacando a última...
Quase duas horas antes de o Itamaraty e Lula parabenizarem oficialmente Claudia Sheinbaum como a nova presidente mexicana, a primeira-dama Janja (foto) decidiu prestar, ela própria, as homenagens à nova chefe de Estado eleita.
"Começando a semana com uma ótima notícia! O México elegeu nesse domingo sua primeira PresidentA", escreveu Janja, propositalmente destacando a última letra e ecoando a longa e infrutífera discussão da década passada: enquanto Dilma insistia em ser chamada de "presidenta", o país tinha problemas muito maiores que levaram à derrocada de seu governo.
Começando a semana com uma ótima notícia! O México elegeu nesse domingo sua primeira PresidentA.
Claudia Sheinbaum é cientista (Dra em Engenharia Ambiental) e política, e tem mais de 20 anos de trabalho na aplicação de seus conhecimentos na construção e implantação de políticas… pic.twitter.com/mSFnLNL6e0
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) June 3, 2024
Não é a primeira vez que Janja resolve se meter na política externa do Brasil antes dos especialistas em diplomacia do país. Quando o primeiro turno da Argentina foi concluído, ela saiu em apoio imediato a Sergio Massa, o então ministro da Fazenda de Alberto Fernández e candidato peronista de ocasião. A comparação chegou a ser cliché — entre Mafalda e a Mônica, personagens dos quadrinhos dos dois lados da fronteira.
Mas, naquele caso, o apoio explícito de Janja a deixou no meio do caminho e ela viu Javier Milei ser eleito.
Naquela época, outra questão grave colocou ela e o Itamaraty em choque: quando Janja gravou um vídeo atendendo a um pedido da primeira-dama turca Ermine Erdogan, para o que seria um "manifesto pró-Palestina". Apesar de ter recusado o convite, Janja elogiou a postura da esposa de Erdogan, que tem publicamente atacado Israel e apoiado o Hamas.
Foi apenas depois de sua primeira-dama que Lula deu os parabéns a Claudia. "Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheinbaum por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro Andrés Manuel López Obrador, que fez um governo extraordinário", escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter). Ele ainda prometeu visitar o país ainda este ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Amaury G Feitosa
2024-06-04 10:45:16Vovó ensinava que se for prá falar besteira é mió calar.
Franco
2024-06-03 16:47:24Janja, tem noção. Respeita o sr lula, senil. Deixa de ser idiota. Vai acabar algemada e o teu PT, acredite, vai te dar as costas, idiota deslumbrada. O Brasil é muito importante, zjanja. Tem compostura.
Franco
2024-06-03 16:12:09Tem noção do teu tamanho e do tamanho do Brasil, analfabeta alenada. Respeita o povo deste País, por favor, só iologa de mentirinha.
luis francisco
2024-06-03 13:52:35Gozado. Brigam pela linguagem neutra, mas insistem no presidentA. Vai entender tamanha esquizofrenia.