Para Lula, Putin e Zelensky são "dois bicudos que vão ter de se entender"
Lula aparenta ainda não ter mudado de ideia sobre a invasão da Rússia sobre a Ucrânia e manteve, nesta sexta-feira, 28, o discurso de que o governo de Kiev deve aceitar negociar com Vladimir Putin. Em coletiva de imprensa em Brasília, ao lado do presidente da França Emmanuel Macron, Lula definiu os dois líderes em...
Lula aparenta ainda não ter mudado de ideia sobre a invasão da Rússia sobre a Ucrânia e manteve, nesta sexta-feira, 28, o discurso de que o governo de Kiev deve aceitar negociar com Vladimir Putin. Em coletiva de imprensa em Brasília, ao lado do presidente da França Emmanuel Macron, Lula definiu os dois líderes em guerra como "bicudos" que terão de se entender em mesas de negociação.
"Aquela guerra só tem uma solução, que será a paz", disse o petista. "Os dois bicudos vão ter de se entender. Em algum momento eles vão ter de sentar [à mesa de negociações] e chegar a conclusão de que não valeu a pena o que foi feito até agora — a destruição, os gastos, os investimentos em armas muito maior que os investimentos para combater a fome e a miséria"
No início, Lula mostrou desconforto com a pergunta, vinda de um repórter do jornal francês Liberation, e pediu mais perguntas sobre a relação Brasil-França, tema da reunião dos chefes de Estado. "Eu estou a tantos mil quilômetros de distância da Ucrânia que eu não sou obrigado a ter o mesmo nervosismo do povo francês, que tá mais próximo, do povo alemão, do povo europeu."
Mesmo assim, o petista não deixou de responder a questão: defendeu que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a protestar sobre a invasão russa— mas disse que a negociação dos dois lados, e não apenas por parte do invasor dará fim à guerra que já dura 25 meses.
Ele ainda citou as viagens do seu assessor para assuntos internacionais Celso Amorim, que foi para a Ucrânia e depois para a Rússia, como seu enviado especial para tratar da questão. "Ele já esteve cm Zelensky, com Putin, com o Maduro. A função dele é tentar construir a paz onde a gente acha que vai ter problema."
Lula, vale lembrar, não deixou de parabenizar Putin por mais uma "eleição" sua, onde conquistou um quinto mandato tirando os concorrentes do caminho e calando qualquer oposição a seu governo. Em vez de publicar uma nota oficial, como se faz tradicionalmente, o presidente Lula enviou uma carta para o Kremlin, cumprimentando o ditador pela sua vitória.
Leia mais na Crusoé #307: Bajulação envergonhada
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Sergio
2024-03-31 00:50:13Mas que péssima hora escolhemos para eleger um imbecil incompetente (pandemia) e agora um alcoólatra mentiroso e estúpido (2 guerras). Só nos resta eleger agora uma mula para encarar a 3a guerra mundial. Triste destino.
Odete6
2024-03-30 19:36:39Né, não, ignorante perverso e pervertido: um dos dois é um verme estuprador de nações inocentes; o outro é o SUPER VALENTE PRESIDENTE DE VERDADE DA NAÇÃO VÍTIMA do subespécie que a devastou, continua devastando e praticando genocídio continuado!!! A ignorância e a cachaça é que balizam esses grunhidos insanos que envergonham e devastam moralmente o BRASIL!!!!
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-03-29 09:21:06Lula faz cada discurso vazio para se safar dos problemas. Quão inútil foi esse conselho para pararem de "se bicar". Que peso ele dá para uma Guerra? Será que sabe mesmo?
Pedro Apenas Pedro
2024-03-28 18:26:29Oito mil pessoas mortas em Mariupol. Bombardeio a uma maternidade. Quatrocentas mil pessoas (moradores) aguardaram há dias a liberação de um corredor humanitário para fuga de suas casas invadidas. Bicudo é que fala demais, fala pelos cotovelos e desconhece( por indignação seletiva) a verdade e não se curva aos fatos, que são fatos.
ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA
2024-03-28 16:29:25Lula ainda não desistiu do Nobel da Paz. O cara não fez nada de concreto, para a paz, em qualquer lugar no mundo. Nem no quintal dele (Venezuela) ele conseguiu alguma coisa com o "amigo". Na verdade, ele fantasia que consegue levar o pessoal do Nobel "no bico", tal como sempre fez aqui no Brasil. Só que "levar no bico" já não está mais dando tão certo por aqui. Só cola mesmo na militância.