Desta vez, é a OEA que define referendo da Venezuela como ilegal
A Organização dos Estados Americanos (OEA) classificou como "ilegal e ilegítimo" o referendo sobre a anexação da área de Essequibo, na Guiana, pela Venezuela. A consulta, feita no último dia 3, foi arquitetada por Nicolás Maduro e teve resultado favorável a uma futura incorporação e anexação da área de 160 mil km², hoje sob o...
A Organização dos Estados Americanos (OEA) classificou como "ilegal e ilegítimo" o referendo sobre a anexação da área de Essequibo, na Guiana, pela Venezuela. A consulta, feita no último dia 3, foi arquitetada por Nicolás Maduro e teve resultado favorável a uma futura incorporação e anexação da área de 160 mil km², hoje sob o comando de Georgetown.
Em nota, o gabinete do secretário-geral da Organização, Luís Almagro, disse que a questão "se transformou em um ponto de importante preocupação para a segurança regional e constitui uma questão que ameaça a estabilidade e a soberania territorial em nosso Hemisfério."
Almagro não deixou de citar o regime de Caracas nominalmente: "O regime de Maduro continua a tomar e a promover ações ilegais contra a Guiana", escreve. "Esta ação foi tomada não só com um flagrante desrespeito pelo direito internacional e pelas decisões do Tribunal Internacional de Justiça [TIJ], mas também, mais uma vez, com uma utilização antidemocrática de processos democráticos."
A declaração da OEA vai além do que o Mercosul ousou dizer em sua declaração conjunta no Rio de Janeiro. Apesar das ameaças — e mesmo do apoio que o governo guianense conseguiu dos Estados Unidos —Maduro já criou por decreto um estado que atenda os interesses venezuelanos no local, e ordenou que o mapa oficial da Venezuela seja refeito considerando a região de Essequibo.
Leia na CRUSOÉ: Com 10,5 milhões de votos, Maduro ainda perde na Venezuela
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
FLORIPES JOSE DE OLIVEIRA COUTINHO
2023-12-08 16:04:41Esse Maduro é o Estadista que Lula homenageou com tapete vermelho. Por aí você entende para onde este Presidente quer nos levar
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-12-08 14:12:17Essa é a América do Sul. Não sai do lugar, apesar de ter recursos naturais para crescer e se tornar uma potencia. Por que não acontece? Olha só esses líderes que estão por aqui?