Flickr Espen Moe

Lula não sabe nada sobre Julian Assange

O presidente Lula, em discurso na ONU nesta terça, 19, afirmou que é “fundamental preservar a liberdade de imprensa“. Em seguida, teceu comentários sobre o “jornalista” Julian Assange, que segundo o presidente “não pode ser punido por informar a sociedade de maneira transparente e legítima“. Há vários equívocos aí. Em primeiro lugar, Assange não é jornalista.
19.09.23 13:00

O presidente Lula, em discurso na ONU nesta terça, 19, afirmou que é “fundamental preservar a liberdade de imprensa“.

Em seguida, teceu comentários sobre o “jornalista” Julian Assange, que segundo o presidente “não pode ser punido por informar a sociedade de maneira transparente e legítima“.

Há vários equívocos aí.

Em primeiro lugar, Assange não é jornalista. Não escolhe quais informações irá publicar, não cultiva fontes, não edita para que suas descobertas fiquem mais interessante ou claras para o leitor ou telespectador. Ele apenas jogava em seu site, o Wikileaks, milhares de dados que tinham sido ilegalmente obtidos, sem considerar as consequências dos vazamentos ou a melhor forma de apresentá-los. Em vez de chamá-lo de jornalista, Lula deveria chamá-lo pelo que ele é de fato: um hacker.

Ao publicar essas informações sem qualquer critério, Assange colocou em perigo vidas de pessoas no mundo todo que contribuíam com os americanos. Não é o que se poderia chamar de “informar a sociedade de maneira transparnte e legítima“.

Ao se colocar em defesa de Assange, Lula tenta minar a possibilidade de que o hacher enfrente a Justiça. O australiano está preso na Inglaterra e aguarda ser extraditado para os Estados Unidos. Uma vez em território americano, ele deverá responder a um tribunal, onde terá amplo direito de defesa e será julgado conforme as leis americanas.

O principal crime pelo qual Assange deve responder nos Estados Unidos é o de ter ajudado o analista de inteligência Bradley Manning, que depois trocou de gênero e se tornou Chelsea, a invadir computadores do Departamento de Defesa do governo americano. O processo judicial narra uma conversa entre Julian Assange e Bradley Manning no dia 8 de março de 2010. No diálogo, Manning consegue passar para Assange parte de uma senha que estava arquivada no computador do Departamento de Defesa. Dois dias depois, Assange retornou e pediu mais informações sobre a senha para Manning. O australiano estava tentando quebrar o código, mas “não estava tendo muita sorte“.

Na ONU, Lula disse que “nossa luta é contra a desinformação e os crimes cibernéticos“. Mas o que Assange e Chelsea Manning cometeram não foi nada além de um crime cibernético. Eles roubaram e divulgaram dados confidenciais. Não há nada de legítimo nisso, portanto. Não faz sentido defender uma luta contra os crimes cibernéticos e ao mesmo tempo apoiar as pessoas que os cometem.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lula é idiota e nada sabe de Assange. Além disso é hipócrita porque nunca foi fã de liberdade de imprensa e ama tirar foto ao lado de repressores da imprensa e da sua população.

  2. O lula que defende Assange é um escárnio, é lula em estado puro. Assim como o lula que cagou e andou pra iraniana Sakineh Ashtiani condenada a morte por apedrejamento praça pública. Mentira, falsidade, crime e totalitarismo, é tudo lula em estado puro.

  3. Essa ameba empalhada que financiamos para nos desmoralizar e aviltar o país, só sabe a respeito e faz bem apenas 4 coisas na vida: roubar, beber, mentir e grunhir sandices. O assange é um idiota ensandecido e inconsequente estuprador de sistemas, que como o ameba empalhada, passa a vida tentando se exibir no palco planetário. Apenas mais um idiota complexado, histérico e principalmente nocivo. Apenas isso.

  4. Lula vá ver depois de uns bourbons do Kentucky e uma lavagem geral na banheira do Lotte New York Palace onde com sua Imelda torra R$7,3milhões que pagariam 12.200 bolsas-familia ou 60 casas populares faz defesa de um criminoso (hacker é isto) na abertura de Assembléia Geral da ONU humilhando toda a nação idiotizada ... schizophreny? insanity? sprit off corps? just omissipn of manes.

  5. Lula não sabe nada sobre Julian Assange. Lula não sabe nada sobre o que é bom p o Brasil e pior, nem quer saber! Na era do conhecimento, da informação, do computador e da internet, ele não sabe nem ligar um computador pessoal. Não sabe nada sobre inovação, é vazio, nunca ralou muito no trabalho, menos ainda em estudo e conhecimento e o resultado: inveja, mesquinharia, ódio, e sobretudo enrolação, total falta de foco em educação, conhecimento e Brasil, perda de tempo e dinheiro. Viva a LavaJato!

Mais notícias
Assine agora
TOPO