Filiação de Eduardo Leite ao PSD é dada como certa, mas sucessão no RS gera impasse
Pessoas próximas a Eduardo Leite e a Gilberto Kassab dão como certa a migração do governador do Rio Grande do Sul para o PSD. O tucano, no entanto, não deve confirmar a mudança antes de março. Até lá, Leite pretende arregimentar um grupo de deputados e prefeitos que deverão deixar o PSDB junto com ele....
Pessoas próximas a Eduardo Leite e a Gilberto Kassab dão como certa a migração do governador do Rio Grande do Sul para o PSD. O tucano, no entanto, não deve confirmar a mudança antes de março. Até lá, Leite pretende arregimentar um grupo de deputados e prefeitos que deverão deixar o PSDB junto com ele.
Enquanto isso, pretende trabalhar para resgatar o plano de governo montado à época da disputa interna do PSDB e conversar com empresários e economistas entusiastas da sua candidatura.
Em novembro, Leite perdeu as prévias do PSDB para João Doria em uma disputa tensa e recheada de troca de acusações. Desde então, o gaúcho não refez a ponte com o governador de São Paulo, que tem dificuldades em decolar nas pesquisas e unir o próprio partido.
Leite deixou adormecida a vontade de disputar o Planalto até ser sondado por Gilberto Kassab nas últimas semanas. O dirigente lançou Rodrigo Pacheco como presidenciável, mas o próprio Kassab já considera o presidente do Senado carta fora do baralho.
Antes de anunciar a mudança de partido, Leite tem problemas locais para resolver. O principal desafio será encaminhar sua sucessão no Rio Grande do Sul. Nas últimas semanas, o governador foi pressionado por políticos e empresários gaúchos a concorrer à reeleição. Os apelos chegaram a balançar o tucano, mas disputar pela segunda vez o comando do Palácio Piratini vai contra uma das principais bandeiras de Leite. Por princípio, o governador é contra a reeleição. Se realmente não tentar o segundo mandato e confirmar a filiação ao PSD, Leite embaralha o centro político no RS.
Dois possíveis candidatos locais, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que trocou o PTB pelo PSDB, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, teriam que abandonar o partido e migrar para o PSD para abrir palanque a Leite no RS. Esses acordos ainda precisam ser costurados. Outro nome de centro colocado na disputa é do deputado estadual Gabriel Souza, do MDB, que foi presidente da Assembleia Legislativa do RS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARCOS
2022-02-21 05:56:30Teremos um novo Dória? Quando perde, muda de companheiros?
Velhinha de Taubaté
2022-02-20 09:17:35Mais um para embolar o meio do campo e garantir que a disputa se dê entre Lula e Bolsonaro, que é justamente o que ambos desejam que aconteça. Pobre País!
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-02-20 06:17:34Atitude patética. Obsessão por ter cargo público e ter o seu nome em voga para alcançar protagonismo político no futuro, sem descumprir seu compromisso de não tentar reeleições (das poucas bandeiras que ainda mantém de pé, diga-se). Participar de um processo eleitoral obriga a respeitar o seu resultado. Atitude de garoto mimado que, não tendo o que quer, muda de partido para o obter. Vai sair o tiro pela culatra, sua campanha não vai engrenar e acabará em partido que apoiará Lula. Vergonhoso
Claudio Roberto Moreira Da Rocha
2022-02-19 20:08:03Sr Eduardo Leite ; baixe a bola !!! Mal entrou no bus ja quer sentar la na frente ?
Maria
2022-02-19 16:52:54MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
AIRTON
2022-02-19 15:20:16Mais um do mesmo. Está se mostrando o típico político do Centrão.
PAULO
2022-02-19 14:22:52Eduardo Leite disputou uma prévia com o Doria, visando ser uma alternativa à polarização, e pode acabar no colo do ex-presidiário Lula. Ou ele é estúpido, ou é ingênuo. MORO PRESIDENTE 🇧🇷
Antônia Maria da Silva
2022-02-19 13:24:28Ponto negativo para Eduardo Leite
JULIANA
2022-02-19 09:34:38Eduardo Leite está quebrando, uma a uma, todas as suas promessas. Infelizmente. Está fazendo o mesmo papel do Dória e todos os outros sendo egoísta e interesseiro. Jovem que é, poderia ser uma boa novidade na política, mas está se mostrando mais próximo dos velhos carcomidos sedentos de (ainda mais) poder.
Maria
2022-02-19 00:14:08MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷