A irritação de Renan Calheiros com Teich
Ao longo das últimas três horas, Nelson Teich (foto) afirmou à CPI da Saúde repetidas vezes estar concentrado na entrega de relatos "técnicos" e precisos. O depoimento, no entanto, mostrou-se frio e repleto de lacunas. As falhas de memória do ex-titular da Saúde que inviabilizaram respostas às perguntas dos senadores irritaram o relator da comissão,...
Ao longo das últimas três horas, Nelson Teich (foto) afirmou à CPI da Saúde repetidas vezes estar concentrado na entrega de relatos "técnicos" e precisos. O depoimento, no entanto, mostrou-se frio e repleto de lacunas.
As falhas de memória do ex-titular da Saúde que inviabilizaram respostas às perguntas dos senadores irritaram o relator da comissão, Renan Calheiros, do MDB. O parlamentar, que comandou o Ministério da Justiça na gestão Fernando Henrique Cardoso, afirmou que, ao contrário do médico, exerceu o cargo "no século passado" e ainda "lembra de tudo".
O oncologista falhou, por exemplo, em apresentar respostas sobre a mudança no local em que eram realizadas as coletivas de imprensa nas quais o Ministério da Saúde atualizava as informações sobre o novo coronavírus. À época da gestão de Luiz Henrique Mandetta, as entrevistas eram realizadas na sede da pasta. Próximo à demissão do ex-deputado, no entanto, foram transferidas para o Planalto, com a participação de ministros militares. As coletivas, então, deixaram de ser diárias e as perguntas de repórteres, por vezes, foram cortadas.
Mas foi apenas na sequência, em meio aos relatos rasos de Teich sobre a criação de uma campanha do governo federal com foco na Covid-19, que Renan Calheiros manifestou sua indignação. Questionado pelo petista Humberto Costa se a gestão Bolsonaro planejava a veiculação das peças publicitárias, o ex-ministro respondeu que sim. No entanto, alegou ter conversado sobre o assunto somente com uma pessoa, sobre a qual não lembrava informações.
"Para ser honesto, conversei com uma pessoa, que era da parte que não lembro se era da Secom", disse. Renan, então, perguntou qual era o nome do funcionário. "Não lembro", disse Teich. O senador, então, demonstrou incredulidade. "Mas como um ministro não lembra quem procura?".
O ex-ministro tentou sair pela tangente. "A pessoa veio a mim. É que às vezes é uma pessoa nova. Isso tem um ano", comentou. Renan retrucou: "Que seja nova. Mas tem uma função". Na sequência, Teich afirmou que o tal funcionário o procurou em busca de uma avaliação sobre uma "campanha que estava sendo desenhada".
Renan voltou a perguntar o nome da pessoa, ao passo que Teich, mais uma vez, disse não se recordar. "Senador, posso pesquisar isso. Posso ver na minha agenda da época", garantiu. "Com que legitimidade ele o procurou? Que cargo ele ocupava? O senhor tem que nos ajudar", afirmou o parlamentar.
"Eu vou lhe ajudar, mas às vezes eu não consigo lembrar. Isso tem um ano. Foi uma situação isolada em que eu estava começando a avaliar a parte da comunicação. Posso buscar isso", declarou Teich. "Eu exerci um cargo de ministro no século passado. Eu lembro de tudo", retrucou Renan.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARCOS
2021-05-06 18:58:21No Brasil virou moda a perseguição a pessoas honestas e sem mácula por crápulas cheios de processos no STF, que nunca são pautados. Haja vista o caso do Moro e das Forças Tarefas, que agora são taxados de bandidos, por ter investigado e condenado bandidos de verdade.
sara
2021-05-06 18:23:56como pode um politico com a ficha do renan calheiros estar nesta CPI questionando uma pessoa como o nelson teich? kafka ficaria confuso no brasil.
Francisco de Assis Oliveira
2021-05-06 17:27:06Somente no brasil (em minúscula mesmo) que um crápula como Renan Calheiros, que deveria estar na cadeia, fica posando de paladino da justiça e questionando com grosseria profissionais de biografia ímpar como é o caso do Dr Teich...cada vez mais sinto vergonha de ser brasileiro...essa CPI, apesar de importante e necessária, é uma vergonha pelas pessoas que a compõem...
Gilmar
2021-05-06 09:00:01Achei essa reportagem (no youtube e na publicação) sobre o Nelson Teich muito agressiva. Sua fala me pareceu honesta e cordial. Além do conhecimento científico ele mostrou q tinha um projeto de longo prazo.
Stefano
2021-05-06 03:29:36Mandetta foi ainda pior. Sabendo que devia e muito, livrou a cara de todo mundo. Sabe de muito mais do que disse. #wakeupdeadman
Takaiuki
2021-05-06 00:56:58Gozado a Crusoe dá opinião sem ser convidado, suas matérias são de um nível..........só falta convidar o comentarista um tal de Cléber
Eliane
2021-05-05 20:38:53Renam lembra também de suas falcatruas? Esse ex ministro não tem só cara de idiota. É o proprio.
Regina
2021-05-05 20:28:21Teich deve ter sido instruído por um bom advogado para ter picos de amnésia. Ficou em cima do muro, não comprometeu nem a si e nem a ninguém. Dia perdido, Renan teve seu piti com toda razão.
Silvana
2021-05-05 20:26:37Equivocado o tom irônico da repórter ao comentar “ as lacunas e falhas” nas resposta do Tech, sem perceber (?) a malícia por traz das perguntas/ pegadinhas dos senadores. Qualquer desavisado percebe a tática dos políticos, que se detinham em pequenos detalhes, devidamente estudados, para constranger o ex ministro.
Nelson
2021-05-05 20:16:21Circo para um caso sério comandado pela Orcrim.