Campeão de gastos na Câmara, Wilson Santiago vira réu por corrupção
O deputado federal Wilson Santiago, do PTB da Paraíba, virou réu por corrupção passiva e organização criminosa no âmbito da Operação Pés de Barro. A Justiça Federal da Paraíba recebeu nesta semana a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República em dezembro de 2019. Em razão das acusações, Santiago chegou a ser afastado do mandato, mas...
O deputado federal Wilson Santiago, do PTB da Paraíba, virou réu por corrupção passiva e organização criminosa no âmbito da Operação Pés de Barro. A Justiça Federal da Paraíba recebeu nesta semana a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República em dezembro de 2019. Em razão das acusações, Santiago chegou a ser afastado do mandato, mas a Câmara reverteu a decisão do Supremo Tribunal Federal, permitindo a volta do parlamentar à casa.
Em fevereiro, o ministro Kassio Marques, do STF, declinou da competência para julgar o caso, já que as acusações são referentes a fatos anteriores ao mandato de Santiago na Câmara, e o processo foi enviado à primeira instância.
“A denúncia vem lastreada, além da narrativa do noticiante George Ramalho Barbosa, em indícios obtidos mediante ação controlada autorizada judicialmente”, entendeu a juíza Cristiane Mendonça Lage, em menção ao delator do esquema. George Barbosa é empresário e teria participado de uma organização para desviar recursos da obra de uma adutora no sertão paraibano. Segundo a PGR, Santiago teria recebido 1,2 milhão de reais em propina.
O agora réu Wilson Santiago figura na primeira posição do ranking dos deputados federais que mais gastaram dinheiro da cota parlamentar neste ano. O paraibano usou 125,7 mil reais da Câmara em três meses com compra de combustível, passagens aéreas, contas de telefone, alimentação e contratação de consultoria.
Quase metade desse valor foi destinado a um escritório de advocacia que emitiu pareceres sobre quatro projetos de lei apresentados por Santiago.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Stefano
2021-04-04 19:02:10Pode ficar tranquilo. O STF decidiu que isso não é mais crime. Se der alguma coisa, vais tirar de boas em tua casa. #wakeupdeadman
Jua
2021-04-04 08:18:49Mais uma vez. Tudo em nome de Jesus.
Antonio
2021-04-04 06:48:04A Paraiba, o seu povo não merece isso.....há poucos anos houve descoberta de grande fraude, tb, na saúde, com ex governador preso( Ricardo coutinho), sua assessora, c delação premiada, relatou td esquema ! Dinheiro em cxs de vinho,etc). O Brasil merece isso?? "Nós eleitores" , votamos nos mesmos, nos mesmos envolvidos ! Sem falar num stf minúsculo, q temos . Preço q se paga por uma nação empobrecida de educação .
Honestino
2021-04-03 19:31:23Como pode, um parlamentar corrupto do PTB, do Bob Jefferson? será possível? Esse bastião da integridade moral, best friend do bozo?
Cristovao
2021-04-03 18:54:57Esse escritorio de avogacia lava também TERNO e roupas finas ou só dinheiro publico?
ANTONIO
2021-04-03 18:34:26A corrupção corre solta em todos os partidos. Vai ser difícil acabar com ela pois o execrável e seus comparsas acabaram com a Lava Jato, dominaram a PF e grande parte do judiciário, a começar pelo tribunal maior. Estamos fritos!
Menos 🐄 Mais 🇧🇷
2021-04-03 16:47:39A real eh que esses politicos não tem o mínimo de pudor de gastar o dinheiro do contribuinte. Vai desde daquele politico ba.ba.ca que gastou 150 mil nos dentes a esse cabra aqui que e líder em gastos na câmara. Tem que investigar isso e seguir o 💰🕵🏻♂️ 🚔 . 2022 vamos ter a chance de arrumar a bagunça que essas castas politico social que dominou o pais, ser investigada e chutada para fora da politica e ha de quem depois das eleições der cargo para eles continuarem mamando na teta, vamos 👀
MARCOS
2021-04-03 15:12:10O desgaste do congresso é total. Mais um ladrão protegido pela "casa" mas vai responder criminalmente pois na primeira instância a justiça funciona.
Elison Bernardes do Amaral
2021-04-03 15:08:50Confirmando que nenhum partido, EXCLUINDO O NOVO, tem preocupação com seus quadros! Muito menos o atual presidente da Câmara, em fazer valer a comissão de ética da casa! O negócio é com você: VOTANTE!