Os dois enganos na mais recente fala de Macron sobre a Amazônia
O presidente da França, Emmanuel Macron (foto), voltou a falar sobre o desmatamento da Amazônia nesta terça, 12. Mais uma vez, ele cometeu deslizes. "Continuar a depender da soja brasileira seria apoiar o desmatamento da Amazônia. Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas. Estamos lutando para produzir soja na Europa", disse o presidente francês. A fala de Macron...
O presidente da França, Emmanuel Macron (foto), voltou a falar sobre o desmatamento da Amazônia nesta terça, 12. Mais uma vez, ele cometeu deslizes. "Continuar a depender da soja brasileira seria apoiar o desmatamento da Amazônia. Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas. Estamos lutando para produzir soja na Europa", disse o presidente francês.
A fala de Macron tem ao menos dois problemas. "Esse comentário é tipicamente protecionista. A soja não desmata o bioma amazônico e a Europa não tem capacidade de suprir suas necessidades sozinhas porque não tem área para isso", diz o engenheiro agrônomo Leonardo Sologuren, presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil. "É o típico comentário de quem desconhece a realidade da produção agrícola, incluindo de seu próprio país."
Em agosto de 2019, o francês tinha publicado uma mensagem nas redes sociais dizendo erroneamente que a Amazônia era o pulmão do mundo. "Nossa casa está queimando. Literalmente. A Amazônia, o pulmão do nosso planeta que produz 20% do nosso oxigênio, está em chamas. É uma crise internacional", disse Macron.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Emilio Cêdo
2021-01-14 07:51:48Duda Teixeira, um bolsonista que ainda não saiu do armário. Macron tem interesses, mas prá plantar soja, sulistas na década de 70 acabaram com florestas, e desde lá a vegetação do cerrado e parte da floresta amazônica desaparece.
SONIA
2021-01-13 15:01:37Tem nada de "deslize" aí não. Falou porque quis falar
Jorge
2021-01-13 12:53:36Olá Twitter, Instagram, Youtube e redes sociais em geral! Tem mais um chefe de Estado ignorante e dissiminador de fake news para vocês bloquearem.
MARIA
2021-01-13 12:22:29Nunca vi movimento contra pizzaria, churrascaria, fogão a lenha ou lareira, na região de SP. O problema ambiental mundial deve ser mesmo culpa do povo da Amazônia. Tanta fumaça de queimada, que chega em SP, na França, na Alemanha. Nunca vi nenhuma bandeira do Macron impedindo vôos para Paris. Aeronaves francesas não poluem, assim como as pizzarias e churrascarias de SP!!! Aliás, o ar de SP seria outra coisa, se não fossem as queimadas na Amazônia. E o de Paris, então. kkkk
Jose
2021-01-13 12:03:50Para quem quer ter uma visão deste problema baseada em ciência, favor ler o artigo publicado na Science, uma das revistas mais importantes do mundo e disponível aqui: https://www.amazoniasocioambiental.org/wp-content/uploads/2020/09/[email protected]. O resto é blá, blá, blá de bozista terraplanista.
Aurélio
2021-01-13 11:48:07O Macron tinha acabado de tomar posse em 2017 quando ocorreram vários incêndios em Pinhais e Eucaliptos de Portugal que é abastecedor de celulose p/ Europa. O que o Macron fez? NADA !
Jaime
2021-01-13 11:34:30Ele voltou à carga pq, agora, terá o apoio de Biden. O desprezo que Trump demonstrava em relação ao cara, e os ataques dos coletes amarelos, fizeram o bicho amansar. Ficou empolgado com Biden. Deve estar p da vida pq o pai de Angeli Jolie, o ator Jon Voight, afirmou ter havido fraudes nas eleições. Jogou maos lenha na fogueira. Atores esquerdista (como aquele que atuou em Máquina Mortífera, q vistou Lula na cadeia e pediu sua soltura) já sairam em campo pra defender a legalidade das eleições...
Edmundo
2021-01-13 11:18:05Macro na Amazônia tem elefante não sabe?kkk
Mario
2021-01-13 11:12:34Claro que o Macron faz a sua demagogia particular tendo como alvo o público francês e não o brasileiro. Mas parece que ninguém por aqui percebe isso. E também desconhecem que o Macron não fala pela União Europeia (embora ali exerça muita influência). Quem fala pela EU é o Presidente do Conselho Charles Michel ou também a Presidente da Comissão Europeia (o braço técnico da EU), Ursula van der Leyen.
Mario
2021-01-13 11:06:50Se as afirmações do Macron são ruins, tão ruim quanto é um engenheiro agrônomo tupiniquim disparar por aí que “...a Europa não tem capacidade para suprir suas necessidades sozinha porque não tem área para isso”. Demonstra total desconhecimento das origens da criação da UE, das dimensões do atual território e da política alimentar comum que por lá estabeleceram. A EU não abre mão de sua segurança alimentar e é por isso que é tão difícil negociar exportação de produtos do agrobusiness com eles.