O verdadeiro risco para o STF
Um dos maiores especialistas em Judiciário do país, o jurista Joaquim Falcão diz que a liturgia da Suprema Corte brasileira está sendo atacada
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A aposentadoria do ministro Celso de Mello após 31 anos de atuação no Supremo Tribunal Federal e a posse de Luiz Fux na presidência da corte alteraram o jogo de forças na cúpula do Poder Judiciário. A chegada iminente do primeiro ministro escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro também elevou a expectativa sobre mudanças de comportamento e guinadas jurisprudenciais. Há, ainda, outros elementos no horizonte. Se confirmada a nomeação, o desembargador Kassio Marques vestirá a toga do STF desgastado por inconsistências vexaminosas em seu currículo e pelo apoio de padrinhos políticos para lá de enrolados. Para o jurista Joaquim Falcão, fundador da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, no Rio, e um dos maiores especialistas nos tribunais do país, a necessária liturgia da Suprema Corte brasileira está sendo atacada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
luiz
2021-07-02 12:38:40Qual a idoneidade de um Poder ( dependente ) composto por gente que ajoelha-se perante corruptos para a obtenção do cargo ? Sobral Pinto declinou o convite para não submeter-se à humilhação. Tão lá compromissados com a corrupção , não com a Nação. Agem contra a prova e a lei em benefício de ladrões. Prorrogação , Arquivamento e prescrição : Ativos financeiros para essa gente...
Ivan
2020-10-24 16:13:02Com todo o respeito ao dr Falcão, entendo que a Alta Corte Constitucional de um País, não obstante os ditames litúrgicos observados deve, sempre, ter um bom relacionamento com o povo e os outros poderes. Se tiver membros sérios, honestos e capazes, em nada alterará a liturgia em seus julgamentos. O que está faltando em nosso stf é por em prática essa trilogia acima enumerada. ICC
Cleidi
2020-10-20 23:06:43como é bom ouvir gente inteligente e proba
Nelson
2020-10-20 18:59:13Pelas razões do artigo publicado na Folha de São Paulo, pelo eminente articulista Professor André Ramos Tavares, tenho sugerido reiteradas vezes, inclusive aqui nesta CRUZOÉ, EC, com engajamento da imprensa e uma cruzada nacional, para alterar a composição e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada UF, eleitos por colégio eleitoral, abrangendo a OAB, o MP Estadual e Federal e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Federal e Estadual, para mandato de 10 anos. Namastê!
Dalila
2020-10-19 00:17:07Excelente, esclarecedora de alguém que entende.
Hildebrando
2020-10-18 22:13:02O professor Falcão reúne todas as condições de ser escolhido pelo presidente Bolsonaro como o próximo Ministro do STF para a vaga do Min. Marco Aurélio. Nosso processo de escolha dos Ministros foi copiado por Rui Barbosa da Constituição dos EE.UU. Acho que emenda constitucional deveria ser votada para regular a idade mínima de ingresso na Corte Suprema: 60 anos.
Clarice
2020-10-18 21:08:15Gostei muito do artigo! Expõe o que é cero ! Principalmente na parte final do artigo em que fala do jogo democrático entre poderes que devem se contrapor para se fiscalizar e aí gerar a real democracia! Só falta menos compadrio!
Odete6
2020-10-18 19:15:26😱😱😱😱 🤯🤯🤯🤯 🤮🤮🤮🤮 ESSA É DE HOJE: https://flip.it/p3VthP
Mito
2020-10-18 16:20:51Simples: Ministros da SUprema Corte somente da Magistratura e com 20 anos de exercício da profissão.
André
2020-10-18 14:48:23Só qdo. Explodir um safado desses do STF, teremos realmente Ministros. Por enquanto temos bandidos a serviço do crime e dos criminosos, a quem devem favores.