Presidência da RepúblicaJair Bolsonaro com Chico Rodrigues antes do flagrante escatológico: amigos de longa data

‘Aqui não tem corrupção’

O flagrante no vice-líder do governo no Senado com dinheiro nas nádegas, revelado por Crusoé, desafia o discurso de Bolsonaro e expõe os subterrâneos da aliança com o Centrão. A seguir, listamos os aliados enrolados do presidente
16.10.20

Por razões históricas e culturais, a palavra do presidente do Brasil tem um peso como em poucos outros países. Por isso, mais do que nunca, ela deve ser sempre medida e bem pesada pelo mandatário de turno, sob pena de ele ser traído pelos fatos. Pouco afeito a liturgias, o presidente Bolsonaro nunca demonstrou preocupação com o comedimento verbal. O problema é que falar pelos cotovelos, sem freios e, pior, sem o compromisso com a verdade, utilizando-se da retórica para encantar convertidos, tem um custo alto para quem está sentado na cadeira presidencial. Na manhã da última quarta-feira, 14, o presidente explorou uma ação da Polícia Federal em Roraima para ironizar, junto a apoiadores que estavam em frente ao Palácio da Alvorada, a reação ao seu discurso da semana anterior, quando afirmou que havia acabado com a Lava Jato porque “não tem mais corrupção no governo”. “Acabou a Lava Jato, pessoal? A PF está lá em Roraima hoje (quarta). Para mim não tem. No meu governo não tem (corrupção) porque botamos gente lá comprometida com a honestidade, com o futuro do Brasil”, disse o presidente a sua costumeira claque.

Bolsonaro acabaria pego no contrapé algumas horas depois. Não foi a primeira vez, é verdade. O problema é que, agora, o movimento em falso envolveu um tema caro a ele próprio, ao menos no discurso, e ao bolsonarismo: o combate à corrupção. Batizada de Desvid-19, a operação deflagrada naquela manhã para apurar um esquema de desvio de 20 milhões de reais de emendas parlamentares destinadas ao combate à pandemia de coronavírus em Roraima tinha como um dos alvos o vice-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues, um bolsonarista de carteirinha com quem o presidente, em mais um de seus incontáveis vídeos, e de novo traído pela incontinência verbal, disse manter “quase uma união estável”. Flagrado pelos policiais em uma situação constrangedora, o senador entrou definitivamente para os anais da crônica político-policial brasileira.

Como Crusoé revelou ainda na quarta-feira, ao cumprir o mandado de busca e apreensão na casa do senador do DEM em Boa Vista, a capital de Roraima, a Polícia Federal encontrou dinheiro escondido na cueca de Chico Rodrigues, com um detalhe tão indecente quanto escatológico: uma parte da bufunfa estava acomodada entre as nádegas do vice-líder de Bolsonaro. Os relatos dos agentes que fizeram a abordagem são sórdidos, de fazer corar até o mais impudico cidadão.

Quando chegaram ao imóvel, por volta das 6 horas da manhã, Chico Rodrigues vestia pijama. Indagado se havia dinheiro em espécie na casa, o senador negou. Quando os agentes terminaram de vasculhar o quarto do filho dele, notaram que havia “um grande volume, em formato retangular, na parte traseira das vestes do senador”, que voltou a negar a existência de dinheiro ao ser questionado sobre o tal volume incomum. Desconfiados, os policiais decidiram revistar o político, e encontraram 15 mil reais na região das nádegas – algumas cédulas, acomodadas em uma área ainda mais íntima, foram retiradas pelos policiais sujas de fezes. Em seguida, após nova insistência dos investigadores, o senador, irritado, retirou mais 17,9 mil da parte da frente da cueca.

O instante da apreensão foi registrado em vídeo pelos policiais. As imagens estão mantidas em sigilo “para não gerar maiores constrangimentos”, segundo o relatório policial. Além do dinheiro localizado dentro da cueca e entre as nádegas do senador, a PF apreendeu mais dez mil reais e seis mil dólares em um cofre no armário de Chico Rodrigues. A reação do senador de negar a existência de dinheiro vivo e depois esconder as notas nos lugares mais recônditos levaram a delegada Luciana Caires a pedir a prisão preventiva do parlamentar, por embaraço à investigação. O pedido, contudo, foi negado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que havia autorizado a busca e apreensão.

Para além da situação repugnante que protagonizou, Rodrigues é suspeito de integrar uma organização criminosa que desviava dinheiro de compras superfaturadas de equipamentos de proteção individual, os EPIs, e testes rápidos de Covid. As aquisições eram feitas pelo governo de Roraima por meio de recursos de emenda parlamentar liberada pelo governo federal de forma emergencial. Segundo a Controladoria-Geral da União, houve sobrepreço de 965,8 mil reais na compra dos produtos, contratados de uma empresa registrada em nome do cunhado de uma assessora do senador. O parlamentar chegou a pedir um avião da FAB ao Ministério da Defesa para transportar os itens da firma suspeita desde São Paulo até Boa Vista. Por mais que Bolsonaro se esforce para tentar se descolar do escândalo protagonizado por seu amigo pessoal Chico Rodrigues  escolhido por ele para a posição de vice-líder do governo no Senado, o dinheiro envolvido na trama saiu de Brasília. Sim, do governo federal. Não é algo trivial. Em agosto, Crusoé mostrou como o governo estava usando o dinheiro para combater o coronavírus para agradar aliados e possíveis aliados no Congresso, liberando recursos para cidades indicadas por parlamentares, sem o menor controle.

Embora fosse até então pouco conhecido no cenário nacional, Chico Rodrigues não é um parceiro qualquer do presidente. Depois de cinco mandatos de deputado federal, entre 1991 e 2010, época em que conviveu com Bolsonaro na Câmara, o parlamentar do DEM desbancou nomes de peso na política local, como o ex-ministro Romero Jucá, na eleição para senador em 2018, graças ao apoio do atual presidente na campanha. Assim que chegou ao Senado, ganhou uma das vagas de vice-líder do governo, que confere prestígio, cargos e maior trânsito nos corredores do poder. Em retribuição, empregou em seu gabinete o primo preferido dos filhos de Bolsonaro — em especial do 02, Carlos Bolsonaro. Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, estava nomeado até quinta-feira como assessor do senador, recebendo salário bruto mensal de quase 23 mil reais. Após o episódio do dinheiro nas nádegas do chefe, ele pediu exoneração.

Chico Rodrigues também integrava com alguma frequência missões internacionais de integrantes do clã Bolsonaro e chegou a acompanhar o próprio presidente em uma viagem a Israel, em 2019. Na semana passada, durante um almoço promovido por Bolsonaro para discutir pautas do Congresso e confraternizar com os aliados, lá estava ele mais uma vez.

O episódio envolvendo Rodrigues, embora inédito na política nacional, lembra outros casos emblemáticos de flagrantes constrangedores de ocultação de dinheiro na história recente do país. Em 2005, no auge do mensalão do PT, um assessor do deputado petista José Guimarães foi flagrado com 100 mil dólares escondidos na cueca, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele embarcaria para Fortaleza, berço político do parlamentar. O Ministério Público afirmou que o dinheiro seria propina relacionada a negócios do Banco do Nordeste, mas Guimarães foi absolvido pela Justiça. Quatro anos depois, no mensalão do DEM, em Brasília, Leonardo Prudente, então presidente da Câmara do Distrito Federal, foi flagrado em vídeo escondendo propina na meia. Em 2017, já na Lava Jato, a PF descobriu que o ex-ministro Geddel Vieira Lima precisou reservar um apartamento em Salvador, na Bahia, para esconder o dinheiro arrecadado ilicitamente, tamanha era a quantia acumulada. Foram encontrados 51 milhões de reais em espécie dentro de caixas e malas no “bunker” de Geddel, preso e condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa juntamente com o irmão, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima.

Naquela conversa com seus apoiadores na manhã da última quarta-feira, Bolsonaro afirmou que se algum integrante do seu governo se envolvesse com corrupção ele daria “uma voadora no pescoço dele”. Na manhã seguinte, porém, após a revelação feita por Crusoé de que seu vice-líder no Senado é investigado por suspeita de desvio de dinheiro destinado ao combate à pandemia e escondia notas de reais entre as nádegas, o presidente resolveu atacar o mensageiro. Disse que “esse caso é mais uma mentira da imprensa” para tentar desqualificar o seu governo. Já na noite de quinta, ele finalmente comentou o caso de Chico Rodrigues, mas sem pronunciar o nome do agora ex-vice-líder do governo – ele havia sido destituído do posto pela manhã. Ao lado de Wagner Rosário, ministro da CGU, e de André Mendonça, ministro da Justiça, o presidente tentou desvincular o escândalo do Planalto. “Alguns querem dizer que o caso de Roraima tem a ver com o governo porque ele é o meu vice-líder. Olha, pessoal. Eu tenho, no total, 18 vice-líderes no Congresso. Quinze na Câmara, que foram indicados pelos líderes partidários, e três no Senado, que é de comum acordo.” Mesmo assim, o presidente voltou a se embananar com as palavras ao admitir que “pode estar havendo corrupção em algum setor”. “Pode estar havendo corrupção em algum setor? Pode, não é fácil você administrar. Por exemplo: o Rogério Marinho tem 20 mil obras em execução. Como ele vai tomar conta dessas 20 mil obras? Ele faz em cima do critério da confiança, pede apoio da CGU”, afirmou.

Mais cedo, quando Bolsonaro ainda não havia se pronunciado, coube ao vice-presidente, Hamilton Mourão, defender publicamente a saída de Chico Rodrigues do cargo, comunicada no fim da manhã pelo líder do governo, Fernando Bezerra Coelho, do MDB, após conversa com o senador. Nas redes sociais, Rodrigues afirmou que acredita “na justiça dos homens e na justiça divina” e que tem um “passado limpo e uma vida decente”. Não explicou, contudo, a origem do dinheiro que tentou esconder quando a PF bateu à sua porta. À tarde, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu afastar o senador de seu mandato no Senado por 90 dias – a decisão, porém, precisa ser chancelada pelo plenário da casa.

Explicações sobre práticas suspeitas ou acusações de malfeitos com o dinheiro público não têm sido uma exigência de Bolsonaro, que foi eleito sob a bandeira anticorrupção, mas se aliou à ala fisiológica do Congresso, versada na prática de trocar votos e apoio no Legislativo por verbas e cargos – e todos estão cansados de saber no que isso tende a resultar. O próprio líder do governo no Senado, que comunicou a saída de Chico Rodrigues, é prova recente disso. Em setembro do ano passado, Fernando Bezerra foi alvo de busca e apreensão da PF em uma investigação que apura suposto recebimento de 5,5 milhões de reais em propinas pagas por empreiteiras denunciadas na Lava Jato. À época, a ação causou mal-estar no Planalto e Bezerra colocou o cargo à disposição, mas o governo decidiu mantê-lo por causa dos ótimos relacionamentos dele no Congresso e do amplo apoio que recebeu dos colegas de casa, incluindo o agora famoso Chico Rodrigues. É uma questão de prioridades, como se nota. A ficha policial de Bezerra, aliás, era conhecida por Bolsonaro quando o presidente o escolheu para liderar seu governo no Senado, no início de 2019. Ex-ministro do governo Dilma Rousseff, ele já era investigado por suposto recebimento de 41,5 milhões em propinas de empreiteiras contratadas pela Petrobras nas obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, sua terra natal.

Mais recentemente, a bancada dos enrolados na Justiça com os quais Bolsonaro decidiu se aliar para cativar o Congresso recebeu o apoio de outras duas importantes lideranças do Centrão na mira da Lava Jato: o deputado Arthur Lira e o senador Ciro Nogueira, ambos do Progressistas do Nordeste. Chamado de “Meu Malvado Favorito” por Bolsonaro, Lira herdou o espólio do pai, o ex-senador Benedito Lira, dono de vários postos relevantes em estatais durante os governos do PT. Ele é réu em duas ações no STF, uma sob acusação de ter recebido propina de um ex-dirigente da Companhia Brasileira de Trens, a CBTU, e outra no chamado “Quadrilhão do PP”, acusado de receber 2,6 milhões de reais em vantagens indevidas pagas por empreiteiras. Há quatro meses, também foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por suposto recebimento ilícito de 1,6 milhão de reais da Queiroz Galvão — em outubro, a PGR recuou e pediu a rejeição desta denúncia ao Supremo, na primeira mudança de postura da equipe de Augusto Aras em benefício de um neoaliado do presidente.

A mesma sorte ainda não teve Ciro Nogueira, réu por organização criminosa no mesmo caso do quadrilhão e denunciado neste ano por suposto recebimento de 7,3 milhões em propinas da Odebrecht. A proximidade com Bolsonaro nos últimos meses rendeu ao pepista o apelido de 05, numa alusão a forma como o presidente se refere aos seus filhos. Além da sustentação na Câmara e no Senado, a aliança de Bolsonaro com os dois próceres do Centrão é uma estratégia do presidente para tentar penetrar no Nordeste e diminuir a influência do ex-presidente Lula e de partidos de esquerda na região. Em troca de apoio, Bolsonaro abriu os cofres e cedeu espaço no governo aos indicados pelo Centrão, como cargos estratégicos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, o Dnocs, e na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, a Codevasf. O sinal verde de Bolsonaro para a turma implicada na Lava Jato coincide com o discurso e as ações do presidente para enfraquecer a maior operação de combate à corrupção da história do país.

Em agosto, com a indicação de Ricardo Barros, do Progressistas do Paraná, para a liderança do governo na Câmara, a tropa bolsonarista do Centrão ganhou mais um reforço. O movimento ocorreu depois que Bolsonaro se aproximou do ex-presidente Michel Temer em busca de apoio para salvar seu mandato, ameaçado àquela altura pelas ações de abuso de poder econômico no Tribunal Superior Eleitoral e pelo inquérito que investiga os atos antidemocráticos no STF. Não sem um custo político. Ex-ministro da Saúde no governo Temer, Ricardo Barros assumiu a articulação política na Câmara ao mesmo tempo que passou a ser alvo de uma nova investigação, na qual é acusado por delatores da Galvão Engenharia de receber 5 milhões de reais para intermediar negócios com a companhia paranaense de energia. Tão logo assumiu o posto, Barros deu forma à coalizão da impunidade montada pelo governo Bolsonaro para se safar a todo custo de um processo de impeachment, estratégia que começou a ganhar corpo após a demissão do ex-ministro Sergio Moro, em maio, com críticas à Lava Jato e à atuação do ex-juiz na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Foi esse espírito anti-Lava Jato, associado à então fragilidade do presidente, que despertou o interesse de caciques partidários, profissionais do jogo de interesses da política brasiliense, em abraçar o governo de corpo e alma. Na linha de frente das lideranças que voltaram a exercer influência na capital federal, mesmo sem mandato, estão ainda Valdemar Costa Neto, o ex-presidente do PL condenado no mensalão do PT, e Gilberto Kassab, presidente do PSD, acusado de receber propina e caixa dois de empreiteiras como a Odebrecht e a Galvão Engenharia e mesada da JBS. A dupla tem atuado para garantir governabilidade a Bolsonaro, em troca de toda a sorte de benesses – algumas inconfessáveis, outras nem tanto.

Como Crusoé mostrou na semana passada, quem tem procuração para negociar com essas lideranças em nome de Bolsonaro é o senador Flávio Bolsonaro, o filho mais político do presidente e que até agora não conseguiu explicar à Justiça do Rio as transações em espécie envolvendo seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa fluminense, por meio do ex-assessor Fabrício Queiroz, e da sua franquia de chocolates. Este, aliás, parece ser o único caso de supostos malfeitos que de fato incomoda o presidente, por envolver não apenas seu primogênito, como a primeira-dama Michele Bolsonaro, destinatária dos já famosos 89 mil reais em cheques da família de Queiroz até hoje não esclarecidos.

Na própria Esplanada dos Ministérios, há cinco ministros investigados ou denunciados por supostas fraudes, desvios de dinheiro público ou enriquecimento ilícito relacionados a suas atuações pretéritas. As suspeitas não poupam nem os ministros mais poderosos. Tarcísio Gomes, da Infraestrutura, responde a uma ação de improbidade movida pelo Ministério Público Federal de Alagoas por suposto dano ao erário de 26 milhões de reais em um contrato para obras na BR-104 assinado por ele em 2013, quando era diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, no governo Dilma. Já o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais no suposto esquema das candidaturas laranjas do PSL em 2018, enquanto Rogério Marinho, titular do Desenvolvimento Regional, responde a uma ação penal no Rio Grande do Norte por suposto desvio de dinheiro da Câmara Municipal de Natal por meio de funcionários fantasmas, entre 2005 e 2006. Sobre o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, ainda pesa um inquérito sobre suposto enriquecimento ilícito no período em ele intercalou a atuação de advogado com cargos no governo de Geraldo Alckmin, do PSDB, em São Paulo.

A principal receita adotada pela classe política para “acabar” com escândalos de corrupção continua sendo aparelhar instituições de controle, enfraquecer os mecanismos de fiscalização e amputar investigações para que nada venha à tona. É o velho normal de volta. A diferença é que os alvos de agora passaram a ser amigos do rei – e o rei ainda finge que não é com ele.

Com reportagem de Fabio Serapião
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois é! BolsoBrutus Scariotes Judas tem razão. Não há corrupção nesse Governo! Comecemos pelo Lanranjoduto, passando pelo Queiroz/ Michelle, desaguando no Flavodromo e agora no caso " Loro" rico. Tudo coisa dessa mídia esquerdista!!!! Vá plantar fava Bolsomi... nitroso!!!

  2. Convenhamos que querer responsabilizar o chefe do executivo por falcatrua de parlamentar aliado, é insultar demais a inteligência alheia. Num "modus operandi" visceralmente viciado, surpresas podem acontecer...até entre os aliados!

    1. Surpresas? Surpresas??? Vá comer mais capim, o cérebro parece afetado.

    2. E onde fica, nessa história, o parente do Bozo lotado como assessor do senador cagão? Não é ilícito isso, mas é muito podre vindo de alguém que se elegeu com a bandeira do combate a corrupção. Não dá para passar pano desse jeito né...

  3. O atual mandatário supremo da nação tem se revelado um estroina como qualqier outro reles político corrupto ao se aliar a eles, rebaixando-se, oferecendo a esses biltres cargos importantes que deveriam ser ocupados por pessoas de bem, tudo visando à maldita reeleição

  4. Engraçado é testemunhar a falta de educação daqueles que tem a “receita” de um bom governo. Você coloca a SUA opinião e logo aparece: “ não sabe ler”? “gado!”, etc. para termos um país melhor teríamos que começar nos policiando, tendo respeito pela opinião do outro por mais que não a aceitemos. É difícil? Sim. Vamos tentar? Se formarmos uma sociedade melhor,digna,respeitosa, não teremos que esperar a próxima eleição para depositar nossas esperanças em um novo mito. Sociedade organizada cobra!

    1. Concordo com você, Alexandre, mas essa turma do ódio gratuito que enche de comentários a Crusoé o site Antagonista está cada dia pior. Ficam escrevendo absurdos sobre as pessoas e nem tentam apresentar ideias ou colocar argumentos. Fica uma inútil discussão sem o menor respeito. É lamentável.

  5. Aconselho o editor da Crusoé a deixar seu ódio de lado e tentar ser profissional do contrário vai descer ladeira abaixo. Quero que Bolsonaro se exploda junto com os filhos, entretanto pegar uma “ figura de linguagem” e transformá-la como se o PR tivesse dito que tem “ corrupção zero” é nos fazer de trouxas. Homens são homens independentes de partidos e só se mostram como são quando as máscaras caem. Exemplo? Crusoé! No início mostrou-se isenta e ganhou minha assinatura anual. Hoje.. vergonha!

  6. Este energúmeno junto com esta cambada de filhos da...do centrão e outras adjacências são imundos, assim como as fezes que emporcalharam o dinheiro do contribuinte nas nádegas do idoso sem vergonha.

  7. TRISTE BRASIL! MEU SONHO: O POVO NAS RUAS TODOS OS DOMINGOS, COBRANDO MUDANÇAS PROFUNDAS NOS TRES PODERES. DE PREFERÊNCIA, SEM REVOLUÇÃO! A MENOS QUE SEJA IMPRESCINDÍVEL!!!

  8. Acredito que aqui não seja a leitura ideal para ideólogos de qualquer espécie. Que procurem o velho PRDVDA ou o futuro ALIANÇA e tenham boa leitura. Aqui temos a verdade, embora fétida.

  9. Essa turma tem que ir para a cadeia. Esse caso do Chico Rodrigues é de perfeito flagrante e deveria ter sido preso na hora. O Ministro Barroso poderia ter mandado prender o Senador “cagão no dinheiro”, pois esconder dinheiro nada mais passa do que ocultar crime. Lamentável que haja Senadores que aprovem essa “patifaria”e defenda com unhas e dentes o colega tão honrado. Aonde vai o Senado brasileiro com membros dessa conduta? Com essa performance esse Senador participa de atos internacionais?!

  10. Impressionava-me com pessoas que considerava lúcidas e que fechavam os olhos aos mais evidentes atos de corrupção do recente governo “de esquerda”. Agora, que a isomeria ideológica do poder mudou, impressiona-me pessoas, que igualmente considerava, fecharem os olhos aos atos de um governo que arregou no combate ao mal que na campanha eleitoral prometeu enfrentar. Saúdo a Crusoé, que mantém o foco no que é vital para nossa sobrevivência como nação: não arregar no enfrentamento da corrupção.

    1. É isso aí, Carolina. Cada um lê ou deixa de ler o que quiser. Você é livre.

    2. Impressionante a cegueira!!! Não sabe ler? Não tem compreensão e análise?!?!?!

  11. Só tem Réus e Investigados nas escolhas do Governo, grande decepção pois votamos no Bolsonaro pois apresentou como bandeira de campanha o compromisso de combater a corrupção e o crime organizado. Farsante !!!

  12. Fábio Leite e Fábio Serapião, tentar atribuir ao Governo Bolsonaro a corrupção praticada pelo Senador Chico Rodrigues é de uma tamanha má fé e um mal caratismo nunca visto na imprensa brasileira. Mencionar os atuais Ministros Tarcísio, Ângelo Antônio, Ricardo Salles, Rogério Marinho comprova a tamanha má fé e desonestidade profissional de Fábio Leite e Fábio Serapião.

    1. Espero que você, Sonia, não seja uma cega e que saiba ler. Também espero que tenha compreensão e poder de análise, mas pelo que escreveu, você não tem nada disso a não ser um discurso de aversão a quem tenha ideias que sejam diferentes das suas. Você acharia bom ser chamada de analfabeta ou cega? Imagino que não.

    2. Outro cego! Não sabe ler ? Não tem compreensão e análise?!?!

    3. Se o cara foi escolhido pelo Presidente para ser seu representante no senado, se o cara tem um assessor parente do presidente ganhando a bagatela de 23 mil reais, pq não pensar na possibilidade óbvia de q existe muito mais caroço nesse angu? Ao invez de passar pano para o seu político do coração, entenda q é importante exigir dele um governo mais condizente com as bandeiras de campanha q ele abandou faz tempo.

  13. Fábio Leite que decepção....matéria longa enfadonha e sem comprovação dos fatos, meras narrativas e achismos. O Fábio Leite e a Crusoé querem atribuir ao Governo do Presidente Bolsonaro a responsabilidade da corrupção práticada por um elemento corrupto do Legislativo também corrupto em sua grande maioria. Esse corrupto foi indicado pelo seus pares e a corrupção praticada por ele é responsabilidade dele e não do Governo.

    1. É assim que vive a imprensa, Sebastião, infelizmente. Já colocam fogo na palha seca quando escutam qualquer sussurro do tipo daquela acusação do ex Ministro Moro que o Jornal Nacional acabou chamando de "suposta tentativa de interferência", depois de chamar de "interferência" nua e crua nas primeiras semanas. Aqui o jornalista escreve do mesmo jeito. Já coloca na berlinda políticos e presidente, e depois de meses e meses quando se tiver a verdade, ninguém irá se retratar ou corrigir passado.

    2. Crusoe e Antagonista com seus competentes jornalistas , ainda bem que temos mídia q nos fornecem informações reais , relatos e trabalho investigativo que quase a totalidade da imprensa não notícia . Ainda bem q vcs existem pra nos manter alertas.

  14. É estarrecedor como as narrativas devidamente propagadas ocultam o fato. A narrativa; O tamanho do ridículo de um senador escondendo dinheiro na cueca suja ante uma busca e apreensão autorizada pela Justiça. Coitado do sujeito, ele não pode ser crucificado, tem que ser ouvido, dizem seus pares. O Fato: Um senador da República está sendo investigado por desvios de recursos para a saúde pública, considerando a pandemia, por quantas mortes este indivíduo é responsável? Não vão crucificar?

  15. Nem vocês perceberam. O dinheiro na cueca era para entregar "em mãos" aos que venderam seu voto para reeleição de Alcolumbre.

  16. A prática da corrupção é normal entre os políticos. Nós, eleitores, precisamos saber em quem votar. A cada semana, eu me pergunto: o que é corrupção?

    1. Olha outro q caiu no conto da carouchinha petista. Nem parece q votou no MINTO para ver esse país sem corrupção e toma-la-da-ca. Se voltar 4 anos no tempo verá q bolsonaro está fazendo o mesmo governo q a dilma fez antes de ser impichada.

  17. Crusoé tá igual a Globo lixo. A gente quer que vcs nos mostre corrupção no governo federal e não no Legislativo ou Judiciário. Os caras não foram condenados ainda, então podem ser nomeados e exercerem cargos públicos. Vcs também não são esses filés todos não! São tão mau caráter quanto esses suspeitos da reportagem.

    1. Ondinheiro entre as nádegas representa uma corrupção no governo federal sim, contra fatos não existem argumentos q prevaleçam. Pode espernear a vontade q a verdade nao muda muda igual as fake news q vcs estão acostumados a se alimentar.

  18. Tem a aliança com os corruptos do STF, a indicação do ministro de estimação. Porque a Imprensa não noticia a delação de Marcelo Odebrecht sobre o "Amigo do Amigo de meu pai"? qual a força que impede a divulgação de uma notícia tão bombástica?

    1. Essa foi boa, Geraldo, kkkk! Esse assunto do Tófolli foi matéria de capa da Crusoé e foi isso que gerou o "Inquérito do fim do mundo" no STF! A Crusoé é melhor revista de política da atualidade! Você assinou certo! Seja bem-vindo!

    2. Vc deve ser leitor novo, isso é assunto velho q ja foi tratado aqui. Rendeu inclusive uma estúpida censura do supremo careca.

    1. Pois é! A Lei da Ficha limpa aparentemente só serve pro Legislativo... Peraí, serve mesmo pro Legislativo? 🤔

  19. Esse caso emblemático dos senador escondendo dinheiro entre as nádegas é só o começo. Isso pq o Bolso resolveu governar apoiado pela mesma turminha corrupta q apoiou Lula e Dilma nos governos anteriores. Ao se jogar no colo do Centrão corrupto e voraz, a consequência óbvia é a corrupção desenfreada dessa turba.

    1. Amigo Antonio, continua tudo igual mesmo, infelizmente.

    2. ahhh é? Então continua tudo igual desde 2002. Nada de extraordinário. Até me acalmei depois de ler seu comentário.

  20. Esse jornalista mau caráter Fábio Leite que jogar a corrupção deste senador no colo do governo Jair Bolsonaro puro engano seu.

    1. Não tenho tanta certeza assim, Palhaço. Por falar em Diogo, ele deve estar aproveitando o país sem COVID que ele mostrou uns meses atrás na Globo. Uma maravilha, por que segundo ele, teriam feito um lockdown perfeito e não "meia boca" como o do Gov Doria por exemplo. Que bom que não há mais COVID por lá.

    2. Diogo deve dar gargalhadas com esse chororo de cancelamento de assinaturas..rs

  21. Senador "vice líder do governo bolsonaro pego pela PF com dinheiro escondido entre as nádegas ", tem como seu assessor "um parente da família bolsonaro". Realmente, fica difícil imaginar q não exista ligação do ato criminoso do senador com o governo q ele representa. Tenho certeza q se o assessor fosse parente do 9 dedos a gadaiada estaria vociferando a ligação corrupta. Lutar contra a corrupção fica em segundo plano, importante mesmo é defender o político de estimação.

    1. Sebastião e Ivanilson, idependente de meu nome ou pseudonimo, fato é q vcs não tem argumentos para continuar defendendo o MINTO e seu governo tomado e controlado pelo mesmo Centrão corrupto q governou junto com Lula e Dilma. Podem espernear a vontade q a realidade nao mudará, o governo bolsonaro come mortadela das mais vermelhas e acha q o arroto sairá com cheiro de caviar na cara do eleitorado...rs....

    2. Lá vem o piadista "Palhaço Bozo" com suas piadas sem graças. Concordo com o Ivanilsonsivre usar pseudônimo. Não tem coragem e caráter firme não se inscreva pra se esconder.

    3. Perfeito o seu comentário. Pior do que ser cego é não querer enxergar.

    4. O cara que se esconde por trás de uma alcunha não pode ser sério, no mínimo é um covarde.

  22. Ele é senador, membro do Senado e não do governo. Depois de mais esta, vou concelar minha assinatura. Podem ficar com o troco!!!!

  23. Só tenho um comentário: -quem nasce para Fábio Leite nunca chega a um Mário Sabino! Reportagem torpe e cheia de meias verdade e insinuações sem prova; um lixo que desmerece a Cruzoé. Não misturar o Legislativo e o Executivo com dinheiro repassado aos estados é vexamoso. Por acaso vocẽs já investigaram a roubalheira da governadora petista do RN com o dinheiro do Covid 19 repassado pelo governo federal?

    1. os caras sao uns idiotas o safado apadrinhado dos milicianos e pego com dinheiro no cu eo culpado e o repórter que publicou as noticias so pode ser membro da milicia do bozosta

    2. Eu retifico (a Cruzoé poderia permitir editar as frases depois de publicadas, pois erros acontecem): - "Misturar o Legislativo...é vexamoso." Continuo considerando que isso não é uma reportagem investigativa, é um amontoado de coisas pescadas, aqui e acolá, sem uma conexão lógica. O senador é um bandido, todos nós sabemos, mas entre o gesto dele a intenção do governo há um grande hiato a ser preenchido e investigado.

  24. Médico feliz é o proctologista do Senador Chico. A cada consulta, já retira o pagamento na "boca do caixa." #wakeupdeadman

  25. Leite, Leo Índio pediu exoneração assim como o Presidente exonerou o Chico cueca, o qual vc até pode aplaudir se for mantido no senado, mas forçar a vinculação é de mais, como informação isenta como uma isola.

    1. o colunista mostrou fatos e contra fatos concretos não tem argumentos! pode até espernear, mas não justifica o ato criminoso.

    1. Viva o bolsopetismo!!! E sim, a gente tem bandidos de estimação. E daí? #wakeupdeadman

    2. Sim! É um absurdo! Jamais que meu dono iria se sujeitar a enfiar maços de dinheiro na sua santa bunda. Ele é esperto igual o seu irmão gêmeo, o 9 dedos usou a falecida esposa como laranja, meu ídolo e senhor fez o mesmo! Como eu me orgulho de ser um gadinho fanático e submisso ao meu dono Bolsoasno!

  26. Totalmente tendenciosa essa reportagem, ridículo, imprensa querendo formar opiniões, façam sua parte, apenas informem !!!!

    1. Anderson, verdade isso! Um absurdo o que estão fazendo com o nosso senhor.

    1. Kkkkk gadinhos agora sonham vomna volta do 9 dedos..... patéticos.

  27. Bolo, com apoio de seu fiel escudeiro Aras, está enfiando o pé na jaca, depois de sua ligação com esse verdadeiro exército de corruptos .

    1. JORGE, mas o senador além de amigo fazia parte do governo sim. Representava o governo no senado.

    2. Bom era o PT! Não roubaram nada! Nunca desviaram nada! Aponte um, apenas um, roubo desse Governo? Senador e vice-líder; bunda suja, não é do Governo. Vai pagar pelo que fez...simples assim.

  28. O senador "bigodudo" e o "capitão" parecem ser "unha e carne", lamentavelmente! Confirma que a tal da "política nova" não passou de um mais um "estelionato eleitoral". O que está vigorando é aquela "política velha" do famigerado "Centrão"!

  29. Bolsonaro é um traidor, mau caráter, safado e aliado dos corruptos. Esse cretino acabou com a Lava Jato para facilitar a vida da caterva que dá sustentação ao seu desgoverno. Estou envergonhado por ter votado nele.

    1. Por favor, a imprensa tem que dar a este caso a mesma importância que ao caso RAP, não pode permitir que este caso seja mais um que acaba em pizza.

  30. O Brasil poderia ser muito melhor se dentre os 22 milhões de brasileiros a gente conseguisse encontrar apenas 342 pessoas para atuarem como deputados federais, 41 pessoas para serem senadores e 6 almas para fazerem parte do STF. Com essas 389 pessoas, 100% comprometidas com a República, intolerantes com a corrupção e íntegros o Brasil iria para outro patamar. Será que um dia conseguiremos isso?

    1. Isso não é fácil, mas é possível sim, através da divulgação continua e maciça das denúncias e críticas ao sistema, a fim de conscientizar a população da realidade de seu papel de vítima dupla, sofrendo os efeitos da espoliação por parte da organização criminosa no poder e financiando-a. Conseguir classificar a corrupção como crime hediondo é o primeiro passo. A ameaça de "desobediência civil" talvez fosse o melhor instrumento de persuasão.

  31. Nossa situação é crítica: um governo mintomaníaco, revestido de complexo de superioridade grave, delirante pelo poder a qualquer custo que ignora valores como ética, justiça, direito e republicanismo. Parece um pesadelo ou um filme de mal gosto. Em meio a este roteiro antes inimaginável de brasileiros que vêem seu país chafurdar cada vez mais no lamaçal da corrupção e do crime organizado, os quais estão cada vez mais institucionalizados. Fico pensando o que será das futuras gerações mais pobres!

  32. O senador não faz parte do governo, não perca seu tempo tentando colar isso nele. Não há corrupção no governo, ou seja, no executivo, governados pelo presidente. Aponte um único caso.

    1. Aponto, o do senador cagao com dinheiro entre as nádegas. Sim, ele fazia parte do governo, erano representante do governo bolsonaro no senado. Dizer q ele nao fazia parte do governo só mostra o quanto vc entende zero da política brasileira. Até um palhaço como eu sabe mais q vc.

  33. tudo junto e misturado como antes. que pecado temos para pagar com os poderes constituídos no Brasil e com a grande mídia. quem irá nos salvar???

  34. O q menos interessa é quem indicou, q importa é q faz parte do governo, e Bolsonaro diz q no governo dele não tem corrupção o q é uma grande falsidade. Foi eleito dizendo combater a corrupção, pra isso efetivamente não fez nada, fomos enganados novamente...!!

    1. Nosso presida bozó deveria estar pulando de alegria, ja pensou se a PF resolvesse fazer o mesmo com o Bezerrinha (lider do governo no senado)? Seria um verdadeiro bunda lelê abarrotado de lobos guará. Mas a lava jato acabou pq nao existe mais corrupção! Sim, sabemos....rs.....

  35. Infelizmente a Crusoe aderiu so quanto pior melhor, tendenciosamente omitiu que o cargo de líder e vice líder do governo na câmara ou no senado sao indicações do partido.

    1. São indicações costuradas sim, mas a escolha final é do presidente. Um governo q se elegeu com a pauta do combate a corrupção pode muito bem exigir dos partidos aliados indicações de senadores mais comprometidos com a honestidade. Seu argumento não justifica o fato de termos lider e vice lider arrolados em diversos problemas com a justiça. O bolso podia ter custurado uma aliança com os políticos alinhados com a ética e honestida, mas preferiu se jogar no colo dos mais sujos do congresso.

  36. Afirmar que o dinheiro na bunca do vice lider do governo no senado significa que Bolsonaro é responsável é achar que seua leitores são todos ignorantes. Ao assinar essa revista pensei que eram imparciais e pelo visto é igual a todos.

    1. E a cereja do bolo, que os defensores do MINTO tentam passar um belo pano e jogar para baixo do tapete, é o fato do senador cagão "que não fazia parte do governo e nem era proximo do bolsonaro", tinha como seu assessor um parente do MINTO ganhando a bagatela de 23 mil reais. Mas isso nao é nada né? Se fosse um parente do 9 dedos a gente ia achar q existia ligação corruptiva, mas se é parente do MINTO então tá tranquilo, foi apenas uma coincidênciazinha qualquer. Brasil acima de tudo!!!! 🇧🇷🇧🇷

    2. Mas existia relação direta do vice lider com o executivo sim, ele fazia parte do governo bolsonaro e representava o mesmo no senado. Infelizmente o mesmo ainda acontece com o atual lider do governo no senado, q tem uma bela ficha corrida de atos corrompidos. Esse governo come mortadela e acha q o arroto sai com cheiro de caviar. Nem cego deixaria de perceber as falacias governamentais, só os q fazem questão de nao ver é q ainda defendem o MINTO.

    3. É José, dizem estar só informando, mas relacionam diretamente o tal vice lider no Senado com o Executivo. O Presidente disse que há 18 vice-líderes apontados por seus respectivos partidos. Governo nesse caso, foi a PF, o Min da Justiça e a CGU que fizeram o flagrante com autorização do STF na casa do senador. A imprensa jamais dará versões balanceadas. É sempre assim e foi também com Temer.

    4. Crusoé está apenas informando. Votei no Bolsonaro NÃO por mérito dele, mas por minhas convicções anti-socialismo de qualquer naipe. NÃO votei nos filhos dele. Confesso nem sabia da quatrilha. Confesso também que tenho vergonha alheia quando sua excelência abre a boca para falar. A corrupção nesse governo salta aos olhos de cegos.

    5. Donizete eu não me sinto chamado de ignorante pela revista, pelo contrário me sinto amplamente bem informado, principalmente do comportamento vergonhoso de Bolsonaro, que infelizmente ajudei a eleger.

  37. Fiz algumas viagens turísticas para o Exterior e nunca me senti muito confortável em dizer-me brasileiro. Com tudo isso que tem acontecido nestes tempos de Brasil desse presidente que infelizmente ajudei a eleger, mais do que desconforto, sentiria vergonha da minha nacionalidade. Por isso, não viajarei mais para terras estrangeiras, excetuada a belíssima Nova Zelândia para onde meu filho mais velho mudou-se em definitivo.

  38. Parabéns, Crusoé pela precisão e minúcias ao fazer o apanhado das patetices e tragédia nacional em que esse Bolsonaro mergulhou o Brasil 🇧🇷

    1. AQUI “Ó” pra você Boçalnero 🤬❗️

  39. Bolsonaro está longe de ser ilibado ( Acho que ninguém no Brasil é). Chico Rodrigues foi nomeado ou eleito ??? Ele faz parte do governo federal?????? Distorção de fatos e datas e isso é tudo dessa matéria. E a reputação do “jornalismo” militante cada vez pior.

  40. Pare com esse estelionato intelectual. Diga-me nesse governo qual o episódio de corrupção? Governo de coalizão é isso, namorar com uma prostituta que todos os dias vai ao cabaré, ela retorna para casa e diz que só dançou não fez sexo lá. No primeiro escalão qual foi o caso de corrupção?

    1. Está enganada, Suzane, não estou defendendo nem criticando lei nenhuma. Onde você viu isso? Só tentei esclarecer que a frase sobre corrupção no Governo Bolsonaro nada tem a ver com as investigações de supostas "rachadinhas" feitas pelo então Deputado Flavio Bolsonaro e outros deputados da Alerj muito antes do ano de 2019 quando começou o governo do atual presidente. Só isso.

    2. Quem é você, Palhaço Bozo, para dizer o que é "mais danoso ao governo"? Sua declaração quanto à falta de ética e honestidade do Presidente e militares do governo é muito forte e, na minha opinião, exigiria provas e condenações antes. Você não é superior a nenhum Juiz ou Corte de Justiça para fazer esse tipo de declaração no dia de hoje com os fatos que temos.

    3. Antônio G, você está defendendo uma lei descarada que só foi feita pra proteger corruptos no Brasil! Atos criminosos, num país decente, são provas suficientes pra destituição de qualquer cargo público, não importando a data de sua execução, pois isso demonstra que aquela pessoa é corrupta e indigna de representar o povo ou de governar, no caso de estar no Executivo. Afinal, não se faz reset de memória, nem de caráter quando se assume um cargo novo...

    4. Correto, caso flavio não é um ato corrupto do governo atual, mas o q se está sendo feito para tentar livrar o senador rachadinha da justiça é tão danoso ao governo quanto atos de corrupção aflorando no mesmo. A maquina pública está sendo rifada para os piores corruptos de nossa política para proteger o filho da justiça e o pai de ser chutado da cadeira presidencial. O povo, a ética e a honestidade nem passam pela cabeça de bozó e dos militares q sentam a mesa com ele. Infelizmente.

    5. O caso Flavio Bolsonaro se refere a supostos crimes cometidos antes de 2019 por Flavio Bolsonaro.

    6. Bla bla bla bolsonarista grotesco, era só um aliado corrupto de distante né? Bem distante, mas que tinha como um de seus assessores um parente próximo do bolsonaro ganhando a bagatela de 22 mil reais. Mas q passagem de pano mais fuleira!!!!! Toma vergonha!!!!!

    7. Concordo. Só ter o cheiro de merda não prova que seja bosta. 😇

  41. O MINTO fala uma coisa e faz outra completamente diferente dando vazão ao que de pior existe na política e nos negócios do país.

    1. Sim, ele conseguiu vestir a carapuça da Dilma com uma semelhança assustadora. E ainda tem a cara de pau da dissimulação do Lula, bem no estilo "não sei de nada, não vi nada e não escutei nada". Sempre bota a culpa nos outros e quando chegar a hora de prestar contas dos 89 mil do Queiroz para a Michele fará tmbm igual ao Lula, botará todo o peso da responsa no colo da mulher.

  42. Existem indivíduos que fazem uma longa enrolação, só para poder incluir o nome do presidente em qualquer escândalo que aparece. São imorais, capciosos, abertamente tendenciosos!

  43. COMO DIRIA DIDI MOCO E MUCUM, NAO SE TRATA DE ROUBO, O SENADOR SO ESTAVA DEPOSITANDO SEU DINHEIRINHO, LITERALMENTE, NA POUPANCA. CACILDES!🤣

  44. Esse senador adotar as velhas práticas dos petralhas (dinheiro na cueca) e até dos traficantes de drogas em penitenciárias (dinheiro no fiofó) é muita falta de criatividade. Difícil imaginar o que esse Chico aí já aprontou em décadas de cargos públicos, eleito pelo povo do seu estado. Triste, repulsivo. Agora, querer jogar no colo do presidente da República as falcatruas dessa gente bandida é forçar a barra além da conta, chega a ser leviandade.

    1. Renan é sempre reeleito por Alagoas, até mesmo depois de renunciar no Senado para não ser cassado, foi reeleito pelo grande povo alagoano. O mesmo com esse Chico. Imagino que será reeleito em Roraima. Culpa de quem?

    2. o TAL, demais é fazer de conta que não enxerga um palmo diante do nariz. Só pode ser de propósito...

    3. Não é leviandade quando o senador cagão é amigo de longa data do bozo, além de ser (era) uma liderança política do bozo no senado (escolhido pelo bozo mesmo com a ficha corrida anterior) e ter entre um de seus assessores um parente do bozo. É muita coincidência casuística ai. Mas cada cabeça uma sentença, para uns a honestidade e integridade é relativa e para outros é absoluta. Uns relativizam para defender o político corrupto de estimação, outros não abrem mão da honestidade.

  45. Que o congresso é podre todo mundo já sabe, não mudou nada, nem mesmo aqueles que acabaram de entrar estão calados, ou melhor estão gostando do esquema. Aí vem um palhaço ministro da economia empurrando de goela abaixo medidas que só empobrecemos a cada dia mais, enquanto todo o clã e os seus familiares estão pendurados em funções em gabinetes ganhando 23 mil reais? Povo vamos para a rua

  46. Otários do meu Brasil varonil. Se há crime, este não não ultrapassará a pessoa do criminoso por isso e exatamente por isso, fiz as considerações nos "comentários". Outro fato que observo é que ao que parece o assinante que paga religiosamente em dia, desde o inicio da revista não pode exercer com liberdade sua visão sobre o assunto. Não disse em nenhum momento que a revista quando acusava alguém não trazia a prova do que estava a dizer. Agora querer impor pecado além do pecador é impróprio.

    1. Claro, o fato de ter um assessor parente do presida é apenas mera coincidência...

    2. Realmente é deplorável que muitos políticos pratiquem esse tipo de atos, mas temos que separar as coisas, quando o Presidente falou de não corrupção no governo(executivo)do qual ele pelo voto da maioria foi eleito, não afirmou que não existiria corrupção no Brasil. O nosso caro articulista lista uma série de exemplos de suspeitas, quero aqui deixar minha opinião, simplesmente opinião, suspeito que o citado é contra o bem do país, mas reafirmo é tão somente uma opinião.

    1. O pior deste Presidente (no qual depositei minha confiança lhe dando meu voto) é a "COVARDIA", não é "CONFIÁVEL", traidor dos que confiaram nele, os eleitores representados por Moro, Mandetta e tantos outros que ele engambelou com o discurso anti-corrupção. Covarde e traidor, os piores defeitos de um homem.

  47. O povo brasileiro não aguenta mais! Passou de todos os limites! Se os congressistas não são capazes de cumprir seus mandatos decentemente, então novas leis para coibir o roubo e a prevaricação devem ser criadas com a maior urgência! O famoso “ dinheiro na cueca “ tornou-se prática recorrente desde que foi inventada. De lá pra cá nada se fez. Apesar da indignação do povo brasileiro nossos juristas insistem em ignorar nossos anseios por uma pátria livre da corrupção e plena de saudáveis ideias!

  48. Falar que a gente tem nojo da política atá agora tinha uma conotação menos nojenta... governo do bozo realmente está conseguindo cavar o fundo do poço do PT! Terra arrazada galera, vamos astear a bandeira de cabeça pra baixo ! isso aqui é o esgoto do esgoto! Dinheiro sujo de merda (literalmente) extraído do rabo de alguém (literalmente) ... MISERICÓRCIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  49. Imagino a cena. A pessoa de quatro, 1 policial de cada lado abrindo as nadegas do dito cujo e outro agente catando as notas dentro do centrão. Retrato do Senado da República.

  50. Desvid-19 é ótima. Engraçado também, o que li ontem no tweeter, sobre a manobra do Chico Rodrigues e após Jair Bolsonaro dizer que em seu governo não tem corrupção: trata-se de CUrrupção, alguém escreveu.

  51. Esse incompetente,desiquilibrado se acha o rei.30 anos de convívio com um congresso infestado de ratazanas,não podia dar em outra coisa.Ate pq a corrupção ta no DNA da FAMILIA METRALHA. Viva o CENTRÃO.

  52. Acorda Ivo Barreto!!! Nós precisamos nos unir em torno das nossas necessidades como sociedade e não ficar defendendo o indefensável.

  53. Corrupção = rachadinhas, aquisição de imóveis com dinheiro vivo, nota fria de combustível com verba do Congresso , funcionário fantasma, brasileiros sacando auxílio do governo sem precisar, uso de aviões da FAB por políticos investigados, etc. # naosomosidiotas # liberaovideopf

  54. Vivemos num país muito perigoso, "governado" por ladrões. A ironia do caso é constatar que dentro do Judiciário se encontram bandidos e assaltantes de altíssima periculosidade. Quem irá afastar os canalhas do STF?

  55. Voces repararam na figurinha do Arthur Lira? Réu por receber propina do ex-presidente da CBTU no passado, hoje é ele quem indica cargos na mesma CBTU, no gov do Bozó. Quem ainda acredita em "no meu gov nao ha corrupção?"

  56. Por isso não adianta vcs fazerem a campanha como estão fazendo. Eu por exemplo que lhes pago religiosamente em dia a assinatura acho que não é por aí, descubram corrupção no governo que é o que desafia Bolsonaro e não no currículo individual dos que vcs arrolam como por exemplo o Kassab, é pecado bem antes. Os crimes e os pecados não se misturam. Se o congresso é cheio de facínoras a culpa é do povo. A imprensa por exemplo silenciou no roubo do PT como afirmou Marcelo e Emilio Odebrecht .

    1. O Palhaço virou palhaço propaganda da Crusoé. Entendo, ele não muito o que fazer no seu dia a dia. Deve estar confinado na quarentena.

    2. Quando você diz imprensa, lembre-se que não dá para incluir aí a Crusoé e o Antagonista que foram um dos principais responsáveis pela desarticulação da quadrilha vermelha ao dar publicidade ao trabalho da PF e do MPF na Lava Jato. Por sinal, o mesmo fazem agora no combate a retórica distorcida e mentirosa do Dilmo.

  57. Seu Crusoé, cada um responde pelos seus atos. Vcs. estão navegando pelos mesmos caminhos da sua ideóloga A globo, ataca em busca de tentar a qualquer custo buscar o sustento. Agora mesmo vcs vão perder um apoio financeiro do mercado financeiro. que vai lhes levar entender que cada um responde pelo seu sustento ou seja, se alguém que está no governo já possuía mácula anterior por ela responde e se alguém no desenvolvimento do governo fizer algo errado por ele responde também e não o governo.

    1. Kkkk o PALHAÇO virou PALHAÇO propaganda da revista Crusoé! E usa palavrões e português pobríssimo.

    2. Bovino IVO, a revista se baseia em jornalismo investigativo que sempre traz na matéria as provas dos crimes delituosos dos facínoras encrustados nos 3 poderes da república. Bem diferente da lavagem de porco consumida pelos mortadelas petistas e gadinhos bolsonaristas que preferem focar a obtenção de informação diretamente de seus políticos corruptos de estimação e senhores de sua razão.

    1. Aluízio, com todo respeito. Analise o histórico dessa família. Olha quem ele está nomeando. Veja quem ele expulsou do governo. Temos que nos unir pelo bem do nosso país tomar o por políticos desonestos.

    2. Não querem envolver, ele está completamente envolvido. Não tem como dissociar. Só a mente dos bovinos para separar algo que já nasceu colado.

  58. Podem chiar, espernear, protestar, o diabo. Enquanto tivermos o eleitorado que temos, teremos os eleitos que temos. Que fazer: proibir reeleições, escolas de aperfeiçoamento para corruptos !!! Sonho de uma note de verão ...

  59. Agora o senador sujou tudo, literalmente. Só tem gente fina apoiando o Bozo, mas fina para roubar dinheiro público, e o pior, recursos destinados ao combate a doenças como a Covid-19. Logo, logo ele também cairá. Desse jeito não tem blindagem que aguente!!! Kkk...

  60. Matéria relevante para entender como funciona a superestrutura cleptocrática. Cleptocracia, como se sabe, é o (des)governo aparelhado por ladrões com o propósito exclusivo de enricar a quadrilha, seus padrinhos e afilhados. Exaltar as "Instituições", qdo de fato não passam de organizações aparelhadas para a gatunagem, é um deboche. A cleptocracia viceja no Estado obeso e disfuncional, sendo encorajada pela geleia real da impunidade, típica de repúblicas bananeiras, onde superabundam chicaneiros.

  61. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” é nossa resposta ao ACORDÃO de BOLSONARO com o ESTABLISHMENT! Não seremos LUDIBRIADOS com o “velho plano de MELHORAS NA ECONOMIA!” Triunfaremos!

  62. Qual seria a explicação psicológica ou filosófica para que um indivíduo que passou 30 anos de ostracismo político, dedicado a construir um patrimônio familiar através do desvio de recursos públicos, em chegando ao supremo poder discricionário sobre imenso volume de recursos, com sua impunidade garantida pelo Sistema, vira-se uma Irmã de Caridade. Não se iludam, há um plano de médio prazo em andamento, G-5 e Casinos, podem ser os objetivos.

  63. A única dúvida que fica, é se o 'nobre' senador se borrou com a chegada da PF ou se havia defecado e não se higienizou adequadamente! As outras informações, são claras, cristalinas! O senador é corrupto e deve ter 'auxiliares' envolvidos.

  64. Ótima matéria! Parabéns aos jornalista e colaboradores pela seriedade dos artigos e por manterem a independência da revista, coisa rara e necessária nos dias atuais.

  65. “aqui não tem corrupção “ tem apenas um novo estilo inaugurado recentemente , o Baú do Mintomaníaco, $$escondido na bunda , num bundalelê ridículo, asqueroso e imoral : um que empenhou $ 15.637.645 para o amigo de convivência de 20 anos, “quase uma união estável “o amigo saudado efusivamente por Flávio Bolsonaro-O Capo da Familícia quando integrou a comitiva presidencial a Israel. Realmente AQUI NÃO TEM CORRUPÇÃO . “ÁETICO E INCOMPATÍVEL COM O PUNDONOR MILITAR “e do mesmo modo na vida civil.

  66. Crusoé só esqueceu de falar que foi numa secretaria Estadual o desvio e que o ministro já foi afastado. Também não falam nada sobre o doriana ter nomeado novamente o seu amigo acusado de corrupção. hipocrisia né. Fala de todos. E informações completas por favor.

    1. A Crusoé necessita retirar os comentários de ódio desse PALHAÇO. É um absurdo tudo o que ele escreve. Deve ser um aposentado sem tarefas q fica escrevendo mensagens de ódio no espaço para comentários.

    2. Gadinhos, façam o imenso favor aos eleitores honestos e conscientes dessa revista. desapareçam daqui. Mas duvido que o DILMO vai deixar vocês sumirem daqui, pois tenho certeza que são orientados a defecar pelos dedos diariamente aqui em defesa do Rei do Gado.

    3. Paulo, a revista gasta 90% do tempo em destruir o Bolsonaro. Não há espaço para muitas outras notícias. Até entrou o Felipe Moura que trabalhava na JovemPan em dedicação exclusiva na malhação do Presidente. Ele nem fala de qq outro assunto. Paulo, melhor mesmo é poupar seu tempo e nem ler as próximas edições. Assinatura anual já está paga, deixa passar e não renova.

    4. "jornalismo" da melhor qualidade. marrom, mas da "melhor qualidade"

    5. muuuuuuuuuu muuuuuuuuuu fale dos inimigos do meu dono e o deixe em paz com suas falcatruas nadegantes!!!! muuuuuu muuuuuu

  67. O Presidente pode estar com a razão ainda. Este caso do Chico Papillon poderia ser enquadrado em Currupção e não na Corrupção que o Presidente comentou.

    1. LavaJato não tem nada a ver com PSDB. LavaJato apura crimes com a Petrobrás e estariam envolvidos PT, PP e MDB.

    2. Leia a matéria "penas voando", que está nesta esição, e satisfaça seu desejo, gado

    3. Então o que vc está fazendo aqui Paulo? Vc paga para ler uma revista com a qual discorda? Ou é pago para vir aqui fazer comentários ridículos? Vá mugir em outro lugar, Crusoé e Antagonista não protegem ninguém.

    4. Uai, leia esta edição mesma até o fim. A matéria "Mais Penas Voando" trata justamente de como Geraldo Alckmin, que de acordo com você deveria ser "queridinho" da Crusoé, dificilmente escapa da Lava Jato agora.

    5. Paulo, se o outro rouba a casa do seu vizinho, ou posso ir na sua casa e pegar o que eu quiser?

    6. Paulo, é muita dissimulação dizer que o PSDB é o queridinho da Crusoé quando todos sabem que ela é fervorosamente a favor da Lava Jato e que tem como um de seus piores inimigos exatamente o grande capo do PSDB, a saber, o supremo boca mole e ídolo de todos os bandidos do colarinho branco. Aproveito para lembrar que esse mesmo supremo boca mole é, agora, um dos que se aliaram ao seu ídolo JB para acabar com a Lava Jato e fazer reinar a impunidade para os crimes de todos os políticos corruptos.

    7. Hipocrisia é querer passar pano para o político corrupto de estimação ao colocar o dedo na ferida de outra quadrilha do colarinho branco. Ao contrário dos bovinos bolsonaristas, os eleitores dessa revista não admitem corrupção e querem ver todos os bandidos do colarinho branco presos! Como mugem irracionalmente os bovinos bolsonaristas, é nojento essa relativização que fazem do ato corrupto e dos conchavos escusos para defender o seu ídolo e dono do rebanho.

  68. Tão chocante quanto a matéria são os comentários de brasileiros que estão cegos ao que se passa nos bastidores do poder. Bolsonaro se rendeu. é um fantoche dos interesses dos políticos que realmente mandam no Brasil.

    1. João — Permita-me discordar. O Bozo não se rendeu aos interesses políticos dos corruptos. O Bozo sempre foi corrupto em toda a sua história parlamentar. Lembre-se que ele veio do partido mais corrupto da história do Brasil. Lembre-se que ele acumulou mais de 66 milhões de reais com nepotismo cruzado e outras artimanhas. Lembre-se que os seus três filhos sempre nunca construíram nada, mas sempre mamaram no dinheiro público. O Bozo é, portanto, uma representação perfeita da política brasileira.

  69. Presidente Bozo hoje fará uma Live extra para dizer que "no seu governo não existe corrupção, pois ela é muito bem escondida entre as nádegas de suas lideranças"...rs...

  70. Aprendemos q era questão de poder.. pouco poder, pouca oportunidade, pouco roubo.. agora muito poder e para permanecer assim na cadeira, vale tudo.. mesmo filme do PT, agora com direção, protagonistas da direita e figurantes antigos por questão de experiência.. Infelizmente, corrupção continua sendo uma arte no Brasil

  71. O que me deixa estarrecida são os comentários de bolsonaristas ainda deslumbrados com o governo. Já fui um deles. Votei em Bolsonaro acreditando em suas promessas a favor da Lava Jato. Mas acordei a tempo. A propósito, não sou esquerdista, nem petista, nem comunista. Sou apenas uma eleitora honesta que acredita em um pais mais honesto para nossos filhos.

    1. Votei em JB no segundo turno mas nunca fui bolsonarista. Diferente da récua retardada que idolatra políticos, eu sempre valorizei o meu poder de voto e suas responsabilidades, a saber, cobrar o político eleito da importância de trabalhar pelas promessas de campanha. Infelizmente os eleitores bolsonaristas se juntaram a récua dos mortadelas petistas que tratam os seus políticos de estimação como jogadores idolatrados de time de futebol. No caso bozista, fazem vista grossa aos erros e a corrupção.

    2. Senhora faço das suas, as minhas palavras. Infelizmente o Brasil é um país que não deu certo. Mas temos que ter esperança e a luta continua.

  72. Parabéns pela excelente matéria, que rememora a ficha corrida de todas as criaturas do Pântano que sugam o dinheiro do contribuinte, pra refrescar a memória curta do brasileiro médio...

    1. Sr Afrânio, um ministro que vem com a mesma missão imposta ao ARAS, que é específicamente blindar os filhos do PRESIDENTE e liquidar com a Lava Jato e ainda seguir determinacoes presidências, em hipótese nenhuma, poderá dar segurança jurídica que precisamos.

  73. A Crusoe acaba de abandonar os trabalhos de correção ortográfica das publicações do KASSIO. A ordem agora é vincular as trapalhadas e desonestidades de um político antigo viciado nos padrões da esquerda ao governo atual. Que sejam presos os desonestos, mas uma gota de ética já era um início pra Crusoe.

    1. E a gadaiada bozista continua a passagem de pano para o seu político corrupto de estimação!!! Afranio, nos conte qual é a graça de esconder dinheiro de corrupção entre as nádegas? Aproveito para perguntar sobre o que motivou o Queiroz a depositar 89 mil na conta da Michele e, para não perder o costume, saber o que o gado bolsonarista acredita que sejam os depósitos em dinheiro fracionado dos senador rachadinha e seus subordinados que não trabalhavam e devolviam 80% do salário?

  74. A Crusoe tem dedicado todo esforço para denegrir a imagem do PR. Observe nessa reportagem as pessoas, as datas de ocorrência de fatos e se há realmente provas conclusivas de vínculo entre atos de corrupção e o período de gestão de Bolsanaro (2019 a 2020). Misturar e distorcer fatos para criar situações tem sido prática desse lixo da esquerda chamado Crusoe.

    1. Qanto mais os mortadelas petistas e os seus irmão siames, bovinos bolsonaristas, tentam diminuir o belo trabalho da Crusoé, mais ela se agiganta!!! Aqui não tem esse negócio de passar pano para o político corrupto a frente das vultosas verbas de comunicação, aqui se faz jornalismo sério e investigativo, doa a quem doer. Enquanto os outros veículos de imprensa se calam, Crusoé se engrandece para o desespero dos medíocres bovinos bolsonaristas. O bolsopetismo nunca conseguirá cooptar essa revista!

    2. Gadinhos piram com o dinheiro de corrupção escondido entre as nádegas!!!!

    3. Quando os alvos eram o PT, Lula e seus corruptos e corruptores, focados por O Antagonista, que deram origem à Crusoé, vocês adoravam. Ninguém dessa manada de jumentos acusava falta de ética etc. Os petistas é que tinham essas acusações. Ah, mas o grupo zurrante ficou como herdeiro do lulo-petismo... Como herdeiro ou com o merdeiro, tanto faz. Chico Rodrigues fornece o material...

    4. quantas pessoas receberam os R$600,00 indevidamente, isso TB é corrupção

    5. Dna Adalcacia, culpar a revista CRUSOE dos desmandos, mentiras e adesões à classe mais podre da política, totalmente lesiva aos interesses nacionais, o Bolsonaro nos trai vergonhosamente. A missão da CRUSOE é nos esclarecer fatos obscuros do governo e a revista o faz com responsabilidade.

    6. Não interessa o período dos malfeitos, o que interessa é que essas pessoas tenham sido escolhidas por um presidente cuja bandeira era de honestidade e combate à corrupção! Como ficam os eleitores que acreditaram e confiaram que ele iria fortalecer esse combate? Fomos traídos da forma mais cínica e o troco virá nas urnas!

    7. Triste fim da Crusoé. Decepcionada ao rumo que tomou. Aguardando ansiosa pelo término desta assinatura inútil.

    8. Presta atenção Afrânio!!! Roubam de merenda e respiradores!!!!

    9. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  75. bolsonaro é aquele velhinho mijando nos pés tropeçando nos chinelos,boquirroto. linguagem de valente,,,só linguagem.portanto a incontinencia desse TRAIDOR é urinaria,fecal,verbal. A forma deste governo é o seu CONTEUDO.

    1. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 muito certo o q disse!

  76. Saímos da era das trevas do PT e entramos na era das névoas do bolsonarismo . Precisamos agora evoluir e melhorar nossas escolhas . Estes lixos precisam ser incinerados .

  77. Puxando tudo da vida de todos fica fácil né , mas neste momento e governo realmente não tem corrupção ,se tem ,são lapsos , matéria direcionada de muito mau gosto ,não ajuda nada o país . Esse governo na média e muito melhor que o anterior , é melhor que a maioria do que já passou pelo planalto , detalhe , só temos 2 anos de governo .

    1. João, Lula tmbm dizia a mesma coisa de seu governo, mas foi pego anos depois e preso. Vai esperar alguns anos para ver tmbm o seu ídolo ser preso por corrupção enquanto era mandatário máximo da nação ou vai exigir e cobrar dele agora que se afaste das más companhias, das más lideranças, das más indicações para cargos chaves dos 3 poderes e etc? Seu papel de eleitor é fiscalizar e cobrar e não passar pano para as falcatruas escondidas entre as nádegas deles.

    2. Se a lista de implicados na Justiça já está desse tamanho em 2 anos, avalie quando completar os 4 anos... Não importa se a corrupção é maior ou menor! O que importa é que votamos nesse grosso e mal-educado pra combater a corrupção, e não pra fazer igualzinho aos outros e ainda desacatar nossa inteligência!

    3. o governo muito melhor que os anteriores né? mas pudera eram do PR dupla Lula e Dilma.Depois de tudo o que emergiu ficou fácil ser melhor, não é. Não sou desfavor do sucesso nem deste governo mas é preciso não colocar as vendas nos olhos. este governo traiu seus eleitores já com o coaf, receita federal, policia federal, mp, ministerio da justica, stf, questão ambiental, desdenhou da pandemia e desrespeitou os falecidos.. Cá pra nós este JB nada mais que um contador de histórias.. Moro 22!!!

    1. Bovino ABILIO, esse discurso não cola mais, essa semana o governo sofreu um baita revés ao ser descoberto que uma liderança do governo Bolsonaro no senado escondia dinheiro de corrupção entre as nádegas.

    2. Aliás qdo irão devolver meu dinheiro da assinatura que não pedi.???

  78. Incrivel o poder investigativo dessa revista. Nao consigo parar de ler...viciante. Melhor que qualquer serie, filme ou novela...pena que tudo isso é no nosso Brasil, bem que poderia ser na Venezuela ou Argentina.

  79. Bolsonaro nada mais é do que mais do mesmo. Apenas lamento a polarização cega do país entre lulistas e bolsonaristas. Os brasileiros que estão descompromissados com políticos e partidos, têm mais chances de avaliar as notícias com isenção, porém são taxados de comunistas, etc. Estes ainda são os que conseguem ter avaliação e reflexão isentas de paixões e que podem fazer a diferença nas eleições de 2022. Excelente matéria.

  80. O sonho do presidente é perfeitamente compreensível e parece ser o verdadeiro do desejo dos brasileiros. Mas que se ver e ouve as reportagens do INTERCEPT BRASIL e de outros órgãos de imprensa sobre as tramas da LAVAJATO perpetradas pela chamada FORÇA TAREFA DE CURITIBA dá um desânimo em muitos brasileiros que sonha com o Estado Democrático de Direito e o Devido Processo Legal. Ilegais, irresponsáveis e sem pudor devem ser os brandidos! Sonha Bolsonaro, pois está vivendo na realidade um pesadelo

    1. Quem diria que veríamos o gado bolsonarista se pautando em sites patrocinados pelo petralhismo de "esquerda" para contra-argumentar e defender o seu ídolo corrupto de direita? Bozismo é igual Petralhismo, são as duas pontas de uma mesma ferradura idiotizante.

    2. Intercept que adultera as mensagens e não intercepta Petistas. kkkk...

    1. Esses generais não valem nada. Desses do governo, o Gen. Santos Cruz foi o único coerente.

    1. Coletano, você é tão submisso e hipócrita que finge não perceber que defende no governo bolsonaro as mesmas práticas governistas de Lula e Dilma. Hoje, defender o governo bolsonaro é o mesmo que defender os governos vermelhos. Que o digam as nádegas cheias de lobos guará.

    2. Não, Coletano, os governos petistas eram péssimos, e foi isso que levou Bolsonaro à presidência: fazer diferente, fazer uma gestão limpa, fortalecer os mecanismos de combate à corrupção! E o que ele está fazendo? Fisiologismo e o enterro das nossas esperanças de ter mandatários honestos!

    3. Era bom porque a Dilma ia nomear Lula como ministro para ter Foto e fugir da prisão...KKK... gado petista e gado Bolsonarista é tudo igual.

  81. Excelente matéria! Mostra-nos o submundo desse governo. Para a afirmação do presidente de que não há mais corrupção, faço um curtíssimo comentário: acabou a corrupção uma ova!

  82. Alguma diferença entre o governo Bolsonaro e os anos petista? Eu não vejo nenhuma. São os mesmos caciques do Centrão só que agora parecem mais articulados em minar todo tipo de investigação e aí entra um sujeito que me dá arrepios, a figura me remete a personagens de Gabriela de Jorge Amado, os coronés de Ilhéus. Aras encampa a figura cuspida e escareada de muitos daqueles senhores que a gente acreditava não existir mais na política ou na polícia, no caso é a PGR mas a atuação tem sido a mesma.

  83. Sobra alguma coisa que possa ser aproveitada dessas pocilgas imundas, fétidas e corruptas em que se transformaram os poderes públicos do nosso país?.

  84. O Brasil não vai mudar nunca, com esse congresso corrupto e um judiciário conivente com essa roubalheira dessa turma. Senão houver prisões e cassação dos mandatos desse pessoal, jamais sairemos desse lamaçal de roubalheira e corrupção.

  85. Não resisto a repetir o desgastado ditado, mas nem por isso inválido, que vovó dizia quando não gostava de alguma amiga minha de colégio: "Diga-me com quem andas, e te direi quem és". Intrigada, eu passava a observar mais a amiga. O presidente sabe muito bem com quem anda -- aliás, escolheu a turma --, não está intrigado e tampouco vai observá-los. Bolsonaro é pura dissimulação. Parabéns, Leite e Serapião!

    1. Além de um desgoverno a quadrilha Bolsonaro só faz destruir o país. Fora bandidos...

Mais notícias
Assine
TOPO