No Itamaraty, duas visões sobre o discurso de Bolsonaro
Um silêncio sepulcral tomou conta dos grupos de diplomatas brasileiros após o discurso de Jair Bolsonaro na abertura da 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Sob reserva, integrantes do Itamaraty lamentaram o teor do pronunciamento, visto como “vergonhoso”, e criticaram especialmente o trecho em que o presidente pede ajuda da comunidade internacional para combater o...
Um silêncio sepulcral tomou conta dos grupos de diplomatas brasileiros após o discurso de Jair Bolsonaro na abertura da 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Sob reserva, integrantes do Itamaraty lamentaram o teor do pronunciamento, visto como “vergonhoso”, e criticaram especialmente o trecho em que o presidente pede ajuda da comunidade internacional para combater o que ele chama de “cristofobia” e classifica o Brasil como um “país cristão”.
Ainda assim, diplomatas acreditam que o texto apresentado por Bolsonaro em 2020 foi “menos pior” do que o discurso realizado no ano passado, quando o presidente aproveitou o palanque para antagonizar com países como França, Alemanha, Cuba e Venezuela. À época, a ala ideológica do governo, em especial o assessor internacional da Presidência Filipe Martins, ajudou o presidente a escrever seu pronunciamento. Neste ano, foram ministros militares que acrescentaram diversos trechos ao discurso, o que contribuiu para um texto “um pouco mais moderado e pragmático”, segundo um embaixador brasileiro ouvido por Crusoé.
A avaliação é que os trechos que mencionam temas relacionados à defesa, paz e segurança são os pontos altos do discurso. Durante o pronunciamento, Bolsonaro falou, por exemplo, do esforço do Brasil para reativar a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, Zopacas, uma demanda antiga das Forças Armadas.
Por outro lado, a resposta de Bolsonaro às críticas sofridas pelo Brasil na seara ambiental e na gestão do governo durante a pandemia é vista como “mentirosa”. No discurso, Bolsonaro culpou indígenas e caboclos por incêndios na Amazônia e no Pantanal, além de repetir que uma decisão do Supremo Tribunal Federal impediu o governo federal de tomar medidas de controle da Covid-19.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Regina
2020-09-23 13:02:53Discurso de um populista primário e rasteiro.
Aguia
2020-09-23 11:03:33O Trump tupiniquim se superou🤬!!!
Jorge
2020-09-23 10:21:51Mas esse sujeitinho medíocre é de um cinismo amador absurdo! É uma Dilmanta esse Presidento com uma diferença, é bem mais maléfico!
FRANCISCO
2020-09-23 10:02:14Vergonhoso é o que podemos dizer a respeito desse discurso. E só culpar os outros por falhas do governo, é no mínimo infantil.
Heloisa
2020-09-23 09:11:19O discurso do apedeuta psicopata na Assembleia Geral da ONU foi uma vergonha internacional e nacional porque os dados contabilizados, os depoimentos sobre a devastação da Amazônia, Pantanal, 138.159 mortos e 4.595.335 contaminados, taxa de 13.3% de desemprego a maior em 3 anos e a corrupção a todo vapor cor
Ney
2020-09-23 08:59:10Parecia aqueles discursos para os idiotas do cercadinho. Um lixo, do tamanho do Brasil
Leandro Domingues
2020-09-23 08:19:15Bolsonaro me dá repulsa ao ouvi-lo, pelas mentiras, falta de caráter, pelo seu perfil vacilante, irresponsável e despreparo. Ninguém na ONU prestou atenção no discurso do mandrião que não tem nada a dizer, pois o Brasil é o 2o em número de mortes pela COVID e o 3o em número absoluto de casos. As pessoas querem ouvir alguém que têm boas práticas/soluções a compartilhar e hoje temos apenas desgraças (queimadas, mortes, desemprego, alianças políticas estranhas).
Jose
2020-09-23 07:18:57Qual foi o impacto do discurso do Bozo na ONU? Nenhum. Sabem por que? Porque ninguém gastou tempo ouvindo uma gravação maltrapilha com um ator ruim que todo mundo sabe que cultua o satanás. O Brasil hoje é visto como pária da humanidade, um país sem respeito e que não se da respeito. Enquanto o Bozo estiver como presidente, ninguém levará o Brasil a sério. Ninguém. Portanto, brasileiros, sejam patriotas pelo menos uma vez na vida: expulsem o Bozo do poder e rasguem esta página podre da história.
Silvana
2020-09-23 01:06:32Fora. Fora Bolsonaro. Volte para o Rio. Para os braços de seus amigos milicianos. Queiroz está morto de saudades. Deixe o Povo em paz. Esqueça o Brasil. Volte para a Barra. Seus amigos milicianos irão vibrar com sua presença nos churrascos de domingo. Deixe o Povo em paz. E pare de acusar pessoas inocentes. Os caboclos e índios são gente decente. Viva o Pantanal. Viva a floresta Amazônica. O Brasileiros não merecem um presidente tão incompetente. Fora. Fora Bolsonaro.
Silvana
2020-09-23 00:55:10Pinóquio fez o maior Sucesso na ONU. 🤣🤣🤣 Que vergonha! Bolsonaro nos envergonha. Ele demonstrou ser um medíocre, despreparado, ignorante, mentiroso, irresponsável e fora da realidade. Bolsonaro MENTIU ao responsabilizar caboclos e índios pelos incêndios. MENTIU ao culpar o STF por impedir o governo federal de atuar no combate à pandemia. MENTIU ao afirmar que houve um aumento de investimentos estrangeiros no país. A verdade é que houve uma FUGA de CAPITAL ESTRANGEIRO de 30%. Fora Bolsonaro