Variedades - Crusoé
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Variedades - Crusoé
Sem resultados
Ver todos os resultados

Eu entendi tarde demais porque nunca se deve coçar os olhos

Por Milena Armando
28/12/2025
Em Geral
0
Eu entendi tarde demais porque nunca se deve coçar os olhos

Foto: Internet

Coçar os olhos pode parecer um gesto inofensivo, mas carrega riscos significativos à saúde ocular. Este hábito, observado em muitos, aumenta o risco de infecções, como a conjuntivite, que afeta milhões de pessoas anualmente.

Especialistas destacam a importância de evitar coçar os olhos para prevenir complicações graves, especialmente em regiões onde condições climáticas e o contato com água aumentam o risco.

O impacto de coçar os olhos

Durante o ato de coçar os olhos, a superfície ocular pode sofrer microlesões. Essas pequenas rupturas se tornam portas abertas para a entrada de agentes infecciosos, elevando a probabilidade de infecções oculares. 

Esse comportamento pode também agravar condições preexistentes, como o ceratocone, doença que afeta a estrutura da córnea.

No contexto diário, as mãos entram em contato com diversas superfícies, carregando germes e bactérias. Ao coçar os olhos com mãos sujas, o risco de contrair infecções como conjuntivite e herpes ocular aumenta. No verão, a situação se agrava. 

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia aponta que infecções oculares podem subir em até 46% devido à combinação de fatores como maior exposição ao sol e contato com águas naturais, exigindo cuidados redobrados.

Ceratocone 

Para quem já sofre de ceratocone, coçar os olhos pode acelerar o afinamento progressivo da córnea, estágio crítico da doença. 

A pressão aplicada ao coçar pode levar a hidropsia, inchaço na córnea que resulta em perda temporária da visão. Estudos confirmam que o hábito de coçar faz parte dos fatores que aceleram este quadro.

Pessoas com ceratocone devem adotar monitoramento oftalmológico. A identificação precoce do progresso da doença pode evitar a necessidade de intervenções invasivas, como o transplante de córnea, destacando a urgência de cessar o ato de coçar os olhos.

Alternativas para aliviar a coceira ocular

Dado o risco de coçar os olhos, métodos seguros para aliviar a coceira são essenciais. Recomenda-se lavar o rosto com água fria e aplicar compressas frias nos olhos. Em casos de irritação persistente, é aconselhável o uso de colírios sob orientação médica.

Manter as mãos limpas e evitar ambientes poluídos são ações diárias que ajudam a prevenir a coceira. Se a irritação continuar, a consulta com um oftalmologista é primordial para tratar corretamente a causa do problema e evitar complicações maiores.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Tags: coçar olhosOLHOSsaúde ocular
Milena Armando

Milena Armando

Jornalista, redatora e revisora.

Próximo post
Foto: creativeart/Freepik

Concerto vs. conserto: a diferença que muita gente não conhece

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira!

Imagem meramente ilustrativa.

Foto:  Helena Jankovičová Kováčová / Pexels

Determinação garante alimentação para crianças afetadas por greve nas escolas infantis

14/05/2026
Show do intervalo do SuperBowl 2022. Foto: Ronald Martinez

Americanos têm aprovação da FIFA e planejam aumentar tempo da final da Copa do Mundo

14/05/2026
Fachada do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Foto: Banco de imagens do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Justiça Federal toma decisão e libera suspeitos investigados na Operação Narco Fluxo

14/05/2026
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Contato

Agradecemos por escolher a “CRUSOÉ”, revista eletrônica de conteúdos jornalísticos de titularidade da “Mare Clausum Publicações Ltda.”, sociedade empresária limitada, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1234 - Jd. Paulistano - São Paulo - SP - CEP 01451-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.163.879/0001-13 e com IE/SEFAZ nº 118.877.810.111.