Como explicar o Botafogo?
Tornou-se impossível analisar o futebol sem estatísticas, mas o jogo insiste em permanecer imprevisível
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro há 10 rodadas. Não tinha uma campanha tão boa desde 2007, quando encabeçou o mesmo campeonato por nove semanas seguidas — naquela ocasião, terminou a temporada em nono lugar. Após amargar três rebaixamentos (2002, 2014 e 2020) e passar quase 30 anos sem um título de expressão, o alvinegro foi ao Allianz Parque no último fim de semana e bateu o poderoso Palmeiras, consolidando uma liderança folgada na tabela. Obviamente a transformação do clube em empresa desempenha algum papel nessa história, mas ninguém em sã consciência teria previsto um resultado tão rápido. É possível, contudo, que algum número ou estatística explique o que está acontecendo. É a tese de Expected Goals (Mudlark), publicado em setembro passado por Rory Smith.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-07-01 11:42:34Botafogo tem um bom time e o Luís fez um bom trabalho. Mas não tem elenco pra liderar o campeonato nem disputar o título.
Amaury G Feitosa
2023-07-01 11:38:46O Botafogo fez um time equilibrado sem estrelas com um treinador que sabe bem utilizar as características dos atletas e para quem gosta de futebol dá gosto ver o time jogar simples e objetivamente ... que façam isto ao meu Vasco.
Eduardo
2023-06-30 12:14:56Não é nada disso: no Botafogo "tudo pode acontecer" até ser rebaixado este ano... Sou flamengista mas, também, do futebol carioca que tinha a Geral do Maracanã (com os seus poetas geraldinos, autênticos torcedores e não os profissionais de hoje). Maracanã destruído pela copa do luloptismo r dos 7 a 1.