Como salvar a verdade na guerra
Em 17 de outubro, quando a reação de Israel contra os terroristas do Hamas entrava em seu 10º dia, correu o mundo a notícia de que um hospital na Faixa de Gaza havia sido atingido por um míssil israelense, causando cerca de 500 mortes. Crusoé e O Antagonista pautaram-se pelo velho adágio de que a...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em 17 de outubro, quando a reação de Israel contra os terroristas do Hamas entrava em seu 10º dia, correu o mundo a notícia de que um hospital na Faixa de Gaza havia sido atingido por um míssil israelense, causando cerca de 500 mortes. Crusoé e O Antagonista pautaram-se pelo velho adágio de que a verdade é a primeira vítima das guerras: como neste momento não existem órgãos independentes capazes de apurar informações dentro de Gaza, não tratamos como confiáveis nem a tese de que Israel era responsável pelo incidente, nem o número de vítimas fornecido por um "ministério da saúde" controlado pelo Hamas. Boa parte dos grandes veículos brasileiros e estrangeiros deixou de lado essa cautela e registrou a história tal como ela havia começado a circular. Nos dias seguintes, os mais corajosos se retrataram, enquanto outros mudaram sua versão inicial sem admitir que haviam sido precipitados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Ariadne
2023-10-29 12:58:17Nunca imaginei ter tanto desprezo a alguns "jornais" q sucumbiram anos de trabalho à divulgação de fake news! A imprensa mundial já contou com maior prestígio da população!!!
JCB
2023-10-29 09:46:35"A primeira vítima da guerra é a verdade!" Mas para mudar isso precisaria ir fundo nesse esquerdismo do Islã. O motivo é mais religioso do que político essa agressão a Israel?
Delei
2023-10-28 09:28:26O mau uso de tantos recursos serve às narrativas infames com as que vimos nos últimos dias, por outro lado há o desmascaramento dos canalhas contumazes.
Dizer, sobre ela, sempre um pouco mais e um pouco melhor.
"A verdade não pode ser dita toda" dizia o psicanalista francês Jacques Lacan, mas ele acrescentou que se pode, sim, dizer dela um pouco mais e um pouco melhor! Parabéns Antagonista!
Renata
2023-10-27 21:34:08Não dá pra salvar o que não existe.
Edson
2023-10-27 07:12:38Creio não ter sido acidental a queda do foguete ao lado do hospital. Foi criado um fato novo exatamente quando Biden iria visitar Israel. Este sim, foi torpedeado pela imprensa dominada pelos esquerdistas.