Negócios à parte
O acirramento do discurso político dos aliados mais radicais de Bolsonaro contra a China pode ser prejudicial ao Brasil, e o problema não é só a balança comercial
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
A pandemia do coronavírus tem suscitado duas visões antagônicas sobre a China. Ao abafar os primeiros casos da Covid-19 em um mercado de frutos do mar em Wuhan, o país comunista postergou as medidas necessárias. A demora permitiu que o vírus se espalhasse e pegasse o mundo de surpresa. Quase 100 mil pessoas morreram com a doença no mundo, o que tem despertado muito rancor contra o regime chinês. Ao mesmo tempo, a China foi o país que mais se lançou para ajudar os demais, enviando médicos, remédios e equipamentos para o exterior. Também é um dos únicos que conseguiram elevar a sua capacidade de produção e está em condições de exportar máscaras, luvas e respiradores. O país ainda será fundamental mais adiante, quando os governos passarem a priorizar a retomada da economia. Como grande comprador de matérias-primas, a China será imprescindível na recuperação do mundo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
LUIZ
2020-04-16 23:03:41PÔ, "menos Batista". Tá levantando muito a bola para a China, garota. Esqueceu do principal, que é a grande e única culpada por essa onda que assolou o planeta inteiro. Desnecessário dizer de sua "omissão" no inicio da pandemia e "otras cositas más".. Agora é a grande benfeitora e salvadora da humanidade?! Não somos idiotas, querida. Menos , por favor.
MARCIO
2020-04-16 10:47:40Qual a opinião do Lula, da Gleise e do restante da quadrilha?
Odete6
2020-04-16 06:52:441 - É impressionante como toda nação tem sua quota de incônscios inoportunos e ignorantes exponenciais, causadores de prejuízos inestimáveis planeta afora. É atraso ignorar a realidade da alternância oscilante de domínio de diversos setores da vida planetária, por diversos países, segundo suas competências num dado momento da história até os dias de hoje, o que com certeza não mais ocorrerá no futuro.
Mario
2020-04-15 22:07:12Entendi, se dá lucro está isento de críticas, fazemos vistas grossas e seguem os negócios. Respeito, honestidade e responsabilidade só devem ser exigidos de quem não tem importância comercial. Podemos propor isso à ONU, sem dúvida adotarão esta nova visão de mundo.
Éder
2020-04-15 19:09:15Abriram as portas do hospício e os internos vieram parar na página de comentários. O Brasil está onde sempre esteve: em uma situação de desvantagem comparativa. É economia básica. A China pára de comprar de nós e compra dos americanos, dos europeus, etc. Compra a preços mais caros, mas compra. E fazemos o que com a nossa superprodução de soja? O mesmo que Getúlio fez com a superprodução de café em 1931: queimar. É a nossa falência certa, mas os Napoleões de Hospício brasileiros não percebem.
Ronaldo
2020-04-15 17:05:22Segundo a autora “a China comunista e’ responsável por 90% dos insumos para o combate ao COVID-19” . Baseada em que? Desde quando ? Isso e’ o típico balão de ensaio dos empresários e politicos que vendem ate’ a própria mae, contanto que haja dinheiro para eles. A revista Crusoe’ defendendo um estrangeiro que faça o que quiser no nosso país e agrida abertamente autoridades constituídas mostra claramente de que lado essa revista e seus editores estão. Cancelando a assinatura imediatamente.
Paulo
2020-04-15 14:23:19Interesses convergentes, sim, mas a relação da China com o Brasil é a de exigir subserviência a ponto desse "embaixadorzinho"deM. querer censurar autoridades no Brasil onde médicos e quem quer que se manifeste é reprimido. Eles precisam de comida, nós vendemos e temos. Eles tem 1,5 bilhões de pessoas para alimentar todo dia, o ocidente tem que ter altivez na negociação com a China. O problema não é o oprimido povo Chinês mas sim seus ditadores, assim como ocorre com os venezuelanos
Cleidi
2020-04-15 00:01:36para Crusoé ditadura rica tem que ser respeitada. o mesmo Crusoé não diz sobre cuba, Venezuela e outras aberrações tipo china, só que pobres
CARLOS
2020-04-14 21:34:18Notaram que a Crusoé não aceita mais comentários no diário ?
Jair Marques Wolff
2020-04-14 20:18:17Os chineses são culpados, sim, por exportar o vírus comunista para o mundo, e estão se aproveitando da crise para ganhar dinheiro. Acho um absurdo seu representante diplomático se mostrar ofendido com a verdade. Graças a mais de vinte anos de governos corruptos no Brasil, o País ficou tão dependente dos comunistas. Esta política de vender o País para os chineses precisa acabar. É hora de diversificar nosso comércio internacional e valorizar nossas riquezas.