XinhuaAo abafar os primeiros casos, a China ajudou a espalhar o vírus. Agora, o mundo infectado precisa da indústria chinesa

Negócios à parte

O acirramento do discurso político dos aliados mais radicais de Bolsonaro contra a China pode ser prejudicial ao Brasil, e o problema não é só a balança comercial
10.04.20

A pandemia do coronavírus tem suscitado duas visões antagônicas sobre a China. Ao abafar os primeiros casos da Covid-19 em um mercado de frutos do mar em Wuhan, o país comunista postergou as medidas necessárias. A demora permitiu que o vírus se espalhasse e pegasse o mundo de surpresa. Quase 100 mil pessoas morreram com a doença no mundo, o que tem despertado muito rancor contra o regime chinês. Ao mesmo tempo, a China foi o país que mais se lançou para ajudar os demais, enviando médicos, remédios e equipamentos para o exterior. Também é um dos únicos que conseguiram elevar a sua capacidade de produção e está em condições de exportar máscaras, luvas e respiradores. O país ainda será fundamental mais adiante, quando os governos passarem a priorizar a retomada da economia. Como grande comprador de matérias-primas, a China será imprescindível na recuperação do mundo.

Esses dois pontos de vista sobre a China estão presentes na sociedade brasileira e dentro do governo. Nos últimos dias, manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro na internet jogaram a culpa da tragédia na China. Logo em seguida, setores mais pragmáticos dentro do governo e no empresariado correram para jogar água na fervura. Entre piadas de mau gosto e acenos de amizade, a impressão é a de que o segundo grupo conseguiu evitar o pior.

A faísca na relação entre os países luziu no último dia 19, quando o deputado Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente Jair Bolsonaro, atribuiu à China a responsabilidade pela pandemia. No sábado, 4, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez publicações em que zombava do sotaque chinês e insinuava supostas vantagens geopolíticas para o país em decorrência da pandemia. As declarações de Eduardo e de Weintraub desencadearam uma guerra ideológica anti-China nas redes sociais. Apoiadores do governo correram para aderir à campanha. Na última segunda-feira, as hashtags #BoicoteaChina e #BoicoteComercialaChinaJa ficaram entre as mais populares do Twitter. Blogueiros bolsonaristas ajudaram a inflar o movimento.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisO embaixador chinês em Brasília, Yang Wanming
O representante do governo de Pequim em Brasília reagiu com indignação. “O lado chinês aguarda uma declaração oficial do lado brasileiro sobre as palavras feitas pelo ministro da Educação, membro do governo brasileiro. Nós estamos cientes de que nossos povos estão do mesmo lado ao resistir às palavras racistas e salvaguardar nossa amizade”, escreveu o embaixador Yang Wanming no Twitter.

O movimento para conter a fúria da militância anti-China veio dos setores que sabem o quanto o país importa para a balança comercial brasileira. Os números são superlativos. Quase um terço de tudo que os brasileiros vendem ao exterior vai para o gigante asiático. Apenas no primeiro trimestre de 2020, o Brasil exportou 14,1 bilhões de dólares para a China. O país é, de longe, o principal destino dos produtos brasileiros no exterior. Para se ter uma ideia, o volume de negócios é quase três vezes maior do que o do nosso segundo maior comprador, os Estados Unidos.

No governo, um dos que correram para conter a situação foi o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que abriu um canal de diálogo direto com Wanming. Como a China produz cerca de 90% dos insumos necessários para lutar contra a Covid-19, uma megaoperação foi montada para trazer 960 toneladas de suprimentos ao Brasil. A aproximação entre Mandetta e Wanming se deu à revelia do Itamaraty. O ministério de Relações Exteriores, que tem como missão a gestão das relações com outros países, acabou tendo de ceder o espaço. O ministro Ernesto Araújo, que tinha saído em defesa de Eduardo Bolsonaro no primeiro embate com os chineses, baixou o tom.

Janaina Duarte/DivulgaçãoJanaina Duarte/DivulgaçãoMina da Vale, em Minas Gerais: 1 milhão de pessoas depende da mineração
Outra frente para apaziguar os ânimos partiu dos empresários. “Em vez de entrar na polêmica, o que fizemos foi mandar sinais para mostrar o grande respeito que temos à história da China e ao povo chinês e nosso amplo interesse de manter essa boa relação comercial, que tem grande espaço para crescer”, diz Paulo Hartung, presidente do Instituto Brasileiro de Árvores. A entidade representa a cadeia produtiva de árvores plantadas com fins industriais e reúne empresas de celulose, um dos principais produtos de exportação do Brasil para a China. Ex-governador do Espírito Santo e com vasta experiência na vida pública, Hartung chamou preventivamente o embaixador José Carlos da Fonseca Júnior para ajudar a aprimorar os negócios internacionais e cuidar da relação com a China. No primeiro trimestre deste ano, praticamente a metade do valor negociado pelas companhias de celulose brasileiras veio da China.

O papel do país asiático também é central na indústria da mineração. Por isso, Vale, CSN e Anglo American mantêm um trabalho de diplomacia empresarial em Pequim. Mais de 80% da produção de minério de ferro brasileira é exportada. E de tudo o que vai para o exterior, 60% têm a China como destino. Cerca de 1 milhão de pessoas vivem em cidades com dependência direta da mineração. Em algumas cidades, a concentração econômica da arrecadação na mineração chega a 90%. “Qualquer interferência em negócios com a China seria uma pancada imensa, que afetaria recursos para a saúde e para a educação desses municípios”, explica Waldir Salvador, consultor de relações internacionais e econômicas da Associação dos Municípios Mineradores. “Quanto mais rápido a China e outros países se reerguerem, melhor para os empresários de setores como o de soja, de carnes e do minério de ferro.”

Para o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, os interesses dos dois países são convergentes. “Três ou quatro anos atrás, na pior fase da crise brasileira, a China investiu cerca de 120 bilhões de dólares no país, emprestou 15 bilhões de dólares para a Petrobras e criou um fundo de 20 bilhões de dólares para infraestrutura”, diz Tang. “Os bons patriotas deveriam apoiar esta relação.” Reconhecer a importância estratégica da China para o Brasil não obriga ninguém a se calar contra a sua vontade. Cérebro e coração têm todo direito de se manifestarem, mas há hora para tudo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. PÔ, "menos Batista". Tá levantando muito a bola para a China, garota. Esqueceu do principal, que é a grande e única culpada por essa onda que assolou o planeta inteiro. Desnecessário dizer de sua "omissão" no inicio da pandemia e "otras cositas más".. Agora é a grande benfeitora e salvadora da humanidade?! Não somos idiotas, querida. Menos , por favor.

    1. Marcio, não estou conseguindo ver os comentários da sessão Diário, será que foram bloqueados? Você os consegue ver?

  2. 1 - É impressionante como toda nação tem sua quota de incônscios inoportunos e ignorantes exponenciais, causadores de prejuízos inestimáveis planeta afora. É atraso ignorar a realidade da alternância oscilante de domínio de diversos setores da vida planetária, por diversos países, segundo suas competências num dado momento da história até os dias de hoje, o que com certeza não mais ocorrerá no futuro.

    1. 8 - Decididamente não é hora de brigar.... é hora de pensar, de refletir, de entender, de dimensionar, de buscar, de todos juntos unirmos forças, mútua valorização, estímulo, motivação, responsabilidade e combatermos o bom combate .... o combate de todas as Ciências por todos nós!....

    2. 7 - Brasileiros, chineses..... o continente europeu, o continente africano, o continente americano, o continente asiático, os continentes ártico e antártico, os continentes ilhéus..... todos povoados pela espécie mais sofisticada da escala ecológica, desafiados e ameaçados por um nano elemento precário, primitivo, que nem unicelular é como o são as bactérias....nem ser vivo é e se reproduz às nossas custas....

    3. 6 - Sobretudo num momento tão dramático para todos nós, o pensamento deve ser de mútua e solidária colaboração, não prioritáriariamente ou tão somente por razões comerciais, é evidente, mas, porque o patamar civilizatório que já alcançamos, embora de modo heterogêneo, demanda a fraternidade como critério decisivo e condição determinante, para sobrevivermos e, para continuarmos juntos a caminhada pelo mistério da nossa existência conjunta.

    4. 5 - Que as discutamos administrativamente, porque em conjunto os povos em si, com a maior certeza, não discutiriam apenas destrutivamente se lhes fosse dada a escolha. Um dia, até isso mudará e, o termo "administrativamente" terá também outro conceito e outra relevância, em nada semelhante ao que temos hoje.

    5. 4 - Entretanto não é escarnecendo e desfazendo uns dos outros que conseguiremos bem conduzir o convívio entre as nações. Até porque, nenhuma delas, nenhum grupo étnico com a beleza de suas particularidades, foge à maravilha da incrivelmente bela diversidade da nossa espécie! Então discutamos nossas posições em relação aos demais, de maneira ética e ponderada, sem provocar nocivos desequilíbrios em nossas relações.

    6. 3 - E já passou da hora em que, divergindo ou convergindo, tenhamos a plena consciência fraterna de que somos todos povos irmãos, que com erros ou acertos é inquestionável que sejamos uma só família, 'ainda' problemática, é verdade, como 'ainda' o é a maioria absoluta das unidades familiares que 'ainda' compõem as sociedades mas, unísona e interdependente.

    7. 2 - Egípcios, romanos, espanhóis, portugueses, ingleses, americanos, árabes, chineses..... inúmeros episódios de domínio alternado e repetitivo, povoam a história terráquea, e nos impõem a compreensão dessas ocorrências. Especialmente em pleno 2020, é obrigatório que se entenda tal fato de maneira inapelavelmente contextualizada!

  3. Entendi, se dá lucro está isento de críticas, fazemos vistas grossas e seguem os negócios. Respeito, honestidade e responsabilidade só devem ser exigidos de quem não tem importância comercial. Podemos propor isso à ONU, sem dúvida adotarão esta nova visão de mundo.

  4. Abriram as portas do hospício e os internos vieram parar na página de comentários. O Brasil está onde sempre esteve: em uma situação de desvantagem comparativa. É economia básica. A China pára de comprar de nós e compra dos americanos, dos europeus, etc. Compra a preços mais caros, mas compra. E fazemos o que com a nossa superprodução de soja? O mesmo que Getúlio fez com a superprodução de café em 1931: queimar. É a nossa falência certa, mas os Napoleões de Hospício brasileiros não percebem.

  5. Segundo a autora “a China comunista e’ responsável por 90% dos insumos para o combate ao COVID-19” . Baseada em que? Desde quando ? Isso e’ o típico balão de ensaio dos empresários e politicos que vendem ate’ a própria mae, contanto que haja dinheiro para eles. A revista Crusoe’ defendendo um estrangeiro que faça o que quiser no nosso país e agrida abertamente autoridades constituídas mostra claramente de que lado essa revista e seus editores estão. Cancelando a assinatura imediatamente.

  6. Interesses convergentes, sim, mas a relação da China com o Brasil é a de exigir subserviência a ponto desse "embaixadorzinho"deM. querer censurar autoridades no Brasil onde médicos e quem quer que se manifeste é reprimido. Eles precisam de comida, nós vendemos e temos. Eles tem 1,5 bilhões de pessoas para alimentar todo dia, o ocidente tem que ter altivez na negociação com a China. O problema não é o oprimido povo Chinês mas sim seus ditadores, assim como ocorre com os venezuelanos

  7. para Crusoé ditadura rica tem que ser respeitada. o mesmo Crusoé não diz sobre cuba, Venezuela e outras aberrações tipo china, só que pobres

  8. Se quiserem saber sobre o expansionismo chinês, acessem o site "Hoje no mundo Militar" e procurem o vídeo: "A militarização do Mar do Sul da China" - a porca imprensa não aborda o assunto, que é de dar medo. A paz mundial realmente ameaçada. Depois divulguem para seus contatos. Todos merecem saber das reais intensões dessa gente.

    1. Essa Helena Mader deveria ver a matéria antes de emitir seu palpite. Fica aqui o convite.

    1. Nas matérias que verifiquei os comentários estavam censurados, vamos acompanhar.

  9. Os chineses são culpados, sim, por exportar o vírus comunista para o mundo, e estão se aproveitando da crise para ganhar dinheiro. Acho um absurdo seu representante diplomático se mostrar ofendido com a verdade. Graças a mais de vinte anos de governos corruptos no Brasil, o País ficou tão dependente dos comunistas. Esta política de vender o País para os chineses precisa acabar. É hora de diversificar nosso comércio internacional e valorizar nossas riquezas.

  10. A jovem jornalista certamente é egressa desses centros de lavagem cerebral que se transformaram as faculdades de jornalismo brasileiras.Isto posto, e para ser breve, é erro estratégico para qualquer negócio, atrelar sua receita a um único cliente, ou ter apenas um fornecedor.Por erros de décadas, e ampliado pelos Petralhas , o Brasil encontra-se neste labirinto.

  11. A China é um grande risco para todos os outros países. Suas ações planejadas, muito bem estudadas e visando uma atuação predatória no mundo, mas sempre encobertas. Seu embaixador no Brasil, um agente de inteligencia que "joga um xadrez" na América Latina, tem objetivos escusos. Mas, infelizmente, o Brasil depende demais da China. Não há como atacar e se defender, em nenhuma esfera. Resta apenas se calar. Essa incapacidade se deve aos políticos corruptos, tiraram nossas chances de melhorias reais

  12. Não tivesse solicitado ontem o cancelamento da minha renovação automática, depois dessa reportagem teria certamente cancelado...vocês também foram comprados pela China Media? Fui para a OESTE, mas não em termos de direção geográfica...

  13. Temos a prova e a contra prova de que a China NÃO é confiável, porém um país que trata seus cidadãos da maneira que os trata merece crédito ? Se Trump for reeleito podem ter certeza que algumas medidas duras serão tomadas pelas nações democráticas do planeta. A China escondeu o vírus e perdeu o controle, ou ainda, com total controle sacrificou quase 4000 chineses para dar um ar de fatalidade as milhares de mortes e desarranjos em todo o planeta. Quem confia na China, além de Dória e o PT ?

    1. Artur, a China vai dominar o mundo segundo previsões feitas a centenas de anos por Nostradamus. Agora me causa espécie essa adoração dos políticos do PT pelo regime chinês tendo em vista que se o partido comunista chinês se instalasse no país, a primeira coisa que faria seria prender, confiscar os bens inclusive de parentes, e até mesmo condenar a morte todos os corruptos da política. Seria o fim dos petralhas.👀

  14. Levar para uma mesa de negociações, notícias de imprensa, ainda mais da imprensa brasileira da atualidade, seria, para China, um tiro no pé. O Brasil é o celeiro que eles não tem. Acordem jornalistas!

  15. O Brasil exporta produtos sem valor agregado, como ferro, soja, milho, madeira e produtos para embalagem, muito pouco industrializados, isto é, exporta mão de obra, e nós aqui desempregados. Vamos repatriar nossas indústrias, vamos trazer de volta nossos empregos.

    1. A China boazinha está ajudando ao combate à crise, superfaturando em até dez vezes. Que lindo os defensores da China, devem estar levando ????

  16. Está na hora do mundo e não somente o Brasil repensar as relações comerciais com a China. Ficou provado que o modelo comercial existente hoje ,precisa ser revisto ,sob pena do mundo continuar escravizado pelo poder chinês.As indústrias nacionais mundiais, precisam ser ressuscitadas. Nesta momento ficou provado que é urgente a tributação dos produtos chineses, em virtude do trabalho escravo que é submetido o povo chinês. Passou da hora...

    1. Concordo, esta crise acabou trazendo também uma grande oportunidade de revermos e reduzirmos a concentração industrial na China. #menoschina.

  17. A China tem um só partido com 90 milhões de membros , estes são senhores feudais , o reto escravos famintos e desassistidos , e vocês querem defender este tipo de parceria?eles precisam tanto de nós como vice versa.

  18. Os chineses dormiram o mundo com a escravidão de seu povo, pagando miseros salários, com isso atraíram as industria e suas tecnologia para seu domínio. Hoje o mundo vive uma pandemia provocada pela falta de higiene alimentar de seu povo. Assim dissimam vírus para o mundo dependente da china. O Brasil precisa buscar novos mercados e reestrutar suas indústrias e ser menos dependente da China como TB de outros países. Temos tudo que o mundo precisa, precisamos ser mais nacionalista e patriotas.

  19. Este pasquim de esquerda torce pela China para poder ficar contra o presidente eleito com 58 milhões de votos Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

    1. Só você não é vergonha Leonardo. Em que mundo você vive ?

  20. e assim, algemados cada vez mais à necessidade da balança comercial, nos sujeitamos ao empoderamento do gigante comunista em nosso país. É só esperarmos para nossa dependência a eles ser cada vez maior, até que, de joelhos, entreguemos a eles este nosso querido Brasil, a pátria do futuro,deles, claro. Não estão comprando apenas matéria prima, não. Grandes extensões de terras, cooperativas agrícolas no sul, usinas termeléticas, empresas de telecomunicação, etc. Só não veem os que não querem.

    1. Compartilho de sua opinião. O governo atual deve ir nesta direção de independência ou morte de nosso Brasil. Vendido nós últimos anos pelos esquerdista que dominaram a nação nós últimos 35 anos.

  21. O problema não está na China, está no Brasil que não diversifica seus mercados para exportação, e tem um parque industrial incapaz de fabricar os produtos mais básicos, tais como máscaras, EPIs e respiradores. Um absurdo essa situação. Será que a China, caso se afaste do Brasil, encontrará um fornecedor de tantas comodities baratas como as que encontra no Brasil?

    1. Ainda e tempo de acordar.. graças ao vírus chinês que alertou o mundo o quantos a China está engolindo todos... Europa,USA,América Latina ou seja o mundo está de joelho para a China.

    2. Marcos é isto mesmo, a esquerda fica repetindo a narrativa que dependemos da China na parceria comercial, a China sim depende do Brasil. Tire deles nossa soja, carne bovina, aves e suínos, minério de ferro etc e veja como ficam. Desmoronam, dependem muito mais do Brasil do que o Brasil da China

    3. Outro problema Carlos é a procura de mão de obra escrava, que levou muitas empresas multinacionais migrarem para a China, em busca de benefício comercial. Agora vamos pagar um preço alto por este erro.

  22. [email protected] Este é o EMail pra solicitar cancelamento de assinatura, ou cancelamento de renovação automática da assinatura. Infelizmente, tive que cancelar. Não aguento tanta parcialidade e valorização de gente desonesta. Além de uma perseguição desproporcional ao Presidente da República. Crusoe, fica com o Dória, Rodrigo Maia, Alcolumbre, Xi Jinping, ONGS, etc... ADEUS.

    1. Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

    2. Demorou, hein! Já vai tarde. Aproveite e leve consigo todo(a)s que não respeitam opiniões divergentes, como deve ser em uma verdadeira Democracia.

    1. Vão sobrar aqui neste pasquim os esquerdistas desocupados fazendo comentários para eles mesmos Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  23. A China com sua ditadura desumana, trabalho escravo, com metas para se tornar a maior do mundo até 2045 nas áreas comercial e militar, e a revista Crusoe ainda acha uma brecha pra falar mal do Presidente do Brasil. Francamente Senhores, tem algo estranho no ar. Cuidado: a ilusão alimenta muito bem a ingenuidade. ADEUS CRUSOE !

    1. Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  24. Acho q a China errou em não divulgar o q estava ocorrendo em Wuhan. Na minha opinião, a China deveria indenizar os países assolados por essa pandemia. Interessante colocar q a economia chinesa anda muito bem obrigado.

    1. Qdo um País tem “traidores, caluniadores, gananciosos, politiqueiros e outros trastes, não há necessidade de outro (s) País (es) nos encurralarem, pois os daqui já fizeram. Comércio sempre existiu e nunca irá acabar, sempre há produto,preço, interesses e por isso as interferências não serão entraves. O curso do jogo segue e as consequências dependerá de outras Nações.

  25. Sra.Helena se o virus tivesse começado nos EUA Donald Trump seria crucificado e morto.A ONU,Oms,Uniao Europeia,a mídia estariam pedindo a sua prisão e cadeira elétrica. Mas como é a CHINA pode. Mentir,esconder, prenderis médicos e até aumentar os preços de MÁSCARAS E RESPIRADORES. Vocês se tornaram um tabloide com militantes políticos. Até tu ANTAGONISTA se rendeu ao NEGÓCIO FINANCEIRO.

    1. Pasquim de última, Gadelha e outros medíocres assinando fofocas com viés comunista Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  26. Impressionante on baixo nível e o horror que este gabinete do ódio deste governo. O Brasil, apesar do baixo nível de educação, não um país de idiotas. Como podemos permitir que idotas comandem o país? Até quando viveremos esta indignidade?Respeitemos e louvemos as exceçoes em algumas pastas e de alguns acessores que têm capacidade de pensar e resiliência para continuar. Estes hão de conduzir o governo até o final e possibilitar ao país seguir seu destino e evoluir.

    1. Geraldo seu infeliz repetidor desta estupidez de gabinete do ódio ... Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

    2. Geraldo seu rato. Desde o governo militar não tínhamos um presidente honesto, zero de corrupção, matando um leão por dia contra os parasitas do erário público, inclusive a globo/china. Tu gosta mesmo é de ladrões, né seu rato.

  27. Não se comentou da necessidade da China? Ela compra porque precisa. O país precisa acordar, desenvolver o mercado interno, montar a indústria de transformação local e não ficar nessa retórica de beneficiar somente os exportadores e ficar falando em balança comercial. É o mesmo discurso do Proálcool que deveria substituir a gasolina e virou massa de manobra do Petrobrás. A QUEM INTERESSA A CRISE ? A China agora é boazinha ajudando a todos ? Conversa fiada !

    1. Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

    2. A China consome muito mais que produz em termos de soja, carne suína e aves. Os produtores brasileiros precisam ficar mais antenados e as cooperativas sondarem estas informações. São os chineses que precisam de nós para sobreviver. Eles levam nosso "ouro" e nos dão "espelhos e miçangas", se é que me entendem.

  28. Reportagem , tenta colocar como o Brasil tivesse que ter mais receio que a China nesse embate deixe de comprar nossos produtos .Acontece que , se não vendermos pra China, primeiramente a situação de abastecimento de alimento deles, primordialmente proteína animal, fica bastante comprometida, como também insumos para indústria do aço. Muito medo.....

    1. Pasquim de esquerda Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  29. Pelo visto, a jornalista parece que acredita nos números oficiais de mortos pela Covid-19 divulgados pelo governo chinês, bem como tudo o que é dito pela ditadura genocida. Quanto ao pragmatismo suicida, espero que o Ocidente acorde para o perigo que representa para a humanidade o regime comunista chinês.

    1. Pasquim de esquerda Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  30. Muito legal ver a quantidade de comentários fomentando a revisão das relações comerciais com a China. Não será uma jornada fácil mas, é possível reduzir drasticamente o comércio com a China e reforçar a indústria no Brasil. Menos produção lá, menos participação deles aqui, menos exportações para lá, menos importações de lá.

    1. Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

    1. deixe dessa boçalidade!! diz que não vai assinar e não pára de ler... abestado

  31. Não aceito essa patacoada de atribuir à China a responsabilidade pela catástrofe que é esse vírus e que acometeu primeiro a própria população chinesa. Eles demoraram para avisar o mundo, é verdade, mas nossa politização da cloroquina também é um exemplo ruim. O embaixador chinês nós deve desculpas pelo caso do Eduardo e o Weintraub deve desculpas no caso atual.

  32. Ridícula e cega a matéria, o vírus é chinês e a China quer acabar com o ocidente, especialmente o Brasil, quer a volta da esquerda na liderança do país. Conta com o apoio de uma imprensa lixo, como essa.

    1. Pasquim de esquerda Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

    1. Pasquim de esquerda Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  33. Epidemia surgida num "mercado de frutos do mar"???? Depois dessa cancelei a renovação da minha assinatura da Crusoé. Vão abafar a verdade junto com os chineses na pqp!

  34. Eu trabalho no setor de mineração e não estou nem aí pra China. Se parar de exportar minério de ferro pra eles estão não tem matéria prima pra fazer metade da indústria deles rodar. Se Brasil, Austrália e África do Sul fizerem um lockout de 12 meses nas exportaçoes de minério pra China metade da indústria deles vai pro saco. Tem que parar de temer os Chineses e passar a enfrenta-los

    1. Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  35. A China está comprando a moralidade das pessoas. Prostituição política. Terminaremos todos submetidos à ditadura do Partido Comunista da China.

    1. Insanidade para vc que já deve ter se rendido à propaganda do Partido Comunista veiculado em nossos meios de comunicação . Ou então já é comunista de carteirinha

  36. NOOOOOSSSSAAAA!! Quanto poder dado aos canais Bolsonaristas!! Agora mesmo, depois dessa reportagem, que a onça vai fumar!’ Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  37. Achou-se está faltando um pouco de maturidade dos novos comentaristas. Ou o Mainardi não está lendo mais a sua própria revista ou estou achando que os chineses já chegaram até ela.

    1. Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

  38. A Crusoé adora uma fofoquinha que possa prejudicar Bolsonaro, mas não falou nada sobre as manifestações em São Paulo contra o Dória. Assinarei a Revista Oeste, onde Ana Paula Henkel escreve depois de deixar a Crusoé. É uma revista com proposta de defesa do Capitalismo e do Conservadorismo.

  39. O problema não são os chineses, que devem ser respeitados por sua cultura, filosofia e criatividade. Foram os chineses que inventaram a bússola, a pólvora e o macarrão! O problema é o PC chinês!

  40. Atenção para a rota da seda.Os chineses emprestam, quando a divida supera 50%, eles se tornam maioria das ações e passam a decidir.Na pratica mandam e dão os rumos da empresa e do pais.CUIDADO!!!!

  41. Os chinas não respeitam contratos. Recentemente tive uma encomenda da "gear best" extraviada e eles se nsgaram a repô-la. Uma raça inconfiável. E têm que ser cobrados pelos danos causados à humanidade.

  42. Ninguém é insubstituível!!! Quem mora em São Paulo e frequenta a 25 de março, sabe bem da arrogância chinesa,em sua grande maioria.

  43. Repetindo: depois de a ditadura comunista ter feito o que fez, escondendo dados, minimizando a capacidade de transmissão do vírus, em suma, fazendo tudo o que as ditaduras fazem, o raciocínio do brasileiro acovardado é: ele me bate, mas nunca deixa faltar nada em casa...

  44. Não concordo. Dependência seja de quem seja é nocivo. Não dá para esquecer que somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Somos o único país com um volume de coisas a serem feitas e detemos em torno de 140 milhões de habitantes tirando uma parcela de mais de 70.milhões , que precisam mudar de vida e serem amparados. A perda Vale será um incentivo para nos descobrirmos e buscarmos outros parceiros que surgirão. A China deve estar preocupada sim, pois a caça lhe escapou das mãos.

  45. A grande verdade é que o mundo ocidental está de joelhos diante do gigante comunista, estamos percebendo tarde demais ou agora vamos começar a reagir?

    1. Após a ditadura chinesa ter escondido dados, o que causou, por certo, milhares de mortes e pânico no mundo todo, o raciocínio parece ser mais ou menos este: ele me bate, mas nunca deixou faltar nada em casa...

  46. De fato, o Partido Comunista Chinês é uma desgraça no termo humanitário e um retrocesso no ponto de vista ideológico. Apesar de apoiar firmemente um distanciamento ideológico com o Gov. Chinês e por consequência apoiar cada vez mais uma aproximação aos valores fundamentais do ocidente, entendo que qualquer mudança de rumo deve ser feita de forma gradual e planejada. Os números não mentem. Hoje dependemos da China. O que precisamos fazer é diversificar a matriz de exportação. Mas isso leva tempo.

    1. Concordo, perfeito! Não adianta espernear, há que ser inteligente e escapar desta armadilha. Os chips e a tecnologia Huawei para 5G devem entrar em nosso rol de preocupações e, até onde posso ver, devem ser recusados, agora é para sempre. Usá-los significa apontar a arma que é deles para a nossa cabeça.

    2. A China é responsável por 20% das nossas exportações, e a maior parte é de meio agropecuário, que logo seria comprado por outros países. Não estamos reféns desse Comunistas.

    1. Para cancelar sua assinatura entre em contato: WhatsApp: (11) 98832-6003 De segunda a sexta das 9h às 18h *Atendimento exclusivo por mensagem de texto. Telefone:(11) 4003-3759 (custo de ligação local) De segunda a sexta das 9h às 18h

    2. Parece que estão colocando estagiários para fazerem as análises consistentes de que tanto necessitamos. Mainardi, fala sério.

    3. Sim . É a China que precisa do Brasil , ela não encontrara outro fornecedor pra os enormes volumes. Crusoé nao pesquisou bem o assunto ,Será que Crusoé passou a ser influenciada pela Globo?

  47. O q deve ficar claro: não estamos contra a China, estamos contra o Partido Comunista chinês, q permitiu mais uma vez o nascimento e disseminação d outra onda d vírus, censurou mídia e cientistas e ignorou a gravidade da situação, plantando informações falsas à OMS, q repetiu a ladainha chinesa e demorou a tomar decisões globais

    1. 😩😩😩😩😩😩😩😩😩😩😩😩😩😩😩

  48. A China encontraria outro fornecedor capaz de vender o enorme volume de soja, ferro,celulose e carnes que o Brasil vende?

  49. Por todo o perigo que a China representa e os cegos não querem ver, o mundo precisa BOICOTAR a China, antes que seja tarde demais.

  50. Excelente e esclarecedor artigo! A estupidez de colocarem a ideologia (pífia) acima dos verdadeiros interesses do País é típica nas Administrações radicais , quer sejam de esquerda ou de direita. Cada vez mais me decepciono com meu voto !!

    1. Entreguista e mentecapto. Va’ a China e veja como e’ a vida por la’

  51. Acho que o chinesa foram descortês com o governo brasileiro. Não vi estes ataques aonoivo Chinês nem a China. Passaram dos limites nas suas reações. Somos apenas um fornecedor de matérias primas extremamente necessárias para eles. Os chineses são reféns da nossa soja e do nosso aço.

  52. Se Hitler estivesse vivo comandando a Alemanha, fosse reaponsável pela disseminação de um vírus que está destruindo a saúde e a economia global, porém, fosse de longe o maior comprador de produtos brasileiros você passaria pano para o Hitler? É uma questão subjetiva. No meu ver princípios valem mais do que dinheiro.

  53. Interessante essa revista Crusoe. A China com uma ditadura desumana, mão de obra escrava, com metas de ser até 2045 o maior do mundo no campo comercial e militar, e a Crusoe preocupada em falar mal do Presidente do Brasil. Onde estão a imparcialidade e o profissionalismo prometido no início ? ADEUS !

  54. É interessante o tanto que a esquerdalha bate nos Estados Unidos, nosso segundo maior parceiro comercial e não têm nenhuma enfatização na imprensa. Agora, com a China, ficam esses debilóides pregando o fim do mundo.

  55. A verdade é que o mundo tem que se preparar para lidar com uma situação muito pior que o Codiv 19 Xi Jiping poderá ser um novo Hitler ,e não adianta o mundo querer ser Avestruz ,o mundo viu o estrago que o Nazismo fez ao mundo

    1. complementando, o China está preocupada com a sua segurança alimentar. Indico assistirem a uma série de 4 videos do Mundo Rural Business no youtube. esclarece com dados oficiais a necessidade da China em atuar na produção, logística e exportação na agropecuária pelo mundo para garantir sua segurança alimentar. inclui o controle da mídia, impondo um medo irracional nas pessoas.

    2. Concordo Clemente. Empresas multinacionais migraram para a China em busca de vantagens decorrentes da mão de obra escrava. Isso tem preço e pode ser bem alto.

  56. em primeiro lugar não podemos desprezar o fato que as últimas epidemias e pandemias tiveram origem na China,isso por si só diz muito. uma pergunta sem resposta está engasgado na garganta do mundo,foi falta de competência sanitária,experimentos de guerra bacteriológica,ou acidente de laboratório em certo momento com perca de controle para evitar o pior. dados para nós deixar em dúvida não yutoube não faltam ,inclusive vídeo de origem italiana de 2015 dos muito a respeito.

  57. Esta matéria que acabei de ler me deu náuseas! Quanto mais se abaixa, mais as nádegas se vêem, para não falar outra coisa. Impressionante a defesa feita a está tirania comunista, como se fosse um país democrático como outro qualquer. Não é. A China nunca mostrou de forma tão clara o que pretende para o futuro deste planeta....

  58. Sei que é difícil, mas podemos fazer nosso protesto de forma benéfica ao Brasil, e em benefício daqueles que trabalham de forma quase escrava, simplesmente boicotando ao máximo os produtos chineses. Vamos pensar 2x antes de entrar em sites internacionais para comprar gadgets. Sei que é difícil, mas é a única forma de punir esse país comunista!

  59. Vou usar a frase mais célebre usada pelo líder mundial mais proeminente e autêntico que já vi em minha vida : “It’s a Chinese Virus!”

  60. Bora falar umas verdades! - A China só é a segunda economia do mundo pois usa um sistema semi-escravagista no trabalho. - A China possui um regime comunista que repreende aqueles que se atrevem a divulgar o que está ocorrendo. Comunismo só funciona através do medo e da repressão. - A China é a única e exclusiva culpada por todo esse pandemônio no planeta, não somente porque o vírus foi “criado” lá, mas por terem escondido do mundo a gravidade da coisa: típico de sistema totalitário.

  61. É fato que o vírus é originário da China, é fato que a China omitiu informações que teriam sido cruciais para conter ou amenizar a pandemia, é fato grave as denúncias de que o governo chinês ao contrário da benemerência citada no artigo, está leiloando material de EPI e respiradores a preços absurdos. O resto é uma ridícula vassalagem a um governo cujo embaixador agride autoridades do legislativo e do executivo que no pleno direito constitucional, cometem o "crime" de dizer a verdade.

    1. E mais, não entendo como empresas que repudiam a "ditadura" tem a desfaçatez de assumir parcerias com um gigante ditador, e vermelho!

  62. A reportagem omitiu os casos de médicos e jornalistas chineses presos por espalhar notícias do virus Alguns morreram outros sumiram. A OMS não recomendou proibir voos da China e repreendeu Trump por fechar fronteiras aos chineses. Se o jornalista esqueceu aproveitamos para relembrar.

  63. notória a irresponsabilidade dos comunistas da China nessa pandemia. ficar misturando comida com culpabilidade só dá a dimensão da escravidão. o a China paga a conta ou chinesinho paga.

  64. Nobre jornalista, sua matéria é interessante, Brasil precisa sim da China,como parceiro comercial,mas a China, se eles romperem comercialmente com o Brasil, aonde irão comprar alimentos, para seu povo! fica a pergunta! A China se omitiu informações sobre o coronavirus,tem sim que ser penalizado,pelo mundo!

  65. Sinceramente, o politicamente correto em situações como essa dia um tanto ridículo. Em mesa de gente grande, as pessoas deveriam ter mais maturidade para se comportar. Dar nome aos bois muitas vezes pode incomodar, mas não deixa de ser verdade. O Brasil deveria ser mais ousado em suas negociações, impor mais, uma vez que somos TAMBÉM necessários. Não vão vender máscaras pra nós, ok, também não tem soja. Por que precisamos ser tão tímidos e pacatos. Não é travar uma guerra econômica, mas mostrar

  66. A inteligência passou longe dos filhos do Presidente, acredito que seja DNA. Por outro lado se a China é nosso maior cliente, o Brasil é um dos maiores fornecedores da China. A relação, em qualquer nível, precisa ser igual para que as nações sejam respeitadas como parceiros. Ah. votei no Bolsonaro e a se manterem os nomes que estão por aí, votarei de novo apesar dele estar bem longe do estadista que precisamos, simplesmente tem bons princípios e valores e trabalha com gente do bem e boa!

    1. Exatamente, é assim que deveríamos olha para a situação.

  67. Desta vez a China cometeu um crime contra a humanidade e deve ser julgada no Tribunal Internacional, haja visto que atingiu o mundo todo, o povo jamais vai esquecer o que ela fez, que sirva de lição para não haver novo problema pois este não foi o primeiro nem segundo, mais as milhares de vidas ceifadas tem preço?

    1. Essa balança comercial com a China, exportação de matéria prima, deixa claro o que foi feito com a indústria nacional nos últimos 20 anos. Precisamos e retomar a industrialização do país , com parcerias e regras firmes. Matéria prima não nos falta, minérios, pedras preciosas, agricultura, energia elétrica, criatividade. Estamos carentes de parceiros ( temos comparsas) que ajudem a alavancar o país

  68. As.leituras que este jornal tem.feito.dos fatos , há muito, deixaram de ser isentas. Decepção. Peço.que a Crusoé pesquise os.principais produtos.agrícolas produzidos pela China e compare com a sua necessidade de consumo. Depois disso , veja quem depende realmente de quem. Perceba a infinidade de bocas que a China tem que alimentar.

    1. E completo, lembrando à jornalista que deve ser imparcial .

    2. Falando em leitura, procure ler sobre oferta, procura e concorrência, depois disso vai entender melhor sobre comércio internacional!

  69. Sem precisar escrever muito: se houver fome na China, haverá dificuldades do governo chinês manter a harmonia do sistema político e social.

  70. A China deve ficar em isolamento perpétua, não há perdão para a guerra biológica que aconteceu no Ocidente. O vírus é chinês!!! Interessante que cidades prósperas e próximas como Pequin, Changai e adjacente não foram afetadas. Quantos contaminados? Quantos mortos? O Eduardo, não simpatizo com ele, tem razão o vírus é chinês!!!!!!!!!

  71. Por + q a jornalista "esquerdopata"se esforce, ň convence.A China cometeu 1 crime e deve indenizar as famílias dos milhares de mortos e pior fará muitos + pelos meses q se seguem, sem contar os mortos oriundos da fome.Agora q o problema dela está sanado, vende os equipamentos necessários, quando ela deveria doá-los como 1 pedido d desculpa, mas como falta humildade este embaixador ñ cala a boca, sem contar o amontoado d porcarias chinesas q estão acabando c/nossas indústrias.O Br tem q continua

  72. Para uma país que tanto demanda recursos, a China também, depende e muito, dos ricos recursos brasileiros... Paremos também, de achar que não temos importância na relação comercial Brasil-China... Cuidado com a Agorafobia

  73. Engraçado, a reportagem coloca que, por ser um grande parceiro comercial, deve-se então, tudo aceitar de errado em toda essa história que levou o mundo à atual situação... Com certeza, a China deverá ser responsabilizada pelos outros países... Fingir outra condição é de uma hipocrisia sem fim.... Fazer isso, é igual pedir o fim do isolamento social em prol da economia...

  74. Quem defende parcerias com a China deve saber que eles só cumprem o que prometem enquanto as coisas correm do jeito que eles querem. Vejam no YouTube o documentário: “O MUNDO SEGUNDO XI JIMPING” Façam um esforço e vejam, são 50 minutos e vocês entenderão o que a China quer do Ocidente.

    1. Assisti e tudo ficou mais claro, recomendo aos Antagonistas. Em breve estarei cancelando a assinatura.

  75. A China produziu um crime contra a humanidade. Ao permitir e tolerar de forma recidivante hábitos culinários selvagens e esconder a pandemia, vai matar milhares de pessoas e produzir uma crise mundial sem precedentes. Deve ser denunciada e julgada em tribunal internacional e indenizar os países prejudicados igual a Alemanha nazista.

  76. A China tem ambição hegemônica e o Brasil é alvo prioritário. Quer dominar para garantir fartura alimentar e vender produtos de alto valor agregado.

  77. CHINA está LUCRANDO bilhões com o vírus chinês, metendo a faca nos preço da EPIs e RESPIRADORES, amigo do Povo Brasileiro não é. Abramos os olhos nosso bem não querem só Dinheiro e nossa matéria prima

  78. Ou os paises que negociam com a China revejam suas politicas econômicas de modo a proteger suas soberanias, ou vamos ficar de joelhos aos comunistas que querem dominar o mundo. Há dependência de ambos os lados. É preciso que os governos se posicionem ante essa ameaça comuna.

  79. Os filhos do JB são tao inuteis que vão trocar de nome, o Carluxo por exemplo vai trocar até o sobrenome vai ser registrado JACINTO..... JACINTO PINTO DURÃO

  80. Toda unanimidade é burra”, Nelson Rodrigues. Toda reportagem da Crusoe é contra o Presidente do Brasil. O maior erro na guerra é achar que o inimigo está sempre errado. Endentei Crusoe ? ADEUS !

  81. Então as potências comerciais mundiais estão livres de quaisquer sansões simplesmente porque são importantes para o comércio e parcerias mundiais? Lógico que não se pode levar a coisa para o lado ideológico, mas da responsabilidade legal. Se se impõem normas, diretrizes para um planeta sadio, acusando uns e outros países de desmatamento, destruição dos mares, de faunas e floras, por outro lado fica-se livre para destruir a humanidade e países? É essa a lógica?

  82. Talvez...talvez, Nosso PR Chapolin Colorado já tem um plano vai vender uns 5 Kg de niobio+5Kg de Grafeno+5 Kg de pilulas do Cancer....e....voi a la O Paulo Guedes volta a sorrir $$$$$ sobrando no caixa. NÃO PRIEMOS CANICO

  83. Como diz Jesus, o técnico do Flamengo: Está em outro patamar. São só negócios! Como dizem os mafiosos investidores que dominam a opinião mundial por meio dos seus robôs humanos ou mecânicos. Salve (no sentido duplo) a aldeia global. Senhores o dinheiro não tem pátria. Nem vida...

  84. Manter bom relacionamento com nossos parceiros em termos de negócios é uma coisa;Se submeter a um país comunista e ditatorial é outra.Talvez essa pandemia venha a abrir os olhos dos países democráticos que têm que agir de forma a depender menos desse país(não é confiável) e tornar as empresas de seus países mais competitivas.O vírus é chinês sim senhor.

  85. Ninguem me prova o contrário a respeito da culpabilidade da China nesta pandemia que assola o planeta. Desde o momento que ocultaram a existencia da virose, estudos produzindo um virus muito mais prejudicial aos humanos... etc... agora os caras entram vendendo todos os produtos de prevenção e comprando as empresas falidas do mundo inteiro a preços inferiores antes da virose. Me engana que eu gosto !!!

  86. Impressionante as atitudes de Bolsonaro. Afaga as imbecilidades do filho, se cala ante as do Ministro "da Educação", mas ameaça aqueles que tem dado qualidade ao seu governo. Eventualmente, Guedes; antes, Moro, agora Mandetta, apesar de tudo o que tem feito para enfrentar a pandemia; quando chegará a vez de Tereza Cristina e Tarcisio?. O que se passa na cabeça de um homem que, ao invés de se vangloriar por ter escolhido pessoas de qualidade, fica atacando, desmerecendo e ameaçando?

    1. Ou seja, o sucesso dos ministros deste governo, e consequentemente do povo, representa o insucesso do Bolsonaro. O sucesso do Bolsonaro, a permanecer a lógica, representa a infelicidade do povo.

  87. O Brasil, assim como já fizeram os EUA, Reino Unido e Índia, tem que ingressar com uma ação indenizatória contra a China. Pois há fortes evidências que o vírus foi desenvolvido em laboratório em Wuhan, e foi de lá que partiu a disseminação. Temos que fazer a China pagar por sua guerra biológica. O Partido Comunista Chinês tem que ser responsabilizado e afastado do governo Chinês. Ou pagam a indenização a todos os países afetados. É a oportunidade de libertação do povo Chinês.

    1. Concordo plenamente com você Valdecir. Os comunistas já chegaram à conclusão de que não não conseguirão dominar o mundo através do discurso ideológico gasto e desacreditado. Principalmente depois da queda do muro de Berlim e do esfacelamento do Arquipélago Gullag. Então preparam a dominação através da GUERRA BIOLÓGICA. Razão pela qual recebem incondicional apoio dos nossos patrícios esquerdopatas. Nenhuma dúvida sobre o desenvolvimento da PESTE CORONA nos laboratórios de Wuham. vírus made in Chi

  88. Agora imagina um futuro próximo só imagina acabou todos os recursos minerais do brasil e agora esse dia é hoje o pais não consegue viver sem explorar recursos naturais cade as industrias desse pais que nunca se industrializa esse país esta fadado ao fracasso!

  89. Ótima reportagem da Helena Mader, porém, o relacionamento com um país com 1.350.000.000 habitantes onde só vale a opinião de 1 homem, o presidente do único partido político, admitamos, será sempre conflituosa. Por motivos óbvios.

    1. Não devemos abaixar a cabeça pois onde eles vão arrumar comida é minérios de ferro

  90. Quando o Eduardo Bolsonaro falou isso, foi linchado, o STF se manifestou contra e o David Alcolumbre pediu desculpas ao governo chinês....

  91. Nós brasileiros temos muito carinho e admiração pelo povo e a cultura milenar chinesa, mas temos muito medo do PCC (Pártico Comunista Chinês). Omitiu informações sobre o início da epidemia e só o fez após os chineses espalhados no mundo voltarem infectados da viagem à China para o Ano Novo Chinês. Após "autorizar" a OMS classificar como pandemia, começou a aparecer como "bonzinho" se disponibilizando a "ajudar" os países, aproveitando-se comercialmente destes em desespero com o vírus CHINÊS.

    1. O PCC (Partido Comunista Chinês) está se infiltrando por capilaridade nos países pretendendo dominar o mundo. Fiquemos de olho no perigo comunista!

  92. E o Brasil vai mais uma vez na direção oposta do Mundo. Esta surgindo um movimento mundial nos paises desenvolvidos que perceberam o risco da dependencia chinesa. Este movimento levará a forte substituição das imprtações chinesas nos proximos anos. Os motivos são obvios, imaginar que pode confiar em acordos com governos autoritarios é de uma ingenuidade atroz. O Brasil poderia aproveitar este movimento e se colocar como uma alternativa a varios produtos e insumos, bastando se modernizar

    1. joão, teu comentario é preciso. Infelizmente somos admnistrados por incompetentes e oportunistas. O pos covid 19 vai mostrar o que roubaram nesta pandemia

    2. É por ai mesmo, o Brasil é uma excelente alternativa seja nas áreas agrícola, industrial e serviços. Temos que manter a pressão neste sentido.

  93. Pra cada morte pelo vírus chinês, deveria ser morto 10 chineses. Eles mataram milhões de recém-nascido do sexo feminino. Com o apoio do governo. Essa raça precisa de um contra ataque. O mundo teria que proibir a circulação desses vermes.

  94. Esses filhos do Bolsonaro... O que eu mais me antipático é com o Flávio. Ele se acha Ainda bem que não deu certo ele na embaixada dos EUA

  95. E ainda esses jornalistas safados querem que mantenhamos acordos econômicos com esses genocidas. Os caras causam a desgraça pra venderem a solução e vc ainda tem que agradecer a gentileza! Vão pra merda!

  96. Muito ruim essa matéria. Não cita a mentirada da China no início dos casos; a falta de ações, que poderia evitar em até 95% (Science) a transmissão; a censura e repressão e sumiço de quem tentou avisar; nem a desconfiança, com fortes evidências, da origem do Vírus; nem as ligações com a vacilona OMS. Parece que tudo sai de cabeça de bolsonaristas ou 'militância anti China'. Pobre. O mundo tá pagando preço altíssimo por transigir com a ditadura. Tomara se toque. Mas matérias assim não ajudam

    1. Isso mesmo! Matéria tendenciosa ! Não podemos vender a alma á China . Que nos sirva de lição para sairmos dessa dependência .

  97. ao presidente e sua familia e o governo chinês tem comprado parte da midia também no Brasil. Vocês foram beneficiados por isdo? O tom de vocês contra o governo tem aumentado ....

  98. A Crusoe deixou de ser uma revista imparcial, que combatia atos até do Presidente do Supremo, para ser uma constante opositora ideológica do Presidente Jair Bossanaro.

  99. Liberal é mesmo uma desgraça! Negociar com ditadura genocida é o mesmo que suicidio! Ninguém ficou rico negociando com a China, a China ficou rica negociando com os EUA!

  100. infelizmente vocês deixaram escapar as vendas vultuosas de insumos do agronegócio a preços baixos para a China, na queda da bolsa de valores. parecem desconhecer problemas de atrazos de pagamento a agricultores paranaenses. A China errou escondendo o vírus, ecistem reportagens da Italia de 2015 que citam que os chineses trabalhavam neste virus à época. E sim, a China se beneficiou economicamente com o virus, sem que sua economia tenha sido afetada. O embaixador chinês proferiu palavras ofensivas

  101. Quando vi a foto desta reportagem, pensei que a jornalista fosse falar dos projetos do ditador chinês, para tornar a China a maior potência comercial e militar do mundo em vinte anos. Ledo engano. É apenas mais uma reportagem falando mal do Presidente do Brasil.

  102. Incrível a ignorância das pessoas sobre o que é geoestratégica e sobre o que é a China. Por sorte, em breve, nos livraremos desses lunáticos Bolso/Olavistas. Estão causando um mal enorme ao Brasil.

    1. Falou certo Eduardo, bolsoolavistas e lulopetistas e = a ignorância sega , e cachorro mordendo o próprio rabo.

  103. depois do covid19 não existem mais argumentos que justifiquem defender a china, mesmo que empregue milhões. chegou a hora da china e desse embaixadeco pagarem pelo que fazem.

    1. Não se trata de defender a China mas de reconhecer sua enorme importância no mundo de hoje.

  104. A balança de interesses tem duas mãos. Chinês precisam comer e construir e para tanto precisam do Brasil. Estrago na economia já fizeram sem deixar de comprar. Quebramos a economia com a omissão dos chineses.

  105. O mundo pós covis-19 com certeza vai rever a relação com a China. A China também vai mudar com a mesma crise. E evidente que não existe transparência ( nem na data de início da pandemia e nem na quantidade de infectados e óbitos). A verdade foi bem mais dura com o povo Chinês e a falta de transparência deixou demais países despreparados. Teremos um novo ponto de equilíbrio e, espero eu, um mundo melhor pós crise.

  106. O peço do respirador antes da crise $10 hoje $50, se isso não for aproveitar da crise, dê uma explicação. Mais de 1 bilhão de pessoas, local do epicentro da pandemia, pouco mais de 3000 óbitos, são números confiáveis, por aqui quando se fala em cuidar dos doentes sem matar os sadios é taxado de louco, mas falar que o único que sairá mais rico do que quando começou a pandemia é China, pisa do calo da esquerda mundial.

  107. Grandes empresas internacionais migraram para a China em busca de mão de obra escrava. Hoje o mundo amarga o fortalecimento da ditadura chinesa, que nada respeita além de seus limites territoriais. Esse é o problema. Simples assim. Crusoe procura defeitos em Bossanaro e esquece o mundo. Tá ficando feio Crusoe !

  108. Comento sem nem ao menos conseguir ler esse lamentável texto até o fim . Esse vírus tem pai e mãe que precisam responder pelos estragos

  109. Parabéns pela matéria. e expressando uma opinião pessoal minha, a China também depende de produtos do Brasil (pela qualidade e volume). Um depende do outro.

    1. Vender commodities trás prosperidade para uma parcela muito pequena da nação, melhor seria verticalizar, hoje esta relação está invertida, mandamos matéria prima para eles e depois compramos produto industrializado .

    2. O que à população dos Estados Unidos deve falar da China. Acredito muito que estão levando ao extremo. Se estavam trazendo de volta as atividades industriais de volta, agora então.

    1. Tudo em nome do lucro. Agora que o governo e diversos setores privilegiados com esse comércio tem que desembolsar é isso que presenciamos.

  110. Por que vocês da Crusoe só acham desvantagens em tudo ligado ao Presidente do Brasil ? Bossanaro nomeou os melhores ministros, com critérios técnicos, rompeu práticas de corrupção, hoje na pandemia está ajudando pessoas e empresas. Bossanaro é um marco. Já a Crusoe é um negócio da China ?

  111. Senhora Helena Mander agira senhira coloca a China como a salvadora do mundo e que se insurgur contra ela sera será condenado. Ridícula e estapafúrdia sua análise. Medíocre e idiotas nós nao somos. A China omitiu, escondeu e mentiu. Está se aproveitando do mundo e ganhando muito dinheiro. Espalhou o VIRUS sim e a senhira quer se oessamis desculpas por termos pego o VIRUS? devemos ficar de quatro? E a china ser inocentada? Só posso pensar em matéria de militante IDEOLÓGICO Comunista.Vergonha!

    1. Gostaria de acrescentar: Escrotos; Vermes; Filhos de uma égua; Sanguessugas; Mentirosos; Só fazem merda; Com essa última acabaram de vestir a carapuça.

  112. Pelo seu raciocínio a china é a salvadora do Brasil. Porque compra comodites. Não te ocorrre que eles PRECISAM e sem elas não funcionam. Hein. Hein.

  113. Você acha que o presidente brasileiro e seus militantes influenciaram a notícia abaixo dada no jornal americano, Helena Mader? https://www.washingtonpost.com/opinions/2020/04/09/china-should-be-legally-liable-pandemic-damage-it-has-done/

  114. O governo Chinês foi mentiroso e inescrupuloso, causaram milhares de mortes e caos económico, não são confiáveis quando falamos de vidas humanas imagine nós negócios. O Brasil não tem que ter medo, tem que fazer o jogo duro para preservar a nação, isso passa por associações estratégicas com os maiores países produtores de commodites como USA, Australia etc. Eles não vão deixar de comprar do Brasil porque precisam e nós podemos fazer com que eles paguem mais caro para nós compensar.

  115. O vírus chinês provocou todo esse holocausto, a ONU teria por obrigação fazer a China ressarcir toda a humanidade. Não fosse a ONU comunista. Pior que o estado islâmico, que o Bin Aladim, os porcos comunistas chineses, vão sair ilesos da maior tragédia provocada por um regime. O bestial Presidente francês, que se revoltou com a queimada na Amazônia, nada fala agora, vendo seus compatriotas sendo queimados pelo vírus chinês aos milhares? Por muito menos o Japão levou 2 bombas atômicas.

  116. Vão se informar melhor. A China tem 1 bilhão e 400 milhões de bocas pra alimentar e não tem opções além de Brasil e USA. A imprensa comunista e políticos além de comunistas e corruptos escondem a real situação. O comunismo tem que ser extirpado da face da terra e esperava que a Crusoé contribuísse pra isso. Não precisam ficam com medinho de ofender a China. Ela não tem pra onde correr. Se Informem melhor lendo a rural business. Agora é a hora do Brasil sair na frente e falar a verdade.

  117. Eu gostaria de ver a reporter lá na china, fazendo a reportagem com todas as suas colocações. Será que teria o mesmo destino dos dois colegas que denunciaram o democrático governo chinês e que os nobres colegas daqui não disseram uma única palavra. Hipocrita.

  118. Não sei o que ministro educação tem de palpitar sobre a China . Deveria cuidar educação , para estar entrando em área que não é dele , não deve estar cuidando da sua área.. Parte do presidente colocá-lo no seu caixote , principalmente os filhos .

  119. Cada país defende seus interesses. Já passou a hora do Brasil se reposicionar de anão di(lma)plomatico para um gigante em relações exteriores. Vamos defender os interesses nacionais. Construir indústrias e alavancar a tecnologia interna. Temos excelentes engenheiros e pesquisadores.

    1. Quem sabe depois dessa pandemia o mundo acorde e algumas coisas mudem com relação a China

    2. Quem sabe depois dessa pandemia o mundo acorde e alguma coisa mude

  120. Tudo no seu tempo mas, diminuir as transações comerciais com a China é muito importante. Menos produção lá, menos investimentos deles aqui, menos importações deles e, menos exportações para eles. É um regime perigoso e nada confiável.

    1. É como dizer, não foi nada não! Por enquanto, só morreram em torno de 1.000.000 de pessoas, vitimadas pelo vírus ação, o qual deveria ter sido combatido logo quê surgiu, conforme alertou o médico/pesquisador e, pagou com à própria vida. Imagine uma ditadura quê pra se estabelecer fez sucumbiu 70.000.000 de pessoas, escraviza 1.000.000.000 de pessoas, tem que ser tratada com parcimônia por nós humanos sobreviventes. Eh muito sangue de barata e falta caráter.

    2. É URGENTE REATIVAR A PRODUÇÃO NACIONAL EM TODOS OS SEGUIMENTOS,PRIMÁRIOS E INDUSTRIAIS .PRECISAMOS FORTALECER NOSSO PAÍS. TEMOS CONDIÇÕES DE TER OFERTAS E DEMANDAS LOCAIS.MINHA GENTE: ACORDEM.

  121. O Partido Comunista Chinês não é confiável. Mandetta pediu ajuda e não levou nada. Há que se ter extremo cuidado com esses aportes de verba ou "ajuda" da China. Não existe almoço grátis.

    1. Com certeza! Pelo que vi, eles já deixaram bem de lado a questão humanitária. Já se fala até em leilão de respiradores. Meu sentimento também é que eles deveriam ser responsabilizados pelos danos causados pelo vírus. Foram, no mínimo, irresponsáveis

    2. China é para o lixo. Ñ tem dignidade. País que trata seu povo como escravo.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO