Guerra fria entre os poderes
Inquérito de Dias Toffoli, CPI da Lava Toga, insatisfação dos chefes do Congresso com o Planalto, fúria nas redes sociais: o temor de uma onda autoritária leva os poderosos de Brasília a se armar. O risco real até aqui é que tudo acabe servindo para que nada mude
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Existem diferentes tipos de táticas para superar o inimigo. As mais óbvias envolvem ataques frontais e o uso da força. Outras medidas são mais sutis e podem transformar a disputa numa espécie de guerra fria. Em Brasília, por vezes o confronto é explícito. Mas quando as partes envolvidas são poderes da República que, em conflito, têm o condão de provocar um desarranjo capaz de interditar o país, o jogo é muito mais delicado. Nas últimas semanas, vieram à luz lances da cena política nacional que, somados à atmosfera reinante nos bastidores da capital, indicam estar em curso um conflito velado entre Executivo, Legislativo e Judiciário. O pano de fundo é o temor de que o estilo agressivo da ala mais radical do governo, aliado à fúria de militantes na internet e à ação de parlamentares da chamada nova política, possam resultar em um inédito enfrentamento. As partes que se veem como possíveis alvos se armam.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jazz
2019-03-28 14:13:53Três traidores e um presidente que quer fazer desse país algo melhor.
Georges
2019-03-27 17:01:22Para mudar o Brasil é necessário o Apoio do Povo nas ruas, a guerra está grande, e se continuarmos somente assistindo e lendo, o País vai continuar o mesmo. o STF intocável, o Parlamento corrupto e o Executivo sem poder desempenhar para o que foi eleito. É necessário irmos para as ruas, lembrem que 2013 e 2016 ajudaram a mudar algo, agora precisamos terminar o que ali se iniciou.
PAULO
2019-03-27 08:32:45OS PODERES DA REPÚBLICA ESTÃO EM ESTADO ADIANTADÍSSIMO DE PUTREFAÇÃO. PAUPÉRRIMA NAÇÃO! EM NOME DA GOVERNABILIDADE o ¨EXECUTIVO¨IMPLORA AO CONGRESSO NACIONAL PARA VOTAR AS REFORMAS NECESSÁRIAS E URGENTÍSSIMAS, O CONGRESSO INSISTE EM QUERER O TOMA LÁ DÁ CÁ, ISTO É OBSERVADO A OLHO NU, E O JUDICIÁRIO COM SUAS DECISÕES DUVIDOSAS , COOPERA PA A INSEGURANÇA JURÍDICA ( PRENDE, SOLTA, SOLTA PRENDE) INDEFINIDAMENTE, O LEIGO COMO EU NÃO ENTENDE ALGO QUE SÓ BENEFICIA AOS ENDINHEIRADOS , ENQUANTO O
Laerte
2019-03-27 07:36:52Mais uma vez o povo está sendo ameaçado pelo Congresso, é muito criança o Maia dizer q estão atacando sem reformas, imagina com os cofres cheios! Então o Presidente não pode fazer nada para o bem do Brasil, tem q ficar assim, melhor para todos, quem são "todos"? Ficar jeito q está? Nenhum governo irá restabelecer nosso País, principalmente qdo dizem q a democracia "corre risco", que democracia é essa? Hoje sim, não temos democracia, a verdade veio através do STF!
José
2019-03-27 07:21:43Vcs fizeram matérias sobre os 2 ministros e suas respectivas mulheres e agora estão se borrando
Dêniel
2019-03-27 05:42:42Quer dizer que a responsabilidade por querer tornar o judiciário ético e a política ética é de quem se posiciona contra a corrupção? (Não estou falando de crimes de ameaça). Vocês se tornaram como a extrema imprensa, passando pano em ladrões, vocês tem lado e deve ser o do PSDB.
EDMAR
2019-03-26 18:23:06Os políticos tradicionais e grande parte do judiciário, principalmente no supremo, estão acostumados a olharem só para o umbigo e o povo não aguenta mais isso. Abram os olhos e prestem atenção na população de um modo geral, pois a mesma não aguenta mais esse autoritarismo e saqueamento da nação. Basta. Lembrem eles que quem paga seus salários, é toda a população brasileira.
JOSE CARLOS
2019-03-26 16:11:57Não sou do círculo dos bolsonaristas da internet e nem de nenhum grupo radical.Mas sou a favor da Lava Toga e da Lava Jato.Lugar de bandido é na cadeia ou fóra do país.Não da mais para suportar a velha política e uma justiça que nunca funcionou.A hora é agora sim
Jose arimatea
2019-03-26 12:44:56Essa crise está muito longe de uma solução, pois seus agentes tem muito maus conselheiros: Rodrigues Maia, tem como conselheiros seus, os Ministros Gilmar Mendes e Toffoli; Bolsanaro escolheu seus filhos, ja o STF, os mais mal avaliados pela sociedade, nem conselheiro tem, como missão, escolhei atiçar ás intrigas. Isso é o samba do crioulo doido.
JOSE
2019-03-26 07:58:58Passar a limpo um processo que envolve algumas pessoas com interesses escusos sempre exige coragem, determinação e inteligência dos seus promotores. Imaginem passar a limpo as instituições públicas de um país tão enlameadas como as do Brasil?!! É preciso ser feito - com os recursos legais - e haverá muito esperneio e "ranger de dentes": para isso foram eleitos Bolsonato e os novos parlamentares