Cartas do Brasil real
Enquanto Brasília gira em torno de crises detonadas por falsas questões, os brasileiros sentem os graves problemas da vida real. Correspondências enviadas a Jair Bolsonaro formam um retrato dos dramas vividos longe da bolha do poder
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
O desempregado Paulo Manoel dos Reis não se preocupa com a tecnologia das urnas eletrônicas nem acompanha o escarcéu dos políticos que questionam a segurança das eleições. “Tenho 64 anos, dois filhos e ganho 720 reais por mês. Pago 400 de aluguel, luz, água, e não sobra nada”, diz o paranaense, sempre alheio à rotina política de Brasília. O carpinteiro José Ricardo Nascimento vive em Crato, no sertão cearense, e enfrenta realidade semelhante: os seus rendimentos desaparecem nos primeiros dias do mês. Ele não quer saber de crise entre os poderes nem conhece os ministros do Supremo Tribunal Federal. Tem apenas um pedido a Jair Bolsonaro: que o presidente tenha “compaixão” com os aposentados do país. João Ferreira Lopes da Silva começa a arar a terra bem antes do alvorecer, mas nunca conseguiu comprar casa própria. “Eu sou lavrador e não tenho onde morar”, conta o maranhense, em meio à batalha pela sobrevivência na zona rural de Codó. Nas idas e vindas de pau de arara, João e seus colegas nunca conversaram sobre “ruptura institucional” – os temas políticos se resumem às reclamações sobre a inflação alta e a paralisia dos programas habitacionais do governo. Os infortúnios de Paulo, José e João fazem parte da rotina da maioria dos 210 milhões de brasileiros. Enquanto em Brasília o mundo político gasta tempo e energia em debates supérfluos, muitas vezes deflagrados por premissas falsas, como o voto impresso, pelo Brasil afora as pessoas enfrentam problemas tangíveis. Crusoé obteve cópia de uma centena de cartas enviadas ao presidente por cidadãos comuns que, juntas, formam um retrato do drama de quem vive fora da bolha do poder. Eis algumas das súplicas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
VARLICE
2021-08-26 10:48:31Como não se condoer e se solidarizar com cada um e rodos esses brasileiros que, pelo teor de suas cartas, mostram ainda não perder as esperanças! Fui às lágrimas ao me colocar na situação de cada um deles. Infelizmente, esse Brasil real vive seu drama à parte da Ilha da Fantasia que é a capital federal.
Cleidi
2021-08-26 00:17:15que triste, país da desesperança
MARCOS
2021-08-25 17:59:21Eu sei o que os políticos vão fazer com o papel das cartas. Vão limpar a b.
José
2021-08-25 16:08:15Patrik, você faz essa reportagem destacando as agruras dos cidadãos e tem a coragem de dizer que a discussão sobre o voto impresso - você quis dizer voto auditável - é supérflua?!!! Como é que está terrivel realidade vai mudar se a gente vota em quem presta e elege quem não presta?! Com suas eloquentes palavras? Você está fazendo parte desse jogo sujo de transparecer compaixao enquanto disfarça a realidade que - já que é inteligente - sabe que sem mudança não muda. Escute sua consciência
Flávio
2021-08-24 22:04:33A verdadeira realidade do povo brasileiro!
Rosely
2021-08-24 21:04:10Triste ver a ingenuidade do povo, acreditando que o Capetão sem coração vai se condoer! O Capetão só sabe proteger a sua Familicia! O resto do povo, que morra!! Que Deus ajude o povo brasileiro a sair das trevas em que o desgovernado meteu o país! Vai pra cadeia, Capetão! Volta pra cadeia, Luladrão! 3a. via minimamente honesta urgente!
Márcia Correia de Ca
2021-08-24 07:09:29Como podemos ter acesso a essas pessoas? Vocês têm endereço ou algum contato delas? Posso ajudar muitas.
NEY DARIO KAMINSKI
2021-08-23 18:33:40Ok, o que não falta no país são exemplos de pobreza e de desespero! Mas afinal, qual brasileiro não quer a certeza de seu voto? Soltam um bandido numa manobra patética, fazem fakenews para dizer é auditável e segura só para manter um sistema arcaico de 25 anos, confabulam com líderes de partidos e esperam mesmo que a gente acredite nas urnas e nesses ministros???
Luis
2021-08-23 14:30:57Uma das melhores e mais sensatas reportagens feitas pela Crusoé. Parabéns pelo trabalho!
Ricardo
2021-08-23 08:34:05Os atores são diferentes, mas o Teatro Brasil permanece o mesmo. Os políticos continuam fingindo que atuam pelo povo e nós continuamos a lhes dar votos. Estamos no sexto presidente após a redemocratização e o país continua a ser o mesmo. Quem deve mudar são os políticos ou nós?