Eike e os bancos

03.04.20

No acordo de delação premiada fechado recentemente com o Ministério Público, Eike Batista diz ter contado com a ajuda de grandes bancos para esconder transações financeiras que fez no exterior. As operações eram usadas, diz o empresário, para manipular o mercado: ele atuava na compra e venda de ações das suas próprias empresas sem se identificar. Como tinha informações internas antes dos outros investidores, Eike sabia quais ativos iriam valorizar ou não e, assim, fraudava a lógica do sistema. Ele cita seis instituições brasileiras e estrangeiras com as quais teria contado nessas operações, conhecidas como P-Notes: JP Morgan, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Credit Suisse, ItaúBBA e BTG Pactual. A soma dos valores chega a 1 bilhão de reais. Há, no mercado, um certo temor com a possibilidade de as declarações de Eike acabarem levando as autoridades a fazer uma devassa nesse tipo de transação e, por consequência, à descoberta de outros tubarões que usaram do mesmo expediente.

Alan Marques/FolhapressAlan Marques/FolhapressEike diz que bancos o ajudaram a manipular mercado de ações

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As jogadas relatadas pelo "magoX eikeX" , são apenas um tênue reflexo de um telúrico big bang ! Só para avivar a memória, um notório já disse que ali não é lugar para freiras, lembram-se ?

  2. Apesar dos méritos da CVM, na fiscalização do mercado. O capital, no Brasil ainda continua na mão de poucos, será que mudaremos de estágio para passarmos a ter companhias sem que o "dono" seja o majoritário, ou quase isso?

  3. O mais curioso é que o papai do Midas, que lhe deu o mapa da mina, era preocupadíssimo com os pobres, a ponto de ser comunista, daí sua amizade com o Ji Ximping, onde quem não manda é escravo, pobre, dai também gostarem tanto de pobres, os comunistas. Há um segredo que ainda não foi revelado, é onde fica o buraco negro onde se esconde toneladas de ouro roubadas no mundo inteiro.

  4. Alguém sempre vai ter "the inside information"... Não há como isso ser contido... Talvez com pessoas de caráter e probas é que essa prática que existe há séculos nos mercados financeiros, possa ser minimizada... Quem já pesquisou a história da família Rockefeller sabe... A lisura deve ser tanto de dentro pra fora como também, dos operadores que recebem a informação... É da natureza humana a Lei de Gerson

  5. Com a palavra a BOLSA DE VALORES, como é que pode um MANIPULADOR travestido de INVESTIDOR e não de ESPECULADOR que até admissível operar; com beneplácito de INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, registradas no BANCO CENTRAL e no MERCADO, e até dar nome a operação P-NOTES? Fraudar o mercado e os acionistas impunemente sem ser incomodado? Será que a resistência em encaminhar o COAF para o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA não seria por estas e outras razões? A LAVA JATO pode! mas não pode tudo. INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL

  6. É preciso ver quanto Lula e os juízes do STF como Gilomar Mendes, Lewandowski e Toffoli levaram de propina neste capítulo da triste história da corrupção nessa época...

  7. Esse cidadão tem o toque de Midas desde a época em que o pai, Eliezer Baptista, era ministro de minas e energia: ele passava todos os locais “premiados” para o filho comprar os direitos de exploração e vender a preço de ouro para as mineradoras. Ratos típicos do Brasil!

    1. Eliezer fez o levantamento de minas em todo território nacional e conscientemente o filho investiu nessas áreas. Brasil de ontem, hoje é infelizmente parece ser o de amanhã, caso os cidadãos de bens permaneçam a margem da política.

  8. Esse dinheiro pertence à Nação, à Educação, à Saúde, à Habitação, ao Desenvolvimento Econômico, Social e Político do Povo Brasileiro, e à sua Paz e Justiça.

  9. não conheço a íntegra do acordo do Eike, mas era óbvio que essa mão de Midas se devia a colaboração de muitas outras instituições, bancos, governos, corretoras, doleiros, bolsas, e quadrilhas inteiras de corruptos. Donde, se o Brasil pretende ter futuro, será preciso investigar doméstica e internacionalmente, e cobrar a devolução dos trilhões roubados ao Tesouro Nacional, inclusive tudo aquilo que foi sacado do BNDES.

  10. A Lava-Jato foi cortada no seu ápice! Se estivesse a pleno vapor muita mutreta ainda estaria sendo revelada. E a Lava-Toga não decolou por conta dessa derrubada! Duplo prejuízo!

  11. Não fosse o Flávio Rachid Bolsoasno, a operação lava jato estaria a pleno vapor. Mas, pra defender o filhote, Bolsoasno fez de tudo pra travar qualquer investigação. Bolsoasno, a segunda alma mais honesta desse mundo. Só perde pro Lula.

    1. A parte que cabe ao Executivo vai muito bem, obrigado: Moro e a Polícia Federal. E, principalmente, não se têm notícias que Bolsonaro e seus ministros tenham cometido corrupção. Da imprensa podre nenhuma palavra a respeito.

    2. Essa corja de FDP vivem de demonizar Bolsonaro e idolatrar o Lula ladrão, vão ter que nos engolir, se não aguentar peida.

    3. AMIGO DO PEITO DE LULA E VC AINDA QUER FALAR DOS OUTROS

    4. Bozzo protegendo seus bananinhas, amigo do Toffoli, agora do Gilmar e futuramente de toda escória esquerdista. O PIOR MEBRO DO BOM GOVERNO BOLSONARO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

    5. Tem gente que tem fixação pelo Presidente. O cara rouba no governo petista, mas a culpa é do Bolssonaro.

  12. A Lava-Jato nunca acabará...... Nosso país foi tomado pelo câncer da corrupção. Por isso, esse governo merece continuar, essa mancha não existe, e dá esperança no povo em termos uma nação próspera e com gente honesta.

    1. Parabéns Avelino! Exemplo: ahh! .. O Bolsonaro peidou! Então a bolsa de valores caiu! É isso!

  13. Atenção Bancos BRADESCO, ITAÚ, SANTANDER e todos os outros: chegou a hora de DEVOLVEREM ao menos METADE dos BILHÕES de Reais dos LUCROS TRIMESTRAIS que obtiveram, conforme declarado em seus balancetes, oriundos dos ABUSIVOS JUROS cobrados de Pessoas Físicas e Jurídicas, afim de auxiliar na presente catástrofe para o povo brasileiro. É questão MORAL! Queremos ver "QUEM PRESTA e QUEM NÃO VALE NADA". Entendido?

  14. Que é um psicopata manipulador não há dúvida, só achei que 1Bi dividido por seis enormes bancos dá uma média abaixo de 200Mi... é muito pouco para as instituições citadas!

  15. Esta vai ser uma das mais violentas e contundentes delação de todos os tempos. LulaLivre que se prepare pra mais 100 anos de cadeia.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO