DiogoMainardina ilha do desespero

A marcha dos avatares

23.05.19

Os milicianos digitais bolsonaristas me atazanam desde o ano passado. Estão sempre pairando aqui em volta, como o pólen que me faz espirrar. No caso do pólen, um spray nasal estanca a coriza. Viva o Flexallegra! No caso dos milicianos digitais bolsonaristas, é preciso esperar a primavera passar.

Apesar de ser atazanado permanentemente pelos milicianos digitais bolsonaristas, tenho de pedir-lhes desculpas. Algum tempo atrás, com o nariz escorrendo, eu os comparei aos milicianos digitais lulistas, que me atazanam desde o século passado. Mas não é nada disso. Os milicianos digitais lulistas são pagos para executar uma tarefa. E eles a executam de maneira ordenada, tentando emporcalhar seus opositores a partir de um comando central. Os militantes digitais bolsonaristas são o oposto: eles tiram dinheiro do bolso para morrer – tristemente – no campo de batalha virtual.

Sim, de vez em quando descobrimos um bengalês ou um paquistanês pago – não se sabe por quem – para impulsionar uma hashtag bolsonarista. E há também os tuiteiros mercenários, instalados nos gabinetes palacianos em cargos comissionados, pagos pelos contribuintes. Mas a imensa maioria dos milicianos digitais bolsonaristas não é assim. É uma gente que se imola espontaneamente, sacrificando a própria existência em estado de absoluta confusão mental, que só consegue prejudicar a causa pela qual combate.

Nos últimos dias, os milicianos digitais bolsonaristas prometeram fechar o Congresso Nacional e o STF. Jair Bolsonaro, que também é um miliciano digital bolsonarista, apoiou o discurso incendiário. A imprensa fez editoriais alarmados sobre o risco de ruptura institucional. É claro, porém, que esse risco não existe. A única ruptura que pode ocorrer é no próprio bolsonarismo, como mostraram os ataques fratricidas a todos aqueles que se opuseram a essa estupidez suicida, em particular Janaina Paschoal, Danilo Gentili, Lobão e o MBL.

Os olavistas e os templários resolveram marchar neste domingo. É bom que eles saiam às ruas. Nas trincheiras obscuras da internet, os avatares parecem mais perigosos do que realmente são. Quando eles aparecerem nas ruas, o medo vai se dissipar. Atchim.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lamento sem grosseiro comentário sobre os brasileiros que votaram em Bolsonaro na esperança de resgatar o respeito, o crescimento de economia e dizimar a corrupção no país. Talvez sejamos uns sonhadores nacionalistas mas, melhor do que fazer parte de uma esquerda corrupta que depenou a nossa economia envergonhando o nosso país do ponto de vista

    1. O comentário foi sobre os milicianos bolsonaristas da internet que queriam fechar o congresso e o STF . Imagino que esses aí xinguem o Antagonista e a Crusoe o tempo todo. Talvez por causa das críticas da Janaina, Lobão , Gentili, Antagonista , a manifestação se transformou em pro Bolsonaro e se espalhou pelo Brasil

    2. Correção do teclado: Lamento seu grosseiro comentário...

    3. do ponto de vista moral, atingindo as crianças e grupo familiar. Ainda estamos acreditamos que o país pode melhorar, precisamos manter a esperança!...

  2. Impressionante a miopia quase cegueira de um comentarista que outrora já foi sensato. Parece que perdeu o rumo do bonsenso. Será que foi picado pelo mosquito Anti-Brasil? Será que foi seduzido pelo lado obscuro da esquerda Irresponsável? Talvez esteja seguindo orientação de uma chefia em troca de uns trocadinhos. Vai com Deus e seja feliz. Estou me despedindo.

  3. Não consigo entender o medo de uma manifestação pacífica de apoio às medidas tomadas pelo presidente. Alguém pode me explicar? Não precisa apoiar o movimento, mas condenar de forma veemente e ofender os apoiadores (que sustentam esse pasquim eletrônico) é pedir um final melancólico como a Rede Globst. A propósito, Janaína pediu desculpas.

    1. Em tempo, o medicamento contra coriza tem algum efeito colateral?

  4. É no mínimo intrigante quando alguém desqualifica tanto sua audiência com adjetivações pueris e destila ironias como um alambique contra ela. Se não é afetado pelo ativismo patriótico dos que votam e lutam por auroras mais oportunas ao nosso povo que, tão subjugado, tão marginalizado do debate público e que hoje, responde às velhas oligarquias e monopólios da comunicação de massa. Porque desperdiça tanta energia com avatares insignificantes? Suas narinas crescem à medidas pinoquiais. Vírus?

  5. Diogo, este comentário esta fora de contesto, mas faço-o aproveitando a comunicação com um importante formador de opiniões. Apesar de evitar a Globo, que tem um brilhante quadro de jornalistas, mas que hoje dá a impressão de apenas agirem como marionetes sob comando de seus dirigentes, assisti ontem na GNews a entrevista com o ministro Luiz Roberto Barroso. Achei brilhante, e espero intensa repercussão por parte da Crusoé. Servirá para julgar se acertei ao assinar a revista recentemente

  6. Creio ser normal o Diogo estar chateado com Bolsonaristas. Creio também que seria benéfico para o país e para o bom jornalismo, ao qual o Diogo faz parte, que o Mainardi se esforçasse em compreender o posicionamento de quem defende a proposta bolsomarista. Diferente do lulopetismo que defende um personagem caricato, mas travestido de ideia, nós defendemos, não uma ideia ou personagem, mas a defesa da sanidade mental de uma nação.

    1. E esperança sempre evita revoluções. Pois alivia a pressão por mudanças. Se o povo francês tivesse visto uma luz ao final do túnel, talvez, não teria havido a famosa revolução francesa.

    2. continua.O país foi arrasado, economicamente, culturalmente, moralmente e mentalmente. Com isto, não basta a implementação de um plano liberal econômico. As causas do problema brasileiro não são econômicas, a economia é apenas consequência. Um governo apenas economicamente liberal não é o suficiente para colocar o país nos trilhos. O país necessita de um choque cultural, no passado o Brasil só mudou de rumo por revoluções e golpes de estado. Na verdade o Gov Bol está dando esperança.

  7. Não sei quem é mais inócuo! Os Avatares ou Bolsonaro Olavo ainda conseguia causar estrago antes de fugir! Não sei se por descrença, estupidez ou sanidade; insanidade Todos em agressão ao vazio Alguns seguem a maré, outros encaminham a própria vida Mas o antagonista fiel é sempre positivo

  8. Mainardi o que mais tu precisa constatar depois de domingo para entender que tu perdeste o tino dos fatos. Confundir tuas predileções pessoais com análise de dados e fatos é sinal de algum tipo de déficit cognitivo ou pura questão Freudiana. Reflita ... tu és mais inteligente que isto.

  9. Diogo, não é hora de se retratar? Vi uma multidão ordeira indo às ruas neste domingo exercendo sua cidadania em dia de descanso, pleiteando ações imperativas que tanta oposição tem encontrado! E o que sucedeu mostra como a manifestação foi importante! A ela faça-se justiça!

  10. Isso é jeito de falar com seus clientes? Tá maluco? "Miliciano digital"? MBL, Janaína e Lobão é que fizeram ataques mentirosos gratuitos, que aguentem as consequências. Não renovarei minha assinatura, prefiro Terça Livre.

  11. Ótima análise, Diogo. Obriga-nos a pensar enquanto a maioria aqui atira pedras e impropérios. A simples discordância não basta? Latir e babar raiva não faz ninguém ser melhor compreendido.

    1. Marco, acertou na mosca. Já faz um tempo que o Diogo só late e baba raiva. Está na hora de parar.

  12. Diogo,sou assinante da Crusoé e não estou gostando dos seus comentários sobre o nosso Presidente e os seus seguidores. Está com medo de falar a verdade sobre o STF e o Congresso ? Estas instituições são importantes para a Democracia,porém,grande parte dos seus membros denigrem a sua imagem,estão impedindo a governabilidade e o desenvolvimento do país. Diogo,eu esperava mais de você,está me decepcionando.

  13. Diogo, desde Veja leio seus comentários ácidos e inteligentes. Nunca imaginei que a burrice brasileira chegasse a tal ponto, atingindo todas as classes sociais. Diante disso cinco ano todos brasileiros assistir o filme IDIOCRACIA. Está tudo lá! A burrice e a estupidez venceu! Não há direita,não há esquerda, há idiotice pura!

  14. Diogo, que pena, sofreu uma recaída. Parece um autista. Não é nada do que você falou. Talvez o tempo fora do país lhe perturbou o julgamento, talvez o tratamento que você estava fazendo para melhorar tenha dado errado, ou o remédio ansiolítico já estava vencido. Rebobina e tenta novamente. Pensei que você estava melhorando e no caminho certo. Não importa: reconhece a queda, e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Aguardo suas melhoras.

    1. Perdão pela possível ofensa. Não usei como pejorativo, mas para descrever quem vive num universo próprio. Deveria ter usado alienado. Reitero minhas desculpas.

    2. José, sem Crusoé e sem Mainardi e sem Bolsonaro.:seu comentário sobre o colunista " parecer um autista" mostra seu total desconhecimento do que seja Autismo. Informe-se e respeite, autismo não aparece no pré natal, e como avó de uma autista, leia o livro do Mainardi sobre seu filho, quem sabe aprenda a respeitar. Triste, autismo não e adjetivo.

  15. Diogo , Que tal deixar de picuinha . Não tem nada disso aí que escreveu . Estamos apoiando o presidente Bolsonaro pq ele está no caminho certo . Deixa o homem trabalhar ! Nos ajuda aí Diogo ! Por que gosto muito desta frase : " Brasil acima de tudo e Deus acima de todos " mas também porque quero te irritar ..

  16. Não sou um bolsonarista mas concordo com a defesa feita por eles ao seu ídolo. Temos de acreditar em alguém para mudar o país. Assinei a Cruzoé na esperança de ler coisas mais importantes do que esta, quando elas estiverem acontecendo. Até agora nada. Acho que escolhi mal. Vou espirrar fora!

  17. Sou fã de suas colocações. Contudo as vezes se perde um pouco nas colocações, ou simplesmente não temos o mesmo olhar para os fatos. Mas verdade seja dita, fomos às Ruas domingo pq há um embate de parte do Legislativo aliados a parte do STF contra a governabilidade do presidente. Obvio o desejo de mantde o Brasil como colônia!!!

    1. Efeito manada da população, usadas para o bem! Às vezes, para o mal!

  18. acho que o Diogo está junto com o centrão... quer ver o Brasil pegar fogo .. . é uma pena! Sempre achei que o Bolsonaro não poderia fazer muita coisa já que as verdadeiras elites do país não querem perder a teta. Por isto mesmo estou gostando do governo, está fazendo o que pode...

  19. Meu caro Diogo, você é um dos que aprecio no Conection, seus comentários apimentados com ironias e analogias pertinentes. Não sou bolsonarista nem olavista, e muito menos avatar, sou monarquista e apoio este governo por ver nele os ideais mais consentâneos com os que aspiramos, os monarquistas, na falta de outro melhor. Me permita atazaná-lo pela primeira vez, você errou feio meu amigo, nisso você não está só, não foram poucos os oráculos e pitonisas assustados com as manifestações.

  20. Sempre digo e repito: O Diogo usa essa oposição ferrenha a presidentes para se manter na mídia. Tem pouca criatividade e é limitado como jornalista.

  21. Diogo Mainardi, te respeito muito, desde os tempos da VEJA, também não posso avaliar o que você sofre com os radicais, ma s a verdade é que além dos olavistas e templários, o povo sabe que a indignação não pode arrefecer, e temos que nos conservar bem atentos, senão a corja assume o poder paralelo. O resto é balela.

  22. Diogo está muito tempo fora do Brasil...está bem parecido com o tucanato decadente. O Antagonista quer conquistar o publico de esquerda? está conseguindo, na verdade é uma troca. Quem é conservador patriota e luta por este Brasil, vai deixar de ouvi-lo. Assim como deixamos Olavo de Carvalho, e essa intragável Vera da JPan...

  23. Que decepção sr.Mainardi! Nunca vi um artigo tão desconectado com a realidade! Custo a acreditar que foi o senhor que o escreveu.

  24. Tanto falaram que brasileiro é um povo inerte, alienado e agirá que resolveram se manifestar, são achincalhados, vá entender...

  25. Gosto de ler e ouvir você Diogo, mas no caso das manifestações se enganou. A participação no Domingo, foi de pessoas ordeiras e focando nas pautas importantes para o País. Tanto isto é verdade que o decreto do armamento não teve audiência, sendo assim, não podemos afirmar que foram a favor do governo e sim do País. Vir ao Brasil de vez em quando, e andar nas ruas, falar com o povo, com certeza irá melhorar seu conhecimento e consequentemente seus comentários

    1. Eureka! Você conseguiu descobrir o que está acontecendo com o Diogo! Talvez ao ler seu comentário ele vai descobrir que esqueceu tudo sobre os brasileiros...

  26. Realmente Sr. Mainardi, o Senhor sofreu muito na mão dos petistas, foi realmente perseguido. Isto é um fato. Mas generalizar para todos aqueles que são de direita, não acho correto. Entendo pelo ocorreu o Sr. Tema uma certa preocupação mas em todo movimento existem os mãos exaltados. O ser humano não é perfeito. Mas existem erros e acertos sejam pelos aqueles apoiam o governo, como pelo próprio governo. Só espero que o senhor não faça oposição a direita também de forma generalizada. Abraço.

    1. Antonio, meu caro, além de fanático vc é limitado. Lógico que defender as propostas do Moro e Guedes são de suma importância, quem disse o contrário? Mas toma um calmante antes de responder...

    2. Defender as propostas do Moro e do Guedes agora é fanatismo seu comédia?

    3. Ele não generalizou a direita. Ele falou dos fanáticos. E fanatismo é sempre ruim, pois cega as pessoas, tanto faz se forem de direita ou esquerda, fanatismo religioso, ou qualquer outro tipo de fanatismo.

  27. Não haveria tema mais relevante para você nos brindar ? Temas egocêntricos raram ente interessam a quem paga para ser informado.

  28. Bolsonaro se perdeu quando passou a ser seguidor do louco raivoso do O Carvalho. Nao ha nenhuma diferenca entre um radical de direita e um de esquerda. Sair de um pra cair no mais do mesmo, e'dose. Ou ele foca nas reformas ou estamos ferrados.

    1. Pelo jeito você também não sabe a diferença entre uma pessoa honesta e outra desonesta né?

  29. kkkkkkkkkkkkkk... Concordo, vão demonstrar apenas as suas inexpressividades e ignorâncias dessa nova seita político-ideológica. É muita ingenuidade. E ainda endeusando uma pessoa que é político profissional há 30 anos, 28 só na Câmara Federal, e que sempre foi do baixíssimo clero, a quem tanto critica. Rídículo.

    1. Primeiro, teu nome tem muitas letras A, segundo tu é um completo pateta, boa noite.

  30. voce ja esta como a maioria dos jornalistas de bolso furado que publicam mentiras, o que todos falam é q os ministros do stf nos envergonham e pedimos seus impeachment, ja a instituição, deve ser preservada, mas vc sabe mto bem disso mas escolhe escrever o contrário

  31. Mas é pra ter medo de quem discorda de você? Medo de quem vai às ruas de forma ordeira, espontânea e democrática apoiar ações do governo que considera essenciais para melhorar seu país? Cara, na boa, seu discurso é idiota e você sabe disso. Quase infantil e é uma pena porque você em algum momento pareceu melhor que isso. Uma pena que você mire seus canhões de forma covarde para um povo ordeiro e trabalhador e poupe os responsáveis pelo caos em que vivemos. Coisa de gente covarde...

    1. Jorge, concordo plenamente. Estou decepcionada com esta revista, tentei cancelar hoje e não obtive respostas.

    2. Realmente estamos por nossa conta. Precisando trabalhar fazemos manifestações aos domingos. Querendo justiça buscamos a moralidade das nossas instituições que têm sido piada nos piores buracos do mundo. Estamos tentado salvar as nossa vidas e nosso país, e somos obrigados a ler este tipo de coisa. Além do mais, não é plausível que os tais ativistas sejam esquerdistas pagos para causar tumulto. Espero que isto seja cegueira, inocência e percepção limitada devido a alergia... Saúde!

  32. Diogo, Eu entendo que o professor Olavo de Carvalho tirou e continua tirando os brasileiros das trevas. Não sei o motivo do desentendimento de você com o prof. Olavo, no entanto o mais importante é: Se o Congresso Nacional aprovar as reformas coordenadas pelo presidente Bolsonaro e pelos ministros Paulo Guedes e Sérgio Moro, o Brasil será, em uma década, uma potência mundial. Dessa forma, livraremos dos corruptos e dos esquerdopatas repugnantes da política e da mídia.

  33. Vc não acha que congresso está brincando com fogo? Um a bastilha na França caiu com levante do povo. Será que congresso não teme que possa ocorrer isto?

  34. E eu me achando inteligente quando pedi a Crusoé de presente de aniversário para o meu marido... se arrependimento matasse já estaria morta. Assinado: Neya Sobral.

  35. Mainardi: fraco, como sempre. Falta-lhe formação intelectual no campo da ciência política e discernimento, com certeza, também, não se trata de um sujeito arguto.

  36. Isso mesmo, não são pagos por que são honestos. Talvez confusos na ânsia de fazer algo de bom pelo Brasil e tentando a libertação de anos de esquerda que esfacelou nossa educação. Não perca a fé Diogo.

  37. Sinceramente não vi nenhuma chamada de importância para se invadir congresso e fechar STF. No Twiter que de certa forma é um termômetro dos ânimos bolsonaristas, se vê uma gama de opniões, sendo que a PREPONDERANTE é democrática, com muita indignação diante da corrupção mas democrática.

  38. Diogo. Gostaria que você explicasse melhor o que tem contra as manifestações na internet e nas ruas. Ainda ontem fui na passeata com 40.000 pessoas(Londrina só tem 600.000 habilidades.) e levei um impresso com um resumo da política baseado ppte na Crusoé. Vejo você como um aliado muito importante contra o caos político brasileiro, por isto sua opinião é tão importante

    1. Concordo.Diogo está achando que todos que querem reformas são avatares.Que todos os "bolsonaristas" querem fechar o Congresso e o STF.Isso é uma minoria insignificante.Os "Milicianos digitais" podem dizer o que quiserem, mas não devem causar espanto a um jornalista tão experiente.Acalme seu coração.Tem gente boa na direita.Muita gente.

  39. Acompanho Diogo desde longa data,acho que está extrapolando o bom senso quando chama bolsonaristas de milicianos,nada contribui nas críticas tão sérias que ela faz.Acredito que a passeata que foi pacífica,mesmo que tenha sido convocada pelo presidente,contou com eleitores educados,patriótas,que querem o crescimento do país.Ninguém quer saber mais de pareceres de Janaína,Lobão,Gentilli, quer mais destemperado que eles?A impressão que tenho é que se Bolsonaro está indo bem,fiquemos no barco,agora,

    1. Exatamente, que dá bola para opinião destes cidadãos. São pessoas comuns como todos nós. O povo assumiu o protagonismo com suas próprias ideias, ideais e opiniões. Só os jornalistas retrógrados da velha imprensa não admitem. Game over old press!!!

    2. agora,se cair afundar,pulemos da embarcação,lamentavelmente não vejo nada de produtivo,neste procedimento,que só massageia o ego dos críticos.Estamos com Olavos de Carvalho de sobra,chega!

  40. Sim Diogo. Olavistas e Templários. E somos tantos que seu sofrimento atroz causado pelo nosso ensurdecedor zumbido só será aplacado com o seu exorcismo e conversāo. Paz e Bem.

  41. Exatamente Diogo, Olavistas e Templários. E somos tantos que faremos tanto zumbido e “pólem” que seu tormento só será aplacado por um exorcismo, e posterior conversão.

  42. Nada mais apropriado para um alérgico a cidadãos conectados que uma “ilha do desespero”. Sabemos discernir e opinar Senhor.

    1. Tbm admirava! Mas acho que esse sentimento não interessa a ele. Gosta mais de ser odiado. Prefiro não ler mais o que ele escreve para não ter esse sentimento por ele. ADEUS DIOGO.

  43. Perfeito, quando leio algo escrito pelos seguidores de Lula e cia, percebo claramente a "organização", como se fosse uma "empresa", diferente dos bolsonaristas, em que é cada um por si e "Deus acima de todos". Me lembrei daquele dono de uma empresa jornalística, quando pediu ao seu repórter, para fazer uma matéria sobre Jesus Cristo, quando este faz a seguinte pergunta."contra ou a favor?".

  44. Quero lhe dizer que sou Advogada não sou esquerdista muito menos essa excrescência de ser centro apoio integralmente as reformas necessárias para o país avançar mesmo que sejam impopulares como a da previdência.Até agora não fui diagnosticada com nenhum problema mental mas entristeceu-me seu artigo pois sempre lhe tive em grande conta profissionalmente.Não generalize jornalista por favor.Sucesso ao Senhor.

    1. Sarita vc como advogada q diz ser no mínimo deveria ter prestado a atenção no movimento de domingo. O brasileiro entre outras coisas sairam em favor da reforma da previdência. Entao seu comentario como sendo " antepopular" nao condiz com a realidade. O q me parece é um comentario de um amigo de Mainardi ou uma senhora se esquerda disfarçada de gente boa

  45. bom dia Diogo. Só queremos que o governo funcione e que políticos traiçoeiros e mentirosos como Maia e Arthur Lira que não ajudam em nada o país só nào atrapalhem, fiquem calados ou sejam extirpados do mundo político

  46. Comentário no dia 27/05, claro, depois das manifestações, alguma dúvida ainda sobre os avatares??????????? Ninguém precisa de MBL, Janaina Pachoal, Olavo de Carvalho e etc, etc, etc, nós somos a nossa voz de insatisfeitos com o Congresso e com o STF, fechá-los? Meio inviável, mas tentar fazê-los trabalhar pelo bem da nação? Sim.

    1. Penso que a manifestação, não importa se foi menor que a da educação, foi importante para quem saiu de seu conforto dominical e se manifestou sobre tudo contra esses deputados cheios de mimimi, que não entenderam que não vai ter barganha como antigamente. Nhonho com boca torcida parece menino mimado , choramingando e rompendo diálogo, pelo menos demonstrou que os deputados não “ consultam” suas bases (será que elas existem ?) e deveriam arregaçar as mangas e trabalhar. Basta!

    2. Faço coro, Maria. Quando éramos atomizados precisavamos de líderes (na maioria falsos). As redes sociais nos molecularizaram. Agora defendemos nossas pautas e sabemos nos manifestar contra os sabotadores da Nação. Quem diria..... O Kim virou Centrão; o Diogo virou anti democrata e diz ter alergia a cidadãos conectados; e, ontem desmacaramos nossas madrastas malvadas (MBL, VPR, e cia).

  47. Eu tinha uma visão muito boa sobre o DIOGO , mais vejo que distorce os fatos de acordo com seus Interesses , achar que o Presidente não precisa de apoio Popular quando as Mídias o Ataca 30 hs por dia e um Congresso que ainda abriga Corruptos e justamente os que mandam , são vistos por você como justamente quem é atacado , que decepção .

  48. a reação do Diogo aos que pensam contrário a ele é de mesma mesma intensidade, sentido e direção à reação dos esquerdopatas aos seus opositores. Sempre procuram desqualificar, apequenar ou constranger quem os contrariam!

    1. Será que congresso e os esquerdadaspatas não tem medo que aconteça no Brasil o que ocorreu na época como a queda bastilha na França?

  49. Vocês perderam a mão. ficaram cegos e não entendem que o Sistema precisa mudar. Ok que o Presidente não é o sonho de consumo de ninguém como politico, mas é o único que entende o que o Povo está pedindo. O resto trabalha a favor do establischment, Vocês inclusive. Estou cancelando minha assinatura da revista, triste, com a guinada para baixo que vocês, sei lá por que, levaram a termo. Vocês são como aquele passageiro de um avião, que, por não gostar do piloto, torcem pro avião cair.

  50. Quero lhe dizer que sou de direita, promotora de justiça, apoio a reforma da previdência e não sofro de nenhum confusão mental. O que me deixa indignada é a sua leviandade. Já confiei em vc como jornalista no passado

    1. Também estou indignada com o que acabei de ler. Também já confiei no "jornalista" (agora com aspas). Acabo de aderir ao grupo que vem, frequentemente, afirmando que vai cancelar a assinatura de Crusoé e O Antagonista. Não parei de assistir à Globo para ter a minha inteligência agredida por outro grupelho qualquer. Esqueça o Brasil, Mainardi, vá passear nos canais de Veneza, lugar que você escolheu para viver, embora também não tenha por ele nenhum respeito.

    1. seu comentário amigo expressa realmente quem vc é e o quem segue!

  51. Nada é pior do que o inferno, ninho petista. O país felizmente, tem pulmão para sobreviver ao ar contaminado da política.Me considero brasileiro, com todo o respeito, sem orgulho. Desprezo siglas ou substantivos adjetivados.Senti-me gratificante com a manifestação de ontem. Foi um puxão de orelhas àqueles que colocam pedras no caminho para obstruir o desenvolvimento do país. Repugnante, assistir a peça interminável do tomaládacá, protagonizada pelos políticos narcisistas do próprio umbigo.

  52. Sou contra qualquer tipo de ataque a pessoas que pensam diferente, Olavistas templários, Bolsonaristas, extremistas e até mesmo jornalistas. Diogo, vc é muito experiente e escolado, ou escaldado, para se deixar abater por "machões de redes sociais". Muita gente que foi ontem aos protestos queria somente isso mesmo, protestar, tendo em vista esses roupantes autoritários dos que combatem o autoritarismo (rs!). A democracia é assim mesmo, há de se escutar quem pensa diferente de nós. Não acha?

    1. Opa alguem diferente!!! saiba que gente como vcs nao nos assusta. Pessoas mesquinhas que so olha seu umbigo deixando de lado os problemas de uma nacao ferida e no mínimo um escroto. As manifestações foram livres para quem quisesse ir e vir , livres para gente como vc e o Mainardi. Quero lembra-lo que o Brasil mudou e gente como vcs depois de tanto nadar contra vao morrer na praia. O ego sufoca e mata.

  53. É graças a jornalista como você que me arrependi de ser assinante dessa revista. Você é uma pessoa que vive em um mundo irreal. Acorde!!!

  54. Esses templários são só bafo de boca, como dizia o Francis. Não aguentam 15 minutos de conversa, debate ou até mesmo de porrada. Esses franzinos devem apanhar até da baitola mais frágil que tiver pela frente. Não aguentam nem sobro.

  55. Penso que você deveria dar essa opinião se somente se tivesse comparecido pessoalmente em alguma das manifestações. Não houve agressão ao Congresso ou aos tribunais superiores como a imprensa vinha alardeando. O foco ateve-se às reformas necessárias e à restauração da moral no Congresso e no STF. O comparecimento foi espontâneo e de gente esclarecida. Há gente esclarecida política e moralmente em toda parte,não sendo essa virtude uma exclusividade de alguns jornalistas.

  56. Escória escumalha corja votei no bolso pra tirar o pt, mas parece que tem um monte de idiota fazendo tanta asneira como os amassa barro petistas...af

  57. Sua arrogância não tem fim. Dizer que os "militantes virtuais morrem na praia" mostra que sua cegueira continua, vc perdeu a capacidade de analisar os fatos por sua arrogância e por se recusar a admitir que os tempos mudaram, a imprensa não detêm mais o monopólio da informação e as pessoas não precisam que ninguém traduza nada para eles. O mesmo mico que vc pagou anunciando a primeira presidente dos EUA está acontencendo novamente. Droga de assinatura anual que não acaba....

  58. Pois é Diogo, "Bolsonaristas milicianos " como eu, que pagam pela sua revista. Aliás, estou enviando e-mail para cancela-la.

    1. Concordo Márcia, depois da ameaça do STF essa revista parece ter mudado seu posicionamento. pena que paguei assinatura anual. tenho lido pouco e só posso cancelar em 2020.

    1. Eu idem, Diogo Mainardi esquece quem mantem essa revista nao sao as pessoas de esquerda

  59. Porque um jornalista que eu imagino tão culto e que parecia tão sábio, lúcido e comprometido com o Brasil ,tece um comentário tão infantil , tão sem sentido, insosso e que não acrescenta nada ao nosso Brasil precisando de ideias NOBRES.. nossa que penaaa.

  60. Caro Senhor Azedo Mainardi, já está ficando muito cansativo ler a sua exaustiva e interminável cantilena contra tudo e contra todos. Creio que fazer Análise seria bem apropriado, pois seu ego obeso, sua acidez, sua soberba sempre presentes em suas publicações me levam a questionar... o que essa criatura considera bom ou ao menos razoável? Há anos vejo você destilar arrogância travestida de informação e credibilidade. Respeito seu trabalho, mas dá para desligar sua metralhadora só um pouquinho?

    1. Assino embaixo de seu comentário! Esse Diogo Mainardi realmente deve procurar imediatamente ajuda psicológica. Cada crônica um susto nos leitores. Não se consegue ler uma linha do que escreve. Acabou sua inspiração seu poder de síntese, sua logica. Infelizmente ele deve procurar um médico ou sua carreira vai para o brejo.

  61. "Os milicianos digitais bolsonaristas me atazanam desde o ano passado" Que comentário mais sem graça. Você merece ser atazanado. Sabe porque? 1 - Você não escreve mais coisa com coisa. 2 - Esqueceu a educação, a sutileza, a finura de maneiras e de bom gosto. 3 - Ultimamente não escreve nada que se aproveita. 4 - Não ajuda em nenhuma ideia para o bem do Brasil. Só sabe pichar, parece que tem saudade do PT que você só sabia desancar o cassete. Tenha dó, escreva alguma coisa que se aproveite.

  62. Bom, fomos às ruas e demos nosso recado pacífico, democrático e civilizado. Nada de fechar Congresso e nem STF. Democracia de carne e osso incomoda muita gente. Tentar desqualificar cidadãos de bem, que dão sua contribuição voluntária, chamando-os de “milicianos digitais bolsonaristas” pode fazer espirrar, é fato. Vê-los nas ruas e constatar que possuem legitimidade para defender suas ideias pode causar pneumonia.

    1. Provamos senhor Mainardi que nao tememos ninguem e tambem q nao temos rabo preso como a maioria dos jornalistas. Nossa voz e livre e que realmente nao queremos mais VAGABUNDOS E CORRUPTOS nos dizendo o que fazer. Nao ficaremos calados seja no governo Bolsonaro ou outro qualquer. Espero q a imprensa suja consiga entender q nós brasileiros de bem temos opiniao propria e nao nos deixamos levar por imprensa marron e por ladroes politicos. Acorde o Brasil mudou

  63. esta matéria e ridicula,. parece uma piada de mal gosto. Realmente falta um choque de realidade e bom senso neste jornalista. Mas estamos no Brasil que o PT construiu

  64. Diogo, não sou miliciano digital, nem robô que fique bem claro ok! Aliás te acompanho a muitos anos no Manhattan Connection, sou assinante da revista pq acreditei na linha editorial e sou eleitor de direita, confesso que as vezes é intragável esses textos escritos com o fígado, é bom lembrar que não sou gado em concordar com as pautas do governo, mas não sou cego e uma coisa já está cristalizada para nós leitores a mídia não vai tolerar, como não está tolerando este governo e isso é fato.

  65. Não sou olavista, não gosto de suas expressões xulas e de suas ofensas pessoais públicas, nem tampouco sou militante bolsonarista radical ou virtual, converso com muitas pessoas ao vivo e posso afirmar que, a maior irritação da população são com os deputados e senadores que insistem na velha política do toma lá e dá cá, aqui no RS está acontecendo combranças muito grandes nas bases, não só nas redes sociais mas também nos seus comitês e partidos.

  66. Acredito que seria mais inteligente pesquisar a nova realidade trazida pela inclusão digital. Taxar de milicianos aqueles que expressam sua opinião e apoiam o novo governo, revelam a profunda distância entre a mídia e o povo. Parece que o feito de Bolsonaro se elegendo Presidente sem tempo na TV e contra tudo e todos, ainda não foi bem entendido. Mas a distância da realidade brasileira que vive Diogo, Mainardi, faz com que acredite no que diz a mídia magoada e vingativa.

    1. Diogo está mais para Avatar do que qualquer brasileiro que aqui vive.

  67. Sabe Diogo, sempre gostei das suas crônicas da Veja. Também ja vi alguns comentários muito bons aqui na Crusoé. Mas também não estou entedendo aonde quer chegar. Tenha certeza que a maioria que elegeu Bolsonaro, vive, estuda ,trabalha e paga impostos no Brasil, que mesmo estando longe, você deve lembrar. Essa fração que lhes lê, tem pouco tempo, portanto, não se enquadra nesses grupos, mas tentamos fazer o Brasil melhor. Não para nós, mas para futuras gerações. Se isso lhe interessa, ilumine!

    1. Diogo.Se você quer atazanar os bolsonaristas para agradar os petistas escolheu o caminho errado.Porque você não muda o dicurso e direciona seu verve contra as mazelas deste pais, contra o centrão, contra os senadores, deputados e ministros do STF que continuam trabalhando pelo caos? Eu que achei que ainda existia uma midia que convergisse para ajudar a transformar o Brasilnum pais melhor, estou decepcionado com seucomentário . Espero que reveja sua posição, para construirmos um novo Brasil.

    2. Valeria parabéns pelo seu comentário. O Diogo parece que tem bebido demais. Só escreve com o sangue nos olhos. Foi para a Itália e torce contra o Brasil. Para ele quanto pior melhor, virou inimigo...

  68. Me chama atenção o fato de jornalistas que foram desligados da grande imprensa tradicional, passaram a viver da internet, para dar um ar de bonzinhos criticam os internautas. Estão minando seu ganha pão...

  69. A falta de credibilidade é o que vem acabando com o jornalismo. Tá na hora de vc parar de torcer p qualquer lado e comentar os fatos. Gostaria de ver seu comentário pós manifestação

  70. Este jornalista, com seus termos só sabe agredir as pessoas, deveria fazer um tratamento mental! Está contribuindo para tirar a credibilidade da Revista que está virando um folhetim de baixa categoria, preso a jargões sem sentido!

  71. Volte para o Brasil, more no Rio e vc vai torcer para que as reformas sejam aprovadas, o Bolsonaro faça um bom governo e nossa vida melhore por aqui.Poderá até se tornar um templário e se não sabe as manifestações foram um sucesso .Falar ao lado do Tintoretto é fácil ...

    1. Sou a favor da Lei Anticrime de Moro. Já a Reforma da Previdência esmagará os mais pobres e a classe média trabalhadora na iniciativa. Em Brasília ninguém quer economizar nada, querem manter suas mordomias. A reforma é um engodo, não trará desenvolvimento, não baixará os níveis de desemprego.

  72. milicianos??? convem limpar a boca antes de escrever tantas besteiras. outra, nao esqueçam que sao os assinantes, quer sejam bolsonaristas, quer sejam lulistas, que mantém esta revista

    1. Agradeci quando o PT saiu do poder, mas não pelo governo que o substituiu, milvzs melhor em que sentido, exatamente?

    2. Verdade. E por pior que estaja o atual governo, é mil vezes melhor que o petismo.

  73. péssimo texto, sinceramente eu esperava coisa melhor baseado em seu potencial intelectual. os jornalistas ainda não entenderam que a internet veio para quebrar todas as barreiras de influência, são milhares de fontes desorganizadas com um único objetivo, o seu próprio.

  74. Eu que sou petista babaca e iletrado e nem bolsonarista idem, ficou imaginando como esses caras raivosos não conseguiram ainda perceber que o capitão, seus filhinhos mimados e o astrólogo são relativamente incapazes de comandar o Brasil. Está na cara! Azar o nosso, claro. Todos queremos que o nosso país se recupere. Mas que os patetas são fraquinhos, ah, isso são. Pensem meninos antes de destilar o ódio. Sofram menos!

    1. Petista babaca? Ato falho.... Que feio. Se entregou muito rápido.

  75. Diogo, será sua sina estar sempre “do contra”?. Eu o acompanho desde o tempo da última página da Veja e não perdia, por nada , suas crônicas ferozes contra PT e Lula. Hoje, após ajudar eleger Jair Bolsonaro, tornou-se um crítico de seu governo, de suas ações e de sua postura. Aí, de Veneza, no velho mundo , de administração milenar, vc posta um olhar crítico desconstrutivo sobre um governo iniciante e num País em que está tudo errado. Não sei, mas acho que é hora de tentarmos reconstruir uma Na

    1. Rssss. Eu nem sei o que dizer. Estamos numa encruzilhada. Todoa berraram a favor do contingenciamento do "Tremer" a esquerda berrava contra. Agora acho q caímos numa armadilha. E nem sabemos se esses planos de Paulo Guedes e esse presidente destemperado pode fazer😣

  76. Diogo, eu te admirava, não seja tão Imbecil e idiota, não sbstima os militares e o povo, já estamos cansados de sermos sacaneados pelo congresso e o STF.

  77. E agora avatar de jornalista, de colunista, com o sucesso das manifestações, qual a merda q vc vai escrever agora. Vai tentar diminuir a importância do movimento ou vai torcer para que o próximo (Não espontâneo) da esquerda seja maior? Diogo, chupa!!! Imagina se o MBL e o Vem Pra Rua participassem do evento... Acho q no próximo eles irão participar, hein!?

    1. Antônio, o MBL e o Vem Pra Rua tiraram as máscaras e revelaram o que realmente são: oportunistas. Ou estão em cima do muro, ou já se venderam mesmo (acho a segunda opção a mais viável). Que fiquem longe! Nós, "avatares" e "milicianos digitais" não damos mais espaço para traidores.

    2. Espero Aurélio que o MBL e o Vem Pra Rua realmente participem das próximas manifestações, mas temo que seus principais líderes, agora eleitos, já tenham se vendido ao sistema corrupto.

  78. Diogo, quanto estão lhe pagando para ser tão escroto. Seu comportamento nojento por pouco não nos acorda os instintos mais primitivos. Tome vergonha.

  79. Deixe-me entender. Apoiar o presidente que eu ajudei a eleger e exigir que o congresso cumpra seu papel é ser um "acatar". Talvez o Diogo queira que a gente desenrola o tapete vermelho para o Rodriguinho fazer uma "sacanagenzinha inocente" . Dioguinho: O AVATAR do Nhonho!

  80. Desculpa, mas resumir o povo que estará nas ruas como um bando de milicianos e tarados ideológicos que não pensam, só serve para deslegitimar o direito de expressão dos brasileiros e transforma-los em um bando de zumbis. O povo sai às ruas para enfrentar a resistência dos corruptos e dos que viram as costas ao país.

  81. Diogo, acho q o q vc quer e aparecer! Coloca uma melancia no pescoco e sai pelo calcadao de Copacabana! Vai fazer mais sucesso!

  82. Hahahahahahahaha eu acho é graça desses loucos. Decretam que todos os que pensam diferentes são inimigos comunistas hahahaha

  83. exatamente pela falta de capacidade da mídia(inclusive desta revista ) de entender a vontade do povo, é que tentei cancelar minha assinatura, mas não devolveriam o dinheiro, então vou esperar ela terminar. trabalho de 10 a 12 horas por dia e meu teste de QI é maior que a maioria dos políticos eleitos de Brasília. E quando me expresso vocês tentam colocar apelidos degradantes e comparar com radicais. vocês só conseguem provar que estou no caminho certo.

  84. Diogo, esse seu artigo, A Marcha dos Avatares, me fez morrer de rir! Valeu! Adoro seu estilo sarcástico, irônico, provocador. Essa marcha ridícula de avatares medievais nas redes digitais é mesmo um combate caricato, perdido em campo, ainda no interior das redes digitais, e que não resiste aos choques de realidade. No máximo, nos faz espirrar. (Eu também sou alérgica a pólen!)

    1. Maristela! Que comentário bem escrito! Com estilo, e sem erros! Raridade, por aqui.

  85. As pessoas que conheço “pessoalmente” e que irão à rua hoje querem simplesmente apoiar a reforma da Previdência e o pacote anticrime! Não são milicianos digitais!

  86. Um pouco de maturidade faz bem, gente! Sem dúvida alguma que esses criminosos (baixo clero + lulistas) precisam ser emparedados e defenestrados. Mas quando os avatares do Diogo agem como agem, não percebem que à semelhança do JB e filhos, estão insuflando o eleitor esquerdista a continuar votando nesses criminosos.

  87. MBL, Diogo? MBL não...Janaína e os demais são coerentes, têm suas razões. Mas o MBL não tem moral para criticar o governo. Não este governo!

  88. Brasileiros que se mudam do país e vem a nossa realidade à distância adquirem um cacoete perverso, que é o de detonar tudo e todos que ficaram por aqui. É como se os que ficaram, ficaram porque são otários e realmente merecem essa vidinha medíocre e sem futuro que o país lhes proporciona. Chovem críticas de todo lado e à propósito de tudo. Não nos deixemos abater, continuemos firmes na nossa luta de mudar essa nação. Nosso compromisso tem que ser com o futuro de nossos filhos e netos. Avante!

  89. Diogo, você está pensando somente como o Nariz, aliás, como você sempre o fez quando pronunciava, "fechemos o nariz" em menção a não ter como presidente um corrupto, lavador de dinheiro, bêbado, etc.. agora vem com essa lenga-lenga. Pare de cheirar o "pólen" e comece a pensar melhor. NÃO TEMOS OUTRA SAÍDA. Se não o apoiar-mos agora, corremos o risco dos vassalos de sempre tentarem mandar no país. Abraços

  90. Parabens! Escreveu e não nos disse nada.vc e vcs q se julgam terem a cinzenta privilegiada não nos representam e nem nos fazem seus seguidores,pois suas escritas estão aquém de nossos anseios e estamos pagando pra fazer nossos humildes comentários (são os mesmos q os congressistas,são nossos servidores).continuem assim.

  91. Diogo você mora em Veneza, não lhe dá muita capacidade de avaliar nosso situação, você não encherga que povo brasileiro não aguenta mais esse jogo do toma lá dá cá, o Bolsonaro está lutando pra manter seu compromisso de campanha, você não percebe que o congresso quer é jogar esse xadrez e somente com o apoio do povo( melicianos do bem) já conseguimos virar. Cai na real e se informa melhor. Pois seus comentários não estão contribuindo pra o cheque mate

  92. Ainda bem , Diogo, que não te dobrastes a essa horda insana. Embora tenhas, mesmo sem intenção de cria'-los, alimentado esses corvos por um bom tempo, enquanto duelavas distraído com teus desafetos digitais petistas. Deixastes a porta aberta e eles invadiram teu espaço e dele agora se acham donos, mesmo que por uso capião, rsrsrs. Agora essa desocupação se faz difícil, pois aqui se aboletaram de mala e cuia. Misericórdia!

  93. Quanta animosidade, tome paixão! MAS - FORA ALGUNS POUCOS que comentam e, sendo contra ou a favor, somam ao texto suas ideias, ou o debatem e tentam contestar, com comportamento de bom nível dialético e democrático - ESTA ILHA ESTÁ CONTAMINADA de olavetes e metralhas, ridículos e vazios, de conteúdo zero... Burros e analfas FESTIVOS idênticos, ‘se acham’ de Direita ou Esquerda e nem sabem o significado de “Ideologia”, rs... FACILMENTE IDENTICAVEIS por só zurrarem asneiras, NÃO SOMAM NADA, pô!!!

  94. Diogo, me envergonho de um dia ter te admirado! Deixa de palhaçada, o povo tem o direito de se manifestar! Ou vc acha que esse congresso está pensando no país! Acorda! ou vc é um idiota, coisa que não acredito, ou está pensando em tirar algum proveito do caos! Lamentável!

  95. Acho que é a primeira vez que alguém consegue me esclarecer que bolsonarista é inferior a lulista. Obrigado, Diogo! E vale a máxima: o povo que não coonhece sua história está fadado a repeti-la! Cuidado, bolsonaristas fratricidas, vocês causarão o próprio colapso.

  96. Para de falar merda que param de te encher. Diogo, você parece esquizofrênico, quando a gente pensa que está lúcido, entra em surto e só vem bobagem. Mais coerência, cara!

  97. Está crescendo rapidamente no Brasil um novo totalitarismo. Uma de suas taras é a seguinte: temos de salvar a democracia proibindo a manifestação das opiniões que achamos antidemocráticas. Resumo da ópera: ou você pensa o que a gente aprova ou então fica em casa e cala a boca. JRGuzzo

  98. O presidiario babaca também tinha guru, o Zé Dirceu (sem a tal frescura do cachimbo). Depois de eleito jurando contra a corrupção, deixou isto de lado e inebriado pelas facilidades do Zé, decidiu comprar, de novo, “300 picaretas” do Congresso que ele denunciou na campanha... MAS e dai?... O que tem isto a ver com o que acontece agora no Brasil, justo quando 226 dos mesmos picaretas, agora com o ex fiel aliado Maia na chefia, além de não se venderem por apenas 2 Ministérios, os DEVOLVEM? Han?

    1. Muda o pseudônimo Diogo, tu está mais para pica-pau.

  99. Não acho muito sensato generalizar desta forma. Com certza existem radicais, mas chamar de forma pejorativa "milicia digital" uma grande parcela da população que apoia o governo bolsonaro é de uma estupidez tremenda. A verdade é que a internet deu muita voz ao cidadão que estava calado, e isso incomoda mesmo, muitos não sabem se expressar tão bem como os "jornalistas". Deve ser muito irritante perder espaço para qualquer um com um celular na mão e internet, disponível...

  100. Concordo com o Diogo a respeito das estúpidas cisões dentro do executivo. Mas, o que será o pior para este domingo, 26/05? O não comparecimento reforça o centrão e enfraquece ainda mais o executivo. Que, pelo jeito, não precisa de adversários para se debilitar...

    1. Não nos esqueçamos que o centrão, o congresso é tão legítimo quanto o Bolsonaro. Foram eleitos no mesmo processo eleitoral, pelo mesmo conjunto de pessoas.

  101. Quem está querendo fechar o Congresso e o STF? Mainardi agora trabalha para Globo e a Folha? Depois que foi Olavo fez pouco dele, ficou magoado. Releve...

  102. Caiu a máscara da mídia progressista. Mainardi ataca cidadãos de bem, que pagam seus impostos e sustentam um Estado até há pouco tempo corrupto e ineficaz, somente por defenderem um presidente que está tentando moralizar o país. Quando um jornalista torna-se um ativista político ao invés de analisar a realidade, e porque já está no ostracismo. Infelizmente será esse seu destino

  103. Muito bom, como sempre, Diogo. Mas, como infelizmente aqui na ilha não tem porteira, alguns asnos de sempre que nunca postam nada de nada (sobre nadinha), irão cair de pau, mas tontos e sem que tenham entendido nada nada do que você escreve. E bem menos que nada ainda, no que aqui por vezes diz nas entrelinhas... São candidatos a zumbis, extremistas inocentes e incultos, cujo maior exercício intelectual é imaginar a fantasia de chupar o cachimbo de algum guru de araque.

  104. Achava que o Mainardi iria prestigiar as propostas do Guedes e do Moro e o governo do Bolsonaro. Claro, sem perder sua liberdade de crítica, como fazem o Augusto Nunes e o Alexandre Garcia, por exemplo. Mas parece que o Mainardi tem outros objetivos. Já estou pensando em não renovar com a Crusoé.

  105. Todo radicalismo é cego e burro. O ângulo de abertura intelectual de um extremista é justamente o seu vértice, o zero. Por isto, o radical é produto de “lavagem”, cerebral ou não. E ao não conseguir entender o que ouve, ou lê, parte para a crítica rasteira, ou, como o astrólogo de cachimbo, apela para o palavrão... Sempre vivazes, inquietos, instáveis e barulhentos, imitam seres também irrscionais que correm, mugido vazio, rumo ao abatedouro. Nada deixam de valor quando se ‘expressam’. Nadinha.

    1. Apoiar as propostas de Moro e Guedes é radicalismo? Tá na cara que esse "aguia" que apareceu agora é um pseudônimo do Diogo, se acertei dá um joinha.

  106. O STF é o Congresso não querem pressão, gostam de mandar e desmandar a destruição do Brasil sem que ninguém os incomode. Dia 26 vamos mandar o recado. Chega de nos roubarem e ficarmos calados. Não vamos às ruas pelo Presidente. Vamos às ruas pelo futuro do Brasil. Isso só os patriotas entendem.

  107. vc como bom veneziano tem que aprender que esses caras que vc não gosta e não tomaria chimarrão com eles são minoria. Não paga a pena perder tempo com eles. Aqui no sertão do pampa se diz: não se gasta pólvora em chimango....he he he

  108. Mainardi, não sei se me enquadro como um dos "milicianos digitais bolsonaristas", tão cruelmente atacados por você. Eu comparecerei à manifestação do dia 26 não por querer que fechem o SFT, embora concorde que uns 2 ministros deveriam sem 'impechados'; não concordo que o Congresso deva ser fechado, embora saiba que muitos deputados estão lá para 'se dar bem'. Irei na manifestação por concordar com a lei ati-crime do Moro, por aprovar as reformas na Previdências sugeridas pelo Guedes.

    1. Isso mesmo, Francisco. Todos nas ruas dia 26/05 em apoio a Moro e Guedes.

  109. Sinto muito caro, Diogo. Sua leitura da realidade está bem deturpada. Talvez a distância, talvez o esgoto despejado nos canais de Veneza tenham afetado seu discernimento. Quer goste ou não, a realidade é simples: ainda vivemos em uma Cleptocracia, onde Congresso insiste em operar na lógica do balcão. O Centrão oportunista aliado com a velha esquerda do quanto-pior-melhor quer impor uma agenda derrotada nas urnas. Pena que você não enxerga o que está acontecendo. Saia da gôndola e venha para as r

    1. Concluindo: Saia da gôndola e venha para as ruas. Do seu amigo Avatar.

    1. Digo o mesmo...diegoMaisGrana o antamais. DiegoMAISNADA.

  110. Ainda bem que existe O Antagonista e a Crusoé, porque meus neurônios precisam se alimentar corretamente. Sempre sua fã, Diogo! Você é sempre genial e como todo gênio, tem um senso de humor maravilhoso. Vocês são a nossa bussola, obrigada sempre.

    1. Favor não renovar minha assinatura anual em junho de 19. OPTEI PELO SEXTA FEIRA.

  111. Fala Diogo, eu sei que você não lê, mas escrevo para seus leitores. Não fui a nenhuma manifestação, achei todas uma baboseira, mas essa estou quase indo, levando um cartaz defendendo a reforma da previdência, o antagonista e o Danilo Gentili Jr. imagina um investidor gringo vendo o meu cartaz defendo a reforma da previdência!?!?!?!? Vai se iludir mais do que com o Lula. Vai vir com tudo comprar o Brasil e ajudar a diminuir o desemprego e a recessão econômica!

  112. Apesar de toda a acidez de sempre,Mainard, e para além das críticas que todos temos aos atropelos do presidente, não nos esqueçamos : quem "deu a cara a tapa" pra tirar o PT do poder foi Bolsonaro e nós apoiamos. A passeata de 26/05 , e todas as que venham a ser convocadas com o fito de pressionar "as suas excelências",deveriam ser apoiadas pela Crusoé. Afinal, essa revista só pôde existir porque existe gente que quer um novo tempo na política, como vcs sempre nos estimularam a buscar.

  113. Engano seu. Neste domingo nas ruas não serão avatares, mas brasileiros em carne e osso, desta vez para confirmar o que fizeram nas urnas. O julgamento de Bolsonaro foi feito pelo eleitor - até onde se sabe, o legítimo titular desta coisa chamada democracia. Ver criminosos e seus sicários refestelando-se em generosos espaços na grande imprensa, faz brotar uma ira santa na gente de bem. Uma ou outra bandeira pouco ou anti-republicana, será a exceção. A regra é a defesa da democracia e intituições

  114. Não consigo compreender onde anda o bom senso de todos. Me parece uma competição de egos , sem objetivo . Todos estamos atirando no escuro , sem nenhuma preocupação se atingimos ou não , quem mais amamos ... o Brasil e nossos entes queridos , que infelizmente pagarão as contas , pela nossa insensatez .

  115. Vou resumir o que ando vivendo, o fato de eu achar o capitáo despreparado para a funcáo e achar que seu governo esta uma porcaria sou tachado de comunista e admirador do maduro....bolsominion e mortadela fanatico tema mesma linha radical de raciocinio

  116. Tudo que o Bolso faz tem efeito borboleta, segundo a teoria do caos. A imprensa brasileira não é crível, é comprável é mentirosa.

  117. Infelizmente O RADICALISMO que estará presente nas manifestações de Domingo, como cistalinamente revelam as ‘palavras de desordem’, contra Instituições, NADA SOMAM! Além de serem de BURRICE abissal. Dispensa esforço intelectual sentir, ver e entender o simplismo que se comprova até na aritmética a mais rasa e elementar: ISTO SÓ DIVIDE E DIMINUI! Pois até um asno vê que PERDER APÔIO do MBL, da Janaina, do Vem Pra Rua, DO LOBÃO E DE MILHÕES de eleitores SENSATOS e “INTELIGENTES” é...um ÊRRO, pô!

    1. Rsrs...Quanto maior o radicalismo maior a burrice dos extremistas.

    2. Além de não saber o que escreve, usa português da década de cinquenta.

    3. É bem o tranca-ruas, o quinta coluna. Vá à rua e veja o povo, sinta o povo. Lá você verá os milhões de eleitores que deram um basta no regime bolivariano. Preocupe-se menos com A ou B, até o Z. O povo na rua amanhã se chama democracia. Apareça. E saiba que texto em caixa alta não diz nada além quando as ideias estão presas ao atraso, à intriga...

    4. Você não sabe o que escreve, sua realidade é uma fantasia.

  118. Perfeito. Mas tem mais uma diferença, o Lulopetismo focava principalmente nos formadores de opinião já os Bolsonaristas não perdoam ninguém (eu então...), não há relacionamento possível com quem diverge minimamente o que tende ao isolamento social. São solitários, neuróticos, suicidas em potencial (vou apanhar muito por isso)

  119. Um dos seus sócios já disse em uma reunião de pauta que vcs mentem. Essa retórica bolsonarista é quem paga as suas contas. Não assinamos a Crusoé para vc mentir, fazer fofoca e nem vomitar seu cinismo no Antagonistas e nem aqui.

  120. Algo estranho está acontecendo! O STF censurou a Crosué e o Diogo censura aqueles que querem protestar contra as atitudes do Congresso e do STF, entendidas como contra a vontade popular de combate à impunidade. Tempos estranhos!!!

    1. Quem destruiu empresas não fôram os investigadores que descobriram o conluio criminoso entre politicos, governo e empresários corruptos. Não foi quem os julgou e condenou. Quem destruiu empresas, economia e financas públicas fôram grupos criminosos da área privada e pública. Fato ridículamente negado por apoiadores aos quais falta o mínimo senso de autocrítica.

    2. Protestar contra ações de agentes que ocupam instituições não significa protestar contra instituições e muito menos empastelar as mesmas. Isto seria crime.

    3. O que há de "estranho", mas, no meu entendimento, nada estranho, é a histórica falta de conhecimento e mínima percepção do papel das instituições em um regime democrático, como de resto em qualquer outro, com exceção do anárquico. Não se deve, a pretexto de limpar as instituições de eventuais personagens antidemocráticos, destruí-las, como fez a Lava-jato com as empresas e os empregos. Empastelar o STF, o Congresso, Bancos e Empreiteiras não ataca o "X" da questão e fere a democracia.

  121. Estou começando a me arrepender de ter feito assinatura desta Crusoé. Está parecendo mais uma a serviço de desinformar o povo, desviar a atenção com banalidades e tentar denegrir o nosso Presidente Bolsonaro (o mais querido da história do Brasil). Fechar stf, congresso e câmara nada mais é do que uma "reação reflexa" e natural às sujeiras que esses órgãos estão fazendo em detrimento e desestabilização da Nação. Ninguém quer fechar esses órgãos, mas sim que sirvam a Nação e não o crime.

  122. Não faço parte de milícia bolsonarista. Estou perplexo com o posicionamento do Diogo. É visível o processo de boicote do Congresso ao governo. Um órgão de mídia que sofreu censura há pouco, e ser contra uma manifestação que pressione os outros poderes no sentido de impedí-los de boicotar o combate à impunidade? Repito, estou perplexo. Desacertos do governo, brigas de correntes internas, tudo isto deplorável? Sim. Mas não protestar contra que há de pior na politica brasileira?

    1. finalmente um comentário lúcido. parece que todo mundo enlouqueceu e só sobrou eu e mais um dois idiotas remando contra a maré. triste tempos!!!

  123. Se Diogo acha que vai ganhar esta queda de braço para os ditos “melicianos digitais” é pura burrice. Eu mesmo já parei de assinar a Crusoé somente por causa disso. É birra sem sentido, ao invés de tentar ajudar o país com seu conhecimento, só faz prejudicar.

    1. Ja disse, basta ter um mínimo ne razão para entender q mesm9 com as ruas lotadas o nosso presidente sairá enfraquecido. Só olavete bolsonarista retardado nao vê isso.

    2. É seu Thiago, o senhor está muito, muito querendo que essa manifestação não seja um sucesso, muito, muito estranho....

    3. Ele esta fazendo o papel do jornalista sério e comprometido comba verdade, tire o seus antolhos e conseguirá enxergar melhor. O olavismo fanático do presidente será o motivo do total isolamento político do mesmo. Essa manifestação de domingo só dará mais força ao Botafogo e seus amigos.

  124. Enquanto a direita brasileira racha, a esquerda se une em torno de um festival - o LulaLivre (não é piada, é verídico!) marcado para 2 de junho em SP, com a presença de mais de 30 artistas. Vamos continuar a dar tiros no pé? Até quando?

    1. Acredito que até o olavo entender q pode até ser o guru do bolsonaro, mas nao será nunca o guro e dono de toda a direita.

  125. Eu que sempre procurei ler com muita assiduidade os artigos deste homem desde que ele trabalhava na Veja, agora, posso exclamar profundamente decepcionado: "Diogo é Minha Anta"!...

  126. Dê a sua receita de como o Brasil pode prosperar com esses parlamentares que estão instalados lá em Brasília. O Povo deve se manifestar sim e mostrar a sua contrariedade com esse estado de coisas que ora ocorres em relação às melhorias propostas e em fase de desvirtuamento no Congresso Nacional. Apoio você para Presidente na próxima eleição, pois receita para o sucesso eu sei que está no bolso de seu paletó. Ou vai indicar alguém do PT para o retorno?

    1. Essa manifestação desde de seu nascedouro gerou briga e divisão na direita, algo assim não tem como ser bom. Infelizmente nosso presidente ficará mais enfraquecido após domingo.

  127. Diogo, você surtou? Ou está com diagnóstico de Alzheimer? Realmente estou em dúvida!! E na dúvida, sugiro consultar um psiquiatra ou neurologista pra dar uma olhada nos seus neurônios!! É uma pena! Uma mente que que era considerada brilhante se esvaiu dessa forma!! 😘

  128. Cruz credo Diogo !!! Bolsonaristas ? Votei no Bolsonaro pra não votar no Poste ! Sou a favor do Brasil !Quero que dê certo ! O País precisa dar certo ! Pára de usar essa expressão horrorosa de miliciano bolsonarista. Isso parece se referir a manadas acéfalas !

    1. Mas é isso mesmo que ele quis dizer. Não pensam mesmo. Também votei no bolso mas bao sou da turminha fanática e nao irei nessa manifestação de domingo q só irá contribuir mais para o isolamento do bolso.

  129. Ainda não aprendeu nada né Diogo. Voou pra New York ver a vitória da Hillary com os coleguinhas do MC. Tomaram no cú com a vitória do Trump. Se expuseram no entusiasmo e envergonhados tiraram o vídeo do ar. Agora vão ver mais uma vez o que é a força popular. Talvez aprenda a não subestimar. O mundo mudou. Vocês são analógicos. Só pra lembrar. Estamos na era digital.

  130. Diogo. Sério... de boas, nunca pensei que fosse preferir os artigos do Sabino aos seus. Como você está repetitivo nos seus argumentos, e pior, previsível nas conclusões. Tu virou um Diogo Maisnada, como previu o prof. Olavo.

  131. Decepção. Mais uma vez. Foi ele que mudou ou terei mudado eu? Não há mais sintonia, não aproveito nada do que escreve. Pena.

  132. Falou muita besteira... Primeiro pq ele deixa claro que não é conservador. Essa manifestação esta agendada desde abril por grupos de direita conservadora e nunca levantaram tal pauta sobre invadir congresso e STF. Mainardi passa a replicar uma narrativa daqueles que pretendem enfraquecer a direita conservadora, hoje representada por Jair, para arrogarem para si, liberais, a legitimidade dos movimentos de manifestações de direita no Brasil. Lamentável.

  133. Falou muita besteira... Primeiro pq ele deixa claro que não é conservador. Essa manifestação esta agendada desde abril por grupos de direita conservadora e nunca levantaram tal pauta sobre invadir congresso e STF. Mainardi passa a replicar uma narrativa daqueles que pretendem enfraquecer a direita conservadora, hoje representada por Jair, para arrogarem para si, liberais, a legitimidade dos movimentos de manifestações de direita no Brasil. Lamentável.

  134. Vc vai se envergonhar no Domingo ao ver a multidão, pela qual chama de avatares, levantar a bandeira do Brasil e gritar pelas aprovações das reformas, Diogo Mainardi. Aliás, da mesma forma que vc julga aqueles que te criticam, estes lhe julgam por suas críticas. Nada mais justo. Portanto vc comete o mesmo erro deles, com a diferença de que vc taca pedra daqui e eles de lá. Ah! Danilo Gentili ja afirmou que apoia as manifestações. Então, veja só como vc tbm comete erros de interpretação.

    1. Tbm gostei . Estaremos então nas manifestações, acima de ideologias e partidos políticos, unindo cada vez mais os brasileiros, em busca de agilidade na aprovação de nossas pautas, ainda que o QUARTO PODER comprometido ñ reconheça. Vcs ficarão a ver navios.

  135. Diogo, os jornalistas aprenderam que aplaudir o titular do poder é adesismo, é feio. Mas, aplaudir pornografia e droga é status. Você ajudou eleger Bolsonaro ao cobrar moralidade no poder. O que mudou? Bolsonaro se tornou indigno? Faça de menos desqualificá-lo. Ataca os algozes dele. Esses sim são os podres. Não querem outra coisa. Só pensam neles. É o Brasil que se dane. Você acha que Bolsonaro vai afundar o Brasil? Diga por que e como e a gente te respeita.

    1. Thiago, você estudou teatro? Toma banho? Fuma maconha diuturnamente? Se acertei dá um joinha...

    2. Bolsonaro é a ilustração do conceito de imoralidade. É um boçal, fascistoide, reacionário, mal educado e tudo indica que é ladrão e líder de milícias.

  136. Diogo, cara chato pra c.... Nem no Brasil mora e pra ele sempre tudo está ruim. Bom mesmo deve ser morar nesse esgotão de Veneza! Diogo é o Olavo de Carvalho do “jornalismo” Internet já que o outro é astrólogo ou guru. Parabéns colunista, continue assim. Ainda bem que minha assinatura deste períodico digital se encaminha para o encerramento. Longe de ser bolsonarista torço para que este governo dê certo no país em que habitamos e não ficamos reclamando aí do estrangeiro.

  137. Oi Diogo, sei que estará nas ruas domingo conosco. Costumo argumentar que o O Antagonista é o primeiro jornal, totalmente digital, assumidamente de direita!! Amo vocês

  138. Fiquei tremendamente decepcionado com sua crônica hoje Diogo Mainardi! Parece que você também está confuso.....porque diz que quem sair às ruas estará apoiando este pulha do Olavo? Eu particularmente não sairei às ruas, mas não será pelos motivos que você diz! Sua forma de colocar as palavras nas frases desta vez, da a nítida impressão que você já está desistindo do governo Bolsonaro e isto pra mim, que sempre te segui é mortificante! Que chato!!!

  139. Lamentável, sem nexo e o que se pretende??? BOLSONARO não é estação e seus eleitores muito menos vírus!!! O Brasil precisa de união ou seus filhos vão pra Boston??? Enquanto a imprensa for covarde, haverá pesadas críticas, digitais ou não!!! Como a corrupção não dá pra aceitar calados, como meio de comunicação não dá pra aceitar fofoqueiros!!! Precisa desenhar???

    1. Sim, são uns santos recebendo dinheiro dos corruptos para "esquecerem" que eles roubam...

    2. Ahahahaha Essa é boa, uns santos! Só pode estar de brincadeira! A mídia tradicional e retrógrada morreu e ainda não sabe!

  140. Mainardi parabéns,os lulistas ops desculpe os bolsonaros,ops já não sei mais ,estão muito parecidos,todos muitos mal educados e brabos,Deus me livre dessa raça, vamos pensar mais no Brasil,vamos apoiar o Presidente sem Radicalismo.

    1. Pois é Marcelino, já venho comentando a algum tempo isso. Esses dois espectros ideológicos de nossa sociedade se dizem estar em extremos opostos entre si, mas são tão iguais em pensamentos e atitudes. Imaginação cômica: bolsonaristas se reúnem na rua para brigar contra os mortadelas, o que vemos? Um grupo de cegos e surdos brigando com outro grupo de cegos e surdos, só muda a cor da camisa do time ao qual pertencem. Chego a conclusão que o problema não é ideologia, são infelizmente as pessoas.

  141. O radicalismo cega!!! Para todos os lados, lulista ou bolsonaristas, o extremismo é ruim para a democracia. Funciona como um caricatura a ser "Apreciada", "Digerida" e o resultado só é um: Vomitar!!!

    1. ANTONIO, ainda vou ver muito comentário seu chorando igual as mortadelas petistas, principalmente quando seu ídolo se tornar a "rainha da inglaterra" por pura incompetência política e falta de estratégia doa bolsonaristas olavistas acéfalos. Mas claro, a culpa será do Mainard, Janaína, Kim e etc. Igual as mortadelas petistas, a culpa sempre é dos outros.

    2. Inclusive Diogo poderia aprender bastante com seu comentário, mas acho que vai ser mais difícil ainda...

    3. Disse tudo Alysson, espero que o Thiago R (idículo) tenha aprendido alguma coisa, mas vai ser difícil....

    4. Falam como se todas as pessoas que apoiam o governo fossem bolsonaristas, olavetes, PT ao avesso. Impressionante a “in”capacidade de muitos em analisar a história e todos os fatos que nos trouxeram até aqui. As propostas do governo já estão expostas e basta o congresso trabalhar. Quem é um Olavo de Carvalho na “destruição” do governo se comparado ao Maia e seu exército de cachorrinhos adestrados em busca do poder? Quem são os avatares bolsonaristas perto da extrema-imprensa?

    5. Batalhamos tanto para nos livrar do petismo que jogou o país no buraco para quê? para ver bolsonaristas agindo igualmente aos mortadelas petistas em sua sanha fervorosa de defender o indefensável, se recusando a abrir os olhos para uma realidade não tão linda mas que é a nossa realidade? Chego a conclusão que o problema não é a ideologia, infelizmente são as pessoas.

  142. Eu fico imprecionado com a falta de carater de um comentarista que até pouco tempo eu admirava!! Ou é hipocresia ou falta de honestidade intelectual!! Estou muito desapontado com esta revista!! Vou cancelar a assinatura!!

    1. E, antes que eu esqueça; MILICIANO DIGITAL É A @#%$&*!! Eu sou pai de família, bombeira Militar há 24 anos!!! E tenho direito de usar a Net para me manifestar e combater bandidos seus apoiadores, assim como, agentes do caus como o senhor e esta Revista!!

    1. Tanto faz se para bolso, derrubar stf e cn, ou até mesmo em favor das reformas. Sobre qualquer aspecto ou ponto se vista essa manifestação só vai contribuir para mais isolamento do Bolsonaro. E viva a nova rainha da inglaterra!

  143. Mainardi você está parecendo um esquerdista... virasse colega da Maria sem Rosário? Estás a distorcer tudo que está ocorrendo. Estamos indo às ruas para demonstrar a insatisfação com o que ocorre nos bastidores do poder e você diz que somos todos loucos e fanáticos... #calabocamainardi

    1. Perfeito Gilson, ir para rua domingo não pode ser visto apenas como uma forma de apoiar Bolsonaro, e sim de apoiar o Brasil contra esses sanguessugas. Por muito tempo ficamos vegetando, sendo roubados, está na hora de irmos contra essa cultura corrupta, independente de ideologia.

  144. Quem perdeu o rumo foi você que lutou tanto contra os petralhas e está perdendo a oportunidade de enterra Los de vez. Você acha que pra vender jornal é preciso atacar e criticar o tempo todo até agora não vi comentários seus sobre os ganhos do novo governo. Você está contaminado como toda a mídia e só faz especular e não mostra que está difícil por não se render ao sistema se não...seria Bolsonaro paz e amor como na era Lulopetismo pena que caiu na cegueira como seus colegas alarmistas.

    1. Kkkkkkk entendi nem precisava explicar ...mas foi bom por causa dele era capaz de achar que você estava falando de mim tamanha cegueira em que está

  145. já fazem muitas semanas que essa coluna é inútil. Nenhum comentário realmente produtivo com inform acoes relevantes. Só destilamento de veneno. Quero sugerir a extinção desta coluna ou desconto na assinatura.

  146. Em algum momento o bom-senso vai imperar e todos verão que estamos lutando por uma causa única: um Brasil próspero, livre de corruptos!

    1. O sistema não vive de bom senso vive de exploração. Na verdade os homens de bem se uniram, porém os que resistem vivem na ilusão de um governo perfeito sem falhas se esquecendo do buraco que saímos e do atoleiro e lama que nos meteram e que não vão se render sem lutar e denegrir o novo governo batendo na tecla de qualquer falha sem mostrar que só o fato de não termos os petralhas no comando e alguém lutando pelo país é um ganho enorme e se não está melhor sabemos as causas

    2. É isso mesmo ! Não é por Bolsonaro e sim por nossas famílias e o Brasil!!!

  147. Vou as Ruas dia 26 e não me acho uma militante Bolsonarista. Vou pela reforma da Previdência, a Mp870 e o pacote anticrime de Sergio Moro. Como faço para cancelar minha assinatura no Antagonista?

  148. Por que é tão difícil aceitar que as manifestações do dia 26 são em defesa de idéias contidas nas Reformas propostas pelo Governo eleito legitimamente? Pela primeira vez, depois da redemocratização, o povo estará manifestando sua vontade soberana. RESPEITEM!

  149. está apontado neste artigo acusações graves sobre utilização de recursos públicos para impusionamrnto digital. até o momento não vi nenhuma reportagem seria sobre o assunto que mostre provas apenas suposições. se houver por favor Crusoé mostre adoraria ver e cobrar respsotas ao governo. agora falar que as pessoas que vão as ruas para defender PAUTAS reconhecidamente important3s sao burros e ignorant3s é demais.

  150. Diogo, as hostes bolsonarianas estão aquém de L`Armata Brancaleone. Esta faz rir, aquelas são motivo de estupor pela estultice. "A história se repetindo como farsa".....rrrrrssss.....

  151. Diogo, o que você deseja de fato? Sabe que Jair Bolsonaro não joga contra o Brasil. É testemunha de vários acertos políticos, principalmente da equipe econômica. Então, qual é o seu problema? Você votou nas últimas eleições? Se sua resposta for sim, então, muito provavelmente, votamos iguais.

    1. Diogo, você votou em quem nas últimas eleições.Vou procurar um comentário seu no O Antagonista, que você se rendeu em votar no Bolsonaro e mostro aqui.O que mudou?

  152. Mainardi, equilibrado e lúcido, como sempre.Entristece-me testemunhar a divisão dos opositores do maduro esquerdismo , do populismo e,do cortuptismo

    1. Andre, prepara o lenço para o choro bolsonarista..rs. Essa manifestação de domingo, cheia ou vazia, só aproximará nosso presidente de se tornar mais rápido a primeira rainha da inglaterra brasileira....rs

    2. Pense bem, você está enganado. Essa é uma manifestação livre sem organizações e sindicatos. São pessoas diferentes e que juntas uns vão só por Guedes outras por Moro e Lava Jato outros pelo governo e outros por FÉ em JB mas todos estão unidos contra o Centrão a esquerda e a corrupção e os criminosos de colarinho branco. É uma manifestação de apoio à reformas muito mais nobre porque querem salvar o país de quadrilhas políticas e quadrilhas criminosas.

  153. "Bom é o caminho do meio", como disse Aristóteles. Lula elegeu Bolsonaro e este elegerá alguém de Centro. Enfim. Só ter calma Diogo.

    1. JÁ TOMOU BANHO HOJE OU O CHEIRO DA INHÁCA, SEBO; RABUJO AINDA LHE É PECULIAR AO SEU DIA-A-DIA 🧐🤔🥴🤯😮😬 SANTA MARIA DO ROSÁRIO PROTETORA DOS MARGINAIS; ESTUPRADORES, E DOS PORCOS E IMUNDOS QUE ODEIAM A ACEPCIA..DIZEI ONDE ESTÁS...SE ESTÁS NO CÉU..OU SE ESTÁS NO MAIS PROFUNDO TÁRTARO SE DELICIANDO COM TODA SORTE DE ESPÍRITOS IMUNDOS, E ALMAS ASSASSINAS..FICAI POR AÍ...POIS ISSO EXPLICA O SEU MAL CHEIRO TANTO DE SUAS ENTRANHAS, QUANTO DO SEU CARÁTER.

  154. Ser globolixo como muitos muitos outros, igualmente execráveis quando assim também se manifestam. Seja digno, e homem de caráte (?) : publique este comentário honesto.

  155. A análise comparativa foi infeliz Diogo...Nada mais indecente do que a turma que acabou com o país em defesa dos seus privilégios...Nojo cara, vc sabe disso! Vou pra Rua!

  156. Diogo, vc não nega que é da Globo. Em nenhum momento os manifestantes falaram em fechar congresso ou STF, apesar de merecerem.

    1. Diogo, além de mal intencionado, também está mal informado.

    1. Mas já fez algum efeito. Pelo menos a Câmara aprovou o pacote da Reforma Administrativa (da quantidade de ministérios).

    2. Mas muito maior do que a manifestação de vocês petistas frustrados.

  157. Diogo como assim milicianos? Assino a crusoé e nao concordo com suas posiçoes isso me torna miliciano só porque discordo de vc? qual sua diferença que me chama de miliciano e um petista que me chama de Nazista? E um direito meu te criticar, uma por vc ser uma pessoa publica e se nao gostar cancela minha assinatura. Dia 26 vou para ruas e nao sou miliciano digital

  158. É bom que você seja independente e não dê ouvidos a esses papagaios boquirrotos. Mas duvido que seja dinheiro dos próprios bolsos. O PSL dizia-se diferente e agora está ávido pelo fundo partidário. E o laranjal do PSL? Isso se faz com muito dinheiro. E o rachid do Flávio? Toda essa evidência nos mostram que o dinheiro não é só pessoal. O pior é a imitação barata que fazem do PT, com sinal trocado. São todos toscos como o presidente líder. Aquele denominado de Mi(n)to, que virou mitológico.

  159. Diogo, toda vez que vc quer se desmarcar dos milicianos bolsonarista, é como se cuspisse no prato que comeu. Na eleição, todo o antagonista foi da milícia radical pró-Bolsonaro! Não assinei Cruzoe para ler um texto a respeito dos 7 anões. Atchim! O que falta à sua coluna é tirar a bunda da cadeira, colocar um vestido vermelho bem justo e rodar a bolsinha, trazendo aos seus leitores bastidores e notícias quentes! Os comentários pessoais, faça-os para o Cláudio Dantas! Atchim!

  160. Nunca em meus 67 anos de vida vi um patrulhamento tão agressivo contra um presidente que tem a vontade de mudar esse jeitinho nojento de governar o país. Ele não é perfeito, mas quem é? Só sei que querem dividir os eleitores dó Bolsonaro e enfraquecê-lo, mas a troco do que?

    1. Concordo! Agora, observo e acredito que a intenção do O Antagonista e da Crusoé não é a divisão proposital, entretanto, a exposição de algumas ideias, opiniões e tendências de redação de forma institucional, acabam por levar a isso. O pior que o Mainardi agindo assim, no futuro, acabará mais por ajudar a nova ascensão do partido corruPTo. E os petistas não terão misericórdia do Mainardi. Viva a Liberdade de Expressão (a honesta; não remunerada).

    1. Não tem a menor ideia do que esta dizendo! Senso comum!!!

  161. Diogo Mainardi adoro seus comentários, mas essa de miliciano bolsonarista foi boa rsrsrs, acho que não faço parte dessa área ai não, mas tem hora que me da vontade que feche esse congresso que ainda continua muito corrompido e o STF da. Pô agente vê esse Rodrigo Maia mais conhecido como botafogo mais enrolado do que tudo e ainda por cima esse tal de Alcolumbre também envolvido em falcatrua. A gente percebe que esse pessoal não que moralização nas coisa publica, eles querem e fazer negociata.

  162. Caro Diogo, gosto dos seus textos de ficção e verdades. Essa forma estabanada dos MB emana de um certo desespero pela avalanche de fatos novos, verdadeiros e mentirosos. Quem elegeu Jair, os MB, quer mudanças e não vão arrefecer seus impulsos. A democracia é muito lerda diante da lógica das mudanças. A onda MB não vai parar ou distorcer, Já compramos Jair com acerto e defeitos.

  163. Vc aposta q as manifestações serão pequenas. Mas talvez reúnam muita gente. Vamos observar o desenrolar dos acontecimentos. O fato é q Bolsonaro, mesmo sendo meio apatetado, atraiu a simpatia daqueles q não aguentam mais a desfaçatez da classe política, em sua maioria gente q não pensa na nação, só no próprio bolso e interesses particulares

    1. Lógico que o voto foi contra o PT, afinal a disputa nas urnas foi Bolsonaro x PT. Agora, a vitória das eleições passadas não foi apenas sobre o PT.

    2. André, a grande maioria dos votos foi de anti-petistas e me incluo ai, no caso teve nosso apoio por falta opção mesmo.

    3. Venceu sozinho o stablishment, corporativistas, PCC, Rede Globo e mais todas as outras forças da nossa desgraça pública.

  164. Análise equivocada. Você pega todos os tipos existentes, quer sejam os extremistas, os que "só botam pilha" , os galhofeiros etc, e coloca na mesma situação do cidadão sofrido e descontente.

    1. Na verdade ele só focou nos chatos mesmo, infelizmente esses chatos gritam muito alto e tiram a paciência de qualquer um. Lembram muito os mortadelas do PT.

  165. te vejo no Manhattan principalmente após Ike Batista. acompanho o antagonista desde sempre sou assinante da Cruzoe desde do início. tô de saco cheio de vocês nos últimos 3 meses. como sei que vc anda para opinião!!!!! vou pela censura ,pela lagosta, precisa mais NÉ?

    1. Fico triste porque também acompanho muito tempo. Gosto muito do Sabino e do Cláudio. Diogo tem um papel importante na Crusoé que é registrar a revolução que está ocorrendo no país com bom humor ironia mas tocando o coração do leitor. Confio ainda no jornalismo livre da Crusoé e da Antagonista. Diogo explore e dê mais de si nesse momento especial para o Brasil.

  166. Sou a favor das manifestações livres, da democracia. Bolsonaro é um mentecapto, o Congresso corrupto e o STF uma vergonha. Então, Diogo, deixe o povo protestar!

    1. D E M O C R A C IA : A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por DEMOS que significa POVO ( e , não demônio) e KRATOS ,que significa PODER ( e não cratera ou buraco). É preciso explicar, porque aqui no Brasil há um tendência de confundir significados.

  167. Há uma música infantil antiga, que rima com o momento: -‘Ai meu nariz, Atchim Ai meu nariz, Atchim Ele parece muito mais um chafariz!’

  168. Os que vão pela "pauta" no dia 26 são os mesmos que foram na manifestão do MST e LulaLivre contra os cortes na educação.

    1. Boa sexta-feira para você também e aproveita a próxima manifestação Lula Livre.

    2. Olha, apesar de vossas observações, continuo concordando com o Diogo. Prefiro a realidade dos fatos a me colocar antolhos iguais a vocês. Tenham uma boa sexta feira e sejam felizes na manifestação de domingo.

  169. Eu nunca imaginei que seria tão difícil, para alguns, ter um Presidente honesto e verdadeiro eleito pema maioria absoluta de BRASILEIROS.

    1. Verdade ele quer jogar limpo e fazer o certo e ele é impulsivo simples e tem falhas mas usa seus valores e princípios para inspirar o seu time. E a grande mídia polue a comunicaçãos os monopólios e as oligarquias fazem de tudo para destruir. Quando surge gente boa acontece isso.

    1. Moro e Guedes não precisam de mais confusão e animosidade no congresso. Ao contrário, ambos têm pautas importantíssimas para aprovar proximamente. Estou certo que eles agradeceriam o silêncio momentâneo das ruas, especialmente com protestos radicais.

  170. Democracia se importa com Governo eleito por maioria absoluta! Respeitar a vontade do Povo seria mais fácil. Infelizmente tá difícil pra você. Eu também não renovarei minha assinatura desta revista!

  171. Ataques justos e também os ataques injustos ao governo só estão alimentando os lulopetistas, eles estão se reagrupando e "rearmando" para voltar com tudo. O perigo é imenso, os críticos estão entregando o Brasil de volta para o passado. Que burrice!!!

    1. Roberto 21, meu comentário também foi uma crítica aos bolsonaristas fanáticos, pois a postura de defesa absoluta deles ao bolsonaro mais atrapalha do que ajuda. Gostaria eu que o próprio Bolso pudesse ler esse comentário e refletir sobre sua postura, afinal ele tem se afastado de todos que o tentam aconselhar a deixar o fanatismo ideológico de lado e começar a governar para todos os brasileiros ao invés de dar prioridade aos desejos dos bolsominions e olavetes. Pois o Brasil é muito maior.

    2. Um governo atordoado não precisa de porrada. Precisa de boas idéias, gente que queira contribuir. Porrada qualquer um sabe dar, quero ver gente dando boas idéias. Criticar é uma coisa, dar porrada é outra. Thiago está certo, precisamos de mais sobriedade e, principalmente, serenidade. As pessoas ficam dando porrada no governo mas esquecem que quem fica caído na lona é o Brasil...

    3. Na verdade sempre haverão críticas, ela é salutar quando bem recebida e digerida, trazendo como resultado uma visão a abrangência maior da realidade e suas reais necessidades. O que estraga é o fanatismo que diz amém até para as maiores barbaridades, que o diga a turminha dos mortadelas na era petista. Conlusão: Sejamos maiores que isso, mais conscientes e acima de tudo, aprendamos com os erros do passado. Sejamos mais sóbrios em cobrar de nossos representantes que não se desvirtuem do caminho.

  172. Diogo, infelizmente a Dona Leitoa escreve melhor que você, portanto, mesmo tentando, você não vai conseguir ser o principal representante da imprensa tendenciosa, sem propostas e sem ética.

  173. Nas Ruas estarão pessoas protestando sobre vários assuntos que não necessariamente seja para fechar Congresso e STF. Poderá até ter uns 'Lula Livre'. Portanto, se ainda o Brasil é um país livre, concordando ou não, Diogo, deixem-os fazer a única coisa que ainda lhes restaram, protestar livremente. Há aqueles que vão como marionetes de políticos e partidos, porém outros irão por cobrar mais lisura das instituições brasileiras que econtram-se falidas.

    1. Até que enfim um Diogo que escreve alguma coisa que preste neste espaço.

  174. Acho diferente, a GRANDE MILICIA que nos faz espirrar sem dúvida é a imprensa uniforme q não admite opiniões democráticas contrárias(que acreditávamos q O Antagonista/Crusoé não fazia parte). Usam até meias verdades e sofismas para tentar colocar a sociedade no curral, impondo mentiras como material democrático.

    1. Flavio, não é ele quem decide isso, mas ele pode tentar aprovar isso no congresso. Só lembrando que outro governista fez algo semelhante e não deu muito certo. Qual governante? Hugo Chaves. Chega a ser irônico né?

  175. A solução real é convocar os parlamentares incessantemente. Entender que o mesmo povo que o elegeu, elegeu aquela casa, portanto, difamá-los é errado. Apoiar e não invejar aqueles que ele mesmo escolheu. Colocar os filhos para trabalhar nos seus cargos, não há espaço para 4 na presidência. Os estados estão endividados e precisam de soluções. Se não funcionar, daqui quatro anos deixe um caminho pronto para o próximo presidente ao invés de projetar sua perpetuação no poder. Trabalhe, presidente!

  176. Sempre haverá os tontos em defesa eufórica de qualquer coisa, mas existem outros que defendem o Bolsonaro, por que entendem que mais ataques a ele é o mesmo que dar munição aos esquerdistas. O tempo não está para erros desse tipo; qualquer retorno de um esquerdista encubado, será o nosso passaporte para um buraco sem fundo.

  177. Votei no Bolsonaro, mas com essa de querer seguir esse Guru de Araque em detrimento dos Generais... Conclusão: Não vou pra rua bater palma pra maluco! Tô muito velho pra isso. Acorda Bolsonaro! É ou não é Brasil acima de tudo?

  178. Diogo, peço que responda a uma questão básica: qual é a solução institucional capaz de permitir a um presidente sério governar sem ser diariamente sabotado pelo congresso e STF?

  179. E eu, gostava de vocè! Só chamando o sindico Tim Maia p.falar sobre vc e os avatares. Já começamos a ter resultados ,só pelos anuncios fo dia 26....

  180. Vivemos um momento onde os extremados têm muita voz. Uma pena. Torço pelo sucesso do governo. Acho melhor que os anteriores. Mas realmente tem muita gente maluca e chata por aí, com todo tipo de viés político.

  181. Diogo, acho que seu problema não é alergia ao pólen não. Seu problema é escrever com o fígado intoxicado. Péssimo texto. Péssima análise.

  182. O que vcs da mídia ainda não entenderam é que a população deu um BASTA. Ou muda e forma nojenta de conduzir os destinos do país e o povo vai por o pé no pescoço desse tão defendido por vocês "poderes da democracia" que no nosso caso só serviu até hoje para nos massacrar. Terão que usar de maneira correta o poder que nós demos nas urnas. Se não no próximo pleito vão pra vala. Boa parte já foi no último. E eles (parlamentares) já entenderam direitinho. Esperem. Somos bebês na arte, vamos evoluir

  183. Mentiroso! Essas não são as pautas do dia 26. Você tem sido uma decepção constante Diogo! A avatar é você do João Amoedo!

  184. Que louco. Tá parecendo o Chico Buarque e ñ sei porquê ñ voltam pra cá. Nem o Olavo entendo, dando pitaco sem conhecer nossa realidade. Quem te disse em fechar congresso e STF, se nossa natureza nunca foi esta? Criando sua estória para embarcarmos em sua canoa furada!!!Seu problema com Olavo e Bolsonaro deve ser tratado c eles. Ñ nos coloquem nisto. Às nossas pautas ainda estagnadas no congresso precisam ser agilizadas, e é por esta obviedade q estamos nos reunindo, acima de ideologias e PP

    1. Exatamente, vamos para as ruas para acelerarmos as pautas necessárias e urgentes ao país.Os parlamentares precisam entender que não temos mais condições de esperar. O país está sangrando com pessoas desempregadas. Vamos mostrar nossa insatisfação com tanto entrave.

  185. Diogo... você fez parte da formação do "Bolsonarismo" quando nos mostrou os crimes cometidos pelo "Lulismo". Agora, atacando os defensores deste governo, nos parece que está (por algum motivo) se aparelhando a "grande mídia" (incluindo seu patrão no Manhattan). Por Deus, rezo para que isso não seja verdade. Seria uma pena...

    1. Me faço a mesma pergunta: Por quê de uma hora para a outra os apoiadores do correto estão sendo forçados a se questionar (por essa mídia disfarçada) por desejarem o correto?

  186. É isso. Parabéns. Agora que os olavistas e os templários em nome do politicamente correto da direita ficaram apartados do resto, eles fazem manobras para arrebanhar e arrebanhada-se ao resto dos eleitores que APENAS deram um voto de confiança ao presidente. Bolsonaros também sentiram esse isolamento. “Mais Brasil, menos Carlucho”.

  187. "século passado", aproveite que podemos falar "milênio passado", fica mais impressionante e somente uma geração a cada 1000 anos passa por isso. kkkkkkk.

  188. Verdades, às vezes,são difíceis de processar. Tenha paciência Diogo,uma dia entenderemos q, imprensa de verdade,não é nenhum conto de fadas.

  189. Tem um tipo de jornalista que só sobrevive criticando o governo, não por dinheiro, por preferência. Tem outro tipo, popularizado pelo PT, que só sobrevive se receber um dimdim do governo.

    1. Isso mesmo Luiz, esse tipo de jornalismo se chama... jornalismo!! Hahahaha. Vai assistir o Globo Rural se não quer ver o jornalismo sério em ação. Hahaha.

  190. Não tem jeito!! Diogo gosta mesmo é de colecionar inimigos de estimação. Vive lah longe e pra ele pouco importa a realidade do brasileiro. Só importa a retórica vaidosa. Ok!!

  191. Uma análise simplista, reducionista e irreal. Os "milicianos" bolsonaristas são cidadãos que fizeram tudo para livrar o país do PT e agora não aceitam que o país seja sequestrado por Botafogo e o centrão. Muitos fazem isso voluntariamente, provavelmente a maioria. Artigo sem noção!

    1. Ê Diogo, eu se fosse você cancelaria seus comentários. A audiência do Mannathan Conection caindo vão te pedir indenização a Globo tá ruim das pernas.

    2. Concordo!Sem nexo ,acompanho vc Diogo desde sempre,descobri a Crusoé depois que deixei de ser assinante da Veja por 30 anos,eu era liberal,passei para a direita e hoje acho que sou extrema direita.Mas vou na manifestação,pelos princípios básicos ...moral,segurança etc.Reveja o que acha dos bolsonarianos. Boa sorte.

  192. Vou pelo que o outro MARIO, meu chará, escreveu de madrugada. Vou eu, dia 26, pelo País. Apoio a Reforma da Previdência, as repostas do SERGIO MORO. O Congresso deve nos representar, está precisando provar que somos significativos.

    1. Isto mesmo Mario,o Parlamento logo após as eleições entram para um mundo virtual...Esquecem que quem os colocaram lá merecem atenção.Temos que mostrar que ele precisam destravar o País,estamos aqui fora sangrando.

  193. Tenho lido os artigos de Diogo, talvez por masoquismo e uma coisa tem realmente me impressionado, apesar de contar com um espaço importante, em nenhum momento ele faz qualquer crítica a políticos corruptos, parte do judiciário corrupto ou imprensa corrupta. Apenas critica JB, como se este fosse a síntese de tudo de ruim no país.

    1. Boa. Isto mesmo. E o Diogo acha que ele foi importante para derrubar a Dilma e o PT. Coitado. Pensa ser um canhão e é no máximo um rifle de pressão.

    1. Eu irei, mas não por Bolsonaro, mas por sua pauta, Moro e Guedes.

    2. Nós iremos. Acredite, não sou bolsonarista. Quem me convenceu a ir foram os próprios congressistas. São muito ratos.

    3. Sou um destes 58 milhões, e não vou as manifestações neste domingo

  194. Vou no dia 26, estarei na Paulista pelo JB pelo Moro e por Guedes. Meu voto não foi suficiente. Minha contribuição. Caminhar para o Congresso e o STF verem que eu existo no meio da massa humana. Quem sabe assim votem no que o país necessita. Posso escolher o que eu leio como Antagonista e Crusoé e compartilhar o que acredito mas é pouco. O JB o Guedes e o Moro estão revolucionando o país e merecem mais apoio. Escreva pelo país Diogo, você pode fazer muito mais com a Crusoé. Uma ironia útil.

    1. Texto bem racional, Tânia. Nós somos a Nação, JB, SM, PG e os demais colaboradores da Corte os executores das nossas metas. Nossas forças vão em suas direções.

    2. Parabéns Tânia.Também irei para mostrar para os digníssimos parlamentares que quem manda somos nós.

  195. Não sinto desconforto pela oposição dos bolsonarista.Mas é preciso especificar o pelotão: 1) os bem intencionados (gostariam que JB fosse o que não é, e que certamente nunca será); 2) os Bolsominions (que apóiam qq coisa); 3) os BolsOgros (que só comparecem para xingar, pois não pensam); 4) os bipolares, "mulas de duas cabeças" (bolsonaristas, das três espécies anteriores, e ao mesmo tempo olavetes). Se discutissem ou dialogassem com lógica, educação e urbanidade... Mas não, vazios e repetitivos

    1. Thiago R. Passando por aqui e lendo teu comentário, não queria deixar em branco. Realmente, este radicalismo de alguns bolsonaristas e olavetes toca a insanidade, e os faz irmãos siameses tb dos PeTralhas e demais esquerdalha. Incrível como se parecem! Mas discordo quando diz que o problema não é ideologia. É sim! Historicamente, o extremismo de esquerda é "irmão siamês" do de direita, e sempre disputaram o mesmo público: o CENTRO. Cabe a nós mostrar que se pode ser de direita mas com equilíbrio

    2. Catilinário, para quem fez oposição ao PT nos governos anteriores é incrível a semelhança de "parte" dessa turminha pró bolsonaro com o grupinho mortadela que endeusa o Lula. Chego a conclusão que o problema não é a ideologia, são as pessoas mesmo.

  196. Quem escreve o que pensa precisa estar preparado para receber o que os outros pensam sobre o seu pensamento. Você é mais um jornalista pedante, auto intitulado intelectual e que não faz merda alguma para melhorar o nosso país. Esse é o jornalismo diferente que a Crusoé pretende fazer? Dois parágrafos e pronto, sou o dono da verdade? As suas matérias estão sempre restritas a dois ou três parágrafos. Continuaremos opinando queira você goste ou não, ou então, cancele nossas assinaturas.

    1. Concordo plenamente com o Carlos. Vou à manifestação pelas mesmas razões.

    2. Fernando, parabéns pelo comentário. É exatamente isso, infelizmente essas pessoas fanáticas que vivem desesperadamente atrás de um salvador da pátria para dizer amém são incapazes de aceitar qualquer crítica. Esquecem que é na crítica que se constrói algo melhor. Quando esse desgoverno cair por terra ainda virão aqui culpar o Diogo pela desgraça na qual se agarraram feito náufragos desesperados. Assim como os "mortadelas", a culpa é sempre dos outros.

    3. O jornalismo do Diogo é o mesmo que ele fazia na época do PT, quando o Lula conclamava a imprensa a fazer algo "para melhorar o país", que era só falar bem e apoiar o governo. O que os deixa incomodados é que vocês queriam sequestrar o Antagonista e a Crusoé e os transformar em Brasil171 do governo. Pra isso já existe os Terça Livre, Jornal da Cidade, etc. O problema do Diogo é ele servir como espelho para os fanáticos que acham que o país tem que ser uma ditadura do presidente, a la Maduro.

    4. O termo miliciano já mostra sua intenção , faça algo de útil ! Pare de criticar e aponte soluções! Vou no dia 26 por mim e não por JB, todos estão vendo as canalhices dos juízes, senadores e deputados! Não defendo fechamento ou expurgo, e sim honestidade, por isso vou pra rua NOVAMENTE!

Mais notícias
Assine
TOPO