Suamy Beydoun/Agif/Folhapress

O general na linha de tiro

O que está por trás da ofensiva contra Santos Cruz, o ministro militar que a ala radical do bolsonarismo quer derrubar. O jogo de intrigas palaciano inclui até acusação de falsificação de mensagens
17.05.19

“General, como foi lá ontem? Resolveu?”

“Nada. Ele ficou insistindo no vídeo.”

“Tendi.”

“Mas eu disse na cara dele que isso era coisa do desequilibrado do filho dele e do frouxo do Fabio.”

“E o q ele falou?”

“Que isso não ia se repetir. Mas eu não senti firmeza, ele deve ter dado ok por trás.”

“Ele é covarde, terceiriza ataque. Idiota.”

“Sim. É um imbecil, não fala na cara.”

“O jeito vai ter que ser colocar o Mourão mesmo rsrs”

“Isso.”

O diálogo acima circulou nos últimos dias nos celulares das mais altas figuras da República. As mensagens constam do print de uma conversa por WhatsApp ocorrida na manhã do dia 6 de maio. O general seria Carlos Alberto Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo. Ele estaria, em tese, falando com um interlocutor cuja identidade não está clara. O assunto central do diálogo é nada menos do que uma reunião com Jair Bolsonaro para tratar de um vídeo. O “desequilibrado” a que um deles se refere é Carlos Bolsonaro, filho do presidente. Mourão, como é fácil depreender, é o vice-presidente. O frouxo seria o novo chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten.

O tal print chegou ao conhecimento do próprio Bolsonaro pelas mãos de Wajngarten, ainda na semana passada. O secretário contou a pessoas próximas que recebeu a cópia da tela de um número de celular desconhecido. E que, por via das dúvidas, decidiu levar o assunto a Bolsonaro. Wajngarten é subordinado ao general Santos Cruz. Os dois estão em pé de guerra. Ligado à ala mais ideológica do governo, e ao próprio Carlos Bolsonaro, o filho 02 do presidente, Wajngarten entende que o general tem atravancado a área de comunicação do governo. Santos Cruz, por outro lado, resiste a abrir espaço para esse grupo. Até por isso, está há semanas sob ataque — ele foi alvo de xingamentos variados de Olavo de Carvalho, o falante guru bolsonarista. Bolsonaro, é claro, não gostou do que leu. Viu na troca de mensagens que lhe foi mostrada por Wajngarten sinais de que estaria sendo traído pelo general Santos Cruz – que o teria chamado de imbecil (“É um imbecil, não fala na cara”) ao responder a mensagem em que o interlocutor o tratava como covarde, falso e idiota (“Ele é covarde, terceiriza ataque. Idiota”). O diálogo termina com uma frase do interlocutor, entre risos, apresentando Hamilton Mourão como solução para a confusão (“O jeito vai ter que ser colocar o Mourão mesmo”), com a qual Santos Cruz supostamente teria concordado (“Isso”).

O print caiu como uma bomba no palácio. E não demorou para que as tais mensagens, cuja veracidade nunca foi comprovada, fossem logo relacionadas a uma declaração do próprio Bolsonaro na sexta-feira, 10, em que disse que haveria um tsunami nesta semana por causa de “erros não perdoáveis”. “Talvez tenha um tsunami na semana que vem. Mas a gente vence esse obstáculo aí, com toda a certeza, porque somos humanos. Alguns erram. Uns erros são perdoáveis, outros não. Assim é na nossa vida familiar também”, disse o presidente ao discursar para funcionários da Caixa. Não faltou quem entendesse que Santos Cruz seria demitido. O tsunami, na leitura de uma parte dos auxiliares palacianos, se daria porque Santos Cruz é um auxiliar importante do presidente e, além disso, sua possível demissão poderia não ser bem digerida pelos demais militares do governo.

O “print” da discórdia chegou primeiro para Wajngarten, que o levou para Bolsonaro
Como consequência das mensagens, Wajngarten e Santos Cruz discutiriam a relação. Desde que o secretário assumiu a função, há cerca de um mês, os dois nunca se entenderam. No encontro, ainda no final da semana passada, Wajngarten pediu que o ministro parasse de enxergá-lo como inimigo. Disse que é um empresário bem-sucedido que topou a empreitada em Brasília para ajudar o presidente e que, além disso, é entusiasta da boa comunicação. Santos Cruz ouviu, mas falou pouco. Focou na reação ao fogo cerrado sob o qual estava. Disse que o print que Wajngarten levara ao presidente – e que, teoricamente, o comprometia – era uma armação grosseira. Estava instalada uma atmosfera de intriga palaciana como havia muito não se via no Planalto. De um lado, um importante assessor presidencial levava Bolsonaro a desconfiar da lealdade do general. Do outro, o próprio general apontava a existência de uma fraude monumental para prejudicá-lo. Tudo isso em um ambiente já inflamado, em que os dois lados – o do general e o de Wajngarten – vêm se digladiando ferozmente nos bastidores.

A semana seguinte começou com a expectativa de que o general seria demitido. Na terça-feira, 14, o print foi um dos principais assuntos na reunião matinal que Bolsonaro costuma fazer diariamente com o núcleo duro do governo, batizada informalmente de “Bom Dia”. Estavam no gabinete, no terceiro andar do Planalto, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno Ribeiro, o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, o ministro da Secretaria-Geral, general Floriano Peixoto, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o chefe de gabinete do presidente, major reformado Pedro de Souza, e o chefe da assessoria especial do palácio, Célio Faria Júnior, além de Santos Cruz e de Wajngarten.

Santos Cruz voltou a dizer que se tratava de uma armação, o que, segundo ele, poderia ser facilmente verificado pela forma como as mensagens foram digitadas. Bolsonaro ouviu tudo. Parecia indignado com o nível da confusão. Mas não deixou transparecer, porém, seu julgamento sobre episódio. Estava evidente que a tentativa de derrubar o general havia chegado ao paroxismo. Santos Cruz afirmou publicamente que pediria uma investigação para apurar a origem das tais mensagens, de modo a deixar clara a armação – e, claro, desmascarar seus autores. Wajngarten submergiu. O próprio Bolsonaro chegou a dizer, internamente, que mandaria averiguar o ocorrido. Como nenhuma das hipóteses em cena era favorável ao governo e ao presidente – seja a suposta traição do general, seja a suposta fraude para derrubá-lo –, a saída mais próxima foi, ao menos para o público externo, dar o episódio como superado. O presidente, então, chamou Santos Cruz para integrar sua comitiva na viagem à cidade americana de Dallas, onde recebeu um prêmio nesta quinta-feira, 16. Wajngarten já havia sido convidado.

Reprodução/Jovem Pan/YouTubeReprodução/Jovem Pan/YouTubeWajngarten, o novo chefe da Secom, está em rota de colisão com o general
A guerra surda, porém, está longe do fim. Por trás da confusão em torno da polêmica reprodução da tela de WhatsApp está a disputa pelo controle das verbas de publicidade do governo. Muito embora a Secom de Fabio Wajngarten esteja subordinada à Secretaria de Governo de Santos Cruz, a comunicação é uma área do palácio que todas as alas do governo tentam controlar. Carlos Bolsonaro foi o responsável por indicar o primeiro ocupante da secretaria, Floriano Amorim. Resultou num desastre. A estratégia de privilegiar as redes sociais em detrimento da mídia tradicional não deu certo, o governo não conseguiu dar visibilidade às suas ações, a popularidade do presidente caiu. Não demorou para que Amorim caísse. Bolsonaro, então, decidiu bancar Wajngarten. Não sem antes obter a anuência dos filhos. Santos Cruz não foi sequer consultado. Mas Olavo de Carvalho comemorou. Ele postou em sua conta no Twitter no dia 26 de março, dias antes da nomeação: “Alguém me disse que o Fábio Wajngarten foi convidado para dirigir a Secom. Será uma notícia auspiciosa. Espero que se realize.”

O presidente havia conhecido Wajngarten três anos antes em São Paulo. A aproximação não foi difícil. Além de ser uma liderança atuante da comunidade judaica paulista, foi fundador do Controle de Concorrência, empresa que faz medição e verificação de publicidade. Também ajudou na operação para trazer a empresa alemã GfK para medir a audiência da televisão e fazer frente ao Ibope. Isso o tornou muito próximo das cúpulas de canais de televisão como Rede TV!, Record e SBT, que Bolsonaro privilegia em lugar da Globo, a líder de audiência. Wajngarten vê a comunicação como um ponto estratégico que precisa de investimentos para produzir resultados.

Dadas as condições para que Wajngarten assumisse, o que foi formalizado no início de abril, veio o efeito colateral. O estilo do novo secretário se chocou com o de Santos Cruz, a quem a Secom está formalmente subordinada e é o dono da caneta para liberar as verbas. O general assumiu em janeiro com a disposição de restringir a liberação de dinheiro. Auxiliado por dois integrantes da Advocacia-Geral da União, Santos Cruz mandou fazer uma auditoria que constatou gastos abusivos com publicidade nas gestões de Dilma Rousseff e de Michel Temer. Formou, então, a convicção de que era preciso evitar grandes somas com campanhas e consequente drenagem de recursos para a propaganda oficial.

Reprodução/TwitterReprodução/TwitterCarlos Bolsonaro, o filho 02 do presidente: ele quer ter controle da comunicação do governo
Em uma das primeiras reuniões entre as equipes de ambos, o general deixou claro que não daria um cheque em branco a Wajngarten. O primeiro veto significativo se deu na discussão sobre o montante a ser destinado para divulgar a reforma da Previdência. Santos Cruz disponibilizou 40 milhões de reais, ao passo que o secretário defendia o dobro, sob o argumento de que só os sindicatos, contrários à proposta, farão uma campanha estimada em 100 milhões de reais. O general avaliou que uma estratégia focada em mídias digitais, além de mais barata, poderia dar mais retorno. Wajngarten rebateu. Lembrou que no Nordeste, região onde há mais gente refratária à reforma, o que mais funciona ainda é a comunicação pelos meios tradicionais. Até hoje não houve consenso em relação ao tema. O primeiro embate público entre os dois ocorreu no final de abril, quando o presidente mandou suspender uma propaganda do Banco do Brasil que explorava a diversidade de gênero. Um auxiliar de Wajngarten disparou um e-mail para as estatais dizendo que, a partir dali, todas as peças publicitárias precisariam ser aprovadas pela Secom antes de serem levadas a público. Dois dias depois, Santos Cruz deu uma contraordem. Disse que a orientação feria a Lei das Estatais. O gesto do general incomodou Bolsonaro.

A tensão interna sobre as verbas e as estratégias da comunicação oficial cresceu à medida que, dos Estados Unidos, o escritor Olavo de Carvalho aumentava sobremaneira o tom contra os militares, em especial Santos Cruz. Em postagens nas redes sociais, o guru xingou o general de “bosta engomada”. Também disse que ele “fofoca e difama pelas costas” e, referindo-se a uma declaração do militar sobre redes sociais, escreveu: “Controlar a internet, Santos Cruz? Controlar a sua boca, seu merda”. A certa altura, a hashtag #ForaSantosCruz subiu entre as mais difundidas no Twitter. O embate tragou até o ex-comandante do Exército, general Villas Bôas, referência de todos os militares do governo. Surpreendentemente, Bolsonaro foi às redes, disse admirar Olavo e pediu que a confusão acabasse. Tudo isso a uma semana de surgir o print da discórdia.

Na balança entre os dois lados, Bolsonaro pendeu para o de Wajngarten. Nesta semana, embora tenha optado por colocar panos quentes na disputa, o presidente de fato considerou demitir Santos Cruz. Mas analisou os riscos que acompanhariam a decisão. Além da amizade de muitos anos com o general, ele avaliou que a demissão seria uma manobra de altíssimo risco para o governo pela reação em cadeia que ela poderia gerar. Dos oito participantes da reunião diária de “Bom Dia”, cinco são militares, quatro deles generais. O receio era de que a saída de Santos Cruz pudesse criar no grupo o mesmo sentimento de união demonstrado após os ataques de Olavo de Carvalho. Em um momento em que o governo enfrenta queda na popularidade, protestos nas ruas, derrotas diárias no Congresso e um dos filhos do presidente tem o sigilo bancário quebrado, arrumar problema com a turma da farda não seria um bom negócio. O fato de a demissão ter sido aventada, contudo, ampliou entre os militares a insatisfação com os rumos do governo, principalmente com a energia despendida por Jair Bolsonaro em questões menores, como a guerra ideológica contra seus adversários políticos, enquanto grandes questões, como a reforma da Previdência e a medida provisória que reestruturou a Esplanada dos Ministérios, por exemplo, estão sob ameaça no Congresso. Nada, contudo, que signifique a possibilidade de um desembarque massivo por ora. Indagado por Crusoé, um general bem posicionado no governo rejeitou peremptoriamente a hipótese: “Temos resiliência. Queremos suplantar as vicissitudes momentâneas. Você não verá aqui generais extremados”.

Agência BrasilAgência BrasilJair Bolsonaro nesta quinta, 16, em Dallas: guerra suja no palácio
A guerra, tudo indica, ainda terá muitas batalhas. Em uma folha de papel, militares desenham como enxergam o front em que estão posicionados desde janeiro. Como fazem nas discussões teóricas de estratégia nos quartéis, eles transpõem para o papel, em diagramas, o cenário. E nele há quatro núcleos. O central, onde se lê a palavra “governo”, “deve reforçar o discurso único e as ações”. Só estão nesse núcleo aqueles que de fato exercem funções relevantes na Esplanada. No círculo seguinte estão os “apoiadores”, cuja missão, ao menos no papel, deveria ser “ajudar a combater os opositores”. É nele que os militares colocam Olavo de Carvalho e os filhos do presidente. Depois vêm os “críticos”, que “devem ser neutralizados com argumentos e ações” e, por fim, os “opositores”, de quem é preciso se defender “para blindar o governo”. O problema é que, avaliam, os papéis se misturaram: os apoiadores estão atuando como críticos e opositores. “Quando Olavo de Carvalho ganhar um ministério ele pode falar sobre o governo. De fora, ele deve apoiar”, diz um militar. Ninguém se arrisca, porém, a dizer de qual dos quatro subgrupos vieram os prints que geraram a mais nova crise.

A Crusoé, Santos Cruz disse não ter ideia da origem das mensagens. De Dallas, ele afirmou que nos próximos dias vai avaliar os “aspectos legais” do caso: “Sobre esse fato lamentável que aconteceu, eu não tenho nenhuma ideia sobre a origem. Os aspectos legais serão analisados posteriormente, após o meu retorno a Brasília. Da minha parte, eu só tenho a dizer que acho que a população brasileira em geral espera por trabalho, dedicação, soluções e tranquilidade. Esses são os meus focos. Como disse acima, os aspectos legais serão analisados posteriormente”. Também procurada oficialmente, a Secom de Fabio Wajngarten respondeu que não comentaria o episódio. Qualquer que seja o desfecho, a gravidade da situação continua pairando no ar pesado do Planalto. Na hipótese de as mensagens serem verdadeiras, o que o general nega enfaticamente, para além do clima de desconfiança e de traição seria preciso considerar até a possibilidade de um dos interlocutores ter tido o telefone celular hackeado. O palácio estaria diante de um caso clássico de espionagem. A se considerar a outra hipótese, a de que o diálogo levado ao presidente é produto de uma fraude para derrubar um ministro do núcleo duro do governo, há que se admitir que a guerra intestina virou guerra suja. De um jeito ou de outro, é Bolsonaro quem perde.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. com certeza Miriam...fico chocada em ler todos os dias sobre a pequenez de quem se diz ser antes de tudo, um patriota! sinto-me profundamente ferida e ultrajado como brasileira!

  1. Lamentável sobretudo, a constatação da existência de uma rede de intrigas dentro do palácio do Planalto. Fogueira de vaidades e de egos afetados com fome de poder a qualquer preço. Crianças cresçam e se tornem homens de verdade. O Brasil está ou deveria estar acima de tudo.

  2. Santos Cruz xingou Olavo após ser elogiado, e devia virar homem e parar de ficar chorando por ser criticado. Santos Cruz não corta toda a verba para parasitas da imprensa, mas também não faz nenhuma propaga útil das propostas do governo (aliás, na ânsia de tomar lado, o jornalista primeiro diz que mídia social é ruim quando o Carlos estaria defendendo, depois, quando o Santos Cruz que estaria, já virou algo bom; vocês são uma piada).

  3. Força General,pessoas como você é raro,não se preocupe que essa ala que mais parece com o PT,vai se atrapalhar sozinha,visto essa fraude da mensagem,vocês militares estão bem preparados,psicologicamente intelectualmente e com um bom senso que até eu Fui surpreendido.Continue assim ,não entre no jogo sujo,parabéns

    1. Força General?? O que esse diabo tem feito em prol do governo??

  4. Isso tudo é uma enorme idiotice ! Não foi para isso que elegemos Bolsonaro, ! Acabou a propaganda eleitoral, agora é governo !

  5. Tem uma metástase instalada nesse governo e está se alastrando. Tem nome e sobrenome - Olavo de Carvalho. Nunca o vi elogiando qq reforma. A única coisa q presta pra ele é sua odiosa filosofia. Seus seguidores pregam o ódio e dividem o governo. Para eles os militares são todos trairas. Ou Bolsonaro se livra desse câncer ou o Brasil está ferrado.

  6. Acho muito difícil que alguém com a inteligência de Santos Cruz se exponha desta forma em mensagem de Whatsapp. Por outro lado, concordo com Wajngarten que é necessário uma campanha de maior porte na "mídia tradicional", porque enquanto os deputados e os jornais se esforçam em levar bobagens ao "grade público", o governo está tomando uma balaiada "calado".

  7. Eu acho o seguinte está tudo alinhado com a velha política , o povo não é cego mais, estão jogando tudo contra todos atraves da imprensa interesseira junto com corruptos do poder e grupos de movimento liberais que não querem cair em suas próprias arapucas. Sujando e encurralando o presidente. As máscaras vão cair uma por uma.

    1. Até as máscaras caírem , nós o povo , estaremos em situação muito difícil, não tem como esperar , o governo tem que se unir e trabalhar duro.

  8. Diálogo do Zap: -Eu,como sou General vou mostrar a esse imbecil de baixa patente quem é que manda. -Sim,é isso mesmo,vamos mostrar que você é que manda kkkkkk -Isso mesmo,sou eu.Ou ainda melhor é a nossa turma rssrsss. -Mostra pra eles chefe. -Eles vão ver só,aqueles bostas,cabeças-de-bagre.Vão ver sim,ou não me chamo Fulano de Tal! -Sim acaba com eles General de Tal.kkkkkkk (Conversa interessante.)

  9. A Crusoé não apurou a veracidade da notícia. Caso tenha sido verdade, é evidente que o gen Cruz deveria ser demitido imediatamente. Não se pode cercar-de víboras logo tão próximo do presidente. É preciso melhor esclarecer Crusoé, pois seu compromisso era até então com verdade e jornalismo independente. Não seja uma víbora para com seus leitores.

  10. Só quem não conhece o mores dos militares acha que este diálogo é verdadeiro.Senão vejamos vcs acham que um General com o estofo do Santos Cruz e seu currículo iria fazer por telefone um comentário deste tipo? Na minha opinião quem deveria ser mandado embora é quem levou ao conhecimento do Presidente está interlocução sem antes fazer uma checagem,isto tem um nome intriga,fofoca, isto é coisa muito séria para ser deixada de lado, ofende um país e a homens dignos.

    1. Concordo plenamente, um fato dessa natureza não pode deixar de ser investigado. E o mais interessado nisso devia ser o presidente. Saber quem está chantageando quem; a omissão em investigar é preocupante.

  11. Acho que esata pseudo mensagem, falsa, nada mais é do que mais uma tentativas de desestabilizar o governo Bolsonaro, aliás, como vem acontecendo desde janeiro, por grupos que querem continuar roubando e mamando nas tetas do dinheiro público. Mas não vão conseguir. Estamos aqui para defender o governo Bolsonaro....somos quase 60% do eleitorado brasileiro, portanto nossa voz é forte e será ouvida no dia 26 para começar.

  12. Votamos no Bolsonaro por falta de opção. Não votamos nem no Olavo, nem no 01, ou 02, ou 03...No atual contexto, parece qualquer ministro está sujeito aos humores da corte! Isso tem que parar!!!

  13. Essa estoria está me lembrando o poderoso chefão, em que o mensageiro era o traidor. 1) Quem entregou a mensagem ao Fábio? 2) porque ao Fábio? Já que era um desafeto do general? 3) O Bolsonaro confirma a conversa com o general sobre seu filho? 4) qual o objetivo de passar essa conversa para ser publicada, sem a devida comprovação. Esse peixe não me cheira bem. Por outro lado, a reforma da previdência merece toda a atenção do governo e 80 milhões é uma gota no oceano, tem que ir pra mídia global.

  14. Toda essa celeuma está com cheiro de intriga vinda de dentro. É muito ego para administrar. Esquecem que o país não pode esperar que as guerras internas se acalmem. Onde está a união Brasil contra inimigos?

    1. A oposição quer isso, que eles se matem. Está muito parecido com as intrigas vividas nos palácios do império romano.

  15. Não podemos esquecer - e a reportagem esquece- que Santos Cruz deu munição aos seus adversários ao defender o CONTROLE DAS MÍDIAS SOCIAIS, pauta da esquerda e contrária às liberdades individuais. E quem tem razão é o general??! Menos, Crusoé!

  16. Votei em Bolsonaro, torço por seu sucesso que representa a melhoria para o país, mas vendo tantos dizquediz nas redes e a valorização deles por parte de integrantes do governo... ah, está cansando já... deveriam lembrar do antigo "enquanto os cães ladram.... a caravana passa"! Fazer reuniões produtivas e de trabalho, lutar pelos projetos da Justiça e da Previdência, tomar outras ações em prol do desenvolvimento e deixar as candinhas de lado... está cansando já

  17. Surpreende que o artigo, que procura ir a fundo na análise, não tenha sequer mencionado o fato de que o general provou que no horário da mensagem estava em voo, sem acesso a celular. Será que a Crusoé esta segundo a linha da Globo de que o que importa é a emoção e não a informação?

    1. Realmente, já está cansando tanta fofoca, conspiração, diz que me diz. Os palaceanos devem se concentrar em resolver assuntos importantes para a NAÇÃO.

  18. Desculpe Mainardi. Sei q você é ligado a Globo, mas no jornal do meio dia em SC ela não e líder em audiência há pelo menos 10 anos. Fato.

  19. Como falta liderança e pulso firme ao nosso presidente. Que sujeito mais frouxo e sem pulso, não consegue liderar nem seus aliados. O homem fraco....

  20. ...acredito no General.E também no Wajngarten que foi habilmente enganado.A "contra-informação" e "implantação da discórdia",são armas bem dominadas pela esquerda.Basicamente,o seu core.São profissionais hábeis que dominam como ninguém as técnicas.O PT as usou com competência em todas as suas campanhas de governo.

    1. e não duvido que à exemplo do que vem acontecendo na Venezuela, haja auxilio externo aqui tb. Cuba quer voltar a mamar no Brasil...

  21. Passados 5 meses, acho que já deu para perceber que é preciso fazer algumas correções de rumo. Falta comunicação clara, objetiva e antecipada sobre as medidas que estão sendo tomadas e falta estratégia/articulação para lidar com o CN. SECOM e Casa Civil!

  22. Totalmente, decepcionante, essa confusão e desunião, confiamos, num governo sério votamos por isso, é hora de mostrar união e patriotismo, não adianta irmos às ruas para apoiar esse governo se internamente eles não se entendem e não seguem a mesma trilha.

  23. Li em algum lugar q a filha de uma repórter da Globo, q inclusive cobre o planalto, está trabalhando no Palácio, na área de comunicação. Alguém pode confirmar em q área ela está? Porque a Globo dentro do palacio é um perigo, salvo melhor juízo! Mas pode tb ser um bode expiatório! A saber, né? Mas a essa empresa interessa muito o conflito e o tumulto, visto a forma q publicam e opinam sobre os fatos.

    1. Se tiver representante da Globo dentro do Palácio, não tenhamos dúvida que a conspiração está a pleno vapor.

  24. ​É um escândalo o que está acontecendo no nosso Brasil,um presidente eleito pelo o seu povo e sendo impedido de governar,acorda Brasil!!!!

  25. Caio. Gostei de ler sobre as informações acima. Estou preocupada, vejo que a publicidade do governo sobre seu trabalho e o que precisa e fraca, logo precisam mudar. Quanto a mídia para queimar e prejudicar o presidente e a q mais cresce. Vemos claramente Senado e Câmara Federal alinhados em derrubar o Presidente junto com o STF. Sim acho que tem políticos bons mas em minoria p combater uma maioria quer não quer mudança. E evidente que essa publicação da Crusoé mostra perigo e a coisa ta grave.

  26. O governo não precisa nem de oposição, com tanta briga interna está se auto desintegrando. No PT quando um falava uma asneira ou cometia um delito todos aplaudiam.

  27. Bolsonaro deve recordar-se que a manobra para desacreditar Bebiano foi um tiro no pé, quando o áudio da conversa entre eles foi liberado para mostrar quem estava mentindo. Não deve repetir o mesmo erro.

  28. O maior problema do governo, a meu ver, é o desencontro das informações geradas pelo presidente, seus filhos ( que fariam muito bem se ficassem quietos) e o famoso guru desbocado que apesar de ser de direita fica xingando os militares. É muita gente falando e querendo aparecer.

    1. Concordo. Esse governo paralelo de Olavo e dos filhos do presidente é inadmissível. E Bolsonaro precisa dos militares! O Brasil tbm!

  29. O Governo Bolsonaro não precisa de oposição! Ela já existe dentro do governo. Essas crises quase que diárias estão permitindo que no futuro não muito distante o petismo volte a crescer. seria uma traição aos 54 milhões brasileiros que resolveram varrer o partido dos trabalhadores do executivo. É hora de unir forças. A esquerda está se organizando pra tentar derrubar Bolsonaro e propor novas eleições. será que o governo ainda não percebeu isso?

    1. É exatamente como penso. Tem ministros brilhantes, que tem que confiar no apoio do presidente.

    2. Fábio está coberto de razão. Bolsonaro é uma marionete nas mãos dos filhos e do seu "gurú". Sai dessa presidente, o Brasil PRECISA de você focado no que é importante: Guedes e Moro podem ajudá-lo a clarear as ideias. Deixe o EGO de lado. Pense no Brasil.

  30. Acorda Bolsonaro, vai governar, esquece as fofocas e as maluquices dos teus filhos e do imbecil do olavo . Tá difícil lhe defender....

    1. Ana, penso o mesmo. A gente quer trabalho e não muita falação. Tá difícil de defender esse governo que ajudei a se eleger e tá muito cansativo também.

  31. Sinceramente, senhores da Crusoé. Estamos vendo um grupo enorme de opositores do novo governo que NÃO QUEREM o Brasil dando certo, por vários motivos e o maior deles é a corrupção desenfreado destes grupos que desviam e roubam fortunas do dinheiro público.É claro que estes grupos tem um interesse apenas: desestabilizar e inviabilizar o governo Bolsonaro. Mas os 60% dos eleitores de Jair Bolsonaro não vão permitir. Atentem!!!!!

    1. Bolsonaro a cada dia perde mais eleitores, quanto mais se afastar dos militares e se fechar no mundinho de teorias conspiracionistas do Olavo, mais eleitores e apoio irá perder, simples assim.

  32. Ainda não caiu a ficha de Bolsonaro que a intromissão de desequilibrados e velhos retardados em assuntos pertinentes ao governo e assessores, estão inviabilizando seu foco nos assuntos urgentes como a reforma da previdência e outros.

  33. Bolsonaro e CIA familiar já mostrou a que veio. É questão de tempo. Pior que Brumadinho. Votei no homem. Quanta decepção! os milicos vão tomar o poder pq a roubalheira e o aparelhamento é profundo. Gilmar e Toffoli na masmorra!

  34. Caio Junqueira, sua "notícia" está mais parecendo matéria da Folha de São Paulo. Acorda Cruzoe... Menos fofoca e mais contudo.!!!

  35. o que não falta neste país são problemas...se ao invés de fofocas, colocassem prioridades e buscassem soluções, a coisa toda começaria a melhorar. Do jeito que vão, continuarão a correr atrás do próprio rabo e o país seguindo em direção ao abismo. Falta comando...

  36. O que enche o saco é saber que não se consegue fazer uma perícia numa merda de celular nem por ordem do 1º mandatário da nação. Pohha! entrega logo pros russos, pros chineses ou pros americanos.

  37. Realmente, como mencionado nos comentários abaixo, a CRUSOÉ está fazendo um jornalismo muito fofoqueiro. E o pior é que está censurando comentários dos assinantes, vários meus foram censurados, sendo que não uso palavras de baixo calão

    1. Assinei a Crusoé recentemente pois pareceu independente, agora esse negócio de fofocas e censura são abomináveis. Espero que não se repitam.

  38. Vamos ao q interessa..O q é mais efetivo na comunicação lá no Nordeste? A mim me parece os meios tradicionais como afirma o civil. Ou não?

    1. la é a Globo. Mas por pura perseguição e mania de vingança o Bolsonaro não quer usá-la. Perde ele, perde o Brasil.

  39. Sempre acreditei e acredito no General Santos Cruz. Basta ver a extensa folha de relevantes serviços prestados por esse digno e dedicado militar ao Exército e a Nação. Jamais o Gen Santos Cruz agiria de maneira a manchar sua honra e sua reputação.

    1. Ninguém me disse: esse general quer censurar a Internet! Esse fato sozinho já deveria resultar em demissão! Também ninguém me disse, eu ouvi ele desautorizar o presidente no caso da publicidade do BB! Não há fofoca: existem fatos gravados em áudio e vídeo, e esses fatos desabonariam o general mesmo se não houvesse "Olavos"!

    2. Os militares merecem nosso respeito. São pessoas mais que capacitadas e honradas neste país. Quem falar mal deles deve lavar a boca.

    3. Concordo, os militares que estão no governo agregam formação, integridade e história exemplar ao país. É inacreditável serem atacados por uns carinhas mal educados e antiéticos.

  40. O General Santos Cruz é de uma integridade ímpar. Não faz o menor sentido ele se prestar a cometer atos que mais se parecem com os de políticos civis. Independentemente disso, devo considerar que A FOFOCA ESTÁ EM ALTA NA CRUSOÉ!!

    1. Walton , perfeito, integridade inquestionavel..Gel Santa Cruz e Gel Heleno estao acima de tudo isso.

  41. Eu acho que, primeiro, esses caras não são mais generais, majores, eles são ministros e deputados; segundo, está provando o motivo pelo qual não se pode chamar generais para assumir cargos políticos, eles não entendem. Simplesmente não entendem.

    1. O ministro se preocupa com os brasileiros. O Bolso e as olavetes estão cagando para os brasileiros, o objetivo principal deles é fazer guerrinha ideológica contra a esquerda. Essa tentativa de aparelhar as instituições com fanáticos olavéticos e tão daninha quanto o que foi feito pelos petistas. Não votamos no Bolso para trocar 6 por meia duzia, a resposta já está clara, sua popularidade está caindo vertiginosamente e continuará caindo enquanto ele continuar dando espaço e ouvidos para o Olavo.

    2. Você está definindo santos. Eu acredito que eles não entendem que a guerra tem que ser mais profunda, tem que ser por ideias. Quando o ministro, general aposentado, dita uma mudança, ele não leva em conta o potencial ideológico. O presidente entendeu, tudo que é contra o ideal conservador, deve ser combatido, não existe coabitação. Quando o governo mudar, que seja diferente. O ministro quer ser bom com todos, como no quartel. Ele não é mais general nem juiz.

    3. Não entendem o que cara-palida? O agir sem honra, lealdade e dignidade, não é mesmo?

  42. Caro Caio Junqueira, você acredita que tomar como base sólida de uma matéria um - "print de WhatsApp de uma fonte não conhecida" é fazer jornalismo sério?? Se isso que vc mencionou na matéria é o correto então o que vc apresenta é um "Suposto print" (quantas dessas montagens vc já viu por aí?). E quanto à fonte desconhecida, oras bolas, pode ser qualquer um, não é mesmo!? A partir daí, base da matéria, qualquer caminho a ser trilhado é possível. Por favor: Mais Fatos! Zero factóides!

  43. Bolsonaro precisa e deve acreditar na integridade dos Militares, são os únicos que ainda nos dão esperança para que tenhamos a faxina completa neste País.

    1. A reportagem é prolixa, ao estilo "Revista Contigo", fofoqueira e nada agrega ao Brasil ou aos leitores. Por que a Crusoé não se debruça sobre os bastidores do inquérito inconstitucional do STF? Ficaram com medo após a censura? Desta vez, senti vergonha alheia pela pauta escolhida e pela pobreza de argumentos.

  44. Esses graduados ficam discutindo seus egos e esquecem que o PAÍS precisa de ação urgente !! Vamos ao trabalho em prol de um país melhor !!!

  45. Covarde é quem terceiriza para um general herói, porém doente e em uma cadeira de rodas, um ataque ao Olavo de Carvalho e conspira contra o seu Comandante.

    1. Que fique mais claro ainda, NÃO votamos para presidente nem no Carluxo e nem no Olavo gagá. Mourão recebeu meu voto conjuntamente com Bolsonaro, apesar das mortadelas estragadas da marca Olavo de Carvalho dizerem o contrário, o voto foi em conjunto, sem os militares no governo o Bolso não teria meu voto.

  46. 1 - Tá na cara que é obra do Carluxo. 2 - Wajngarten é traíra, recebeu de Carluxo, passou por cima do chefe e correu para mostrar a JB, dedo duro, para ferrar Santos Cruz. 3 - O General jamais faria isso, é íntegro. 4 - Péssima a postura de JB, exitante, pusilânime; impossível não ver a tramoia. 5 - JB deveria ter mandado investigar a fundo. 6 - Os Filhos e Olavo ferraram seu governo. 7 - Evidente o ambiente de intriga e desconfiança criado pela Ala do Manicômio. 8 - JB não joga limpo.

    1. Quando o especialista escreve “exitante” você sabe a origem dele......

  47. Ta na cara que isso é jogo sujo da ala olavética capitaneada pelo Carluxo. Típica tática de guerrilha esquerdista de desconstrução de imagem e divisão de grupos, ai vem retardado dizer que Olavo é extrema direita. O cara é extremo próprio umbigo e o Carluxo é um ser completamente dominado pelo Olavo, o presida ta mostrando ser um verdadeiro banana marionete.

    1. Fiz campanha para o Bolso e consegui muitos votos para ele. Hoje me arrependo pois vejo uma tentativa de aparelhamento ideológico nas instituições em igual ou maior intensidade do que os petistas fizeram. Pensei que ele governaria para os brasileiros mas só vejo ele deslumbrado e fazendo todas as vontades da seita olavética. De fanatismo ja chega os mortadelas petistas! Trocamos 6 por meia duzia. Não ficarei calado e farei o possível para essa corja seja jogada ao ostracismo junto com os petista

  48. Pela integridade, formação e ética reconhecidas ao longo de sua vida e carreira a serviço do Brasil, acredito que o general Santos Cruz foi, ou está sendo, vítima de uma covarde e rastaquera armação. Pior, há suspeitos inimagináveis dessa 'criação' passíveis de serem responsabilizados...

  49. A espionagem rola a solta no Planalto, estão dando zignal nos militares. Anteninha no Ar condicionado, bloqueador e alarme de sinal bluetooth, existe programas que mesmo com cel desligado grava toda conversa! é um hospício a tal tecnologia! rsrsrs

    1. Retardado olavista! Pq nao vai se preocupar com a luta para difundir a terra plana ou oca, deixa a política para o seres humanos normais.

  50. A insanidade campeia , os interesses do País são jogados no lixo e as novas gerações herdam um País falido por irresponsabilidade de todos os políticos que só olham para seus umbigos..

  51. Não votei em Bolsonaro, votei contra o PT. Não votei nos filhos dele, votei contra o PT. Fui as ruas para tirar os petralhas do poder. Eu e milhões. Espero que o presidente e sua prole já tenham entendido isso, nós votamos contra o PT, não lhes demos um cheque em branco para atrapalhar o crescimento do Brasil.

    1. Letícia tem toda razão. Há interferência excessiva de filhos, falso guru e outras porcarias. Bolsonaro precisa focar no Brasil e não perder tempo com essas fofocas. Ainda acho que os generais que fazem parte do governo devem ser respeitados por TODA família Bolsonaro. É inadmissível pessoas com história de lealdade junto ao Brasil serem desrespeitadas por uns aprendizes de feiticeiros que a única coisa que têm a mostrar é falta de respeito, pelas pessoas e pelo país. A oposição ADORA!

    2. Idem ! Votei contra o PT. As coisas não vão nada bem, mas estou cera que se Haddad tivesse entrado não íamos nem saber o que tá acontecendo, e breve estaríamos na fila pra comprar pasta de dente.

    3. Continuando apoiando o JB, pois a volta da esquerda terminaria de destruir o Brasil.

  52. Um Presidente da República que se preocupa com esse tipo de comentário de subalternos não está ao nível do cargo que ocupa mas como no caso é JB, claro que a paranoia toma conta e aí, a coisa toma um rumo complicado e perigoso pq se for fraude a ABIM tem como identificar resta saber se o Presidente terá coragem de tomar as devidas providências se as digitais do filhote forem detectadas ou será que ele vai achar que tb trata-se de traição?

    1. Se o filho fez ( e acho que fez), tem que ser responsabilidade, não é possível que mais de 200 milhões de Brasileiros , fiquem à mercê de um trio de Pitbuls e um Astrólogo

  53. Meu voto foi anti PT. Além disso tinha Paulo Guedes e Moro. Vamos nessa! Mas não imaginava eleger os 3 patetas (pai, 02 e 03) e o bobo da corte exilado na Virgínia. Não chegam ao fim do primeiro mandato... E lá se vai mais uma janela de oportunidade...

  54. Está claro que esse governo vai ser combatido os 4 anos. Muitos interesses estão sendo contrariados. Os “inimigos” vão tentar criar uma divisão no executivo. Só tenho dúvidas em entender onde estão os “inimigos”. Parece que estão mais próximos do presidente do que ele imagina. Se o presidente não souber identificar os verdadeiros compatriotas as coisas tenderão a piorar. Meu conselho é ele se cercar de pessoas não politicas (os militares) e tocar seu governo.

  55. Blá...blá...blá..bablá. Traduzindo, tudo que hoje está acontecendo, nada mais prova do que nosso povo está com um nível ético e moral baixíssimo. Não adianta somente, coloca e a culpa em esquerda, direita, centrão e/ou Instituições. TODOS somos brasileiros e esta é nossa triste realidade. Precisamos, URGENTEMENTE, mudar de forma individual para depois coletivamente nossa forma de pensar e agir.

  56. Esse Olavo de Carvalho não vale o aparato eletrônico de onde dispara suas ofensas. Inacreditável que um sujeito tão desqualificado tenha influência no governo. Lamentável.

  57. Conclusões óbvias: 1) O SISTEMA está atuando fortemente contra o Jair, leia-se: 1) Classe política, mídia, MP e alto escalão da Justiça; 2) Carlos Bolsonaro precisa de tratamento psiquiátrico; 3) O Pres está abalado psicologicamente. Resultado óbvio: dias tenebrosos virão.

  58. Acho improvável o Gen Santos Cruz ter feito is comentários do print. Parece “implante” para a desestabilização do governo e aposto no comunicador!

    1. Tô achando isso também Monica. Mas é tudo muito lamentável. Quem realmente preza pelo bem do País???

  59. Não acredito nessas armações e fofocas promovidas pelo Sr Olavo e filhotinhos do presidente. A histórica vida acadêmica e militar dos Generais é conhecida e respeitada por todos os brasileiros. O Sr. Olavo era uma figura desconhecida por nós, eleitores do JMB até então. Esse senhor ridículo deveria ficar caladinho onde está, sem promover crises entre os auxiliares confiáveis do presidente, utilizando os seus filhos. Bolsonaro, muito cuidado! Seus eleitores estão cada dia mais decepcionados!

  60. Aproveitando essa oportunidade peço a CRUSO É que nos apresente uma entrevista com MINISTRO SANTOS CRUZ, onde ele nos ajude a entender quais são as funções técnicas e emocionais da Pasta que ele assumiu e o que já foi conquistado até agora e o que não foi, na avaliação dele, por que não foi.

    1. Mas diante do que temos assistido de mãos atadas, os nossos Ministros, PAULO GUEDES, SERGIO MORO, ABRAHAM WEINTRAUB enfrentar na Câmara dos Deputados, por escolha de comprometimento em recuperar o BRASIL, do cinismo e de novos prejuízos pelos corruptos; pela teoria da relatividade, vejo Olavo de Carvalho, de fato como um youtuber, que pode ou não ser levado em conta, dependendo exclusivamente da escolha do ouvinte.

    2. Boa idéia! Nós acreditamos no General Santa Cruz, que é um homem íntegro, capaz e responsável. Ao contrário do Sr Olavo que se acha o máximo e nós, que fomos eleitores do JMB , nunca tínhamos ouvido falar. Só está em evidência agora por conta de suas intrigas e fofocas. Se as eleições fossem agora seria dificil o JMB ganhar. Nessa confusão e fofocas de mariquinhas e marocotas, só perde o povo! Lamentável...

    1. Quem segue olavo não e digno de confiança, só de pena. São retardados que comem capim e gritam muuuu entre uma teoria conspiratória e outra.

    2. Acredito que essas mensagens são verdadeiras, qualquer ação prejudica o Governo, especialmente o Presidente, mas o General não é digno de confiança. Fé no Brasil 🇧🇷🙏

    3. Não acredito... já tentaram afastar o Heleno, o Mourão...O Sr. Olavo está sempre no centro da confusão, como ele gosta! Acho que ele seria mais útil junto ao Maduro. Só assim ele se acha poderoso...nos USA ele não é nada!

  61. Ainda bem que assino a Crusoé, confesso que não tinha entendido ainda a origem dessa confusão, da hashtag #foraSantosCruz e tals. Devido estar numa correria esses dias, nem cheguei a pesquisar. Agradeço pela análise dos fatos e publicação.

  62. Temos dois olhos, para ver mais; dois ouvidos, para ouvir mais; uma boca, para falar menos; e um único cérebro para tomar conta da coisa toda. Isto demanda bom senso.

  63. BOLSONARO montou uma Equipe de Ministros sintonizados com a nossa expectativa como Min. TARCÍSIO, OSMAR TERRA, RICARDO SALES, TEREZA CRISTINA, MANDETTA, MARCOS PONTES, JORGE, SERGIO MORO, DAMARIS, com ações e/ou reações favoráveis ao BRASIL. Das avaliações do povo, só ouvimos que a COMUNICAÇÃO está falhando, estão desinformados quem não acessa as redes sociais. Nos deixaram tão próximos do fundo do poço, que agora RESULTADO tem que ser o ponto de partida.

    1. Excelente visualização do todo,o aparelhamento dentro do governo ainda continua e impossível afasta-lo,são eles de esquerda com viés ideológico e serão plantados outras "minas" para detonar o que está dando resultado.Não desejam que este governo de certo e estão contra o País.Desta forma jamais voltariam ao poder pondo por terra 30 anos de implantação socio/comunista.Não creio que nossos militares estão contra o País,contra a Pátria.

    2. Perfeita sua análise! A mídia e os opositores (que não querem perder seus privilégios) se recusam a ver os feitos positivos deste governo - e que já são muitos, vindos dos ministérios que vc citou, Vilma! Mais apoio ao governo e menos preocupação com fofocas, certamente plantadas propositadamente! Continuamos no dilema: apoio ao governo Bolsonaro ou venezuelização! E aí, bem mídia mais teremos!!

  64. Acorde presidente. Santos Cruz , ao que tudo indica, é honrado, sério e está empenhado em fazer este governo andar. Presidente investigue a fundo. E demita o quinta coluna, que acho que não é o general. Cuidado com os agregados...

    1. A inexperiência do presidente vai destruir o país! A princípio, as suas primeiras escolhas foram aplaudidas, os generais intocáveis. Um conselho, o senhor tem que escolher: demita todos os militares do governo e coloque o Sr Olavo e seus filhotes

  65. Não tem o menor cabimento esta estória. O presidente não deveria nem ter aceito que alguém lhe mostrasse esta mensagem, tá na cara que é armação do pessoal do Olavo de Carvalho. Este senhor deveria parar e o presidente não deveria dar ouvidos a ele, é um mal para o País.

    1. Ele está fazendo todo tipo de intrigas para ganhar espaço no Governo manipulando os garotos. E está conseguindo... está ganhando espaço na mídia, enquanto o Bolsonaro está perdendo! E o povo onde fica nessa? Alguém se lembra dos eleitores do Bolsonaro?

  66. Não foi pra isso que elegeu-se o Bolsonaro. Lamentável perda de energia. Se não blindar o governo desses "apoiadores" vamos ter muita turbulência. Isto não é bom para o Brasil. A esquerda vai ao delírio

  67. Sou 100% militares, corretos, honestos e patriotas. Este tal de Olavo vidente fajuto e os 3 porquinhos na justiça só atrapalham, vão ferrar tudo.

    1. O fofoqueiro Olavo não está ajudando em nada o presidente. Só fica nos USA criando planos mialbolantes e sujos de desavenças entre JMB e militares de alto nível de sustentação e confiança do governo, trazendo prejuízos incalculáveis para o país e para o apoio das redes sociais que o elegeram. Os brasileiros que clamavam e esperavam por mudanças estão perplexos com as graves crises desencadeadas pelo Sr.Olavo (desconhecido até então pelos eleitores do Bolsonaro), contra militares respeitados.

  68. O que significa alguém estar de olho na verba de publicidade? Eu sempre achei q essa expressão fosse usada só para políticos que querem verba pra poderem embolsar sua parte.

    1. A realidade é outra. Carluxo e Olavo querem controlar totalmente a comunicaçao para mais facilmente massificar seus ideais distorcidos de extrema direita (que mais tem se parecido com extrema esquerda), querem transformar o povo em gado, massa de manobra, além de focarem imagem do Bolso como um líder populista, coisa q não é e nunca será. Tiramos o poder do Lula e não queremos uma cópia da direita no lugar. Fora Olavistas Retardados!

    2. O poder sobre a verba é o poder sobre a mídia. A Grande Mídia está morrendo de inanição, imagine o que eles seriam capazes de oferecer para descolar um naco desta grana!

  69. Os militares não são traíras, querem o sucesso do governo e o bem do país. Nunca vi tanta asneira, não existe núcleo de esquerda no meio militar que ocupa o alto escalão do governo (nem tampouco no segundo escalão), é uma ideia absurda inventada pra criar cisões e afundar o bloco - leia-se Bolsonaro - de vez! É inacreditável que os membros do governo e os eleitores de Bolsonaro não percebam essa manobra! A maioria dos políticos quer o bem deles próprios! Acorda, Brasil!!

  70. É para se ficar abismado ao ver nosso Presidente se deixar envolver numa chinfrinada destas. Iludir-se com especialistas em auto promoção, dá nisso. Acorda homem! Não nos deceepcione!

  71. Por mais desencontro que ainda produza o governo Bolsonaro, se tivesse dado Haddad estaríamos a caminho da Venezuela, com a volta do roubo institucionalizado por parte de partidos políticos - verdadeiras organizações criminosas - com o molusco solto e perdoado e a lava jato neutralizada.

    1. Haddad é defunto velho! Seu presidente está sendo tão nefasto e podre quanto a mortadela morta do PT. Não se deve defender o indefensável sob pena de se autoaniquilar. Bolsonaro está se afastando de todi o bom senso para se isolar com a ala olavética, busca desesperadamente apoio popular para tal insanidade e creio nao terminará seu governo se continuar assim.

  72. Me parece que faltou na extensa matéria abordar um ponto crítico: porque Santa Cruz interferiu na APEX para liberar verba (segundo o autor ele estaria cortando verbas) para evento em Cannes? Poderia analisar ou elucidar essa questão por favor Caio?

  73. Boa tarde, ano passado em plena campanha presidencial eu assinei a CRUSOÉ realmente achando que o jornalismo feito aqui fosse diferente dos demais, mas, vendo como estão tentando blindar a ala militar do governo e se esforçando para não compreender o golpe que está em curso, vejo que cometi um erro de acreditar que aqui seria um porto seguro. Podem me chamar de " ala bolsonarista ", " olavete " , mas vejo que, mesmo sem querer, vocês estão contribuindo para o retorno do antigo Estado burocrático

    1. Golpe foi o Bolsonaro enganar os 57 milhões de eleitores além dos militares que o apoiaram e continuam do seu lado por dever patriótico. Golpe foi esse anta ter se elegido e colocado o Carluxo e o guru retardado para governar em seu lugar.

  74. Olavo é um escritor excelente que vê e ajuda muitos enxergar melhor a realidade só isso não tem nada mais são só palavras. Foi exagerado o conflito. O General parece querer poder e está passando dos limites tem que respeitar o JB. Tem coisa suja ai parece contra JB. Ele JB representa 60 milhões não o Santos Cruz ele está lá por JB e para o Brasil. Tem que investir mais na propaganda para as Reformas e o JB naTV para o povo ouvir porque não dá para confiar na grande mídia.

    1. Exatamente por não poder confiar na grande mídia, usa-la para fazer propaganda de temas como estes é de uma inocência incrível!

    2. Luciano tem que ser num domingo porque trabalhamos muito pelo país e não temos tempo. Eu lavei nossa bandeira e ela já secou.

    3. Luciano é assim quem pensa enxerga pelo grupo todo que está sob neblina e vai na frente são os que usam as frases certas no momento certo que constroem reflexão em volta. Por Moro Guedes e pelos programas do governo e pelo trabalho que os ministros estão fazendo estou disposta ir à rua. Não como esses que foram sem necessidade essa semana nas ruas sem conhecimentoseu vou porque vejo as obras e os projetos que mudarão o país de acredito no liberalismo na privatização na lava jato etc.

    4. Tania, está na hora dos eleitores do 17 entrarem na briga, a direita conservadora não é organizada, praticamente inexiste. O mais correto seria uma invasão em Brasília e exercer uma pressão sobre o congresso e STF. O problema é que somos trabalhadores e precisamos achar tempo. A militância petista dispõe do lumpemproletariado que não querem trabalhar ou querem e não conseguem se negando a entender a causa dos males políticos que causam a sua situação e se entregando a discursos vazios.

  75. Fofoca e mais fofoca. Crusoe infelizmente presta o mesmo desserviço. Dá pra fazer uma matéria sobre ações administrativas? Razões da redução da mortalidade? Dá pra jogar a responsabilidade aos congressistas q estão tentando boicotar o pacote anticorrupção??? Pô. Tá igual Veja isso aq. Caras

    1. Concordo que a Crusoé tem que focar no que interessa naqueles que estão fazendo o certo em busca de transformação nunca tivemos uma equipe capaz e unida para fazer as mudanças que precisamos. A grande mídia quer isso mudar o Foco cada semana será uma coisa um ministro. Temos que ir às ruas apoiar JB a guerra continua temos que mostrar à velha política que estamos com JB Heleno Moro Guedes Tarcísio Abrahão Bento e outros. Agora é a chance de salvar o país. É como guerra.

  76. Presidente Bolsonaro, acorda! O general Santos Cruz é homem digno e capaz. Não confie no "zé mané da propaganda". Esse cara está visando o próprio bolso, quer favorecer os seus interesses junto aos seus "clintes". Muito cuidado!

    1. Concordo com a palavra cuidado. Que missão Deus deu ao JB e seus ministros. Pensou como é lutar contra poderes que moram em Brasília e se aproveitam do dinheiro público há dezenas de anos. E você não pode confiar em ninguém direito. Cuidado é pouco ele tem que usar colete a prova de balas e viver em risco. Até hoje não descobriram quem mandou dar a facada. Pode estar por aí tramando outra coisa.

  77. Bolsonaro perde a mão do governo e sua popularidade cai a medida que os brasileiros observem que não elegeu o pai, mas os filhos.

    1. O pai não aparece porque montam na TV nos jornais o que interessam a grande mídia não está do lado do JB quer continuar o país de sempre servindo a poucos poderosos. Só vão mostrar conflitos cada hora vão focar um para poluir a população para não discutir mudanças e atitudes de reconstrução do país.

  78. A campanha em defesa da nova previdência Tem que focar na Responsabilidade do Congresso Nacional. É o congresso nacional que pode afundar o país ou não!

  79. Bolsonaro precisa ter autoridade sobre os ministros de seu governo. Esse tititi sem sentido só atrapalha a aprovação de reformas e dá argumentos para a oposição. O foco do governo está disperso e o que mais importa, que são as reformas, está sendo negligenciado. Tome as rédeas, Bolsonaro, acabe com essa briga por poder em seu governo!! O presidente é quem manda!!

  80. Acreditei no Bolsonaro e ainda acredito. Mas um reino divido não subsiste. Bolsonaro precisa ser mais esperto. Está se deixando levar por intrigas de dentro do próprio governo, precisa controlar a língua e falar menos o que pensa. Agir como um estadista, usar da sua liderança, se é que tem, para apaziguar. Olavo que cale a boca. Foi importante mas não é "deus". Se continuar assim não precisaremos da oposição parar derrubar o homem que colocamos lá (mais por falta de opção). NÃO SEJAM BURROS.

  81. Parem de ridicularizar o Olavo de Carvalho, ele fez muito para que pudéssemos tirar o PT do governo. A cruzoe está ficando parecida com com a extrema imprensa. Tudo que está acontecendo pq o executivo não irá barganhar cargos e recursos e isso é o mais importante agora. Mirem nos outros dois poderes.....

  82. Parte do núcleo do governo do capitão está parecendo lavadeira de córrego, lavando roupa suja, mais Carlos BOLSONARO e Olavo de Carvalho completam o time, gente, o Brasil precisa de Ordem e Progresso. fui

  83. Tem que ver exatamente o que o Sr. Olavo de Carvalho falou, e se tem sentido. A mídia tem publicado só uma frase. A influência de Olavo deve ter contribuído para que Bolsonaro ganhasse as eleições, contra tudo e contra todos! E se Bolsonaro não tivesse ganhado, não teria general ministro. E como o nome diz, são ministros do Bolsonaro. Nesse momento não são os generais, superiores na hierarquia militar, ao capitão. São ministros, que devem ajudar o presidente, não tramar contra ele.

  84. Admitir-se que a mensagem seja verdadeira é um tremendo tiro no pé. Como? um general iria deixar se expor a esse ponto? O Gal. Santos Cruz não é nem de longe um desavisado! A verdade é q estão atacando o Gov J.Bolsonaro de todos os flancos para trazer-lhe instabilidade e com isso afetar as votações no Congresso.

  85. Bolsonaro e'militar? Nao parece. Case a estrutura hierarquica? Como ainda nao viu q enquanto tiver um maluco como Olavo de Carvalho , o 'snipper' no governo, vai ser uma festa pra oposicao, nada vai funcionar. Olavo de carvalho e'um cancer q se alastra no governo.

  86. Já estou cansada de ler sobre política! Enjoada mesmo! Acho que tenho memória curta!Não me lembro em outro a governos ter tanta.celeuna...

  87. O Carlos Bolsonaro deveria decidir o que quer da vida. Ou se dedica a Câmara dos vereadores do RJ(pelo que pagamos o seu salário) ou vai para Brasilia, com nomeaçao nepotista do pai para defender seus interesses pessoais e contimuar tumultuando o ambiente politico nacional.

  88. Não creio que um general, tenha esse perfil, tão ralé. Isso tá cheirando a armação, pra desestabilizar o próprio governo. E deve ser gente bem próxima à eles. Pode ver toda Semana tem um tititi, ai tem.

  89. Pelo visto está na hora o Presidente fazer uma pequena alteração no seu slogan: "Brasil acima e tudo, Deus acima de todos e Salve-se quem puder".

    1. Sou a outra Tania.O JB teve que se apoiar nos generais por sua formação seus ideais de vida e pela fé na coragem e no patriotismo que os militares tem pelo Brasil. Tinha que escolher um lado se apoio para essa luta contra a sujeira das quadrilhas políticas e criminosas de Brasília. São necessários os militares devem ser os escudeiros podem e devem ajudar o nosso presidente a salvar o país de Brasília não podem mudar a direção. Agora é o momento de ir às ruas e apoiar JB. Somos 60 milhões.

    2. Não pensa igualzinho a mim? E de esquerda! Qual é Tânia? Fale só por você.

  90. O mal maior está neste Sistema de Governo macunaimesco: Meio Presidencialista, meio Parlamentarista. Os parlamentares fazem a scheisse e o Presidente leva a culpa.

  91. Pelas barbas do profeta! Com mil papagaios de bicos quebrados! Minha nossa!, quanta infantilidade, quanta necessidade de ter o ego massageado, quanta luta inútil pelo poder.! Será que não percebem que a porcaria dessas mensagens é coisa dos adversários, bem assessorados por gente de TI, que encontraram um meio fácil de disseminar a discórdia? Vão ter que aprender com Napoleão: dividir para conquistar. Precisam saber o que é espionagem política moderna, e como se faz.

  92. Deixa eu ver se eu entendi: todos aqueles ataques contra a ala militar do governo, toda aquela história de pedir a cabeça do Santos Cruz foi por causa de um cargo e de uma disputa de 40 milhões de reais? 40 milhões é troco dentro do governo. Essa turma dos olavetes é mesquinha mesmo.

    1. O que está em cobiça é a comunicação do governo à população se comunicar bem e abrir os olhos do povo a velha política virá que é pequena demais e que a maioria quer reformas. Temos que usar as redes sociais e ajudar porque JB está só. Nem o ministério da comunicação está comunicando bem sobre o governo. Entendeu o tamanho do poder?

  93. Não !!!!!!!!!!! não é Bolsonaro quem perde... É o povo de bem do Brasil. E isso é tudo o que os urubús da esquerda doente querem. Vamos nos unir. Será que não perceberam que mesmo unidos será difícil derrotar a tropa do mal ????????

  94. “ELEMENTAR, meu caro”, como diria Sherlock Holmes para o seu amigo Dr. Watson... A CONFUSÃO aí nos CEGA a todos pelo estrondo, MAS, como muitas vezes, uma simples análise do INÍCIO DO DRAMA, clareia a solução do “mistério”, sejamos bem ‘simples’... O cara, o tal WAJNEGARTEN, ao ver o tal diálogo magicamente inserido na sua tela, PROCUROU quem?... O PRESIDENTE! MAS...fosse um cara minimamente digno DEVERIA TER PROCURADO O SANTOS CRUZ, POR ser OBRIGAÇÃO hierárquica, E MAIS AINDA, POR HOMBRIDADE!!!

    1. O Bolsomito tem que mandar os três patetas (filhos) para suas áreas (câmaras) abraçar seus ministérios e forças armadas, parar de dar entrevista e fazer o que prometeu porra. Vai pro pau com legislativo e judiciário.

    2. Exatamente, Águia. Coisa de futrica. Do mesmo tipo que foi tentado por aquela Letícia demitida da Apex.

  95. Quem faz a fama deita na cama mesmo que ela seja de pregos como é o caso. Esta mensagem tem a assinatura da "ala do manicômio", até pode ter uma criação ou anuência importada da Virgínia.

  96. O episódio, como aqui apresenta a Crusoé, parece verossímil! Por enquanto, acredito que o General está agindo contra o Governo! Não compactuo com a ideia de que a ideologia é desimportante! Ela é o âmago da questão. É com base nela que o mecanismo gira. Se ela não fosse importante, poderíamos compor o núcleo do Governo com petistas, o que, sabe-se, seria um suicídio!

    1. Eu já acredito que o âmago da questão é a economia. Para a direita se firmar é preciso entregar empregos, e um início de sucesso na saúde, educação e segurança. Estas sucessivas crises só emperram o principal. Não há ideologia se há fome, desemprego e doença. Bolsonaro é limitado demais, seu ministério é bom com exceções, se JB não atrapalhasse ou não quisesse radicalizar, a direita liberal poderia ter sucesso e acabaria com a esquerda.

  97. concordo com o comentário do Jorge!! Os filhos deveriam estar exercendo seus cargos para os quais foram eleitos. Não foram convidados para o governo central.

  98. Votei em Bolsonaro fiz campanha pela internet, mas o que vem ocorrendo ultimamente tem me deixado meio apreensivo. Espero que Bolsonaro coloque um freio na linguá de seus filho e a esse tal Olavo de Carvalho seu guru e passe a governar de verdade. Se assim continuar dificilmente termina o mandato com tanta gente contra como no caso o centrão apoiado pelo PT e PSOL , abra o olho Bolsonaro.

    1. Não votei nelles mesmo assim Quero que o governo ande p frente e governe

  99. Intrigas palacianas sempre ocorrem e ocorreram em qualquer governo, em qualquer país. O grave é se tornarem públicas, pois podem desestabilizar o governo. E nesse caso, especialmente, mostram desunião e falta de foco. Foram eleitos democraticamente, porém parece que não estavam preparados para o Poder. Talvez seja o governo mais despreparado da história recente do país e olha que já tivemos governos estranhos.

    1. Israel, eu acho que JB é bem mais despreparado que esta lista de criminosos que você deu, inclusive JB conviveu com eles e votou com alguns e no Lula. Se todos estes anos de convivência não o ensinou como levá-los no bico é porque é burro e despreparado.

    2. Senhor comentarista, você acha o Bolsonaro mais despreparado que o Michel Temer, réu em dois processos, por enquanto? Mais despreparado que a Dilma, impitchimada? Mais que o condenado em dois processos Lula, por enquanto? Mais despreparado que o FHC, que privatizou a Vale, contribuindo para a tragédia da barragem em Brumadinho MG? Respeito sua opinião, mas não posso concordar. Creio que a maioria dos brasileiros também não. A menos que se faça pesquisa pelo Ibope, em parceria com F de SP.

    3. Eu já estou mais assertiva, é o governo mais despreparado da história...

    1. Os dois são limitados? O que dizer de alguém seguidor do vovô boca suja?

    2. Petronio, com todo o respeito, limitado politicamente me parece ser o Bolsonaro em embarcar na futrica - mesmo que verdadeira a troca de mensagem entre terceiros.

    3. Mas são honestos e tem uma ficha impecável...Traição na caserna quando existe, é alvo de expulsão...Concordar que houve traição é reconhecer que o governo Bolsonaro foi breve...muito breve...

  100. Ou vêm dados esclarecedores, fatos confirmados, mas " futricas", não. Se não têm provas, não joguem mais lenha na fogueira. Não acrescenta nada, a não ser enfraquecer mais o governo que é "espancado" o tempo todo. E, que saibamos, não temos nada melhor em vista. Deixem o homem trabalhar, dando apoio ao que se faz de bom. Mostrem as mazelas, se existirem, com provas irrefutáveis. Isto está mais para a revista Contigo...

    1. Concordo com você enquanto a Jovempan banca do próprio bolso uma campanha para aprovar a reforma da previdência, Crusoe e Antagonista fica criando e prejudicando o País com reportagem sem nem um sentido, é dia todo falando de Carlos, Santa Cruz e Olavo já chega ninguém aguenta mais, vê mais nada dessas criaturas muda o disco contrata mais jornalista

  101. Santos Cruz está corretíssimo quando declara que o brasileiro espera que no atual governo haja trabalho, dedicação e soluções, sempre com tranquilidade. Temos horror á conluios e joguetes. Chega de confusão entre apoiadores e oposição. Cada um deve ser classificado COMO age, independentemente de QUEM seja. O Brasil está nú, senhores. Basta de fantasias e máscaras.

  102. maquiavel deve ser relido sempre. olavo, talvez seja o único que dorme com ele à cabeceira. de resto, 02 age por instinto e pensa igual. bolsonaro acredita nos amigos da caserna. o povo vê as mentiras difundidas diariamente pela midia para virar verdade. as redes agem como peneira, mas a desinformação é bem paga, afinal fomos roubados durante meio século, e mais ainda sob o pt.

    1. Olavo é um guru retardado que nao faz parte do governo federal, nao recebeu voto e não foi eleito presidente. Quem segue olavo come capim e grita muuuuu.

    2. Fernando, esse grupo que você aponta vive na mais completa esquizofrenia, achando serem os mantenedores do Santo Graal. Perderam completamente o senso de realidade, ainda que partindo de premissas corretas.

    3. Maior desinformação vem do grupo do Olavo, que espalha as mentiras que são verdade só na cabeça do Olavo e daqueles que acreditam em qualquer coisa que ele fala, inclusive que cigarro não faz mal.

  103. Essa matéria está tão obscura.... tem caroço nesse angu... Causa muito mais confusão e intriga do que esclarece. Isso aqui é Crusoé, mas parece Globo ou Estadão.... cheirando muito mal...

    1. Concordo. A Crusoé tomou partido de um tempo para cá...

  104. As palavras do ‘print’ não desviam da crítica verdadeira que se deve fazer ao governo. Se tiverem sido ditas mesmo pelo Santos Cruz, terá subido ainda mais no meu conceito, pela franqueza e percuciência na análise. É fácil e demagógica o PR demitir um subordinado seu por usar expediente idêntico de que se valeu para ganhar as eleições: não ter papas na língua e às favas com o politicamente correto.

    1. Bruno, se você tivesse comentado com terceiro isso no WhatsApp, não teria problema nenhum, se eu visse que a sua indignação comigo fosse pertinente. Não é o caso. Nos termos em que você colocou, só mesmo uma porrada no meio da sua fuça, para entender a diferença das coisas. E duvido que teria posto um ignorante da sua estirpe como meu subalterno.

  105. claramente é uma manobra grotesca, mas serve para mostrar que cada dia mais temos 2 opções, ou pagar para mídia esquerdopata muita grana para falar bem do governo e fazer o toma lá dá cá ou enfiar o pé na jaca com art 142 e apostar num regime militar. O Brasil não tem solução , tá todo mundo no mesmo avião que vai cair e gente torcendo pro piloto bater na montanha

  106. É Brasil acima devido ou não é? Bolsonaro, manda os três Patetas (filhos) calarem a boca, manda esse Guru de araque calar a boca, é passe a focar no Brasil! vc não enxerga que tem coisa mais importante pra focar?

  107. Triste pessoas de preparo de deixarem levar pela vaidade e disputa de poder. Isso não ajuda o país! Isso chega a ser infantil!

  108. Peraí, alguém acredita que um General com a vivência do Santos Cruz trataria de um assunto destes via Whatsapp? Com esse linguajar? Mais, qualquer um com conhecimento básico de Whatsapp e dois celulares, monta essa convesa, com qualquer nome de usuários.

    1. Exatamente. Marcelo falou tudo. Que matéria bizarra é essa? Quem é Crusoé nesse imbróglio? Cheirinho de Globo no ar....

    2. Difícil é fazer o presidente e as olavetes entenderem isso.

  109. Em primeiro lugar. Acho que isso é veneno. Acredito que seja armação de alguém que quer por lenha na fogueira. Seja esperto presidente, não acredite nessas mensagens. Isso é armadilha!

  110. essas tricas e futricas são clássicas num governo que tem liderança fraca......a verdade é que essas candinhas vicejam em ambiente de interlocutores amigáveis e dispostos a empalmarem essas asneiras.......Bolsonaro é um lider fraco, perdido e sem foco......o desemprego aumentando , o PIB caindo e ele é o próprio maluco para o qual batemos palmas para que dance..........não sei não...daqui um ano , desse jeito......esse governo não continuará......Mourão prepare o terno e a gravata ...

    1. Flávio, os petebas dizem o mesmo do Temer em relação a Dilma....rs Olavetes posam de tão inteligentes mas ainda não entenderam que numa chapa se vota no presidente e no "vice". Outra coisa Flávio, sem o apoio formal dos militares seu presida provavelmente não teria sido eleito, portanto deveria de agradecer aos militares ao invés de ficar de mimimi achando que foi o Olavo (que ninguém conhecia até então) elegeu o Bolso....rs....rs... kkkkk.... vai sonhando.

    2. Não votei e não voto em Mourão! Pode ir tirando seu cavalo da chuva!

  111. Abordagem perfeita. Eu so mudaria o final: "...De um jeito ou do outro, nos, brasileiros, é quem perdemos." O pais precisa avançar. Nao elegemos Carlos Bolsonaro.

    1. Exatamente, não elegemos o tal de Carlos mas o pai por ser anti-pt e não um mito.

  112. NO GOVERNO DO MELIANTE E DA NFAME NÃO EXISTIA REPORTAGENS GIGANTES A RESPEITO DE BESTEIRAS PARA “ TENTAR QUEIMAR O GOVERNO “ PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA !!!! HA UM INTERESSE MUITO GRANDE EM TODOS OS SETORES PARA TIRAR O GOVERNO ATUAL, PORQUE SERÁ!!

    1. Paulo, nos governos anteriores o que existiu foi uma união para se pilhar o erário público. Atualmente existe uma briga interna muito grande nas entranhas do governo federal, o desejo e a ganancia por poder e controle nunca foram tão intensos como agora, dependendo do desfecho o Brasil vai de vez pro buraco, natural os jornais focarem nesses problemas que são verdadeiramente sérios.

  113. Claramente trata-se de um whatsapp editado, o linguajar não é típico de um general, e sim de um jovem, porque esconder o rosto do general no print, o que daria credibilidade ao mesmo? Como o print fake foi parar no celular de um opositor? Um general deixaria textos comprometedores contra o PR numa conversa de zap com uma pessoa alheia? Me espanta isso ter sido levado a sério....

    1. O Brasil já esta no buraco, e foram seus amigos do PT que colocaram.

  114. WhatsApp - mensagem ridícula, óbvio que é fraudulenta, está muito artificial, principalmente o final. Propaganda da reforma - Fábio com razão disparado, economia porca do Santos Cruz! Propaganda do BB - Santos Cruz tem razão, o BB tem autonomia para fazer caca.

  115. O general falou merda numa conversa informal do WhatsApp e ao invés de pedir desculpas ao presidente, por vaidade, vai de encontro a realidade e se diz vítima de um plano mirabolante de espionagem. Tudo ficaria bem se os generais descessem de sua iluminação positivista/tecnicista e se o professor Olavo fosse mais comedido na linguagem utilizada em suas críticas, por vezes acertadas.

    1. Sabe qual o problema dos olavetes? tudo que é "teoria" conspiratória se torna verdade em suas cabecinhas míopes. Outra, Olavo comedido em sua linguagem? se não for comedido deve ser 100% palavrão então.

    1. Nesse caso está mais para direitopatas (vulgo olavetes), Carluxo sempre joga muito sujo, distorce tudo, inventa e planta muita coisa. Sua tática de guerra é a discórdia, o tão falado dividir e conquistar da esquerda cai coo uma luva em suas ações. Peraí! mas ele é de direita! pois é.... bela direita essa que ele representa.

    2. Até que ponto essa situação não fora plantada? Os esquerdopatas são capazes de qualquer coisa.

  116. Santos Cruz e Mourão são desleais como já demonstraram. Mourão não pode ser demitido, mas Santos Cruz, sim. O problema de Bolsonaro é que ainda tem a cabeça de patente inferior. Ele ainda não se deu conta de que o único general nesse governo é ele; os outros são subordinados, demissíveis ad nutum. Mas Bolsonaro fez sua escolha por Santos Cruz, menosprezando seus eleitores que junto com o professor Olavo estamos abandonando o pelotão. Vamos ver se na hora da forca o Cruz vai salvar o presidente.

    1. Bolsonaro não consegue controlar os próprios filhos e você acha que ele é capaz de comandar esse país a mão de ferro? Outra, vivemos numa democracia, presidente não é imperador com poder absoluto, necessita de um time junto de si para governar e o Santos Cruz tem feito muito bem o seu trabalho. No fundo o Bolso sabe disso mas tem dificuldade de administrar as crises criadas pelos seus filhos e só faz merda por causa disso.

    1. Pelo que vejo só tem um no governo sem "foco", infelizmente é o próprio presidente fica em cima do muro, uma hora olha olha pro Olavo e outra hora olha para os Militares. Todos sabemos que o Bolso gostaria mesmo era de colocar o Olavo ao seu lado para juntos governarem (olavo mandando nele...rs), mas o presida sabe que sem o apoio formal dos militares o governo não se sustenta, ai ele fica entre a cruz e a espada, feito barata tonta, enquanto nós brasileiros vemos uma crise sem fim.

  117. Deixo minha conjecturacão: O traidor Onyx, está incomodado com o General Santos Cruz, e NÃO consegue realizar um futuro toma lá dá cá e com isso quer derrubar o General. O CAPITÃO está vendo isso, mas não pode demitir esse Ministro, pois está amarrado ao partido do DEM, e com isso o General está com muito mais poder, veremos os próximos capítulos. Quanto aos print, isso tudo é coisa de armação contra o General e o autor tem um cabeça, que é o Ministro com nome de carro.'A ver !!!

  118. Apenas para ter certeza... Tive a impressão de estar lendo enredo das intrigas mirabolantes (e inverossímeis) das "novelas das 8". Há 20 anos atrás (qdo ainda perdia tempo com aquilo) costumavam ser assim. Certeza que não se trata de mais um?🤔

  119. O pior mesmo é a Crusoé divulgando algo que em todas as circunstâncias prejudica Bolsonaro, sem ter a comprovação da veracidade do print! Parece o programa da fofoqueira no turno da tarde! Só que as consequências são muito mais nefastas para o país! Tudo isso porque o presidente demitiu Bebiano!

    1. LANDA É muito óbvio que foi armação contra o General Santos Cruz e o Presidente Bolsonaro. O objetivo é desestabilizar o governo. Que Deus ilumine o nosso Presidente!

    2. O SERGIO está certo ultimamente o Antagonista e a Crusoe, contrataram jornalista que não tem condições de trabalhar na linha de Diogo e de Sabino, os cara parece que estão mais interessado na fofoca de que no Bem do país, tem hora que eu penso estou lendo a revista cara ou capricho, os caras só fala o dia todo neste banana, filho de Bolsonaro, CARLOS parece que tudo gira entorno de rapaz, pode observar todos os dias é essa ladainha, CARLOS, O banana do Santa Cruz, Olavo

    3. Perfeito análise Sérgio, o Antagonista está muito estranho com tantos comentários hipotético, depois passa vergonha.

  120. Bolsonaro é um fraco, que não tem liderança e não tem a menor ideia de como se governa. E ainda tem.esses filhos para atrapalhar.

    1. Concordo com suas palavras e ainda acrescento. Se os militares deixarem o governo, o centrão toma de conta.

  121. BOLSONARO FOI ELEITO, O QUE PARECE É QUE TEM MILITAR POR TRÁS QUERENDO ASSUMIR A PRESIDÊNCIA. O TIRO PODE ACABAR SENDO NO PÉ, NINGUÉM TEM ADMIRAÇÃO POR. TRAIDOR .

    1. Bolsonaro é um poço de carisma, não precisou de ninguém para se eleger, ele tem luz própria e brilha igual o Sol!.... só que não...

    1. Quem recebeu o print, se de fato foi recebido de forma anonima, agiu de muita má fé, pois fica nítida a armação. Esse tipo de conversa se faz por ligação ou por envio de áudio.

  122. Pergunta objetiva: Quem aí é o profissional competente da área de comunicação? Nas palavras do próprio general, a população espera trabalho e soluções. Chamar de frouxo a um profissional por qual motivo? Gastar o que o chefe leigo avalia muito? Junta aí o medo de dar espaço a quem tem mais competência e perder o controle? Então o general tá errado. E este papo "sogra jornalista", de espionagem e prejudica o Bolsonaro? A reportagem tá boa, mas a conclusão é de Sexta Feira canibal.

  123. Governar por meio das redes sociais é. um erro. Vira fofoca. Que absurdo um general discutir assuntos delicados pelo celular! Estamos perdidos.

  124. Que Deus nos proteja da gestão por impulso, pelo menos dos governantes das potências que podem causar um estrago mundial. Que no nosso “mundo tupiniquim” o valor da divulgação de notícias seja redescoberto, ao invés da valorização dos boatos como ocorre atualmente, inclusive aqui.

    1. Concordo com você e vejo com pesar que a proposta inicial da revista está sendo sutilmente desvirtuada para o mesmo padrão vigente na mídia esquerdista, que só sabe criticar e criar codinomes e lacracões. Infelizmente vou cancelar minha assinatura. Decepção Mainardi!!!

  125. O general é um homem que tem uma história de respeito. Bolsonaro precisa sair do palanque, não permitir que o filho seja um poderoso ministro sem pasta e se volte para as questões que de fato podem mudar o quadro tenebroso que o Brasil se encontra.

  126. Ninguém põe em dúvida a reputação desse Fábio só porque foi referendado por um dos filhos? Tem coisa aí. A Globopar é capaz de tudo como tem demonstrado ao seu público, até com grande desrespeito àqueles 57 milhões de brasileiros conscientes, que ñ apadrinham bandidos e estão buscando mudanças radicais no país. É ñ falta retaguarda à Globo já que as instituições ainda estão aparelhadas, o mecanismo ainda funciona. Na guerra o maior cuidado é com os espiões, e essa guerra é suja. Apoio SC.

  127. FORÇAS OCULTAS??? Como desvendar esse mistério?? Tudo muito estranho!!!’ Enquanto isso o povo sofrendo e o presidente Bolsonaro perdendo fôlego para lutar contra essa massa de manobra!!! Muito triste!! Só DEUS na nossa causa🙏🙏 Pra frente Presidente! Continua na luta contra esses demônios.

    1. Você tem razão, se for para interferir desse jeito, ou dá um cargo de ministro da casa civil para ele ou manda para casa já. Ele é fator de desintegração do governo! Outra coisa muito importante é o banimento do ‘rasputim’, que em história recente foi o responsável pela queda da monarquia russa e o surgimento do comunismo no mundo 😥

  128. Se Gal. S.C. Foi vítima de uma fraude, ele facilmente desmascara a trama. Abre o celular dele para a Abin periciar e verificar se transmitiu ou não a mensagem e pra quem. Se transmitiu, traiu a confiança do presidente e deve ser demitido. Se não, então o empresário deve se explicar, como recebeu a mensagem e da mesma forma deve abrir mão do sigilo de seu celular. Espionagem, quando parte do governo, é ação de contrainteligência, mas se de fora, é sabotagem... Os militares sabem disso.

    1. Acontece que a cúpula governamental e os grandes políticos, sabedores de possíveis grampos, clonagens e etc., costumam usar vários celulares, alguns até anônimos para não serem fisgados. Mas esse tipo de conversa do Santos Cruz costuma se fazer por ligação ou envio de áudio, está mais para uma armação mesmo.

  129. Lamentável a conduta destes militares. Deveriam apoiar o Governo e pensar no crescimento do Brasil. Bolsonaro foi eleito legitimamente e tem nosso apoio. Chega de atraso, corrupção, violência, ensino ruim...

    1. O cara sabe que precisa dos militares mais que tudo, prova disso é a alta cúpula do governo ser formada por generais. Mas engano seu achar que os militares devem dizer amém para o presidente, o dever deles é para com os Brasileiros e quando digo brasileiros quero dizer os 200 milhões de habitantes e não apenas os 57 milhões que votaram no Bolso. Se o presida sair da linha traçada antes mesmo da eleição cabe aos militares o chamarem na razão, isso tem sido feito, infelizmente o Carluxo não gostou

    2. Para ter apoio é preciso também dar apoio. Quem deveria apoiar o time que ele mesmo colocou lá é o presidente!

  130. O posicionamento de membros do Exército que deveria ser firme, apoiando o Novo Governo, tem sido decepcionante ! Acordem e defendam o BRASIL!Bolsonaro tem o apoio da maioria dos brasileiros e quer colocar o país no rumo certo. Chega de atraso, desemprego, corrupção, ensino ruim...

    1. Só falta agora o Bolsonaro fazer alguma medida de vontade própria pra acabar com desemprego, corrupção e ensino ruim, aí sim talvez ele recupere a credibilidade que tem perdido ao defender as conspirações de um paranoico, fazer piadinhas, desautorizar seus ministros e ficar xingando e chorando no twitter como um adolescente.

  131. A impressão que tenho é de "loucura"... 14 milhões de desempregados, esquecidos; pcte AntiCrime, desprezado; Previdência, só Deus sabe e por ai vai.... e fica o Presidente nesse círculo vicioso - que nada produz. Eles estão com seus altos salários garantidos, mas o povo, NÃO!

    1. Verdade Zélia, falei exatamente sobre isso numa conversa hoje cedo. É muita energia gasta com besteiras enquanto tudo o que mais importa dar atenção nesse momento fica em banho Maria, nas mãos de quem só quer atravancar o bom andamento das reformas etc.

  132. em primeiro lugar, parabéns ao jornalista Caio Junqueira, pela belíssima reportagem, muito bem elaborada e de uma qualidade e elegância que por si só ja paga pela assinatura. parabéns! no entanto, lendo atentamente esta matéria, se confirma mais uma vez: ou bolsonaro abandona o guru astrólogo desbocado olavo de carvalho e seus filhos malucos, ou vai cair mais cedo do que se imagina. simples assim. os generais são de confiança.

  133. O que se espera dessa gente é trbalho sério e produtivo para resolver as graves questões que afligem o país. Essa onda de fofocas e armações alimentam as vaidades desses caras mas somos nós pagamos a conta. Vão plantar batatas!

  134. Uma reportagem ensaboada, quase defendendo Santos Cruz que supostamente disse, "o jeito vai ser colocar o Mourão mesmo rsrs" "isso" se for verdade, pelo que entendi seria um golpe na democracia e que não seria dado por Olavo de Carvalho.

    1. Olhe apenas os fatos. No mundo que importa, membros do governo não trocam mensagens por celular ou app. Na verdade, quando tem coisas REALMENTE importante pra conversar, vão falar num parque ao ar livre justamente para não haver risco de hackeamento. Isso está sim com cara de armação. Que se investigue mesmo, de preferência em público.

  135. É vergonhosa essa atitude desse grupo, que agindo dessa maneira, visa desgastar o General Santos Cruz, junto ao Governo do JB. Um colaborador de uma retidão ímpar, e de uma lealdade acima de quaisquer suspeitas. Um baluarte de honestidade e equilíbrio dentre o meio militar, que garante a seriedade e sobriedade, nas decisões tomadas. Querem vilipendiar o General e por consequência o o Governo JB, com fake news, tentando assim semear a discórdia entre os pares e trazer desarmonia no governo.

    1. O presidente deveria partir do princípio de que todos os seus escolhidos são de confiança ( a competência vão demonstrar no exercício das suas funções) e não dar nenhuma declaração antes de investigar os fatos. Será que não tem um órgão de investigação sob o seu comando? De todos, eu confiaria mais nos militares que estão formados a darem a vida pelo Brasil e não precisam provar nada.

  136. Somente o MOSSAD no caso para destrinchar a origem desse infame atentado contra o governo de Bolsonaro livrando-o definitivamente das cruzes que lhe estão impostas pelos agentes encobertos do Foro de São Paulo infiltrados no Planalto.

    1. Esse clima não ajuda! É desserviço a reconstrução do país!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO