Carlos Fernandodos santos lima

A destruição do Brasil

05.03.21

Até quando Bolsonaro incentivará a morte de tantos brasileiros apenas para fazer política e satisfazer sua ignorância e a da horda que o apoia? Por quanto tempo suportaremos a louca escalada de nossos políticos na destruição das leis e da ética para se apropriarem do poder, do dinheiro e dos bens públicos? A que extremos alguns ministros do Supremo Tribunal Federal chegarão para defenderem o status quo da qual se originaram? Considerando a audácia de nossas “elites” políticas, será que Nelson Rodrigues estava certo em dizer que o “mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas”?

Meus caros leitores, o Brasil está fedendo com essa desenvoltura dos maus, pois os canalhas descobriram que ninguém os pode deter e, como ratos, tiraram seus disfarces ou saíram de seus esconderijos, eriçando com orgulho sua suja pelagem. Aquilo que era para evitar o abuso do poder, como o sistema de freios e contrapesos previstos na Constituição, transformou-se em um arremedo, uma farsa, pois Jair Bolsonaro comprou a presidência da Câmara dos Deputados para Arthur Lira, que por sua vez impede qualquer processo de impeachment contra o próprio presidente, assim como o Senado faz com as denúncias contra ministros do Supremo, os quais, convenientemente, arquivam acusações substanciais de corrupção. O sistema que prevalece hoje não é mais aquele da Constituição, mas, sinteticamente o de “uma mão lava a outra e as duas lavam a cara”.

Enquanto isso, alguns jornais embarcam felizes em campanhas de comunicação difamatórias contra a Lava Jato, requentando material ilícito, sem qualquer comprovação de veracidade, picotando supostas conversas para satisfazer o seu interesse político a favor de Lula. Ao mesmo tempo o Conselho Nacional do Ministério Público avança na perseguição contra Deltan Dallagnol, numa vingança planejada por Renan Calheiros e seus asseclas, buscando tornar sua punição um exemplo para calar definitivamente o Ministério Público; e órgãos do estado como a Abin e a Polícia Federal são aparelhados para satisfazer interesses políticos e familiares do presidente da República. Completando todo este enredo, o Tribunal de Contas da União pede acesso às mensagens roubadas para investigar o ex-juiz Sergio Moro, como se uma corte de contas tivesse competência para julgar atos de natureza jurisdicional.

Não bastasse a sanha persecutória contra pessoas ligadas ao combate à corrupção, especialmente contra aqueles que participaram da Operação Lava Jato, agora também esses mesmos roedores alongam suas garras contra pessoas comuns, usando para isso toda desfaçatez de quem já não se importa mais em cobrir as pegadas de seus malfeitos. O pedido da Câmara dos Deputados para que o STF prenda o comediante e apresentador Danilo Gentili por ter dito que a população deveria socar deputados por causa da PEC da Impunidade é algo completamente inconstitucional, pois aquele tribunal não tem qualquer competência para analisar condutas de particulares, mesmo que ilícitas ou criminosas. Goste-se ou não da sugestão de Gentili, só a ideia de que podemos calar pessoas comuns passando por cima das leis já demonstra o grau de deslegitimação e ignorância de nossa classe política.

Não fosse somente a ética, coisa que nunca foi exatamente uma real preocupação de nossa classe política, estamos regredindo também em todos os indicadores de progresso, sejam eles legais, sociais e econômicos. Enfrentamos um ataque às leis que impedem que o estado seja apenas o butim de interesses privados, de piratas políticos profissionais e de grupos econômicos incapazes de viver em um ambiente de livre mercado. Os limites impostos pela Lei da Ficha Limpa, pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei de Improbidade Administrativa estão na mira do destrutivo avanço da rataria, que deseja a volta da livre corrupção do governo Lula, daquele propinoduto sistematizado, contabilizado e organizado que resultou em bilhões de prejuízos para o bolso dos brasileiros, uma vez que o estado é uma ficção que se sustenta com nosso suor e trabalho.

Na economia não é diferente, pois a promessa de um estado menor feita por Bolsonaro sempre foi uma mentira. Ele é um mau político de origem sindical, um militar expulso do Exército desonradamente, alguém acostumado a viver como um chupim do setor público. Para ele nunca houve nenhuma bandeira real de campanha salvo a de si mesmo e a da família. Aproveitou-se da Operação Lava Jato para se dizer mentirosamente contra a corrupção, bem como, para agradar a uma parcela da população, abraçou falsamente um ideário liberal. Por tudo, Bolsonaro é apenas um oportunista consumado. Entretanto, ao contrário dos deslizes éticos e legais de nossa elite, em relação aos quais o nosso sistema é incapaz de fazer justiça, a economia pune os erros de modo inexorável. E é o que estamos vivendo.

Imagine-se seguindo uma receita dia após dia sempre com o mesmo resultado errado. E no dia seguinte, mesmo com tudo e todos apontando o seu erro, você prefere novamente seguir o mesmo desacerto na esperança mágica de que o resultado será diferente. O que me parece um pesadelo é, para muitos, inclusive nosso presidente, o pensamento mágico de que tudo vai dar certo mesmo se cometermos os mesmos erros do passado. Basta, acreditam eles, desejarem que as coisas sejam diferentes e, “voilà“, tudo se realiza como num truque de circo. Só que não, pois a realidade, especialmente na economia, não se conforma à vontade. Erros nunca se transformarão em acertos só porque são feitos por Lula, Dilma ou Bolsonaro.

Assim é o caso recente da Petrobras. Após os escândalos de corrupção desvendados pela Operação Lava Jato no interior da estatal – e não somente dela, diga-se – e as seguidas intervenções equivocadas da presidente Dilma, a nossa companhia de petróleo encontrava-se no caminho do saneamento financeiro. Uma política saudável de preços, como em qualquer caso de commodities, é regulada pelo mercado. Entretanto, em uma situação de descalabro econômico que resulta em um dólar valendo mais de 5,50 reais, em meio a uma epidemia mortal em que o governo federal age de modo criminosamente omisso, não há como segurar o valor dos derivados do petróleo sem sangrar a empresa. Já vimos isso com Dilma, sem bons resultados, e vemos agora com Bolsonaro. Ambos, com o mesmo parco entendimento econômico, só poderiam levar ao desastre. E em economia, como na saúde pública, o desastre vem.

O povo francês revoltou-se contra a falta de pão e liberdade. O povo americano revoltou-se contra a opressão e a tirania. Mas nós, brasileiros, que como povo temos o direito inalienável de nos revoltarmos, agimos como gado indo para o abate. Com certeza os grupos que apoiam Bolsonaro, de um lado, e Lula, do outro, desejam a manutenção dessa situação, pois se apoiam uns nos outros para se manterem politicamente vivos. Só há uma saída: revoltarmo-nos como em 2013, forçando que a rataria volte para dentro de suas tocas, amedrontada.

Precisamos reconstruir um espaço público de sensatez, de diálogo e de consenso mínimo entre as pessoas de boa vontade, que são a maioria – infelizmente silenciosa. Precisamos de candidatos com capacidade de tomar decisões difíceis e impopulares, mas necessárias. Precisamos reestruturar nossas leis para que punam, com cadeia e perda dos direitos políticos, todos os corruptos e ladrões que infestam os palácios. Precisamos restabelecer a autonomia das instituições, livrando-as da influência do poder econômico. Seja quem for o candidato que tenha a audácia de defender o certo e o bom senso, não importa se de centro-direita ou centro-esquerda, e que tenha a ousadia de se contrapor vitoriosamente a Lula e Bolsonaro, já estaremos melhor do que hoje.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acrescentaria ao último parágrafo que também é necessário acabar com todos os palácios onde habitam e conspiram os corruptos e ladrões.

  2. Prezado Carlos Fernando, aguardo com ansiedade sua próxima coluna, sobre o que o STF fez nesta semana, a anulação das sentenças de Lula, Moro sendo julgado parcial, sem esquecer a tentativa de prender Danilo Gentilli, o descalabro na gestão da pandemia, o Zé Gotinha, enfim. É tanto escândalo, toda semana. Temos alguma chance de algum dia melhorar ou devemos substituir o ordem e progresso por "nada é tão ruim que não possa piorar", na bandeira. O menos os investidores estariam avisados.

  3. Brasil segue a passos largos para a venezuelização. Seja de esquerda ou de direita. Nunca nosso subdesenvolvimento ficou tão escancarado.

  4. A grande maioria do povo brasileiro é composta de energúmenos, burros, idiotas. a outra parte é composta de oportunistas lenientes com os políticos corruptos em troca de apitos e espelhos.

  5. Adoraria poder criticar esse artigo mas é impossível, adoraria ao menos encontrar um ponto para discordar. Só me resta suportar a dor de todas estas verdades.

  6. As mudanças só acontecem a longo prazo e não são fáceis. Mas há um caminho seguro: a verdade! O conhecimento, a ciência dos fatos e sua abrangente divulgação para a sociedade nos colocará no rumo das mudanças necessárias - institucionais, administrativas, políticas e econômicas para sanar este país. Hoje sabemos o que é o Supremo, eis o primeiro passo para mudá-lo. O mesmo se dará com os demais poderes. Não desanimemos, existe uma solução. Pode demorar um pouco, mas precisamos caminhar para ela.

    1. Já me animei. Depois me desanimei e me animei novamente; me desanimei muito e me animei muito de novo; daí, me animei um pouco e me desanimei demais. Assim tem sido desde que me entendi por gente na década de 1970. O retrocesso que se avizinha é grande. Cansei.

  7. Concordaria com tudo, não fosse o uso da comparação com ratos para descrever essa gente sórdida. Temos cada vez mais só gentalha no poder. Os pobres mamíferos levam suas vidas dos nosso restos nas cidades. Esses q estão no poder são parasitas humanos mesmo. E conseguiram se aproveitar da pandemia para evitar q as pessoas se articulem, mobilizem e protestem. Não tem salvação para o Brasil.

  8. A lucidez do artigo é o meu guia nesses tempos turvos, uma escuridão que não acaba há uns 15 anos. Será que só produzimos escória?

    1. Claudia, não produzimos escória mas colocamos ela no poder com o nosso voto. Enquanto o povo não se concientizar e se esclarecer, nada será feito. Simples assim.

  9. Texto inteligente, esclarecedor, útil. A saída deve começar pela "informação" , sem a qual, as pessoas ou ficam silenciosas , ou perdidas. Paralelamente, buscarmos alternativas, através de pessoas que representem a maioria que quer mudanças urgentes. Não é fácil, mas é mais do que necessário; é indispensável agir.

  10. Endosso 99% do texto, abrindo a exceção para por em dúvida a questão da maioria ser honesta. Infelizmente o Brasil é uma terra onde a lei muda com a direção do vento, envergonhando o cidadão íntegro por sua retidão de caráter.

  11. Centro- esquerda?! A esquerda prega o socialismo por natureza. Mas adora tudo que o capitalismo/democracia pode oferecer. Dinheiro, ausência de censura e consumismo. O socialismo defendido por eles serve pra mudar vidas. A própria e a de sua família. Infelizmente, tudo que vem da esquerda é podre. Não concordo nem um pouco, com a conclusão do seus texto.

  12. Brilhante texto, Carlos Fernando! Como sempre. Entretanto, o problema com sua proposta de mobilização, que é muito válida, é que a população está bastante descrente deste país. Mas não podemos desistir, nunca. Nosso apuro é que a evolução positiva, quando acontece, costuma andar a passos muito mais lentos do que gostaríamos. Mas temos que ter paciência e perseverança. Provavelmente teremos que aguentar até 2022 essa criança birrenta e perversa que está na presidência. Assim como seus asseclas.

  13. Esse é o retrato fiel do Brasil de ontem e de hoje, e se não revoltarmo-nos para forçar a mudança necessária desse terrível quadro, será o mesmo retrato no futuro.

  14. 👏👏👏 excelente artigo, forte e contundente. Que essa vacina chegue logo para que possamos ir às ruas reivindicarmos nossos direitos.

  15. Perfeita a análise e correta a solução . Um basta do povo nas eleições de 2022 com a desratização geral no governo, congresso e judiciário. Povo nas ruas ..

  16. Todos somos culpados por este estado de coisas, inclusive esta revista, por se omitir quanto a uma cruzada nacional a favor da instituição urgente do Parlamentarismo Clássico com voto distrital, único Sistema de Governo no qual a transparência é inevitável, a prestação de contas obrigatória e o governante demissível ad nutum. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  17. Ótimo! Me dá até esperança, mas essas ratazanas proliferaram de tal maneira que vai ser uma luta muito sangrenta para exterminá-los.

  18. Tem que aparecer um cidadão valente no bom sentido que derrube essa palhaçada existente no País atual ,existe e vai aparecer o povo não é bobo.Parabens Dr Carlos Fernando.

  19. Lamentavelmente o desmanche da Lava Jato não precisou de assassinato nem ameaças a juízes como na Itália, aqui o próprio sistema se organizou para o desmonte, desde internamente na PGR quanto no congresso, executivo e até no STF os argumentos fantasiosos em defesa da Constituição arguidos por infames e artigos advogados orquestrou esse fim trágico. E mais trágico, a sanha vingativa quer o sangue dos algozes de outrora, querem destruir tudo para voltar ao status quo anterior.

  20. Excelente artigo! Mas ainda acho que todos vocês que fizeram parte da LAVA JATO , sairão vitoriosos. Os corruptos estão se revelando tão descaradamente, que cairão nas próprias armadilhas. E quero ver todos vocês, voltarem ao patamar de bons combatentes da boa luta. Força, coragem e fé!

  21. Todos os corruptos e corruptores, saqueadores dos cofres públicos, - inclusive Jair Bolsonaro -, se uniram com o propósito de acabar com o combate à Corrupção Impune. O Objetivo primordial dessa caterva é inviabilizar a candidatura do DR.SERGIO MORO, único candidato capaz de derrotar o Bolsolulismo em 2022. A safadeza é tão grande que até provas ilícitas e imorais, produzidas por hackers delinquentes são admitidas para questionar o trabalho meritório da Operação Lava Jato. Perderam a vergonha.

  22. Se tivermos, e que o bem nos livre, Bolsonaro X Lula, que escolhamos o voto nulo para convocacao de novas eleicoes e com novos candidatos. Em 2018 já aumentamos os votantes nulos, brancos e abstenções. Melhor nao escolher! Ainda que este sistema eleitoral seja pífio.

  23. É urgente que os políticos do bem, os empresários patriotas, a sociedade organizada, enfim, que querem tirar Bolsonaro do poder em 2022, se organizem em uma única chapa de centro, esquerda ou direita. Se a oposição a esse (des)governo partir dividida para o embate, estaremos perdidos....

  24. Muito bom texto. Mas se algum fato político não for criado (bem rápido e bem feito), teremos no segundo turno em 2022 a dupla BolsoLula. Óbvio que quem perder não vai aceitar. Vai virar uma guerra civil. O poço ainda mais fundo.

  25. Concordo contigo, mas desde 2000 não saímos desses lixos humanos de Lula e agora Bolsonaro para disputa presidencial, precisamos encontrar urgente alguém dentro deste cenário caótico em que se encontra o Estado, precisamos sim ter nem que for novamente um voto de repúdio como nas últimas eleições, ele JB pensa que terá os mesmo 52 milhões de votos... muitos votaram para tirar o PT do poder, agora terá que ser a vez desse inescrupuloso JB.

  26. Essa característica que você requer de um político remete à um Estadista. Busque em sua volta onde quer que seja e infelizmente não encontrará nenhum em evidência o que me leva a crer que teremos ainda que amargar muito tempo nas mãos desta estirpe criminosa que se apossou do poder no país e fará, como o faz agora, qualquer coisa para seguir parasitando a nação. Triste realidade!

  27. Parabéns pelo texto! O difícil é achar alguém com tais qualidades para dirigir o país, com paciência suficiente para, inclusive, ter o Congresso contra si e mesmo assim perseverar.

  28. Retrato perfeito do Brasil. Só peço a Deus que o dr., Fernando não pare de escrever nesta revista, que continue a ter saúde para prosseguir sua missão, de rara coragem e lucidez, a nos mostrar os crimes contra a Pátria. Que dos seus escritos, o povo tenha vergonha na cara é sangue nas veias para se levantar contra os ratos que nos dominam.

  29. Parabéns Luís Fernando: Texto corajoso, esclarecedor e patriótico! Apenas acrescento que, o caminho pra nos livrar destes “roedores” passa pela reforma das reformas: a política! Um Congresso com no máximo 5 partidos, seria o ideal pra começarmos a moralizar, enxugando essa miríade de siglas de aluguel, feudos férteis pra corrupções... Mas pra isso acontecer, precisamos eleger um líder autêntico, mais limpas e com coragem pra fazer esta reforma! Onde está este líder?

  30. A análise e mais do que perfeita da atual situação política e econômica do país. Esse artigo primoroso deveria ser lido por todas as pessoas que querem ver o Brasil despertar do eterno berço esplêndido. Como disse Martin Luther King Jr: " O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".

  31. Até quando os ministros de bem do STF vão assistir incólumes ao desmantelamento do frágil arcabouço jurídico que ainda sustenta um mínimo de dignidade a este país? Serão omissos e assistirão a história passar pela janela?

    1. Se você acredita no patriotismo dos ministros do STF, acredita em conto de fadas!

  32. Alguns textos e reportagens da Crusoé como esse, brilhante, deveria ser aberto pelo menos por um tempo para não assinantes. Eu faria propaganda com maior prazer. Sobre o autor, espero que ele entre na política para nos ajudar a sair desse poço de lama.

  33. Certamente, conte conosco, pois estaremos juntos nessa batalha, para tornar nosso país uma verdadeira nação composta por homens e mulheres honestos, de caráter e probos.

  34. Excelente! Perfeita síntese do descalabro em que o Brasil, com os votos dos brasileiros, se meteu mais uma vez. Quando será o dia que aprenderemos ao não auto-engano.

  35. Brilhante, um dos melhores comentário que li nos últimos tempos, não tem lado, pois os que tenho lido sempre tem um lado, é lula ou bolsonaro, isso tira o credito do comentarista

  36. Dr. Sérgio Moro, Presidente. Senador Álvaro Dias, vice-presidente. Dr. Paulo Hartung, Casa Civil. General Santos Cruz, Defesa. Dr. Carlos Fernando dos Santos Lima, Justiça. Dr. Gustavo Loyola, Economia. Dra. Maria Sílvia Bastos Marques, Planejamento. Dr. Armínio Fraga, Privatizações. Dr. André Lara Rezende, BNDES. Dr. Pérsio Arida, Petrobras. Dr. Suemi Koshiyama, Agricultura. General Pujol, Integração Nacional.

    1. Só falta combinar com eleitores para deixarem de votar em réus e condenados. Aí, sim.

    2. Que sonho maravilhoso contar com essa equipe no governo!!!

    3. Dr. Sérgio Moro, Presidente. Dr. Deltan Dallagnol, PGR!!!!!

  37. Só verdades, mas infelizmente não acredito que possamos melhorar...a Lava Jato foi a última chance de endireitar o rumo. Para a felicidade dos que nos escravizam ela foi abafada!

  38. Este artigo expressa tudo que eu penso. Mas com a pandemia não podemos ir para as ruas . As redes sociais podem ser uma saída . Eles tem medo viu o que aconteceu com a Pec da impunidade que depois da pressão nas redes o projeto foi retirado .

  39. Dr Carlos Fernando análise perfeita. A pandemia impede o povo de ir às ruas, mas de fato é nossa única saída, pois os políticos morrem de medo do povo nas ruas. Quanto ao candidato ideal, na minha opinião, seria Sergio Moro com um vice de peso, bem escolhido. É fundamental uma excelente escolha para vice presidente. Torcer também para Bolsonaro derreter até lá. O que me parece um caso de patologia mental são milhares de pessoas de formação que conheço que defendem esse genocida estelionatário.

    1. Parabéns, Dr. Carlos Fernando, pelo brilhante, esclarecedor e inspirador texto.

  40. Infelizmente, a pandemia nos mantém distantes das ruas e reféns da bandidagem que impera nas instituições de Poder... Que tristeza, viu?

  41. Mais claro do que isso, impossível. Já pude observar tudo isso e muito mais, porém o q falta acontecer pra essa massa q continua a torcer por bandidos políticos acordarem ,e se envergonharem do que andam defendendo ou fingindo não vê?Ideologia mundana só serve pra alguns, independente de quais são.

  42. precisamos de todos voces na política como deputados, senadores e presidente(moro) puro lava jato e a unica solução para o brasil

  43. Aguardo ansiosa 2022 para dar o meu voto a alguém, como o sr falou, que se contraponha ao Lula e ao Bolsonaro. Torcendo para termos um nome razoável. Não tenho esperanças num Sérgio Moro, mais sendo alguém alinhado à LavaJato, já está bom demais. Campanha desde já, no caso, campanha para quem não votar!

  44. Me explica uma coisa aqui, pra quem nunca estudou OSPB, qual a função do PREFEITO do município e do GOVERNADOR do ESTADO ? Na hierarquia pública as responsabilidades não começam da PRESIDÊNCIA. Aliás, aos críticos do PRESIDENTE, vocês sabem o que é uma Federação ? Vem de 1889 ...

  45. Esses ratos,A a longo prazo estão dando tiro no PÉ. Quem vai pagar impostos para encher AS CUECAS DOS CORRUPTOS filhos e netos desses PARASITAS.

  46. Dr.Carlos Fernando, você é o "cara" !!! Leio atentamente seus artigos na Crusoé e concordo plenamente com eles. Parabéns !!! PS.: Se você me permite uma sugestão, pense seriamente em entrar para a política e liderar um movimento de transformação virtuosa deste país. Apoio das pessoas de bem não faltará. Pode acreditar ....

  47. Triste realidade vivemos nos dias de hoje. E o que mais nos assusta é não ver nenhum líder político capaz de nos conduzir a uma saída desse caos. O texto do Ex procurador Carlos Fernando é angustiante mais real. O Brasil está no fundo do poço.

  48. É terrível a situação de uma nação de mais de duzentos milhões de indivíduos escravizados social, cultural, moral e economicamente por uma elite política, económica e militar, suja, corrupta e exploradora, formada pelos verdadeiros TRAIDORES DA PÁTRIA, porque INIMIGOS DO POVO. Vamos nominá-los, vamos execrá-los!!!

  49. Concordo plenamente com o aqui colocado. Porém, quem vamos colocar lá? Quem se habilita? Vamos imaginar uma chapa encabeçada por Moro, o que, para mim, seria um sonho. O que vão deixar ele fazer para governar? É impossível qualquer ação nesta direção se antes não houver uma verdadeira faxina no legislativo, e até no judiciário. Infelizmente! Já passou da hora, e muito, para que brasileiros de bem esboçem alguma reação à toda esta vergonha e descalabro que, diariamente, assistimos.

    1. só o fato de Sergio Moro indicar 2 ministros para o STF já é uma grande coisa, além do fato do Presidente ter poder de barganha, no bom sentido, para fazer as mudanças necessárias

  50. Porque ninguém esclarece que as besteiras do Bolsonaro visam somente estar presente na mídia sem dar espaço para ninguém mais. Assim ele garante os seus 30% na pesquisa eleitoral, garantindo também sua presença no segundo turno nas próximas eleições. É tão claro, TODA SEMANA ELE PROPAGA UMA ASNEIRA, assim ninguém mais aparece, ninguém mais tem chance de se apresentar, de aparecer. Por que a imprensa embarca no jogo dele? Porque vende jornal?

  51. Como fazer isso Dr. Carlos. O desânimo se apossa de todos que vislumbraram um país lutando contra a corrupção. Hoje o que vemos é apenas o desmonte da lava-jato e a sanha dos que continuam se apropriando do que é público, inclusive das nossas esperanças. O que nos resta?

  52. Excelente texto, o Sr. Carlos Fernando resume bem o cabo de guerra que vivemos, entre fanáticos com sinais trocados, de um lado lulistas e de outro bolsonaristas. A única conclusão que tiro é como diria Roberto Campos: - O Brasil não corre o risco de dar certo!

  53. Concordo com a maior parte do texto, menos o último parágrafo. Sobre "reconstruir um espaço público de sensatez", não tem como reconstruir o que nunca existiu, pelo menos no meu tempo. E o que dizem sobre a boa vontade, a maioria votou nesses políticos que estão aí. O resultado é que vivemos num inferno cheio de cidadãos de bem.

    1. Diagnóstico bem elaborado o problema será à execução política ?

  54. O articulista faz uma grave acusação contra a honra do Presidente da República e às Instituições Militares, consideradas por ele com "meras entidades sindicais", declarando que: "Ele é uma mau político de origem sindical, um mau expulso do Exército desonradamente, alguém acostuma a ser um chupim do setor público......" Sendo um profissional do direito está obrigado a apresentar provas quanto a suas afirmações! Para mim já é um desqualificado mentiroso.

    1. É Luiz.. tu és a figura que encarna na medida o que vcs fizeram para o emporcalhamento desta briosa nação. Estamos num beco sem saída. Estamos fu.. e mal pagos. apscosta/df

    2. Esse "presidente da república" NÃO TEM HONRA! Como é que se pode atacar a "honra" dele??? O Brasil caminha para uma solução de força...

  55. Parabéns pelo brilhante texto,e temos muito q agradecer ao dr Carlos Fernando e toda a equipe q formou a grande Operação Lava Jato e dizer do orgulho q temos de ter brasileiros como vc e esses profissionais q fizeram diferença neste Brasil

  56. Quando eu cheguei no Brasil, fugido de uma ditadura fascista, em 56, entre outros costumes e ditados brasileiros, dois me chamaram a atenção e demorei muito a entender, "aqui quem não se vira é só o caju" e "você tem que roubar muito, que é para pôr o dono na cadeia" O caso Lavajato, acabou me confirmando essa última e estranha sentença. O Procurador, como sempre, claro e objetivo, destampa esse caldeirão fétido onde fervem as piores taras humanas dos INIMIGOS DO POVO chamados de Três Poderes.

    1. Sensacional colocação do nobre colega. Infelizmente como diria um grande amigo meu, "O Brasil ... é um país que não deu certo"

  57. A solução imediata está na candidatura de Sérgio Moro ganhar as ruas. Imaginem o desespero das ratazanas quando sentirem que tem encontro marcado com a derrota. Mas, isso só não basta, é fundamental iniciar a faxina na Câmara e no Senado. Sem um congresso com mínimas qualidades não há quem possa realizar as transformações que tanto precisamos.

  58. lendo o texto e tantos comentários, somos muitos brasileiros indignados com a situação e necessitamos pensar já para não errarmos em 2022.

  59. Excelente diagnóstico. Este texto “conversa” muito bem com o do Mário Sabino, tb desta semana. Temos de encontrar uma maneira de sair da letargia, desta passividade masoquista que vivemos.

  60. Carlos Fernando. Concordo com tudo o que o senhor, de maneira objetiva, clara e, ao mesmo tempo, forte, colocou no texto. Precisamos fazer alguma coisa e logo. Teremos tempo para esperar até 2022? Lá teremos opções? Fica a dúvida. Por ora estamos indignados com tudo que está ai.

  61. O que os crápulas nos três poderes usam é "uma mão lava a outra e as duas limpam o cofre". Concordo plenamente que devemos voltar às ruas assim que possível, e até nisso vemos o interesse da rataria em postergar o efetivo combate à pandemia.

  62. Existem vários nomes no páreo, mas precisamos de nós unir em torno de apenas um ou dois. Não adianta atirar pra todo lado. Isso nos enfraquecerá. Quem?

  63. Aos homens do bem falta a audácia do canalhas . Em 2022 precisamos de um candidato do bem audacioso como os canalhas é um vice igualmente audacioso. Quem poderá ser esse candidato? O senhor ? O Moro? Deltan? Os 3? Presidente , vice e ministro da segurança?

  64. Esse texto lava minha alma, muito ferida de ver A rataria saindo do esgoto e correndo solta de um lado para outro na maior desfaçatez. A corrupção no Brasil se tornou cínica, não tem mais pudor de mostrar a cara.

  65. Texto brilhante, claro, assertivo, completo!! Precisamos de mais pessoas que reverberem essa verdade. É muito triste ver o caminho da destruição que o país está tomando!!

    1. Sou diferente de vocês já eu garanto. Crio muitos empregos, pago muito imposto e nunca vou depender de governo! Captou! Duvido q seja igual a vices

    2. Ricardo você faz parte da minoria sem cérebro. Que só lê os post preparado pela equipe dos bolsomilicianos. Resumindo: você é apenas um gado. E é de manadas como a que você fã. Parte que sobrevivem os falsos e corruptos "heróis". Infelizmente pessoas como você não tem solução. Foi falta de proteína na primeira infância. Seriam sempre gado!!

    3. São FATOS! Passar panos quentes só prejudica a gente!

  66. Parabéns, Carlos Fernando, pelo belo e convincente artigo que escreveu. Que você reúna sempre força e inspiração para continuar executando a sua árdua missão de bem informar. Com prazer, Abel Magalhães.

  67. Texto perfeito! É uma detalhada e perfeita fotografia política, social e econômica do Brasil de hoje, escangalhado e consumido por uma quadrilha mentirosa, pilantra e determinada que infestou o poder e a maior parte das nossas instituições... muito triste!

  68. Parabéns pelo excelente texto, infelizmente por causa da pandemia ir as ruas seria irresponsável, mas somente o povo pode reverter esse caos. Políticos corruptos, STF apoiador de bandidos, ministros IMORAIS, q não aceitam criticas mas fazem muito por merecer. Pres. da República q só pensa em reeleição, conduziu muito mal a pandemia, incompetência TOTAL. Pobre país !!

  69. Análise realista Infelizmente os roedores malditos prosperam. Inversão de valores; a banditagem corrói as instituições, faz criminalizar a justiça p imunizar criminosos. Malditos

  70. ¡¡¡Brilhante texto Carlos Fernando!!! Tenho esperança de que o povo brasileiro volte a alçar sua voz contra toda esta vileza.

  71. Toda imoralidade instalada nesse país parte lá daquela casa que pela Constituição tem ser a guardiã da Carta Magna. Aquilo ali é uma casa de interesses políticos. Uma coisa indecente, horrorosa. Estamos perdidos com aqueles protetores de corruptos.

  72. Lamentavelmente não podemos ir as ruas como em 2013. Assim, safadeza e a canalha estão aproiveitando, nos 3 poderes deste país.

  73. Confesso q cansei. Cansei de tanta coisa errada, de tanto absurdo, de tanta injustiça, de tanta impunidade. Cansei de um país em q somente o réu tem garantias, onde o homem honesto e de bem é visto como um bobo, onde quem faz o certo não tem valor, onde o mocinho é perseguido e preso pelo bandido, onde quem progride é aquele q trapaceia, q sonega, q recebe propina. Há momentos em q me pergunto: como criar e educar meus filhos num país como este? Se pudesse iria embora daqui. Cansada do Brasil...

    1. Cláudio se você for um profeta divino acredito em sua profecia.

  74. Concordo com 98,9% do escrito. Mas não é tão simples a solução desse problema. A máquina pública responde por 13% dos empregos ela é de domínio dos políticos. A maioria do povo só pode pensar em como sobreviver até amanhã, pois TODOS os governos lhes negaram uma boa educação e vivem de auxílios e bolsas. A esquerda aparelhou as universidades e fez a cabeça dos jovens. O sistema político partidário inviabiliza mudanças bruscas no perfil dos políticos. Só uma guerra cível mudaria isso.

    1. Parece que Marcelo tem razão, só não sei se transformaria o Brasil em um país digno, onde todos pudessem ser cidadãos de fato.

  75. Excelente análise! O mecanismo é muito maior do que poderíamos imaginar! Uma incrível casta corrupta que envolve todos os lados da política e do judiciário!

  76. Já perdi minhas esperanças de algo na nossa sociedade acontecer ou mudar. Nem para os meus bisnetos vejo mudanças. Nossa população é um gado indo para o abate. Pena!

  77. Obrigada, Carlos Fernando, por dizer tudo o que gostaríamos de dizer mas, estamos impedidos pelo vírus, de encher as ruas e fazer com que nos ouçam . Minha esperança é que os ratos comecem a se desentender pelo pedaço maior do queijo e acabem por se destruir uns aos outros.

  78. Ainda que seja dotado do melhor conhecimento, coragem, princípios fundamentais, há um poder legislativo que despreza a boa política.

  79. Brasilia fede ! Gostaria de saber por que os processos contra o RATÃO Renan (ladrão) Calheiros estão parados na corte dos Ratos de Toga?

  80. Tem razão Carlos Fernando. Só há uma saída realmente eficaz: a voz do povo. Cedo ou tarde,tenho certeza que caminharemos pra isso novamente. O pão já está faltando pra muitos, mas a opressão dos corruptos e a falta de liberdade não nos sufocarão. Precisamos cada vez mais de líderes que nos iluminem como o fazem seus exemplares e corajosos artigos. Excelente!

  81. Esse Titanic não tem salvação, vocês estão tentando desde o século passado, e nada resolveu, só estamos piorando, melhor deixar e dar o fora.

    1. Márcio! Vocês estão tentando?e por que não, Nós estamos tentando? Não se terceiriza a cidadania.Este é nosso mal maior: Não somos uma Nação.

  82. E para concluir: minha crítica à superestimação do Bolso é exatamente pq se desvia daquele(s) q seria(m) o(s) debate(s) necessários: modelos e alternativas de sistema eleitoral/reforma política, modelos de federalismo, poder judiciário, sistema tributário/fiscal, regulamentações, etc.

  83. (2) - meu segundo ponto é o seguinte: “110%” dos brasileiros estão horrorizados c/ tudo q acontece, querem mudanças radicais, acham q não dá para continuar do jeito q está, etc. De fato, esses 110% até concordam em termos GENÉRICOS (“um sistema político eleitoral q represente/melhore a representação (d)o povo”; “uma justiça q seja diligente e não promova a impunidade”, etc), MAS o problema é q só concordamos genericamente, não há mínimo consenso na sociedade de quais seriam os modelos a adotar.

  84. Texto excelente e concordo com ele, MAS quero ressaltar 2 pontos: (1) - Bolso, por mais culpa q tenha (e mais responsabilidade q tenha tb), é “só um cara”. Não representa - sozinho - 1% do problema; veja bem, uma pessoa representar 1% do problema em população de 210 milhões é c/ certeza a maior contribuição individual, mas ainda é 1%. Bolso sozinho não é “grande problema”, o problema é o “tudo”. Digo isso pq a “linha” da Crusoé é superestimar Bolso, como se qdo Bolso sair, tudo melhorará... sqn

  85. Exato! Um povo submisso e alheio à tudo é a única forma de se perpetuarem no poder! Precisamos fazê-los entender que somos nós que pagamos seus salários e é a nós que eles devem servir! Gentili verbalizou o que está na cabeça de cada cidadão de bem deste país. Por que não trabalham para nós, para o nosso bem-estar, para o progresso do país? Afinal foram eleitos para que??

  86. não tenha dúvida que estabeleceu-se entre os poderes, independente de Lula, bolsonaro, STF, Congresso o o famoso: uma mão lava a outra e as 2 lavam a b... parabéns pelas sugestões

  87. O Carlos Fernando tem se revelado um dos poucos colunistas equilibrados e sensatos nesta revista que tornou-se um mero braço de comunicação do ditador de São Paulo.

  88. Que artigo primoroso! Traduz nossa realidade com precisão e clareza. Ao ler, veio o desejo imensurável de está lendo sobre algo fictício. Mas não! Infelizmente acompanhamos a inversão de todos os valores e as mínimas conquistas que tivemos como República. Textos assim tem que ser amplamente divulgados.

  89. Como sempre de uma clareza seu texto, mostrando a vontade da maioria de bem deste país. Levante para que o Brasil saía deste atoleiro.

  90. Parabéns pelo artigo, parabéns pela atuação na Lava Jato. A equipe de Curitiba merece todo o respeito dos brasileiros de bem. Os que se uniram a Vaza Jato e os hackers são todos pró-corrupção com um verniz "garantista".

  91. Como sempre , ilustre Carlos Fernando, perfeito seu diagnóstico . Sem retoques ! E tb a posologia !Pode ser de centro esquerda , ou de centro direita . Desde que não seja jamais lula ou bolsonaro ( assim mesmo com letra minúscula ) ou sucedâneos , acrescento eu . # 2022 está logo ali , é o mantra que criei para dizer que o tempo urge . Avante .

  92. Puxa fantástica e precisa a sua análise ,pena que homens de bem como vc eu e muitos outros,que podemos até errar na ânsia de mudar este estado de degeneres envia social e política principalmente, não encontramos eco maior prá gerar uma massa crítica.Isto é demais frustante prá pessoas de bem

  93. Excelente artigo! Precisamos com urgência de uma liderança, precisamos com urgência de alguém com capacidade, vontade e apoio da sociedade civil , para derrotar estes Ratos !!!!

    1. Os possíveis candidatos são colegas roedores, quando ameaçados correm e avisam seus pares e os 11ratões os protegem !!!

  94. Parabéns, a clareza do seu texto me emocionou. Deveria ser lido, em alto e bom som, para que todos os brasileiros de boa conduta, pudessem refletir e acordar com seu ensinamento.

  95. Esse cara que pode iniciar a mudar o Brasil é Sérgio Moro. Por isso todos os corruptos da direita, esquerda e centro querem a cabeça dele.

    1. Concordo por isto querem aniquila-lo de todas as maneiras

  96. 1.1 - Michael Jackson fez tantas revoluções na sua aparência para pior. A Primavera Árabe trouxe muita desgraça. Às manifestações de 2013, colocaram no 2° turno um mafioso, que acabou sendo derrotado pela anta. Temer assumi com o impeachment, e vem a gravação que desnudou para o Brasil ainda mais, o capitalismo tupiniquim que foi forjado pelo PT e seus cúmplices. A justiça, que justiça? A parte menos podre do congresso fará alguma coisa de fato? Obviamente não.

    1. 1.2 - Manifestações de rua é tudo que o Bolsonaro quer. O próprio Aras já desnudou para o Brasil, que um golpe militar é totalmente factível. E às Forças Armadas hoje, são putas bem pagas, e contaminadas como foram pela política, agirão como putas, ou mercenários para quem oferecer mais, num cenário de convulsão social. Eleger Bolsonaro foi a pior coisa que poderia ter acontecido ao Brasil. Mas era PT ou ele. A única saída hoje será nas urnas, escolher o candidato mais viável e todos apoiarem.

  97. concordo! temos que continuar tentando. o maior dilema porém é que os donos dos partidos não permitam nenhuma alternativa entre esses dois pólos.

  98. O artigo traduz perfeitamente quem é o "bronco da boca suja" e quem são os interessados na sua continuidade. Também é uma convocação para q o povo não se conforme, e se levante em defesa da honra, da dignidade, da Justiça verdadeira, da limpeza, da luz. Comovente o artigo, um grande estímulo a considerar e pesar o q desejamos para a nação. Meus cumprimentos!

  99. Precisamos de um líder fora do poder que é de fora da política convencional para recolocar o país nos trilhos. O Sergio Moro seria um excelente nome.

  100. Será que Rui Barbosa profetizou para o Brasil de hoje, ao pronunciar que “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” Alguém discorda?

  101. Parabéns pelo texto, e por favor continue a dizer as verdades, por mais incômodas que sejam. Não acho que o presidente tenha alguma intenção de fazer alguma coisa bem, é pura maldade misturado com medo pelos filhos mesmo.

  102. Enquanto tivermos esses juízes e ministros que aí estão, não mudará nada. O Brasil precisa de juízes que nao façam conchavos com corruptos. precisamos de juízes probos.

  103. Precisamos de um porta-voz da constituição que mande a rataris de volta ao seu gueto moral, na cadeia. O Brasil precisa de uma nova chance de dar certo, precisamos de uma legião de Motos, Dallagnois, Carlos Fetnsndos etc para devolver o país à Democracia limpa. Bolsonaro e asseclas estão assassinando o povo brasileiro!

  104. Carlos Fernando precisamos de um líder que tire o povo dessa letargia, um líder que vá a imprensa e fale todas as verdades ditas neste artigo. Esse líder pode ser você que tem o conhecimento e respeito que lhe dá autoridade para falar ao povo a nossa triste realidade instigando-os a uma forte reação ao que acontece hoje em nosso país.

  105. Só discordo do Danilo Gentili num ponto, só citou a Câmara.Eu daria socos em todos os 3 Poderes e dps faria como os ucranianos,jogava eles na lata do lixo.Esse governo conseguirá que simples donas-de-casa se transformem em terroristas.Em seu lugar eu refletiria mto antes de decidir,como quer o psicopata,em colocar armas nas mãos do povo,pode ser q ele as use,mas ñ de um jeito q lhes agrade.Como dizia uma amiga ao filho teimoso:"pára, se eu me levantar do sofá, vai ter que valer a pena"

  106. Perfeita análise! Talvez uma possibilidade de reação fosse através de propostas de Lei de iniciativa popular - não importa se o Congresso esteja prestes a tentar desmontar a Lei da Ficha Limpa ou tenha impedido as 10 Medidas Contra Corrupção. Podíamos começar por uma Reforma Política, que colocasse essa turma na posição que interessa ao povo: sem privilégios, regalias e direitos à impunidade.

  107. Os textos do senhor Carlos Fernando são sempre muito esclarecedores, guiando a todos para a ação constitucional. O quê estamos esperando? Quanto mais humilhação e desrespeito aguentaremos de nossos governantes?

  108. Carlos Fernando vc foi brilhante na síntese do momento em que vivemos. Temos que manter a esperança de que será possível revertermos esta situação absurda . Desejo que vc continue sendo a voz lúcida diante de tanta escuridão

  109. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  110. Perfeito! Brilhante! Gostaria de dividir esse texto com amigos que não são assinantes da Crusoe. Existe a possibilidade? Obrigada.

  111. Perfeito!!! Resta saber até quando vamos aguentar inertes toda essa desconstrução do país. O Brasil não é para nós, amadores ! Vergonha de ser brasileira

  112. Acompanho integralmente tua fala. Estamos covardes, mas já dissemos em 2013, que não estamos!! Aproveito para sugerir teu nome, caso Moro não venha, para liderar 2022!

    1. ... Ambos são da mesma estirpe, de pessoas nobres e buscam o que é Correto. ... Já pensei no Dr. Carlos Fernando. ... Mas, brasileiros em grande parte, só conhecem nomes de jogadores de futebol e "celebridades". ... Precisamos do Sr. Sergio Moro - que já tem projeção nacional; que grande parte da população já sabe o nome do mesmo... Moro numa cidade em que um servidor da PM não sabe o nome de uma das principais praças da mesma. ... E o mesmo tem como função cuidar de nossa segurança. .Memória!!

  113. Saber o que está errado, boa parte da população já sabe. A forma de mudar eh que está difícil. Podemos não reeleger os atuais governantes. Mas o Poder Judiciário? Os atuais ministros das cortes superiores ainda poderão fazer muitos estragos a favor da impunidade que deixa a classe política tão ousada. Conseguir uma PEC que mude radicalmente a forma de escolha dos integrantes dos tribunais superiores me parece impossível, pois uns ajudam os outros.

  114. Brilhante Dr Carlos, mas estamos no meio de uma epidemia e nós que pagamos os impostos respeitamos o isolamento social e por isso nao estamos nas ruas. A crise é séria, mas mtos em Brasília se beneficiam dela.

  115. Fernando, sempre ótimos seus textos. + falta nessa "realidade" q destroe o país, as grandes empresas q há décadas controlam e influenciam agentes públicos, cfe seus interesses. Qto mais difícil competir no mundo, + colocavam a mão no erário p se manterem lucrativas. E claro q esse "lucro" era dividido entre os participantes. A Lava Jato atrapalhou o esquema, mas foi facilmente vencida pelo conluio poderoso. A melhor definição do esquema foi dada por Gustavo Franco: "capitalismo de quadrilha".

  116. Mil aplausos pela sua coragem e lucidez, Carlos Fernando!! Total apoio ao que vc disse. Faço minhas as suas palavras e que tenhamos forças para continuarmos na luta contra estes ratos que infestam nossa classe politica e as Côrtes jurídicas.

  117. Verdadeiro e Brilhante seu texto. Você faz um giro de 360° e não esquece de nada do que está acontecendo no país; temos que tirar um ânimo das entranhas para tentar mudar tudo isso. Que Deus nos ajude, precisamos de um Milagre.

  118. O s impostos que pagamos para manter os tres poderes são como o um condominio que pagamos para viver num predio decadente sem luz sem conforto FÉTIDO. ahh ;;;;cheio de bandidos.

  119. Parabéns pelo pronunciamento lúcido! Faço minhas as suas palavras. Torço para que Sergio Moro se lance candidato a presidente em 2022. O senhor também nos daria a honra em apoiá-lo para uma vaga no Congresso.

  120. Parabéns pela contextualização e análise! Estamos vivendo, continuamente, “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, onde os porcos são as nossa eleitos políticas (independente do poder e órgãos), e o povo é o cavalo de tração. Com a diferença que os cavalos de tração votam em porcos que trocam de roupa a cada ciclo eleitoral. A Lava-Jato foi um sopro de esperança de uma Pais melhor e mais justo! Agora querem condenar os que participaram da limpeza do país! Indecoroso, Vergonhoso, Surreal!

    1. Chegou a minha vez, por vias transversas.. ô pessoal da editoria, ou vcs tiram essa aberração aí de cima dessa parada, ou cancelo minha assinatura.. kkkkk.. essa purulenta aí só "ta" aí pra infernizar.. é uma excrescencia do acaso..uma retardada psicótica.. tira.. tira.. tiraaaa.. em côro..

    2. A gramática impecável não deixa dúvidas: integrante da seita que tem Lula como único deus.

    3. Você tem problema mental, é mau caráter ou assessora de Lula sua imundicie

    4. Análise supimpa.Os ratos estão destruindo as ratoeiras.Se a sociedade não reagir,viraremos uma Venezuela antes da previsão do Paulo Guedes.

  121. E o povo omisso é um povo pronto a ser eternamente enganado. Chega de populistas desalmados, chega de políticos oportunistas!

  122. Concordo com tudo o que o eminente ex-procurador, um baluarte da Lava Jato, escreve neste seu artigo. Temos de fazer com que os ratos que infestam este país voltem para suas tocas. Temos de nos livrar dessa podridão política cujo fedor está insuportável.

  123. Concordo com tudo o que o eminente ex-procurador, um baluarte da Lava Jato, escreve neste artigo. Temos de fazer com que os ratos que aqui vivem voltem para suas tocas. Temos de nos livrar dessa podridão, desse fedor que já está insuportável.

    1. Brilhante! Precisamos de um líder para reagirmos juntos contra essa bandidagem! A grande maioria silenciosa são homens e mulheres do BEM...essa gente tão bem descrita é do MAL, querem usufruir individualmente ao invés de buscarem o melhor para todos!

    2. Brilhante e lúcido comentário, Dr Carlos. Deveríamos sair em carreata em apoio a Lava Jato , Dr Moro e Dr Dallagnol todo domingo . Encurralar os ratos do Stf, liderados pelo rato gorducho . Mas como iniciarmos esse movimento? Quem teria tamanha liderança. Cadê o Vem Para Rua? E o presidente do stf, Ministro Fux ? Sumiu?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO