FelipeMoura Brasil

O ‘conservadorismo’ do dinheiro alheio

25.10.19

Em 12 de outubro de 2019, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou no Twitter fotos do evento alegadamente conservador CPAC Brasil.

“O CPAC não é sobre Bolsonaro, governo e políticos”, escreveu o filho 03 do presidente da República, Jair Bolsonaro. “É sobre nos identificar, saber o que é ser conservador e levantar nossa [sic] bandeiras.”

Seis dias antes, em 6 de outubro, Eduardo Bolsonaro havia escrito para Nando Moura uma mensagem que só seria revelada pelo youtuber em vídeo do dia 16:

“Nando, sigo te considerando. Mas neste momento está ocorrendo uma escalada nos ânimos que acredito que não seja prudente você ir ao CPAC. As pessoas já me questionam o porquê de você ir. Elas têm a impressão que você está em pé de guerra com o governo e não entendem mais seus posicionamentos. Obrigado por ter aceitado. Mas estou te desconvidando para este evento dia 11 e 12/OUT. Abraço.”

Ou seja: “O CPAC não é sobre Bolsonaro, governo e políticos”, mas um convidado que ousou criticar Bolsonaro, seus filhos políticos e o governo foi desconvidado.

Eu não precisei ser desconvidado para o evento. Recusei-me a participar quando fui sondado pela coordenadora Taís Morais, que me perguntou, em áudio, se eu “teria como me mandar um orçamento”. Questionei primeiro: “Quem seriam os painelistas? Quem são os organizadores? É a família Bolsonaro, como anuncia a imprensa?”

“Oi, Felipe, sim”, respondeu ela, também em áudio. “O Eduardo foi quem trouxe o evento. Mas não é da família Bolsonaro. É o CPAC Brasil. O Eduardo falou com o pessoal do CPAC dos Estados Unidos para fazer este evento aqui, e a fundação Índigo é que está por trás e está financiando basicamente este evento. O Eduardo só foi mesmo o mediador com a turma do conservadorismo lá dos Estados Unidos.”

É o curioso caso, como saberíamos mais tarde, do “mediador” que desconvida.

A coordenadora então me passou o endereço do site para que eu visse os nomes dos palestrantes confirmados e, quando me deparei com aquele quadro bolsonarista de ministros, políticos e militantes, nem as presenças de Ana Paula Henkel e Bene Barbosa – com suas defesas legítimas das mulheres contra a invasão de homens biológicos no esporte feminino e da flexibilização da posse e do porte de armas, respectivamente – dissuadiram-me de responder:

“Obrigado pelo seu convite, Taís, mas não farei o evento. Abraços.”

Até por ter sido o primeiro brasileiro a roteirizar e apresentar um vídeo da PragerU, produtora criada pelo radialista americano e autor conservador referencial Dennis Prager, não posso chancelar o “conservadorismo” de um evento quase totalmente reduzido ao bolsonarismo da turma de Eduardo e dos blogueiros de crachá (que fingem não saber distinguir esta descrição e rótulos infamantes de nazista e fascista).

Como nem cogitei passar orçamento, não me interessei em saber, naquele momento, de onde vinha o dinheiro da tal Fundação Índigo – 1,1 milhão de reais do fundo partidário do PSL, como O Antagonista noticiaria no dia 13.

O CPAC americano (Conservative Political Action Conference) é financiado por empresas privadas (que poderão pagar, na edição de 2020, de 4 mil a 120 mil dólares) e pelos compradores de ingresso (que vão de 55 a 5.750 dólares), o que demanda tempo para promover o evento. A PragerU é financiada por doadores, para os quais promove um jantar anual, do qual participei em 2016.

Evento “conservador” pago com dinheiro público é mais uma inovação da ala bolsonarista fisiológica que abriga militantes virtuais em gabinetes de assembleias legislativas e do terceiro andar do Palácio do Planalto, enquanto os ministros Paulo Guedes (com reformas como a da Previdência, agora aprovada), Sergio Moro (com a queda de 22% no número de mortes violentas), Tarcísio Freitas (com seu programa de concessões em prol da modernização da infraestrutura nacional) e Tereza Cristina (com a ampliação da pauta de exportações dos produtos agropecuários brasileiros) trabalham para tirar o país do poço onde o petismo o deixou.

Eduardo Bolsonaro, em sua tática de rebater qualquer notícia incômoda acusando eventual favorecimento da esquerda, ainda alegou que, se a verba não tivesse sido usada, ela iria “para o PT, o PCdoB, o PSOL”; mas, como garante a Lei 9.096/1995, os recursos não gastos retornam para aplicação em atividades do próprio partido. Usar o risco da volta do PT para encobrir ou justificar seus próprios equívocos e contradições entre discurso e prática é apenas uma nova forma de insultar a inteligência dos brasileiros – tanto mais para quem se opôs à investigação do advogado do PT na presidência do STF, Dias Toffoli, que comanda uma sequência de decisões das quais o padrinho Lula e seus comparsas são beneficiários, além de Flávio Bolsonaro, claro.

“Os conservadores”, ensina Dennis Prager, “creem que o papel do governo na sociedade deve se limitar às necessidades básicas”, “quanto mais dinheiro o estado distribui, mais dinheiro as pessoas exigirão do estado”; “sem a crença em um governo limitado, não existe direita”– mas a ala dos “conservadores” do dinheiro alheio considera necessidade básica reunir a tropa chapa-branca para “levantar nossa [sic] bandeiras”. Isso só é conservadorismo em cabeça de bajulador.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O dinheiro público é p/ atender às necessidades básicas da população. Mas será q estamos certos disso quando a DESnecessidade básica é do lado de cá? Há um conservadorismo em construção no BR q cresceu em meio a naturalização do gasto do dinheiro público com fundões partidários, com carros luxuosos p/ políticos, bufês q dão inveja aos deuses do Olimpo, com penduricalhos nos salários públicos (auxílio paletó, babá, viagens de 1ªclasse, ...) Aguardo o amadurecimento do conservadorismo Brasileiro.

  2. Felipe Moura Brasil, estou cancelando minha assinatura da Crusoé por respeitar, mas não concordar com posicionamentos que você vem tendo insistentemente ultimamente, principalmente depois que foi promovido a diretor de jornalismo da Rádio Jovem Pan. Me lembro que fiquei sabendo sobre o Sr. Olavo de Carvalho através de uma entrevista dele ao programa: Os Pingos Nos Is da Jovem Pan, do qual aliás você já era mediador/âncora. E antes que você pense que sou Bolsonarista, digo que não votei nele.

  3. Queria saber qual a relevância da matéria. Alguém parou pra pensar se não foi desconvidado pra ser poupado de uma vaia ou xingamentos? O Eduardo estava encarregado de convidar? Não há inscrição?

  4. Agora dá pra entender porque o Felipe está mudando de lado. Ou foi cooptado pela bandidagem petista ou está com “raivinha” por ter sido desconvidado. Lamentavel seus últimos posicionamentos na jovem pan.

  5. Hoje, com o Bolsonaro no poder, não vejo mais diferença entre Bolsonarismo e Lulismo. Como pode o povo aceitar e defender àquilo que queria combater? Ou alguém aqui acha muito diferente indicar seu advogado pra Ministro do STF ou seu filho pra Embaixador do Brasil? Acorda povo!!!

  6. É uma mudança muito estranha mesmo. A guinada já está em 90 graus(Isentões). Quando chegará aos 180 graus(Foro de São Paulo)?

  7. Felipe, o que aconteceu com você? Está mudando muito rapidamente, copiando a ladainha purista dos petistas e isentões. Respeite o seu professor Olavo de Carvalho. Não estrague sua carreira. Lembre-se desta frase de um primeiro ministro da Espanha: Quem quer a perfeição, na realidade não quer nada. Deixe de querer justificar a falta de caráter da Rede Globo. Só faltou agredir o Augusto Nunes, ao querer justificar a canalhice da Globolixo. Não imite o exemplo ruim do Reinaldo Azevedo; é muito feio

  8. A algum tempo nosso Felipe vem mudando seus comentários, em muitos, com razão, mas se percebe uma guinada. Hj 30/10, no Pingo nos is, fez uma defesa a Globo. Tá mudando aos poucos para não causar...

    1. Eu gostava muito dele, mas vc vê, não se pode confiar mais em nenhum jornalista hj em dia... A não ser no Augusto! Neles ainda ponho minhas fichas... Que pena!

  9. Feliipinho, não sei que bicho te mordeu para esse seu comportamento inadequado. Você faz uma crítica descabida à realização legal de um evento de reconhecido valor internacional e erra feio ao declará-lo "quase totalmente reduzido ao bolsonarismo", o que demonstra que você realmente não viu direito a lista de participantes, cego por criar uma polêmica tola e sem sentido, como a da sua mal fadada "reportagem" sobre as "milícias de crachá". Você citou a lei 9096/95 mas não deve ter lido a mesma...

    1. ...era "quase totalmente reduzido" aos bolsonaristas (de crachá ou não). Você é um jornalista atuante em várias mídias e que vem galgando cada vez maior relevância na imprensa nacional ("terra de cego, quem tem um olho é rei"). Mas, se quer parecer ter um perfil isento e fiel com a verdade, deve agir menos com o fígado e mais com a cabeça.

    2. ...ou apenas revertido à tesouraria do partido é firulinha boba para distrair os desavisados. Me parece que você tomou as dores do amiguinho que foi devidamente desconvidado (não se leva para um evento que tem por objetivo promover o conservadorismo brasileiro alguém que, sabe-se lá por quais motivos reais, promove uma turbulenta e desnecessária cisão no movimento) e, por birra, resolveu se auto-excluir do evento para o qual foi convidado para reforçar a narrativa de que o mesmo...

    3. ...visto que no seu Art. 44-II determina-se que "Os recursos oriundos do Fundo Partidário serão aplicados na propaganda doutrinária e política", ou seja, perfeitamente de acordo com a proposta do evento CPAC. Logo não cabe o seu argumento de que o "03 cometeu equívocos e contradições", EB apenas fez uso legal de uma verba do partido para um destino justo e garantido por lei. Discutir se o dinheiro não utilizado, caso o evento não acontecesse, seria repartido entre os demais partidos...

  10. Olá, Felipe, sou fã de seus comentários e já compartilhei vários. Considero tua crítica pertinente e justa, mas, pergunto, é possível vencer a esquerda que fez o que fez no Brasil, sem cometer qualquer deslize? Admito que houve falhas da direita, nos anos 60 e 70, mas, sem a atuação da direita, o prejuízo da maioria dos brasileiros seria maior, em minha opinião.

    1. Felipe Moura se diz neutro e encima do muro, mas é dor de cotovelo, não existe encima do muro, existe PTista disfarçado e enrustido. Vá de reto satanás. Socialismo = comunismo = escravidão.

  11. Tudo q esse cara bota a mao, e'confuso, arrogante, mal educado. Mas pelo q diz a familia que ele fala The book is on the table, num sutaque perfeito. Impressionante, temos q reconhecer.

    1. Felipe de Moura Brasil! Você tem sempre ficado do lado da razão , lúcida e claramente! Parabéns!

  12. Quem votou e trabalhou pela eleição de Bolsonaro, caso discorde dele, é atacado como inimigo. O Lulismo e Bolsonarismo não tem mais diferença. Parabéns, Nando Moura e Colírio Moura Brasil.

  13. Os conservadores ficaram muitos anos omissos e acreditando que a esquerda era um bando de subversores de ações já conhecidas. As últimas ações no Equador, Chile, Venezuela, Bolívia, a vitória na Argentina, mostram que estão atuantes e inteligentes, sabem manobrar a massa. Reconhecer os movimentos da esquerda e não cair na sua narrativa é de importância fundamental. Espero que mais eventos como este aconteçam, para o bem do Brasil. Não basta sair às ruas, precisamos agir preventivamente.

    1. Muito bom! Some-se a isso que a esquerda usa qualquer recurso, governamental ou privado, ético ou aético, legal ou ilegal e limpo ou sujo. Que regra a direita usou pra lutar e vencer esse jogo, no passado?

  14. O CPAC foi a primeira iniciativa de alinhar o conhecimento dos Conservadores, mostrar estratégias dos "Progressistas" (que de progresso não tem nada) para que possamos reconhecer e estar preparados para reagir. Eles estão muito à frente em relação ao planejamento (vide Foro de SP, agora Foto de Puebla) e são violentos e sujos em todos os sentidos. Reconhecer e reagir às ações das várias facetas desta máfia, foi o único objetivo. Assistam aos vídeos do CPAC que se encontram no YouTube.

  15. Equilíbrio, isenção, argumentação. Importante e excelente artigo que deveria ser refletido por todas as pessoas sérias, sem ideologia tola e apaixonada. Parabéns!

  16. Eu leio todos os comentaristas da Crusoé, porque acredito na idoneidade politica dessa revista virtual. Agora, lendo Felipe Moura Brasil, acredito que ele está correto, mostrando algumas naturezas dos filhos de nosso Presidente. E acredito também, que em algum instante, Jair Bolsonaro fará algo para cancelar tantas idiotices feitas por seus rebentos...Ninguém consegue mais ouvir as estultices desses meninos, que, ao que me consta, estão sendo mimados demais por seu paizão...

    1. Argumentação bozista: é imoral mas é legal e todos usam; por que não usar? O Bozo se elegeu com campanha contra a corrupção: Tófolli (garoto do Lula-drão e do PT) e os também notoriamente corruptos Maia e Alcolumbre podem dar uma "mãozinha" pro Flavuxo não perder o mandato e nem ir para a cadeia; por que não fazer um ACORDÃO? Sejamos pragmáticos. Às favas, com a ética, a moral e a luta contra a corrupção. A política não é para amadores... nem honestos, por esta ótica.

    2. o Eduardo costuma ser tratado por esta turma que está se tornando esquerdista como mimado, censuram tudo o que e diz patrulham todos os seus movimentos fora e dentro da câmara. ora bolas vamos respeitar este moço. Não foi o pai dele que o colocou lá. foram quase 2.000.000 de eleitores. O deputado federal mais bem votado neste país até hoje. Já provou que é um grande líder. O dinheiro do fundo partidário (que não deveria existir mas existe) é para fazer política. Todos os outros partidos usam.

    3. Roberto. JB não só embala e mima os rebentos, mas é o inspirador e modelo. A Famiglia atua unida, mesmo os que estão enrolados com a Justiça. Para resolver este empecilho, ACORDÃO com o advogado do PT no stf e a chefia podre do Congresso.

  17. Bando de inúteis despreparados que acham que enganam alguém. Entregaram o país a Toffoli, Maia e Alcolumbre, pra se salvar do Rachid. Deve ser isso que "captaram" de "Wilson Church".

    1. Basta não ler. Simples assim. Pede para uma criança desenhar pra você, talvez facilite. Só idiotas acreditaram que um miliciano retardado teria qualquer compromisso com o combate à corrupção. A família bozo só quer se arrumar .

    2. Eu renovei com o maior prazer. Quero imprensa livre e nao chapa branca. Nao faz sentido ter criticado o q o pt fazia e nao achar errado a mesma coisa sendo feta agora.

  18. Familia Bolsonaro perde muito tempo "protegendo",blindando, rebatendo e não trabalham, só atrapalham.Assim como Lula é um psicopata do poder, a familia Bolsonaro está desenvolvendo uma psicopatia do medo. de quê??

  19. engraçado. O PT durante anos usando recursos públicos, roubados, pra financiar grupos "terroristas" como o MSTe outros da mesma laia, produzir eventos pra disseminar a mais fracassada ideologia, o comunismo, isso pode. Agora, usar o fundo partidário para divulgar ideias conservadoras isso é ilegítimo, mesmo sendo uma bandeira do governo e do partido PSL. Convenhamos, está faltando verdade nessa análise, e pior, talvez um oportunismo seu Sr Filipe, pousando de legítimo conservador e isento.

    1. Exato. Vamos repetir o erro. Dois erros darão um acerto! Inteligentíssimo. Mais brasileiro impossível.

    2. Isso nunca pode. Assim como esse convescote baba-ovo de bolsonaroides. Qualquer um compreende isso, menos os bajuladores ou iludidos.

  20. Parabéns Felipe pelo artigo. Você disse tudo, enquanto a equipe do governo é excelente com pautas liberais que objetivam reduzir o tamanho do Estado, os filhos do presidente com os bolsonaristas radicais surfam nos resultados positivos alcançados, porém adotando velhas práticas políticas que nós todos cidadãos de bem e trabalhadores já execramos e não suportamos mais.

  21. Este artigo já nasceu desatualizado. Desonestidade intelectual do autor, novamente (que já recebeu numerosas e merecidas críticas pelo tendencioso artigo “Blogueiros de Crachá”)? Prefiro que o dinheiro do fundo partidário seja usado em CPACs do que pelo Bivar, presidente do PSL há décadas (investigado pela PF) e que não quer abrir a caixa-preta do partido.

    1. Eu colocaria. Estou de saco cheio do corporativismo em todo o lugar. Sei da necessidade de jogar sujo quando o as regras implícitas são sujas, mas sempre vou respeitar quem tem a coragem de ficar de fora. É privilégio para poucos, mas a inveja que sinto desses privilegiados deve ser controlada.

  22. Felipe, estou contigo e não abro! Lamentável que a ação altamente eficiente de alguns ministros sequer encontra repercussão no primeiro andar do executivo. O mais lamentável é a desavença com o Moro, tão claramente explícita a partir dos conchavos com o presidente do "supremo". Até dá a impressão que essa turma apoia a volta ao transito em julgado!!!

    1. Geraldo, poucas e exatas palavras. Esperava muito mais desse governo.

  23. Que pena. os filhos do presidente derrubando nosso trabalho.E por aí a esquerda doente , maioria de bárbaros reconquista espaço

  24. Os bolsonaristas, movidos pelo fanatismo, tal qual o PT, estão se fechando em uma bolha, num avançado estágio de autofagia. Bom para o país.

  25. FMB parece estar indeciso. O uso da verba é ilegal? Pelo menos aparentemente, não. É imoral? Feito tão às claras assim, por que seria? Quem deveriam ser os convidados, então? Quem ele convidaria? Os que foram não mostraram fatos que são relevantes? Mostraram. Tanto por parte dos governistas quanto pelos outros participantes, menos famosos e muito atuantes, com lado definido. Isso é meramente medo da concorrência combinada com crise de estrelismo. FMB, CPMI Fake News. O jogo do isentão continua.

  26. Fizeram melhor a ANA PAULA (como sempre) e o BENÊ BARBOSA em participarem e não serem ridículo enrustido. Seus textos são pessimamente escritos e transparece uma necessidade de auto-afirmação. Não concordo particularmente com FLAVIO BOLSONARO e os entraves que nos trouxe... Mas há que se considerar que podemos ainda ter uma recaída no petismo... Um pouco mais de sensatez, por favor.

    1. C.A.R. Você escreve isso e fala de sensatez!!!!!!!!!!!?????????????

  27. Os bolsonaristas são iguais aos petistas na forma estreita de ver o mundo...estão Ursula’s do e distorcendo a ideologia conservadora para se justificarem no poder...o Brasil precisa de gente que estuda, lê, trabalha e sabe o que está dizendo..não essa milícia virtual desinformada e agressiva que aprece nas redes sociais...

  28. Parabéns pelo posicionamento Felipe. Você tem feito um belo trabalho pelo país. Cada vez mais a turma mais aguerrida do Bolsonarismo se assemelha aos tão criticados petistas, na defesa incondicional do governo e na demonização de qualquer tipo de crítica que possa abalar a imagem de santidade do "mito". Infelizmente, conjunto dos fatos deixa cada vez mais clara a existência de um acordão.

    1. Parabéns a quem não respeita o código de ética do jornalistas? Gala sério! Deve-se ouvir a versão dos envolvidos, antes de publicar a reportagem. Isto não ocorreu na matéria “Os Blogueiros de Crachá”. Vergonhoso.

    1. Foi um marco na cultura conservadora do país. Haverá outros.

  29. Concordo com você, Felipe, e acho que o modelo americano de financiamento dessas atividades políticas e partidárias é justo e coerente. Entretanto, ainda não temos essa cultura política e considero aceitável, neste primeiro momento, usar de verbas partidárias na promoção inaugural do conservadorismo no Brasil. É uma "licença ética" sem a qual, hoje, seria muito difícil dar esse "ponta-pé" inicial. Espero que o movimento se solidifique e tome o rumo dos modelos americano e britânico.

  30. Está no DNA da imprensa falar mal de tudo, pois falar bem dá muito menos impacto. Não importa se o país está voltando ao rumo certo, repórteres e jornalistas sobrevivem da sua “audiência” pois isso é o que lhes rendem $$.

  31. Infelizmente, o FMB está se comportando que nem mulher traída. Nos últimos tempos, a única coisa que lhe importa é procurar algum meio de desmoralizar os Bolsonaros e seus seguidores. Que nem mulher traída, ele nunca superará suas mágoas e fará dos Bolsonaros a razão de sua existência. É melhor superar isso pois o Brasil não se resume ao Bolsonaro e seus filhos.

    1. Esta postura já está prejudicando o seu profissionalismo e sua carreira, FMB.

    2. Sueli, o Felipe não prévia procurar meio de desmoralizar os Bolsonaro ... eles estão fazendo isso sem a ajuda de ninguém ... procure ver a situação de modo imparcial que você enxergará melhor a triste situação que estamos.

  32. Contra fatos ,escassam os argumentos. Excelente contra ponto Felipe. Grato pela Crusué por toda inteligência, informação, ética e isenção jornalística em prol da defesa da verdade e dos fatos.

    1. Regis vc não cancelou a assinatura pois só pode comentar a matéria quem é assinante.Votei em B17.Mas não sei cheque em branco para os filhos dele

    2. Nelson, recomendo se informar sobre a péssima repercussão da matéria “Os Blogueiros de Crachá”. Houve infração do código de ética dos jornalistas por parte do FMB, ao não ouvir o lado dos que foram “denunciados” como os blogueiros do título”. Foi o que me levou a cancelar a assinatura da Crusoé.

  33. Lendo os comentários percebe-se o quanto as táticas dos fisiologistas de "direita" - leia-se: bolsonaristas de carteirinha", são idênticas aos do lulopetistas. Atacam o indivíduo, no caso, FMB, por ter dito as verdades que incomodam. Ora é inadmissível o uso de dinheiro público para fins particulares, ainda mais para um evento "conservador". Isso é a mesma coisa que os petistas faziam com os sindicatos e ONGs.

    1. É melhor ler os comentários...as matérias do FMB são (pessoalmente) direcionadas à família Bolsonaro. Esperava alguma respostas impessoal?

    2. A diferença básica é a HONESTIDADE. Poderia dizer tb que isentão é petista sem posição, incapaz de tomar partido ou defender uma causa por falta de senso crítico.

  34. Felipe MB não presta, Nando Moura não presta, metade do PSL não presta, Bebianno não presta, Bebianno não presta, Magno Malta não presta... Ninguém além de Olavo de Carvalho e dos filhos presta no planeta. Vai acabar isolado mais rápido que o Collor, mas quem alerta é esquerdista. Que fazer?

  35. A imprensa brasileira é igual aos nossos políticos : são ruins demais !!! E aquilo, de repente achamos que vira alguém que faça a diferença , mas de repente caímos na real : somos mesmo um povo subdesenvolvido , com políticos fisiologistas é uma imprensa comprada . Lamentável

    1. Não há comparação com o Reinando Azevedo, o tipo é trotskista e só gosta de comunista...ou de meliante... Já o Felipe, assina boas reportagens, a dessa semana é exatamente o que eu, como eleitor do Bolsonaro, penso...

  36. Felipe Moura está me lembrando o Reinaldo Azevedo, parece que trocaram a personalidade por uma incongruente de repente. A Lei proporciona que parte do dinheiro roubado na forma de impostos ao menos seja gasto em criação e difusão de cultura política. Nunca vi nada que prestasse sendo feito pelas fundações do PT e PSDB nessas décadas. Enquanto achei todas as apresentações, disponíveis no Youtube, promovidas pela Fundação do PSL, excelentes!!!

    1. Feito com o fundão, que os próprios blogueiros de crachá e políticos “conservadores” diziam combater.

  37. Achei que teríamos uma mudança na utilização dos recursos públicos. Este exemplo mostra que não e vindo do filho do presidente é muito triste.

    1. Mudanças democráticas levam muito mais tempo a surtirem efeitos. Elegemos um democrata, não um ditador. Vide reações do Rodrigo Maia, Congresso nacional, STF etc., contrárias à democracia verdadeira.

    1. Desde a defesa do Bebiano. Ainda tem otario que vê imparcialidade nele.

  38. PERGUNTAS A FMB . Se você fosse o organizador do evento , você convidaria um blogueiro que seria hostilizado pela plateia ? E se convidasse , você assumiria a culpa pelas agressões verbais e físicas que ele sofresse ? O financiamento de um evento político com dinheiro público é ilegal ou é apenas imoral ? E se é apenas imoral , é justo apenas o PSL não fazer esse tipo de evento ? 🇧🇷

    1. Ela vai convidar o Luciano Huck, Joyce Hoffmann, Frota e Lobão. 😂😂😂😂😂😂😂😂

    2. No ano que vem , você vai organizar um evento conservador com dinheiro da iniciativa privada e maioria de palestrantes não governistas ou vai ficar só criticando a iniciativa dos conservadores "governistas" ? E se não vai organizar o evento , no que esse "conservadorismo" negativo e do contra ajuda o movimento ? 🇧🇷

  39. Conservadorismo no conceito de analfabetos em todos os sentidos. Nunca pensei que o meu voto contribuiria para levar ao "pudê" tanta gente mediocre.

  40. Até que em fim esse desclassificado, enganador e de dupla personalidade, o tal de Felipe Moura, assume de público o que sempre foi,militante de esquerda que usava uniforme de centro direita furtado.

  41. Surpreendentemente, o "artigo" é mera fofoca, de novo. Assino a Crusoé, mas com artigos chinfrins assim, é ocupar espaço à-toa. Frustrante, pois acreditava que Felipe Moura Brasil tivesse um pouco mais de consistência. É só um meninote que subiu rápido demais.

    1. Aconteceu o mesmo comigo. O contrato obriga a usar pelo ano (ainda sendo pago). Felizmente, cancelei antes da renovação. Paro de subsidiar esta revista mês que vem.

    2. Eu já cancelei a assinatura mas eles ainda não me cortaram o acesso. kkkkkkk

  42. A quantia de um milhão não é aquela que Bolsonaro quis doar para a Santa Casa de Juiz de Fora e foi proibido? Ora se tivesse algo errado com a utilização do dinheiro para o tal evento, seria questionado. Ou não? Por que ninguém denunciou?

    1. Porque não tem nada, absolutamente nada de errado. O FMB acusa Eduardo Bolsonaro de falta de ética (o que não foi), mas foi antiético na matéria “Os Blogueiros de Crachá”, ao não ouvir quem ele acusou de ser os blogueiros do título.

  43. Proponho dividir o movimento conservador brasileiro em dois grandes campos que aglomeram diversas siglas: os não pentecostais, do qual faz parte o Sr. Moura Brasil, com essa fuça de pastor presbiteriano e o neopentecostal que abriga denominações como a Igreja Conservadora da Bola de Neve de Nando Moura. No momento os neopentecostais com sua avassaladora incultura e fogo no rabo estão no poder. Só se unem no anti-Lulismo.

    1. A “intromissão” dos filhos do PR Bolsonaro (além de terem sua representatividade popular, pois foram eleitos) já o salvou de muita cilada (Bebiano, ex-fonte da Crusoé?, por exemplo). Que continuem assim!!

  44. Como de costume, excelente artigo! E concordo, às inteiras, com ele. Chega de petismo. E no caso em questão, um petismo piorado à direita.

  45. Felipe, sou diário ouvinte do pgm Pingos nos is. Gosto de ser informado por quem não é chapa branco ou militante des esq ou direita. Eu uso minhas listas oriundas da época em que fui voluntário do VPR. Mas, está cada vez mais difícil sair do cenário nos-eles e das fofocas de BSB tipo Capricho e Caras. Isso não interessa a quem não le jornais o ve TVs news. Lula solto vai reduzir tudo ao discurso mais raivoso, mentiroso e cínico nos-eles. Isto, o povo desinformado sim vai ouvir. Go-back anos 60

  46. Fez muito bem Felipe de não aceitar participar dos " eventos " criados por filhos de Bolsonaro , esses mimadinhos não são confiáveis . Até hoje não tivemos nada além de decepção com eles. Se possível mantenha-se distante , posso te garantir que dessa forma você continuará a ter credibilidade. Até às 18:00 nos Pingos.

  47. Fez muito bem Felipe de não aceitar participar dos " eventos " criados por filhos de Bolsonaro , esses mimadinhos não são confiáveis . Até hoje não tivemos nada além de decepção com eles. Se possível mantenha-se distante , posso te garantir que dessa forma você continuará a ter credibilidade. Até às 18:00 nos Pingos.

  48. Realmente usar dinheiro público em evento conservador e uma contradição . Contudo não é contra a le aqui no Brasil ... Assisti a algumas palestras na internet, inclusive a da Ana Paula e achei o que vi de excelente nível e importante para o país . Gostaria de ter ouvido o Felipe . Teria certamente sido relevante.

  49. A falta de cultura e vivência no mundo real é notória nos filhos do presidente. Relevo, porque eles poderão aprender com suas próprias derrapadas porque são patriotas, inteligentes e comprometidos com os princípios que levarão nosso Brasil ao lugar que lhe está destinado entre as sociedades mais avaçadas.

  50. FMB que faz sucesso no pingo nos is está focado no filhos JB na investida digital de propaganda e no sucesso do partido conservador que alerta abrindo os olhos e a mente. Rachid é errado. Todos mas todos mesmo devem ser investigados presos se condenados. FMB o partido conservador liberal cristão precisa ser organizado e forte para combater a esquerda socialista que usa bilhoes do dinheiro público há dezenas de anos no país.

  51. Não entendo o que o zero2 escreve e, com muito esforço, advinho o que o zero3 redigiu. Será deficiência no vernáculo? Ou estratégia para deixar dúvida? O que seria "sobre nos identificar"? Identificados já estavam e por isso foram convidados. Seria fazer uma marca (como em gado) para serem identificados como do bem e, se fizessem críticas, serem "apedrejados"? Como o "mediador" pode nos enganar dizendo que se o dinheiro não fosse usado no evento seria redistribuído entre os outros partidos?

  52. O mal do radicalismo, tanto de esquerda quanto de direita, é que não aceitam pensamentos diferentes dos seus. Não buscam a sinergia que pode existir no diálogo racional. Ou é azul ou é amarelo, o verde nem pensar. Por exemplo: Sou simpático ao pensamento liberal, mas daí a achar que nossos empresários e sindicatos se preocupam com os empregados para adotar o “Laissaz Faire”, é demais. Temos que afrouxar aos poucos as amarras sem abandonar o objetivo de equilíbrio nas relações e direitos.

  53. Boas informações FMB, todos precisam estar cientes de como funcionam alguns eventos. Uma crítica saudável que deveria servir aos citados rever algumas posturas e tomar precauções futuras. Para formar uma base conservadora sem trejeitos daqueles a quem se opõem. FMB é um bom jornalista está amadurecendo escreve com clareza e muito bem.

  54. Por que vc fugiu do Twiter, FMB? Esquisito... Não vai complementar a sua outra "reportagem" dando voz aos que vc citou com dados mentirosos para poderem se explicar? Se defender das mentiras que você divulgou? Virou o deus Felipe depois do carguinho de diretor de jornalismo na JP? Que tipo de jornalismo é o seu? Mais do mesmo? O outro lado não tem voz? Só o de acusador pra vc basta?

  55. Será Felipe que está pintando um novo Reinaldo Azevedo na área!! O país sendo esculhambando e você procurando cabelo em ovo!! Logo você???

  56. Felipe a esquerda pintou e bordou c/ dinheiro público e o povo lucrou merrecas. Assisti os vídeos das palestras do CPAC e, pelo valor q vc mencionou achei bem pagas. Foi noticiado q Joice usava $$$ do fundo partidário p/despesas de propaganda na internet. Que tal abordar sobre os dois lados da moeda?

    1. Ele não vai fazer isto. O FMB parece ter uma agenda que não é a mesma do povo brasileiro.

  57. Detalhe importante: a legislação americana NÃO permite o uso de dinheiro público para organização de eventos do tipo CPAC Americana. Já a brasileira, SIM. Tá difícil entender ou se trata de birra? (essa é uma pergunta retórica)

    1. Ótima info. O FMB deveria ter se informado sobre isto, antes de publicar a matéria (ou será que sabia e omitiu?). Afinal, ele é o “jornalista”.

    1. ops...foi mal, interpretei errado...desconsidere o comentário...

  58. O FMB se faz de ingênuo mas sabe que o conservadorismo continuaria sendo o movimento pífio que foi das últimas décadas se não fosse a ascenção bolsonarista. Ele tenta disfarçar que o problema é a utilização de dinheiro público, mas todos sabemos que a birra dele é em relação as pessoas que organizaram o evento. Se algum amigo jornalista que tivesse organizado com dinheiro público, o texto seria só elogios.

    1. Bolsonaro está usando a vibe conservadora que "praticamente não existia em solo tupiniquim" para se auto promover, o erro está em usar tal vibe quando você se coloca constantemente em contradição com aquilo que defende e usa como bandeira. É um oportunista e os filhos são piores. Trouxa é quem ainda idolatra essa família aloprada que nem sabe o que significa "ser conservador". Cada dia que passa vejo mais do Lula na figura do Bolso...

  59. Excelenteeeee!!! É necessário explicar didaticamente e disseminar conceitos! Para quem sabe um dia a ignorância deixar de nos governar! Bolsonaros são tão oportunistas quanto Lulas da Silva. O vento bate, a direção muda! Não há estabilidade, clareza ou coerência alguma que os direcione.

    1. A legislação norte-americana trata de recursos públicos norte-americanos, taokey?

  60. Excelente texto, Felipe. O que distingue os verdadeiros conservadores desses é a busca da verdade. Esses ocultam a verdade que os pode desfavorecer. O verdadeiro conservador ama a verdade da busca de todo coração. Infelizmente, assim como acontece com Lula, Olavo é Bolsonaro tem um exército de cegos ao seu dispor.

  61. Parabéns, Felipe, pela coerência e responsabilidade de sempre. Muitos o acompanham esperando de você o posicionamento irredutível à indecência. Lembre-se disto. Sucesso na sua carreira.

    1. O fato é que FMB está destruindo o grupo Jovem Pan/O Antagonista/Crusoé. Os jornalistas/sócios de verdade dO Antagonista (alô, Diogo Mainardi, Claudio Dantas e Fernando Sabino?) devem estar fulos da vida com ele. Percebam a mudança editorial dO Antagonista/Crusoé, depois que foram comprados (50%) pela Empíricus Research, em março de 2016. Venderam a alma ao Diabo, sem saber...

  62. Parabéns, Felipe, pela coerência e responsabilidade de sempre. Muitos o acompanham esperando de você o posicionamento irredutível à indecência. Lembre-se disto. Sucesso na sua carreira.

  63. teus textos FMB são um L I X O. Você deveria ser banido da revista depois de publicar aquela matéria de capa ridícula há duas semanas.

    1. O fato é que FMB está destruindo o grupo Jovem Pan/O Antagonista/Crusoé. Os jornalistas/sócios de verdade dO Antagonista (alô, Diogo Mainardi, Claudio Dantas e Fernando Sabino?) devem estar fulos da vida com ele. Percebam a mudança editorial dO Antagonista/Crusoé, depois que foram comprados (50%) pela Empíricus Research, em março de 2016. Venderam a alma ao Diabo, sem saber...

    2. Carai triplo. Expli aí ô, que porra é essa.. MAV seria o significado de Mal Aviador Veado? Minha ignorância prossegue em matéria de siglas nesse BR de hoje.

    3. Rodrigo é racinha bolsominion comedor de mortadela.

  64. Cuidado, não se pode criticar minimamente a Famiglia, sob o risco de adentrar o rol dos colunistas malditos! Em breve , se já não estiver acontecendo, estará sendo chamado de esquerdista e vão te lembrar que o seu chefe está na cadeia, ainda que no passado possam ter lhe desfilado um rosário de elogios e aplauso por ter apoiado a candidatura do Mito. É céu ou inferno,não conseguem enxergar que há vida pensante entre os extremos.

  65. FMB bem que poderia tentar ler o livro que ele mesmo compilou. Será que não leu? Fez somente um corte e recorte? Bem, no minimo servirá para que ele "compile" melhor suas toscas opiniões.

    1. Fernando, não se trata de ler o Mínimo e aceitar tudo. Trata-se de analisar e não ceder à sanha por criticar, desconsiderando a complexidade dos fatos e da realidade. Em resumo: é não ser manipulado pela imprensa. Sugiro a vc ler um soneto do próprio FMB - http://www.felipemourabrasil.com.br/2012/06/soneto-do-estudante-serio.html?m=1

    2. Concordo plenamente, Amandio. Falta ao FMB assimilar novamente, isso é se um dia conseguiu, o complexo e desigual embate político existente, onde a esquerda usa de tudo, inclusive de mentiras e ilegalidades, para vencer seus inimigos. O mínimo que a direita e os conservadores precisam e organização e coesão, que começam com a identificação e união.

    3. Quem lê aquele livro e concorda com tudo tem sérios problemas mentais.

Mais notícias
Assine agora
TOPO