DiogoMainardina ilha do desespero

Eu continuo aqui

13.12.19

Um ano atrás, publiquei aqui:

“Lula foi preso em abril. Oito meses depois, ele ainda está preso. Essa é a minha retrospectiva de 2018. Feliz Natal. Adeus.”

A retrospectiva de 2019 é menos radiante do que a do ano passado. Lula foi solto em novembro. Quase dois meses depois, ele ainda está solto. Mas isso pode mudar em 2020. Dependendo do STF e do Congresso Nacional, há a chance de que ele volte para a cadeia no ano que vem. Quem sabe acompanhado por Lulinha e por Luleco.

Na retrospectiva de 2018, publiquei também:

“Pessoalmente, foi um ano insuperável. O Antagonista teve sessenta milhões de leitores e um bilhão e setecentas mil páginas lidas. Em maio, fizemos também a Crusoé, com seus sessenta mil assinantes. Os petistas sempre me amolaram dizendo que, se Lula fosse preso, nosso site desapareceria. Lula foi preso e, depois disso, dobramos de tamanho. O pós-Lula foi fabuloso para nós – e será assim também para todos os brasileiros, exceto para os bandidos que serão presos junto com ele.”

Bem, eu errei. O ano insuperável de 2018 foi facilmente superado por 2019. O site, durante o bolsonarismo, dobrou de tamanho mais uma vez. Ninguém precisa de Lula. Seu lugar foi ocupado por Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

No ano passado, prossegui a retrospectiva da seguinte maneira:

“Minha rotina de náufrago do colunismo melhorou enormemente depois do advento de Jair Bolsonaro, o selvagem que se converteu ao cristianismo e parou de comer carne humana. Ele rompeu a monotonia do lulismo, trazendo para cá novos temas, como o AI-5, o duque de Caxias, os quilombos e a catequese.”

Um ano depois, observo que os novos temas (o AI-5, o duque de Caxias, os quilombos e a catequese) voltaram à tona inúmeras vezes, envelhecendo insuportavelmente.

Encerrei a coluna de 2018 dizendo:

“A imprensa teve um ano ruim. Jornais e revistas – aqueles que sobreviveram – passaram a ser achincalhados pelos leitores. Eu apoio o achincalhe. É salutar. É democrático. Os jornalistas só podem se defender de um jeito: fazendo jornalismo. O novo governo vai fornecer material abundante. Eu estarei aqui. A Crusoé também. Volte sempre. Feliz Natal. Adeus.”

Eu continuo aqui. Você também. Que bom.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Quando eu assinava a Veja só pra ler as suas colunas, restritas obviamente a uma pequena parte dos acontecimentos, eu não sabia que um dia minha principal fonte de informação seria você! Parabéns! Siga sempre! E muito sucesso!

  2. Mas afinal qual a retrospectiva de 2019? O Lula foi solto? Bolsonaro só fala m... e os bons números da economia? O Brasil definitivamente mudou a direção. Se não fosse a língua aloprada de Bolsonaro, os números seriam ainda melhores! 2020 prometer ser um ano incrível! Vamos ver. Segue o jogo!

  3. A Nova Imprensa: este advento é que tem que ser comemorado também! Por isso, estamos aqui! E estaremos sempre, Mainardi!

  4. Eu continuo aqui também, acabei de renovar a minha assinatura. Neste “novo mundo” que vivemos, onde todos parecem ter que ter um lado, eu fico com vocês, do lado certo, independentemente de quem seja. Sem idolatrias, doutrinações e muito senso crítico.

  5. Há! Eu também voltei! Fiquei indignado com alguns comentários que você postou mas estou de volta. A Crusoé não tem pra ninguém. É imparcial e verdadeira. Vale a Pena assinar. O ano que vem vamos fazer muitos comentários e torcer para que os maus políticos e inimigos do Brasil como alguns Togados do STF sejam banidos escorraçados da sociedade brasileira. Também desejo feliz Natal aos meus patrícios de bem e prospero 2020 que será melhor, com certeza...E você Diogo compre um barco aí em Veneza...

  6. CRUSOÉ : Pau que dá em filho de Lula dá em filho de Bolsonaro. Cada dia mais satisfeito em ser um dos milhares de assinantes da Crusoé. O pacote anticorrupção da Dilma foi importante para a Lava Jato ? Eu acho que foi.

  7. Essa palhaçada do Lula solto acabou com o meu final de semana. Eu moro em Curitiba e na semana após as eleições do ano passado eu dizia aos meus amigos que o Lula já era, porque após a derrota do candidato dele ninguém tinha aparecido por aqui pra pegar a benção dele. E continuo achando que ele já era mesmo!

  8. Não foi Lula quem inventou o chiqueiro, mas ele pode sem dúvida alguma jogar uma pá de cal que sepulte o BRASIL CORRUPTO de uma vez por todas. O que vier depois disto será história, e desta vez com tudo para ser muito mais gloriosa.

  9. Diante do nível de distorção da realidade, Lula é só um COADJUVANTE em toda a grande TRAMA CORRUPTA que enreda a república, coisa para a qual a prisão dele colaborou para ficar mais evidente. Lula foi preso, mas a corrupção parou? Coisas estranhas não continuaram acontecendo (um candidato à presidente foi esfaqueado em plena campanha)? Com ou sem Lula, se dependesse exclusivamente dos CORRUPTOS, a roubalheira toda não teria continuado como se nada jamais tivesse acontecido?

  10. Para Lula, o que ele tem a perder? A imagem? Será que ela já não está desgastada o suficientemente? Ou será que ele ainda pode até sair no lucro, dependendo da crosta de sujeira que se extraia da máquina? Afinal, ele tem sua parcela de responsabilidade, mas com certeza jamais esteve sozinho no chiqueirão. Além do mais, o que é mais indigno, negar o inegável ou admitir seus ilícitos? Com certeza seria menos patético ele confessar tudo a continuar com a DISTOPIA.

  11. Mas talvez pela primeira vez em toda a história do país, os porcalhões inveterados estão em minoria, pois a maior parcela dos brasileiros, até que enfim, se cansou de tanta lama e porcaria. É aí que entra Lula, ele é peça-chave para que não reste lama sobre lama, tudo o que ele disser pode ser usado não só contra ele, mas contra todos os CORRUPTOS com quem ele e o PT se envolveram. Se for assim, a esperança de que o Brasil deixe de ser um chiqueiro não é grande?

  12. Justiça seja feita, Lula e o PT chafurdaram na lama da corrupção como nunca antes na história do Brasil, mas não foram eles que a criaram. Ela estava aí por décadas, séculos, o Brasil sempre foi um verdadeiro chiqueiro para ninguém botar defeito. Está certo que é o nosso chiqueiro, então é natural que nós achemos que quem diz o óbvio é o problema e não a lama da qual praticamente nenhum brasileiro consegue escapar. Como verdadeiros porcalhões, sempre estamos fazendo alguma porcaria.

  13. 2020 não tem tudo para superar 2019? Só que não pelos motivos errados, mas certos? Houve em mais de 500 anos maiores razões para se ter orgulho de ser brasileiro e finalmente ter esperança sem fazer papel de palhaço? Talvez isto só seja batido pelos anos que virão. Dizem que ninguém é insubstituível, mas há coisas que só Lula pode contar, portanto, ele ainda não é completamente inútil, desde que decida cumprir o papel que lhe resta. Ele ainda tem tudo para sair no lucro.

  14. Sempre espero o melhor de vocês e não estou decepcionado, valeu a pena continuar seguindo. Feliz 2020 para toda família Antagonista.

  15. Que em 2020 Diogo,você esteja mais disposto a ajudar o governo com críticas sim ,mas construtivas,não é o ideal de Presidente,mas soube montar uma equipe de campeões. Mainardi,não se esqueça que foi o único que enfrentou o sistema e tirou o Brasil das mãos de Lula,sua Anta.

    1. Interajo muito com a CRUSOÉ, as vezes acho que exagero. E complemento com informação valor ouro do ANTAGONISTA, CLAUDIO DANTAS, que fecha o conjunto da Obra. Sem nós na fita, 2020 não será melhor que 2019. DIOGO, queria muito pedir uma Retrospectiva para mensurar o prejuízo em R$, para o BRASIL, que representou cada ação destrambelhada do STF em 2019, para uma localização contábil. Um SANTO NATAL a todos e um FELIZ REVEILLON!

    2. Parabéns Sirlei! Concordo plenamente! E enquanto a Crusoé manter a neutralidade política continuarei seu assinante... todas demais cancelei! E minha leitura favorita é a coluna do Diogo Mainardi!... Também o vejo no Manhattan apesar do Caio e Lucas... bastante parciais!

    3. Feliz Natal pra você e família em especial ao Tito,su pibe de oro.

  16. E eu como seu leitor. Só avalie ficar no Manhattan, onde se fazem globalices das quais você e Amorim destoam. Um programa que tem ficado chato. Um querendo ser mais "inteligentinho" do que o outro. Cai fora, vocês não precisam disso e ficam frequente e visivelmente constrangidos com o gagá puxa da Globo Lucas e o "inteligentinho mor"Caio Blinder.

  17. Só espero uma campanha maciça no futuro pela mídia social para : pacote anti crime , prisão em segunda instância , fortalecimento da lava jato, um mandato só p deputado federal e senador !

  18. Mainardi, nós também continuamos aqui assentos e afiados. Boas Festas para todos e Feliz Natal! Que 2020 seja só progresso, saúde e felicidade para todos os brasileiros. Mesmo para quem não gosta do comandante do avião seria burrice torcer para o avião cair.

  19. DEZ! ESTE E O PENSAMENTO GLOBAL,GLOBAL QUE ME REFIRO E O SOCIAL,O POVO,NOS QUE FAZEMOS DESTE PAIS ,UM PAIS.CHEGA DE TANTA PUTARIA E SENVERGONHICE,SOMOS UM POVO SIMPLES,IGNORANTE DE CONHECIMENTOS,MAS MESMO ASSIM INTELIGENTES,SABEMOS O QUE QUEREMOS.SOMOS UM POVO MANOBRADO PELA FE CRISTA,ESTA DESCOBERTA POR PESSOAS ARROGANTES NOS LEVOU AOS POLITICOS QUE TEMOS,VEJA QUEM FOI CRIADOR DE CUT,MST,PT E OUTROS.QUEM FOI?NAO QUERO DIZER QUE NAO TENHAMOS FE,ELA E SALUTAR.FE SEM IDEOLOGISMO

  20. Diogo parabéns, leio à sua coluna desde escrevia para revista veja, e você sempre dizia, não é partido, é facção criminosa, teve sair do país para não acontecer o pior'.

  21. Já renovei assinatura da Crusoé p mais um ano. Não perco momento Antagonista c Cláudio Dantas, os escritos do Fernando Sabino e os teus Diogo. parabéns e Feliz Natal

  22. Estou aqui, graças a reportagem que foi censurada, "amigo do amigo do meu pai". Fiquei curioso e gostei na matéria. No ano de 2018 tinha assinatura da Isto é, não gostava das reportagens deles, sempre tentando atingir Bolsonaro, quando venceu a assinatura, dei graças a Deus, aí surgiu vocês da Crosué e Antagonista, que agora leio todas as reportagens e também os comentários, isso me faz cada vez mais me sintonizar com tudo que está acontecendo no Brasil.

  23. Eu tb continuo aqui.Assinante da Crusoé e leitora assídua de O Antagonista. Diogo. Temos algo em comum muito forte: o desprezo por Lulla, sua anta.

  24. Imagine se não existisse o Antagonista,Crusoé ,revistas muito bem elaboradas,com críticas construtivas ,vocês são perfeitos ,parabéns ,são todos elogiados por pessoas inteligentes,não só no aaBrasil,mas na Europa ,Estados Unidos,continuem assim ,sabemos que vocês não ganham prêmios porque lidam com os meliantes corruptos e sujos ,nos brasileiros honestos damos prêmios e recebemos só em sermos assinantes.aaFeliz Natal.

  25. "Jornalista. ...... : fazendo jornalismo". É isso. As pessoas vão descobrindo as coisas e o achincalhe passa a ser uma arma e tanto. A imprensa que não faz jornalismo está com os dias contados. Não sei quantos, mas são finitos. Isso porque cada vez mais as pessoas querem a verdade por todos os ângulos. O órgão da imprensa que não entender isso, vai ser achincalhado. Ou toma jeito, ou sucumbe.

  26. Continuarei, pq apesar de algumas vezes ficar "irada" com algumas coisas que vcs escrevem, confio no trabalho que vcs fazem há anos e, vc Mainardi, sempre foi referência na luta contra o PT. Meu inimigo número 1 nesta vida 😉 Bom Natal, um ano de 2020 com sucesso para todos da Crusoé e Antagonistas. Sigo fã, mesmo algumas vezes... irada!

    1. Concordo com o vc Ana. Crusoé é oAntagonista continuam como os únicos confiáveis nas imprensa, apesar de ficar irado com posturas "politicamente corretas" e "isento nas do mau, pelo bem comum"

  27. Mainardi, você continua aí. Que bom pra nós que precisamos nos manter informados a respeito dos temas que fazem realmente diferença. Parabéns!

  28. Diogo: parabéns pelo seu trabalho. Fico feliz com o sucesso do O Antagonista e da Crusoe - e grata pelas informações fornecidas. Feliz Natal e Ano Novo!

  29. Diogo vc é o nosso General Nimitz à frente da Crusoe, juntos vamos vencer essa batalha contra os corruptos que destruíram essa nação. Vida longa a Crusoe.

  30. Crusoé é nossa trincheira! Estamos em guerra contra os imbecis, contra os corruptos, contra os larápios, contra toda essa corja de bandidos que nos destrói!! Vida longa pra Crusoé e O Antagonista! Bom Ano Novo!

  31. Meu caríssimo Diogo, ferino, impávido, um colosso. Lhe atribuo as qualidades da inteligencia aliada a uma sofisticação ímpar. Gosto do estilo. Fui Antagonista, sou Crosué serei Mainard enquanto ele seguir sendo Mainard, e vendendo análises nuas e cruas. Bem suas . Vergastando esse podre poder desse Brasil atávico e imbecil. Deixei o Brasil para trás mas não deixei o Brasil que me traz o nome, a origem e raiz. Feliz 2020 caríssimo !

  32. É só continuarem a fazer jornalismo com isenção, mesmo tendo uma linha editorial clara. No lugar comum, estaremos sempre fazendo escolhas e sujeitos às suas consequências. Escolher fazer jornalismo honesto resulta em clientela farta e que paga a assinatura com prazer. Não há escolhidos e protegidos de plantão. Há notícia. Parabéns!

  33. Diogo Mainardi, sempre admirei teu trabalho mas, eventualmente tu pisa na bola e faz com que eu me pergunte se, devo refazer a assinatura da Crusoé. Sinceramente, alguns comentários não se justificam vindo de um jornalista excelente ,como você.

  34. Desejo um Feliz Natal em família ao Diogo e toda equipe da Crusoé, Nós " O povo" ou "Plebe" conforme somos vistos e tratados pela classe dominante e política sobrevivemos apesar de tudo ser contra a nossa existência ( Impostos altos, inflação, Crise na saúde pública, crise na educação, crise na Educação, crise nas finanças domesticas, crise e mais crises), ser assinante da Crusoé ao longo de 2019 foi uma espécie de visita à trincheira da guerra, de fato, estamos em guerra pra viver no Brasil.

  35. Diogo considere em 2020 mais as virtudes da brasilidade e o coração brasileiro. Reflita sobre teus erros e acertos e considere a possibilidade de voltar ao Brasil. Veja a tua caminhada. VOCÊ É HOJE UM SOBREVIVENTE VENCEDOR. Parabéns!

  36. Diogo você nos deixou por causa do maldito lula que te infernizou a cabeça com mais de 200 processos só porque vc falava a verdade e isso doia muito nele, mas agora que temos a certeza que ele jamais voltará ao poder porque não volta pra nós, sentimos tanto a sua falta aqui, ver você passar nas ruas de bicicleta levando seus pimpolhos pra escola. volte Diogo!!!

  37. Parabéns Diogo. Parabéns Mário. Parabéns Cláudio. Parabéns a toda equipe! O Brasil mudou. Diogo pense na possibilidade de voltar ao Brasil. Abraços.

  38. E rezemos para que a expansão continue! Crusoé é ótima base de pesquisa de opinião! Ótimo para se contrapor aos Datafolha e assimilados. Ferro nas mentiras, Crusoé!

  39. Super Diogo Mainard 👏👏👏 ... e eu continuo aqui. Jornalismo como o da Crusoé é nossa esperança...atualmente minha única fonte. Parabéns

    1. Com a vantagem de não ter nenhum Cabral na redação, kkkkk....

  40. E assim espero! Desde a coluna na Veja, seu livro sobre sua anta Lula, e alguns episódios do Manhattan Connection (não sou espectador assíduo, o Caio Blinder é muito chato) sigo os artigos com interesse e apreciação pelo estilo mordaz e ao ponto. Continue sempre assim!

    1. Diogo deixe ese programa Manhattan conection e pernostico esse programa e muito chato .voce siempre apare rindo e os outros fa e do piadas estupidas e voce rindo como um idiota cosía que voce nao e .isabel Pérez

  41. A Crusoé tem uma missão: Trazer à tona os milhares de outros déspotas que -além do lula e amiguinhos- mantém o Brasil no século XIX.

  42. Em 2020 a luta deve se manter intensa. A Vitória so vai se concretizar quando forem presos "aqueles", que conseguiram detonar o pais. Eles continuam infiltrados nos poderes agindo como se estivessem acima da lei...cadeia neles.

  43. Já era fã desde que quando jovem o li pela primeira vez nas coluninhas de Veja. Divino e magnífico seu sarcasmo, fica difícil encontrar palavras pra descrever o êxtase que seus textos produzem neste leigo leitor. Entra ano, sai ano e você, Diogo, é que nem vinho. Só melhora! Impressionante...

  44. Continuando.. eu continuo aqui, e assinante desde o início. Em 2014 / 2015 no auge do início da crise, tive que demitir.. e aí encontrei em seus comentários, Diogo, um eco para toda a loucura quer estamos vivendo. Parabéns! Sucesso! Continue assim: autêntico, cortante ajudando a dizimar essa corrupção que impera no país. Obrigada, Cristina Sias

  45. Mainardi, vc é o exemplo de resistência contra a quadrilha que roubou o Brasil por 12 anos. Estou assinante por admiração a você. Parabéns pelo seu exemplo.

  46. Diogo, estou com vocês desde o primeiro momento e é bom que isto possa ser comprovado nos registros digitais. Sempre coloquei meu email e nome nas campanhas de vocês e sou assinante de primeira hora. Me mudei para Portugal quando o Brasil acabou lá trás. Vou voltar quando ele for reconstruido, dentro de alguns anos. Mas você, o Mário e o Cláudio fizeram e fazem a diferença porque provam que é possivel. Jornalismo é bom negócio quando feito com profissionalismo, inteligência e honestidade. Juntos

  47. Há muitos anos você escreve bem. porque você escreve o lado da verdade. Da dignidade. Da ética. Da inteligência. Feliz 2020

  48. Bem antes do Antagonista e da Crusoé eu venho criticando o jornalismo brasileiro, alguns por ser tendenciosos e por esta maldita mania de querer dar atestados de burrice, mas ando preocupado também com a baixa qualidade de textos e de apresentações no rádio e na TV, o idioma é assassinado diariamente sem dó nem piedade, a ética então coitada, ninguém lembra mais dela.

  49. Diogo, FELIZ NATAL PROSPERO ANO NOVO continuarei lendo o Antagonista + e a revista Crusoe Para todo pessoal da revista tb Feliz natal e Bom Ano Novo. Abs...

  50. Esse papo de jornalismo imparcial é ridículo. Jornalismo bom é o parcial, aquele anti-Lula, anti-PT, anti-tudo que representa o atraso. Continue imparcial, Crusoé.

  51. Em pouco tempo, Crusoé transformou-se no melhor do jornalismo investigativo do país, mobilizando leitores, denunciando políticos, criticando tribunais e oferecendo , com suas precisas apurações, a percepção e atuação dos órgãos policiais que desejam , realmente, limpar esse país. Em suma, mantém em estado de ansiedade e aflição a imensa camarilha de ladrões públicos e de outros tantos criminosos, que o poder judiciário teima em tratar com sua reconhecida leniência.

  52. Feliz Natal Diogo e espero que estejamos vivos e juntos durante vários anos no futuro e que o ano de 2020 seja cheio de realizações para vocês . O antagonista desde 2016 tem sido meu companheiro diário e isso não é exagero, eu leio o antagonista todo dia , tenho até síndrome de abstinência senão ler .

    1. Sandra Atanes. Firme e Forte!!! Sempre Alerta!! Feliz Natal a todos!!!

  53. CONTINUO MAS DE LONGE ! COM UM PÉ ATRÁS ! ALIÁS, COM OS DOIS PÉS PRA TRÁS ! CANCELEI MINHA ASSINATURA, DURANTE O CASO BEBIANO, ALIADO E INFILTRADO SEUS NO GOVERNO ! FOI UMA VERGONHA ! VOCÊS DEVEM TER PERDIDO MILHARES DE ASSINANTES, TODOS COM UM CARÁTER FORTÍSSIMO E IRREDUTÍVEL COMO O MEU ! AÇO ! SELVA !

  54. Nâo tenho dúvidas de que vcs são no conjunto o que há de melhor no jornalismo brasileiro, apesar de ver com total desapreço a postura que tiveram em certas ocasiões, como a tentativa da Rede Globo de sabotar o governo, algo que se manifestou especialmente no episódio do porteiro.

    1. Kkkkkkkkkkk Única revista que repercute os pontos positivos do governo e crítica tudo que não concorda e acha errado do governo

  55. Assinei Crusoé porque não aceita dinheiro público para se auto-sustentar. Não me arrependi. Vida longa e honestidade sempre !

  56. Vcs estão igual massa de pão. Quanto mais é sovada mais cresce. Dá- lhe fermento e forno quente , pra massa não desandar. Viremos aqui buscar nossa fatia, sempre que tiver um bom pão quente. .

  57. que continue fazendo este jornalismo claro e transparente, sem ceder as tentações normais do ser. o grande observador sabe comparar o início com o meio e o inevitável fim.

  58. Dificil e talvez o maior desafio da Crusoé é mostrar nas suas reportagens as mazelas , erros e críticas de forma imparcial e holística , inclusive do governo atual , pois é quem está nos liderando, sem perder sua característica básica de anti-esquerda .

  59. Outro dia fiz um comentário, chateado com um tipo de reportagem que não acrescentava nada. Mas continuo e continuarei assinante da única revista brasileira que VALE A PENA LER, ler de fato. Considero esta revista como parte dos que PENSAM O BRASIL. Vida longa a vocês. Saúde, paz e prosperidade. Parabéns Diogo.

  60. A ilha da Crusoé é o único refrigério no meio do mar de lama, mediocridade e incompetência da imprensa no Brasil hoje. Parabéns. Continuem firmes aí.

  61. Rapaz, se não fossem vocês (Antagonista / Crusoé), onde estaríamos? Além de vocês, só a Gazeta do Povo. O resto é relações públicas de algum interesse anacrõnico.

    1. Verdade! Creio que a Gazeta do Povo (Curitiba-PR) seja o único jornal impresso que mereça ter as páginas folheadas sem sentir o rancor da derrota esquerdista em suas matérias.

  62. Você continua aí e esperamos que o Bozo não continue lá. Estas são as esperanças para um ano novo feliz e próspero para a pátria amada.

    1. Esse José (ou essa Jose) deve ser funcionário público petista com alto salário. Porque não faz sentido alguém tão esquerdopata capaz de gastar com a assinatura da Crusoé.

    2. José existem tabloides mais apropriados para os seus comentários. Cada um na sua praia. Procure a sua pois definitivamente ela não é aqui. Vai comentar na Filha, Veja que vc vai atingir o seu público acéfalo

    3. ze verme attack again! Francamente...!!! Vá pro inferno, maldito MAV-verme!

    4. José, pode tirar o seu cavalinho da chuva, pois é ELE mesmo quem estará lá!! Seu partido de meliantes e coligados é que não estarão. O País cansou de corrupção, queremos vida nova com pessoas decentes a dirigir nosso Brasil!!!

  63. Que bom que aqui estamos! Que 2020 seja menos Lula, Gilmar e Toffoli e muito mais noticias boas, com Moro no comando das mesmas.... Tim....tim......boas festas!!!

  64. Diogo, parabéns pra todos vocês fundadores do Antagonista e da Crusoé. Somos todos antipetistas, mas acima de tudo lutadores pelo Estado de Direito (Mas não esse estado de direito e democracia tão alardeado pelos petralhas)

  65. Pena que nossas leituras sempre são de crimes e falcatruas. Lembra os tabloides das bancas de jornais que exibiam fotos de crimes horrendos. No caso atual, os crimes são sofisticados e praticados pelas elites da nossa sociedade doente e em estado terminal. Não é culpa do jornalismo investigativo, e sim da impunidade que reina absoluta no Brasil. Lamentável.

    1. Vocês são os melhores ; continuem sempre assim ; feliz Natal e um ano novo com muitas notícias verdadeiras ; como sempre foi !!!!

  66. Diogo, suas colunas são muito curtas, Precisa escrever mais meu caro. Suas impressões são muito importantes para o nosso dia a dia. abraço,

  67. É difícil medir a importância do Antagonista. É a principal fonte de informação política para quem quer jornalismo crítico. Na escala nacional, pode ter ajudado em importantes conquistas, como fez a Veja no passado. Na escala pessoal, uma leitura muito inspiradora e interessante.

  68. Feliz 2020 a toda a equipe da Crusoé e do Antagonista! Também continuo aqui, e continuarei apoiando o jornalismo de verdade feito por vocês. Abs

  69. Boas festas. Que o seu brilho fique cada vez mais claro....mais preciso e cada vez ,mais possamos te acompanhar com fatos verdadeiros . Admiro todos os jornalistas da revista e dos sites. Brilhantes nas palavras e na sabedoria. Aprendo muito. Grata. Cordiais saudações.

  70. Sou dos prpromiro Antagonista e Crusoé mas, reputo ser o antagonista+, estelionato. A Crusoé também prometeu a leitura de o Antagonista sem anúncios e hj o tirou até do menu. Resisto e nnâ deixarei de gritar: estelionato.

  71. Diogo voce sempre foi amado por nós desde os tempos da maldita Veja.Agora queremos lancá-lo nosso candidato. Porque não aceita?

  72. Eu decidi continuar aqui por mais um ano Diogo e estarei na espectativa de novos horizontes pra todos nós. Feliz ano novo pra vc também!

  73. Diogo (tb nome de meu filho mais velho), depois de Bolsonaro, Moro, Paulo Guedes e Lionel Messi, você seria meu candidato à PR. Desde a Manhatan Connection...

  74. Crusoé, melhor jornalismo do país; sério, honesto e independente. Só não deixem a Ana Paula Henkel transformar essa revista num Breitbart News ou Fox News tupiniquim. Felicidades e muito sucesso!

    1. Eduardo -/ Totalmente de acordo. A Ana precisa aprender a fazer jornalismo de fato e parar de publicar ensaios de baixa qualidade.

  75. Crusoé e O Antagonista, INSUPERÁVEIS! NOTA MIL! São sem dúvida os MELHORES! Parabéns, estarei aqui lendo e comentando, adoro!

  76. Perfeito. Estamos bem preparados para as notícias negativas que o atual governo gerará no próximo ano. Isso, se o governo continuar...

  77. Perfeita análise, Diogo!! Isso mesmo! VIVA A IMPRENSA LIVRE! Vocês são nossa esperança por dias melhores. PARABÉNS pelo jornalismo sério e imparcial. abr

    1. E pode. Não é novidade que o ex presidente é um criminoso em todos os níveis, ligado ao narcotráfico e ao pior na política.

  78. Brilhante Diogo! Eu também estarei aqui firme e forte lutando pelo nosso Brasil! Crusoé, Antagonista , Antagonista+ cada vez melhor! Feliz 2020 pra todos nós!

  79. Estou desde o início com O Antagonista e depois assinante. Precisavamos de jornalismo independente, bancado somente por leitores. O momento político e as novas tecnologias permitiram isso. Parabéns pelo trabalho e "tamo junto".

  80. Eu gostaria MUITO de "continuar aqui". Mas, com esse preço, não sei se vou renovar a assinatura da revista, o que é uma pena.

    1. Eu sei que não existe almoço grátis. Eu que o diga!!! O que eu quis foi dar um pitaco, pra ver se o pessoal se sensibilize e pelo menos faça um preço mais camarada. Tenho família, filha pequena pra educar, e meu orçamento é apertado. O conteúdo e a linha editorial do jornal é um oásis nesse deserto esquerdorréico em que se transformou o Brasil. Mas a água tem que se levada ao máximo possível de beduínos, senão o oásis perde sua razão de ser. Mas infelizmente o preço do balde está muito alto...

    2. Caro Pedro, não existe almoço grátis. Mesmo achando que não paga, muito provavelmente pagamos por ainda manter funcionando certos jornais, ou acredita que esses certos jornais são mantidos por leitores e propaganda. Pague à Crusoé, e mangia proteína com água de côco, tenha orgulho em poder direcionar seus suado money

  81. Continuamos aqui, lutando juntos, em busca de dias melhores para o Brasil e os brasileiros do bem. Juntos, continuemos nessa grande batalha! Feliz Ano Novo pra todos nós!

  82. Diogo, estamos aqui, do outro lado da tela, felizes e bem informados! Que venha 2020, para continuarmos a “dobrar a meta” ‘

    1. Diogo, o seu trabalho e dos seus colegas da Crusoé e do Antagonista são indispensáveis para que este país venha a ser decente e motivo de orgulho. Parabéns pela excelente qualidade do seu trabalho e pela coragem!!!

    2. Minha única dificuldade é dizer se aprecio mais ler tuas colunas assim que publicadas, ou relê-las, meses ou anos depois, e constatar a presciência de teus comentários... Na dúvida, fico com os dois !

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO