Fabio Motta/CrusoéParte dos convidados na sacada do hotel: festa de arromba com presenças estreladas

Juntos e misturados

Um dos maiores escritórios de advocacia do país fez uma megafesta no Copacabana Palace, para comemorar os seus 50 anos. Entre os convidados, havia ministros de tribunais superiores. Crusoé foi lá ver
13.12.19

A madrugada de sábado, 7, estava começando quando Ivete Sangalo subiu ao palco montado em um dos salões do suntuoso Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, para um show privê em comemoração aos 50 anos do Sergio Bermudes Advogados, uma das maiores e mais respeitados escritórios de advocacia do país. Enquanto a cantora percorria seu próprio repertório e entoava animadamente canções de outros astros da música nacional, como Tim Maia, os mais de 3 mil convidados se esbaldavam com um jantar regado a mais de 2 mil garrafas de Veuve Clicquot, whisky e cerveja. Entre eles, havia advogados, imortais da Academia Brasileira de Letras e representantes da sociedade carioca. Havia também magistrados que integram tribunais que costumam julgar processos da banca aniversariante. Alguns saíram de Brasília para participar da festa. Sim, senhores, entre os convivas havia até ministros do Superior Tribunal de Justiça, a segunda mais alta corte brasileira.

A festa foi organizada para superar todas as outras já realizadas pelo escritório, acostumado a levar para o Rio expoentes do mundo jurídico de Brasília. O convite perolado distribuído em gabinetes da corte pedia confirmação prévia e recomendava o traje adequado para a ocasião: “passeio completo”. O início estava marcado para as 21 horas. Mas antes disso já tinha gente chegando. Quinze manobristas se revezavam na entrada do hotel. Recepcionistas com tablets à mão checavam os nomes da lista e conduziam os convidados pela escadaria até o segundo andar. Para comportar tanta gente, foi preciso alugar vários dos salões do Copa. Eram, ao todo, cerca de 2 mil metros quadrados. Cada salão tinha um tipo de decoração. Os menores, como o Salão Carioca, com mesas redondas cobertas por toalhas azul marinho, louças finas e taças de cristal, eram destinados aos convidados mais ilustres. Nos salões voltados para a praia, bartenders serviam drinks em um enorme balcão circular. Na varanda havia um ambiente, digamos, mais descolado. Seguranças atentos acompanhavam a movimentação por toda parte. A ordem era para que ficassem atentos a possíveis manifestações e à presença de jornalistas bisbilhoteiros, como este de Crusoé.

Sergio Bermudes, o anfitrião, passou a maior parte da festa em uma espécie de camarote montado ao lado do palco principal. A lista de convidados dava a medida do prestígio do homenageado da noite. Para além do número, a variedade de personalidades de diversos setores chamava atenção. Os políticos eram muitos. Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio, posava para fotos enquanto tomava um ou outro drink no meio dos não-VIPs. O governador do Rio, Wilson Witzel, seguiu diretamente para o camarote. Gustavo Bebianno, ex-ministro de Jair Bolsonaro, e Paulo Marinho, o empresário que apoiou a campanha do presidente até romper com ele meses depois, também passaram pelo Copacana Palace.

Fabio Serapião/CrusoéFabio Serapião/CrusoéO ministro Benedito Gonçalves: saída animada
Nada, porém, era mais ilustrativo do que a presença dos convidados togados — aqueles a quem cabe julgar processos do escritório em festa. Do Rio, escoltado por um segurança, estava lá o presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Mello Tavares. Havia ainda outros desembargadores e vários juízes. De Brasília, ao menos três ministros do STJ compareceram: Jorge Mussi, Benedito Gonçalves e Ricardo Cueva. Citado na proposta de delação de Léo Pinheiro, o ex-presidente da OAS pilhado nas tramoias do petrolão, Benedito Gonçalves foi o último a deixar a festa. Estava mais animado do que a média dos presentes.

A presença dos magistrados em geral, e dos ministros em particular, realça uma marca que há tempos o escritório de Bermudes carrega. Reconhecidamente um dos melhores advogados do país, ele é sempre lembrado pelo bom trânsito em gabinetes das mais diversas cortes do país, inclusive as superiores. Convescotes como o aniversário de 50 anos de seu escritório, porém, obrigam a uma reflexão que deveria ser feita nos bancos das faculdades de direito e — por que não? — também nos tribunais. Até que ponto juízes, de quaisquer instâncias, podem celebrar com advogados que militam nas cortes em que atuam? Esses juízes, via de regra, se dão sistematicamente por impedidos diante de processos dos advogados com os quais mantêm relações mais estreitas? É justa a competição das bancas estreladas que convidam magistrados para megafestas com os escritórios mais modestos?

Fabio Serapião/CrusoéFabio Serapião/CrusoéJorge Mussi, outra excelência presente
Nas cortes de Brasília tramitam processos nos quais Bermudes e seu bem preparado time atuam. Só no STJ há centenas, e muitos deles passam, direta ou indiretamente, pelas mãos dos ministros presentes na festa. Hoje há pelo menos 360 ações da banca em andamento na corte. Parte delas tem como relatores alguma das três excelências. Crusoé levantou processos de dez advogados do escritório de Bermudes no tribunal. Precisamente 43 foram distribuídos a Mussi (2), Benedito (4) e Cueva (37). Muitas dessas ações envolvem causas milionárias e empresas que vão de bancos a construtoras, de companhias de bebidas a seguradoras.

Em um dos casos, Benedito Gonçalves deu uma guinada para decidir em favor de um cliente do escritório de Bermudes, uma holding com sede no Rio que era alvo de uma execução fiscal de mais de 7 milhões de reais. A empresa tentou, sem sucesso, suspender o processo. Os recursos na primeira e na segunda instâncias haviam sido infrutíferos. Até que chegaram ao gabinete do ministro, em 2017. Em outubro, Gonçalves não atendeu o pedido para que o caso fosse examinado pelo STJ. A holding recorreu e, menos de um ano depois, em setembro de 2018, ele tornou sem efeito a decisão anterior e decidiu que o processo deveria, sim, ser julgado pela corte. Já em agosto deste ano, os ministros da 1ª Turma do tribunal se debruçaram sobre o caso. Benedito foi vencido. Entre as dezenas de processos de interesse do escritório de Sergio Bermudes em tramitação no gabinete de Cueva, outro convidado ilustre da festa no Copacabana Palace, um deve ser decidido em breve. Trata-se do recurso de um garimpeiro que perdeu tudo com a tragédia ocorrida em Mariana em 2015 e pede indenização de 40,9 mil reais à Vale. O recurso foi protocolado no STJ exatamente no dia da festa no Rio. Bermudes representa a Vale.

Fabio Motta/CrusoéFabio Motta/CrusoéUm dos 200 garçons da festa: Veuve Clicquot à vontade
A banca fundada por Sergio Bermudes é uma das mais caras do Brasil. Com cerca de 140 advogados, 200 funcionários e mais de 100 estagiários, ela atua em nome de grandes empresas como a Vale, Sete Brasil, Bradesco, UTC, Braskem e Telefônica. A atuação do escritório se divide entre acompanhar o contencioso de grandes empresas e a prestação de serviços de consultoria. O escritório também é conhecido, há tempos, por abrigar familiares de magistrados importantes. Hoje, Sergio Bermudes tem entre seus muitos sócios a advogada Guiomar Feitosa, mulher do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A ligação, por sinal, colocou os dois, Guiomar e Bermudes, na mira da Receita Federal. Ambos foram relacionados em uma apuração preliminar do Fisco destinada a averiguar movimentações financeiras de familiares de magistrados que são ligados a escritórios de advocacia. Guiomar recebe da banca cerca de 280 mil reais por mês.

No passado, o escritório já empregou, por exemplo, filhos do ministro Luiz Fux e do ex-ministro Sepúlveda Pertence, ambos do Supremo. Quando Fux foi escolhido para a corte, por sinal, Sergio Bermudes tratou de organizar uma festa para comemorar. O convescote seria na casa do advogado, no Flamengo. Mas a notícia vazou, acompanhada da informação de que o ministro atuara em processos da lavra de Bermudes, e a festa foi cancelada. Sobrenome é um detalhe importante na banca, que já teve em seus quadros um Orléans e Bragança, descendente da família real. Hoje, no rol de funcionários, destaca-se o nome de Ana Clara Sarney, neta do ex-presidente José Sarney. Há também um filho de Adilson Macabu, desembargador aposentado do TJ do Rio com passagem pelo STJ como ministro convocado. Em Brasília, Macabu chegou a assumir a relatoria do julgamento que anulou outra operação famosa, a Satiagraha, que mirava Daniel Dantas. Bermudes, hoje empregador do filho de Macabu, já foi advogado das empresas do banqueiro. A investigação foi anulada pelo placar de 3 votos a 2. Quem desempatou foi Jorge Mussi, um dos três ministros do STJ presentes à festança de Sergio Bermudes no Copa.

Reprodução/Redes sociaisReprodução/Redes sociaisBermudes, ao centro, com convidados: ele diz se orgulhar de nunca ter se envolvido em atividades de “duvidosa correção”
Procurado, Bermudes disse que preferia responder às perguntas de Crusoé por escrito. Citando o caso Vladimir Herzog como o mais relevante de sua carreira – foi ele quem fez a petição inicial do primeiro processo movido pela família do jornalista, morto pelo regime militar -, afirmou que se orgulha de ter formado mais de 10 mil estagiários no escritório e que aprendeu muito tanto com as vitórias quanto com os insucessos da carreira. Sobre a presença de familiares de magistrados em sua banca, o advogado disse que, como eles podem exercer funções ligadas ao direito, grandes escritórios normalmente os contratam. Quanto a Guiomar Mendes, contou que a conheceu ainda como “assessora de um ministro do Supremo Tribunal Federal” (ela trabalhou com Marco Aurélio Mello), antes de seu casamento com Gilmar. O advogado declarou ainda que contribuiu para o “aperfeiçoamento da legislação, da jurisprudência e das doutrinas brasileiras” ao longo dos 50 anos do escritório e que se orgulha de nunca “ter-se envolvido em nenhuma atividade de duvidosa correção”. Sobre o motivo da festa com a presença de togados estrelados, ele afirmou, sinteticamente: “Cheguei aos 50 anos de atividades profissionais e não conseguirei percorrer outros 50. Isto basta”.

Com reportagem de Mateus Coutinho
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ... enquanto isso, no Brasil de verdade, juiz trocar mensagens com procuradores, para tentar por na cadeia a nata da corrupção nacional, é impróprio, até crime! Esse é nosso Pindorama de sempre.

  2. Se o ESCRITÓRIO de Asfor Rocha seria um PONTO NEVRÁLGICO na REDE DE CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO, então é praticamente impossível que o ESCRITÓRIO de Bermudes não venha a ser um PONTO ainda maior. Sobretudo, se ele replicou o modus operandi utilizado em INSTÂNCIAS SUPERIORES nas inferiores, então há uma autêntico VEIO para ser explorado, começando com esquemas em tribunais inferiores.

  3. Aliás, tudo bem que parentes de MINISTROS de TRIBUNAIS SUPERIORES e de MAGISTRADOS possam exercer funções relacionadas ao direito, mas pq exatamente eles se instalam exatamente em renomadas bancas que atuam, POR COINCIDÊNCIA, em casos que são julgados, COINCIDENTEMENTE, por tais MINISTROS e MAGISTRADOS? Não é muita COINCIDÊNCIA, será que as DECISÕES FAVORÁVEIS e os HONORÁRIOS POLPUDOS tb são COINCIDÊNCIAS? Como se sabe, onde há muitas COINCIDÊNCIAS, há CORRUPÇÃO.

  4. Pq um sujeito que liga para redações de jornal e revistas pedindo a cabeça de desafetos não teria coragem de ligar pedindo uma decisão favorável para as SERPENTES que lhe devem algum favor ou compartilham as mesmas NOÇÕES CORRUPTAS de mundo? Não bastasse ser uma MÁQUINA DE PRIVILÉGIOS, O JUDICIÁRIO BRASILEIRO é uma verdadeira MÁQUINA DE CORRUPÇÃO, são brechas e incentivos demais para que a corrupção não se instalasse e se disseminasse de cima a baixo.

  5. Uma das coisas que surgiu das ações contra o ESCRITÓRIO de Asfor Rocha foi uma reclamação da mulher de Gilmar de que ele estava "GULOSO" demais. Mas pq a mulher de Gilmar diria isto, uma vez que ela estava instalada no ESCRITÓRIO de Bermudes? Será que ela era a única insatisfeita? Além do mais, não é sabido que Gilmar instalou seus OVOS DE SERPENTE por todo o JUDICIÁRIO? Se é assim, então pq estes OVOS não seriam úteis para o ESCRITÓRIO de Bermudes e a mulher de Gilmar?

  6. Pq COMPRAR UMA SENTENÇA, sobretudo em instâncias superiores, não é coisa barata, tem que ter CACIFE. É interessante notar que, caso haja uma USINA ATÔMICA DE CORRUPÇÃO, não é só a mulher de Gilmar que se instalou lá, mas há toda uma fauna de PREPOSTOS que poderia até mesmo chegar a instâncias inferiores. Portanto, para atingir Gilmar e os SUPERTOGADOS CORRUPTOS é preciso ir em cima de seus PREPOSTOS? Não, havendo PREPOSTOS de TOGADINHOS, eles podem ser os alvos.

  7. Outro ditado tb diz que onde há fumaça, há fogo, se a mulher de Gilmar Mendes é sócia do escritório, o que isto IRREFUTAVELMENTE implica? Que o ESCRITÓRIO de Sérgio Bermudes tem tudo para ser uma GIGANTESCA USINA ATÔMICA DE CORRUPÇÃO. Afinal, pq outro motivo a mulher de Gilmar trabalharia lá, se não fosse a GRANA FARTA. Além do mais, há que se considerar que um TOGADO CORRUPTO tem todo interesse de instalar seus PREPOSTOS em ESCRITÓRIOS com uma CARTEIRA SELETA de clientes.

  8. Como gente que instala PREPOSTOS em ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA, com quem dividem o LEITO CONJUGAL ou somente o leito e não veem nada de anormal em julgar casos destes ESCRITÓRIOS, poderiam em qq hipótese acreditar haver algo de errado que suas decisões COINCIDISSEM exatamente com os INTERESSES dos clientes representados por tais ESCRITÓRIOS? Diz o ditado que à mulher de César não basta ser, mas é preciso ser honesta, pois há MINISTROS DO STF que nem tentar PARECER HONESTOS tentam.

  9. Isto aí é a EPÍTOME de uma autêntica SURUBA JURÍDICA. GARANTISTAS tão "MORALISTAS" que ficaram "EXTREMAMENTE" chocados em o juiz e os procuradores à frente da MAIOR OPERAÇÃO ANTICORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE trocarem mensagens de texto, não veem nada demais em se reunirem com MAGISTRADOS que julgam as causas deles. Pq como se sabe, mesmo que fosse comprovado haver sêmen de um advogado nas togas de alguns MINISTROS DO STF, eles diriam que isto não indica um possível CONFLITO DE INTERESSES.

  10. Tóffoli, Gilmar, Lewandowski e mais alguns, na certa também convidados, comendo os dedos de raiva, por não poderem aparecer no bailão da quadrilha.

  11. É UMA AFRONTA SEM MEDIDAS! BANDIDOS E 😠, CORRUPÇÃO, COMEMORANDO O ALIENADO POVINHO SEM JUSTIÇA E SEM PÁTRIA. VIVA AOS ESQUERDALHAS!!! PALMAS! UM BRINDE AOS "LULA LIVRE", AO POSTE HADDAD, FHC, ENSACADORA DE VENTO, E A TODA ESTA CORJA QUE QUEBROU O PAÍS 💪💪😠

  12. Se gritar pega ladrão!!!Quanta infâmia com um País tão sofrido e sucateado por uma corja imunda,sem príncipio Republicano e totalmente descolada do patriotísmo tão necessário nos dias atuais. Triste ver a decadência jurídica de um Brasil tão rico em portentos,em todas as esferas profissionais,que esquecidos optam por deixar o País. Enquanto isso togados preferem comemorar,não sei o que,com doses fartas de Wisk 18 anos.

  13. A Redação CRUSUE, meus descumprimentos!! vcs são bons demais pra fazer materia com cobertura de cara de "CARAS"!!! Esquece "fofocas de luxo" e vamos ao BRASIL E AOS BRASILEIROS QUE É EM "QUÊ" E "QUEM" ACREDITAMOS!!!!na verdade, bem aguentei ler toda a matéria! "Pouoem-me"!!!!!

  14. As pessoas podem ser ao mesmo tempo brilhantes e desonestas. No Brasil há espaço e estímulo maiores para o lado da desonestidade. Aqui, ele é mais fácil, rápido, exitoso e acima de tudo, com menor chance de punição. Aí que mora o problema.

  15. O Presidente BOLSONARO nos apresentou na Campanha um caminho, para meritocracia nos SUPERIORES TRIBUNAIS do BRASIL, dobrar o numero dos Magistrados. Mas se não cabe no Orçamento, outra alternativa é o Processo que MODESTO CARVALHOSA protocolou contra ALCOLUMBRE ir adiante e antecipar a eleição de SIMONE TEBET, PRESIDENTE DO SENADO. SIMONE TEBET não tem os motivos de ALCOLUMBRE, para mesmo anti-regimentalmente, engavetar a CPI DA TOGA. DEUS NO COMANDO! MUDA BRASIL!

  16. Faltou uma curiosidade, digamos assim, o douto causídico é uma bicha louquíssima. E não esconde isso da maioria das pessoas. A.D.O.R.A. ficar entre os estagiários, homens, naturalmente

  17. #MPF Cabe ou não uma análise mais profunda dos processos desta banca direcionados a certos ministros? Corregedoria, #SenadoFederal esta CPI da Toga tem que debruçar nestes processos e verificar se há lisura nas sentenças! Como diz nosso Ministro Sergio Moro "segue o dinheiro" que aparecem os culpados. Na atual conjuntura um gasto deste é no mínimo revoltante.

    1. Mauro, exatamente isso que pensei ao ler essa notícia. Para fazer uma festa dessa monta tem muito dinheiro adquirido fartamente e de maneira pouco ortodoxa. "Siga o dinheiro" que vai dar na fonte.

    1. exatamente isso. esse país é o que é, por causa desta relação corrupta que STJ, STF e outras magistraturas tem com escritórios milionários de advogados. Hoje é claro isso como água, e a vida toda foi assim nesse país tupiniquim de gente ambiciosa, mesquinha e corrupta ocupando cargos públicos importantíssimos.

    1. se fosse só lá, estaria bom. mas o fedor aqui é o mesmo... lol

  18. Vergonha Vergonha Vergonha Que venham mais festas. Estão com os dias contados. Querem enganar a quem? Utilizando o jargão: - Estamos de olho!

  19. Um País civilizada isso não existe,essa reportagem deveria ir A OCDE,muitovergonhoso mal exemplo ,assim que apareceu tantas joias da Desembargadora da Bahia?

  20. Festa do tapete vermelho!Haja dinheiro e de onde veio?E as estrelas eram as barrigas da prosperidade do status quo vigente!Com eles está tudo que o Brasil desconfia! Sabem exatamente onde a doença brasileira se esconde!

  21. Enquanto existir essa "promiscuidade" entre bancas de advogados "estrelados" e juízes de cortes supremas no país, a impunidade estará longe do fim.

  22. Estes juízes não tem vergonha na cara e não respeitam a sua profissão, a troco de uns goles de scotch sem dúvida do melhor e champagne colocam em risco a credibilidade do seu trabalho, são peões que não se respeitam

  23. Os advogados contrários às causas deste escritório nos tribunais deveriam sempre pedir suspeição do juiz que esteve neste festa

  24. E isso tudo acontecendo no Rio, comprovadamente um dos estados mais envolvidos com a corrupção, onde zilhões foram surrupiados para atender às necessidades dessa corja de milionários entogados! Lava-Toga já!!

  25. Com certeza tem muita promiscuidade profissional ! O medo da CPI da Lava Toga se justifica, tem muita coisa errada nos tribunais , envolvendo dinheiro grosso , escondido nas prerrogativas indecentes !

  26. Limpar o Brasil passa, sem dúvidas, pela limpeza da "justiça". Nela estão representadas e proliferam as mais nocivas pragas desta Nação. O STF é a prova viva de quanto um país pode ser escravizado e subjugado pela pseudo justiça. Essa festa é um escárnio. No Brasil a lei e a justiça existem para proteger os criminosos.

    1. São piores que a máfia. Essa gente forma uma sociedade superior à sociedade. Segundo eles o mundo os pertence.

  27. O fabuloso relacionamento "cortês" do judiciário e da toga. A promiscuidade está na cabeça dos maldosos, não é mesmo? Me enganem que eu gosto.

  28. " Aperfeiçoamento da legislação, da jurisprudência e das doutrinas brasileiras " frase dita em uma festa que mais parece comemoração para conchavos com presidente de tribunal de justiça, juízes, governador, políticos e advogados que triste a justiça brasileira que serve a ricos e poderosos políticos. Felizmente não sou inocente para entender

    1. Exatamente, Manoel. É o baile ostentação da promiscuidade mas, também o da derrocada. Nós os pegaremos.

  29. O poder sempre de mãos dadas com os togados, o país precisa urgentemente de uma Lava Toga, o último bastião da corrupção nacional!

    1. Tava lendo e pensado justamente nisso!!! Ou será q vão dizer q não há impedimento legal???!!!

  30. Fico imaginando o custo desse "pequeno" evento. Diversas salas do Hotel Palace, diversos recepcionistas com tablet, diversos manobristas, enorme quantidade de bebidas finas, mais de dois mil convidados e ainda o show de Ivete Sangalo! Por mais receita que essa banca tenha conseguido não justifica tamanho "investimento", ou não... Alô PGR, MPF, RECEITA FEDERAL, PF, etc

    1. Contanto que a despesa não seja paga com a grana pública, podem comer e beber à vontade!!!

  31. Na verdade esse é o retrato do Brasil e principalmente dos problemas do descrédito de nosso judiciário , que felizmente conta com juízes seríssimos e que de vez em quando consegue chegar em outros togados , com toda as dificuldade que encontram no corporativismo e nas relações promíscua , como já chegou ao tribunal de justiça da Bahia onde grande parte dos desembargadores trabalhavam mais para o crime do que pra combater o crime , e infelizmente temos muitos outros em todas as instâncias .

  32. Salmo 11: INVOCAÇÃO CONTRA OS SOBERBOS E CORRUPTOS Hipocrisia, duplicidade, e mentira infestam o mundo (2-4), prejudicando sobretudo os pobres e humildes. Mas o Deus de verdade se segue para salvá-los e defendê-los (6-7) , e castigar os maus (8-9).

  33. É uma vergonha! O direito dos clientes de advogados humildes fica enfraquecido ante essa proteção q torna a Justiça protetiva dos poderosos. Nada mais vergonhoso!

  34. Matéria parcial! O editor deveria viajar por Londres; NY e etc e conhecer as grandes bancas pelo mundo! Parabéns pelo sucesso do escritório! Em qualquer lugar do mundo seria motivo de orgulho. E a convivência entre pares relacionados a área não necessariamente esta vinculado a relações espúrias. Inclusive isso ocorre em todos os Setores: o que dizer dos médicos nos eventos de farmacêuticas e hospitais; dos jornalistas em eventos com publicitários e diversos outros.

    1. Ou você foi convidado pro convescote ou é só inocente mesmo.

    2. Sim, é verdade que a maioria das pessoas que atuam no Direito são honestas e íntegras. No entanto, existe um claro conflito de interesses entre os magistrados e as bancas da advocacia. É o mesmo conflito de interesse que existe entre a relação de médicos e os fabricantes de remédios. Que por sinal, obedecessem regras claras da Anvisa para manter limites, exemplo que deveria ser seguido.

    3. Eduardo acredito que a nossa Lei não proibi a participação nesses eventos, o que ela prevê é a "suspeição", ou seja, tanto quem julga e quem presta testemunho possui alguns impedimentos. "Não basta ser honesto é preciso parecer honesto".

    4. É isso aí. Por que tudo tem que ser patifaria? Afinal existe muita gente ética, honesta e competente, nas esferas do poder, sobretudo do judiciário. As vezes penso, será que é pureza da alma, ou pura ardilosidade pensar em nobreza, diante de tantas evidências de falcatruas, ainda mais levando em conta o baixíssimo nível moral e ético que testemunhamos tanto no Brasil como no mundo.

    5. É verdade. O que se dizer de um convescote entre garis e carroceiros, ou entre faxineiros e zeladores?

  35. Qualquer semelhança com o Brasil colônia, nada contra o Império Português claro, me refiro só aos tupiniquins, é mera coincidência. Academia brasileira de letras...Argh!

  36. Festa nababesca como eram as da corte francesa, em Versalhes, pouco antes da Revolução. Será que o anfitrião espera por Ela?

  37. J J Calmon de Passos diz: "Jurista é esse homem apaixonado pela perseguição dessa bela mulher inconquistável que se chama justiça." VAIDOSA, ORGULHOSA , EXTRAVAGANTE e quase sempre CONCUBINA!

  38. Essa multidão de advogados não vale um Sobral Pinto conhecido como – O homem que não tinha preço – Advogado e defensor ferrenho dos direitos constitucionais, Sobral Pinto sempre foi um exemplo de profissional quando ao aceitar o patrocínio de uma causa, exigia do cliente primeiramente honestidade. Percebendo que interessados lhe mentiam simplesmente os dispensava, mesmo diante de uma polpuda oferta pecuniária.

    1. As profissionais do sexo não merecem essa comparação.

    2. kkkkkkkk...nunca havia pensado nessa relação entre as duas profissões

    3. Eles praticam as mais velha das profissoes. Muita coincidencia

  39. Reunião de corruptos numa suruba fantástica . É uma festa diabólica organizada pelo próprio capeta e seus seguidores.

  40. Enquanto o PODER for exercido por Advogados, Sociólogos, Filosofos. Jamais teremos uma nação justa, O que faz uma Nação crescer, distribuir renda e gerar empregos e ciências exatas, biomedicas: Engenheiro, economista, Biologo, físicos, químicos, pesquisadores, pois essas atividades e que geram riqueza distribuída pois geram muitos empregos Advogados, Sociólogo que ate ja foi Presidente, ganham muito e nao geram empregos ou seja renda concentrada, evidente junto com todos funcionários publico

    1. Excelente preconceito! Nesse aspecto entendo que acabou de fazer parte desse grupo (mesmo à distância através de seu comentário)!

  41. Promiscuidade acintosa mas considerada normal em um país aonde é possível encontrar vários corruptos em uma mesma esquina. Nos Evangelhos, os fariseus foram chamados de sepulcros caiados (cumpriam os preceitos judaicos apenas na aparência). Serão alguns desses "senhores" sepulcros caiados da "seletiva justiça" brasileira?

  42. Relacionamento promíscuo, duvidoso ; Quase é uma coisa de mafiosos. Apesar do asco e da revolta q provoca ao pagador de imposto, sou otimista e acredito em mudanças para melhor e muito presos ilustres entre várias aspas. A lava jato com Bolsonaro e militares , juntamente com magistrados digno vão resolver. Podes crer; será um novo Brasil para nós orgulhar e levantar a alto estima do povo.

  43. Esse imbricamento moral/jurídico no Brasil é muito difícil de colocar pontos de controle. Se o anfitrião da festa não convida os juristas de tribunais superiores e autoridades correlatas, fica a impressão que o dono da banca está discriminado-os. A solução passa por normas funcionais rígidas e proibitivas. Mas, no Brasil é pouco provável que isto venha acontecer. Então, Viva a corrupção institucionalizada!!!!!

  44. E segue o baile da desfaçatez, da promiscuidade, da falta de vergonha, das relações suspeitas que tangenciam (por enquanto) o crime.

  45. Quando você ler ou escutar o termo "melhores advogados", entenda o motivo do sucesso. Seu acionar o Bradesco e o banco entrar com recurso no STJ terei chance de ser vencedor?

  46. Não há mal que dure para sempre. Nesse caso, ainda bem que Bermudes não terá mais muito tempo, mas certamente tem tempo para explicar as relações "insuspeitas".

  47. Parabéns ao competente advogado dr Sérgio....nos idos dos anos 70 e 80 tive, como advogado, uma causa na qual ele foi adverso. Foi uma singular experiência sou grato por tê - lo conhecido.

    1. Pois é, pensava que só em Noronha tivesse surubão, mas há surubas e surubas.

  48. Ainda bem que ele não vai percorrer outros 50 anos. Quem sabe assim, sem essas relações promíscuas entre advogados poderosos e magistrados mais poderosos ainda, as decisões não beneficiem clientes tão poderosos quanto eles. A verdadeira Justiça não merece pessoas assim.

  49. O que precisa é trocar todos os ministros do stf e a maioria do stf. Além de bloquear que este escritório possa convidar ou estabelecer relações duvidosas com qualquer parente até a segunda geração destes novos integrantes destes tribunais superiores.

  50. Guiomar, Gilmar, Sergio Bermudes, Marco Aurélio...discussões só nos tribunais e faculdades? Essas relações tem que ser debatidas por toda a sociedade!!! Turma de sem vergonhas!!!

    1. Essa promiscuidade me deixa "excitado" de vergonha. Para a cúpula do nosso judiciário, tudo normal. A quem devemos reclamar?

    1. E é o Sérgio Moro que deveria ser punido por ter conversado com o Deltan ? Que p....é esta?

  51. Com tudo o que está escrito na reportagem não precisa dizer mais nada. Talvez para alguns seja preciso desenhar. Esse é o Brasil de suas excelências.

  52. Agora dá pra entender porque a PETROBRÁS, com um departamento jurídico de mais de 500 advogados, contratar o escritório do DR. BERMUDES para defendê-la em ação no Rio de Janeiro! Abra o olho, enquanto é tempo, Bolsonaro, porque tá quase tudo dominado!

    1. Deus queira que morram bem velhinhos de doença incapacitante aonde o dinheiro que roubaram os faça sofrer mais ainda.....

  53. Estes escritórios de advogacia que atendem a grandes corruptos também não precisam explicar de onde seus clientes tiram as fortunas para pagar seus honorários, então dinheiro que vem fácil, pode ser gasto de maneira fácil e sem nenhum sentimento de remorso, tipo não quero saber de onde vem desde que me paguem.

  54. Errado, mesmo, são as conversas funcionais entre agentes públicos da Operação Lava Jato. O Verdevaldo e a Folha não estavam sequer nos bastidores? Hummmmm

    1. já estive em festa onde foi declarada a presença de um almirante boliviano........pelo que sei há um frota no lago titicata....ou coisa assim ......serio.......

  55. Obrigada Crusoé, nos mostrando o submundo da justiça.... Pobre de nós brasileiros e trabalhadores, que temos que sustentar essa corja.

    1. E a democracia se renova a cada banca de “libertadores de corruptos” em harmonia com a justiça e o “ze povim” batendo palmas. Nos países mais “democráticos” festas assim já não se usam mais, pq tds já são do mesmo naipe e convivem com o ostracismo recruso,pois Já não há mais o q conquistar. Qdo o Homem não sente o sabor da vitória, ele se desonra.

  56. A elite do atraso reunida! O Brasil não progride pelos conchavos do judiciário com a troupe política e empresária. Brasil, um país para poucos.

  57. Para o Brasil ter democracia plena, o judiciário tem que funcionar com imparcialidade e rapidez, coisa que está longe de ocorrer. Muda judiciário.

    1. Alguns desses que foram a super festa,não deveriam estar lá. Más, eles foram para receber por futuros inquéritos que terão de julgar. E nada como uma festa de arromba para disfarçar a safadeza dessa galera do mau.

  58. Sérgio Bermudes é de Cachoeiro de Itapemirim-ES, e foi brilhante aluno do renomado Liceu Muniz Freire, onde foi meu aluno, assim como fui., também ali, aluno de seu pai, Prif. Aylton Bermudes. Aprendemos grandes lições de vida, de moral e de patriotismo ali, e tenho certeza de que Sérgio leva tudo pela vida inteira, especialmente no campo profissional.

    1. O Sr. Sérgio Bermudas talvez não, mas e os 140 advogados, 200 funcionários e 100 estagiários? Não acredito que ele saiba de tudo que se passa no escritório. É humanamente impossível!

    2. Sr. Paulo o senhor está certo, o que falam é perseguição política. O Bermudinho faz que não vê o que acontece em seu escritório e tudo bem. Não é Dna. Guiomar?

  59. O que não foi farsa nestes trinta anos de dominação por essa elite 'exemplar' ? Democracia, capitalismo, justiça, eleição, imprensa livre, sindicalismo, educação, saúde, 'par$ido$' políticos, tudo, absolutamente tudo foi feito para o bem dela e para opressão do povo.

  60. Essa seria uma parte do “mecanismo” que não foi retratada no filme de mesmo nome. Como vemos, os brasileiros fazem o cinema americano parecer coisa de amador.

  61. Há muito já se perdeu a vergonha nesse país. É o país do conchavo, do conluio e outras coisas mais. Justiça corrompida, por isso o ódio a Sérgio Moro.

  62. Esse é o establishment, nada muda, só querem os milhões do governo e a manuteçao do poder. Usurpadores da nação. Até quando!

  63. A desigualdade salarial no Brasil é a segunda do mundo. Acreditamos no livre mercado baseado nas leis. A matéria demonstra que o Brasil legal não tem nada a ver com o Brasil da justiça. Não existe livre concorrência. É só maracutaia e ainda por cima com debocha ostentação. Liberdade, igualdade e fraternidade só no cinema. Até quando?

  64. Aí está a famosa CONCENTRAÇÃO DE RENDA. Mais: a OAB provocou a ação no STF contra a PRISÃO em SEGUNDA INSTÂNCIA (e ganhou), por que? Quem são os verdadeiros beneficiários? Que mina! Portanto, por essas e outras é que nosso Brasil, dos verdadeiros trabalhadores honestos e honrados, não consegue sair dessa pobreza assustadora e vergonhosa. Pesquisas mundiais recentes dão os números dessa tragédia.

    1. quando será que esse Brasil poderá ser chamado de PAÍS? Torço para que uma nova geração, mas de formação faça isso em prol dessa NAÇÃO.

    2. Não. Esse não é o BRASIL. Esses são os grupelhos marvinais que não nos representam e que fazem mal ao BRASIL.

  65. Essa balela chamada República não passa de uma cópia remendada do Império. A nobreza a bailar pelos salões, enquanto o povo revira as lixeiras da festança em busca das migalhas, todos embalados pela mesma melodia entoada pela orquestra.

    1. Concordo com você, porém acredito que a corte nos seria menos onerosa.

  66. Vão me dizer que nestas festas eles não têm conversas poucos republicanas!!! Ministros do STF sabemos participar deste tipo de confraternização também. Se quiserem participar que se abstenham em julgar amigos. Depois vem acusar, baseados em conversas hackeadas e criminosas, que a LavaJato precisa ser punida por tratar sobre trabalho, legalmente, em rede social!!! É asqueoroso!

  67. Excelente matéria, mostrando os meandros da corrupção. Pobre povo brasileiro!!! Acho que não temos saída. Tá tudo contaminado pela corrupção. Nem cem lava jatos resolvem. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  68. Não é preciso refletir para declarar direto: GENTE PROMÍSCUA, INDECENTE, IMORAL, MEDÍOCRE, REPULSIVA!!!! É de repugnar e envergonhar quem atua ética, séria e aplicadamente como agente do Direito em todas as áreas!!!! Cambada de sem noção de coisa alguma!!!! Representantes do que há de pior na sociedade brasileira!!!!

    1. Em acréscimo, festa ostentação é brega, especialmente brega em determinados momentos, com determinadas pessoas e em circunstâncias inadequadas. Como essa por exemplo.

    2. Obrigada, Crusoé, por denunciar e nos relatar essas barbaridades repugnantes!!!! É como reforçar o nosso sistema imunológico contra essas pragas do baixo mundo que assolam o nosso país. É inacreditável também como os artistas topam tudo e qualquer coisa por dinheiro, sem critério moral algum para escolher onde atuam, para escolher o comercial que fazem, para escolher a quem prestam seus serviços!!! É tudo uma bandidagem só, numa orgia só de falta de caráter, de limites, de vergonha!!!!

    1. Elite oligarca e plutocrata. Igualzinho lá na Rússia do Putin.

  69. Vergonhoso, ministros deveriam ser concursados ao invés de nomeados. Togados I M O R A IS, q se vendem para essas bancas de advogados poderosos, onde desfrutam de beneces, como essas megas festas, onde não deveriam participar. Muita S U J E I R A , a sociedade esta enojada, dessa raça de safados.

  70. Meu estômago revirou. Alguma dúvida da lava toga? Gostaria de estar nessa festa e vomitar bem no prato do anfitrião e da socia . Queria ver se conseguiriam continuar a balada.

  71. Ah, mas quem leva pedradas é o Sergio Moro, inclusive do presidente da OAB, porque supostamente conversava com procuradores.

    1. A hipocrisia e o cinismo dos inimigos da Lava-Jato não têm limites.

  72. Antes de ouvir sobre tantas bebidas e comidas eu já vomitei...isso é o retrato do Brasil que exala a fétida fragrância do poder.

  73. O começo de solução para tanta imoralidade seria a proibição legal de juízes e membros do Ministério Público, aposentados, poderem atuar como advogados. Isso é um despropósito moral. A CRUSOÉ deveria atentar para isso.

  74. Esta mistura de iniquidade, desfaçatez e hipocrisia pode também ser chamada de Máfia, que, com suas pilantragens, conseguiram mudar até o entendimento sobre a prisão em segunda instância. Vamos ver até quando a população irá suportar a soberba desta corte.

  75. Gostaria de ver Jesus chegando aí com um reio na mão expulsando essa gentalha. Seria a reprise daquilo que o Mestre fez expulsando os vândalos do templo. Muito provável não veremos essa cena é tão pouco veremos, pois não somos dessa laia, esses vermes ardendo eternamente no fogo eterno, pois lá sim, haverá justiça.

    1. Meu chapa, ingenuidade e religiosidades à parte, nem JCristo tem o poder de brecar o SBC- Sistema Brasileiro de Corrupção, que significa o entrelaçamento da Justiça (só que não) com seus “associados”, ou seja, os grandes escritórios de advogados tupiniquins. E sabes qdo isso vai mudar? Só qdo a vaca tossir.. Álvaro Costa(@brasilia_urgente no insta)

  76. Essa festa é o retrato perfeito de quem manda nesse país, empresários, políticos, altas autoridades... Esse pessoal vive de corrupção, tráfico de influência e negociata. É esse o pessoal que tenta, a todo tempo, destruir a Lava-Jato. É esse pessoal que morre de medo de prisão em segunda instância, delação premiada e prisão preventiva. É um grupo pequeno e bem articulado, uma verdadeira “confraria de canalhas”.

    1. Em relação à população brasileira, é um grupo pequeno.

    2. Grupo pequeno? Maninho, corrige isso aí.. de pequeno mesmo só a vergonha das grandes “autoridades” judiciais desta pinóia de país, com destaque para, pelo menos uns 4 “picaretas” com assento na Suprema Côrte. Álvaro Costa (@brasilia_urgente)

  77. Eles chamam a isso de DEMOCRACIA. Magistrados do poder judiciario se misturam em festas milionárias promovidas por advogados que possuem causas milionárias a serem julgadas pelos ilustres convidados. Ache ruim quem achar, eles é quem detêm o poder. Até quando?

  78. Isso aí só se revolve utilizando bomba ou bala. O brasileiro é gado mesmo e a justiça brasileira, principalmente as instâncias superiores, são corporações similares a máfias. Como pode os juízes serem parentes, amigos íntimos ou empregados da banca de advogados da causa a ser julgada?! Vai pra porra!

    1. Como dizia o ex presidente Figueiredo, "Só uma guerra civil para consertar esse País ".

    1. Óóó Mariaaa.. pessoas de bemmmm? Quem? Quem? Tirando o povão, que adora furar uma fila, dado a pequenos furtos nos supermercados, estacionar em vaga de idoso é deficiente, furtar manga no quintal do vizinho, usar cheque da prima e deixar voltar por falta de fundos, pegar dindin emprestado do amigo e “esquecer” de pagar, sobra Quem, Cara Mariaaa? Álvaro Costa brasilia/de

  79. Então...Lava Toga, para venda de sentença e outras pilantragens, nem pensar, O Davi Alcolumbre, filhote do Renan, tem também o rabo preso, por isso que não avança nada, naquela casa.

    1. Não há roubo ou corrupção que os embargos auriculares não resolvem

    1. Aliás, parabéns ao fotógrafo! Dá para perceber o grau de “animação” alcóolica em que se encontravam esses roliços operadores do Direito tupiniquim, o qual, na verdade, não se encontra nas ruas, mas sim nos palácios brasilienses e na pérgola do Copa... que falta nos faz o talento de um Ibrahim Sued para complementar, em sua coluna, a bela matéria com as indiscrições de bastidores (e das alcovas) do hotel !

Mais notícias
Assine
TOPO