Agência Brasil

Os poços dos fundos

Uma delação premiada inédita expõe as entranhas do esquema montado pelo PT e pelo MDB para roubar dinheiro dos fundos de pensão. Um dos projetos que receberam injeção milionária de recursos tinha como sócio oculto, segundo o delator, o filho de um ex-senador
17.01.20

No mercado, a letra “J” representa a curva esperada de um investimento de longo prazo feito em um negócio novo. O desempenho começa negativo e cresce exponencialmente conforme o projeto evolui. Na realpolitik brasileira, contudo, a letra “J” simboliza o cabo de um enorme guarda-chuva aberto em fundos bilionários para abrigar esquemas de corrupção que se apropriam dos investimentos. Institutos de previdência que deveriam aplicar suas fartas reservas em ativos seguros para garantir a aposentadoria de servidores públicos tornam-se fontes inesgotáveis de recursos ilícitos nas mãos de partidos políticos. Crusoé teve acesso com exclusividade à delação premiada de um experiente operador do setor que esmiúça o papel dos agentes que promoveram e se beneficiaram dos desvios de dinheiro dos maiores fundos de pensão do país por meio de aportes em empreendimentos fadados ao fracasso. Um sofisticado estratagema que envolveu doleiros, lobistas, empresários, dirigentes partidários e até um renomado banco americano — todos em torno de negócios fracassados que só ampliaram o rombo previdenciário e abasteceram o caixa de políticos e as contas de empresas suspeitas.

O delator chama-se Ricardo Siqueira Rodrigues, um empresário conhecido como “Ricardo Grande”, que intermediava investimentos de fundos de pensão em empresas privadas. Ele foi preso pela Lava Jato do Rio de Janeiro em abril de 2018, acusado de desviar dinheiro de uma aplicação. Ricardo Grande teve sua colaboração homologada em fevereiro do ano passado. Nos anexos obtidos por Crusoé, que ficaram públicos por alguns dias em novembro por decisão do juiz federal Vallisney Oliveira, do Distrito Federal, Rodrigues relata a trama engendrada por operadores como ele junto a gestores dos fundos de pensão, para beneficiar dirigentes e políticos do PT e do MDB. Um dos casos delatados envolve um fundo de investimento em participações chamado FIP Canabrava, criado pelo empresário Ludovico Giannattasio para financiar a construção de usinas de álcool e açúcar em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio. Relatórios da CPI dos Fundos de Pensão e da Polícia Federal já apontavam que a empreitada resultou em prejuízos milionários aos fundos Petros, Postalis e Serpros, que puseram no negócio quase metade do total de 694 milhões de reais captados. Das quatro usinas previstas, só uma saiu do papel e, ainda assim, ficou no vermelho.

Edison Lobão: filho dele era “sócio oculto” de projeto, segundo o delator
O delator revela que, em 2012, durante as negociações para viabilizar o aporte do Serpros, o fundo de pensão dos funcionários do Serviço Federal de Processamento de Dados, onde ele tinha influência, ouviu do próprio empresário Ludovico que o projeto Canabrava tinha como sócio oculto Márcio Lobão, filho do ex-ministro e ex-senador Edison Lobão, do MDB do Maranhão. Lobão foi o político que deu as cartas no Postalis até abril daquele ano, quando o fundo de pensão dos funcionários dos Correios passou para os domínios do PT. O ex-presidente do instituto Alexej Predtechensky, conhecido como Russo, havia sido indicado por Lobão, que também empregou a filha do aliado no Ministério de Minas e Energia. A relação estreita do cacique emedebista com Ludovico incluiria ainda viagens anuais a Paris com as despesas pagas pelo empresário. Àquela altura, graças à influência de Lobão, o Postalis já havia injetado 190 milhões de reais no negócio das usinas em Campos dos Goytacazes, mas a meta era muito mais ambiciosa: captar 800 milhões. Para isso, era fundamental que houvesse novas adesões de “investidores”. Ou seja, era preciso atrair mais fundos de pensão dispostos a descarregar dinheiro em um investimento de alto risco, sem retorno garantido. Naquele período, 25 usinas de etanol haviam fechado no país.

Foi aí que surgiu um outro personagem relevante no enredo: o consultor Henrique Santos Barbosa, apontado por Rodrigues como operador do PT nos fundos de pensão controlados pelo partido, como o Petros, dos funcionários da Petrobras. Henrique, irmão do atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Marcelo Barbosa, procurou o delator para que ele o ajudasse a destravar o aporte de dinheiro do Serpros no negócio. A demanda foi encaminhada para Luiz Egami, sindicalista ligado a José Dirceu e amigo de Delúbio Soares que tinha trânsito junto à diretoria do fundo de pensão. A partir daquele momento, a trama foi ficando mais clara, numa nítida moeda de troca. Os fundos controlados por petistas precisavam bancar o projeto ligado ao MDB como forma de compensar os aliados pela perda de ingerência sobre o Postalis. “A justificativa, confirmada por Egami, era de que a operação era uma composição para que o MDB, que havia saído do Postalis, recebesse um quinhão”, afirma Rodrigues em sua delação. O lobby surtiu efeito. No dia 12 de dezembro de 2013, o comitê de investimentos do Serpros aprovou o aporte de 70 milhões de reais no FIP Canabrava. Segundo Rodrigues, o sindicalista Egami e Carlos Alberto Pereira, ex-conselheiro do Serpros conhecido como Gandola, já haviam recebido propina de 1,5 milhão de reais para apoiarem outro fundo privado, entre 2013 e 2014.

Henrique Barbosa foi preso na mesma operação da Lava Jato que deteve Rodrigues, em 2018, e também fechou acordo de colaboração com a força-tarefa do Rio. Em sua delação, ele admitiu ter recebido 1 milhão de reais no apartamento de um doleiro na Barra da Tijuca, em julho de 2014, e entregue o dinheiro duas semanas depois nas mãos da secretária pessoal do então tesoureiro do PT, João Vaccari, em frente a um hotel em Ipanema. O dinheiro seria propina paga ao PT pelo empresário Arthur Pinheiro Machado para que os fundos de pensão controlados pelo partido investissem em seus negócios. Henrique disse ter intermediado a entrega a pedido de Adeilson Teles, chefe de gabinete do ex-presidente dos Correios Wagner Pinheiro, também ligado a Vaccari. O operador disse ter se aproximado da dupla quando eles comandavam o Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, ainda no governo Lula. O contato entre eles foi feito pelo petista Marcelo Sereno, ex-assessor de José Dirceu e ex-dirigente do PT, de quem ficou amigo realizando operações no Petros, pelas quais recebeu comissões.

Agência BrasilAgência BrasilO onipresente Delúbio: amigos do petista intermediavam os negócios
A colaboração de Rodrigues imputa a Henrique um papel ainda mais amplo como operador ligado ao PT nos esquemas envolvendo fundos de pensão. “Cabia a (Henrique) Barbosa efetuar, nas operações que participava e nas demais operações dos fundos sob o cuidado de Vaccari, as liquidações financeiras relativas ao Partido dos Trabalhadores”, disse Rodrigues. Em outro anexo, ele relata o envolvimento de Henrique na captação de 90 milhões de reais do Petros em ativos podres da empresa Decta Engenharia, negócio que também contou com o auxílio de Wagner Pinheiro e Vaccari, mediante propina de 6%. O modus operandi da corrupção é semelhante ao revelado por outro delator, o empresário Mario Seabra Suarez, no caso envolvendo aporte do Petros na construção da nova sede da Petrobras em Salvador, conhecida como Torre Pituba. Conforme revelou O Antagonista nesta semana, Suarez delatou propina de 9,6 milhões de reais ao PT para viabilizar o negócio, incluindo pagamentos mensais a dirigentes do fundo de pensão e da estatal e 2 milhões de reais a Vaccari na sede do diretório nacional do partido, em São Paulo. Ao todo, a Operação Sem Fundos mira supostos repasses ilícitos de 68 milhões de reais ao partido de Lula vinculados à obra do prédio da Petrobras, que foi erguido pelas construtoras Odebrecht e OAS com superfaturamento estimado em 1 bilhão de reais.

No caso do Postalis, o prejuízo causado pelo FIP Canabrava, segundo a Polícia Federal, teve participação direta do banco americano BNY Mellon, administrador da carteira do fundo de pensão. Apontado como responsável pelas operações fraudulentas, o ex-presidente do banco José Carlos Lopes Xavier de Oliveira chegou a ser preso e a instituição sofreu um bloqueio judicial de 240 milhões de reais por causa das irregularidades. Na CVM, o banco recebeu multas que somam 16,8 milhões de reais em dois processos do Postalis e foi absolvido da última acusação, de precificação imprecisa de ativos, em abril do ano passado. No mesmo processo, Alexej Predtechensky, o ex-presidente do fundo, e dois operadores foram autuados em 39 milhões de reais. As suspeitas envolvendo o FIP Canabrava, que teria Márcio Lobão como sócio oculto e rendido propina ao PT, ainda estão sob apuração. Em 2016, o Postalis passou a administração dos seus fundos do Mellon para o Banco Brasil Plural, instituição na qual Henrique Barbosa também executou operações de mercado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O QUE FOI FEITO DA CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO DO CONGRESSO NACIONAL? AS RECOMENDAÇÕES NO RELATÓRIO DA MESMA ESTÃO SENDO ENCAMINHADAS PELA POLÍCIA FEDERAL? NO CASO A PETROS O ROMBO É DE BILHÕES E ESTAMOS SENDO PENALIZADOS COM DESCONTOS EXTRAORDINÁRIOS ABSURDOS QUE ESTÁ INVIABILIZANDO A VIDA DE MILHARES DE BENEFICIÁRIOS. HOUVE ATÉ CASO DE SUICÍDIO. QUER DIZER NÓS QUE CONTRIBUÍMOS DURANTE 40 ANOS COM PARCELAS VULTOSAS PARA GARANTIR UMA TRANQUILIDADE NA APOSENTADORIA, ESTAMOS AGORA PAGANDO A CONTA.

  2. Caro Fábio Leite me traga uma matéria de jornalismo investigativo sem estar baseado na denúncia mas que tenha um olhar na anunciação das mudanças propostas por outros que não sejam um ou outro. Gente que pense em algo NOVO a partir de um partido NOVO com suas virtudes e defeitos mas que me ajude a decidir se vou me filiar e agir para mudar este País

    1. Aqui em Niteroi, teremos candidata super qualificada para a prefeitura do NoVO. Se tem um partido com propostas eticas e serias nesse mar de toma la da ca minha propina, meu funfo eleitoral/partidario, e' o NOVO. O reto e'mais do mesmo.

    2. Danilo você já leu o estatuto do partido NOVO? Me intrigou o chamado processo seletivo. Aqui em Petrópolis-RJ não tivemos nenhum pretendente aprovado. Teremos só candidatos a vereador. São assuntos que merecem abordagem jornalística pelo ineditismo

    3. Isso tem cara de mensagem de assessoria de imprensa... ou é picareta do mesmo naipe dos envolvidos na denúncia.

  3. Só um IRA ou ETA, GESTAPO, SS, pra limpar essamerda toda. Tem que explodir essa gente, e não deixar Nenhum parente próximo vivo. Essa raça gera bandidos eternamente.

  4. Somente m empalamento como se fez com Kadhafi na Líbia para colocar esses larápios nos eixos . Posso fornecer as picaretas para usarem os cabos nessa tarefa.

  5. Não acredito nisso, o PT o PMDB são partidos sérios com dirigentes honestos podem ver , eles nunca se envolveram com a justiça, não exuste nada que desabone suas condutas , são pessoas honestas que trabalham pelo país , é nisso que a esquerdalha mamadora de teta acredita.

    1. Segui esse mesmo caminho, Laudemir. Votei no demiurgo até 2002. Mas já em 2004, quando a ‘fumava’ do Mensalão já intoxicava o País, percebi a enganação. Só as ruas para resgatar o Brasil.

    2. Boa: evoluiu! Quem não muda de ideia só louco e cachorro. vc provou não ser nenhum dos 2. 👍

  6. Esses ladrões do PT e MDB, cospem na justiça brasileira. A justiça para eles não representa nada. Os bandidos que estão soltos pelo STF inimigos do povo, circulam por aí fazendo o mesmo que faziam anteriormente. impunes!

  7. tem muita notícia que sai na imprensa, como esta, que não vai dar em nada. Passa o tempo e a gente vê que roubaram incólumes, só com investigação policial e o judiciário nem dá bola.

    1. É isso que desanima a todos nós, que queremos um país de honestos. O que fazer então com um judiciário desse que só nos traz tristeza?

    1. E o projeto de lei Pacote anticrime que previa o confisco alargado , onde pegaria peixes grandes, foi tesourado e desvirtuado na casa dos eminentes representantes “eleitos” pelo povo, onde os honestos com certeza São poucos .

    2. Nelson, falta judiciário disposto para fazer justiça!!

  8. ...e hoje os funcionários dos correios estão pagando o rombo do Postalis, descontado em folhas de pagamento, até dos aposentados...isso comentado pelo carteiro que passa sempre por minha casa, esta no contracheque...é phoda

    1. É phoda JHUAN , mas pergunte aos funcionários dos correios , em quem eles votaram assiduamente?? PT, Lula ladrao ídolo deles, enfim que paguem o preço da BURRICE, nos contracheques como vem acontecendo!!!!

  9. Um conselho amigo aos trabalhadores brasileiros: fiquem bem longe de PT, MDB e PP se não quiserem ser extorquidos até os ossos.

  10. Só consegui ler até a metade. O resto é enredo conhecido, cujos protagonistas são sempre os mesmos: PT, PMDB... Lula, Dilma, Dirceu... Pra continuidade do enredo, tudo deve, posteriormente, ficar parado ou ser "canetado" por um certo "ministrinho" do supremo tribunal da impunidade. Que nojo!

    1. Jester, com todas as delações e provas, os bandidos estão todos soltos, pelo, há muito desacreditado, STF!!!

  11. Em meio a esse lamaçal, os petralhas velhacos fazem o maior barulho sobre o caso Queiroz/Flávio. Claro que ambos devem satisfação à justiça, masuito antes disso, toda a corja podre do PT (Dirceu principalmente) devem ir para a cadeia e devolver todo o dinheiro. PT e MDB PODRES!!!!

  12. Se a Sra. Justiça Brasileira fizesse realmente justiça, o mínimo que poderíamos esperar é o dinheiro desviado voltando com juros e correções para os referidos fundos e todos os responsáveis pagando pelos seus crimes na cadeia. Quem vai pagar pelos prejuízos causados aos participantes desses fundos, que mês a mês, ao longo dos anos, contribuem fazendo uma reserva pra quando se aposentarem, complementarem suas aposentadorias? Roubo! Ladrões! E a PREVI?

    1. Sinto muito, Antonio. Mas graças a Deus, não estou entre essas 46.000.000 de imbecis irresponsaveis e levianos

    2. Kkk, quem vai pagar? Eu! 20% da minha aposentadoria sendo retirados todo mes a título de recomposição do fundo!!! E ainda assim 46 milhões de imbecis votaram nessa quadrilha nas eleições passadas...

    1. Presidente da república não consegue alcançar o bando de corruptos infiltrados por toda parte, inclusive no judiciário!! Para colocar esse país num melhor rumo, o processo será muuuito longo!!! Vamos ter que exigir dos governos muito investimento em educação, pra que o povo possa ajudar nesse processo de um futuro menos corrupto!!!

    2. Esses roubos prejudicam toda uma geração de brasileiros, de norte a sul dos zero aos 90 anos que pagaram por suas aposentadoria e hoje descobrem que foram assaltados. Lei e cadeia já aos corruptos do colarinho branco.

    3. Acho que esqueceu do Judiciario, este que bate o Martello para fechar com chave de ouro a negociata. Claro que leva a maior parte do bolo junto com a elite da advocacia brasileira. Uma orquestra super afinada.

  13. Acho que está se tornado impossível, eu ler alguma notícia de roubo que o PT não esteja metido. Nunca me passou pela cabeça que um Sarney, Quécia, Maluf, Temer Newton Cardoso iam ser café com leite, perto da outra turma.

    1. Não me conformo como esses partidos políticos não são enquadrados como quadrilhas, PT, MDB, PP, PSDB...., deveria cassar o registro de todos e processar e punir todos os seus dirigentes

  14. Crusoé, que mancada! Não adianta esconder que o assessor especial de Paulo Guedes, Esteves Colnago, foi indicado nessa bandalheira aí. Aliás, o Próprio Guedes também já andou chafurdando nessa lama, quando operava no mercado financeiro.

    1. Sr. Francisco, o tal acessor do Paulo Guedes recomendou investimento na Sete Brasil. Quer maior prova do que essa? Defender o indefensável não dá.

    2. Errado, o fundo do Paulo Guedes foi um dos poucos que tiveram ganho de capital!

  15. Mesmo não sendo a favor do PT TENHO MUITAS RESSALVAS em relação ao Paulo Guedes. Para mim lobo em pele de cordeiro. Deve estar fazendo um mutretao as escondidas. Pobre população

    1. Pronto! Agora temos aqui nos comentários uns sabichões, donos da verdade, que sabem como os outras pessoas devem opinar. Provavelmente, recebem todo o seu iluminado conhecimento pelo WhatsApp e Facebook, e saem por aí ditando regras. Patético!

    2. Antônio, tente calar a boca que é melhor para vc. Nao dá essa mancada que você está provando que é um boçal, para todo mundo aqui na rede....

    3. “Deve” estar fazendo um mutretão às escondidas! É assim que você forja suas convicções? Não é melhor ficar de fora só prestando atenção?

    4. Falou "Mesmo não sendo a favor do PT" é pq é Petista.

  16. Onde estão os políticos, ministros do supremo e autoridades do governo para dizer isso , é "estarrecedor", "imperdoável", com dinheiro arrecado do povo. Demagogos.

  17. Vamos lembrar que um dos acessores do Paulo Guedes é responsável por prejuízos bilionários em fundos de pensão também.

  18. O inacreditável é que o dinheiro que foi roubado dos fundos, é a reserva de uma vida dos funcionários, e mesmo assim, muitos ainda defendem o lula e o esquema criminosos do pt, mdb e suas franjas. Diante de um escândalo desses, nunca vi nenhuma movimentação por parte dos lesados e os ca na lhas continuam soltos. É surreal! Essa gang merece prisão perpétua!

    1. E imaginar q isso é a mínima ponta do monstruoso iceberg gerido por esses canalhas e pior- imaginar q tds estarão protegidos juridicamente por aquela tchurma de plantão. Pela sensação de impotencia q dá tem-se vontade de botar o dedo no nariz ( deles) e rasgar!!!

  19. Trabalhou na Petrobras a vida toda, juntou uns trocados para quando se aposentar pegar a mulher e viajar e ter um fim de vida tranquilo. Se aposentou e hoje paga 10mil por mês para cobrir o rombo deixado na Petrie. Hoje está doente e vive um infortúnio com problemas diversos. Enquanto isso os ladroes gargalham em Paris e em suas mansões no lago Sul. Os juízes da corte maldita nada fazem a não ser criar empecilhos e GARANTIAS para que a ORCRIM jamais seja punida. É triste o retrato......

  20. Como aposentada da Caixa, pago 20% do salário por causa rombo que fizeram com o que juntamos uma vida inteira. E vamos pagar por mais 17 anos. Contamos com Crusoe e Antagonista para nos ajudarem a

  21. Sou aposentada da Caixa e nos meus piores pesadelos jamais imaginei o que um partido, que se dizia dos trabalhadores, iria fazer com o dinheiro dw nossa aposentadoria. Estamos pagando um rombo que não é nosso e pagaremos por mais 17 anos 20% de nosso salario. Contamos com midia , como a Crusoe e Antagonista, para nos ajidar a desmascarar esses bandidos.

    1. Realmente é estarrecedor, Valéria! E a insensibilidade do STF e dos congressistas que só cuidam de boicotar a Lava-Jato, não ajudam o povo brasileiro a confiar na efetiva punição dos culpados, com devolução do que foi roubado aos fundos de pensão.

  22. E a grande mídia não publica nada. O dinheiro desviado não é recuperado. Ninguém vai preso, ou quando vai o STF solta. A bandidagem continua gastando o produto roubado. Somente as redes sociais para esclarecer a população brasileira!!!

  23. Quando os demiurgos da justiça superior caírem e forem substituídos por juízes reais estas corjas de bandidos aninhadas em máfias chamadas de partidos, e que 'alimentam' aqueles e os seus, serão exterminados.

    1. Nilva, os sindicatos, quase a totalidade, é um antro de marginais esquerdistas.

    2. ol Onde estava o Sindicato dos Petroleiros qdo o Petrus era saqueado pelo PT? Onde estava a Associação dos jornalistas investigativos que nada denunciou sobre isso?

  24. A roubalheira do PT e MDB é vergonhosa. Esses partidos e os respectivos ladroēs, deveriam ser banidos do cenário político. O condenado jamais poderia estar fora da prisão.

    1. Acho que você só leu a metade do artigo. faltou uma sigla. E uma nova sigla já está apta a se integrar.

  25. O partido das trevas foi criado para roubar, roubar, roubar, ... O dono fez curso de sin dicalismo, nos Estados Unidos, no início dos anos 70. O pior sindicalismo, tudo financiado por empresários como Paulo Villares, Cláudio Bardela, Miguel Jorge, para enganar, trapacear, como fazem os gangsters americanos, donos dos sindicatos por lá. Vejam os filmes "Hoffa" e "O Irlandes". Qualquer semelhança não é mera coincidência.

  26. A indignação de todos nos é tanta que, a maioria pensa que a única solução, são medidas super drásticas para resolver esses casos.

  27. sempre os mesmos bandidos. Triste saber que os beneficiários dos fundos estão amargando 20% dos benefícios por 18 anos p/repor o que a vagabundagem roubou. Essa gente merece pena de m0rte

    1. Revolta saber que não tem prisão em Segunda Instância e que ainda vai haver um Juiz de Garantia para garantir a impunidade dos maiores ladrões do país, e que a atual maioria do STF não condenou nem um réu do Petrolão e ainda soltou o Chefe da Quadrilha. Deus se compadeça do nosso país, que não tem porta da frente, mas só Porta dos Fundos.

  28. Li a matéria e pensei: "tomara que alguém que possa dar um jeito nisso leia isso". Que ingenuidade, ninguém vai fazer nada. Os poucos procuradores e delegados que tentam fazer alguma coisa são barrados e até perseguidos. Só resta ao povo ir para as ruas mas vamos guardar nossas energias para o carnaval, não é mesmo?

    1. Pensando bem, o único que poderia dar um jeito nessa desgraça é o General Villas Bôas. Ele está com algumas limitações físicas mas sua cabeça está ótima. Se ele quiser, sozinho, fechar o Congresso e o STF pode me chamar, eu seguro a garrafa de oxigênio e empurro sua cadeira de rodas. Pode parecer absurdo, mas o General Villas Bôas é o único que pode. Vamos lá, General. Me chame que eu vou!

  29. Este é o Brasil em que vivemos. Pessoas que só pensam em roubar, em corromper , etc., em detrimento do sacrifício do povo que sofre diuturnamente com a falta de segurança, saúde, educação e afins. AI-5 JÁ

    1. Deveriam todos ser apedrejados e executados em praça pública!

  30. Como sair desse embaraço se houve uma troca de 250 novos deputados, e nós povo percebemos que não houve mudança alguma no ano de 2019 com os projetos sem vergonha que foram aprovados, de nada adiantaram a renovação foram todos coptados, deve ser muito melhor do que a gente pensa simples mortal a coisa só pode ser muita boa, pois esqueceram totalmente do povo.

    1. A única solução, seria o Moro que, exatamente por isso, é jogado para escanteio pelo judiciário, pelo Congresso e até pelo presidente.

  31. Sempre o partido/organização criminosa e o mdb duas enormes quadrilhas que fazem parte da ORCRIM. Houvesse um judiciário sério e comprometido com a justiça essas quadrilhas teriam sido extintas e seus facínoras estariam na cadeia.

  32. O mais difícil é um cidadão de bem como a maioria dos brasileiros ver todos os dias e de forma continuada os detalhamento das roubalheiras que estes partidos liderados pelo PT e MDB fizeram em nosso país. É caso de fusilamento e confisco total de todos os bens destes caras. Vejam a incoerencia jurídica deste país, o Vaccari por exemplo e todos os demais bandidos estão soltos !!!!!!!!!

  33. Lendo isto abrem-se almoçar, desisti, pois sei que vomitarei. E o Ladrão lula, dono do pt insiste em dizer que nem Jesus é mais honesto do que ele. A insistência dele com as mesmas mentiras fez um monte de acéfalos acreditar que é verdade e, desde então, são seus seguidores.

  34. Advinha quem vai bancar o déficit desses fundos e garantir aposentadorias de marajá aos funcionários públicos? Você mesmo otario. Sempre o trabalhador honesto paga a conta, enquanto os bandidos poderosos tem cobertura do STF de dos políticos comparsas. Só vai parar quando o brasileiro tomar vergonha na cara e não reeleger nenhum deles nem seus familiares

    1. O dinheiro recuperado para a Petrobrás deveria ser utilizado na reparação desses rombos e utilizados para aliviar a pesada carga imposta aos aposentados. O STF libera todo mundo, isso é uma VERGONHA! Onde estão os homens de bem desse país?

    2. Quem vai bancar? Eu, funcionário aposentado da Petrobras, que já pago hà um ano 30% da minha aposentadoria bruta! Depois tem os descontos PETROS, imposto de renda, etc, etc, etc. meu padrão de vida despencou e de todos os meus amigos aposentados ou da ativa. A Petrobras no dia os diretores e conselheiros da PETROS. Logo, nada podemos fazer. Agora que o roubo está provado a Petrobras deveria repor nossos proventos, já que ela nomeou os ladrōes para tomarem conta do nosso dinheiro.

  35. Roubar no Brasil é um grande negócio! os ladrôes usam o dinheiro roubado para se defender ad eternum! A ÚNICA solução é CANCELAR Cpf!

  36. O destino dessa cambada toda é o inferno. A justiça podia dar uma mãozinha confiscando 100% do patrimônio dos canalhas (roubado e não), colocá-los em frente a um muro e passar fogo. Seria uma passagem só de ida bastante merecida.

  37. quanto dinheiro..quanta corrupção, e o pior é que partidos como PT e MDB continuam ativos..deveriam ser fechados e seus dirigentes presos. está faltando pena de morte no Brasil para corruptos

  38. O MDB representa a direita tradicional, que sempre governou o país; o PT, a esquerda e a "nova" direita, carola e sem noção, não rouba (ainda) mas facilita para os corruptos. E o eleitor continua votando nesses partidos, só que em outros nomes?!?! Assim não tem como mudar.

  39. PT, PMDB, PP, PCdoB, PSOL, REDE e PP, assaltaram os cofres públicos e das Estatais, eu posso imaginar o tamanho desse rombo, e o pior de tudo isso é que eles estão soltos, ninguém foi preso ou está sendo punido severamente com o máximo rigor da Lei, pois aparelharam todo o sistema de Justiça para defendê-los e livrá-los dessas penas, isso é lamentável e quando a Justiça funciona, o STF solta. A solução é Povo nas Ruas, pressão popular.

  40. Boa abordagem de Fábio Leite. O rumo e a direção corretas. Hoje, e por mais bons tempos, nos veremos longe da gentalha incapaz e corrupta que denegria a função pública, só rastejando nos meandros espúreos da privada.

  41. Por essas e outras bandalheiras privatizar estatais é fundamental pro desenvolvimento do país. Dinheiro dos contribuintes pagando propinas e enriquecendo canalhas oficiais ou privados, q deveria prover serviços públicos decentes

  42. Essa roubalheira nos fundos de pensão tem que ser escancarada pela mídia, para que futuros aposentados - atentos às más administrações - não passem pelo enorme sufoco que os atuais aposentados estão passando!! Prisão é pouco para esses vagabundos! O que eles fizeram com a grana dos velhinhos é crime hediondo!! Qual será a resposta da justiça pra isso??

    1. A resposta da justiça é a de sempre: vamos rachar!

    2. Também fico indignado mas parece que quem de direito que deveria tomar as medidas cabíveis não está nem aí. Mas não desanimemos, continuemos lutando por um país decente.

  43. minha indignação, que beira o ódio, com alguns notórios ministros do STF e do STJ que libertam esses criminosos da prisão. Há mais de três anos que sou penalizado com o desconto,mensalmente, de 20%de meu benefício para cobrir o roubo que fizeram no POSTALIS.

    1. Em SC os assistidos da CELOS passam pela mesma situação. Muito triste!!!

    2. Pois é, mas conheço funcionários da CAIXA, que sofrem o mesmo (pagando o buraco) e ainda defendem o PT, vá entender. PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

  44. E depois de toda essa roubalheira ainda querem que os dependentes/ beneficiarios/mantenedores cubram os rombos que eles causaram. Onde está a justiça? Pergunto: onde está a verdadeira justiça? Não a do STF....

    1. Está na primeira instância que eles querem colocar sob suspeição.

  45. Eruma vez um lobo mau que resolveu roubar alguém, estava sem vintém, mas arriscou e logo se estrepou......Só posso lhes dizer chapeuzinho agora trás um lobo na coleira que não rouba nunca mais,

    1. Vc consultou qual pesquisa pra afirmar que os trabalhadores dessas empresas são petistas? Conta pra gente, imbecil.

  46. Deitam suas cabeças no travesseiro e dormem tranquilo. PT e MDB maiores arrombadores, quer dizer passa mão mêsmo, de recursos que nos pagamos. Afinal esses recursos são de taxas impostos q pagamos. Eles sabem q o STF solta todos.

  47. Está reportagem confirma o que se conhecia dos gestores de fundos de pensões, corrupção há mais de 30 anos. Vergonha nacional camuflada e pouco divulgada. Restaram os prejuízos aos cooperados e associados.

  48. Céus, todo dia lemos sobre desvios (roubos) de milhões e milhões. País pobre é país com dirigentes corruptos, não há a menor dúvida. Que a Lava Jato consiga seguir seu trabalho apesar de tanta resistência por parte da bandidagem política. A parcela do povo que não tem o rabo preso e é honesto, agradece!

    1. Regina o Gimau Mendes Tofolli Levan o Rodrigo Maia o Alcolumbre não deixam. Até o Bolsonaro ajuda tb.

  49. Bah, pessoal. Valeu a pena esperar. Lavaram minha alma. Minha sensação da Lavajato moribunda mudou para Lavajato viva. Obrigado. Grande Crusoé 90.

    1. Tomar dinheiro de uma vida de trabalho de aposentaria,o cidadão não merece nem viver. Como conseguem se olhar nos olhos na mesa na hora das refeições com a família! Meu Deus

    2. Não temos Lei em nosso País, a não ser akelas q são usadas para prejudicar o Povo. Não temos políticos sérios e sim um cartel de enganadores q só fazem leis em seus próprios benefícios. Não temos judiciário capaz de exercerem e cumprirem as leis com isenção e sabedoria. O q temos então ??? Estamos tão desorientados q a Família a Educação e o Respeito ao próximo Não mais existe e nos leva a um caos por interesses dos q deveriam Nos orientar.

    3. O judiciário é o avaliador da roubalheira, já que soltam todos os ladroes do PT, Moro já para ministro do STF.

    4. só se fará justiça se for usado art. 142, isso é se o Presidente e o Comando das Forças Armadas tiverem peito, para implantar a ordem e a justiça, atuar pontualmente punindo os corruptos e sair de cena deixando o país ser governado por políticos honestos.

    5. Malditos! Não perdoaram nem as reservas para aposentadoria dos trabalhadores. Agiam feito urubus! Triste é ver todo trabalho de investigações feito pela polícia ser enterrado pelo judiciário, que é o patrono da impunidade. Até quando assistiremos passivamente a engorda dos corruptos?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO