SergioMoro

Governabilidade

30.07.21

Governabilidade é um conceito equívoco. Pode ser compreendido na perspectiva do objeto a ser governado ou na do sujeito que governa. No primeiro sentido, por exemplo, um país pode ser fácil ou dificilmente governado ou até ser avaliado como ingovernável, independentemente de quem ocupa a posição de líder. A ingovernabilidade era o que se dizia, por exemplo, em relação à República de Weimar, do entreguerras: pela excessiva fragmentação partidária não haveria condições de governabilidade naquele sistema político independentemente de quem exercia a liderança. A solução para a governabilidade envolveria não a troca da liderança, mas a mudança da forma de governo. A República de Weimar caiu com a ascensão ao poder de Você Sabe Quem, mas não foi mera troca de liderança e sim substituição de uma democracia pelo totalitarismo. Ironicamente, estavam os alemães melhores com a ingovernabilidade do que com a governabilidade de um tirano genocida. Já no segundo sentido, a governabilidade é avaliada na perspectiva de quem governa. A liderança pode governar com facilidade, para o mal ou para o bem, ou ter perdido as condições para exercer o poder. Governabilidade pela liderança não depende necessariamente de que o governo seja bom, haja vista o exemplo de estados falidos, nos quais os governantes ainda assim se mantêm no poder.

A sucessão de governos ruins e de impeachments presidenciais gerou recente discussão no Brasil acerca da governabilidade. A culpa seria dos presidentes ou da forma de governo mal desenhada? No primeiro caso, bastaria ter a paciência de aguardar as próximas eleições ou precipitar a mudança por impeachment. No segundo, as eleições não alterariam o problema, sendo necessária uma reforma mais ampla. Seria o parlamentarismo ou alguma espécie de semipresidencialismo a solução? Há dúvidas.

É certo que o nosso presidencialismo de coalizão, que é o formato adotado desde a redemocratização, apresenta sinais de esgotamento. Pela dificuldade da Presidência de obter uma maioria no Congresso para aprovar os seus projetos, impasses políticos têm sido frequentes, e na disputa entre Executivo e Legislativo, o segundo tem condições de demitir o presidente, mas este não tem como destituir os parlamentares. A tensão máxima tem resultado em ameaças de impeachment frequentes e, em dois casos, a sua efetivação.

Para obtenção da maioria parlamentar, ainda que temporária, o Executivo tem lançado mão progressivamente de expedientes de ética questionáveis e que reforçam o caráter patrimonialista e extrativista de nossas práticas políticas. A disponibilização de recursos aos parlamentares via emenda de orçamento ou a colocação de áreas da administração pública à disposição de loteamento político partidário são dois exemplos negativos. Mas há situações piores. Um exemplo delas foi revelado no escândalo do Mensalão, em que o Supremo Tribunal Federal, liderado pelo ministro Joaquim Barbosa, reconheceu a “comprovação do amplo esquema de distribuição de dinheiro a parlamentares, os quais, em troca, ofereceram seu apoio e o de seus correligionários aos projetos de interesse do governo federal na Câmara dos Deputados”. Mas o estado da arte da putrefação foi escancarado pela Operação Lava Jato, com todos os detalhes e provas: os cargos nas estatais brasileiras eram loteados politicamente e os nomeados tinham por missão arrecadar recursos para enriquecimento ilícito de agentes e partidos políticos em troca da governabilidade.

Muitos agentes políticos alegam que a governabilidade demanda ceder ao fisiologismo, ao patrimonialismo, ao loteamento político de cargos e, em algum ponto, até mesmo à corrupção clara e aberta. No fundo, sempre li isso ao contrário, o fisiologismo, o patrimonialismo e o loteamento político eram desejados e precisavam encontrar uma justificação que os legitimassem de alguma forma. Da mesma forma, sempre é preciso encontrar uma razão, ainda que ilegítima, para a corrupção. Foi exatamente o que ocorreu no Mensalão e nos casos revelados pela Operação Lava Jato. Apesar da corrupção escancarada, parte dos responsáveis pelos crimes justificava suas condutas ilegais e antiéticas com o o falso álibi da “governabilidade”. É uma técnica de neutralização da culpa, “fiz para manter a governabilidade”, assim como o célebre álibi “fiz porque todos fazem”. Mas quando se olha de perto ou em detalhes, essas frases não raramente parecem com “fiz porque era cúmplice”, “fiz porque não me importo” ou “fiz para manter meu poder ou ampliá-lo”.

A governabilidade é, por evidente, imprescindível para a estabilidade política e para que governos possam alcançar os seus objetivos. Mas não se pode ceder à corrupção para construir ou manter a governabilidade. Não é uma questão puramente moral ou legal. Quando se cede ao crime, constrói-se governabilidade efêmera. Os custos para mantê-la vão se tornando cada vez mais altos, pois o apetite da corrupção é insaciável. Além disso, premia-se os maus, e se desenha a tendência de que a política passe a ser cada vez mais dominada por criminosos e não por princípios. Quando ainda ouço atualmente que não se governa sem se ceder à corrupção, tenho certeza de que, além da justificação hipócrita, vende-se, na prática, a governabilidade do futuro e na verdade o próprio futuro. Não é sobre essas bases que se pode construir uma agenda política moderna e voltada ao bem comum. Não conheço a história de qualquer país cuja estratégia bem-sucedida de desenvolvimento tenha passado pela aceitação da corrupção como um mal necessário.

A lei e a Justiça precisam servir como um contraponto a essas tentações ilícitas. Não cabe às instituições da Justiça realizar cálculos políticos ou ceder a apelos para manter a duvidosa e momentânea governabilidade. Se alguém cometeu um crime, mesmo se poderoso e se envolver grande corrupção, deve haver punição, observado o devido processo legal. Ceder ao cálculo político é esvaziar a credibilidade da lei e da Justiça. Nem o apelo à governabilidade é válido, pois no médio e longo prazo ela é a maior vítima. O julgamento do Mensalão e dos casos revelados pela Lava Jato mostrou que as instituições da Justiça podem funcionar e aplicar a lei, algo simples, mas revolucionário em um cenário histórico de impunidade da grande corrupção. Não é destino manifesto do Brasil ou de qualquer país ser uma nação corrupta.

Sou um pouco cético em relação à ideia de que a mudança da forma de governo resolveria os nossos problemas de governabilidade. Reforçar o poder do Congresso, com a fragmentação partidária atual, nos aproximaria da instabilidade política da República de Weimar ou mesmo da República Francesa no período do entreguerras, nenhuma delas com final feliz. Além disso, não deixa de chamar a atenção o histórico recente de presidentes da Câmara e, em menor medida, do Senado que foram acusados ou condenados criminalmente. Talvez o que precisemos de fato aprender é que a governabilidade só pode ser construída com a aplicação da lei e fazendo a coisa certa. O oposto disso é um beco sem saída.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Melhor texto, entre todos excelentes, que li do nosso futuro presidente. Acho que no momento certo ele vai se apresentar como candidato. Com 80 anos isto seria um presente para mim e, claro, para todos os brasileiros de bem!

  2. O Centrão já é tido como certo na maldita governabilidade e seu instinto predador enaltecido. E vai passando sem indignação. Ainda há os arrabaldes do Centrão.

  3. Parlamentarismo significa responsabilidade direta do parlamento com os resultados do governo. No presidencialismo elege-se um potencial ditador, psicopata, incompetente ou desonesto, de difícil remoção, que um dia após as eleições pode já não ter nenhum compromisso com o que disse na campanha. Claro que Parlamentarismo exigiria reforma política ampla (candidaturas livres de partido, voto distrital, etc.). O Parlamentarismo é a opção das nações mais democráticas e desenvolvidas... não por acaso!

  4. Cético acerca da necessidade de reformas políticas profundas. Prefere acreditar, nada ceticamente, que basta “boa vontade”, basta ser íntegro, incorruptível e honesto e pronto: vai funcionar! Mais um inocente esperando Papai Noel... até queria ver vc na cadeira presidencial... aposto (sério) que não dura dois anos... pode até ser renúncia mesmo, mas não dura dois anos...

    1. Ah, sim, vai funcionar pq o Judiciário vai fazer cumprir a lei, não? São todos íntegros, honestos, incorruptíveis (principalmente nas cortes mais altas, não? Dá para confiar sem pensar duas vezes, não? Nada a questionar, não? Não tem como dar errado, né?)

  5. Concordo com tudo o que Sergio Moro escreveu nesse artigo primoroso. Sua visão de mundo nos mostra que o Brasil é um país diferente só por causa da sua classe política. Está mais do que na hora disso mudar. E a mudança virá com a eleição de Sergio Moro para exercer a presidência desta infeliz nação. Moro é a terceira via imbatível!

  6. Eu gostaria de saber se na opinião de Sérgio Moro o atual modelo de presidencialismo de coalizão inviabiliza completamente a candidatura de alguém honesto que correria o risco de ser chantageado pela "banda podre" do Congresso ou se seria necessário mudar o sistema de governo para propiciar maior independência do executivo. E que sistema ele defende, nesse caso.

    1. Moro é cético acerca de reformas políticas conforme ele confessa no artigo acima. Sebastianista de carteirinha: espera o “salvador” honesto, íntegro, incorruptível que irá mudar tudo. Se o judiciário ajudar, é claro (mas são todos íntegros, honestos e incorruptíveis nas cortes mais altas, não? Não tem como dar errado...).

  7. Com esse sistema político o Brasil só vai andar para trás e para encher os bolsos dos politicos corruptos....e são tantos...

  8. Sergio Moro, sempre claro e transparente. Revela o dom de esclarecer sem atacar. Aprecio o tom mais assertivo que adotou nesta matéria. Espero que continue utilizando formatos mais contundentes nos próximos artigos.

  9. Texto perfeito! Contudo, complexo para o cidadão comum, a grande maioria no país. Que, pela péssima educação, desconhecem fatos, história e exemplos. Assim não conseguindo avaliar e julgar indivíduos, seus atos e promessas. Sempre optam pelo que mais oferece, mais populista. Ainda é alienada e passiva enquanto um séquito de indivíduos roubam e destroem o país, afetando drasticamente a vida de cada cidadão. Enfim, não há chances de melhoras efetivas nessa terra.

    1. ... Comentário à altura do texto do Dr. Sergio Fernando Moro. ... Estamos lascados ...

    1. 👏👏👏👏👏 parabéns Moro ! muita luz na sua vida ! que Deus te proteja 🙏🙏. Lena.

  10. Como sempre muita lucidez. Mas espero que já esteja se reunindo com uma equipe de pessoas competentes das diversas áreas. O Brasil tem pressa chega de bolsolula.

  11. perfeito! nosso problema não é o sistema! é a falta de ética que é catalisada pela falta de punição rápida e efetiva. com a recente guinada na legislação, ficou ainda mais difícil punir. sem vacina, a corrupção agora espalhará mais que a variante delta...

  12. Moro em Itati - PR. Votei no Bolsonaro, pretendo votar no Dr. Sérgio Moro para 2022. Se ele não for candidato, estarei numa sinuca de bico pois na esquerda não voto jamais, nem em corrupto e ladrão. Aliás, as narrativas e estratagemas usados pela esquerdalha podre para manchar a honra do Moro entre agricultores de produtos orgânicos é de uma sordidez absoluta. Intimidação mesmo.

  13. Parabens pelo Aniversario! Apoie a #terceiravia Nosso destino depende dela! É urgente e desesperador. O que o fez acreditar que a besta fera honraria promessas a um homem correto, com retidao moral e grandeza de carater, como voce? Por que?

  14. Alguém comentou antes e reitero o comentário: SEM UMA RADICAL SUBSTITUIÇÃO DA BANDIDAGEM QUE OCUPA OS POSTOS DO CONGRESSO NACIONAL, sua eleição à presidência não sobreviveria a impeachment em seguida ao primeiro ano… PENSE NUMA ELEIÇÃO CERTA PARA O SENADO. Parabéns pelo aniversário 🎁 e pela juventude dos seus 49 anos e a chance de muito tempo de vida para ajudar ao seu país…

  15. perfeito, Moro. e além de tudo isso a falta de vergonha e de punição desses ratos dos três poderes, é o que nos arrebenta política e social ente

  16. Perfeita análise. Ainda sonhamos com alguém íntegro e que mexa nesse status quo. Quem sabe, tenhamos Sérgio Moro como nosso candidato

  17. O STF está perdendo sua credibilidade perante a Nação. Até o Presidente da República tem desdenhado impunemente do Supremo.

  18. Uma das promessas de campanha do Presidente atual, era acabar com a polícia do .... toma lá dá cá..., que, se fosse implementada, estaria na sua linha de raciocínio. Mas, após assumir o cargo, fez o que o Senhor, sabiamente, disse nessa coluna. Sinceramente, não sei o que fazer, porque sai governo, entra governo e tudo permanece igual. Corrupção pra lá corrupção pra cá, executivo, judiciário e legislativo ( exceção foi a Lava Jato), prevaricam nos seus deveres. Votaria no Senhor sem medo

  19. Muito bom seu pensamento Sr. Moro, mas como o senhor mesmo disse aplicação da lei e fazendo a coisa certa, como pensar isso com nosso poder judiciário? dentro dessa análise o senhor julgou provavelmente lava a jato fazendo a coisa certa e aplicou a lei, certo, mas o STF condenou o senhor com decisão de ser parcial? como

    1. É inteligente. O que fazer no STF ou Senado? ... Tem projeção internacional como advogado. ... Por que ter que andar com uma pesada toga? ... Frequentar o Senado toda semana? ... Pode advogar, ter uma vida digna como sempre teve com sua família. ... Com salário compatível com sua capacidade. .. Em qualquer lugar do mundo civilizado.

  20. Por que um dia acreditou que a besta fera caminharia na mesma direcao do Brasil do futuro? Ele sempre foi o exemplo do atraso… Um homem como voce, com envergadura moral e grandeza de carater, jamais poderia ter acreditado nisso! Nao me conformo… Ajude na construcao da #terceiravia Feliz aniversario! Muita saude e alegrias.

  21. SERGIO MORO faz um completo diagnóstico da situação que estamos vivenciando no Brasil de hoje. Seus artigos, nesta coluna, atestam a grandeza moral, intelectual e ética de que é dotado. Pedro Geraldo

    1. Excelente artigo ! Acredito que sua vida deve ser melhor fora do Brasil mas não podemos abrir mão da sua inteligência.

  22. Um dos poucos alentos que tenho com a política é ler textos como esse, que provam ainda existir gente de bem. Obrigado mais uma vez, Moro.

  23. É triste ver que o crime compensa, no Brasil. A desfaçatez é tamanha que o parlamento aprova leis a favor do crime, contra a investigação de seus malfeitos e só a prova a escolha de coniventes para os tribunais superiores. Assim não dá. O país fica cada vez mais refém da corrupção, que se alastra por tudo, condenando sua população a um futuro medíocre, enquanto os corruptos gozam o uso do butim no exterior, em condomínios de luxo super protegidos, alheios ao mal que causam. Chega de impunidade.

  24. Corrupção e diabetes sempre existirão. O problema é mantê-los baixos. MORO mostrou rara competência na condução dos processos. Acho que fará também na Presidência. Tem cultura , conhecimento prático , habilidade e persistência para fazer um governo mais zeloso com a " res " pública e com o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. MAIS RENDA , MAIS EMPREGOS , MENOS CRIMES #M22. Corrupção órgãos da justiça cuidarão...

  25. Leio. Mas estou meio desanimada com todos os poderes, inclusive o judiciário . Não tem como ter esperança nesse sistema Anarquia

    1. meu sentimento é o mesmo. precisamos urgentemente de uma terceira via e se possível com Moro pra presidente. .

  26. muito bem didático , é uma pena que grande parte da nação , preferem enxergar apenas a manipulação da verdade , e continuamos transformando o certo em errado , elegendo sempre o menos pior ou o que tem de pior na política e na sociedade, a lava-jato foi a faísca da esperança , o povo acordou e voltou a letargia e passividade , esperamos mesmo a sua candidatura e de outros , e que possamos acender novamente essa faísca.

  27. Feliz aniversário Dr.!!!! Parabéns!!! Excelente artigo!! Independente do Sistema de Governo, ele será sempre tão bom quanto o sejam seus integrantes. Um grande abraço!! And "may the force be with you".

  28. No nosso país a grande reforma passa pela reforma moral dos políticos e outros que exercem o poder de alguma, pois não há governabilidade que se sustente com base em congresso repleto de escroques, corruptos e quadrilheiros, e com um judiciário contaminado e conivente com esse staus quo.

  29. No alvo outra vez! Excelente argumentação. Sugiro a Monarquia com imperador Sérgio Moro. Bobo da corte já temos: Jair Bobolsonero

  30. Dr. Sergio Moro. Hoje e Dia Nacional do meu Pais (EU).... Desejo que voçe pode liderar fururamente um Brasil Novo com os mesmos objetivos e ideias basicas que estamos praticando aqui ha centenas de anos (com bastante exito, acho). Em relaçao ao timing (2022 ou 2026) o Senhor tem que decidir....certamente nao e coisa facil.

  31. A corrupção agora é escancarada e o Judiciário, como nunca, envolvido, com raríssimas exceções. Os tribunais superiores são escritórios advocatícios de luxo dos políticos e empresários corruptos. Por debaixo da toga há muita podridão.

  32. Terminando meu comentário, quem sabe em 2026 com um Congresso mais honesto o senhor não poderia se candidatar à Presidência do Brasil. Parabéns pelo artigo!!!

  33. Dr. Sergio Moro, o grande problema do Brasil continua sendo o Congresso corrupto. Enquanto não soubermos votar em candidatos honestos o Brasil continuará a ser uma república de corruptos. Gostaria muito que o senhor se candidatasse em 2022 mas infelizmente o Brasil ainda não merece ter um candidato ético como o senhor. Se o Congresso não se renovar, provavelmente o senhor sofreria impeachment no primeiro ano de mandato ou poderia até ser preso. Continue o seu trabalho na iniciativa privada!!!

    1. Meu Deus que texto e esse!!!!!! Quem dera todos os brasileiros pudessem ler e compreender o que e governabilidade ee

  34. Grande artigo do Dr. Moro. A questão é como quebrar esse ciclo. A forma ideal seria a eleição de um bloco liberal de apoio a um futuro presidente desta mesma linha mas sabemos a dificuldade de desligar a mudança dessa forma, dentro do atual sistema político. Talvez uma ruptura institucional seja uma saída, dolorida mas necessária.

  35. Vivemos o ciclo vicioso do poder executivo capturado, por suas fragilidades, nas mãos do legislativo predominante fisiologico e corrupto. Os tribunais superiores ainda dão sustentação pra políticos corruptos que sejam pegos, com diversos expedientes como o embargo ee gaveta e a invalidacao de provas. Os partidos políticos também decepcionam, na maioria sendo dominados por caciques inescrupulosos e nada democráticos

  36. Dr Sergio Moro, caso aceite ser candidato a Presidência, acredito que será o mais preparado e terá a necessária coragem para enfrentar a atual polarização com chances reais de vitória

  37. Ótimo meu presidente! Agora quero que escreva sobre educação e saúde para a população carente. Precisamos saber tudo o que pensa nosso próximo presidente!

  38. Dr. Sergio Moro, a terceira via seria a mais viável se o sr. saísse candidato. Não será a solução para todos os problemas do país mas já seria um ótimo começo. Com o sr. presidente teríamos erros e acertos, mas não teríamos rompantes irresponsáveis, toma-lá-dá-cá corrupto e contra-producente. Ainda que elegessemos maus políticos para o Congresso (como sempre fazemos) estes não teriam espaço para pedir cargos e defender seus próprios interesses, pois o sr. tem caráter e não tem rabo preso.

  39. “Beco sem saída” - excelente síntese da situação política do Brasil, que é dominado por pessoas íntegras e probas, tais como família Bolsonaro, Lula e sua turma, Arthur Lira, Ciro Nogueira, Fernando Bezerra, Eduardo Gomes e Ricardo Barros entre outros do tipo. CONTAMOS CONTIGO - MORO22 Se Moro não aceitar candidatar-se, voto em qualquer um, desde que não seja o Lula ou o Bolsonaro.

  40. Governabilidade depende principalmente da cultura do povo. Povinho não se importa com quesito honestidade e é responsável pelo centrão e pela esquerda, ambos recheados de pilantras. O centrão e a esquerda foram fundamentais para evitar legislacão que fundamentasse zde maneira clara a prisão em segunda instância, inventaram mais uma instância no judiciário (juiz de garantias), aprovaram um fundão de 5,7 bilhões, desfiguraram o pacote anticrime, etc, etc.

  41. Todos os que querem fazer mudanças para o bem devem estar dispostos a morrer pelo bem, porque todos que querem manter mal, estão dispostos a matar.

  42. Infelizmente vivemos em um país onde a governabilidade é emperrada pela corrupção, vício de raiz, se permanecer assim, pode-se dizer que estamos no beco sem saída. No contrário, almejamos instituições fortes, um governo íntegro onde o império da lei é soberano.

  43. Parabéns Moro! Caso não possa se candidatar a presidência do nosso pais, que tal o Senado? Boa sorte a vc é boa sorte a nós e ao Brasil!

  44. O Dr Moro começou a falar como político estadista de primeira linha! Parabéns, parabéns e parabéns. Será este texto (o melhor dele já publicado na Crusoé) uma indicação de que vem candidatura por aí? Tomara que sim!

  45. O mais incrível é que o discurso de campanha é sempre o inverso do de governo. No primeiro é o que o povo quer ouvir e ter, no segundo é o que o povo mais repudia e abomina, mas o que maus políticos sempre almejam. Mais contraditório ainda é dizer que precisa do espúrio para manter a governabilidade e querer se reeleger. O que precisamos de verdade é renovar o Congresso e reescrever nossa Constituição, necessariamente nessa ordem. E claro, alguém com coragem para iniciar esse processo.

    1. Concordo plenamente com a necessária renovação do Congresso. A propósito, pra quem ainda não conhece, sugiro uma pesquisa sobre o Partido Novo. (novo.org) ...

  46. Prezado Juiz Sérgio Moro Assuma sua candidatura à Presidência para testar a viabilidade nas pesquisas. Basta que esteja em terceiro. Aí faremos uma campanha, para que todos cidadãos de bem votem no terceira via melhor colocado nas intenções de voto. Conte com o meu ...

  47. "Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria", teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença. O Brasil merece e precisa de um homem como o senhor, dr Moro!

  48. Governabilidade, palavrinha utilizada por todos os governos para justificar os acordos sujos e as alianças espúrias, enquanto esse tipo de desculpa for aceita pela sociedade lulas, bolsonaros e outros demagogos terão vida longa e confortável, enquanto a qualidade de vida do contribuinte vai se degradando.

  49. Para que este país, de péssima índole, e com os consistentes exemplos de desgoverno, possa sofrer alguma mudança de rumo, com vistas a eliminar de vez suas perturbações institucionais só resta uma fórmula: o parlamentarismo. Obviamente, que só com investimentos maciços em educação e cultura nas camadas de base da população poderemos almejar alguma transformação. No mínimo é necessário experimentar. Esse tal de presidencialismo de coalisão está comprovadamente falido e fadado a não mudar nunca.

  50. Parabéns, doutor Sergio Moro, pela lucidez e vontade inequívoca de fazer a coisa certa! O Brasil é um país fantástico, só precisa de mais honradez, objetividade e firmeza de propósitos. VOTO FAXINA, é tudo que precisamos, com urgência.

  51. O brasileiro se acostumou a conviver com a corrupção há bastante tempo! “Rouba mas faz” ! O artigo do Moro, como sempre, certeiro, direto na jugular!

  52. Achei muito oportuno e interessante este artigo do Sérgio Moro. Penso que um passo necessário para atingir a governabilidade é uma Reforma Política que limite a 5 o número de Partidos Políticos. Cada partido ficaria caracterizado por sua postura relativa a cada um dos princípios básicos da convivência harmônica em sociedade. Este seria um dos caminhos para fazer a “Coisa Certa”

  53. Corrupção institucionalizada tal como temos no Brasil desde sempre condena o nosso passado e nos tira a experança para o futuro. Temos grande parte do legislativo, executivo, judiciário e agora também os militares metidos em tramóias. O presidente sai mais planta "um supremo" para chamar de seu com carreira quase vitalicia. O nosso sistema democrático depende muito de sorte para dar certo. As regras não ajudam. Basta que alguns sem caráter cheguem ao poder para que o estatuto da corrupção vigore

    1. *esperança.. rs Crusoé poderia permitir editar os comentários com faz no Antagonista

  54. MORO, Parabéns pela sua postura ética e pelo que fez no combate a corrupção através da LAVA JATO. O cidadão de bem, merece tê-lo na disputa presidencial em 2022.

  55. Bastante interessante o conteúdo, porém, aponto um erro gramático. "conceito equívoco" colocou dois substantivos sem adjetivação. O correto seria "conceito equivocado" . Dr. Moro, olho no seu futuro que apoio. Evite escorregadelas gramaticais!

  56. Análise nua e crua da realidade política brasileira. Obrigada, Dr. Sergio Moro., sua colaboração ao País e aos brasileiros é imprescindível para fortalecer a Democracia.

  57. Perfeito. Os anões morais do STF, como Gilmar, Toffoli, Lewan, NKC, Carmen Lúcia, etc não devem ter noção do mal que fazem ao futuro por suas decisões mesquinhas, pequenas, comprometidas ou auto-protetivas. Temos um nó que precisa ser desatado e é difícil enxergar por onde começar.

  58. Quem dera, Dr Moro que o senhor com todo seu conhecimento e sabedoria, fosse a pessoa cujo cerne íntegro, conseguisse replicar no congresso essa sua vontade de fazer o certo, para o bem da nação brasileira. Conseguindo assim, que a ordem levasse ao tão sonhado progresso do país e desse povo tão roubado na sua esperança.

  59. Dr. Sérgio Moro leio todos seus artigos. teria muito a dizer, mas só peço continue assim, íntegro como sempre. Venha ser candidato a presidência, muitos como eu irão trabalhar na sua campanha aliás já trabalho. #Moro2023

  60. Leio todos seus artigos doutor Moro, um mais coerente que o outro. Também acredito que tais mudanças que estão pedindo agora são inúteis o que precisa mudar são os atuais governantes Corruptos. Precisamos de pessoas íntegras em Todos os poderes. Vamos mudar com nosso voto e o Senhor tem meu total apoio, assim como muitas pessoas. Estamos aguardando até outubro sua resposta. Venha sei que seu projeto de governo será o melhor.aplique seus conceitos será o melhor Presidente 🇧🇷🇧🇷

  61. Excelente artigo, Dr. Sérgio Moro! De fato, as mudanças de que o Brasil precisa para se tornar um país plenamente desenvolvido, com uma democracia sólida e verdadeira, são muito mais profundas, como as que o senhor tão bem pontua. Parabéns!

  62. Os Três Poderes estão corrompidos igualmente. Não há como governar um país assim. Penso que estamos em uma situação-limite! Ou mudamos nosso sistema de governo ou nada de positivo acontecerá daqui pra frente no nosso Brasil. O mesmo vale para Cuba. Os cubanos já não suportam o regime, chegaram a um ponto em que a desesperança e o desespero lhes consome a alma por completo: a única saída é se libertar e partir para um outro modelo. Tomara que brasileiros e cubanos consigam a tão desejada mudança!

  63. Dr Moro, essas suas convicções só o sr conseguiria implementar. Espero esteja se preparando para enfrentar esse nosso caos. Obrigada pela lucidez.

  64. texto de estadista. O senhor precisa se candidatar e APLICAR esses conceitos simples . Não tenho a menor dúvida que o povo o elegerá.

  65. Dr. Moro, invista em sua carreira internacional, longe daqui. Esse país não merece pessoas como o senhor.

    1. A análise do admirável ex Ministro Moro é perfeita. Embora seria o único candidato bom para o país, não creio, que terá o apoio necessário para ser eleito e poder governar. O campo dos brasileiros conscientes que realmente querem um país melhor, dificilmente ganha essa próxima eleição.

  66. Excelentes conclusões, Doutor Sérgio Moro, que nos remetem mais uma vez à inevitável constatação de que um eleitorado de precária escolaridade e alta desinformação faz escolhas erradas dos seus representantes no congresso nacional…

  67. Creio que a única saída para o Brasil seria convocar uma nova constituinte sem a participação de quem já exerceu cargo político e que seus membros fiquem inelegíveis por cinco anos, adotar o voto distrital puro e criação de partidos ideológicos , etc, etc

  68. Os princípios da administração pública, tão necessários e corretos, mas tão esquecidos e vilipendiados. Bastava segui-los ao pé da letra. Parabéns pelo artigo.

  69. Parabéns Moro! O seu texto deixa claro o momento político que estamos vivendo. É alentador quando lemos sobre posturas éticas e justiça na construção de uma verdadeira nação.

  70. Enquanto houver emendas parlamentares, loteamentos de ministérios para políticos, infelizmente, estes disparates continuarão ocorrendo. As atribuições que deveriam ser privativas do executivo, estão sendo repassadas para o legislativo. A casa legislativa deveria se preocupar com sua função precípua de aprovar leis e fiscalizar o executivo. Fazer obras, administrar os Municípios, Estados e a União seria somente do executivo. Sendo assim, seria proibida a liberação de emendas parlamentares.

    1. Este nosso lindo Brasil ta perdido com tantos malandros em cargos politicos.

  71. Dr Moro! Vou fazer minhas as palavras de Da.Carmen (abaixo em comentários)"Texto completo , direções e dimensões apresentadas com lucidez..." Que bom ter relembrado Joaquim Barbosa e sua incrível batalha como relator do Mensalão que deu o combustível para enfrentar o Petrolão ....e agora quem vai liderar a batalha contra o Rachadão/Vacinão? Apesar do Mico não ter o talento para grandes voos , a corrupção "gorjetando-o e aos filhotes" vai ensina-lo a voar alto! boa sorte Barroso , Fachin ....

  72. Enquanto instituições superiores do judiciário garantirem a impunidade dos poderosos não há perspectivas de vivermos em um país sério. Cargos no STF e STJ não podem ser preenchidos por indicados ao Bel prazer de um presidente sem escrúpulos. Respeite-se à Constituição

    1. Sérgio Moro presidente . Deltan vice e depois Deltan presidente 8 anos para cada um ,assim daria tempo de limparmos o nosso país dos crimes e da corrupção , tirar as armas , arrumar nossas fronteiras dar educação . criança com idade escola proibido estar nas ruas e livrar estas crianças do crime e das drogas . Legalizar todas as drogas . Assim acabaria com o tráfico .

  73. Pois é, a LAVAJATO trabalhou por anos, apurou provas reais e comprovadas . E, 1 único ministro (safado) anulou tudo. ´Pais de cretinos. dr. Moro, aguardamos ansiosos sua candidatura. Aceite!

  74. 1- Dr Sergio Moro, o maior problema do Brasil são à corrupção e a impunidade. Joaquim Barbosa foi altivo no Mensalão. O senhor foi impecável na LJ. Mas sempre retrocedemos. A questão é q corrupção é um problema com complexidade dinâmica. É uma corda puxada, q sempre leva o país para o buraco. Precisamos de um PR como o senhor. Assim transformaríamos a corda num elástico, de um lado o MECANISMO corrupto, do outro, o senhor e nós os brasileiros de bem. Desse jeito ñ vamos mais cair no buraco.

    1. 2- Nunca vamos ter um país sem corrupção. Mas com o elástico, toda vez q sentirmos a tensão dos corruptos, equilibramos essa tensão do outro lado. Ficaremos firmes na nossa base. Esse é o primeiro passo. Os demais são muitos, sendo um dos principais, recuperarmos nossas instituições, q passarão num processo contínuo, a trabalhar p/ os cidadãos, e ñ contra os cidadãos e a favor do MECANISMO. Se continuarmos sendo derrubados pela corda nesse cabo de guerra, logo estaremos com ela no nosso pescoço.

  75. Excelente matéria. Infelizmente fica difícil acreditar na nossa frágil democracia. Quem tem um mínimo de conhecimento já não acredita mais no STF, Congresso, PF, MPF, Forças Armadas etc. A corrupção venceu a esperança.

  76. Excelente analise ao atraso cultural da classe politica . Patrimonialismo, Clientelismo, analfabetismo instrucional e político são o paradigma do atraso hegemonico desses cretinos.

  77. Ainda soa nos meus ouvidos a voz de uma petista na época do mensalão me dizendo : “Os fins justificam os meios”.

  78. O ex Juiz Moro de boas lembranças na lava jato, foi picado pela mosca azul da política, sem saber fazer política. Pensou que era maior que Bolsonaro, que tem os votos e queimou sua imagem saindo do governo de forma lamentável, e agora fica no limbo do nem nem. Nem é Juiz e nem político. Uma pena!

    1. Jorge voce faria um bem ao meio ambiente se calasse essa boca putrefata de onde só exalam odores insuportáveis às narinas e impropérios que agridem os tímpanos das pessoas decentes deste desta nação. Lave essa boca com detergente para poder pronunciar o honrado nome de SÉRGIO MORO.

    2. Jorge, peça para a chefia do gado ensinar outra conversa para vc. Moro é um dos maiores brasileiros em nossa história.

    3. Sr Jorge, o Bolsonaro teve votos nos saudosos tempos em que posava de defensor da lavajato. No outro extremo, o Moro se tornou ainda mais digno do respeito e da admiração dos brasileiros e será sempre muito bem sucedido no que fizer. O teu mito já é carta fora do baralho. Conforme- se!

    4. Dr Sérgio Moro e honrado e incomparável , tem um curriculum invejável e 1000 vezes mais honrado do que muitos pir aquí que entram para dizer merdas men men estes devem ter sido picado pela mosca azul da corrupção , verdadeiros moluscos 🦑 ladroes . Moro presidente 2022 já … Somos do bem somos Moro 💯 %

    5. Sr. Jorge!Seu comentário travestido de apoio ao atual Mico maior da República é pueril!O dr Moro não(ainda) se candidatou nem (ainda) se filiou a nenhum partido,então essa mosca azul por si citada ( é sua imaginação.... efeito colateral da cloroquina?) só picou o Mico ,o Larápio e os coadjuvantes Doris,Cirus,Manditus e outros já oficialmente identificados como Picados! AO sair do governo Mico(agora um esqueleto político em putrefação) fez a coisa certa!Foi enganado como +de 50 milhões!BFDS

  79. Concordo com Moro: A intolerância sistemática e absoluta com a corrupção é o caminho para o desenvolvimento de uma sociedade e de seu modelo político. Para tanto, a punição precisa ser aplicada com precisão, sem falhas. Todavia, no Brasil de hoje, rompemos barreiras. Os corruptos passaram a estabelecer as regras de punição, tornado-a inexequível. A solução é complexa e traumática. Sabemos o que fazer, mas quem quer fazer?

  80. Pois é .. Um tal de Bozo , mentiu na campanha , cometeu estelionato eleitoral mas uns 20% de seguidores continuam à justificar todos seus atos insanos. Rachadinha .. todos fazem. Apoiam o negacionismo do Tresloucado psicopata anti vacina .. com fake news . As vezes penso. “Que o criador errou ao dar o livrou arbítrio pleno .. Por tudo isso citado por vc, fica claro que em geral procuramos o caminho do mal . As vezes perco à fé de que o bem prevalecerá. Fora Bozo Lulopetismo .

  81. Com esse sistema, com esse congresso, a governabilidade é impossível sem corrupção. Por isso, acho que você deve ficar longe da política e não ceder aos apelos para se candidatar a presidente em 2022. O estado brasileiro está podre!

    1. Não podemos abandonar o nosso país . Temos que acreditar que alguém como Moro possa entrar e tentar salvar este país e as instituições . Restaurando a lava jato e outros organismos . Seguiremos lutando até o fim … Por mais difícil que seja Moro não desista siga firme estamos com vc .

    1. Texto completo; direções e dimensões trazidas com lucidez.

    1. Brilhante o artigo.Tenho 80 anos e já nao me resta nenhuma esperança de que meus descendentes viverao numa Naçao descente e justa.É uma pena, porque nosso pais é lindo rico mas habitado por um povinho desonesto, preguiçoso, sem instruçao, mau governado,mal educado.

  82. Excelente texto! Como poderia ser feita uma reforma no sistema político partidário que não envolvesse apenas os próprios partidos políticos ? Acredito que esse seja o X da questão.

  83. Esse foi o discurso do Bolsonaro antes de ser eleito. A Dilma também tentou algo parecido. O Brasil não é para amadores, Brasília muito menos. Infelizmente, o aeroporto continua sendo a única solução. Está difícil aguentar esse desgoverno...

  84. Conclusão: governabilidade=corrupção. A solução poderia estar na não reeleição, mesmo que puna os bons políticos, que aliás, se conta nos dedos das mãos…CANDIDATE-SE MORO!!!

    1. Dr. Sergio Moro já escreveu artigo neste espaço abordando o fim da Reeleição. ... O que deixou bem claro que, se candidato e eleito, será somente por um mandato.

    2. Sim! O fim da reeleição já seria um bom começo. E de fácil aprovação Namastê!

  85. Durante a operação Lava Jato, sonhei com um Brasil combativo contra a corrupção. Minha esperança foi transferida para Moro - Presidente do Brasil - 2022.

  86. Sábias palavras! Não vejo a saída com esse sistema que está aí onde os mesmos garantem os meios e recursos necessários para se manter no poder.

  87. Fico emocionada com as palavras de Moro. Um juiz precisa reunir tantos aspectos para dali tirar a sentença certa, e também me vi adotanto no meu mestrado a teoria do pensamento complexo de Morim. Não me satisfazia Descartes. Não pode ter pessoa mais preparada neste momento para nossa nação. infelizmente, desalojado de seu emprego, perseguido exilado, se puder manter o emprego, seja nosso senador.

    1. Seja maior , seja nosso presidente . Seguro alguém tem uma cartada na mão para desmascara este presidente de hoje traicionero. Não temos candidato competitivo .

    2. ... Sempre gostei de sessões de julgamentos em filmes e séries americanas. ... Assisti a todas as sessões de julgamentos presididas pelo Juiz Sergio Fernando Moro. ... O mesmo, em todas as sessões, e com todas as partes - acusados, advogados de defesas e/ou acusadores e Procuradores Federais - tendo o devido espaço no tempo exato. ... Acusação e Defesa. ... Mas, sempre conduzindo de forma firme todas as sessões. ... Admiro o Sr. Sergio Fernando Moro.

  88. Perfeito, Dr. Moro. Precisamos um up grade de políticos para definitivamente acabar com essa desculpa de governabilidade. Chega de oportunistas. Por isso pedimos sua candidatura a presidência. Será difícil? Certamente, mas não temos alternativas a essa situação. Busque fazer a coisa certa sempre e no momento é sua candidatura.

    1. Com grande reforço dos ministros Barrabás, a corrupção está efervescente.

  89. Onde encontrar gente honesta interessada em ser parlamentar, por partidos que parecem quadrilhas de gangsters? Não há matéria prima pra tal. O pais está sim condenado à corrupção e a governabilidade, pelos líderes corruptos, não pode prescindir dela.

  90. Adorei a ideia do Mário Sabino, essa semana com Cláudio Dantas no Papo Antagonista, lembrando do senador Alessandro Vieira. Poderia ser uma chapa perfeita! Moro:Presidente e Alessandro Vieira/Vice… Que tal???

  91. Apoio 100000000% Moro Presidente 2022…Mas precisamos trocar os velhacos do Congresso. Vamos votar em todos que não usam dinheiro público. Esse filtro já fará uma grande faxina. Votarei no Partido Novo porque não usa dinheiro público, simples assim!!!

  92. Como sempre, colocação lúcida e cirúrgica. Países desenvolvidos, podem até ter corrupção, mas com Leis e Justiça que identificam, punem e prendem aqueles que as desafiam, independente do poder do infrator…

  93. A governabilidade de um governo passa em primeiro lugar pela composição de Parlamento decente, e que tenha interesse no desenvolvimento de forma combinada entre os poderes. Sómente uma mudança radical na composição do Congresso que poderíamos falar em Governabilidade, pois o atual está mais para Máfia do que outra coisa. Vide Orçamento paralelo, uma vergonha!

    1. Sr Marcos! Entendo que sentiu uma leve dor de c.... manso pois sabendo os motivos que levaram o dr.Moro a se demitir ( Qd informado pelo Coaf que os filhotes amantes de rachadinhas faziam ...o Mico pulou para outro galho..e aí ajudou a sabotar e derrubar o pacote anti crime...e a mudar comandos para proteger-se e aos filhotes)...o Sr Marco mantem-se do lado do desgoverno !O dr Moro abriu mão de um futuro tranquilo pois ele queria e fez o que ele pautua"fazer sempre a coisa certa" bfds

    2. Moro foi vítima da sua ingenuidade ao supor que o candidato eleito em 2018 representasse, de fato, o que ele se comprometera com a Nação. Não é sensato, nem justo, impor-lhe uma culpa que não lhe pertence.

  94. No filme "O destino de uma nação" Churchill se vê inseguro diante da hercúlea missão que o aguardava. Em deslocamento para o parlamento desceu do carro que o levava e pegou o metrô. Na conversa com os cidadãos londrinos, com o metrô em movimento, perguntou o que eles achavam se ele propusesse um acordo com Hitler. A resposta foi enfática: Nunca! É isso senhor Moro. Nós, brasileiros de bem, só precisamos de um verdadeiro líder altruísta para nos nortear. Ainda bem que Chamberlain caiu.

  95. Ainda assim, mesmo que o parlamentarismo não seja uma solução imediata, creio ser um caminho a seguir , pois colocaria o Congresso como telhado de vidro, não mais como pedra. Responderia também pelos ônus do poder, não apenas pelos bonus do quais se locupletam. Se há exemplos mal sucedidos, sobram experiências positivas desse sistema em nações mais modernas e democráticas. No Brasil, Presidencialismo é salvador da pátria para o povo e moeda de troca para a baixa e viciada política.

  96. Concordo plenamente Dr. MORO. Por isso que acho que o Sr. NÃO TEM O DIREITO de nos deixar a mercê dessas hienas! MORO 2022!!!!!

  97. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  98. O sr, com seus comentários equilibrados e recheados de saber, me faz pensar na responsabilidade q tem com este povo ignorante e malandro q somos. Dr Moro, sua candidatura está além da sua vontade: é uma necessidade moral, de volta aos valores. Eu não vejo nenhuma outra solução...

  99. Com a elegância que lhe é característica, Sérgio Moro fere de morte tanto a argumentação bolsonarista quanto a petista de desvirtuação do poder na democracia. O exercício desta doutrina será o objetivo em torno do qual a população se unirá em torno dele, não em um projeto pessoal de poder, mas como colega de alguém que tanto se sacrificou pelo aprimoramento de nossa democracia. Lamentavelmente, para os criminosos que ainda detém o poder, perfis falsos de redes sociais não votam.

  100. Como me faz bem suas palavras, estou descrente dos políticos, há exceções, mas acho que teremos melhoras expressivas quando o judiciário funcionar com isenção e rapidez contra os corruptos

  101. Como sempre, excelente e certeiro. Só tenho dúvida num ponto: será que ser uma nação corrupta não é mesmo o destino manifesto do Brasil? O que tenho visto nos últimos dois anos só me faz crer que sim, infelizmente.

  102. As palavras fluem como se saíssem de uma fonte de águas cristalinas, entrando em nossos corações e mostrando claramente o cerne de nossos problemas, que vai muito além da política, está nas crenças e na ética de um povo. #Moro2022.

  103. Penso que o Parlamentarismo Clássico com voto distrital traz em si a inevitabilidade da transparência governamental e a obrigatoriedade da prestação de contas à população. Já no tocante a fazer a coisa certa,esta para o eminente articulista a quem devemos gratidão e reconhecimento passa a ser, se candidatar a algum cargo eletivo a fim de não nos deixar falando sozinho em sua defesa, nesse momento dramático da nação.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  104. Irretocável! No alvo, mais uma vez. A parte que mostra o desejo pelo fisiologismo como desejado, buscando legitimar e justificar a Corrupção, grande parte dos brasileiros entende isso, apesar dos malabarismos políticos para tentar enganar o povo. Parabéns Dr Sérgio Moro. Desejamos vê-lo usando a faixa presidencial em 01/01/2023.

  105. hoje 7 anos após o início da OP LJ , esperava ver o Brasil em outro patamar, com a renovação de parte do congresso, mais o q vemos é o sistema corrupto respondendo e retrocedendo a todos os avanços, precisamos de poderes independentes , sem nomeações políticas, instituições fortes, precisamos de pessoas comprometidas com o bem comum, não com o pessoal, que em 2022 possamos retomar o rumo iniciado pela LJ fazendo a coisa certa !!!!!

    1. ... De derrotar com mais 80% dos votos válidos.

  106. O grande problema no Brasil é que a Justiça está loteada de pessoas coniventescom a prática corrupta no país. Sentimos sua falta Moro !!!! Grande exemplo de juiz !!!

  107. Com esses "distorcidos" sistemas judiciário e legislativo que temos é impossível governar, certo? Então, por ora, não teremos o Sr Sérgio Moro como candidato, infelizmente!

  108. Mas se os que fazem as leis são fisiológicos e ainda, a questão de quem as aplica também tem suas fragilidades, qual a solução???

    1. A solução seria nós mudarmos o Legislativo. O nosso problema, hoje, é que não temos candidatos confiáveis ...

  109. É isso... decência requer coragem. Covardes é que são incapazes de enxergar isso... há quem se apresente como fortaleza, mas desaba no primeiro desafio...

  110. Importa lembrar, principalmente aos bovinos bozistas bestiais, que o partido que mais lucrou com a corrupção da Lava Jato foi o PP, detentor da presidência da Câmara de Deputados (graças aos esforços $$ bilionarios do Bozo Guariba) e, mais recentemente, também dono da atual Caneta BIC (ciro nogueira) do Bozo Guariba q virou uma Rainha da Inglaterra Tupiniquim q fala muito palavrão e não gosta de trabalhar.

  111. Expressão da lucidez e da integridade. Transmita as suas ideias também em vídeos de curta duração, caro Moro. Assim, a gente consegue difundi-las de forma muito mais abrangente. Precisamos disso.

  112. A fala do Dr. Sérgio Moro retratou as verdades primordiais sobre as quais devemos pensar e refletir muito sobre a importância de se construir com fundamentos fortes e planejamento a Terceira Via como única alternativa para tirar a sociedade brasileira do caminho do caos e das desesperanças. Para tanto, contamos com mentes brilhantes como as do Dr. Sérgio Moro, dos senadores Alessandro Vieira, Simone Tebet e Randolfe Rodrigues, do general Santos Cruz e outros, bem como da imprensa.

  113. Como sempre, seus artigos são perfeitos, claros e profundos. A corrupção na política é uma bola de neve, perpetuada como n(outr)as grandes organizações criminosas. Sérgio Moro é o oposto de tudo que está aí na política: rasa, estúpida e vulgar. Por isso sou contra ele ser candidato à presidência da República. Não se encaixa, pelo menos por ora.

  114. Dr MORO, bom dia. Otimas reflexões. Por isso, temos que ficar atentos aos parlamentares em que votamos. Volto a dizer: caso entre na política, canfidata-se a senador, pois poderá fazer muito mais, em especial, dp que mais entende, as leis. Um final de semana abençoado com a sua família.

  115. Acho excelente tudo que o senhor escreve. Mas como funcionará um governo que é governado pelo partido perdedor das eleições via STF ? Precisa começar tudo do zero. Do jeito que é hoje está tudo contaminado. Apodrecido.

    1. Gostaria imensamente que o Sr fosse o nosso próximo presidente, mas o Sr como homem probo iria sofrer demais. Mas se quiser enfrentar estarei ao seu lado, trabalhando, esforçando e torcendo por um país mais justo e honesto.

  116. Ótimo texto. Mas difícil mudar num país que encara seus governantes como ídolos . Como esses políticos corruptos podem ser nossos representantes? O brasileiro encara a eleição como clássico de futebol, vale até gol de mão, desde que meu time ganhe. Não consigo enxergar mudança num futuro próximo.

  117. Texto primoroso! Para mim está muito claro que Sergio Moro é o nome certo para a Presidência da República. Precisamos elegê-lo para começar a coibir a corrupção e termos uma chance de um governo, de fato, pelo povo e para o povo.

  118. Primorosa a coluna do Dr. Sergio Moro. Resume diversas frases como “não existe caminho fácil ou almoço grátis “. O brasileiro tem de para de aceitar a corrupção como parte da nossa cultura e procurar ter orgulho de si e acreditar em um futuro melhor. Existe saída sim no fim do túnel, e a lucidez e sabedoria de homens como Sérgio Moro pode nos levar até lá

  119. O grande brasileiro Sérgio Moro é luz na escuridão na qual a nação está mergulhada. Nosso futuro presidente ou senador da república

  120. Fazer a coisa certa sempre! Este é o desafio do Brasil e dos brasileiros! A crise de governabilidade começa pela opção dos brasileiros nas urnas, quando escolhem os cargos parlamentares nas 3 esferas. Os parlamentos que temos, infelizmente, são imagem e semelhança da média dos eleitores, com a ajuda das regras eleitorais preparadas no parlamento federal. O mesmo se observa nos chefes dos Poderes Executivos.

    1. “governabilidade” (com letras minúsculas) não pode ser sinônimo de corrupção desenfreada. Combate permanente à corrupção é a obrigação de todos os Brasileiro (com maiúsculo)! Para termos o país que queremos há um caminho para a maioria, “Fazer a coisa certa sempre!”.

    2. A dita “criminalização da política” não começa na aplicação da justiça sobre os malfeitos, mas na corrupção desenfronhada e desavergonhada de pseudos “agentes públicos” (com todas as letras minúsculas). E muitas vezes se propaga pelos responsáveis pela aplicação da própria justiça, em especial, nas mais altas esferas.

    3. E, em boa medida, replica-se nos cargos indicados pelo poder executivo e aprovados pelo parlamento. É um ciclo vicioso, que depende das maiorias. Começando pela maioria dos eleitores! Com a maioria do parlamento federal atual, parlamentarismo ou semipresidencialismo me aparenta um equívoco monumental! “Fazer a coisa certa sempre”, é o caminhos para mudar a realidade nacional. E passa pelo povo, aquele que detém o poder do voto, querer fazer a coisa certa e escolher representantes não corruptos.

  121. 2) Penso, numa perspectiva a mais que, para aplicar a Lei e fazer a coisa certa, é preciso que tenhamos representantes **qualificados** moral e profissionalmente, e não apenas agentes eleitos objetivando a representação pura e simples. É isso determinante para o funcionamento de qualquer sistema representativo e, nas 3 funções do Estado: a **qualificação** é que aperfeiçoa a representatividade.

    1. Venha Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO, o quanto antes iniciar a caminhada para assumir a VERDADEIRA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO BRASIL!!!! A sua campanha já está pronta nas mentes e nos corações dos BRASILEIROS majoritariamente DECENTES!!!! Venha para removermos essa presidência caricata de um desgoverno degradante!!!!

  122. Texto magistral com conteúdo precioso, Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO!!! Como faz bem tanta consistência de exposição, informação e argumentação!!! Agradecimentos e aplausos!!!

    1. 2) Penso, numa perspectiva a mais que, para aplicar a Lei e fazer a coisa certa, é preciso que tenhamos representantes **qualificados** moral e profissionalmente, e não apenas agentes eleitos objetivando a representação pura e simples. É isso determinante para o funcionamento de qualquer sistema representativo e, nas 3 funções do Estado: a **qualificação** é que aperfeiçoa a representatividade.

    2. 4) É preciso que se elimine esse conceito de que, em nome da pura e simples representatividade, admitam-se verdadeiros criminosos em ambas as funções, o que acaba causando danos também no próprio Judiciário, com as nomeações espúrias que vimos acontecer cínicamente nesse e nos 4 desgovernos anteriores.

    3. 3) Tal qual na iniciativa privada (quando respeitável, responsável e edificante, claro) inapelavelmente nossos representantes deveriam ser oficial, prévia e formalmente qualificados, com especialização específica para as funções Legislativa e Executiva, para então serem apresentados como candidatos, o que muito provavelmente melhoraria em elevado índice o seu desempenho e daria chance de boas escolhas ao eleitor.

  123. Com toda admiração ao Moro e concordando na íntegra com sua manifesta opiniao, gostaria de sugerir o Senador Alessandro Vieira como terceira via para essa política inundada de coisos ruins.

    1. ... Caminhando devagar ... mas chegando. ... Tenho esperança.

  124. Perfeito! A manobra pseudo-intelectual de nominalizar o combate à corrupção como sendo a "criminalização da política" é um extrato desse amontoado que insiste em achar que a lei não deve valer para todos. Mas agora que vimos que é possível não terá volta!!

    1. Concordo plenamente com o Dr. Sérgio Moro.Mas sem esperança de dias melhores.👏👏👏👏

    2. Dr. Moro o Brasil agora que precisa mais do senhor, comece esse processo de reestruturação moral e ética da nação. #moro2022

    3. Ainda resta lucidez e honradez nesta republica. O que nós resta, como cidadãos independentes e livres que somos, é torcer para que esta tão clamada “ terceira via” venha ser ocupada por um homem correto, simples, eu diria até “ inocente” que em determinado momento “ acreditou “ no PR . Nada como uma volta atrás da outra. MORO 2022

    4. Oque adianta mudar o sistema , se os personagens continuarem os mesmos ??? Moro como sempre lúcido e verdadeiro

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO