A boca grande de Paulo Guedes
Charles-Maurice de Talleyrand Périgord. Descarte o segundo sobrenome que parece rótulo de champanhe e fique com o primeiro. Talleyrand foi um prodígio da política francesa entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Nobre de origem, foi ordenado padre quando era papista, mesmo depois de ter sido expulso do seminário. Não...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Charles-Maurice de Talleyrand Périgord. Descarte o segundo sobrenome que parece rótulo de champanhe e fique com o primeiro. Talleyrand foi um prodígio da política francesa entre o final do século XVIII e o início do século XIX. Nobre de origem, foi ordenado padre quando era papista, mesmo depois de ter sido expulso do seminário. Não resistia a mulheres cisgêneras maiores de idade, uma esparsa preferência eclesiástica. Consagrado bispo, Talleyrand agiu contra os interesses do papa, abandonou a Igreja e se viu excomungado. Conspirou contra um ministro de Luís XVI antes da Revolução Francesa. Ao lado dos revolucionários, exilou-se nos Estados Unidos depois da execução do rei que ajudara a depor — e voltou de lá ministro. Demitido por corrupção, aliou-se a Napoleão Bonaparte e o traiu. Ajudou a restaurar o Império, foi ministro de Luís XVIII e tramou para derrubar o irmão dele, Carlos X, e colocar no seu lugar Luís Filipe I, o “rei burguês”. O homem era mais adaptável do que Renan Calheiros. Um perigo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sirlei
2020-03-04 15:01:42Mário,você é um historiador por excelência,Paulo Guedes pegou pesado,mas fico animada quando da sua fala cita Foz do Iguaçu,terra que me acolheu a 44 anos, e é sem dúvida alguma a oitava maravilha do Mundo. Também acho,que brasileiros têm que conhecer primeiro a Pátria mãe gentil,depois o Tio Sam. O slogan de Maluf ,"rouba,mas faz" me sugere um pra Guedes," fala,mas faz" e isso é o que importa nesse Rio de água turbulentas. O PT nos deixou num barco sem remo, em mar de sargaços,vem um Paulo Gued
Uira
2020-03-03 21:50:41Fora isto, se não se há o PERIGO DE SE PERDER A CABEÇA, não há MOTIVO para não se EXPOR OS ENGANADORES pelo que eles são: ENGANADORES. O MESMO VALE para os ENGANADOS. Quem quer ENGANAR e quem quer ser ENGANADO, que faça isto à suas PRÓPRIA EXPENSAS, não às CUSTAS ALHEIA. Sempre HAVERÁ ENGANADORES e ENGANADOS, se eles têm esta NECESSIDADE SADOMASOQUISTA, que a MANTENHAM para si e entre si, SEM ENFIAR OS OUTROS NO MEIO.
Uira
2020-03-03 21:45:41Quando é assim, o SUJEITO DIFICILMENTE TEM JEITO, pq ele é INCAPAZ de se MOLDAR ao MEIO e às CONDIÇÕES VIGENTES. Ao invés de se ADAPTAR, ele terá uma ÂNSIA ATÁVICA de MOLDAR A REALIDADE a ele, não o CONTRÁRIO, se ADAPTAR a ela. É por isto que o INDIVÍDUO acaba se tornando TÓXICO. Nem sempre MALEABILIDADE é um DEFEITO, ela só passa a ser uma ANOMALIA quando se torna TÓXICA ao PRÓPRIO INDIVÍDUO e aos OUTROS AO REDOR dele.
Uira
2020-03-03 21:41:34Quando se AVALIA um ENGANADOR, duas MÉTRICAS deveriam ser LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO: a MALEABILIDADE e a TOXICIDADE dele. O que é PIOR, um Talleyrand ou um Gilmar Mendes? O que é PIOR, um Renan Calheiros ou um Gilmar Mendes? Aliás, se Gilmar SERVIR de SÍMILE para alguma coisa, nele há MUITO MAIS TOXICIDADE do que MALEABILIDADE. Gilmar é TÓXICO, ele não é MALEÁVEL. Pelo contrário, nota-se nele uma INCAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO e REGENERAÇÃO CRÔNICAS.
Uira
2020-03-03 21:37:19Não faz PRATICAMENTE DOIS ANOS que Marielle Franco foi MORTA por SABE-SE LÁ O QUÊ? Todavia, isto não se APLICA a Paulo Guedes, primeiro pq ele está em POSIÇÃO onde está MENOS EXPOSTO a ser PUNIDO por DIZER A VERDADE. Segundo, pq as VERDADES que ele disse até agora DIFICILMENTE são SENTENÇA DE MORTE. Apesar que hj tivemos o EXEMPLO de ENGANADORES APELANDO para a VIOLÊNCIA, DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO e AMEAÇA À INTEGRIDADE ALHEIA para IMPEDIR que o FAZ ME RIR parasse de EMANAR.
Uira
2020-03-03 21:32:03Pelo menos não deveria ser assim, pois TEORICAMENTE estamos em uma DEMOCRACIA, apesar de que NÃO FALTAM CASOS em nossa "DEMOCRACIA" de GENTE MORTA pq OUSOU DIZER a VERDADE. Outro dia não houve um JORNALISTA MORTO, em tese, a MANDO DO PCC? Em OPERAÇÃO no TJ-BA não houve um DENUNCIANTE que foi MORTO por SUPOSTA QUEIMA DE ARQUIVO e logo depois o EXECUTOR dele tb não teria sido MORTO em OUTRA SUPOSTA QUEIMA DE ARQUIVO? Dizer a VERDADE no Brasil ainda pode ser PERIGOSO.
Uira
2020-03-03 21:27:42Ou seja, a MEIA-VERDADE de Abraão e SUA ESPOSA geraram a IRA de DEUS que RECAIU sobre Faraó, não sobre Abraão, que foi o "ENGANADOR" da ESTÓRIA (e olha que ao que CONSTA, Faraó nem TOCAR nela TOCOU, pq isto CERTAMENTE teria significado a MORTE dele). Portanto, se Talleyrand não era um EXEMPLO a ser SEGUIDO, ele deveria no MÍNIMO ser JULGADO À LUZ do CONTEXTO HISTÓRICO. Contudo, o MESMO VALE para hj, não estamos mais em um ÉPOCA onde as PESSOAS perdem a CABEÇA por DIZER A VERDADE.
Uira
2020-03-03 21:23:07Na Bíblia consta que Sara, mulher de Abraão, era sua MEIA-IRMÃ. Este, ao entrar no Egito, diante da BELEZA de sua MULHER, pediu a ela que dissesse que era IRMÃ dele. Tecnicamente poderia se dizer que NÃO ERA UMA MENTIRA, pois eles eram MEIO-IRMÃOS, mas para EFEITOS PRÁTICOS era uma MENTIRA, pois com o CASAMENTO passou a PREVALECER a RELAÇÃO ESPOSO/ESPOSA. Tanto que Faraó tomou Sara para sua casa e Deus, em decorrência disto FERIU a CASA de Faraó com PRAGAS.
Uira
2020-03-03 21:17:11Mas pq os ENGANADORES ficam OFENDIDOS? Pq eles estão sendo EXPOSTOS como tais. E os ENGANADOS, pq ficam OFENDIDOS? Pq eles estão sendo EXPOSTOS como tais. Ninguém quer APARECER nem como ENGANADOR nem como ENGANADO, é assim que a "HARMONIA" e a "ESTABILIDADE" podem ser CONSTRUÍDAS. Se há algo que pode AMENIZAR a SITUAÇÃO de Talleyrand é que ele viveu em uma ÉPOCA onde a VERDADE poderia FACILMENTE CUSTAR-LHE a CABEÇA, diante disto, realmente melhor TOMAR CUIDADO com as PALAVRAS.
Uira
2020-03-03 21:04:39No nosso MUNDO POLITICAMENTE CORRETO, SACANAGEM não é FAZER OS OUTROS de TROUXA, mas CHAMÁ-LOS de TROUXA, é uma ESPÉCIE de ETIQUETA DOS ESPERTALHÕES, ENGANAR e PASSAR OS TROUXAS PARA TRÁS pode, o que NÃO PODE é EXPOR a TROUXISSE do TROUXA, aí é OFENSA. É por isto que a FALA de Paulo Guedes é TÃO OFENSIVA, ele está VIOLANDO A ETIQUETA dos ENGANADORES, pois está CHAMANDO os TROUXAS de TROUXA, o que é uma OFENSA INOMINÁVEL. Ele consegue o IMPOSSÍVEL: OFENDER os ENGANADORES e os ENGANADOS.