Ricardo Moraes/Folhapress

Uma carta do leitor

26.12.19
Fernando Gabeira

Sigo a Crusoé desde quando nasceu. O mesmo vale para O Antagonista. Ambos me fazem refletir sobre a revolucão digital, seus ganhos e perdas.

Nenhuma profissão foi tão atingida por ela como a de jornalista. Mas quase nenhuma delas é tão flexível e capaz de se adaptar ao novo momento como ela o foi.

Não se trata apenas de mudar do papel para o virtual, divulgar notícias rapidamente, online. O avanço digital revelou também grandes legiões inexploradas de leitores, que buscavam novas referências.

Como saber disso no passado, em que o feedback se resumia em cartas de leitores? A própria concepção do que interessa ou não, o que é ou não digno de ser impresso, também se ampliou vertiginosamente.

A Crusoé sofreu no seu primeiro ano um grande ataque contra a liberdade de imprensa. Os ministros Toffoli e Alexandre de Moraes tentaram censurá-la. Dentro dos meus limites, protestei. Fui ao ponto de pedir a demissão de Toffoli e Moraes pela gravidade de seu ato. Sei que jamais largariam o osso e que o Senado não os importunaria.

Mas é sempre bom lembrar a frase do western americano Liberty Valance: não tome liberdades com a liberdade de imprensa.

Às vezes não coincidimos sobre o governo Bolsonaro, sou muito focado na política ambiental, que é um desastre, mas creio que pertencemos a um campo que tem algo em comum: leva porrada dos dois lados.

Outro tema exasperante é a chamada guerra cultural do governo Bolsonaro. Crusoé a tratou numa dimensão política, através de um artigo de Felipe Moura Brasil, revelando com dados e documentos como funciona o gabinete de ódio no Palácio do Planalto.

No campo da cultura esse ódio é destilado de outras maneiras. Ora com uma agressão a Fernanda Montenegro, ora com afirmações estapafúrdias do tipo “o rock leva ao aborto, que leva ao satanismo”.

Há outras provocações que são ilegais, como nomear um diretor da Fundação Palmares que desconhece o que foi a escravidão no Brasil e o que ela representou para os negros.

Nesse governo, o ministro da Educação usou o dia da Proclamação da República para dizer que ela foi um golpe e exaltar a monarquia.

Essa tonelada de bobagens não é inócua. Não há projeto de modernização liberal no Brasil que suporte tão baixo nível.

Estou tocando nesses temas apenas para ampliar um pouco a conversa. Na verdade, existe um ponto em que estamos juntos: o apoio à Lava Jato.

Já não há ilusões sobre essa bandeira no governo Bolsonaro. Mas a luta continua.
Algumas pessoas na esquerda consideram a luta anticorrupção como uma nota de pé de página na história moderna do Brasil.

Não só pelos milhões de dólares recuperados, pelo terremoto político no continente, pela destruição de um poderoso esquema, a Lava Jato é um marco que define um rumo desejado por milhões de pessoas.

Cada um tem sua visão da história. Os Beatles propagavam o comunismo, Moro foi instruído pelo Departamento de Estado.

Daí a importância de um campo onde as narrativas não atropelem as evidências – uma espécie de terreno comum, onde, mesmo divergindo, as pessoas usam fatos e argumentos.

Lord Keynes disse uma vez: “Quando os fatos mudam, mudo minhas ideias. O senhor, o que faz?”. No mundo dos extremos, isso não faz sentido. Os fatos não interessam.

Fernando Gabeira é jornalista.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. De ouro eu não digo, mas que seria muito mais fácil a convivência ! Ele é um homem inteligente !

  1. Respeito muito o Gabeira por ter sido extremamente honesto ao expor seu passado de maneira limpa e clara para no mínimo expiar seus erros. Daí a concordar com a sua visão de mundo vai um abismo. A fala do ministro da educação pode doer nos ouvidos de muitos, mas está calcada em FATOS e NUMEROS. Quanto à politica ambiental, até agora só se encontram erros nas matérias da "extrema" imprensa, pois o que o ministro tem feito é LIMPAR a área dos sanguessugas que se deleitam no dinheiro público.

    1. Alguém que mal sabe escrever, não serve pra ministro de nada! Quanto mais da educação!

  2. Parabens a Crusoe' q nao fica restrita a ouvir somente um lado como infelizmente alguns desejam. Gabeira tem uma cultura de quem viveu nas trevas e encontrou seu caminho. Essa visao realista e'a q modestamente sempre busco nas materias q leio. Gabeira clareia com facilidade a nossa realidade com independencia e competencia.

  3. Gabeira é um dos poucos da velha esquerda que evoluiu com o tempo para uma visao de mundo real, mostrando com seu trabalho na TV as coisas como elas sao e o que precisa ser mudado.

    1. Sim, o Gabeira merece todo o respeito porque é um homem profundamente honesto, inteligente, lúcido e culto, que soube manter a mente aberta e livre de amarras ideológicas, preconceituosas ou retrógradas, mantendo-se com a mente tão jovem nos anos 60! Agregaria muito valor se tivesse uma coluna na Crusoé!

    1. Que tal deixar o preconceito de lado e conhecer o Gabeira?

  4. Ainda bem que democracia também significa liberdade de imprensa. Dessa carta, apenas concordo que a Lava Jato foi o marco e, com toda a dificuldade, vai rompendo barreiras impostas por Maias, Alcolumbres, Tofollis, Gilmares e Lewandowskis. Não existe governo 100%, mas só o fato de não escutar notícias de corrupção nesse primeiro ano, já podemos acreditar que a mudança valeu a pena.

  5. Repito e repetirei incansavelmente que devemos a queda do putrefato PT a Bolsonaro,foi o único que enfrentou o sistema com coragem e determinação o resto é intriga da oposição. O Capitão não é o suprassumo,mal educado,grosseiro,mas verdadeiro e conseguiu formar um ministério de corajosos e patriótas como ele. Torço pra que tudo dê certo nesta Terra de Santa Cruz,se não der,deixe o Mourão,ele dará jeito.

    1. Bolsonaro não passou de uma farsa, muito bem embalada num discurso de Olavo, enfeitada pela nossa necessidade de encontrar um candidato de direita e decorada pelo sonho anti-corrupção... Por dentro, esse pacote estava embolorado pelas velhas práticas da politicalha e recheado pelos conchavos do Centrão...

    2. Falou e disse Sirlei. Resumiu o que muitos de nós pensamos sobre o governo e a pessoa do presidente.

  6. Gabeira gosto de você,quando expõe as verdades do Regime Militar,me recuso a aceitar o termo "Ditadura". Mas,ninguém melhor que você pra definir esse congresso pútrido e mal cheiroso,também foste privilegiado com sua benécies,portanto cobro do senhor as mesmas críticas destrutivas que dirige a um antigo companheiro da casa,Bolsonaro,à essa pocilga,onde 513 parasitas,com raríssimas exceções,destroem a Pátria Amada. Sua sunguinha de crochê que o diga,havia ou não liberdade mestre Gabeira nos idos

  7. Nesse governo, até a lava jato foi sim, prejudicada por acordos espúrios e realizados nas sombras da calada da noite... Mas a lava jato se mostra a partidária... Fora do controle do governo e de seus perseguidores... 2019 bateu todos os recordes de operações!!! Tal com um câncer que quando tocado, explode em potencia reativa!! Que esse absurdo de Juiz de Garantia não se sustente e não impeça que novos Motos e Brettas surjam... Avante LAVA JATO

  8. Sou admirador do trabalho do Fernando Gabeira. Coragem para transformar paixão em racionalidade.Mesmo quando terrorista, o semblante do Gabeira contradizia sua prática. Não tem alma de agitador. Um apaziguador de ideias. Parabéns publicar um artigo de um homem que deseja o bem do país.

  9. A bem da memória factual e da honestidade intelectual, concordamos que a ação da esquerda demonstra falsa liderança e que manipula o povão no rumo da miséria e da escravidão. O nível fica muito baixo sempre que a proposição gramscista do marxismo for ignorada (ou omitida). Lamentável que a imprensa, a igreja católica, a produção artística e os educadores tenham sido cooptados ou manipulados pela narrativa perversa da esquerda.

  10. Achar "bobagem" quando dizem que a proclamação da república foi um golpe é desconhecer a história do país. O ato de 15/11/1889 em nada representou vontade popular, mas sim necessidade aristocrática e latifundiária. Pedro II e família foram banidos do país à noite, para evitar comoção do povo. O imperador, além de humilde nos atos e finanças, defendia a liberdade de imprensa, a qual foi tolhida logo no 1a dia da república para evitar qualquer homenagem ao monarca golpeado.

    1. Sem contar todas as benécies que trouxeram para o Brasil que depois de mais de século foram inovadas. Realmente,criticar o Império e desconhecer nossa história e elogiar Zumbi é o mesmo que apoiar hoje o "coiote".

  11. Gabeira confunde liberalidade da economia, com liberalidade de costumes, aonde o homem não se limita a ser limitado pelo consenso de bem estar social.Quando a esquerda estava no poder só quem dava porrada era alguns de matriz conservadora, tipo deboche a fé cristã, imposição globalista de agendas de interesse de uma minoria sobre uma maioria conservadora. Claro tanto a esquerda quanto a direita tem seus ogros, falam dentro da sua cosmovisão de mundo mais limitado.Isto se trata com equilibro.

    1. Zamir,concordo plenamente com você,foi sucinto e claro.

  12. Muito bom ouvir opiniões diversas. Parabéns à Crusoe. Fernando Gabeira sempre foi sensato e suas opiniões são baseadas em fatos. Unanimidade não faz bem a ninguém.

  13. Concordo com o Gabeira, por quem, há exemplo de muitos, tenho grande admiração. Faço uma ressalva: não se produz uma obra prima à primeira pincelado ou à primeira nota musical. Precisamos de tempo para definir o Brasil que queremos, á partir do lixo que herdamos de décadas ou talvez séculos de incúria administrativa.

  14. Sou de direita, bem direita, assinante da Crusoé e admirador do Fernando Gabeira e outros esquerdistas honestos. Não sou carioca mas lamento até hoje a sua derrota na eleição para a prefeitura do Rio ha alguns anos. Teria contribuido muito para diminuir o sofrimento daquele povo. Parabéns pelo texto motivador.

    1. Simples assim, independente de vies existem pessoas honestas, preparadas e bem intencionadas,,,,,,,,,feliz ano novo Marcio

  15. Seria fantástico contar a lucidez de Fernando Gabeira semanalmente na Crusoé! Por mais que a maioria dos leitores não concorde :(

  16. Fernando Gabeira é sempre um alivio saber que esta ativo, escrevendo e divulgando suas opinióes, inteligencia, elegancia, argumentacáo coerente, progresso , etc,,,,,,,nesses tempos de escuridáo uma prova que existe luz no fim do tunel,,,apareça sempre

    1. Adriano, você deveria fazer como o Gabeira e abrir a sua mente para não ser escravo da intolerância e do fanatismo...

    2. “Porque diabos um admirador de Gabeira assina Crusoé? “.. pessoas com visão como essa são quem leva um país para o buraco. Míopes, monoculares, estreitas, obtusas, parciais, binárias, sem poder de crítica. Pessoas facilmente domináveis. Vai sair da caverna, ô camarada!! Começa com uma lidinha em Platão, quem sabe?

    3. Viláo, somente náo sou imbecil, retrogrado, maluco, fundamentalista, náo acredito em terra plana, e tb acho que náo existe mais comunismo há muito tempo,,,,,bom,,,eu leio tudo para tirar minhas conclusóes, inclusive a Cruzoe,,,ah, e me divirto demais com os comentarios, alguns impagaveis,,,,tenho certeza que a maioria dos gestores da Cruzoe tem opiniáo parecida a minha sobre FGabeira,,,,,,e tem mais o R$ é meu, assino o que quiser,,TAOKEI????

    4. Pq diabos um admirador de Gabeira assina Crusoé? Ele é parcial, para a esquerda, Crusoé para a direita, então vc deve ser muito paciente para ler os textos da Crusoé sendo parciais, sendo vc um mortadela, ou vice versa, caso seja coxa. Agora se for isentão, nem comento.

  17. A visão que o negro tem sobre o seu passado, presente e future está acorrentada a um consenso monolítico que baliza todo o pensamento, o deixando plano e cinza, tolhendo toda controvérsia e diversidade. É o cenário que o negro “deve ter” sobre si mesmo. É a nova escravidão, uma submissão psicológica, intelectual e ideológica a um grupo reduzido normalmente com ímpetos autoritários. É difícil fisgar a falta inestimável que Morgans Freemans, Candaces Owens e Denzels Washingtons fazem ao Brasil.

    1. Concordo plenamente, abaixo ao discurso de vitimismo, Meritocracia!

  18. Agora é fácil se manifestar. Quando a Lava Jato tava apanhando do esquema, FG tava esperando pra ver pra que lado a onda ia. Agora se apresenta como um canal de diálogo. Já vi esse filme. Entra na fila!

  19. Podemos mudar de opinião, o que não podemos é mudar os nossos princípios. Os princípios são o alicerce que sustenta o homem e, por tabela os pilares da justiça, sem o qual será inviável a ética e prática da justiça.

  20. Em poucas palavras minha admiração ao jornalista Fernando Gabeira, texto sincero, honesto e muito bem escrito. Discorreu sobre direita e esquerda, sem contudo ofender A ou B. enfim, um texto muito inteligente.

    1. É pq vc é de esquerda que não enxerga que ofendeu a direita sim.

  21. Gabeira é culto, e foi culto neste texto. Da esquerda para a direita deixou suas impressões; disse o que pensa, mesmo que não concordemos com o seu modo de pensar. Em momento algum, apelou. Foi Gabeira o tempo todo. Educado e correto com o seu modo de ser. Li um texto bem articulado e respeitoso. Não tenho que concordar ou discordar. Porque estamos do lado do Brasil.

    1. Então concordamos que o Brasil seja passado a limpo; que os políticos, essa ‘casta’ que se julga INTOCÁVEL, possa ser tocada pelas leis, e, certamente, pela JUSTIÇA.

  22. Excelente como sempre. Um exemplo de vida "quando os fatos mudam, mudo minhas ideias". História da sua vida, e, modestamente, da minha.

  23. Ao assinar, ao invés de assinar "Fernando Gabeira, jornalista" o mais justo e definido seria dizer: " Fernando Gabeira, jornalista ... da Globo"

  24. Muito claras suas reflexões. Só não consigo entender se O F Gabeira é ex jornalista ou ex guerrilheiro, ou ex esquerdista. Suas escrita é clara. Eu concordo c tudo. Só não entendo como, com tanta clareza, eu não percebo onde posicioná-lo na política.

    1. Vilão Inocente deveria se chamar "Inocente útil".... precisa lêr muito livro de historia para entender que o mundo não se divide em vilaõs e mocinhos... alias quem dividia o mundo entre duas classes (arianos e impuros) era o nazismo.

    2. É ex guerrilheiro e comuna, mas é polido, escreve bem, tem a fala mansa. No cenário político ele agora é um jornalista militante de esquerda, que sabe respeitar os limites da ética profissional, para manter seu emprego.

    3. Deixa eu te ajudar,,o capitáo messias foi a vida inteira contra privatizacóes, contra a reforma da previdencia, já elogiou o chaves, e assim adiante,,,,,,,,,,,hoje ele chama todos com esse pensamento de comunistas e inimigos do Brasil,,,,,,,o homem só chegou até aqui porque argumentos, entendeu e arrumou seus erros,,,evoluiu,,,,,fico imaginando o ex terrorista Gabeira presidente, articulando e chamando todos para um grande projeto Brasil hoje,,estariamos melhores???? Tenho certeza que sim

  25. Por que a grande maioria da imprensa se calava na época das trevas, da ignorancia e do maior esquema de corrupção da história com lula e dilma? Pq ninguém se indignava? Pq só agora?

    1. Nessa época de pós verdade tudo é valido,,a imprensa se calou??????? Vc tem noçoa quem e onde ocorreu a denuncia/ampla divulgaçáo do mensaláo???!!!! pesquise, vai ter uma bela surpresa,,,,,,,,o pior cego é aquele que tem politico de estimaçáo,,,morre de fome se a grama mudar o tom do verde

    2. Se calavam porque tinham lá seus privilégios...., o q era oportuno, mesmo sabendo que havia muita coisa errada...não valia a pena perder o Estado Anunciante...

    3. Talvez porque o dinheiro da corrupção fosse distribuído generosamente aos "formadores de opinião"...

  26. Sua assinante da Crusoé com muito prazer e orgulho de ter acesso a um jornalismo tão importante, tão imparcial, com jornalistas tão brilhantes como esses! Parabéns a todos, que como Gabeira, lutam, independente de qq coisa - partidos políticos, ideologia, religião, etc - por um Brasil mais honesto, mais digno, sem corrupção!!!

    1. Gabeira luta pelo comunismo, se alimentando do capitalismo por dentro, quem como eu assina GNews, bem sabe o comuna enrustido que este homem é, aliás, nem enrustido é.

  27. Certamente os religiosos da esquerda atacarão sempre os governos que não rezem sua cartilha comunista, mas democracia é isso, poder alternar todas as correntes doutrinárias no Poder! É salutar é necessária, a alternância, do contrário teríamos uma ditadura, de pensamento único, de esquerda ou de direita! Viva a Democracia, com todas suas deficiências!

  28. O senhor nunca fez um comentário de porte como esse sobre o período do bandido mor e da Dilma!Mais baixo do que eles chegaram ? Impossível !

    1. Aproveitando reportagens de outros para justificar sua opinião. Tinha dado um perdão a você, gabeira, quando saiu do PT, mas vejo que a lavagem cerebral deixou sequelas.

  29. "Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!" Voce atualizou muitas de suas antigas convicções , quem sabe mude também um dia de opinião sobre a Proclamação da República! isso não muda minha admiração porque há tempos também escolhi ficar fora de radicalismos, do "tudo ou nada" ,quando a vida, incluindo as pessoa é um leque de opções , enquanto uns ainda o enxergam fechado, outros já perceberam que o propósito dele é ser aberto!

  30. O Gabeira...Vamos você é um cara é Inteligente...Mais a Plocamação da Republica, foi a maior sacanagem e traiçao feita quem nos construiu e nos emponderou enquanto nação, jamais poderia ser deposto e jogarmos 380 anos de historia no Lixo...

    1. Somente agora, aos 65 anos de idade, compreendo que o Império do Brasil, como uma Nação Parlamentarista hoje 100% alfabetizada e desenvolvida seria perfeitamente viável.... mas é evidente que o povo popular do Brasil aceitou o GOLPE MILITAR, pois do contrário, certamente a Família Real teria voltado ao poder.

  31. "TONELADAS DE BOBAGENS" "BAIXO NÍVEL" nítido pensamento ideológico de comunista. "FATOS" sim, os fatos destruíram e destroem todos os argumentos da esquerda comunista que ideologicamente desviou bilhões em nome da implantação de um "PODER" "LAVA JATO" durante os últimos 30 anos, onde estava? Estava completamente cego pela ideologia comunista que defende, enquanto o Brasil era saqueado. Hoje, um governo de quase 365 dias, querem dele a excelência em tudo, em um Estado aparelhado.

    1. Não, Egon. ‘Excrementos’ ... !? Apenas na condição de servirem como fertilizantes! É assim que pensam os agregadores.

  32. Eu apoio a maioria das pautas do governo Bolsonaro. Amo de verdade também o Gabeira. Ele participou da guerrilha armada da esquerda é não entendeu ainda que o foco da esquerda saiu da luta do proletariado para a cultura e educação. Será que o correto é trocar uma doutrinação de esquerda por uma dita de direita? Não sei. Só sei que o Gramscismo é Marcusianismo impetrado em nossas escolas vem levando a resultados trágicos no PISA e no mundo do trabalho. Um feliz ano novo Camarada Gabeira.

  33. É lógico que ele não lê Crusoé, resumiu à política a reportagem do Felipe M. Brasil, absurdo, podiam ter pago para alguém menos queimado opinar em uma revista de direita. Aliás, estou sentindo um discurso cada dia mais alinhavado com o centro da parte desses articulistas. Estão como o governo Bolsonaro, ele prometeu um despotismo intolerante e não entregou isso. O descumprimento da promessa bolsonariana é bom, o vosso não.

  34. Parabéns pelo texto e reflexão! Muito sensato!! E parabéns para Crusoe pela coragem de ouvir/reproduzir o “outro lado”...

  35. Parabéns Fernando Gabeira! "Quando os fatos mudam mudam minhas idéias". Você é uma prova viva dessa realidade e já provou, mais de uma vez, ser um homem inteligente, no sentido de "ser pensante" e não um saudosista de velhos tempos de ideologias insustentáveis. Os brasileiros precisam sofrer a consequência das suas escolhas até que aprendam a fazê-las de forma racional e não emocional como tem sido. Talvez nossa geração não vivencie esse tempo, mas agradeço você e o Antagonista por lutarem!

    1. "Ser pensante", com dois neurônios, o Tico e o Teco? Faça-me um favor!!!!!!! Quanta bobagem!

  36. É por isso é outras coisas que não vou renovar a minha assinatura, que começou junto com essa revista. Achei que esse canal era o último baluarte da imprensa livre....estava enganado. Lixo essa carta desse comunista.

    1. Não ligue não, Eduardo, sem esses contrapontos não seria tão emocionante.

  37. Como Gabeira, sigo Antagonista e Crusoé desde a criação de ambos. Gosto do Fernando Gabeira, da sua simpatia e coragem como militante de esquerda que foi. Mas ... se ele tivesse julgado com o mesmo rigor de agora os seus colegas de militância, como o o demônio do Zé Dirceu, talvez seu artigo tivesse um peso maior.

  38. Gabeira é brilhante, como sempre. Mas... a proclamação da república foi de fato um golpe de estado. Releia a História e verás.

  39. Como eu admiro cada texto seu Gabeira! Sua opinião é muito sensata. Em tempos modernos como você descreve, ainda acho que você deveria planejar um livro onde pudesse deixar para o futuro, ainda que digital, uma análise destes tempos que vivemos! A inteligência da sua escrita alimenta nossa cognição!

    1. Esse bandido é uma desgraça nacional, labesaco do Fidel. Lixo.

    1. bom mesmo e lamber o saco seg um Pres mentiroso parabéns Gabeira tua presencia me faz acreditar

  40. Gabeira mudou bastante, mas não deixou de ser socialista e "progressista", portanto é um defensor do atraso. É uma pessoa inteligente, mas segundo a sua visão de mundo todo o país deveria ser demarcado como reservas florestais e terras indígenas. Todos viveriam fumando maconha e contemplando a natureza. Fernando Montenegro tem carta branca para falar barbaridades e mentir porque é boa atriz?

    1. Perfeito o comentário , deixou a esquerda, mas com recaídas ...

  41. Ao ler Gabeira, assim como a Crusoé e O Antagonista, um conceito aflora: integridade. Independentemente de ideologias, esse deve ser o ponto de convergência daqueles que realmente querem o melhor para o Brasil.

  42. Queira Deus que algum dia tenhamos um Dallagnol no ministério da educação assim pessoas como Fernanda Montenegro terá mais respeito com as crianças e que não fiquem apontando o dedo para pessoas como eu que não aceitam homens pelados sendo alisados por ex presidente e crianças que nem sabem ainda o que é sexo . Isso é coisa de velhas gagas .

  43. Justamente por concordar com Gabeira que crítico veementemente uma colunista da Crusoé que insiste em brigar com os fatos para desinformar o leitor e impor sua ideologia. Dica: é ex-jogadora de vôlei.

    1. Brigar com os fatos??? Meu Deus, discordo totalmente do senhor.

    2. A "ex-jogadora de vôlei é uma grande revelação, se tornou uma grande jornalista. Vale muito a pena lê-la. Inteligente e antenada. As críticas de Eduardo deve ser porque ela não é esquerdista e "progressista". Se fosse uma doutrinadora esquerdista, como quase todo jornalista, ele a aplaudiria. As ideias defendidas por Ana Paula só provam sua inteligência!

  44. "Moro foi instruído pelo Departamento de Estado". Correto: Departamento de Estado de Direito e Justiça Pública, como nunca dantes por aqui viscejou, para o orgulho do País, e terror dos meliantes punidos. Que assim continue sendo. Parabéns Sérgio Fernando Moro❗

    1. Ia comentar, mas depois de ler o seu contraponto, só posso parabeniza-lo pelo que escreveu.

    2. Comentário super oportuno sobre a frase do Gabeira.

  45. Gente, em uma democracia todos devem ter seus pensamentos respeitados, difícil é perceber que eles estão todo em parte errado. Gabeira realmente tenta hoje ser equilibrado, na juventude só os infelizes são. Parabéns Gabeira, acredite, eu sou democrático e de direita, capitalista, e mais o homem depois a natureza.

  46. "Quandos (sic) os fatos mudam" Tenham dó, revisem os textos, por favor, virou rotina no Antagonista e agora, também na Crusoé? Sou assinante de primeira hora mas está difícil suportar tantos erros básicos

  47. É lamentável que essa área de comentários seja tão mal utilizada, com tanto ódio e grosseria, entre pessoas inteligentes e privilegiadas, que tem acesso a publicações de boa qualidade... Porque se degladiarem com tanta baixeza contra uns e outros apenas pelo que são ou porque pensam diferente? Aonde esperam chegar com tanto ódio e tanta baixeza? Acaso almejam chegar em algum Olimpo de podridão? Porque pelo que demonstram aqui não podem chegar em lugar menos pior.

  48. Gabeira nunca desaponta... muita vezes discordo dele, mas nunca NUNCA DEIXO DE CINSIDERSR SEU PONTO DE GUSTA, POR WUE ELE É HONESTO.

  49. Os mesmos fatos serviram para considerar a Terra plana, esférica, centro do Universo, em órbita ao redor do Sol. Mais recentemente, novos conceitos foram necessárias para explicar a curvatura do espaço e a contração do tempo pela gravidade, o que joga o modelo Copérnico/Newtoniano no lixo. Obviamente novos modelos surgirão para o Universo, mas muitos ainda consideram a Terra plana, ou esférica girando em órbita ao redor do Sol. Não bastam os fatos, os modelos devem ser coerentes.

    1. Sei que existem pessoas que acham isso, mas não as conheço. Por favor, cite uma importante (escritor por exemplo)para que possamos dizer se é verdade ou mentira.

  50. Boa, Gabeira. Nos extremos, como diria Jean-Pierre Faye, esquerda e direita tendem a se encontrar. É a chamada Teoria da Ferradura. Aquela pode ser discutida, e a ferradura está sendo calçada por extremistas em ambos os lados do espectro político.

  51. Achei interessante o trecho "cada um tem sua visão da história", e ainda acrescento, que ao expressá-la depende muito de qual lado ou qual organização pertence...

  52. Respeito Gabeira, sua história de honestidade, sua coragem para a auto crítica e abertura ao diálogo. Tbm acho a polarização tóxica e uma estratégia política nociva. Mas eu espera um texto melhor. Infelizmente, meu caro, não há no horizonte qq autocrítica na esquerda, ou um "centro" moderado e honesto a colaborar. Que continue o bode bolsonarista na sala com seus atropelos e guerra híbrida. O bom jornalismo, se houver, separa os alhos dos bugalhos, e por fim, talvez muita roupa suja fique limpa

  53. A divergência é natural! Mas o fato importante, é que há gente do espectro político "esquera", mas que não ignora os fatos. Por está razão, parabenizo Fernando Gabeira pelo texto!

  54. O único sinal de inteligência de Gabeira é ter abandonado o pântano socialista, e fazer disso seu marketing pessoal...Mas como sempre, o rato comunista muda o pêlo, mas nunca deixará de ser rato... Mesmo mudando para fala macia. .

    1. Que grosseria gratuita e bancarrota.É preferível rato com cara e sensibilidade que covarde falastrão e invisível.

  55. Nunca é demais lembrar que graças também ao gabeira no episódio do sequestro do embaixador o ze dirceu foi libertado.... deu no que deu.

  56. Com todo o respeito ao Gabeira que se intitula defensor do meio ambiente, dizer que a política ambiental do Brasil é um desastre, no mínimo é um desconhecimento total sobre o assunto. Não está o ideal, porem o que a PTzada fez durante todos estes treze anos !?

    1. Parabéns MARIO, falta-lhes informação do bom trabalho que o Governo está fazendo. Em um ano apenas fica difícil, não é mesmo? Nem em 4 será possível reverter o que os "canhotos" fizeram de asneiras durante todo este tempo em que "governaram".

    2. Callate,Maria! Vai esquerdalhar na caixa-prego. És uma reacionária, pela ignorância e , pra variar, nem deves ter este nome, pois estás apenas te esgueirando por aqui, na surrealidade das tuas idéias. Álvaro Costa/df

  57. Gabeira, usando o vocábulo do Ponde afirmo q você não é nenhum inteligentinho mas é mesmo um inteligente e sincero. Parabéns

    1. Inteligentinho? Continua esquerdinho só q de fala mansa, Não da pra confiar não!,,

  58. Respeitado porque tem limites. Tem cacife e reconhecimento pois é de esquerda mas não a qualquer preço. O limite da sua ideologia é a coerência e consideração ao próximo. É possível ser esquerdista honesto.

  59. Gabeira, educado, simpático e bom de ver e ouvir, mas como esquerdista que é (mesmo arrependido), não perde a chance de distorcer os fatos e suas nuances para críticá-los. De tudo que disse concordo apenas com seus comentários sobre a Lava Jato.

  60. O Gabeira sempre começa bem um artigo mas tem um costume, não sei se é uma casca de banana patológica; lá pelo meio da narrativa volta sempre ao seu começo de terrorista. "Os Beattles propagavam o comunismo" capitalizando digo eu. Ah! Gabeira...

    1. Ô Pedro, tá "viajando fio", essa frase não é do Gabeira, procure na imprensa quem é o autor, ficarás surpreso.

    2. Não amadureceu.com a idade. Apenas ficou velho. Começa bem mas termina como o chato repetitivo que sempre foi.

    3. Isso foi ironia. Um exemplo das idéia malucas que andam por aí

  61. sempre considerei Gabeira um excelente jornalista , como tbm um político sensato e centrado. De fato , quem elegeu o Bolsonaro foi a safadeza e roubalheira dos governos petistas, q aparelharam o governo para enriquecimento próprio transferência de nossos impostos para paraísos fiscais e ou países afinados politicamente com eles(petistas). quantas mortes esses recursos transferidos sob a égide petistas , ja nos causaram? só Deus sabe

  62. Para ganhar espaço : concordo com Silas (27/XII -09:38). Parafrasando os Beatles:¨since I got older loosing few hairs just few years from now ¨, tenho tempo de analizar as ¨opinioes¨devido ao meu diminuido tempo de trabalho. Um postador diz : cometer erros e equivocos faz parte do aprendizado. Gabeira precisou de 45 anos de aprendizado? Homen com ideias humanistas?Pessoa culta? Gabeira uma ilha na esquerda brasileira? e esiste ou alguma vez existiu a esquerda no Brasil? longa vida a Crosue´

  63. Se é que temos que polarizar o nosso mundinho, Gabeira é um dos poucos da “esquerda” que respeito em ouvir a sua opinião, mesmo que eventualmente não possa concordar! Digo isto obviamente como um grande elogio a ele!

  64. O Marxista enrustido uma hora ou outra sempre mostra suas garras. Começa reclamando de censura e termina querendo censurar os outros.

    1. Gabeira é dispensável. Ninguém suporta mais comunistas, ainda mais falsos arrependidos.

    2. Contou direitinho, foram 18. De resto concordo, teu comentário foi dispensável.

  65. Seu Gabeira, o senhor precisa saber que duas meias-verdades nao fazem sempre uma verdade; as suas verdades sao feitas de acordo com suas vontades, usualmente pinçadas de junções de meias-verdades, infelizmente.

  66. Obrigada Crusoé por este presente de final de ano! Gabeira é um exemplo que como é possível melhorar e continuar melhorando com o tempo.

  67. Taí! Um ex guerrilheiro que certamente o foi por idealismo. E que hoje defende a Lava Jato, ignorando as narrativas da esquerda! Um cara confiável.

    1. Defende mas atenua seus efeitos, ao citar milhões e não bilhões tenta minimizar o estrago que ela causou e o quanto foi danoso e monstruoso o montante roubado.

  68. A esquerda sempre tentando negar a guerra cultural. Essa sim a mais importante travada pelo governo Bolsonaro. Gabeira como bom esquerdista não foge à regra.

    1. concordo ... a guerra cultural é a raiz da roubalheira! Gabeira meio-arrependido mencionando apenas o roubo financeiro mas preservando o roubo maior e mais importante: o futuro intelectual das mentes brasileiras e sua substituição pelo maniqueísmo marxista!

  69. Enquanto morei no Rio, por 15 anos, fui eleitora do Gabeira. Nunca me arrependi. E continuo me deliciando com suas aparições na TV e nos escritos. Deus te proteja!

  70. Como assumir que o fato não interessa?A dúvida metódica no esclarecimento do fato,que deve ser visto como “coisa” ,define,cartesianamente,a busca pela verdade,compromisso final de todo jornalista que se preze.

  71. você é um ponto de pergunta sadio! sempre questionando e puxando a conversa para o eixo da civilidade. mereciamos ter tido um prefeito com o teu perfil.

  72. Foi um prazer ver e ler o Gabeira na Crusoé, não porque sou de esquerda, aliás não concordo com nada do que a esquerda discursa, mas porque eu não o considero de esquerda, e sim de um homem com idéias humanistas, não esquecendo que o mundo vive de negócios, e assim, também é preciso reconhecer e contribuir para ter.um ambiente de mercado positivo. É uma pessoa culta e que contribui,e muito, com o saber de todos nós.

  73. Sempre um alento ler Gabeira, suas ideias evoluíram , amadureceram , criaram sensatez, ponderação, o que o tempo deveria trazer a todos. O jovem que participou do sequestro do embaixador americano e usou tanga de crochê, se modificou. Sinto o oposto quando vejo Chico Buarque ao lado do Lula.

    1. Concordo Regina, a nossa trajetória nesse mundo é de evolução e aprimoramento moral e intelectual, e cometer erros e equívocos faz parte do aprendizado. O Gabeira é um exemplo clássico do aprendizado e metamorfose humana, para melhor, já outros ícones pararam no tempo e na mediocridade da ideologia cega.

  74. Gabeira, sempre sensato, redação simples, clara, concisa, lógica. Levar porrada dos dois lados é capacidade de analisar os fatos com isenção (qualidade e não crítica), sem ideias pre-concebidas. Adorei a surpresa de encontrar Fernando Gabeira aqui.

  75. Como votei e fiz campanha para o Bolsonaro, mas "quando os fatos mudam, mudo minhas ideias", "levo porrada dos dois lados". Difícil ouvir as idiotices da Pastora ministra e do ministro "dançando na chuva". E o gabinete do ódio, medidas para proteger 01, 02, 03, etc. Mas, há quatro ministros que uso como escudo nas "porradas": Moro, Paulo Guedes, Tarcísio, Ana Cristina. Eles desconsideram as atrapalhadas e trabalham. Graças a eles, resta um córrego de esperanca; no início de 2018 havia um rio.

    1. O verdevaldo concordando? Meu Deus... Mesmo sendo só o verde, meu Deus, quanta hipocrisia!

  76. O grande problema do caveira é o fanatismo, onde ele expressa seu ponto de vista e quanto aos de terceiros que não condiz c seu pensamento, são insanos

  77. Li com mais pesar q prazer o Gabeira aqui. Não conseguiu ainda ultrapassar sua barreira esquerdista, apesar do tanto q fez e faz em prol da lucidez política. Criticou o q deve ser criticado no governo Bolsonaro, mas não exaltou suas muitas virtudes, q dão goleada na casca grossa. E os Beatles nunca propagaram o comunismo, pelo contrário, propagaram a seu modo o velho e bom liberalismo britânico. O rock “Revolution” diz querer mudar o mundo, mas não com revolução, ódio e retratos d Mao Tsé Tung

  78. Gabeira é um exemplo vivo que a esquerda pode evoluir, atuar com respeito e coerência. Não sou e jamais fui de esquerda, acho até que hj em dia discutir esquerda e direita é inóquo e ultrapassado. Discustir o bem estar social, a evolução do Estado para um tamanho menor menos pesado à socieadade com respeito aos valores e ideias de todos espectros, isso sim faz a sociedade progredir. Sempre bom ler de tudo e Gabeira sempre contribuiu com sua visão humanista. Escreva mais aqui...

  79. Gabeira, sua sensatez é um vento fresco a arejar o ambiente. Não concordo com tudo que escreve mas voce sempre me faz refletir . Aí, penso e existo melhor kkkk. Vc é uma esquerda que respeito.

  80. 🇧🇷 O exemplo de um ex comunista, não ficou preso ao passado evolui mesmo discordando em muito do gabeira é um brasileiro que eu admiro e confio.

    1. Comunista será sempre comunista! Querem dividir o que é dos outros, produzir jamais! Muita lorota e nada mais

  81. Vc é muito maior e melhor que a Crusoe, que os tendenciosos e facciosos Antagonistas ! Vc é o jornalista mais lúcido deste país, meu sonho de consumo para presidente, sempre foi! Vida longa 💚💚💚💚💚

  82. Excelente editorial. Reflete a posiçao de brasileiros que querem passar este país a limpo sem o viés da esquerdopata ou direitopata porém com a bandeira da anti-corrupção acima de tudo.

    1. De onde voce tirou que o Gabeira, no texto, quer que o país seja passado a limpo? Apenas vejo ele azeitando um texto para f o Bolsonaro...

  83. inteligente, mas parcial. a Fernanda Montenegro fala muita besteira. A educação precisa de chacoalhadas mesmo. A proclamação da República foi um golpe mesmo. Não dá pra apagar seu passado de terrorista. A sua inteligência poderia ser aplicada com maior coerência.

  84. Excelente texto, não concordo em muitas coisa s com, mas certamente sua proposta para discutir aquilo que interessa é a única possível, estamos perdidos nas falácias de esquerda e direita, enquanto o que mais importa fica de lado, temos que vigiar os poderes, trabalhar para que nossos impostos sejam aplicados em benefício do povo, e não para patrocinar regalias absurdas para aqueles que deveriam trabalhar para o bem estar dos brasileiros, precisamos lutar pela ética na política.

  85. A credibilidade dos jornalistas da Crusoé e Antagonista sempre levará porrada dos jacobinos Bolsolavista. Eles têm dinheiro suficiente para manter essa escória. Lula passou e Bolsonaro passará.

  86. Gabeira é um dos poucos intelectuais de esquerda que respeito por sua honestidade inteletcual e caráter. Espero que continue na Crusoé que sem dúvidas é a melhor revista digital sobre política no país. Parabéns!

  87. Gostei de saber que Gabeira está na Crusoé. Nem sempre concordo com suas opiniões mas sempre trás uma reflexão sensata. Por exemplo a lupa que se usa em falas de ministros de Bolsonaro. A esquerda fala horrores..... mas a lupa continua apenas nos ministros assumidamente de direita.

  88. Que surpresa boa: dar de cara com o Gabeira logo de manhã! Presentão! Sempre concordo com suas opiniões, meu quase presidente da República predileto.

  89. Acabei de postar dois comentários e o departamento de censura da Crusoé informou que passará por modificações. Lei da mordaça

    1. Já me censuraram mais de uma vez. E não posto comentários ofensivos e nem com palavrões. Estão pior que o Toffoli.

  90. Estou sendo censurado? Postei um comentário e recebi a mensagem que meu comentário passará por modificações? É a lei da mordaça da Crusoé?

  91. Ele realmente parece uma voz esquerda mais moderada, porém, aborda periférica mente os absurdos do meio cultural e se cala quanto ao sucateamento do ensino, principalmente das universidades públicas.

  92. Concordo, Gabeira! No mundo dos extremos, os fatos não interessam. Há muita narrativa nos dias que vivemos. Mas os fatos estão aqui, por determinação da nova imprensa, expostos pra nossa reflexão. Muito bom vê-lo nesta seara.

  93. Gabeira na Crusoé? Grande e boa surpresa. Mesmo quando minha opinião diverge da sua é um prazer ler os seus textos, pois você consegue ser antagônico sem ser agressivo ou ofensivo, qualidade rara nos dias que correm. Na maior parte das vezes a sua argumentação é tão sólida que é quase impossível não concordar com ela.

    1. Gabeira é um homem lúcido e sensato. Ele seria uma ótima aquisição para Crusoé. Com ele e Carvalhosa renovaria minha assinatura, sem dúvidas.

  94. Bom texto, mas uma ressalva, o fato de que hoje sejamos uma república, não pretendemos o retorno da monarquia, apesar de que tivemos um Dom Pedro II, que foi um gigante que temos a obrigação de homenagear, a proclamação da República foi de fato um golpe de estado, negar isto faz algum sentido?.

  95. Faveiro gosto de você pela sua honestidade e seu comportamento mas q a maioria discorda de você quanto a Educação neste país q cujo nível é dos mais baixos e tem q ser desaparelhada e acabar com este corporativismo de professores sindicalistas perniciosos.

  96. Às vezes leio seus artigos no Estadao e não raro gosto. Vc fala em educação no governo. Óbvio que o ministério teria que ser disruptivo. A educação de antes era horrível. Fala de Fernanda Montenegro, ok, fala que é ambientalista,ok. Eu pergunto:qual país do tamanho do Brasil não tem que dedicar-se à agricultura? Nossa cobertura verde ainda é maior que qualquer país que tenha tido progresso no IDH . Vc quer que sejamos o jardim do mundo ? Acho seu artigo mistificador.

  97. É isso Gabeira, só consegue mudar de opinião, quem um dia teve uma. E não é saldável ser 100% fechado com representante de idéia alguma.

  98. Gabeira vc não me representa. Respeito suas iďéias e posicionamento, mas como muitos não crè fatos positivos mesmo vindo de pessoas que não o representam, possam mudar idéias e diminuir as diferenças. Seja leve. Seja neitro. Seja verdade.

    1. a ultima figurinha, dedicada aos leitores, dece ser lid de cabeça para baixo...

  99. Gabeira, vc me representa. Gosto de ouvir tua voz e de ler o que você escreve. Tem nexo. Tem lógica. Bem diferente do que é ouvir um presidente fanático por um confronto. Sem nexo. Sem lógica. Está custando caro ter trabalhado tanto para derrubar o pt.

    1. Gabeira vc não merepresenta. Respeito suas posições nas questões ambientais e culturais, mas ignorar os fatos intwressa, pois mostra o quanto se está no extremo.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO