Por um ano sem censura

26.12.19
Da Redação

Caro leitor,

Neste 2019, passamos por uma difícil intempérie em nossa ilha. A censura a que fomos submetidos por ordem de um ministro do Supremo Tribunal Federal, porém, só reforçou a importância de nossa missão primordial: lançar luzes sobre os cantos mais escuros do poder.

Fomos censurados por fazer nosso trabalho, por ignorar tabus conhecidos e expor, na forma de notícia, a relevante informação de que o nome de um juiz da mais alta corte do país havia aparecido no curso da mais rumorosa delação premiada da Operação Lava Jato.

Fiscalizar o poder e, como consequência, incomodar os poderosos é o que de melhor podemos fazer por você. Nossa proposta, desde o lançamento da revista, em maio de 2018, é funcionar como olhos avançados dos nossos leitores, de modo a descobrir aquilo que as excelências desejam encobrir, perguntar aquilo que elas não gostariam de responder, expor os bastidores de negociações subterrâneas.

Por vezes, somos incompreendidos ao realizar essa tarefa. A ordem de censura é apenas um exemplo da reação desmedida ao que fazemos. Em tempos de paixões exacerbadas na política, de polarização extrema, somos atacados pelos mais diferentes lados.

Mas devo dizer que seguiremos fazendo o jornalismo que prometemos fazer, por uma simples razão: entendemos que é assim que ajudaremos no aperfeiçoamento das instituições de nosso país e na qualificação daqueles que se propõem a comandá-las, nas mais diferentes frentes, em todos os poderes.

As paixões são passageiras. Mas a necessidade de os poderosos de plantão serem fiscalizados de perto deve ser perene, e o bom jornalismo, livre de amarras e dos velhos tabus, é instrumento fundamental para que isso ocorra.

É cobrando os poderosos, sejam eles quem forem, que os impostos que você paga valerão mais, na forma de serviços melhores. É cobrando os poderosos, sejam eles quem forem, que o Brasil conseguirá se livrar, um dia, do mal atávico da corrupção. É cobrando os poderosos, sejam eles quem forem, que conseguiremos nos aproximar do que há de melhor no mundo civilizado.

Nesta edição especial, em que trazemos artigos de dez personalidades convidadas a traçar as perspectivas para o ano que se avizinha, quero agradecer, em nome de todos nós da redação, pela sua parceria ao longo deste 2019 e desejar um 2020 de muita saúde, paz e prosperidade.

Que seja, também, um ano sem censura, em que as liberdades prevaleçam e a transparência e a honestidade sejam levadas cada vez mais em conta por aqueles que, gostando ou não, seguirão sob a nossa lupa.

Feliz Ano Novo! E boa leitura!

Rodrigo Rangel
Diretor de redação

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Primeiro texto que li desde o início da minha assinatura, agora em janeiro. Não poderia ter começado melhor! Parabéns, Revista Crusoé, pela ousada proposta de fazer jornalismo de verdade nesse estranho século XXI. Sucesso e abraços a todos da redação.

  2. Excelente. Desejo que, em 2020, Crusoé continue a fazer seu trabalho com independência, coragem e imparcialidade (sem bandidos de estimação).

  3. Cancelei todas as minhas assinaturas e me sinto melhor informdo por Crusoe', pq ela nao tem lado, nao tem ideologia - a meu ver uma das pragas da humanidade - ela veio pra falar o q tiver q falar doa a quem doer. Quem quiser uma revista chapa branca, nao vai gostar e vai acabar procurando sua turma em outro lugar.

    1. Verdade e mentira nos acompanham desde q o Criador nos criou. Cada um de nós somos únicos e a nossa mente não há como lê-la. Então como saberemos o q é verdade e ou mentira ??? Cada ser ou entidade tem a sua verdade q ao outro ser ou entidade pode parecer mentira. A obrigação de não nos frustrar e nos informar o apurado com isenção (q é difícil, pois cada um tem sua opinião) já nos chega com a opinião do repórter, jornalista ou outro profissional da área. Questionamos com nossos comentários.

  4. Estou muito satisfeita e, na verdade, adorando haver assinado a revista Crusoé, na minha modesta opinião, a mais importante e competente representante da (ainda minúscula) mídia honesta e confiável deste nosso país. Se depender do reconhecimento popular, ninguém jamais vai calar a Crusoé.

  5. Se depender de nós. Seguiremos lendo e financiando o trabalho de vocês. Estamos numa nova fase. O mundo mudou e vocês perceberam isto, e aperfeiçoaram ainda mais estas mudanças. Parabéns a este novo jornalismo que vocês ajudaram a consolidar. Em especial para o incansável Cláudio Dantas.

  6. A Crusoé é hoje a revista séria que temos no Brasil e busca a verdaďe onde ela está, independente das pressões dos poderosos, esta atividade é que engrandece e enriquece a Democracia.

  7. Crusoé é o exemplo da imprensa que precisamos, isenta, corajosa, justa e sincera. Vocês tem uma missão na cumprir, informar-nos de tudo que é verdadeiro e relevante para a vida democrática. Continuarei apoiando com entusiasmo essa luta!

  8. Desejo a todos muito sucesso em todas as boas escolhas, saúde para aguentar as canalhices, garra para lutar pelo o que é justo e que o amor impeça as tolices.

  9. Que cada lado da história possa fazer suas réplicas e tréplicas... e que o exemplo podre que a Globo faz com governo seja abominado desta revista... Que tenhamos um jornalismo livre e isento de amarras, direcionamentos e ideologias!

  10. Concordo com tudo o que está no texto. Se são tão contra censura porque colocaram censor com apelido de moderador para passar pente fino nos comentários? Antes não tinha nada disso.

  11. O que sentimos, muitas vezes, na crítica ao governo Bolsonaro, é o pavor do retorno do inferno petista. No meu caso, não se trata de paixão ao governo, é esse pesadelo. O Bolsonaro das eleições tirou licença interesse.Está mais ligado em cuidar dos filhos rebeldes na política, do que dos compromissos assumidos.Entristece o descaso com que trata a operação lava jato,atacada pelas instituições interessadas em defender corruptos. Aos defensores da corrupção um péssimo Ano Novo.

  12. É difícil acreditar que esse país um dia será civilizado, especialmente no que diz respeito aos “índices” de corrupção dos agentes públicos. Mas o trabalho de Crusoé é uma das ações que mantém em nós, brasileiros de bem (que não se corrompem; que não precisam disfarçar a declaração de bens; que espera meses, e até anos para solucionar algo, mas não pagam pelo “jeitinho” do sistema, etc) acesa a pueril esperança de dias melhores.

  13. É difícil o exercício da verdade, para a imprensa , seja qual for a mídia, narrar os fatos sem emitir opinião de valor é questão de princípios éticos e de sobrevivência a longo prazo. Espero que a Crusoe continue resistindo contra as investidas do poder econômico e à tentação de expor sua opinião como verdade absoluta. Ouvir o ponto de vista do envolvido na notícia e replicar para os leitores na íntegra as declarações deixando que o leitor tire suas próprias conclusões é o que espero da revista

  14. Enquanto o compromisso de vocês da Crusoe for a verdade, estaremos juntos! Ninguém mais do que nós queremos ver esse país melhor, e só a verdade e muito trabalho serão capazes de mudar esse país!

  15. Sou assinante desde a primeira hora! Sempre adorei as matérias de O Antagonista, e parabenizo a equipe Crusoé pelo excelente trabalho! Nós precisamos de vocês. Não desistam, nunca! Sem vocês fica difícil obter informação confiável! Feliz 2020!!!!! Indianara.

  16. Contamos, desesperadamente, com vocês para continuarmos a ter informações jornalísticas na acepção do termo. Parabéns a toda a equipe pelo belo trabalho! E não desistam! Nós precisamos de vocês! Obrigada.

  17. Falem sempre a VERDADE doa a quem doer que não estarão a sós. Que 2020 nos livre dos aproveitadores e demagogos. Ainda acredito num Brasil melhor.

  18. Ufa! Saímos da Veja, da Folha de São Paulo e do Jornal Nacional. Comecemos 2020 com Crusoé, Brasil Paralelo e Brasil Sem Medo! Avante, Brasil!

  19. Parabéns a equipe de Jornalismo da Crusué... Esperamos que continuem com a bússola de um Jornalismo comprometido com a verdade doa a quem doer... Como bem colocado no texto acima:..." As paixões são passageiras. Mas a necessidade de os poderosos serem fiscalizados de perto deve ser perene"... É Preciso mais do que nunca resgatar a confiança e a parceria da Sociedade com a Mídia, só assim o Brasil conseguirá livrar -se do mal atávico da corrupção em sua entranhas do Poder da República.

  20. Parabéns a está equipe de jornalistas compromissados com a notícia de qualidade e o jornalismo investigativo q nos tem mostrado a podridão de políticos, alguns juízes do supremo . Prossigam firme com este fóco é nos leitores agradecemos.

  21. A Crusoé está de parabéns por todo o ano que passou ser honesto com os assinantes,agradeço a toda Equipe,que pague muito bem aos jornalistas para.nao sair da Redação.Viva a Crusoé.

  22. Parabens, pelo jornalismo brilhante, imparcial e insento que vocês fazem. Antecipando os assuntos polêmicos , vocês estão prestando um grande serviço para o povo brasileiro, dando-se à sociedade a chance e o direito de se manifestar a favor ou contra o tema. Gostaria de sugerir que vocês fizessem uma retrospectiva de como votou cada parlamentar ou partido em 2019 em cada proposta polêmica, para que em 2020 o brasileiro possa dar o troco aos partidos que votaram a favor do fundão eleitoral e etc.

  23. CRUZOÉ, reavivou minha vontade de ler algum semanário, espero que sempre continue assim, independente de quem esta no poder, quem usa o mandato ou cargo publico, não pode ser contra a transparência de seus atos. Muito obrigado

  24. Parabéns , pelo imparcialismo, precisamos mesmo que fiscalizem não só juízes , políticos e servidores corruptos , mas todos, porque até os bons extrapolam mesmo com a melhor das intenções e cabe principalmente a imprensa fiscalizar , porque o povo brasileiro infelizmente ainda é um dos mais passivos do planeta, e consegue ser manipulado muito facilmente, que 2020 seja um ano ainda melhor.

  25. Prezados Senhores, bom dia. Estou muito satisfeito de ter assinado esta revista on line, ela serve informação da verdade que outros meios de comunicação oculta, posso observar a imparcialidade das matérias, ainda bem que a esquerda agora tem mais um obstáculo. Gostaria, também, que a revista fosse impressa, é claro que aumentaria o custo, ou se o assinante tivesse a opção de escolher, on line ou impressa. Que acham da ideia? Desejo a todos um Feliz Ano Novo

  26. Parabens a todos diretores e funcionários desse grande veículo da comunicação independente! Enquanto veículo de comunicação e censura aos desvios de condutas dos fumcioarios e homens públicos. PARABENS! E quanto a intensão e objetivos empresariais. Parabéns! Lhes afirmo como assinante e leitor...acredito sinceramente naquilo que escrevem e divulgam. Portanto, enquanto acreditar serei um garoto propaganda dessa revista. 👏👏👏

  27. Sou antiga assinante e continuarei sendo pela qualidade da informação quanto mais isenta melhor. Infelizmente as mídias poderosas estão podres o que me leva mais e mais a Crusoé ao Antagonista. Parabéns pelo que têm de bom. Sucesso em 2020.

  28. Rodrigo. Comecei com vcs desde a primeira revista. Obrigada por existirem e lançarem luzes pelos caminhos que não con seguiríamos enxergar sozinhos !Juntos em 2020 !

  29. Sou assinante recente, e que tenha sucesso no objetivo de fazer um jornalismo isento, sem ideologia, coisa que não vi ainda nas empresas de comunicações em nosso Pais.

  30. Revista virtual CRUSOE belo presente que recebemos, continuem com este perfil de trabalho ajudando a melhorar o BRASIL. Vocês estão no caminho certo dia a quem doer. Desejo boas festas para toda equipe e que vcs continuem crescendo ano a ano e sendo nosso guardião. Hoje conseguimos enxergar o que é imprensa boa ou ruim (conhecereis a verdade é a liberdade vos libertará).

  31. sou assinante desde março de 2019 e estou muito satisfeita. Belo trabalho, agradeço toda a equipe. continuarei a fazer parte desse público bem informado,graças a esse bom jornalismo. Sorte a todos!

  32. Rodrigo Rangel , parabéns a você e todo time . brinde com seus familiares e amigos a chegada do novo ano. E que em 2020 continuem entregando aos seus assinantes, conteúdo jornalístico da melhor qualidade produzido hoje no brasil. parabéns

  33. Só um óbice: assinantes da Crusoé deveriam continuar com o direito de ler, também, o "Antagonista +", até o final do contrato de assinatura com a Crusoé sem precisar pagar a mais. Após, vocês deveriam ter um pacote mais barato para ter os dois _ "Crusoé E Antagonista+".

    1. Antagonista não me interessa nem um pouco! Está excelente assim.

  34. Estou com vcs da Crusoé sempre. É a única mídia que leio atualmente. Cancelei a assinatura do Estadão e não assisto mais o Jornal Nacional. Continuem firmes, apesar da censura, os seus leitores estão com vocês. Não

  35. Jornalismo isento e qualificado é o que nossa sociedade precisa. Parabéns pelo trabalho realizado em 2019 e que as Luzes Divinas continuem iluminando-lhes para que possam seguir lançando luz nos caminhos obscuros da corrupção e outros males que impedem o desenvolvimento de nossa amada Pátria! Iluminado 2020 à toda equipe Crusoé!

  36. Obrigado por fazerem valer a assinatura desse periódico. A verdade, sempre, doa a quem doer! Que estejamos juntos, durante 2020 e muitos mais!

  37. Num país onde a imprensa é comprada fica difícil acreditar nela. Foi a razão porque cresceu entre o povo o correio tipo whatsapp e outros. Ninguém está perdendo tempo com notícias falada ou escrita, pois as redes para ter uma informação rápida e segura.

  38. Sou assinante desde o lançamento dá Crusoe e até então li em todas suas edições a verdade nua e crua dos acontecimentos,sem lado, propondo sempre expor as vísceras da corrupção e dos seus mentores, não me arrependi nunca de tê-la assinado,meus parabéns

  39. Eu espero que vocês permaneçam assim isentos por esse motivo que fiz a minha assinatura. doa a quem doer, eu prezo muito pela transparência. Vocês estão de parabéns.

  40. Todos os artigos são bons, especialmente os do ministros Luís Roberto Barroso e Sérgio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol. Parabéns a Crusoé pela revista.

    1. Estou gostando muito de ser assinante da Crusué, espero que continuem com este trabalho brilhante. Parabéns e feliz 2020 a toda equipe.

  41. Por um ano sem censura me parece pouco. Precisamos querer mais: um ano de vergonha na cara nos três poderes desta fantasiosa república e a sanidade ao menos temporária do Bolsonaro, por um PGR que se recuse a ser mão suja do Presidente, de políticos influentes e de ministros do STF cúmplices, coniventes ou ao menos lenientes com corruptos e pelo impeachment de Gilmar, Dias Tóffoli e Alexandre de Moraes. Em suma, por uma chance desta nossa combalida república prosperar e avançar minimante!

    1. Como crítica à monstruosidade teratológica perpetrada pela dupla Dias Tóffoli/Alexandre de Moraes, perfeito. Mas como aspiração, embora sua concretude possa nos ser um grande avanço, me parece pouco. Daí a inclusão de outros desejos igualmente relevantes para que este país consiga sair da mesmice do atraso eterno.

  42. Parabéns Crusoé! Continuem esse trabalho para transformarmos o Brasil num país melhor e justo para todos brasileiros, sem privilégios e jeitinhos!

    1. Todas as atitudes q elevam a qualidade de qq serviço não é mérito e nem merecedor de elogios, pois se cada um de nós cumprir com os valores éticos e morais poderemos usufruir da real verdade e sabermos como resolver os problemas de nosso Povo.

  43. Vcs fizeram um bom trabalho! Divergências são saudáveis em uma Democracia. Continuem nos mantendo informados sobre os bastidores desse país e terão sempre um público cativo. Que venha 2020.

  44. Porquê da rejeição ao artigo do Gabeira?? nada não! é que eu prefiro o "estilo Goiabeira" ! no ano 2020 convida o Goiaba, ele vai trazer uma matéria e tanto, como sempre:' É DA CASA!!!

  45. Cara Redação Crusue: vcs dão vida ao nosso amanhecer (leitores) sinto-me feliz por existirem! Próspero Ano Novo de 2020!!!! e como são bons inclusive em aceitar comentários de leigos, dos "dez convidados ilustres", ....sejam :8 !!!!!!, tá bom? sem Gabeira e sem Janaina ficará melhor!!! salve 2020..... viva o Brasil de brasileiros (pq Crusue?? parece nome de revista francesa!!! ahahsh!!)

  46. tá bom o texto; use o espaço para se defender e se explicar. Se o povo tivesse oportunidade assim, tudo seria diferente. Sou assinante por opção. De um a dez, a nota da revista eletrônica em 2019 foi 8,51. Como não assino a Veja desde outubro, até aquela data a minha nota para ela era 1,99.

  47. Vocês são o nosso cérebro, nosso fígado e nosso coração! Espero apoiá-los até o último dos meus dias nesta aventura terrena, pois os seus sentimentos são os meus, e os seus compromissos com a Nação Brasileira são os meus.

  48. Parabéns Crusoé pelo trabalho jornalístico bem feito, claro, notícias inéditas e de primeira mão, seriedade na fundamentação da informação...feliz em fazer parte dos leitores desta revista e ser assinante. Sou admiradora do trabalho do Diogo Mainard desde a Veja, Manhattan conecttion e Antagonista. Vamos para 2020 com esse sabor de vitória.

  49. Tenham, todos que fazem a Crusoé, um Ano Novo repleto de realizações. Continuem nos brindando com esta Revista maravilhosa!

  50. Que no próximo ano continuem com essa luta de ferrenho combate à corrupção e a essa nefasta prática de fazer política. Feliz 2020

  51. A todos que fazem a revista CRUSOÉ, um feliz e próspero ano de 2020, que continuem nos premiando com belíssimas e responsáveis reportagens, bem como, ótimas entrevistas!

  52. Parabéns Crusoé! Vida que segue. Esmorecer jamais. Bota pra torar! Continue escrevendo, assim, sem subserviência, que - assim - terá leitura garantida.

  53. Perseverança e valorização da verdade são as chaves de um jornalismo honesto, sem tendência e descompromissado. Nós, os assinantes, esperamos que Crusoé continue nessa rota.

  54. vamos continuar juntos,porque a verdade é sempre bem vinda. Enquanto existir CROSOÉ, existirei como assinante. Carlos Moura:.

  55. Sinceramente, espero continuar assinante para ler matérias imparciais. Foi devido a parcialidade do Globo que eu cancelei minha assinatura.

  56. Parabéns a Crusoé e toda a sua equipe...vamos em 2020, se Deus quiser, ter mais um ano de avanços, e distanciar cada vez mais nosso país da desastrada aventura socialistoide que vivemos em mais de duas décadas! Com vocês e todas as pessoas de bem teremos um futuro melhor! Feliz 2020! Vamos de Aliança pelo Brasil!

  57. Após décadas de assinatura ininterrupta da velha e boa Veja, sinto-me privilegiado de ser atualmente assinante da Cruzoe e do Antagonista.

  58. Não consigo ficar um dia sem ler O Antagonista+ e espero, sempre ansiosa, pela sexta-feira e a nova edição da Crusoé. Admiro Diogo desde sempre e aprendi a respeitar todos que juntos com ele nos presentearam com este verdadeiro jornalismo. Orgulho de vocês e nosso respeito e agradecimento sempre! Continuamos por um Brasil melhor. Parabéns!

  59. Para liberais como eu que não têm paixão política radical , nem fanatismo ideológico , a Crusoé é um dos raros veículos de Informação que dá espaço para comentar, criticar e ser criticado sem censuras ideológicas pela “Editora”, além da qualidade e isenção de suas matérias e artigos! Gamo juntos em 2020!

  60. E diziam que a censura poderia vir dos militares, principalmente do Presidente Bolsonaro. Mas ela veio, surpreendentemente, de quem deveria garantir a liberdade de expressão.

  61. parabéns a todos da cruzoé!! vocês põe no chinelo o resto da mídia, com raríssimas exceções. é bonito de se ver um profissional que trabalha com ética, princípios, etc..

  62. Apoiado ! CRUSOÉ pratica Jornalismo sério , sem paixões e com um diferencial fundamental: com responsabilidade. Me sinto privilegiado em poder "saborear" o trabalho de vocês. Vida longa sucesso crescente. São meus votos !

  63. Estou e continuarei com vocês, enquanto estiverem nessa batalha pela honestidade e transparência, e cobrando dos políticos que deveriam nos representar, bem como do judiciário, cujo dever é fazer justiça, e não tem agido corretamente, muito pelo contrário.

  64. Sigam firmes nesta ilha e a vejam crescer. Que 2020 seja um ano cheio de realizações, belas reportagens e textos de cronistas que enriquecem o pensamento.

  65. Perfeito! Como em 2019, estaremos juntos trm 2020, alertas e ativos contra toda canalhice política e institucional...Principalmente por parte da Esquerdalha e seus ratinhos amestrados no Congresso e no STF.

  66. Acho que o mal atávico da corrupção jamais será eliminado. Mas certamente, com a vigilância e a coragem de todos da revista, os lulas, lulinhas, bolsonaros 01, 02, etc, não terão sossego nas suas vidas criminosas.

  67. Briguei com vcs algumas vezes neste ano. Mas sempre acabo voltando e pedindo desculpas, assim meio sem jeito, querendo ficar ... laialaia 🎶🎶🎶 com certeza, absoluta, o melhor time atual. Feliz ano novo, Meninos! E agora, a Menina ... Obrigada por tudo. Apenas continuem! Beijos 😚

  68. Texto nada menos que excelente, esclarecedor e orientador. No entanto é preciso lembrar que o texto escrito precisa ser completado pelo leitor, atento, desapaixonado (pelo menos enquanto lê) e multiplicador das idéias expostas. Parabéns ao autor.

  69. Excelente! Apesar das muitas críticas que vejo que são lançadas a vocês nas redes sociais, imerecidamente: acredito muito no trabalho de vocês!! As pessoas estão cegas pelas paixões que nutrem, infelizmente. Poderiam escrever outra história, se pensassem diferente. Feliz 2020!

    1. Parabéns Crusoe! Às vezes dá uma bruta raiva de vcs mas é pq não consigo ser tão imparcial quanto vcs! Tá bom assim como está!

  70. Espero sempre o que há de melhor para darmos uma basta nos maus políticos, pois mesmo os perdedores de um pleito, a grande maioria é convidado a ocupar cargos políticos de "confiança". "Confiança" a quem?.

  71. Espero sempre o que há de melhor para darmos uma basta nos maus políticos, pois mesmo os perdedores de um pleito, a grande maioria é convidado a ocupar cargos políticos de "confiança". "Confiança" a quem?.

  72. Parabéns, sou assinante de 1a. hora. Até agora estou satisfeito, mas acho que de vez em quando parece que são um pouco parciais. Se cuidem, sejam 100% apartidários e imparciais e terão sempre meu apoio. E assim estarei contente com o que leio!

  73. Volto aqui depois de ler toda a revista para parabenizar pela excelente edição. Ao mesmo tempo um pouco entristecida porque pela primeira vez em toda a minha vida na Crusoé eu fui censurada, não por ser mal educada, não por falar palavrão ou alguma coisa semelhante, simplesmente porque eu tinha críticas verdadeiras, baseadas em fatos que aconteceram sobre o ministro Barroso no impeachment da Dilma. Se ficamos todos indignados com a censura a Crusoé e agora infelizmente eu fui que sofri.

  74. Parabens!!! sigo vcs desde i inicio com o antagonista vcs fazem a diferença maravilha q existem pois temos um jornalismo verdade com criticas inteligentes por isso sao censurados. Isso faz parte o lado podre como nao tem argumento p o debate faz o mais facil "CENSURA". Parabens por este numero realmente fantastico !!! amei!!!

  75. Parabéns a todos vocês, jornalistas de primeira. Em razão de tudo escrito acima é que assino, prestigio e louvo a Crusoé. Vocês e o Antagonista são os melhores da atualidade. Continuem, por favor. Precisamos de vocês. Feliz 2020!

  76. Como sou feliz em fazer parte dessa revista. A única que realmente me empolga com suas reportagens a leitura diária. Muito obrigada e que vocês continuem fazendo um jornalismo de qualidade. Feliz 2020!

  77. Parabéns. Esperamos em 2020 um jornalismos sério em que possamos confiar, sem sensacionalismo e sim com verdades. Um jornalismo investigativo e de qualidade. Cancelei a IstoÉ, Veja, Jornais só continuo com vocês.

    1. Parabéns a toda equipe Crusoe. Feliz 2020. Vocês são os melhores!!!

  78. Parabéns a todos da Cruzoé! Sou grato pelas informações, transparência, honestidade e coragem de vocês. Assim construiremos um Brasil melhor! Sucesso!

  79. O que espero da Crusoé não são tão-somente acertos e furos, e sim, essencialmente, imparcialidade no seu noticiário e lealdade com os seus leitores na apresentação de um noticiário que busque, incessante, revelar a verdade dos fatos, de forma, inclusi

  80. Parabens a Crusoe' pelo trabalho executado durante o ano. A cada semana fico mais satisfeito por ter assinado a revista. E nao se preocupem com os extremistas, minions ou petistas. Seus leitores serios sabem filtrar as bobagens que eles publicam. Continuem este trabalho serio e isento (ou "isentao", como gostam de chamar). Vamos continuar trabalhando juntos para mudar o pais para melhor. Um otimo 2020 para todos nos!

  81. A CRUZOE revolucionou, graças aos fundadores, Diogo Mainardi, Mario Sabino e todos os demais. Continuem a luta. 2020 está chegando. Sou assinante da revista desde sempre.

  82. Amei a Edição 87. Idéia maravilhosa de colocar artigos de pessoas inteligentes e coerentes com proposta da revista. Parabéns a todos e um Ano Novo cheio de Coragem e Determinação. Vamos precisar.

    1. Sou admiradora dessa revista digital desde seu início. Mesmo morando fora do Brasil, aqui em Israel, sigo interessada no meu país natal. Clara.

  83. Verdade seja dita. E tenho presenciado a verdade dos fatos, de uma forma que eu tanto sonhei, e até achava que não existisse. A verdade sem bandeira partidária, sem o manto que encobre os interesses escusos. Quando conheci o jornalismo da Crusoé, o Antagonista e os Pingos no Is, este último foi a porta de entrada para o entendimento e o fomento da confiança de que existe jornalismo político comprometido com a verdade, passei a entender e gostar de política. Parabéns a todos vocês!

  84. Foi por esse objetivo primordial e pela qualidade da equipe jornalística que me tornei assinante, com muito orgulho. Feliz Ano Novo.

  85. Parabéns a todos vocês.É assinando, lendo e divulgando Crusoé e Antagonista, uma das formas que tenho para ajudar a mudar o Brasil.

  86. Parabéns Crusoe! Tenho orgulho de participar da luta por uma imprensa livre e democrática! Só com vcs tenho segurança de que saberei o que ocorre nos bastidores do Brasil e poderei pensar de maneira apartidaria e livre!

    1. fiscalização e equilíbrio,, dois poderosos instrumentos para a construção de um país digno!

  87. Parabéns, vocês fazem o verdadeiro jornalismo no Brasil, tenho certeza que o jornalismo verdadeiro e com o povo patriota, o nosso Brasil será em breve o país justo que todos queremos 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  88. Já que o tema é a censura a que a Crusoé foi submetida, importante ressaltar o tumulto que se faz em todos os meios por uma censura praticada, segundo eles, pelo Governo e que não consigo perceber. Será que sou tão míope que não consigo enxergar que o tão alardeado AI-5 foi mesmo ressuscitado? Ou é só a má fé de certa imprensa e atores da cena política, inconformados com as urnas, que vociferam todos os dias o risco à democracia que esse governo representa? Os resultados mostram isso?

  89. Sou brasileiro, patriota, defensor de direitos iguais, sem exceções. Que a Cruzoé mantenha seu padrão. Evite dar tiros pela culatra quando a informação beneficiar esquerdistas, em sua maioria bandidos.

  90. Parabéns a vocês que retiveram a coragem de escrever e relatar aos leitores todas as irresponsabilidades e injustiças que existem em nosso Brasil!continuem assim firmes e fortes para juntos conseguirmos ter um Brasil honesto e próspero, Feliz 2020!

  91. Valeu, Rodrigo, pelo esforço, dedicação, coragem, inteligência. Obrigado pelas reportagens e artigos cujos conteúdos de primeira qualidade trouxeram mais compreensão e conhecimento. Feliz ano novo a todos da redação.

  92. E que continue esta seção de comentários, que de certo modo trás a tona a opinião de brasileiros que continuam persistido na esperança de um país melhor, mais justo, com educação de qualidade para todos!

  93. Com a certeza de que continuarão a divulgar tudo que acontece no País e, nos mostrem a realidade do que realmente é. Sucesso Sempre.

  94. Bom dia, Crusoé! Orgulha-me contar para as pessoas que a ÚNICA revista que assino, e LEIO, é a CRUSOÉ. Uma ‘revista digital’, muito bem pensada para o Brasil presente; permite que eu comente as reportagens/textos. Que seu formato é PERFEITO. Nada se compara. Feliz, porque VOCÊS existem. GRATIDÃO!!

    1. Palmas para você Donizete! Certíssimo o que escreveu. Penso igual a você

    2. Parabéns a você também, Donizette. Expressou em poucas palavras o que sentimos pela Crusoé.

  95. Edição excepcional!! Queria te-la na versao impressa pra guardar, mesmo nesses tempos de pós-tudo virtual. Essa revista é de uma importância tremenda nesse país, nesse contexto, conduzindo as nossas perceções da desesperança para a reconstrução das perspectivas. Sem perspectiva, sem jornalismo, sem debate crítico e plural, sem noção de pertencimento o abismo chegou muito perto para nós, brasileiros. Crusoé mudou corajosa e às vezes heroicamente esse cenário. Devemos muito ao trabalho de Crusoé.

    1. Para ter uma versão impressa para guardar, basta imprimir os textos. Rsrsrs. Acho que é permitido.

  96. Rodrigo: obrigado e parabéns a ti e a todos da Crusoé! Que 2020 seja um ano de crescimento e aperfeiçoamento da revista, com o desejo de que tenhamos um excelente ano em todos os setores e atividades da vida sadia! Forte abc! Edson Moritz

  97. Fazendo uma analogia vocês estão para o jornalismo assim como Moro e Dallagnol e a equipe de procuradores da lava Jato estão para o judiciário.

  98. eu fui convidado para a formatura de uma turma de jornalismo, ouvi uma professora bravejar: faremos de nossas redações uma trincheira contra os coturnos que se avizinham, agora leio que vivemos uma barbárie. alguém pode me dizer o nome do país que eu vivo? ditadura e barbárie não fazem parte do meu dia a dia. os chegamos estão indo além da conta, saíram da mesa e foram para o pasto. triste análise desses radicais. como diria Ulisses Guimarães, não matamos todas as vivandeiras que se avizinham.

  99. Faço votos que sigam com fidelidade a linha traçada nesse artigo! Feliz 2020 para todos nós brasileiros, torcendo para dar certo.

  100. Perfeito. Que em 2020 a gente envie os Bozistas e os petistas para o ralo da história e que o Brasil se torne antagonista de fato. Sonente assim substituiremos a barbárie pela civilização. Até lá, temos que ficar de olho nos corruptos da direita e esquerda. Contamos com a Crusoé nesta missão! Feliz Ano Novo para todos nós!

  101. Apoio incondicional ao jornalismo imparcial e de extrema qualidade realizado pela equipe Crusoé. Desejo energias renovadas em 2020.

  102. Obrigada a vcs de fazerem vigia 24hs todo santo dia , não escapa uma vírgula, sou fã incondicional do seu trabalho !!!!👏👏👏👏👏👏

  103. E a vida continua...temos um país a construir...passei o natal em Portugal e seguei a duas conclusões: 1) estamos muitos atrás de Portugal, considerado um dos países mais pobres da União Europeia, que cresceu muito nos últimos anos, o que me leva a segunda: 2) e tudo culpa nossa, de nós brasileiros. Está estória que carregamos um ônus da colonização portuguesa e uma falácia. Nossa política e a nossa cara. Temos que mudar através do exercício democrático, imprensa livre e liberalismo. Feliz 2020!

    1. Concordo, pois cada corrupto que está no poder e seus comparsas nos demais órgãos públicos, são frutos de eleitores mal informados ou ideologicamente doutrinados a votar em candidatos de determinado partido. Devemos buscar bons exemplos nas demais democracias mundo a fora e nos afastar dos modelos ditatoriais que nos cercam. Bons ventos e um feliz 2020 a todos.

    2. Penso a mesma coisa! A política é a face dos eleitores!

  104. Que assim seja! Necessitamos de um jornalismo independente e imparcial, que nos informe, ao contrário dos grandes veículos da imprensa tupiniquim, que apenas promovem intrigas! Parabéns e sigam nesse caminho!

    1. Um jornalismo independente, sério e informativo, nos leva a mundo real, no caminho da verdade que embora doa para alguns, para a maioria é conhecimento da verdade, da informação correta e da avalição de cada um sobre o que nos é revelado.

  105. Uma ressalva, esclarecer que o dito Ministro não é juiz, não tem capacidade de estar nesse posto a não ser por apadrinhento daqueles que podem precisar dos seus serviços de advogado que é.

  106. Na verdade, nós é que temos que agradecer à todos vocês pelo grandioso trabalho até aqui realizado. De viciante leitura! Quanto aos pseudo poderosos, nada mais são que indivíduos sem capacidade e autoridade para ocupar cargos públicos reservados à legítimos e honrados brasileiros. Apenas caíram de "paraquedas". Um dia eles acabam! Parabéns!

  107. Parabéns pelo trabalho, vamos em frente por um Brasil melhor, mais prosperidade e mais justiça para todos, e sem corrupção para que as demais necessidades sejam atendidas.

  108. Parabéns a todos da Crusoé pelo excelente trabalho jornalístico em 2019. Que a próxima década seja próspera a todos nós! Forte abraço a todos!

  109. Quando a Crusoé diz: “Vamos aprimorar o seu comentário”, significa que ele foi barrado, bloqueado, ou fere o regulamento. Rsrsrsrs. Tem um computador que já sabe antes mesmo do ‘enter’. A vida não esta fácil pra ninguém.

    1. Vou convidar o Igor Gadelha para um churrasco. Zoamos muito com ele. Abraços, Igor!!

    2. Quem faz a moderação é gente de carne e osso, não é computador não.

    1. Meus também, e veja que no meu caso, critiquei políticos, em especial o Bozo por suas mentiras, promessas curtidas ao inverso, metido em esquemas pra proteger seu filho Flávio.

    1. Não sei como fazer o combo com o Antagonista, mas também tenho interesse.

    2. Quero saber como renovar a assinatura fazendo o combo com O Antagonista? Até agora não sei como agir. Desde já agradeço a informação

    3. Estou muito feliz por ter confiado nos propósitos de Crusoé. O Antagonista desde sempre já o lia, porque sempre acompanhei os escritos do jornalista Diogo Mainardi em outros jornais e revistas. Quero cumprimentar a excelente plêiade de jornalistas que compõem e se exfalfam no dia a dia para nos brindar com a melhor e mais séria revista das que já assinei e li, ao longo dos meus 78 anos e meio. Meus parabéns e saibam que os senhores, a cada dia, estão escrevendo e construindo um Brasil melhor.

    4. Parabéns para a equipe da Cruzoe,. Vocês são destemidos,vão nas entranhas da política .Obrigada!

    5. Assinei porque acreditei no princípio publicado de que é jornalismo independente . Tenho confirmado - até agora ! Vão em frente ! 2020 promete ... A imprensa independente terá muito trabalho . Os " entendimentos" entre os 3 Poderes , não parecem republicanos ! A imprensa tem de ser voz popular . Brasil acima de nazifacismo ! Brasil acima dos irracionais !

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO