Adriano Machado/Crusoé

O sequestro da narrativa

26.12.19
Luís Roberto Barroso

O Brasil vive a necessidade de enfrentar três tipos distintos de criminalidade, cada qual com o seu cortejo de malefícios e atrasos civilizatórios: (i) a criminalidade violenta, que inclui homicídios, latrocínios, roubos e estupros; (ii) a criminalidade organizada, que inclui as facções criminosas e sua atuação no tráfico de drogas, de armas e toda a delinquência associada a esses crimes; e (iii) a criminalidade institucionalizada, que é a praticada de dentro das instituições, por agentes públicos desonestos. A detecção da lavagem de dinheiro é decisiva para o enfrentamento tanto do crime organizado quanto da corrupção entranhada no estado.

Nesse sentido, foi um alívio a decisão do Supremo Tribunal Federal, relativamente ao compartilhamento de dados pela Receita Federal e pelo Coaf (rebatizado de UIF). Como disse em meu voto pela revogação da medida cautelar que havia sido concedida, não era bom para o Brasil, para a Justiça nem para o Supremo, nesse quadro e nessa quadra em que o país vive, criar mais dificuldades e entraves burocráticos para o combate à alta criminalidade. Sem mencionar o descrédito que nos traria a percepção internacional de que aqui se lava dinheiro com facilidade.

Tenho dito e repetido da bancada do Supremo Tribunal Federal que o Brasil foi devastado, ao longo de muitos anos, por um processo de corrupção estrutural, sistêmica e institucionalizada. Não foi fenômeno de um governo, de um partido ou de uma pessoa. Foi o acúmulo histórico de décadas, que um dia transbordou. A corrupção nos atrasa na história, com suas consequências desastrosas, que incluem: fraudes em licitações; superfaturamento de contratos; propinas em empréstimos e financiamentos públicos; propinas em desonerações e isenções tributárias; achaques em CPIs; e emendas orçamentárias parlamentares cujos recursos não chegam ao seu destino.

Tão ruim quanto o país feio e desonesto que resulta dessa fotografia é o conjunto de decisões equivocadas que são tomadas pelos motivos errados. É aí que se materializam as obras inúteis e as aquisições desnecessárias. Tudo provado, documentado, confessado.

Há em curso no Brasil, no entanto, um esforço imenso para capturar a narrativa do que aconteceu no país. Muita gente querendo transformar a imensa reação indignada da sociedade brasileira e de algumas de suas instituições no enfrentamento da corrupção numa trama para perseguir gente proba e honesta. E, para isso, não se hesita em lançar mão de um conjunto sórdido de provas ilícitas, produzidas por criminosos – Deus sabe a soldo de quem.

Este processo de tentativa de reescrever a história, com tinturas stalinistas, produz as alianças mais esdrúxulas, de um extremo ao outro do espectro político. Só falta a criação de um Ministério da Verdade, como na obra 1984, de George Orwell, que vivia de reescrever a história a cada tempo, modificando os fatos. Nessa versão, tudo não passou de uma conspiração de policiais federais, procuradores e juízes, cooptados por um punitivismo insano contra gente que conduzia o país com lisura e boas práticas. Na conspiração, também foram incluídos a Receita Federal, o Banco Central e o Coaf. Pior: a conspiração se tornou internacional e agora abrange, também:

a) a Transparência Internacional, que nos coloca em um vexatório 105º lugar no Índice de Percepção da Corrupção. Atenção: a Transparência Internacional apenas divulga os dados apurados. Ela não os fabrica. Não adianta atirar no mensageiro;

b) a OCDE, que reiteradamente vem manifestando preocupação com a forma como vimos tratando a criminalidade que inclui corrupção e lavagem de dinheiro;

c) o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que multou a Petrobras em mais de 800 milhões de dólares por práticas de corrupção com repercussão em território americano;

d) a Securities and Exchange Commission, que multou a Petrobras em 933 milhões de dólares;

e) a Justiça Federal de Nova York, que homologou acordo de 2,9 bilhões de dólares para pôr fim à ação coletiva movida por acionistas lesados por práticas de corrupção; e

f) os bancos suíços que, de ofício, comunicam às autoridades brasileiras os inequívocos indícios de lavagem de dinheiro procedente de atividades ilícitas.

Para que não se perca a memória do país, gostaria de lembrar:

a) eu ouvi o áudio do senador pedindo propina ao empresário e indicando quem iria recebê-la, bem como vi o vídeo do dinheiro sendo entregue;

b) eu vi o inquérito em que altos dignitários recebiam propina para atos de ofício, abriam offshores por interpostas pessoas e sem declará-las à Receita, subcontratavam empresas de fundo de quintal e tinham todas as despesas pagas por terceiros;

c) eu vi o deputado correndo pela rua com uma mala de dinheiro com a propina recebida, numa cena que bem serve como símbolo de uma era;

d) todos vimos o apartamento repleto com 51 milhões de reais, com as impressões digitais do ex-secretário da Presidência da República no dinheiro;

e) eu vi, ninguém me contou, o inquérito em que o senador recebia propina para liberação dos pagamentos à empreiteira pela construção de estádio;

f) todos vimos o diretor da empresa estatal que devolveu a bagatela de 182 milhões de reais; e

g) todos vimos a usina que foi comprada por 1,2 bilhão de reais e revendida por menos da metade do preço.

Eu não preciso continuar a enumeração do que é público e notório. O país vem fazendo um esforço enorme para empurrar para a margem da história essa velha ordem, em que era legítima a apropriação privada do estado e o desvio rotineiro de dinheiro público. A sociedade brasileira já não aceita mais o inaceitável e desenvolveu uma enorme demanda por integridade, idealismo e inclusão social. As instituições precisam corresponder a essas expectativas, ajudando a fazer um país melhor e maior.

Luís Roberto Barroso é ministro do Supremo Tribunal Federal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hoje eu tenho certeza que existem pessoas com o rabo preso no STF, não é possivel que Ministros que divergem de fatos tão claros como o exposto pelo Sr. Barroso. Tem corrupto entre os 11 Ministros da Suprema corte brasileira, isso não pode ser negado.

  2. Ouvindo o Ministro Barroso nos faz acreditar que ainda podemos ter esperança no futuro deste PAÍS! Siga em frente MINISTRO! Estamos orando por você!

  3. Graças a Deus ainda posso ler estas palavras de um Ministro deste Surpemo que está aí, sei que tem outros que podem ter estas ideias tambem, que Deus nos ajude.

  4. Dale! Sobrevivemos anos de falsificação da história. De certa forma desenvolvemos um antídoto para esse cancer. Felizmente está indo embora. Mas infelizmente o cancer não descança. O preço da liberdade é a eterna vigilancia

  5. Espero que em breve os próximos ministros indicados para o STF, tenham está lucidez e coragem para segui-lo e, com isto mantermos uma esperança que nosso país ainda tem jeito.

  6. Atualíssimo. Não há nada mais oportuno para ser relembrado do que as palavras clarividentes de um dos mais notáveis ministros do STF.

  7. Os bastiões da impunidade e da corrupção precisam ser derruídos de forma implacável e desinfetados por força, sobretudo, da ação da Lava Jato e similares.

  8. Juiz Barroso, tem sido difícil ouvir falas como essa sua! Clara e sem adjetivacoes sobretudo de membros do STF. Meus parabéns pela lucidez e sobretudo pela coragem de expor seus pensamentos sem dúvida patrióticos e de profundo respeito aos cidadãos.

  9. Continuo otimista em nosso país e com a convicção de que temos muita gente do bem querendo e fazendo o melhor para nossa sociedade. Parabéns ministro!

  10. Espero impaciente a hora em q teremos o ministro Barroso na presidenciado STF. A esta altura ja nao teremos, gracas ao bom Deus, Gilmar, Celso Mello, e Levandowski. Se JB conseguir acertar a mao e colocar la pessoas competentes, sem vies religioso/ideologico, teremos um STF muito melhor e o Brasil agradecera.

  11. Eu vi e ouvi também Ministro Barroso. Até quando essa narrativa da pós-verdade será propagada por uma imprensa vendida a soldo de corruptos e empresários, que espoliam o estado com benesses de agentes públicos que tratam o dinheiro do Tesouro como uma extensão das suas “poupanças”.

  12. Ministro, sou fã de seus votos. Seus textos são claros, lúcidos, coerentes e compreensíveis. Como consegue respirar o mesmo ar que gente ordinaria no naipe de Tofolli, Mendes, Lewandowski, Mello e Mello? A luta continua e precisamos de mais Barrosos.

  13. Parabéns senhor ministro, homem probo, que muito bem honra esse tribunal. Quando vejo as suas posições jurídicas e igualmente as suas opiniões , as minhas esperanças se renovam na crença de que um dia o nosso amado país irá de fato se salvar dessa maldição

  14. Homem público extremamente lúcido e honrado. Não entendo como indivíduos toscos como Toffoli podem estar alçados à mesma função de Barroso. Imagino o sacrifício que deve ser para esse grande homem aguentar as perorações da maioria de seus pares.

  15. Barroso sempre de uma lucidez impecável!! Assim também como portador de uma fala contundente, clara, inteligentemente bem estruturada e que nos alivia do peso dessa trama sórdida que é nossa realidade política , econômica , cultural, civilizatória Precisamos dar-lhe mais voz, mais força. Precisamos segui-lo!!!!

  16. Excelentíssimo Ministro Barroso ( esse sim podemos e devemos usar Excelentíssimo) sabemos de suas posições e atitudes pra salvar o STF e aplicar Justiça! Que Deus lhe dê muita Saúde, pra que possamos continuar a contar com Vossas Atitudes Corretas e Honestas! Feliz 2020 a todos!!

  17. Deus lhe proteja em 2020, mais cinco ministros como o senhor no STF, os políticos corruptos estariam fritos, cuidado com as cobras peçonhentas que estão a desserviço do Brasil.

  18. Nessa luta para salvar o Brasil, me preocupa o STF. Lembro-me bem de uma alerta do Ministro Luís Barroso, proferido em um julgamento: "- ... e todos nós sabemos bem o que está acontecendo aqui...." O que estava acontecendo ali? O que continua acontecendo ali?

  19. Eu ainda tenho esperança que o Ministro Barroso, fará discípulos de seu entendimento inteligente, fiel e honesto com o povo Brasileiro. Parabéns Ministro Barroso, fico agradecido pelos esclarecimentos, já petcebidos por aqueles que tem o mínimo de um raciocínio lógico e que não se deixam enganar-se por a mídia do mau.

  20. Ah! Ministro Barroso,como te amo!!! O senhor lavou minh'alma quando enfrentou a vergonha do STF,GM e me deixa a gargalhar quando coloca MAM,RL e DT no lugarzinho deles sem mesmo franzir a testa. Aliás assisto a TV justiça por conta do senhor,em frente grande Luís Roberto Barroso, "tô contigo e não abro" gíria inesquecível na minha idade,73 anos.

  21. Excelência, com todo respeito, a água do seu banho deveria ser servida em doses homeopáticas a a alguns colegas do Tribunal, que insistem em defender o indefensável.

  22. Parabéns, Ministro! Belo texto, recheados de verdades, pena que a miopia e o astigmatismo de alguns os impeçam de enxergar tão bem quanto o Senhor.

  23. Sr. Luís Roberto Barroso, juiz do STF, louvo a sua atitude e o seu caráter, se assim outros membros do supremo agissem, estariamos bem representados na corte.

  24. Juiz não representa ninguém....nem deve fazer isso...apenas cumprir as leis...já estará fazendo JUSTIÇA...se quer o aplauso da plateia se candidate...

    1. Pabli, por que essa revolta? Por que você não dirige sua indignação aos outros ministros? Reparou que aqui neste espaço você está completamente deslocado?

    2. É fato que juízes devem cumprir as leis, como todos nós. Entretanto a profissão de juiz é aplicar a lei aos casos concretos. O problema é que no STF alguns ministro sofrem de miopia severa!

  25. Parabéns Ministro!! Admirável a sua coragem de tocar nos fatos citados e sua recente iniciativa de promover a discussão da candidatura sem partido. Ficaríamos eternamente gratos se o senhor protagonizasse a discussão da reforma do poder judiciário, que tal qual o legislativo é percebido pelos brasileiros como casta de privilegiados ineficiente e corporativista. Partindo do senhor, terá todo apoio da população. O Brasil precisa de mais Barrosos e mais Mouros. Grato pelos bons serviços prestados

  26. Uma ferramenta essencial para que saiamos desse incômodo ranking de corrupção é o STF. Não vejo muita ajuda de Gilmar Mendes, Toffoli e outros para isso.

  27. É preciso que Celso e Marco Aurélio (desculpe, suas excelências) sejam substituídos por 2 juristas HONESTOS, para que, unido com as marias-vão-com-as-outras, o ministro Barroso consiga fazer maioria no STF. Antes

  28. Como sempre, o Ministro Barroso muito lúcido e certeiro em suas avaliações. Tentar creditar a vitória expressiva do candidato Bolsonaro ao antipetismo, como fez a extrema imprensa, é criar uma narrativa falsa para explicar a eleição do Bolsonaro, e negar as verdades acima expostas pelo Ministro Barroso.

  29. Você me representa. Fico satisfeito de ter um representante no STF, com equilíbrio e sem interesses pessoais. Infelizmente temos alguns no STF q eu não poderia dizer o mesmo, pelo menos 2 tenho certeza!

  30. obrigado ministro, precisamos de sua inteligência e energia lá no...sei lá se podemos chamar aquilo de supremo ...mas é o seu trabalho que me dá alguma esperança que tem gente pensando nos interesses da nação

  31. Ministro Barroso, ouví-lo em seus votos e lê-lo em textos como esse, só faz aumentar nossa esperança em um Brasil mais justo. O senhor será sempre visto e estudado, através de seus votos no STF, como referência em Universidades e na vida do cidadão honesto, pois entrará para a História e será, seguramente, muito citado nas sustentações orais. É nossa, a sua voz quando argumenta!

  32. Parabéns e obrigada Ministro Barroso! O senhor é um alento para os cidadãos que ainda acreditam que no Brasil, um dia, terá justiça. O senhor é uma luz na escuridão do STF.

  33. Eu vi seus pares trabalhando para manter a impunidade e defender interesses de poderosos. Eu achava que o STF era um colegiado de alto grau que tratava somente de questões constitucionais. Mas tudo vai parar no STF. Daqui a pouco vocês estarão tratando da decisão de um time de futebol da várzea. Onde está o problema, na constituição ou no STF?

    1. Muito bem Marcelo. Você expressou todo meu sentimento a respeito do STF.

  34. Parabéns Ministro Barroso, pelo texto, pragmático, inteligente, sobre o Brasil de ontem, hoje e o que se pretendem no futuro. Com a honestidade que marca sua vida pública e patriótica, nos apresenta um Brasil First, mas sem ser exacerbado. Um Brasil equilibrado. um Brasil que já não suporta mal feitos.

  35. Só faltou mencionar a condenação em 3 instâncias a que foi submetido o ex “dignatário” da Presidência da República, Lula da Silva. Chefe da quadrilha petista que saqueou o país.

    1. Essa decisão do STF foi o maior de todos os absurdos pois, de forma clara, nítida e cristalina, teve o maior senão o único objetivo de beneficiar o chefe da maior quadrilha de corrupção já instalada no Brasil.

  36. O STF é podre. Felizmente, o ministro Barroso não se deixou cooptar pela banda corrosiva de ministros que devolveu o Brasil aos corruptos. A conduta ilibada e a cultura do Barroso ascende em nós a esperança de forma quase solitária numa Corte deformada pelo baixo nível moral e jurídico concentrado na banda podre. Como nunca antes.

  37. Ministro, obrigado por existir... Exista a cada minuto...os meus netos te agradecerão por todas novas gerações. O povo enfim rompeu o medo historico de escarar sua Indignidade com o estelionato desde sempre do seu voto. Está abandonado pela grande imprensa, pela própria constituição, e pelo autoritarismo da simbíose dos mandatários das "Cortes Supremas" com os possuidores do ex '"Congresso do povo que torturam e travam diariamente a recuperação do "Estado". Que "Bastilha" sobra pro povo..

  38. O Ministro Luís Roberto Barroso, com sua conduta ética, moral e intelectual, faz o possível e o impossível para resgatar a imagem do STF. Dotado de notável saber jurídico, bom senso e sabedoria, julga de conformidade com o Direito e a Justiça. Hoje, infelizmente, prevalece no Supremo as decisões contrárias aos anseios dos brasileiros de bem. Mas o Ministro Luís Roberto Barroso representa uma luz, que aos pouco, vai dissipando as densas trevas que envolvem o Supremo. Feliz Ano Novo Ministro!

  39. Ministro. Tenha a certeza que os Brasileiros que querem não ter vergonha do Brasil do Passado estão crompromissados com os ideiais para construir um país decente. Não foi nem será fácil. Porém não devemos desistir da Justiça a qual o senhor Ministro tão bem representa.

  40. Artigo essencial do Professor Luís Roberto Barroso; agora só falta desejar Feliz Ano Novo para todos, com os votos de Saúde, Paz e Bem.

  41. Ainda bem Ministro, que temos o Senhor, cujo entendimento coincide com boa parte dos brasileiros. Pois muitos ainda nos chamam de golpistas, quanta insanidade.

    1. Ministro Barroso sua compreensão sobre o que o povo ñ mais aceita. Está perfeitamente correta. Seus colegas ajudam mt pouco. O presidente do supremo tem atitudes incompreensíveis. Ele vive agindo para que tudo fique em baixo do tapete. Chega a ser desumano.

  42. Obrigado Ministro pela sua honradez e patriotismo. Sei que sua luta é grande. Peço a Deus para que o Sr nunca esmoreça pelo bem do Brasil e das próximas gerações. Grande abraço

  43. Ministro Barroso, muito obrigado pela sua honradez e patriotismo. Sua luta é grande e peço a Deus que vossa excelência não esmoreça nunca pelo bem do Brasil e as próximas gerações. Grande Abry

  44. Discordo do ministro Barroso em vários pontos, como nas políticas identitárias, ideologia de gênero, aborto, liberação de drogas. Mas isso não me impede de respeitá-lo e admirá-lo pelo grande jurista que é. E não há como discordar dele na questão do combate à corrupção. Ele tem se mostrado honesto tanto jurídica quanto moralmente falando. Excelente jurista! Parabéns, ministro!

  45. Não aprendi apenas Direito Constitucional com o ministro Barroso. Aprendi também que honestidade independe da origem da indicação. Muito obrigado Ministro, ler e ouvir seus votos dá ao mesmo tempo orgulho e esperança.

  46. ah!que orgulho senhor ministro!!! que texto! só verdades! Parabéns! continue firme porque fácil não é. o sr. e poucos são nossa esperança!!! Muita Saúde e paciência.

    1. Parabéns, ministro! Continue a enfrentar com braço forte o lado podre do STF, pois eles também passarão. A verdade sempre vence.

  47. São pessoas como o ministro Luís Roberto Barroso que ainda nos dão esperança que podemos melhorar este País, recuperando valores desprezados nos anos petistas, como honestidade, integridade, amor pela verdade e pela justiça. Ao contrário das "personalidades e artistas" que traem esses princípios, defendendo o indefensável e uma penca de políticos amorais, o povo brasileiro quer ver na cadeia os malfeitores e corruptos, sejam de que partido forem, de esquerda ou direita ou qualquer lado.

  48. Nosso Ministro Barroso, como sempre brilhante! Ainda bem que temos pessoas como o Sr. que renovam nossas esperanças, e nos devolvem o orgulho de sermos brasileiros! Obrigado!

    1. Lamentavel que tenhamos tão poucas pessoas que servem de exemplo p todos nos. Orgulho deste ministro

  49. O Eminente Ministro Barroso é ímpar, é um Magistrado em sua essência, julga de forma imparcial, com técnica jurídica apurada e busca a Justiça, ao contrário da maioria do supremo que são parciais e “julgam” de acordo com suas convicções políticas! Hora de oxigenar o STF com pessoas da estirpe do Barroso.

  50. Equilibrado e íntegro , um juiz que nos honra!!! Continue seu magnífico trabalho no STF ,o Sr. nos representa e dignifica essa Instituição que hoje conta com uma maioria corrompida... Excelente texto , Feliz 2020 ao Sr., ministro!

  51. Nossa esperanca sao homens valorosos como o Ministro Barroso, que nos ogulha e faz acreditar que vamos chegar ao fim da impunidade. Os brasileiros deveriam ler esta reportagem.

  52. Ministro Barroso, és uma pessoa lúcida e transparente, sem medo de apontar equívocos cometidos, sabe se lá porque, por seus pares. Quem o nomeou talvez ache que errou na escolha. Ainda bem que eles erram e não conseguem enganar a todos o tempo todo. Torna te quem tu és!! O que não te mata te fortalece! F. N.

  53. Oxalá tivéssemos mais 5 ministros como Luiz Barroso !!!!! O nível do Supremo seria outro assim como o Brasil não protegeria bandidos e corruptos.

    1. certamente já teríamos escorraçado boa parte desses deputados ladrões que estão envolvidos na lava-jato

  54. como cidadão, sinto-me dignificado pela sinceridade do ministro e acredito que, embora haja grupos e pessoas contra o interesse da sociedade, este país possa seguir seu caminho de justiça e prosperidade.

  55. Esse mundo meu e seu, mas infelizmente também "deles", só continua existindo devido a pessoas como esse Ministro. É preciso imputar isso em nossos filhos, pois do contrário a próxima geração será perdida, e esse mundo deixará de ser viável.

  56. Ministro Luís Roberto Barroso, ainda bem que temos no STF um Ministro como Vossa Excelência. Ah! quem dera se tivéssemos, pelo menos, mais cinco iguais ao senhor! Inegavelmente o nosso país seria outro. Permita-me aplaudi-lo de pé.

  57. Nunca saberei se esse comentário chegará ao Ministro, mas me emociona profundamente não por mim, mas pelas minhas filhas, ver escritas palavras tão esperançosas vindas de um Ministro do STF. Que o senhor colha todo o bem que tenta fazer em 2020.

  58. Como seria diferente se tivéssemos pelo menos mais cinco Barroso no STF. Parabéns, Ministro!!! Exemplo de honradez e inteligência.

  59. Temos muito mais provas do que foi exposto. Então, se o STF não quer enxergar essas provas, fica claro de que estão envolvidos direta e indiretamente na maioria desses processos. Vamos colocar todos os envolvidos na prisão, e fazê-los devolver tudo o que roubaram para a saúde, educação e infraestrutura.

    1. Excetuando 5 ministros do STF, os principais desagregadores das instituições democráticas, hoje, com toda certeza são as decisões de 6 ministros que lideram a instabilidade social e a impunidade pelas decisões claramente convenientes e sob suspeita.

  60. Mais claro impossível, só lamentou que o Exmo enfrenta o isolamento de sua verdade, no próprio STF, hoje também corrompido, e rejeitado pela sociedade!

  61. Dr. Barroso... Pena que nesse pano do atraso mostrado e evidenciando pelo Sr., o STF, do qual o Sr. faz parte, neste ano de 2019, foi sem dúvida alguma, um dos maiores defensores e com manobras de filigranas jurídicas, ajudou a proteger esse sistema e seus perversos atores pegos em suas falcatruas... Que em 2020, o STF não permita materializar a máxima de que "nada é tão ruim, que não possa piorar"...

  62. sou extremamente fã do ministro Barroso. Quando o ouço expor os fatos e as suas argumentações hialinas, embasadas na legislação constituicional e infra constitucional, sinto um orgulho imenso de ser representada, quiçá, ouvida como cidadã brasileira nas proficiências palavras deste eminente ministro. Obrigada ministro Barroso.

  63. Excelente. Inteligente, culto, sensato, íntegro. O ministro Luís Roberto Barroso é o mais destacado contraponto qualitativo do STF.

  64. Ministro Barroso, uma das poucas e honrosas exceções dentro da podridão do STF. Ensejo cada vez mais sucesso ao ministro Barroso ao mesmo tempo em que ensejo cadeia sumária para Dias Toffoli, Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes (o podre dos podres) e Celso de Mello, o decano de araque.

  65. ministro Barroso, agradeço do fundo do meu coração, pelo bons feitos recentes. A nação brasileira conta daqui pra frente com sua participação no combate à corrupção.

  66. Sou fã do Ministro Barroso. O que ele expõe é tão óbvio, que é inacreditável que exista no mesmo STF quem tenha coragem de negar os fatos. Infelizmente temos advogados da desonestidade usando a mesma toga. Amorais e deslumbrados, para não dizer obscenidades e entrar no mesmo nível desses excrementos do Olimpo. Excelente trabalho. Continue nos dando esperança.

  67. MINISTRO BARROSO a minha admiração só faz aumentar pela sua postura. espero que 2020 seja um ano melhor para todos. Que o senhor continue usando o bom senso e a ética.

  68. Ministro Barroso!!!! O sr. é o que têm de melhor no STF, com sua conduta ilibada, sensatez contumaz e extrema educação. Te admiro muito, e te desejo PAZ E BEM pra 2020

  69. Obrigado Barroso, é uma pena que este pensamento é minoria no STF só faltou comentar de forma mais clara que parte deste descalabro teve a chancela dos próprios membros desta instituição.

  70. Estou lendo todos os artigos desta especial edição. Como fazer para que os mesmos cheguem a todos quantos conseguir enviar???

  71. Um ministro com M maiúsculo, um fio de esperança num país bagunçado. Que o sociedade tome para si um Brasil que foi arrebatado por delinquentes.

  72. Ministro Barroso representa quem esta cansado do corporativismo e da falta de pudores de quem esta no poder. Seu pensamento e suas atitudes tem colocado luz no sombrio ambiente do STF. A sociedade organizada deve continuar pressionando por mudanças positivas: ministros do STF com mandato (talvez 8 anos) . Outro processo de escolha (com mais qualificação), confirmação da prisão após a condenação em 2a instância. Maior rigidez contra crimes do colarinho branco,etc.Levatempo,teremosum Brasil melhor

    1. Com a sua permissão, Sr. Sílvio, faço minhas as suas palavras.

  73. Artigo antológico. Parabéns Dr. Barroso e continue nessa trincheira anticorrupção e anticriminalidade. O Brasil e os brasileiros de BEM agradecem!

  74. excelentíssimo Ministro, vocês todos viram e confirmaram todos esses atos de corrupção, mas vem colocar que as empresas com a ação da justiça quebraram, quando em outros países não foi isto que aconteceu. tristeza ver que sem o mínimo de respeito a globalização que hoje estamos, sabemos que os corruptores foram julgados, em PRIMEIRA ESTÂNCIA e foram presos de imediato e as empresas pagaram duramente pelo seus atos. agora e aqui??? só sentimos vergonha. O povo??? cada vez mais gado.

  75. Meus respeitosos cumprimentos ao Ministro Barroso e "faço minhas as palavras da Cintia no seu comentário acima". obrigada a Revista ter conseguido uma Entrevista desse nível para fecharmos, "com louvor" o ano de 2019.

  76. Sr. Ministro, eu tenho muito respeito pelo senhor, pois vejo os dois lados da moeda chamada STF. Felizmente, o senhor faz parte do lado bom. Obrigada pelos ótimos serviços que presta ao nosso país.

  77. Pois é Dr. Barroso. Eu, no sertão profundo vi e ouvi ligações nada republicanas na construção de pequenas barragens e aeroportos. O Brasil é grande é no seu interior também está a fonte da corrupção. Apresentei denúncia ao MPF dez anos atrás. Mas deu em nada. Com vídeo e depoimento de testemunhas... se fosse hoje em dia, talvez a investigação seguisse.

  78. É uma pena que a maioria dos ministros do STF trabalham incansavelmente para afundar a Lava Jato e proteger criminosos de estimação. O fim da prisão em segunda estância foi uma das bofetadas nas cara dos brasileiros de bem. Sou advogada e tenho vergonha dos ministros do Stf: Gilmar, toffoli, Lewandowisk, Rosa Weber, Celso de Mello, Carmem Lúcia, Marco Aurélio. Parabenizo o Ministro Barrozo por ser uma exceção nesse mar de lama!

  79. O STF é o último bastião da corrupção e atraso desse país. Tenho vergonha e verdadeiro ÓDIO desta instituição. Vocês são o verdadeiro ATRASO deste país de miseráveis.

  80. Sao verdades Sr.Ministro..quase todo povo sabe disso ...temos mal juristas...mal politicos...e governadores...sempre fazendo o jogo de acordo com seus interesses...e a minoria sempre perde.... duvido que na base da democracia....se consiga resolver ....tudo isso que se ve????

  81. Análise muito bem feita pelo Ministro Barroso e ao concluir que as instituições precisam corresponder à expectativas de mudança que a sociedade requer não se pode lamentar um congresso espúrio e um judiciário leniente e conivente com a orcrim.

  82. Barroso foi posto pelo PT corruptor atendendo ideologia de Cesare Batiste do mensalão fora da curva corrigida por embargos infringentes ao próprio STF. Derrapou feio, aborto,maconha, constitucionalista abusivo. Foi parar na grama humilhado pelo Gilmar Tofoli Lewandovsky Mas parece ter se convertido...a si próprio Não admite ninguém acima dele. Agnóstico chique da Costa leste EUA agrada ao diabo da vaidade suprema neste tribunal infame o STF

    1. Comentário de mais um puritano querendo reacender a fogueira de Salem. Atire a primeira pedra...

  83. Muito bom o artigo! E tá difícil combater a criminalidade com esse Congresso, alguns membros do STF e com algumas atitudes do nosso Presidente da República, mas nossa esperança são pessoas como vc, Moro, Bretas e Delagnol.

  84. Límpido e claro com a água cristalina.... Como ficar calado diante de uma narrativa de um ministro da credibilidade do Ministro Barroso???? Será que perdemos completamente a nossa capacidade de indignação??? #IntervençãoMilitarJá #STMJá #AI5Já

  85. Roberto Barroso e Luiz Fux são, indiscutivelmente, os ministros mais bem preparados do STF, estão umas cem jardas na frente dos demais. Barroso vai além: enfrenta com elegância e superioridade, sem gritaria, a banda podre. O decano poderia se alinhar com ele nesse combate, mas, há muito tempo, Saulo Ramos, no seu "Código da Vida", disse que espécie de juiz ele era.

    1. Precisamos mudar os critérios para a escolha do juiz para o STF. Precisamos limitar o tempo em que cada um lá fique. Não podem ser tratados como Deuses.

  86. Tenho esperança nesse país, porque ainda podemos contar com pessoas da sua integridade. Não esmoreça! Vamos continuar lutando! Feliz 2020!

  87. Ministro, agradeço por você ter que aturar aqueles trelosos. Pseudos Excelências que vivem trocando elogios para tentar nos convencer o que não são em absoluto. Todos sabem que são uns trastes, e o pior, sendo eles uma agressão a sociedade pois não são merecedores de estar no Supremo. Deus é grande, e nos os venceremos. Desculpe a maneira simples e sem os tratamentos certos, mas ninguém pode ter um respeito maior pelo Sr. do que esse Nordestino. Obrigado!

  88. Num país ideal, eu gostaria que os ministros da Suprema Corte não ficassem aparecendo muito na imprensa, que só se manifestassem por meio dos autos. Mas vivo no Brasil, onde corruptos conquistaram um séquito de adoradores, e tramam junto com autoridades a anulação de condenações por conta de falsas nulidades. Neste meu país real, o texto do ministro Barroso é mais do que bem vindo, ele é necessário.

  89. A indignação de Vossa Excelência, é a indignação do povo brasileiro, que acompanha o voto de Exma. no combate incansável a corrupção.

  90. Este Ministro têm tido um comportamento exemplar neste Tribunal. É um brasileiro competente, digno e patriota, merecendo o meu respeito. São em homens desse quilate que eu deposito as minhas esperanças que dias melhores virão para o nosso país sofrido país!

  91. excelente.. esse ministro é um alento no STF.. hoje escrevo com letras maiúsculas.. por ele.. outros só escrevo em minúscula

  92. Pelas qualidades demonstradas pelo ministro, revestidas de honestidade e patriotismo, mostram ao Brasil porque é odiado por Gigi Beiçola e Lulandowsky e se dependesse de PToffoli já estaria afastado da corte.

  93. Parabéns Ministro Barroso! Mostre a todos o que viu! Faça-os tirarem as vendas dis olhos. Todos vimos o que o ministro viu! Estamos realmente cansados de barbáries!

  94. Boas falas, ministro! Bom seria se, ao invés dos ministros coniventes com toda essa sujeira, tivéssemos ministros sérios como vossa excelência!

  95. Outrora taxado como Ministro Petista, hoje Luís Roberto Barroso é o Expoente do STF. Ele vê o Brasil como ele é . Não vota " Qual pio el vento". Parabéns Ministro !!!

  96. Esse é um verdadeiro homem de honra. Honesto e muito inteligente. Está no lugar certo. Deveriam haver mais dez dele no lugar dos outros ministros, só assim a justiça nesse país não falharia nem tardaria. Parabéns ministro.

  97. Exemplos como este Ministro é que nos dão esperança de que ainda poderemos ter um STF sensível à esta demanda imensa da população brasileira por justiça rápida aos corruptos , independentemente de suas ideologias, cargos e poder financeiro! “ Go ahead” Ministro Barroso!

  98. Todos nós sabemos disso muito bem, mas o Brasil parece um dinossauro que leva anos seguidos para conseguir levantar um pouco suas patas.

  99. Esse cara é uma unanimidade, coisa rara. Como pode haver tanta diferença entre os seus e os conceitos do Gilmar Mendes, meu Deus?

  100. Parabéns Ministro Barroso pela brilhante reportagem: lúcida, coerente e verdadeira. É o único ministro que faz jus ao cargo que ocupa e dignifica o judiciário, assim como sempre o fez o nosso querido e admirado Sérgio Moro. Vocês ficarão pra sempre na memória dos brasileiros de bem. Obrigada!!!

    1. Ministro, você é o exemplo a ser seguido pelo judiciário e todo o Brasil

  101. E ninguém me contou, eu ouvi, as conversas gravadas de certo ministro do Supremo com certo senador tucano prometendo ajuda pra aliviar seus enroscos. Entre outras conversas de Sua Excelência. E nada sucedeu..

  102. Caro Ministro, ser seu fã é valorizar sua coragem e determinação para enfrentar inimigos onde deveria existir amigos, interessados no bem comum ao invés de só buscar seu próprio bem. parabéns mais uma vez pela coragem de mostrar em pouco espaço o muito que estas forças entranhadas na alta corte vem sabotando o futuro de nossos filhos e netos. oxalá às forças do universo conspirem a favor dos bons e contra os maus.

  103. Parabéns por sua percepção, Ministro. Pena que alguns de seus colegas parecem não tê-la. Lembram-me a imagem de Maria Antonieta passeando calmamente pelos jardins de Versalhes com os portões da Bastilha caindo, ou o Czar Nicolau e a Czarina sendo acalmados enquanto a Rússia fervilhava. Após anos de péssimas avaliações do Judiciário refletida nos relatórios do Índice ICJ Brasil (FGV desde 2013), passou da hora de o Judiciário perceber o perigoso distanciamento entre Direito e percepção de justiça

  104. Parabens ao Juiz Luiz Roberto Barroso pelos seus comentários. Se não fosse a extrema má fé seria risível o que certos grupos fazem para disvirtuar os fatos é como na época da chegada do primeiro homem a lua que na época alguns diziam que era filmagem fabricada. Parabens Juiz

  105. O nosso grande Ministro do STF... talvez o único entre os onze que habitam este planeta chamado de absurdo jurídico. Jamais em toda a história do país a Constituição foi tão aviltada e rasgada por outras mentes podres que a bel prazer tentaram “ensinar” aos brasileiros do bem que quem manda neste país são eles e que jamais seriam contrariados, porem com o Lula aconteceu o mesmo e hoje ...

    1. snr ministro, estou contigo e não abro, quiçá tivéssemos mais uns dez igual ao senhor e seriamos a maior potência do mundo 👏👏👏

  106. Continuo: que nos assalta moralmente, antes de qualquer outra coisa. Obrigada. Que Deus o abençõe profundamente e a todos que ama. Um ano novo com sua presença nos traz mais esperanças. Que bom!

  107. Nem sei o que dizer, como agradecer, como enaltecer mais este juiz que destoa do nosso STF pela sua ética, moral, justiça, lucidez, coragem, sintonia e humanidade com o povo. Obrigada Ministro Barroso por ser quem é nesse deserto de loucuras e insanidades que é a nossa justiça. Obrigada por ser aquele juiz que queremos ouvir nas audiências públicas do STF, porque sempre vem lavando nossa alma e nossas mãos calejadas de trabalho árduo, decepção e chicote de um Congresso e Judiciário que nos assa

  108. JOĀO BATISTA - Recife Excelente, vertical e lúcido. Exceto pelas suas posições a favor do aborto. Você é o melhor juiz fo STF. Parabéns e Jesus lhe proteja.

  109. O Olmo. Ministro Barroso é um Juiz que chegou ao Supremo. Outros são bandidos que chagaram ao Poder. Devemos repudiar, condenar aqueles que vendem sentenças, que legikam em benefício próprio. Barroso estamos com o senhor.

    1. Os NARCOPOLITICOS devem estar arrependidos enormemente dessa nomeação...

  110. Somente sobra o Ministro Barroso neste nosso STF de bandidos togados. Esta é a opinião de 90% da nossa população. O Ministro Barroso se preocupa com o Brasil e os outros Ministros se preocupam somente com seus bolsos, suas famílias e seus clientes corruptos !

  111. Barroso sendo Barroso. Agudo e preciso. Todos nos vimos ministro. Isso que nos enoja. Mais ainda quando autoridades tentam pintar essa sujeira com tintas brandas

  112. Parabéns pelo texto Ministro. Poderia nos informar se os Ministros do STF, que votam contra o povo, eles são malvados ou são pagos para votar dessa forma?

  113. Ministro Barroso, além do meu parabéns, uma pergunta: o que acontece nos bastidores do STF? Uma segunda pergunta: Por que tanta sem-vergonhice e desprezo pela vontade do povo?

  114. Texto a ser guardado e relembrado sempre que a memória do brasileiro começar a enfraquecer. Parabéns ao Ministro Barroso, um dos poucos que honram a instituição STF!

  115. Bem, está muito bom mas eu não esqueci do impeachment da Dilma. Espero que após lerem e moderarem o que escrevi, liberem(liberdade). Não pelo o que escrevi mas para que a hipocrisia não suje o editorial desta revista.

  116. Engraçado é que a sociedade tem visto e apoiado irrestritamente o esforço de membros da justiça e de órgãos fiscalizadores lutando incondicionalmente para livrar o BRASIL e seu povo de uma classe de BANDIDOS de COLARINHO BRANCO acostumada a privilégios comprados com indicações em ALTOS CARGOS DA REPUBLICA e a seus e familiares numa troca de favores promiscuo, prostituído imoral onde o estado fora sequestrado por Bandidos.

  117. Ministro Barroso: se tivéssemos no STF mais cinco iguais ao senhor, nosso país seria diferente. Vossa Excelência tem a minha admiração.

  118. Parabéns, Ministro! Vossa excelência é digna de louvor e honra em nome da justiça verdadeira. Que Deus o proteja, assim como aos outros quatro participantes do STF que tem os mesmos princípios. Já os demais, hoje seis, rezo que sejam substituídos por pessoas íntegras e dignas como vossa senhoria. Amém!

  119. Ministro quando voa Excelência foi nomeado, fiquei com a pulga atras da orelha, desde então venho acompanhando suas decisões, lendo os seus votos, as vezes discordo, como disse o Ministro Sérgio Moro "...faz parte do jogo democrático...". Porém o que mais impressionou a todos foram a clareza de seus votos sem "juridiques" e completamente independentes. Parabéns e um feliz 2020.

  120. Parabens Ministro pela sua postura!!! vossa excelência faz a diferença entre seus pares!!!! Parabens!!! Nos Brasileiros contamos com o senhor!!!

  121. Felizmente ainda podemos ter esperança com alguns membros do STF, como o Ministro Barroso, pois ele é minoria, mas temos esperança que em breve as forças do bem dominarão.

  122. O Brasil avança quando um Juiz da Alta Corte apresenta um retrato da realidade que nos atormenta, mas qual remédio ministrar face aos impeditivos legais que inviabilizam a investigação policial face aos atos praticados por Ss.Exas, que impõe o foro privilegiado, que faz chegar um furto de galinha a Suprema Corte, que ministros sem qualificação ocupem cadeiras e tumultuem a República. Bem sei que temos que perseverar e uma questão de cada vez. Registro minha admiração por V.Exa e rogo que Deus o

  123. Um fato me intriga ministro Barroso! Será que só o senhor viu e ouviu os fatos relatados? O que está por trás da cegueira e surdez da maioria dos ministros do STF? A sociedade precisa de esclarecimento.

  124. E que nenhum brasileiro esqueça os fatos amplamente testemunhados, e caia na tentação de acreditar nas pérfidas narrativas que tentam desacreditar as ações da Lava Jato!

  125. Eu vi e ouvi e todos viram e ouviram o que você disse para o Gilmar Mendes: "Voce é uma pessoa horrivel. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia (...) V. Exa. nos envergonha, V. Exa. é uma desonra para o tribunal." Parabéns Barroso

  126. Ministro sou um admirador de suas decisões e lamentavelmente, o Sr. é único. Seu raciocínio é lúcido e didático. Continue sendo assim. O Brasil precisa de Ministros como o Sr. Seja perseverante. O Brasil agradeçe.

    1. Ministro Barroso, Continue sua luta ! A Nação, vilipendiada, necessita de pessoas como o senhor. Íntegro e idealista ! Feliz Ano Novo para si e sua família!

  127. O Ministro Barroso nos honra, suas atitudes e retórica tão bem refletem o que queremos de um novo STF, um supremo atuando contra essas mazelas que precisam ser expurgadas da história negra do país...

  128. Do Império para a Republica desembarcaram todos os demônios das várias facetas da criminalidade para engravidarem as mães , cujos FILHOS hoje atestam e condenam as práticas da geração de seus PAIS. Essa herança genética será lançada numa fornalha que a exterminará.

  129. O senhor foi dos poucos que não nos decepcionaram, se manteve na liderança das boas medidas mantidas e lutou bravamente para não aprovar as ruins, e apesar de vencido saiba que temos muito orgulho de te-lo no STF.

  130. Respeitavel Ministro Barroso: Não afrouxe, nem desista. Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura. INSISTA! ROQUE- GOIANIA

  131. A esperança é a última que morre, esse texto é de renovação, devemos acreditar num Brasil honesto. Obrigada, ministro Barroso.

  132. Texto corajoso e perfeito sobre 1% dos crimes cometidos contra o pobre povo e q tentam negar como parte da tática do Ministério da Verdade PTMDBPPista.

  133. O Ministro Barroso tem se destacado por verbalizar análises didáticas de como a Lei deve ser aplicada, sem a preocupação de parecer "menor" por concordar com o Povo. Tenho certeza de que há outros Ministros no STF que pensam da mesma forma, mas são mais "tímidos" ou "discretos", permitindo a visão distorcida de que, no STF, predominam aqueles Ministros que protegem criminosos e adoram afrontar o Povo. Seria conveniente, para a credibilidade da Instituição, que o Ministro Barroso obtivesse ecos.

  134. Ministro Barroso: parabéns! Força para que o senhor possa continuar sendo o farol( juntamente com seus outros colegas que pensam e agem do mesmo jeito) a guiar o STF na direção contrária aos Gilmar, Tofolli e Lewandowski! Edson

  135. Obrigada, Ministro Barroso! Não apenas por ese texto sensacional, lúcido, claro, mas também, e principalmente, por sua conduta, retidão e fidelidade à justiça, à coerência, à nação. Feliz Ano Novo.

  136. Ministro Luiz Roberto Barroso, o senhor engrandece a classe de magistrados, pelo destemor, por ser íntegro, honesto, probo, etc. Que fico pensando que o mundo produz de tempos em tempos pessoas que se sobressaem, por emergirem, íntegros, de uma sociedade "depravada", por me faltarem outros termos. Chego a me lembrar de Rui Barbosa, com seu texto, que bem se aplica à nossa era "De tanto ver ... sobre as mazelas da sociedade de então. Bem, ministro, desejo -lhe saúde e paz para o próximo ano.

  137. Infelizmente é minoria no STF. Há um ministro, Lord Voldemort, que, para nós leigos, está fora de sintonia e não apenas utiliza os autos para a sua opinião. Prefere tomar partido do que ê mais sórdido e repugnante. Parabéns Ministro Barroso pela seriedade e compostura.

  138. Fico imaginando a vergonha que Barroso deve sentir ao compor um tribunal habitado por um fracassado juridicamente como Dias Toffoli... deve ser muito triste conviver com gente tão baixa, medíocre e impura...

  139. Já era fã confesso do meretíssimo Luis Roberto Barroso, seu texto claro, simples e extremamente elucidativo das mazelas que nos assolam e que vieram a público graças ao combate à corrupção enraizada na cultura política, onde o dinheiro do contribuinte era tratado como dinheiro de ninguém, como dinheiro do governo, como se não custasse o suor de milhões. Parabéns, contamos com vossa lucidez e justiça.

  140. Esse é o Ministro que destoa do grupo. Parabéns Min. Luis Roberto Barroso. Quem sabe um dia seu carácter contamina alguns aí.

  141. Ministro Barroso: fui magistrado de carreira por 38 anos, 21 dos quais como membro de um tribunal estadual. Sei, assim, por experiência própria, como no Brasil é difícil se manter fiel à lei, à consciência e ao bem da sociedade a que se serve por dever de ofício. Por isso posso lhe dizer, sem medo de errar: o senhor é um verdadeiro juiz, daqueles de Berlim dos tempos do moleiro de Sans-Souci. Desejo-lhe saúde e ânimo para as lutas futuras! Avante!

  142. Esses absurdos da corrupção que Barroso lembrou tinham que ser colocados em um video pelo Antagonista/ Crusoé para ampla divulgação, pq é tanto absurdo que eles caem no esquecimento. Ou pelo menos nominalmente enumerados em texto com mídia.

    1. Tem brasileiro ainda desligado, tem que bater ai da mais na corrupção,boa!

  143. Grato Ministro por sua tenacidade e posição republicana Eu tb vi ministro eé preciso que alguém como o Sr diga em bom tom Ministro we have a dream!

  144. Ministro Luís Roberto Barroso, Agradeço imensamente sua atuação exemplar no STF no combate ao esse Câncer nacional chamado corrupção que tanta mata gente pobre, humilde e inocente. Os crimes de corrupção ligados ao bem público deveriam ter suas penas majoradas, deveriam ser considerados crimes hediondos. Ministro Barroso, nunca desista de lutar por um Brasil mais justo! Não deixe alguns dos seus já conhecidos pares do STF destruir a Lava Jato!

    1. Concordo plenamente, Ministro não engula esses seus parceiros que teem só intersse própio ou escusos!

  145. Como referido no artigo , a sociedade não aceita mais o inaceitável , mas o STF está de costas para nosso amadurecimento como sociedade que não aceita mais estes desmandos e tão pouco a impunidade! A justiça deve caminhar ao lado e não na contramão.

  146. Barroso representa a esquerda limpinha, que diz combater a corrupção enquanto promove o marxismo cultural que destrói os fundamentos da sociedade e a estrutura das famílias. No final, a corrupção continua a mesma e os valores são massacrados.

    1. Boa Renato! Parafraseando Pondé, afirmo: esses inteligentinhos de direita são tão medíocres que chego até a confundi-los com os [email protected] pet!stas! O "MITO" deles vomita constantemente bravatas iguais as desse Marcos e ainda por cima seguem cegamente um Guru mequetrefe que de "direita" não tem é nada, verdadeiro fake de direita e comunista enrustido, não a toa já foi um quando jovem. Viva Barroso!!!!

    2. Seu ídolo propaga estultices como essa sua e, ainda por cima, faz conluio com corruptos. Ficaria com Barroso, mesmo que ele fosse marxista.

  147. Excelente suas colocações, ministro Barroso! Hoje o Brasil tem consciência clara de onde estão, o que pensam, o que fazem e que amam a criminalidade impune inflingida a milhões de vítimas.

  148. Poderia ter pedido vista na votação da prisão em segunda instância....ações valem mais que lindas e verdadeiras palavras...precisamos mais do que textos bonitos.

  149. Gostaria de complementar Dr Barroso senhor e nosso Juiz Moro tem o apoio e a admiração de todos Brasileiros de bem em todos níveis sociais . Esperamos q A Lava Toca complete as investigações para q livre o STF das frutas podres q tanto tem prejudicado nosso país.

  150. Eu já disse outras vezes e repito: Ministro Barroso é o Sérgio Moro do STF. simplesmente excelente! um exemplo a ser seguido pelos demais pares e juízes.

    1. Acho que o Sr não tem consciência do que acabou de dizer!! Não compare este progressista que defendeu o assassino italiano gratuitamente com Sérgio Moro!

    2. Moro não promove o marxismo cultural como esse sujeito.

  151. Ministro: imagino seu sofrimento pela impotência nessa luta ao ouvir votos e argumentos de seus pares! Votos que poderiam ser proferidos por Lula,Dirceu,Dilma, Gleisy, Capitão Cueca etc. Opinião de militantes disfarçada de discursos longos, rebuscados, ridiculamente preciosistas, num juridiquês enfadonho de horas e horas... Pior vemos supremos mudar votos com desfaçatez: era a favor de uma tese com eloquência e agora é fervorosamente contra a mesma tese. Continue a lutar e que Ele lhe de forças

  152. Simplesmente sensacional. Eis aí um Ministro que nos enche de orgulho e que nos faz acreditar que esse país, sequestrado por fascínoras, ainda tem jeito.

    1. Ouço com atenção sempre que posso as intervenções do Ministro Barroso e me iludo imaginando que a sua clareza um dia venha a contagiar seus colegas.

  153. O Ministro Barroso é uma das vozes mais lúcidas e coerentes do país atualmente. É uma lástima que as suas brilhantes ideias não sejam compartilhadas pelos demais ministros do STF. Certamente teríamos uma mudança de rumo radical e as necessárias reformas, tão urgentemente desejadas pela sociedade.

    1. Vou ser repetitivo. Temos excelentes mentes escrevendo e agindo no nosso país. Mas nosso Brasil paquiderme é difícil fazê-lo andar no ritmo Airton Senna. E por que ser repetitivo? Alguns leitores da Cruzoé estão aquém de quem nos escreve. Não debatem, não pluralizam as ideias que nos são apresentadas. Só radicalizam. Temos um Estado paquiderme que anda com lentidão, mas também temos um povo que talvez mesmo depois de anos não aprendeu nada com a história..

Mais notícias
Assine
TOPO