Rogerio Hoepers/Divulgação

Perseverança contra a corrupção

26.12.19
Deltan Dallagnol

“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato.
Bom mesmo é ser um realista esperançoso”
Ariano Suassuna

O fim do ano é uma oportunidade para avaliar os avanços, as dificuldades e o futuro da Lava Jato em Curitiba, assim como os desafios do esforço contra a corrupção no Brasil.

A operação avançou muito em 2019. Só no Paraná, realizou 13 fases para aprofundar a investigação de corrupção ou lavagem de dinheiro relacionados, por exemplo, à Petrobras, ao Banco Paulista, à Odebrecht, ao Grupo Petrópolis, ao Banco Pactual, ao Banco do Brasil, à cúpula de um governo pretérito do Paraná, à Transpetro, à Techint, ao Grupo Oi, a estaleiros, a gigantes mundiais do afretamento e do trading do petróleo, a galerias de arte e à usina de Belo Monte. As cifras das propinas e lavagens continuaram multimilionárias ou mesmo bilionárias.

Boa parte dessas apurações ainda está em andamento para coletar provas, o que inclui numerosos pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal. O Ministério Público formará seu juízo no momento da denúncia e cabe ao Judiciário, sempre, a palavra final. A simples existência de investigações não implica responsabilidade, mas tais informações ilustram que a operação continua se expandindo.

A cooperação internacional seguiu intensa, e neste ano foi executada a terceira fase internacional da Lava Jato, em sedes de tradings do petróleo, na Suíça. O ritmo dos acordos foi retomado, com vinte novos de colaboração e quatro de leniência. Fases, quebras de sigilo, cooperação internacional e acordos de colaboração propulsionaram novas linhas de investigação.

Nesse período, a Lava Jato protocolou 29 acusações, quebrando o recorde de 21 denúncias oferecidas em um ano. Dentre os 100 réus acusados pela primeira vez na operação, estão o presidente do MDB, um ex-ministro do MDB, um ex-presidente da Câmara do PT, um ex-governador do PSDB, banqueiros, um alto executivo de um grupo fabricante de bebidas e executivos de duas novas empreiteiras.

Além disso, 2019 foi o período em que mais dinheiro foi devolvido para os cofres públicos na operação paranaense, 1,6 bilhão de reais, de um total que já supera 4 bilhões. No ano, foram feitos acordos no valor de 2,2 bilhões de reais – desde o início da investigação, esse valor ultrapassa 14 bilhões de reais.

Pela primeira vez no Brasil, foram feitos dois grandes acordos com concessionárias de pedágio, que em conjunto superaram 1 bilhão de reais. De modo também inédito, tarifas foram reduzidas e as empresas se comprometeram a executar obras rodoviárias que reverterão em benefício da população.

Isso tudo é resultado do trabalho de várias instâncias e instituições, com o apoio imprescindível da população. O Datafolha apontou recentemente que 81% dos brasileiros querem que a Lava Jato siga em frente. Contudo, este ano colocou novas dificuldades para o avanço da operação.

Em março, por apertada maioria de seis a cinco, o Supremo entendeu que devem ser enviados para a Justiça Eleitoral os casos de corrupção quando parte do dinheiro desviado é investido em campanhas eleitorais. Sem discutir o mérito jurídico da decisão, ela criou um risco de anulação de alguns casos pretéritos e teve um impacto em investigações em andamento.

No meio do ano, o presidente do Supremo suspendeu milhares de investigações e processos que receberam informações fiscais ou bancárias do Coaf e da Receita Federal. O plenário da corte felizmente reverteu a decisão no fim do ano. Contudo, a decisão valeu por quase cinco meses, prejudicando o andamento das apurações e aumentando o risco de desaparecimento de vestígios e prescrição.

Em outubro, também por seis votos contra cinco, o tribunal criou uma nova diretriz para os processos: os réus delatados devem ter a oportunidade de se manifestar depois de delatores.

É papel legítimo do Supremo derivar novas regras de princípios constitucionais, mas o problema é que a nova norma foi aplicada para o passado, ferindo a segurança jurídica e criando, novamente, risco de anulação de casos.

Contudo, o julgamento mais relevante foi o fim da prisão em segunda instância, decidido por apertada maioria de seis a cinco na corte suprema, em novembro. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, a decisão impacta 5 mil presos atualmente. Dentre eles, estavam Lula e José Dirceu, do PT, e Eduardo Azeredo, do PSDB, que foram soltos. O que mais preocupa, no entanto, são os efeitos futuros desse entendimento.

Primeiro, haverá uma ampliação significativa na demora de punições. Com a demora, em muitos casos, virá a impunidade.

No caso Propinoduto, foram bloqueados mais de 30 milhões de dólares de auditores do Rio de Janeiro. A abundância das provas para condenação não garantiu a efetividade do julgamento. A demora do processo fez com que os crimes de corrupção prescrevessem no Superior Tribunal de Justiça, o STJ, quando ainda havia uma instância inteira pela frente. A prescrição de um crime impede qualquer sanção penal.

Em outro caso, um fazendeiro foi acusado por ter atirado cinco vezes na cabeça de um jovem que teria “cantado” sua esposa, em 1991. A vítima sobreviveu por sorte, tendo sido alvejado na boca e próximo à coluna. Com bons advogados, o processo se perdeu no cipoal recursal das quatro instâncias. Em 2009, julgando esse caso, o Supremo proibiu, pela primeira vez, a prisão em segunda instância. Em 2012, a tentativa de homicídio prescreveu no STJ. O fazendeiro nunca foi ou será preso pelo delito.

O senso comum basta para entender os efeitos dessa decisão. Se o seu filho aprontar e o castigo for postergado por dez anos, após o julgamento de dezenas de recursos para os avós, tios e padrinhos, com grandes chances de impunidade, a percepção será de que o descumprimento das regras não tem consequências. Perde-se o efeito dissuasório sobre ele e os irmãos. Regras que só existem no papel enfraquecem o rule of law ou o império da lei, importante para a prosperidade de um povo.

Para além de injustiça e do enfraquecimento da lei, a decisão também dificulta investigações de corrupção. A Lava Jato só chegou aonde chegou porque cada réu, ao decidir colaborar com a Justiça, dava início a numerosas linhas de apuração. O réu só colabora quando existe uma chance palpável de ser punido. A perspectiva de impunidade sela o acordo de silêncio dos criminosos.

Por isso, a prisão em segunda instância era o principal avanço do Pacote Anticrime em relação à corrupção. Contudo, esse e outros remédios contra os subornos foram derrubados na tramitação do projeto, que se tornou uma lei mais restrita ao combate contra o crime organizado violento. É importante combater delitos de rua, mas também a corrupção.

No pacote, foram ainda introduzidos alguns jabutis, por exemplo, mudanças em regras de prisão. Elas também foram alvo de outra medida aprovada pelo Congresso em 2019 que causa bastante preocupação a quem trabalha contra a corrupção, a Lei de Abuso de Autoridade. A lei anterior precisava ser aperfeiçoada, mas o problema é que sua modernização veio com normas que têm por efeito permitir que poderosos retaliem contra policiais, procuradores e juízes.

A lei passa a valer em 2020 e o juiz que prender ou deixar de soltar alguém, em desacordo com os requisitos legais, estará sujeito a penas criminais. Direito não é matemática e várias vezes os tribunais mandam soltar réus que juízes prenderam de modo legítimo. Sob ameaça de punição, julgadores tendem a prender menos, especialmente aqueles que mais têm força para retaliar, os detentores de poder político e econômico.

Houve ainda em 2019 uma série de ataques à operação e choveram reclamações no Conselho Nacional do Ministério Público. O ano foi de adversidades para a operação Lava Jato e o combate à corrupção no Brasil. Em novembro, o Grupo de Trabalho Anticorrupção da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, chegou a enviar uma missão de alto nível ao país para avaliar aquilo que percebeu como retrocessos no combate à corrupção.

A impunidade é o ponto de equilíbrio da grande corrupção política que domina o Brasil. A Lava Jato desnudou o capitalismo de compadrio brasileiro. Grupos de empresários e políticos se tornaram sócios para roubar a sociedade. Ninguém se associaria para roubar e ir para a cadeia, ainda mais quando as regras que abrem e fecham as portas das cadeias estão em suas mãos. Por isso, a impunidade dos colarinhos brancos é tão sistêmica quanto a corrupção.

Por isso, é preciso ir além da Lava Jato. A corrupção, como outras injustiças históricas e arraigadas, não será vencida com uma investigação, nem da noite para o dia. É preciso deslocar o eixo central do combate a esse mal para o Parlamento, com leis e políticas públicas mais robustas contra o desvio do dinheiro público. Isso depende de uma atuação democrática articulada, consistente e perseverante da sociedade, o que inclui a valorização dos políticos no Congresso que lutam por integridade.

A população brasileira pode fazer a diferença e acredita nisso. Segundo uma pesquisa de 2019 divulgada pela Transparência Internacional, o Global Corruption Barometer, 82% dos brasileiros acreditam que cidadãos comuns podem ser efetivos na luta contra a corrupção, o que é um dos maiores percentuais da América Latina. O ano de 2020 é de eleições e o voto popular é particularmente importante no esforço brasileiro contra a roubalheira.

Nos últimos cinco anos, o Brasil ficou conhecido como um país que combate a corrupção. Vêm sendo responsabilizadas pessoas que acreditavam estar acima da lei e recuperados bilhões, quando a regra era não recuperar nenhum centavo. Os avanços promovidos pela sociedade e suas instituições eram inimagináveis. Contudo, é necessário ser realista: há muitos desafios. Temos uma longa jornada pela frente e não será fácil. É preciso trabalhar com estratégia e resiliência e manter a fé.

Deltan Dallagnol é procurador da República e coordena a Operação Lava Jato no Paraná.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu o tenho em conta de herói, Deltan. Só me estranha que o corrupto releve o "dia-após-o-outro" e se ponham a plantar jabotis em prol de seu umbigo. Mas... esse poderoso de hoje, será poderoso amanhã? E caso venham a perder parte de seu cacife, seus filhos e pessoas de sua predileção... continuarão fora do alcance da Justiça amanhã?

  2. TAI UM BRASILEIRO PATRIOTA. OS PODEROSOS DENTRO E FORA DO PODER, FAZEM DE TUDO PRA DURRUBA-LO, DESMORALIZA-LO, MAS VAO PERDER ESSA GUERRA. SR PROCURADOR, EXISTEM MILHOES DE BRASILEIROS, A GRANDE MAIORIA, Q QUER VER A LAVA JATO SEM OS IMPECILIOS CRIADOS PELAS FORCAS DO MAL, PRENDENDO TODAS ESSAS PESSOAS Q FIZERAM DO BRASIL O PAIS DA IMPUNIDADE. QUEREMOS NOSSO ORGULHO DE VOLTA E O SR E O O MINISTRO MORO, SAO VITAIS NESSA TAREFA.

  3. Senhor procurador, creio eu que a fé e a mobilização popular, ainda tímida, serão as melhores ferramentas da Operação Lava Jato de 2020 para frente. Não percamos as esperanças.

  4. Se o povo não reagir vigorosamente PELO VOTO, nas futuras eleições a vac irá pro brejo, pq nossos políticos e STF já se deram contas de que podem tudo sem ter que se preocupar com nada. Exceto com o voto. É um tanto ingênuo mas é o que nos resta como decência. Parabéns Deltan Dallagnol.

  5. Dr Deltan o povo brasileiro agradece a competencia e perseverança de sua equipe,muitos anonimos,mas cumpridores de seu dever. Parabens . Desistir,jamais!!!

  6. esse jogo sujo da oposição e antigo Alibe petista de distorcer as coisas em seu próprio interesse , já está muito manjado. parabéns, eminente procurador. o Brasil lhe deve muito. um feliz ano de 2020 pra tds!!

  7. Resumiu e explicou muito bem. Seu discurso deve se tornar sistêmico como combate à corrupção. Saibam todos que a realidade mudou. Mas a guerra continuará como um esforço enorme de estratégias e inteligên ia sobre o poder do dinheiro sujo.

  8. Felicidade geral em 2020 e sempre, DR. DELTAN DALLAGNOL! Os melhores agradecimentos pelo que ética, competente e brilhantemente edifica pelo nosso país! E parabéns para nós que o temos como compatriota! É um imensurável privilégio!

    1. Saúde, paz e proteção para Vossa Excelência e seus familiares!

  9. O que vimos é um processo orquestrado por algumas instituições que desejam nocautear a lava jato. Neste ano a lava jato foi esmurrada pelo STF. A lava jato, no ringue, só tem a opinião pública do bem a seu lado. Políticos de maneira geral torcem, na surdina, pelo seu desenlace.Fingem solidarizar-se. Tudo é feito às escondidas. A rua é o melhor destino para salvar a lava jato desses ataques. Vamos inundar as ruas do país com uma tempestade de indignação. Um péssimo Ano Novo aos inimigos da lava j

  10. A Lava Jato fez o povo brasileiro voltar a ter esperança que dias melhores virão. Coisas antes consideradas impossíveis, como a prisão do Lula, aconteceram. Mesmo assim, quando Lula foi preso, ninguém acreditava que ele ia ficar mais de um dia na prisão. Ficou um ano e meio. No momento, nossa fonte de desânimo é o STF. Mas, graças à Lava Jato, tenho a esperança de que algum togado graúdo seja pego logo.

  11. O resumo é que se não tivéssemos um congresso e senado ainda composto por muitos marginais eleitos que estão lá legislando em causa própria, e um STF com alguns ministros defendendo o ego ,a pompa , e os " amigos " que os ajudaram a chegar lá , criando gambiarras jurídicas e interpretando de forma pessoal e parcial a constituição , com certeza já teríamos deixado de ser o país do futuro , parabéns a lava jato , que trouxe um pouco de luz aos porões da podridão.esperamos que chegue ao judiciário.

  12. Senhor e seu grupo ainda me fazem ter esperança de um Brasil melhor e menos corrupto. Tenha fé e força, a maioria da população está com vocês. Feliz 2020!

  13. Este artigo do Deltan Dallagnol é de fazer enrubescer os ministros do STF que ainda têm vergonha na cara por todo o mal que suas decisões fazem e farão na aplicação da lei. Espera-se que o senso de justiça prevaleça e ajude a melhorar a vida dos pobres cidadãos deste país.

  14. Enquanto o MP se esforça para punir, o STF nao se envergonha de livrar os corruptos da justiça. Uma Suprema corte preocupada com a politica e sem nenhuma necessidade de justiça. O histórico do STF em relação a condenar politicos corruptos em mais de 100 anos de república é um vexame. Avante Delagnol! Chegará o dia de denunciar um desses magistrados supremos que tanto nos envergonha. Como brasileiro eu tenho Orgulho do MP. Vergonha do STF

  15. Parabéns e obrigada senhor Deltan Dallagnol! O senhor é um exemplo de cidadania. Sabemos como é árdua e perigosa sua luta por um Brasil melhor, livre do câncer da corrupção! Acreditem: muitas pessoas admiram e oram pelo senhor. Que Deus o proteja e ilumine sempre!

  16. Dentan siga forte e perseverante ! O povo , ainda representado por uma imensa maioria honesta e com bons valores , te apoia e admira de forma incondicional, da mesma forma que repudia e tem asco de organizações criminosas como o PT e o Centrão !

  17. Minha Admiração pelo exemplo de cidadania e a atitude altruístas em contribuir para um Brasil mais justo... Meu agradecimento a Vc e a todos os membros do MPF, Polícia Federal e Judiciário que se expõem, correndo riscos ao enfrentar esses poderosos no combate à corrupção no país...

  18. Nisso sistema não é uma democracia. Temos uma cleptocracia com a participação dos três poderes. Fica difícil mudar isso com votos, uma vez que os corruptos contam com 2 bilhões para comprar votos e nosso povo é carente graças ao modelo de governança citado. Ainda, o congresso indica e aprova pessoas para os cargos chaves do governo e empresas estatais ou seus principais fornecedores.

  19. Deve ser muito difícil os "velhos togados" aceitar o sucesso e a competência desses jovens Procuradores . E o pior, não se deixar corromper.Daí o ódio! Parabéns! Vcs fazem História! Eles? Cairão na vala comum do esquecimento!

  20. Persevere na luta contra a corrupção, continuando a fazer com maestria seu trabalho. Agradecemos muito por todo o avanço! Deus abençoe a você e toda a equipe da Lava Jato!

  21. Parabéns!! Estamos acordando e o Brasil vive um novo momento de consciência!! A maior delas é, como fomos enganados por décadas pelas mídias tradicionais aliadas a corruptos. A internet e as novas mídias abriram os olhos para muitas verdades ocultas no submundo do pântano do mal! Da ganância desenfreada por poder e dinheiro 💰.

  22. Meu admirável Deltan! Por favor, não desista. Procuradores como você, nós enchem de orgulho. Vá em frente e que o Senhor Deus Todo Poderoso seja sempre contigo e com tua orgulhosa família. Parabéns.

  23. Parabéns Deltan, não desista nunca, a sociedade apoia com méritos o trabalho da Operação. Apenas o STF e Congresso reduto de bandidos e apoiadores fizeram tudo q podiam p enfraquecer a operação. Toffoli, GM, Lewandoviski e outros... temem a operação algo devem ter a esconder sem dúvida. Mesadinha, citação em delação, levantamento do antigo COAF, em fim quem não deve não teme. Vergonhoso esse STF e o Congresso repleto de corruptos. Infelizmente a nossa realidade.

  24. Continue Senhor Procurador. Demolir essa sórdida aliança entre agentes públicos e empresários ou cidadãos desonestos que perdura há décadas, ou séculos, nesse país exige fibra e nervos de homens (seres humanos) fortes como vocês. Fizeram renascer a esperança de que o futuro possa ser melhor. A ação da Lava Jato está democratizando o país e não deixaremos que a ditadura dos corruptos prevaleça, apesar dos percalços.

  25. Dr. Dallagnol continue sendo um realista esperançoso. O Brasil e os brasileiros necessitam do seu trabalho e de sua equipe de Procuradores. Avante...

    1. Contamos com vc para ajudar a quebrar esse ciclo de corrupção, apesar de saber que esta na mira de poderosos tentando derruba-lo. Força amigo!

  26. Tenho 71 anos de vida e nunca tinha ouvido de um Presidenta da Republica do Brasil "um ano sem corrupção". Ele tem seus meritos, reconheçamos! Porém, os maiores culpados por tudo que aconteceu, está acontecendo e vai acontecer...devemos a vocês da lava jato. O Brasil precisa de vocês.

  27. Apoio total e irrestrito à Lava Jato, pela prisão em primeira instância para casos confesos, de fragrância de crimes hediondos e geral para segunda instância .

  28. Quero parabenizar o ilustre doutor Deltan Dellanhol por essa pérola de narrativa elucidativa e agradecer pelo belíssimo trabalho realizado por todos envolvidos nos trabalhos da Lava Jato. Agora, quero saber "daqueles" ministros do STF que são CONTRA os trabalhos exemplarmente arroladas aqui, se tem a devida coragem de fazer, por escrito, críticas a este enunciado. Aguardo ansioso!

    1. E relembrar q essa estatura de brasileiro até há pouco quase era punido pelos amigos dos bandidos bem postados na nossa "justiça" !!!!

  29. Parabéns Procurador Deltan Dallagnol! Nesta luta contra a corrupção impune, você tem sido o nosso grande guerreiro. Não desista nunca. O ataque da matilha a serviço dos corruptos e corruptores é inevitável, mas apesar do latido dos cães, a caravana da Força Tarefa da Operação Lava Jato seguirá sua viagem rumo à vitória.

  30. Este ano não faltaram cafajestes e cafagestagens contra a LAVA JATO e seus membros vindos de diversas fontes, inclusive do palacio do Planalto.

  31. Devemos agradecer esses percalços ao #mitotraidor que para proteger o pateta 01 , um petequeiro-merreca que se apropriou de salários da ALERJ, se aliou ao que há de pior nos 3 poderes. Bolsonaro se arrependeu do combate à corrupção e quer que seus eleitores dêem outro voto de confiança. Sem falar no juiz de 2a instância, outra aberração. HAJA FÉ, PROCURADOR!

  32. Sr Deltan Dallagnol Procurador da República. Parabéns pelo seu excelente trabalho e patriotismo que nos faz acreditar na Justiça e nos devolve o nosso orgulho de sermos Brasileiros🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷!!! O Sr e todos que contribuíram na Lava Jato fazem parte da nossa História e tem toda nossa Gratidão e Respeito .Contem com nosso apoio .

  33. Uma coisa está bastante clara com relação a nosso país, enquanto alguns se doam, abrindo mão de suas carreiras profissionais, na contra mão existem aqueles, que fazem tudo ao contrário para destruir o país,pensando apenas em si próprio e nas suas convicções políticas. Muita força procurador, o povo está com vcs ,a cada invertida sofrida vcs somente crescem na popularidade enquanto o outro lado tampouco consegue ter uma rotina diária normal. E o principal em tudo isso e que a Justiça Divinaexiste

    1. Afonso concordo com você. Agora se nós não formos capazes de nós organizarmos para protestar de verdade e continuamente contra esses absurdos que o comentário de Deltan mostra, aí vamos ficarmos só reclamando enquanto o congresso e o stf, com letra minúscula mesmo vão pintando e bordando na nossa cara. Vamos acordar e defender a Lava Jato de verdade.

  34. Parabéns, Deltan Dallagnol, as pessoas de bem reverenciam sua coragem, sua competência. 85% do povo apoia a Lava Jato. Mas ... limitam-se às redes sociais. Na hora de ir às ruas defender a operação a maioria prefere a praia. Se estiver chovendo, os shoppings.

  35. Tenho que empenhar, aqui, minha admiração por Deltan que, mesmo diante de tantas barreiras, de tanto vagabundo, ladrão, corrupto, contra o Brasil, continua num trabalho elogiável, tentando construir um Brasil melhor. Imagino que, mesmo, com tudo isso, ainda veremos um Brasil melhor, o Brasil que queremos, graças a ele, Moro e, outros abnegados, pessoas de valor, que com coragem e perseverança, haverão de vencer e, colocar luz nessa escuridão que ainda existe em nosso país.

  36. Sem dúvida, a estrada a ser percorrida contra a corrupção e a impunidade, é muito longa e árdua. Mas, se cada cidadão brasileiro de bem se doar para mostrar para aqueles que são ignorantes, ou manipulados, e/ou não enxergam a realidade ao seu redor, e as consequências de não enfrentá-la, e conseguir a cada eleição Municipal, Estadual, ou Federal, colocar mais cidadãos honestos, e determinados a servir o povo, e não aos seus interesses diretos e ao Estado, seremos um país de 1o. mundo.

  37. Reverter a questão da Prisão em Segunda Instancia deve ser a prioridade. Sem ela a vitória do Crime Organizado estará consolidada. A população lúcida (jumentos a parte) devem agora identificar e retaliar os políticos que se colocam contra essa medida por razões obvias.

  38. Operação  lava-toga para estes ministros, trio calafrio do STF, Töfoli, Lewandovisk  e G.Mendes que atuam contra o Brasil. Agradecimentos a Moro, DD e a senadores e deputados que combatem estas excrescência. Temos que acreditar, o Brasil dará certo!!!

  39. Deltas e Sérgio Moro, dois ícones na luta pela moralização do Brasil!!! Parabéns e que Deus continue os iluminando e protegendo!!!

  40. Fabuloso, incrível como o Bolsonaro e alguns dos seus apoiadores atacaram covardemente este que ao lado do Moro e do Bretas, representa a luta contra a corrupção. A população honesta agradece pelo seu trabalho.

  41. Parabéns Deltan, admiro muito a sua determinacao, inteligencia e principalmente os principios que noteiam a sua conduta!!!

  42. Sr Deltan Dalagnol, desejo de coração que o Sr tenha forças e perseverança para continuar nessa luta, na qual todos os cidadãos de bem, saem ganhando. Apoio total à Lava Jato, fora os corrúptos do STF.

  43. Força Dallagnol...... que Deus lhe permita resistir a estes bandidos. Parece que está surgindo aqui e ali outros valentes com disposição de lutar para acompanhar vocês nesta batalha de vida ou morte.

  44. Eu sou patriota e esperançoso temos que manter o FOCO e perseverar. Eu apoio a lava-jato, temos que continuar combatendo esse cancer da sociedade a corrupção.

  45. Lugar de honra e orgulho pra nós brasileiros a posição que lhe restou enfrentar sozinho pois o.parceiro na luta subiu a Ministro da Justiça, para o bem do Brasil ambos seguem separadamente com o mesmo propósito. parabéns Crusue por encerrarmos o ano com esse Artigo obrigada feliz ano 2020 DR DALLAION

  46. Parabéns por todo seu trabalho, acertos e erros. O senhor descreveu a orquestra formada para destruir não só a lava jato mas também futuras operações contra a corrupção. O sistema se organizou depois de passado o choque da lava jato, e descaradamente estão atuando na defesa do crime também atacando aqueles que desmascararam os criminosos. É revoltante! Rogo que não desistam! Enfrente, em frente

  47. A Lava a Jato quebrou paradigmas e vimos figuras ilustres e poderosas atrás das grades! Agora o STF e o Congresso se aliaram para mitigar as ações da Lava a Jato. Caberá a nós, como bem disse o ilustre membro do Ministério Público, pressionar o STF e não reeleger políticos contrários à operação anti corrupção!

  48. E pensar que a ala mais radical do bolsonarismo queria (quer) defenestrar a LJ e Deltan. Pôr freios para não atingir o atual governo e salvar o filhinho do papai. Chegaram a acusá-lo de financiar empresas de viés esquerdista, como se fosse demérito. AVANTE, LAVA JATO!!!

  49. Ótimo artigo. Tudo o que eu e demais brasileiros de verdade, isentos de corrupção e qualquer outro tipo de bandalheira queremos, é que a Operação continue e se rebusteca

  50. Parabéns Dallagnol! Os brasileiros conscientes e honestos clamam por justiça verdadeira! Deus abençoe todos esforços em prol de um Brasil Melhor e que brevemente remova todo joio e todo lobo em pele de cordeiro!

  51. Saber que homens como Deltan existe nós dá uma fagulha de esperança. Caberá a sociedade se mobilizar e dizer qual o país que quer, ainda que as ruas sejam o foro escolhido.

    1. Parabéns Deltan, sei que não é fácil, mas vale a pena lutar pelo correto e contra a malandragem.

  52. Eu gosto e apoio todo esse movimento da LavaJato, o que eu não entendo no Brasil é como o enriquecimento do Lulinha, Suassuna e os irmãos metralha do interior de São Paulo, nunca foi exposto com claresa para o Brasil, é um esquema tão raso e poueril de meter a mão na grana do Estado que me decepiciona gatar tanto tempo e dinheiro para pegar um politico, pois o bandidão tá aqui metendo a mão no saco e levando para os politicos. Fazer o caminho contrario não seria muito mais rapido.

  53. Tem razão ao dizer que a sociedade e’ quem fará a diferença. E’ preciso que a população esteja atenta aos desmandos que são constantemente realizados pelos congressistas e membros do STF Esses devem ser sempre lembrados de que e’ o povo que lhes paga os gordos salários e que eles são servidores do povo e não p contrário!

  54. Nosso país afundado na lama da corrupção e venda de cargos e sentenças, nomes da envergadura do Procurador Deltan Dallagnol e do juiz Sérgio Moro, heróis nacionais, trazem um alento e esperança de vencermos os poderosos. Nós, o povo brasileiro, estamos consigo Dr. Deltan. obrigada pelo digno e árduo trabalho.

  55. Dá gosto ler o que diz uma personalidade como o Sr. Deltan Dallagnol. O nosso maior apoio à Lava Jato, além das nossas manifestações nas ruas , é evitar a reeleição dos políticos corruptos, principalmente, daqueles mais poderosos e malignos.

  56. Deltan: a sua envergadura é maior do que a de grande dos juízes que infestam negativamente o STF. Parabéns, e nunca desista da justiça: nós, brasileiros de bem, estaremos sempre ao seu lado!

  57. Faço como meus os comentários elogiosos que aqui foram dirigidos ao Senhor. O Brasil no futuro precisará de homens do seu calibre.

  58. Dr. Deltan Dallagnol, parabéns! Pelo trabalho; pela dedicação; pelo compromisso; pela capacidade; pela competência; pela disposição; pela coragem; pela resiliência; por acreditar e demonstrar valer à pena lutar pelo justo; por ser referência do resistir pelo agir correto; pela firme demonstração de que é possível enfrentar, e vencer, corruptos e desonestos, por mais ‘poderosos’ que sejam; por ser um realista esperançoso; por nos encorajar, pelo exemplo, à realidade esperançosa.

  59. Deltan é exemplo na luta contra a corrupção, mesmo tendo no Congresso corruptos que lutam pela perpetuação da impunidade, que contam com o apoi de muitos juízes, também da mesma laia.

    1. Esse relato do procurador Deltan precisa ser conhecido por todos os brasileiros e não apenas por aqueles que assinam a Crusoé . Infelizmente ,a maioria dos brasileiros são desinformados pelos jornais da TV.

  60. Dr. Deltan, ninguém acreditou que o combate à corrupção e ao crime organizado seria fácil. De um lado, os poderosos corruptos e os corruptores, as instâncias jurídicas não confiáveis, o parlamento cheio de empáfia e armado até os dentes pra se defender, a estrutura bem montada de hackers aliados a partidos políticos, "jornalistas" e veículos de comunicação sem ética; do outro lado, a coragem, a retidão, a competência, a determinação da equipe da Lava Jato e... o povo. Ah o POVO!

  61. Deltan Dallagnol é uma unanimidade nacional. A nação acredita nele. Seu trabalho à frente da Lavajato o credencia junto ao povo brasileiro como uma figura decente e honesta. Confirme o que digo lendo os comentários desta matéria. Todos estão com ele. Perto dele Gilmar, Toffoli e outros são pigmeus.

  62. Parabéns, Deltan. Mesmo apoiando o governo Bolsonaro (com certas reservas), foi uma pena Sérgio Moro ter aceito o Ministério da Justiça. Acabou não tendo aquela autonomia prometida pelo presidente e, por consequência, contaminado pelas mazelas políticas.

  63. Parabéns dr Deltan. O sr é muito competente e principalmente resiliente e otimista. Não é fácil implementar o combate à corrupção com este Congresso, STF, STJ, e parte da mídia e banqueiros. Mas vamos continuar a nos manifestarmos nas ruas, nas redes sociais e, meu sonho, levar manifestantes do país todo, para Brasília. Vamos começar com alguns ônibus de cada cidade, e ir aumentando, até lotar a esplanada em votações importantes.

  64. Parabéns Daltan, equipe e juízes comprometidos com o combate ao crime e particularmente à corrupção!!!!! Tivemos retrocessos enormes como Inquérito STF, Lei de abuso de autoridade, queda da segunda instância, juízes de garantia, delações e conduções coercitivas, tentativa de censura aos nossos procuradores e juízes, ....... apoiados sempre por uma banda podre, dentro do executivo, do legislativo e do supremo judiciário!!!!! Sem roubar, seríamos o melhor país do mundo!!!!

  65. Eu gostaria de saber o que acontece na 13a Vara da Justiça Federal de Curitiba. Consta que o atual titular não julgou ninguém desde que assumiu.

  66. Continue resiliente nessa trilha correta, Dr. Deltan, e conte com nosso apoio nesse ataque aos corruptos, mas não espere apoio de Bolsonaro, Tófoli, Gilmar, Lewandovski, Marco Aurélio, Celso de Melo, bem como de grande parte do STJ e do Congresso, pois eles, também, não estão dispostos a permitir que se avance sobre suas atividades suspeitas.

  67. Louvamos a Lava Jato e admiramos e respeitamos todos os envolvidos mormente o Dallagnol. Infelizmente existem togados enciumados, incompetentes, lenientes com viés moral que atrapalham a evolução do país. Mas vamos continuar lutando, desistir jamais.

  68. As vezes acho graça de parte da esquerda(???) que opina que o combate a corrupção é coisa da direita. NÃO É NÃO a corrupção é a coisa mais cruel precisamente sobre os mais pobres. Ela corroi as instituições

    1. Não adianta aprovar à 2. instância e juiz de instrução, se termos o STF é STF leniente com à corrupção.

  69. Parabens Deltan, que abraçou com coragem a causa de maior desigualdade social em qualquer país,que é a corrupção. A corrupção desestimula as pessoas e as empresas a serem mais capazes e desenvolverem seus melhores talentos , acaba com a meritocracia , esta sim traz igualdade social . OBRIGADA PELO SEU DESPRENDIMENTO EM PROL DOS BRASILEIROS!

  70. Aplaudo o trabalho do MPF no âmbito da Lava-Jato e rogo para a PF cada vez mais se firmar como uma Instituição de Estado, e não de governo, e que os Delegados Federais alcance prerrogativas funcionais que melhor lhes permitam trabalhar, pois sem eles não existiria "Lava-Jato".

  71. Excelente matéria. E necessário um aperfeiçoamento da legislação brasileira par possibilitar celeridade aos processos. Torná-la mais clara e evitar intervenção das instâncias superiores, na interpretação, para que não haja disvirtuamento. O crime, seja de qual natureza for, ainda que tem uma vítima direta, a vítima é toda a sociedade.

  72. Deltan Dallagnol, um jovem e corajoso líder! Brasileiro raro, que nos causa muito ORGULHO!! Que todos nós possamos ter um pouco da sua CORAGEM. DEUS o proteja SEMPRE. GRATIDÃO!!

  73. Parabéns, Dr. Não só por tudo que tem feito, tbm pela incessante luta contra esse câncer que é a corrupção entre o meio político e empresarial. Ah, parabéns, ainda, pela reação contra o "supremo" do sPTf. O cidadão de bem está com o Sr. Dr. Dallagnol. Feliz Ano novo!!!

  74. És um dos heróis nacionais. Tens minha admiração. Parabéns pelas tuas atitudes e pelo brilhante. artigo. Que Deus te conserve.

    1. Não desista, Dallagnol ! Tu és um de nossos heróis! Continua lutando pelo Brasil decente ! Grande abraço!

  75. O Congresso, ainda dominado pela velha politicalha, e as Altas Côrtes aparelhadas por presidentes corruptos e mal intencionados - em especial o STF - são os grandes impecilhos para o combate efetivo e definitivo da corrupção. É preciso depurar o nível de qualificação e a integridade moral de deputados, senadores e togados! Isso está na mão da sociedade, que elege seus representantes. Que a Lavajato tenha vida longa e bote os corruptos na cadeia, em definitivo!

  76. Sou uma “ realista esperançosa” pelo trabalho da Lava Jato...Coragem para enfrentar os novos desafios em 2020, que começam lamentavelmente com os Vetos do Projeto Anticrime do nosso Ministro Dr Sérgio Moro!

  77. O problema todo se resume em duas questões que aqui é quase insolúvel nos dias de hoje: o stf e o congresso. Ambas instituições, da forma como estão posicionadas, remam e conspiram contra o país!

  78. Deltan, as pessoas honestas, de bem deste país, estão e estarão sempre contigo. Temos esperança e haveremos de expurgar o STF.

  79. As investigações têm de avançar sobre o Poder Judiciário, pois só assim o combate à corrupção se tornará mais efetivo; o nível de corrupção existente no país não se sustenta sem a participação desse pode!

  80. Vai, não temas seus inimigos, porque são também inimigos da NAÇÃO BRASILEIRA, disse Deus a Josué quanto ordenou de enfrentasse e destruísse os inimigos de seu povo e afirmando conclui: "EU SOU CONTIGO".

  81. Deltan não desista nem esmoreça pois é isso que eles querem. A maioria da população está com vocês que já avançaram muito e vão avançar mais, chegará um momento que esses corruptos se exporão demais como já aconteceu com um certo triunvirato do STF continuem firmes, a população Brasileira apoia vocês...

  82. Parabéns por tudo que tem feito para mudar o nosso Brasil, conte sempre com o povo do Brasil para o que for necessário para acabar com a corrupção que é o maior crime que se comete contra a nossa nação 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  83. A escolha dos próximos candidatos poderá interferir diretamente no combate à corrupção. A escolha de um bom candidato poderá ser a diferença entre a prisão dos corruptos ou a impunidade. A responsabilidade será de cada um dos eleitores.

  84. Excelente! E o recado dado aos eleitores tem que ser levado a sério! As próximas eleições devem caracterizar inequivocamente o que desejam os brasileiros. Será hora, como nunca antes, de exercer nossas obrigações como cidadãos!

  85. Agradecemos pela persistência! Diante de um Congresso infestado de investigados (que sequer deveriam legislar, pois Legislam em Causa Própria), vocês acabam sendo verdadeiros "heróis"

  86. Isso aí Dr. Deltan, lutar contra a corrupção, e lutar também contra os penduricalhos, nos salário do judiciário, que os tornam extratosféricos, sendo um acinte a população que luta no dia a dia.

  87. Jovem Deltan, Não pare! Caráter custa caro e você pagou o preço, embora seja raro.Pois homem não tem avesso.O peso da pedra se compara, à força do arremesso.FORÇA! ROQUE- GOIANIA

  88. Gostaria de ver um plano de ações com datas pré definidas, a ser cumprida por nós cidadãos, durante 2020. Todo mundo está disposto a colaborar, nos falta uma liderança, que diga de forma objetiva e organizada, o que deve ser feito pela população. Reclamar, não irá resolver, precisamos trabalhar com uma agenda positiva.

    1. Concordo! Sem agenda e lideranças, tudo ficará como está!

  89. DELTAN DALLAGNOL, honra o país com sua atuação profissional íntegra e inteligente. Um lugar no SUPREMO seria adequado ao seu perfil.

  90. Infelizmente nossa legislação é eficiente para punir ladrões de galinha e de margarina, mas os poderosos e grandes roubadores da pátria, responsáveis - no mínimo - por milhares de mortes, conseguem escapar. Está difícil, mas vamos manter a esperança!

  91. O Deltan é um exemplo de persistência, coragem e determinação no combate à corrupção a ser seguido por todos. Deltan, não desista nunca!

  92. O que Deltan não escreveu, mas disse, é que nossos tribunais são a garantia da impunidade. De acordo. Prevaricação, arrisco eu.

  93. Na tentativa de fazer a minha parte, vou pesquisar a lista de candidatos de minha cidade, procurando aqueles que não sejam parentes de políticos, chefes religiosos(pastor, padre, pai de santo.....), que não receberam e nem pretendem receber verbas públicas para campanha, que não estão disputando a reeleição e que não tenham participado como "líderes comunitários". Aqueles que estiverem livres de todas essas condições serão divulgados em minhas redes sociais, com as respectivas formações.

  94. 👏👏👏👏👏 Obrigada pelo seu trabalho incansável, sou sua fã , admiro muito essa perseverança contra a corrupção, é um item que todos os brasileiros deveriam ter , mas infelizmente muitos não o tem , começando por alguns ministros do supremo!! Muito obrigada !!!!

  95. Parabéns Deltan! A Lava Jato e toda a luta conta a corrupção foram as melhores coisas que aconteceram ao Brasil. Muito obrigada!

  96. Parabéns Deltan. Temos orcrim formada no STF, no STJ que se aliam à orcrim formada por cada partido politico e não deixam o país avançar. É nítida a nossa herança do coronelismo. Ministros do STF, STJ e parlamentares eleitos pelo povo lutam dia e noite a favor da corrupção e da impunidade, utilizando nobres argumentos, como o "presuntão" de inocência e o transitado em julgado, para se locupletar à custa do bem estar de nossa gente. Querem parecer gente fina, mas são apenas canalhas.

    1. Não esqueça do TSE. O que Gilmar fez no caso Dilma / Temer foi uma vergonha. O relator do processo ficou com cara de babaca literalmente. Um absurdo!

  97. Seguramente a Equipe toda da Lava Jato está fazendo História nos compêndios jurídicos que servirão de fonte de estudos em investigações futuras. Ter Deltan à frente desta investida traz credibilidade, efetividade e perseverança à operação, além de alimentar nossa esperança num país mais justo, sem corrupção.

  98. Muitos anos esperei por este relato, sempre acreditei que Brasileiros do bem iriam aparecer em meio a este caos. Teu trabalho está registrado na historia do Brasil. Teu nome faz a diferença hoje e no futuro do país. Muito obrigado por melhorar nossa Pátria.

  99. Com a inteligência e a competência que lhe são peculiares, Deltan Dallagnol narra com perfeição a marcha e o sucesso da Operação LAVA JATO desde sua instalação. Brasileiros como você e sua equipe Deltan fazem a gente acreditar no Brasil. Vocês desempenharam com louvor um excelente trabalho no combate à corrupção. Sigam em frente, com força e garra, superando todas as barreiras. GRATIDÃO.

  100. Tem sido de grandioso valor o desempenho da Força Tarefa da Lava Jato para o combate a corrupção no país. A Deltan Dallaignol a minha gratidão pelo seu compromisso e esforço incansável nessa luta contra os poderosos, que, confiantes na impunidade, praticaram crimes que causaram sérios prejuízos ao povo brasileiro. Em 2020, esperamos a continuidade dessa luta, sabendo que os frutos serão colhidos a médio e longo prazo, ainda assim, nós dá a esperança de termos dias melhores no nosso país.

  101. Moro merece todos os agradecimentos e homenagens mas não nos esqueçamos da Força-Tarefa da Lava-Jato de Curitiba, dos valorosos procuradores e policiais federais, dos demais integrantes dessa magnífica equipe. Todos são heróis, todos merecem nossa gratidão.

  102. Deltan Dallagnol, acreditamos 100% em você. Você e o Dr. Sérgio Moro são responsáveis por estarmos começando a acreditar no Brasil novamente.

    1. Não nos esqueçamos de toda a equipe do MP,+ importante Dalagnol pelo enfrentamento público ao fisiologismo "supremo". E parabenizar Bretas e tantos juizes ilustres, sérios e comprometidos, que tiveram o berço pátrio, naturalmente valendo destacar o Barroso na corte alta, tbm pelo seu posicionamento firme. Natural q outros tbm foram valentes ao se destacarem no lado ruim, comprometido, mas a derrocada desses, infiltrados principalmente no STF, ñ será aqui anunciada.

  103. Obrigado pelos serviços prestados ao país, pois apesar daqueles que protegem bandidos no STF , um grupo de jovens do jovens do MPF estão buscando o império da lei. Sucesso!

  104. Comentar um texto de Daltan Dellagnol é muito difícil pra quem o tem como Heroi Nacional. Um balanço do que tem sido a ‘Operação Lava Jato’. Do seu sucesso e dos seus obstáculos, e possíveis obstáculos. Mas mostra também a garra, e a perseverança dessa ‘turma’ de brasileiros patriotas, liderada por Daltan. GRATIDÃO.

    1. Perdão por mim e pelo ‘corretor’ DELTAN DALLAGNOL.

  105. Será preciso atuar fortemente no esclarecimento da população que vota no prefeito ou no vereador, porque tem recompensas que vão desde um churrasco á doação de telhas para construir um puxadinho, os a pintura de um muro....

  106. Excelente sua retrospectiva! Para muitos brasileiros ficou claro que a natureza de certos "juízes" em certas cortes é a mesma de seus beneficiários.

    1. A história mundial nos mostra q a Justiça leva muito muito tempo para se resolver, qdo homens capacitados e obstinados se formam em Famílias humildes e tementes, esse tempo chega mas, esse mesmo tempo trás consigo, os malefícios da ganância e do poder a todo custo. Nosso Povo tem q em 2020 já se apresentar no voto a vontade se juntar a homens do quilate do Dr Deltan e seus tbm iguais, servidores públicos decentes. Esses sim, dignos de representar um Povo esperançoso em dias melhores.

    2. Grandioso essa boa análise desse brasileiro que nos Orgulha !

    3. Nossa credibilidade de que à frente da Lava Jato. Teremos um país melhor

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO