DiogoMainardina ilha do desespero

Um idiota de cabelo curto

29.11.19

Eu estava no barbeiro. Quando? Durante o julgamento de Lula, na quarta-feira. O STF de Dias Toffoli e de Gilmar Mendes havia sabotado o processo. Em primeiro lugar, prometendo anulá-lo com uma liminar matreira, que mudou a ordem dos depoimentos finais. Em segundo lugar, eliminando a possibilidade de mandar o chefe da ORCRIM de volta para a cadeia. Decidi cortar o cabelo.

Em vez de sucumbir às manobras do STF, porém, o TRF-4 praticou um ato verdadeiramente revolucionário: ele aplicou a lei. O julgamento de Lula, que havia sido esvaziado pelos ministros do Supremo, foi recheado com mais de trezentas páginas de conteúdo devastador. Dessa maneira, enquanto o barbeiro espalhava talco em minha nuca, lamentando-se das enchentes venezianas, o desembargador João Pedro Gebran Neto condenava Lula a dezessete anos de cadeia. Perdi a cena. Sou um idiota. Um idiota de cabelo curto.

A decisão do TRF-4, claro, é inatacável. Seu papel é condenar criminosos, e foi isso que ele fez. Se o STF quiser anular a pena de Lula, terá de atropelar não apenas a Lava Jato, como vinha fazendo com espantosa desenvoltura, mas também os magistrados de Porto Alegre, que usaram as nove horas de julgamento para desmontar todos os engodos da defesa do ex-presidiário. O STF de Dias Toffoli e de Gilmar Mendes não parece ter freios, mas a sociedade vai reagir a uma chicana ostensiva para salvar Lula – e vai reagir raivosamente. Ninguém sabe se os ministros do Supremo estão dispostos a enfrentar o Brasil inteiro.

Num momento de desalento, o TRF-4 conseguiu resgatar o respeito institucional, contestando um abuso que veio de cima. Isso é inédito. Isso é histórico. João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Carlos Eduardo Thompson Flores surpreenderam os idiotas de cabelo curto e os idiotas de cabelo comprido.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lula precisa ser preso. Solto é imoral e uma afronta a todos os brasileiros honestos. Deve voltar p/ a jaula já. Solto é surreal. Precisa ser enjaulado numa cadeia de segurança máxima, junto c/ Marcola e cia.

  2. O JUDICIÁRIO é perfeito para que se realize uma mudança de chave na mentalidade do SERVIÇO PÚBLICO, adotando-se um tratamento de choque que coloque o SERVIDOR no verdadeiro lugar dele: SERVIR A SOCIEDADE, ao invés de se AUTO-SERVIR desta.

  3. Como se sabe, quanto mais insuportável é uma tarefa, mais longo se torna o tempo que ela toma, mesmo que só no aspecto psicológico. Como cabeça vazia, oficina do diabo, daqui a pouco o ENCOSTADO que ainda tem que aguentar muitos anos e não quer nada com a dureza logo passará a ser sentir um grandessíssimo injustiçado e detentor do direito de fazer um extra utilizando seu cargo. Claro que nem todo ENCOSTADO é assim, mas quanto mais ENCOSTADOS tiver, maior a chance deles caírem na tentação.

  4. Pq dois servidores públicos que fazem o mesmo serviço recebem salários diferentes? Nenhum sindicato jamais contestou isto, mas no âmbito público isto é a coisa mais comum do mundo, funcionários mais novos em geral produzem mais do que os antigos e recebem menos pq o sujeito depois que alcançou o topo da carreira se torna um ENCOSTADO que passa a viver em função do dia em que ele se aposentará. Não tem qq motivo para se esforçar, para tentar sair do lugar, só enrolar e esperar o tempo passar.

  5. E como se sabe, o JUDICIÁRIO é a epítome deste paroxismo social que são os direitos adquiridos. Inclusive, pq por trás dos direitos adquiridos acaba por entrar o paternalismo, é este que acaba por justificar perante a sociedade pq há uma classe de indivíduos que tudo pode enquanto há outra que deveria ser grata por todas as migalhas que lhe atiram. Pois, se os cidadãos fossem iguais e tivessem os mesmos direitos, então não seria aceitável que a máquina pública fosse um PARAÍSO DE DESIGUALDADES.

  6. De forma simples, o direito adquirido é uma forma tosca e OBSCENA de se separar os cidadãos e dizer que alguns têm direito a mais do que os outros. Afinal, se em uma sociedade todos são iguais, então pq uns têm mais direitos do que outros? Na iniciativa privada há direitos adquiridos? Então pq eles existem no setor público? Isto é uma clara forma de se criar dentro do aparato público uma classe de cidadãos que não está sujeita às mesmas regras e leis que os demais.

  7. No cabo de guerra, o povo REVOLTADO não deve se limitar a pedir a prisão dos CORRUPTOS, mas a expropriação dos DIREITOS ADQUIRIDOS e até de tudo o que foi obtido com eles, incluindo bens. Isto significa que tal coisa será realmente feita? Não, mas os direitos adquiridos, não só do JUDICIÁRIO, mas de toda a máquina pública devem ser extirpados, pois eles são uma tapa na cara de qq cidadão comum e impedem que o Estado seja visto como algo a serviço da sociedade.

  8. Não basta só expor a corrupção que há no JUDICIÁRIO, mas a vida nababesca que os MAGISTRADOS levam, como contracheques e aposentadorias indecorosas que são incompatíveis com a FIGURA PARADIGMÁTICA de um SERVIDOR PÚBLICO. O JUDICIÁRIO brasileiro é a antítese do que se espera de um poder e de um modelo de SERVIÇO PÚBLICO voltado para a sociedade e para o país. Isto tem que ser deixado claro, pois uma vez que isto ocorra, os novos magistrados entrarão tendo a IMAGEM MENTAL de um NOVO JUDICIÁRIO.

  9. Colocar estes agora não é nem questão de corrigir o que está errado, mas de se estabelecer agora os limites que condicionarão as próximas gerações de magistrados. Eles entrarão na carreira não com a visão antiga de ser magistrado, mas com a nova, de um SERVIDOR PÚBLICO acima de tudo a serviço da sociedade. Mas como isto pode ser feito? Com um tratamento de choque. Mas quem vai dar este tratamento? O povo que for se manifestar nas ruas, por meio do cabo de guerra.

  10. Ao longo da vida um indivíduo passará por uma série de eventos e ocorrências que moldarão seu caráter e comportamento, é razoável que supor que um indivíduo que não teve quem ou o que lhe colocasse limites quando chegar à vida adulta não tenha noção destes. Afinal, como vc pode saber e se guiar por algo que vc nunca viu, ouviu, conheceu ou teve que seguir? O JUDICIÁRIO brasileiro cresceu desde os seus primórdios sem que ninguém lhe impusesse limites.

  11. Somando-se os INDOLENTES (ou PARASITAS) com os ILUMINADOS e os CORRUPTOS, não é difícil chegar à conclusão que os HONESTOS e APTOS estão em minoria. A quarta medida para dar um tratamento de choque no JUDICIÁRIO é acabar com os PENDURICALHOS e DIREITOS ADQUIRIDOS, isto não é exclusividade do JUDICIÁRIO, mas é mais OBSCENO e INDECENTE exatamente lá. Não se trata só de realmente obter efeitos concretos, mas de se criar um verdadeiro cabo de guerra entre a sociedade e o JUDICIÁRIO.

  12. Inclusive pq há que se considerar aqueles indivíduos que nem para peso de papel servem, abrangendo desde os integrantes do JUDICIÁRIO que não fazem nada até aqueles que usam seus cargos para fazer ativismo judicial sem qq relação com a legislação. O que não falta no JUDICIÁRIO são pequenos reizinhos que consideram seus cargos como uma espécie de califado que lhes dá o direito de impor suas próprias leis ou a interpretação única que fazem da Constituição.

  13. Até o discurso de que os salários elevados seriam exatamente para desestimular a corrupção são falsos, fora os salários mais altos de todo o serviço público, o que não falta nos contracheques dos magistrados brasileiros são penduricalhos. Apesar disto, o que não falta no JUDICIÁRIO é corrupção, há que se perguntar se forem colocados HONESTOS e CORRUPTOS de um lado, se a relação de honestos será maior do que 50%. Pelo menos a percepção parece ser de desvantagem para os honestos.

  14. Ou seja, já há três medidas a serem tomadas. Mas a coisa não deveria ficar por aqui, há ainda os privilégios que a magistratura assegurou para si ao longo dos anos, incluindo os direitos adquiridos. Direitos adquiridos em uma democracia é um escárnio, se todos os cidadãos são iguais, então pq quando o sistema quebra, aqueles que trabalharam para quebrá-lo ainda ficam com direitos adquiridos? Por acaso salários altos previnem que magistrados se corrompam?

  15. Assim, é necessário mais, não é suficiente que juízes sejam julgados como cidadãos comuns, as penas a que um indivíduo está sujeito deveriam levar em consideração o poder que ele detém e o uso que ele faz deste para obter vantagens ilícitas, que usa uma posição de autoridade para se locupletar tem que estar sujeito a penas mais severas, do contrário, a relação custo/benefício acabará por se impor e o sistema penderá para o lado da corrupção.

  16. A ordem natural das coisas não diz que é o patrão que demite o empregado e não o contrário, portanto quem deveria demitir um juiz não é outro juiz, mas os cidadãos. Mas limpar o topo e colocar magistrados envolvidos com corrupção para serem julgados por júri popular não é suficiente. É óbvio que aposentadoria compulsória não é punição, a não ser que o magistrado seja CORRUPTO, pq aí a punição dele é perder o cargo através do qual obtém vantagens ilícitas.

  17. Portanto, pegar estes magistrados nas instâncias superiores já começa a resolver o problema, mas é só o início, pois não adianta fazer uma limpeza geral e deixar o JUDICIÁRIO como está, fazendo sua própria auto-filtragem, já está provado que isto não funciona. Para isto que serve a infiltração do cidadão no julgamento de crimes de corrupção, incluindo de magistrados. Com isto o processo de filtragem passa a ser exercido por aqueles que teoricamente deveriam deter o poder.

  18. Não bastasse o JUDICIÁRIO não se filtrar, ele tb não filtra os outros dois poderes, ou seja, não cumpre sua função mais básica: manter o nível de "pureza" do sistema democrático em patamares dentro do razoável. Essencialmente, o JUDICIÁRIO brasileiro é uma verdadeira máquina de arrancar dinheiro, seja via privilégios, seja via corrupção, pois o que um magistrado honesto faz, um outro desonesto desfará logo à frente. E obviamente que os desonestos se instalam nos postos mais altos.

  19. Uma dos objetivos da separação e independência dos poderes em uma democracia seria exatamente estabelecer um sistema cíclico que permita uma "oxigenação" e filtragem do aparato público, é para isto que servem as eleições, políticos ladrões e incompetentes são removidos, teoricamente estabeleceria-se um processo de seleção. Mas no JUDICIÁRIO este processo de "oxigenação" é mais lento, enquanto ao mesmo tempo o processo de filtragem é praticamente inexistente.

  20. Como se mede a vantagem obtida em um cabo de guerra? Não é exatamente a diferença das diferenças entre os extremos e o centro? Portanto, está em vantagem aquele que conseguiu obter um segmento de corda maior em relação ao centro. Pois bem, quando chegar o momento de emparedar o JUDICIÁRIO não bastará somente prender os malfeitores e removê-los dos cargos. O problema é de séculos, o desrespeito com o cidadão é de séculos, portanto a questão não está só no aspecto criminal.

  21. Parabéns aos 03 desembargadores do TRF 4. São dignos de todos os nossos aplausos. Ainda tem gente que preza pela justiça neste país.

  22. Primeiro ví seu cabelo curto no Mahatan Connection,onde Lucas Mendes,esquerdista camuflado,não o deixa expor com a transparência necessária as críticas aos vilões opositores da Pátria. O TRF4 deu um banho de imparcialidade e justiça,tão carente na Ilha de Vera Cruz e botou no colo o debilóide Zanin,pobre causídico,que viu sua esperança roxa. Crusoé e O Antagonista,que não se deixem levar pelo canto da sereia ,além de onírico é utópico e faz cair por terra toda credibilidade que ora desfrutam .

  23. O Rato, prometi não pronunciar seu nome novamente, e aproveito para pedir desculpas ao roedor, está mais preso do que nunca. Está confinado a locais privados, sem qualquer contato com "desconhecidos". Aqueles números fantásticos de aprovação criados por Datasfolhas soam como piada, evidenciados pela "eleição" da ex presidenta ao senado que insistiram em lhe oferecer $$$. Esse é o Partido dos Trabalhadores. Muita bravata, muita encenação, muito "tomarmos o poder". Fim de festa, melancólico !!!!

  24. O pacote anticorrupção d Dilma arrasou as esquerdas. Ele fez um discurso significativo no lançamento. Disse que tais medidas eram condizentes com sua vida pessioal. Ela queria atacar quem , se estavam no governo ? Vingança pelo que aconteceu com o Dirceu ?

  25. É terrível a sociedade ter a instituição máxima da Justiça como seu inimigo. O Senado, que deveria ser o seu freio é omisso! Isso sim compromete a democracia.

  26. A quadrilha majoritária no STF está tentando destruir o Brasil e escravizar seu povo com julgamentos inescrupulosos. No momento, os criminosos não precisam de advogados, pois já os tem na pessoa dos 6 covardes. Será que estes defensores de criminosos não pensa no futuro, como simples, RES, quando deixarem a toga ou vão morar fora do Brasil, pois como disse o criminoso mor do STF, o PT roubou 3 bilhões do Brasil. Pergunta que malquer calar: Por que alguns ministros trocaram de tese?

  27. Como vários já perceberam, a coincidência da pena(17 anos) parece que foi um aviso: "ESTAMOS COM BOLSONARO E NÃO ABRIMOS".

    1. Não precisa estar com Bolsonaro, basta estar com a justiça. Mesmo que contrarie Bolsonaro. Sou bolsonarista, mas não tenho criminoso de estimação.

    2. Interessante. Um estudo recente de uma universidade europeia mostrou que os falantes de língua portuguesa prestam mais atenção aos detalhes alegóricos que ao conteúdo explícito de um texto. É a essência do samba enredo...

  28. Foi um alento realmente vermos o TRF4 agir com firmeza e justiça nessa época em q retidão e honestidade é o q menos se vê nos togados. Parabéns aos juízes de Porto Alegre!

  29. Esses ratos infiltrados no STF irão voltar para o esgoto !! Ou eles jamais poderão sair nas ruas se quiserem enfrentar o Brasil inteiro!!

  30. Grande Mainardi, você não explica se foi ao barbeiro de caiaqui ou de Iate...rsss. O Brasil realmente não é para principiantes: o TRF-4 pisou a cabeça da Serpente comunista: 17 anos de prisão. Estamos apavorados com a ação do FORO DE SÃO PAULO tocando fogo nas Igrejas do CHILE, e violências em todas as Américas. Vamos ver de Lula vai comandar os exércitos de Stédili e Boulos nessa onda perigosa.

  31. O que adianta o trf-4 aplicar a lei se esses filhos da p*** do supremo fazem chicanas ostensivas desmanchando tudo que foi feito. só uma revolução muito jacobina nestas terras Tupis!

  32. De alma lavada. Claro que os bandidos do STF vão anular, gostam de passar vergonha, na realidade ñ tem outra saída..a biografia ñ importa quando estão nas mãos uns dos outros.

  33. É muito triste termos que 'festejar' a aplicação pura e simples da lei.. isso devia ser corriqueiro e sequer digno de nota....

    1. Análise esse histórico e vc não se surpreenderá.

    2. Análise esse histórico e vc não se surpreenderá.

  34. O STF capitaneado por Toffoli, Gilmar e alguns outros inclusive a senhora Weber, são braços dos bandidos brasileiros, precisamos enxota-los o mais urgente

  35. O TRF-4 lavou a nossa alma! Sentomos o mesmo desalento que você, Diogo. Também me surpreendi com o julgamento e não deveria, não é?

  36. E viram a Veja desta semana? Esse folhetim mancomunado com o verdevaldo sequer fez menção ao julgamento desta quarta do TFR-4, que confirmou a sentença do Luladrão, bem como ampliou a pena de 12 a 17 anos.

  37. Dureza esse nosso País. Dureza a parcialidade de GM e DT. Quem aí atira a segunda pedra nessa cambada? Eu atiro a primeira.

    1. Queria poder dizer o mesmo aqui do nordeste. Se fosse o STF daqui, inserido no meio desses políticos babacas e mal intencionados da região, tenho certeza que o mala do Lula sairia canonizado direto pro Vaticano. Um dia esse nordeste velho acorda e deixaremos de ser babacas, de idolatrar aqueles que nos roubam , isso porque queremos levar vantagem em tudo, principalmente desses que enchem a boca pra falar dos direitos do povo sofrido enquanto enchem os seus bolsos. LULA, o mais picareta dos 300.

  38. Assim como temos um STF podre e nojento, temos um TRF4 que honra a camisa de brasileiros e segue firme obedecendo a constituição. A única tristeza que fica na minha imagem é de termos um STF aparelhado com o crime organizado onde criminoso não são apenas os bandidos mas os juizes e advogados que apadrinham estes caras e se transformaram em bilionários com o nosso dinheiro roubado. Mas uma dia chegará o fim desta mamata, se Deus permitir...

  39. A decisão do TRF-4 mostrou aos seis salafrários que votaram pela soltura do Carniça, que o Brasil que presta ainda pode acreditar que existe JUSTIÇA, a verdadeira, a que se baseia na lei e não a "justiça"que esses INDECENTES MORAIS querem nos empurrar goela abaixo. Parabéns aos Desembargadores que honraram as suas togas! Passarão à história como os magistrados que engrandeceram a justiça brasileira.

  40. Eu estou enganada ou o Diogo Mainardi disse no último Manhattan Conexion que o TRF-4 anularia o processo? Estava andando pela casa e não tenho certeza se ouvi direito🤔

    1. O título faz alusão a esse prognóstico felizmente nâo cumprido?

  41. Aproveito pra sugerir ao Gebran Neto que também vá ao barbeiro, pra dar um tapa nas madeixas. Repararam que ele tá sempre com cara de sono e cabelo desgrenhado?

  42. SE ALGUNS MINISTROS DO SUPREMO TIVESSEM UM MÍNIMO DE RESPEITO PELO SOBERANO, OU SEJA, O POVO, DEVERIAM PEDIR IMEDIATAMENTE SUAS RESPECTIVAS APOSENTADORIAS, ABRINDO VAGAS PARA QUE DESEMBARGADORES DO CALIBRE DAQUELES I QUE INTEGRAM O TRIBUNAL REGIONAL DE PORTO ALEGRE PUDESSEM ASSUMIR AS FUNÇÕES DE JULGADORES NAQUELA CORTE SUPREMA!!! AÍ SIM, TERÍAMOS ORGULHO DE NOSSO JUDICIÁRIO!!! E OS QUE SE RETIRAREM QUE BUSQUEM OCUPAÇÃO EM ESCRITÓRIOS PARTICULARES, SE ENCONTRAREM QUEM OS QUEIRA.

    1. Deveriam ser aposentados por senilidade. Gente senil não pode orestar um bom serviço.

    2. É isso mesmo, Marta...probidade, integridade, ética, honradez, decência, honestidade, retidão, confiabilidade, responsabilidade, seriedade, equilíbrio, bom senso, discernimento, conhecimento e, extrema competência, constantes e comuns aos 3 superdesembargadores do TRF-4 são muitíssimo nobres e chiques!!!!

    3. Dá gosto ver os juízes de verdade falar, Parabéns TRF4. Infinitamente superiores, chique demais.

  43. Diogo, o Brasil tem jeito, é só seguir o exemplo dos desembargadores do TRF-4 e no lugar de legislar; simplesmente aplicar a lei. Mais simples do que aprender o ofício de barbeiro. rs

  44. Parabéns aos desembargadores do TRF 4. Assisti a todo o julgamento, maravilhoso. Que diferença daquela falação sem nexo dos membros do STF. Dá sono e à vezes náuseas assisti aos julgamentos do STF.

  45. Os Juízes do TRF-4 merecem estar no STF! Sabem envergar uma toga com sabedoria, inteligência, coragem e dignidade! Tudo o que está faltando a muitos membros do STF!

  46. Às sessões do STF , não assisto mais. É muito para a minha paciência . Essa agora não tive como assistir toda ,tinha que trabalhar. Lavou a nossa alma ,nosso corpo , cortou todos os cabelos. Caiu de cascudos em cima de outras cabeças.

  47. Sua fala , Mainardi, refletiu o sentimento da grande maioria do povo brasileiro que tenta seguir a rotina de suas vidas, apesar dos grandes pesares e ataques à inteligência de qualquer um. Lendo seu texto, me lembrei da fala do General Heleno, também brilhante.

  48. Sentia-me com uma enorme sacola plástica colocada sobre minha cabeça impedindo-me de respirar, sufocando-me LITERALMENTE. Aqui em casa os meus estavam muito preocupados com os ossos que estavam atravessados em minha garganta impossibilitando-me de irromper num estrondoso grito de liberdade e esperança, quando da atitude altiva, patriótica dos que tem a consciência de que A JUSTIÇA PRECEDE o JUIZO, os MINISTROS DO TRF4, salvou o meu sentimento NACIONAL. Obrigado

  49. Parabéns Diogo. Falou tudo que eu gostaria de falar. Quem sabe um dis tenhamos juizes da estirpe de Gibran, Leandro e Carlos Eduardo na corte suprema. Juízes que honram a magistratura brasileira; juízes compromissados com a lei e não com a política suja e nojenta de poderosos bandidos.

  50. A diferença entrei o julgamento do TRF- 4 e do STF é que : Ministros do STF obedecem aos que os indicaram, políticos.Juizes do TRF-4 obedecem as leis pois as conhecem muito bem pois são juízes por mérito .Eles não tem compromisso com a politicagem.

  51. O TRF-4 e a diferença entre as pessoas que estudam anos para passar num concurso para Juiz. E bandidos nomeados por seus pares que se apoderaram da justiça, com o único e claro intuito de salvar os amigos bandidos. Enquanto o povo não mostrar os dentes para esses bandidos de toga, seremos sacaneado sempre.

  52. Piada antiga revisitada: vários países se reuniram com Deus e ponderaram: o Japão "o Senhor não nos deu um de bom tamanho sequer e o Brasil tem os maiores do mundo!" A União Europeia: o Senhor deixa nossos campos cobertos de neve um terço do ano e o Brasil, com campos enormes, sem neve! Os EUA temos campos enormes, rios enormes, mas muita neve e ciclones e o Brasil não! Deus ponderou: vocês vão ver o STF que vou dar a eles!

  53. Tenho afirmado e gostaria que Crosoé ampliasse este raciocínio que, para mim, é lógico: se o Moro é suspeito por haver julgado Lula antes de ser ministro do Bolsonaro, todos os ministros do STF nomeados pelo PT são suspeitos para julgar réus que tenham pertencido aos governos petistas. Pronto: Estamos zero a zero. Renova o STF antes que perante o mundo o Brasil seja um País suspeito.

  54. José Nêumane Pinto discorreu, recentemente em seu blog, sobre a origem e a trajetória dos atuais Ministros do Supremo. As informações presentes em seus artigos explicam o porquê da corte se comportar de forma tão desprezível.

    1. Faço minhas as suas palavras! Texto brilhante!! Temos sim, que reagir contra este STF sujo e imoral!!!

  55. Show Diogo !!! Desembargadores do TRF-4 nos fazem acreditar q existe Justiça e juízes competentes. Que diferença do STF, falam, falam , um teatro, nada objetivo, sempre prejudicando o país para livrar os corruptos amigos da cadeia. STF tribunal q envergonha o país, a banda podre formada por togados IMORAIS q afrontam o povo brasileiro com manobras escabrosas p/salvar quem os indicou ao cargo. Surreal, VERGONHOSO!!!

  56. Parab TRF4 DEU UMA LIÇÃO HISTÓRICA E RESTAUROU, UM POUCO A NOSSA VERGONHA POR UM STF ESDRÚXULO QUE TEMOS, ONDE ALGUNS POUCOS S3 SALVAM

  57. É importante ter no Brasil pessoas do nível dos 3 desembargadores do TR4, destemidos, cumprindo a Lei, fizeram um ato de lisura no processo contra o ex-presidente! Em discordância com o STF, deram uma lição de como a justiça deve ser, honesta com sua população, que é o que se espera da Justiça! Parabéns aos Desembargadores pelo ato, ainda acreditamos na Justiça, obrigado brasileiros de bem!

  58. Talvez o antigo ditado "ninguém consegue ser extremamente atrevido com todo mundo durante todo tempo" permita compreender que o próprio judiciário comece a reagir aos constantes atropelos a que é submetido. Impossível imaginar que todos os juízes de primeira e segunda instância aceitem passivamente serem reduzidos a autoridades sem autoridade nenhuma. Há um enorme contingente de promotores e juízes notáveis no sistema judiciário. Alguma reação deve estar tomando forma e sendo acionada.

  59. Foi um magnífico ato de coragem do TRF-4. Só o Judiciário pode salvar o STF.O Legislativo tem competência legal, mas tem medo.

  60. Palmas para o TRF4. Eles nos fazem manter a crença no Judiciário, mesmo com tantos doutores graúdos (com minúscula mesmo) tentando jogar a justiça na lama.

    1. Tem dois palhaços em nosso judiciário quem tem a pretensão de rebuscar palavras para pensarmos que eles são os mestres do linguajar. São todavia pessoas insignificantes que nos da nojo Fazem isto para dificultar o entendimento do que realmente querem que o povo entenda Gastando horas de bla-bla só enchendo o saco do povo.

  61. assistir verdadeiros juízes darem um show de conhecimento de causa foi um bálsamo, escutar Tofolli ler o que escrevem para ele , e a encenação de Gilmar bufando querendo mostrar inteligência e a fala sem fim do Celso de melo chega ser um crime

  62. Enio tem razão, os ministros do TRF 4 vão entrar para a história. Enfrentaram com coragem a corja podre do Dias Toffoli, Lewandowski, Gilmar Mendes e Marco Aurélio, os vermes de plantão.

  63. E você não aparou as sobrancelhas???😳 Vai esperar o próximo Julgamento?! Estão compridas e sem forma. Aí teremos a coluna “O Idiota de sobrancelhas curtas”. Brincadeirinha!!! Gostei do artigo. Aliás sua coluna é a primeira que leio quando abro a Crusoe. Abraços.

  64. Excelente demonstração de um jornalista competente. O Brasil somente percorrerá o caminho do progresso e da ordem, principalmente jurídica, no dia em que houver respeito e competência na condução do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal. Estão atravancando o desenvolvimento e a credibilidade do país. #basta de abusos de foros privilegiados, para encobrir ideologias, #basta de promoção de legislação, para favorecer a impunidade.

  65. Totóffoli agira é o coleguinha mais tóxico do grupelho de idiotas do SPTF (sentido STF). Até o seu boquirroto gurú Gilmar quer manter distância dele.

  66. O TRF-4 fez reviver nossas esperanças. Agora temos todos que fazer nossa parte, em manifestações de rua. Sugiro camisas com a inscrição "Prisão em segunda instância JÁ!" para as manifestações de 8/Dez. Temos que obrigar o congresso a fazê-lo ainda este ano!

  67. São pessoas com os desembargadores do TRF 4 que o Brasil está precisando com urgência assumir em definitivamente o comando do STF, onde seus ministros são indicações de políticos, não tem condições mínimas de garantir a constituição federal. 3

  68. Eu paguei uma assinatura de voces e.nao tenho acesso toda hora voces ficam me oferecendo materias dr graça,porqu isto? é desorganização?

  69. Aquelas nulidades jurídicas do STF não esperavam esta posição do TRF4, e por isto terão de pensar muito no que farão daqui para a frente, sob pena de passar ainda mais vergonha como a que se sujeitou o pior dos piores ministros da história deste STF!

  70. Parabéns aos desembargadores do TRF-4. São homens corajosos e decididos assim que o Brasil necessita num momento de tantas tentativas de acabar com o combate à corrupção encabeçadas pelo STF e o congresso

  71. Os magistrados do TR-4 são heróis nacionais e preparados juridicamente , enquanto os do STF principalmente Toffoli e Gilmar são dois medíocres incompetentes juridicamente e rebotalhos da raça humana .

  72. Diogo...assom como vc, tb nao sou advogado nem tampouco jurista. Me ajude a entender: Todo juiz do STF não deveria ter passado em concurso e ser notoriamente reconhecido pelos seus pares por sua competência e independência???? Como pode um STF permitir que um reprovado (2x) em concurso seja membro do STF e, pior, ser eleito Presidente do STF??? Por favor me explique...

    1. Não é só isso! Para garantir isenção, nenhum juiz do supremo poderia ter relações com pessoas que pratiquem advocacia. Como o fazem as "queridas" companheiras (ou comparsas?) de Gilmar, e do próprio presidente do STF! E aí se arvoram no direito de colocar o Moro sob suspeição! Estamos vivendo uma obra de Kafka? É inacreditável!!!

  73. Pena que alegria de Brasileiro dure pouco...os 6 crápulas do stf mais a carminha vampira...logo irão anular tudo...de novo!

  74. Brilhante, Diego! Brilhante! Ainda resta dignidade a muitos magistrados que não se curvam às trapaças de alguns ministros do "supremo".

  75. Por isso que eu gosto de uma das músicas do nativismo gaúcho, que diz, " Eu sou do sul, minha terra tenho o céu azul" e aí vai...

    1. E como diz o nosso hino: “sirvam nossas façanhas de modelo”

  76. Com um STF de corruptos,(pode ser que tenha alguém honesto) o cidadão brasileiro fica a confiança nesta justiça. Por que se lá encima é assim imagina o que eles esperam de lá de baixo.

  77. SABER JURÍDICO e REPUTAÇÃO ILIBADA. Esses três espectaculares brasileiros, verdadeiros Servidores Públicos, Desembargadores honrados, honestos e capazes, merecem o nosso MAIOR RESPEITO e GRATIDÃO pelo excelente trabalho em favor do Brasil. Muito lúcidos! Grandes Professores do DIREITO. Parabéns doutores!

  78. O TRF4 deu uma aula magna e limpou a imagem do judiciário. Espera-se que G.Mendes e Toffoli resolvam parar de emporcalhar a Justiça e façam LULA pagar pelos seus crimes.

  79. Os magistrados de Porto Alegre entram para a história para se alinharem ao lado do Juiz Moro, Dallagnol e outros da Lava Jato.

    1. Sabidamente, os juízes de PoAlegre são homens honrados e que ainda nos enchem de esperança. Abraço, Diogo !

  80. Muito fácil de entender, os do TRF4 são juízes e não advogados encastelados em um castelo de sonhos por indicação política.

    1. O STF tentou reduzir as decisões das instâncias inferiores a zero....como elas fossem lixo. O TRF4 resgatou nosso orgulho. Encarou e desmoralizou os abutres do STF. Uma decisão unânime, justificada juridicamente e com provas!! Ladrão-mór, seus serviçais de toga vão ter muito trabalho!!

  81. Eu sinceramente esperava por isso, foi um banho de água gelada na fervura do caldeirão da bandidagem de todos os tipos. Fiquem espertos malas sem alça, o caldo está engrossando.

  82. FOI MEMORÁVEL----ESSE STF DE DOIDOS, FORAM SURPREENDIDOS-QIESTIONADOS COMO SABER SE O PROCESSO NÃO ADIVINHA O QUE SE PASSA A CABEÇA DOS DOIDOS , PRA FAZER MUDANÇAS INESPERAVEIS PRA AGRADAR A SI E AOS AMIGOS

  83. Concordo plenamente com a sua opinião Diogo. Julgamento impecável do TRF4. Se o STF quiser mais uma vez " livrar a cara" do lularápio , terá que enfrentar a sociedade brasileira.

  84. Foi uma noite que deu para sorrir.....ficamos tensos pois nao sabiamos o que seria decidido e enfim a esperança de um país justo fez renascer nos brasileiros honestos e trabalhadores.

  85. Fique tranquilo, Diogo. Ao cortar os cabelos de Sansão, Dalila provocou a ruína do templo de Dagon. Nos alagados de Veneza, el babiere cortou seus cabelos e está provocando a queda do templo de Gilmar, Tófoli, Marco Aurélio e outros adoradores dos malfeitores.

  86. Sucinto mas sempre brilhante. Quase sempre gosto do que escreve. Renovarei minha assinatura, assim como presentearei uma assinatura a meu filho mão de vaca.

  87. Só nos resta parabeniza los.Os mais jovens estão dando aula de Etica,Comprometimento Constitucional,e Cumprimento das Leis aos Velhos Decrépitos de Brasilia e a alguns Jovens Embusteiros tambem.Parabens.EA

  88. Mainardi, Parabéns, explicada e desenhada a proficiência do TRF-4 e a conspiração sórdida do STF voltada à proteção de delinquentes em detrimento do País!

  89. Esses três MAGISTRADOS, com letra maiúscula. Deram uma aula magistral de conhecimento, justiça, cidadania, correção, etc...etc.. Um banho de ânimo para o cidadão honesto que ao pagar os impostos espera ver os funcionários de justiça (STF) Agirem com decência e não com a falta de um mínimo de caráter como estamos vendo dos CRÁPULAS Tofoli, Gilmar, Lewandowski, e Celso de Mello. Além dos que se calam (coniventes). Isso precisa mudar e temos que ir para rua de exigir a queda desses facínoras.

  90. Até o dia de hoje, ninguém falou de uma "grande reforma" nesta nossa capenga constituição. Temos que reduzir toda a máquina do Estado ou nunca mais seremos um pais viável e justo para com o seu sofrido povo. Primeiro precisamos de somente 3 partidos e depois reformar totalmente a constituição. Como está jamais haverá solução pacífica !!!

  91. Esses três caras..pegaram pesado e com maestria. Ainda existem pessoas com alma e demência nesse país, pouca mas existem. Parabéns ao Gauchos!

  92. Todo Brasileiro ( em maiúscula) deve senti-se aliviado pois o TRF4 resgatou a lei sem factoides ou outros adereços, os membros do stf (minuscula mesmo) deveriam ter vergonha na cara e pedir para sair .

  93. Se o sistema é um jogo, essa jogada foi magnífica, mesmo que o STF anule tudo. Mas que a bomba estoure na mão de Toffoli e Cia.

  94. Dom Diogo o Trf4 é a versão jurídica dos heróis farroupilhas e, que vai destroçar os bandidos do STF. Minha esperança renasce das cinzas. Vida longa!

  95. graças a Deus ...foi realmente de lavar a alma já destroçada de nós brasileiros....grande Diogo sempre perfeito no timing

  96. O STF, com essa do TRF-4, ficou emparedado. Vai expor de novo suas preferências ou vai tomar vergonha na cara e fazer justiça e não política? Obrigado TRF-4, vida longa e próspera.

  97. Diogo Mainardi, muito bom seu artigo sobre a Ilha do Desespero! É isso mesmo, os brasileiros não vão deixar o famoso STF nos derrotar! Abç Ricardo Rizzini

  98. O PACOTE ANTICORRUPÇÃO DA DILMA ( lei 12.846/2013 ) foi um tiro no Pé ? Causou a prisão do Lula e o impeachment da Dilma. Veja os discursos da Dilma no lançamento do tal pacote. Feitiço contra o feiticeiro ? Dilma no cons. da Petrobrás não sabia do conluio Odebrecht com Lula ? Por quê eles atacam quem nada tem a ver com isso tudo ? Paulo Francis teria analisado tudo isso de outra forma ? Pensem , não sejam obtusos como os da " Sinistra ".

  99. Idiotas somos todos,que pagamos por tudo enquanto é lixo desse amado país. Cabelos curtos , longos, carecas estamos no meio do fogo cruzado e sujo da impressa seja de um lado ou do do outro. O que eu quero é justiça, dignidade e e um processo democrático. Chega de blá, blá, blá. Aponte a solução. Obrigada.

  100. Corretíssimo o texto de Diogo Mainardi! O TRF4 foi fantástico! Mostrou que os verdadeiros Juizes do Brasil são estudiosos, corajoso e, sobretudo, honestos e incorruptíveis, na sua maioria! Realmente, se o os donos do STF quiserem fazer alguma chicana, terão que enfrentar o povo. Parabéns à turma do TRF4!

  101. Diogo, Claro que GM é o mentor intelectual da maldade e que Toffoli é seu instrumento mas vc se esqueceu do Lewan que faz qquer coisa pelo chefe criminoso.

  102. Diogo, mais uma vez brilhante texto!!!Parabéns!! Bem que poderíamos trocar os 11 supremos falaciosos, por 3 Desembargadores Supremos e ai sim, pois eles representam de fato e de direito o verdadeiro sentido da palavra: "Principal; de maior importância; em que há relevância: situação suprema". E ainda teríamos uma economia danada de dinheiro, tempo das sessões e o povo entenderia melhor as deciões, graças a um linguajar que todos entendem!

    1. Pera lá! Não podemos colocar no mesmo saco, ou patamar, ministros como Edson Fachin e Roberto Barroso ao lado de Gilmar Mendes e Dias Toffoli. O que esses representantes da sub-raça humana mais desejam é que o STF, TODO ELE, seja desmoralizado. Não façamos o jogo desses imorais amorais. Ou vice-versa.

  103. Felizmente há esperança. Descabelada, mas há. Um vendaval, com seu ápice no dia 8 de dezembro, vai desfazer as cabeleiras de quem ainda as tem no planalto central do país. Alvíssaras!

  104. O TRF4 é um alento para o Brasil...... Também me surpreendi muito positivamente com o resultado do julgamento, .....que dignificou a magistratura !!!

  105. Crusoé garante o contraditório e a liberdade de discordar. Quando, porém, vc lê um texto de sites jornalísticos quer saem sempre em defesa do lulismo, não há, como aqui, um espaço pra expressar sua discordância. São sites que temem a contradição e que demonstram a fraqueza intelectual de seus autores.

  106. Como fiquei feliz e aliviado com a decisão do TRF 4 sobre o caso do sitio do meliante! Haja paciência com decisões emanadas pelo STF. Como não reagir com indignação.

  107. Se sou assinante da crusoé, não tenho acesso ao antagonista? quando paguei a anuidade da Crusoé me pareceu que eu teria acesso. Gostaria de entender...

    1. Eu também quero saber porque também não estou tendo acesso.

  108. Aula de direito e seriedade! Magistrados com “M” maiúsculo! Os simulacros de juízes do Supremo, que entraram pela porta dos fundos ou pulando a janela, podem e devem ser humilhados por sua incompetência!

  109. Os desembargadores do TRF4 agiram de forma corretíssima. Pelo ordenamento jurídico, só vinculam a atuação dos magistrados: a lei e as súmulas vinculantes do STF. A decisão teratológica sobre a ordem das alegações finais não consta de nenhuma lei e não é súmula vinculante. Logo, os juízes não são obrigados a segui-la.

  110. Os desembargadores do TRF4 agiram de forma corretíssima. Pelo ordenamento jurídico, só vinculam a atuação dos magistrados: a lei e as súmulas vinculantes do STF. A decisão teratológica sobre a ordem das alegações finais não consta de nenhuma lei e não é súmula vinculante. Logo, os juízes não são obrigados a segui-la.

  111. Muito bom esse artigo do Diogo. Ri bastante. E quem quase não tem cabelo, como é que fica? Concordo que o povo pode (até acho que deve) reagir raivosamente. Seria a reação do bem contra o STF e o Parlamento comprometidos.

  112. Os juízes do trf4 são concursados, os do stf , veja quem os colocou lá. Só estão retribuindoas benesses,, a justiça os brasileiros e o Brasil que se danem!!! Viva o trf4!!!!

  113. Como foi dito por um ministro do STF precisamos de um professor de javanês para entender o voto do Tófoli. já o TRF 4 desjavanizou seu julgamento com precisão e incisão. respiramos aliviados por alguns momentos.

    1. Não houve floreios nem tentativas de falas incompreensíveis para o povo. Foi nítido e qualquer um pode entender.

  114. A correta e destemida ação do TRF4 fez levantar o nosso astral! Estávamos precisando mto desse estímulo e volta da confiança na Justiça do bem! Vamos apoiar e demonstrar que combateremos sempre essa horrível corrupção sistêmica que teima em destruir nosso País. Juntos seremos mais fortes!

    1. As vezes eu feio pensando que feio é para o Brasil ter um presidente que pode retornar para a cadeia e um presidente da Suprema Corte que luta para a corrupção continuar impune.

  115. Não entendo a surpresa de muitos com a decisão do TRF4. Só cumpriram suas funções, julgando com imparcialidade o processo. Entendo menos ainda porque se mantém aquela caricatura de tribunal denominado "supremo", composto por advogados escolhidos por governantes interessados unicamente em proteção pessoal para cometerem todo tipo de crime. Fechemos logo aquela espelunca, pelo amor de deus, ou que se adotem critérios técnicos para a nomeação dos componentes.

  116. A explicação é assaz simples: O julgamento do TRF-4 foi conduzido por JUÍZES DE CARREIRA. Já a manobra pseudo jurídica dos ministrecos integrantes do notório sexteto do sindicato dos traidores e farsantes (stf) foi protagonizada por supostos magistrados tão-somente para restituir o favor das suas indicações viabilizadas por políticos comparsas. ESSA É A PURA E CRUEL VERDADE !

    1. Marcelo adorei sua limpida análise e somo à ela o fato de termos "garantistas" de ocasião que nunca estudaram e viveram as agruras de serem juízes e, com uma empáfia de dar enjôo, gastam hora$$$ de nossas cortes para proferirem discursos típicos do século IXX.

  117. Acho que TODOS os Brasileiros se surpreenderam, não porque somos idiotas, mas porque estamos acostumados e revoltados com o stf e o cocôngresso que querem nos fazer de idiotas, VIVA o TRF4, QUERO TODOS OS 3 HERÓIS NO STF, ASSIM MORALIZARÃO AQUELA PORCARIA! AINDA TEMOS JUIZES DE CORAGEM.

  118. Na banânia a gente se surpreende quando assiste um julgamento técnico, probo e ético porque estamos acostumados a assistir a reuniões de advogados de criminosos instituídos ministros do STF reinventando a Constituição para salvar seus clientes.

  119. Eu sou uma idiota de cabelo grande q serve o mp há mais de 35 anos. Assisti o julgamento e me senti como nos velhos tempos qdo se fazia justiça. Passou um pouco minha vergonha. o quarto grau de jurisdição era para nós uma corte de aprendizado pq os propósitos era interpretar a constituição E nos dar aula de conhecimento. Hj? Nao posso dizer senão terei q responder ao CNMP... e pagar caro pela verdade !!

  120. Sou careca.Vibro até hoje com a coragem dos três desembargadores. A justiça deve estar com um sorriso largo de felicidade.Tão sofrida pelo STF, sente que o TRF-4 tem sede de protegê-la. A justiça pode contar também com a indignação do povo do bem.No dia 08 de dezembro haverá uma tempestade de indignação invadindo as ruas do país.As vozes, serão mais barulhentas que as trovoadas. Os raios terão mais luzes que a capital francesa. A indignação, será maior do que todas tempestades.

  121. O Brasil honesto não desistirá. Colocaremos o país no rumo certo, à forceps, se for preciso. Há juízes no Brasil, apesar dos Gilmars e Toffolis.

  122. Porque são Juízes , CONCURSADOS . Lembre se disso por favor Diogo, quando surgirem os debates da reforma administrativa . Vao dizer como de praxe que os salarios dos funcionarios publicos sao muito altos etc . Se nao atrairem pras carreiras pessoas boas, como acham q poderao enfrentar asvogados milionarios ?

  123. Perfeito Diogo...#ParabénsTRF4 por resgatar nossa esperança...quem sabe sabe...quem não sabe finge que sabe e age em proveito próprio...

  124. Surpreendente a decisão do TRF de Porto Alegre. Os Sulistas sempre cometendo atos de fazer inveja aos outros magistrados brasileiros principalmente alguns que se encontram presos (vide Bahia) E lembrar que foi num Estado do Sul que começou a Lava Jato.

  125. E pelas vias normais do direito, prezado Diogo, a decisão do TRF4 não tem como ser reformada. Eles analisaram todos os pontos do recurso e, no tocante à ordem de apresentação das alegações finais, concluíram que não houve o mais mínimo prejuízo processual para os réus. E destacaram, ainda, que a sentença da Juíza Gabriela não se referiu, em nenhum momento, às referidas razões finais. Felizmente. Foi de lavar a alma dos brasileiros.

    1. Não há "discriminação" unânime contra os carecas Sergio. Eu pelo menos acho muito bonito também o visual totalmente careca.... parece-me um visual futurista, é outra abordagem estética e muito moderna. Sobre o TRF-4, penso o mesmo, como o DR. SÉRGIO MORO, orgulham o BRASIL e isso tem sido uma constante.

  126. Você resolveu cortar o cabelo e eu resolvi me esconder no casulo, mergulhada e quase afogada na indignação tomei a decisão de me manter ligada apenas às amenidades e futilidades das noticias cotidianas para preservar minha saúde física e mental. O TRF-4 foi uma injeção de ânimo que deu um "up" no meu astral , por isso estou aquilo de volta fazendo esse comentário. Vida longa aos ministros Gebran, Paulsen e Thompson Flores!

  127. Diogo! Vc perdeu mesmo! Gebran deu um show é uma surra no STF! Lavaram a alma do Brasil. Eu só me pergunto como essa, e se essa, humilhação afeta de alguma forma os ministros do STF? Eles parecem não ter qualquer vergonha na cara!

    1. os caras do stf agem como se tivessem o monopólio da justiça...

    2. Para esse stf (com letras minúsculas mesmo) comandado por Toffoli (que nunca passou num concurso de juiz) e Cia Ltda, só resta, além do repúdio dos brasileiros de bem, uma cirurgia invasiva para eliminar o câncer instalado na Corte. De parabéns à turma do TRF-4 que mostrou, mais uma vez que justiça é coisa séria.

  128. O TRF-4 É atualmente A VERDADEIRA SUPREMA CORTE DO BRASIL. Aquela que a gente respeita, considera, admira, reverencia e da qual temos ORGULHO SUPREMO. Faz o trabalho que os corvos não fazem e o saneamento do que eles fazem contra o BRASIL e o POVO BRASILEIRO. SÃO 3 SENHORES DRS. DESEMBARGADORES EXCELÊNCIAS DE VERDADE. Nomes inscritos nas PÁGINAS LUMINOSAS da HISTÓRIA DO BRASIL. Como o do MINISTRO DR. LUÍS ROBERTO BARROSO o é, em meio às trevas circundantes.

    1. Qdo será q nós brasileiros não teremos vergonha de nossas instituições ??? Às vezes temos o prazer de confraternizarmos com a uma atuação Exemplar do Judiciário, ao TRF-4 o mais auto respeito não em condenar alguém inocente e nem inocentar alguém culpado e sim por fazer valer o trabalho digno dos policiais,investigadores e promotores e a isenção de um Juiz de caracter do kilate do Sr Dr Sérgio Moro. Qdo nós, os simples brasileiros, temos a Justiça cumprida, nos orgulhamos em ser Brasileiro.

    2. Em tempo: ainda, que em pausa, cortando cabelo justo no momento do importante acontecimento, não perdeu a cena Diogo. Ela estará para sempre viva, em cores, em alto e bom som gravada nas páginas luminosas da História do BRASIL, onde poderá milhares de vezes motivar nossa confiança no novo país. DR. JOÃO PEDRO GEBRAN NETO, DR. LEANDRO PAULSEN e DR. CARLOS EDUARDO THOMPSON FLORES estarão lá inscritos, como BRASILEIROS INVENCÍVEIS, éticos, nobres, probos e competentes cumpridores do seu dever!!!

    3. Independente do momento, pode cortar o cabelo à vontade, Diogo, que jamais perderá a força como Sansão. Mas se eu fosse você não cortaria não... apenas apararia muiiiito de vez em quando... Leões como você precisam ter juba!! Além do que é muito belo o seu cabelo e, o bonito corte está fora dessa moda masculina horrorooosa de corte de cabelo que mais parece um ninho de condor sobre chaminé de fábrica antiga. Né, não?!

    4. Delícia de trabalho o seu, DIOGO!!! Bendita e privilegiada capacidade de escrever textos tão brilhantes, filigranados de conexões tão inteligentes!!!

    5. O TRF-4 é um eficaz conjunto de anticorpos do sistema imunológico da SOCIEDADE BRASILEIRA, contra as patologias que nos acometem e nos atormentam.

  129. Relaxa, Diogo. Os cabelos crescem e o país também, se os barbeiros petralhas inadvertidamente não nos passarem a máquina zero novamente. Cabe a nós ficarmos com os olhos bem abertos sem cabelo e ainda termos que pagar pelo corte.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO