Vilmar Bannach/Photo Press/Folhapress

Racha na esquerda

Como nunca antes na história, Lula enfrenta sérias dificuldades para rearranjar a aliança de partidos que outrora sustentou o projeto hegemônico do PT
29.11.19

A mais de um interlocutor, nos últimos dias, Lula arriscou o vaticínio: “O PT retomará o protagonismo. Como o Flamengo, que era questionado, mas depois atropelou todo mundo e ganhou tudo”. O petista recorreu à analogia futebolística para fazer referência às eleições municipais de 2020 e às estratégias do partido para conquistar o maior número de capitais possíveis. Na avaliação do ex-presidente, a corrida eleitoral do próximo ano será determinante para os seus planos, e os do PT, de regressar ao poder em 2022. Eis a questão. Lula parece aquele jogador que, flagrado em trapaças, acabou condenado a tirar o time de campo. Mas graças ao beneplácito do STF responsável por derrubar a prisão em segunda instância, agora ele tenta despendurar as chuteiras e recuperar o comando da peleja, só que repetindo as mesmíssimas jogadas manjadas de sempre – achando que ninguém vai perceber o seu esquema de jogo. Não tem mais bobo na arena política, se é que houve algum dia. Bastaram as negociações preliminares, deflagradas desde a saída de Lula da cadeia, para que os partidos com os quais o PT busca construir alianças e erigir palanques já entendessem que, de novo, e mais uma vez, o objetivo da legenda da estrela rubra é se constituir como partido hegemônico. Assim, a persistir a tentativa de reedição do projeto personalista de poder, sob a orientação de Lula, o que se desenha na refrega municipal de 2020 é o isolamento do PT e um consequente racha histórico na esquerda.

Apenas representantes do PCdoB e do PSOL compareceram ao 7º Congresso do PT, no qual Gleisi Hoffmann, reeleita presidente do partido, falou em “hegemonia democrática”, defendeu o “protagonismo do PT nas eleições 2020” e exortou a militância a se preparar para ajudar a “conduzir as grandes manifestações” tão logo elas “ecoarem” pelo Brasil. A ausência de líderes dos demais partidos foi mais do que um mero recado. Legendas acostumadas a orbitar em torno do PT e de Lula ensaiam independência. Se a realidade regional impuser uma convivência sobre o palanque, as siglas não vão mais aceitar ficar a reboque dos interesses petistas. Até 2018, decisões que envolviam desde os nomes escolhidos para encabeçar a chapa, com quem eles deveriam se aliar, como gastar a verba eleitoral e até quais políticos mereceriam destaque no horário eleitoral eram do PT de maneira vertical — e normalmente com pouca ou nenhuma contestação.  Lula quer repetir a dose. Planeja que o PT lance candidaturas a granel, seja o mentor das alianças, defina o destino do Fundo Eleitoral e utilize o espaço de rádio e TV para fazer a defesa da sigla e do que chamou de “legado de seus governos”. A julgar pelo estado de ânimo dos líderes partidários, os desejos acalentados por Lula não passarão de sonho.

Dirigentes de PSB e PDT, e mesmo alguns expoentes do PSOL e do PCdoB, rejeitam a condição de “linha auxiliar” do lulopetismo. Se a corda for esticada, com a manutenção do discurso do PT, as composições para 2020 correrão risco. “Temos que construir uma alternativa que saia do ódio. Ódio mais ódio só multiplicação do ódio, não é como negativo com negativo que dá positivo. A gente tem que começar a pensar no Brasil”, declarou o presidente do PDT, o notório Carlos Lupi, após encontro com Carlos Siqueira, do PSB. Indagado se as circunstâncias regionais poderiam inviabilizar os planos nacionais do seu partido, Lupi respondeu: “A paróquia não pode ser maior que a matriz, então todas as questões paroquiais têm que ser resolvidas em nome da matriz”. “Não podemos aceitar de forma alguma o hegemonismo que o PT quer instalar”, entoou recentemente o líder do PDT na Câmara, André Figueiredo. “O PT cumpre um modus operandi próprio. O PDT, PCdoB e PSB têm outro”, arrematou.

Renato S. Cerqueira/Futura Press/FolhapressRenato S. Cerqueira/Futura Press/FolhapressCiro Gomes: o eterno presidenciável acredita que é possível disputar o espaço do PT

A dupla do PDT ecoa o eterno presidenciável Ciro Gomes, um pote até aqui de mágoas com o PT desde as eleições de 2018, quando se disse “miseravelmente traído” por Lula e seus “asseclas”. De acordo com aliados do pedetista, Ciro não sossegará enquanto não colocar em marcha a lei de Talião. Para ele, agora, é “olho por olho, dente por dente”.  “Se Lula me ligar, é evidente que vou atender. Mas a conversa terá de ser com testemunha, porque perdi a confiança nele”, afirmou Ciro na última semana. Um gesto de boa vontade para atenuar a cizânia seria o PT hipotecar apoio à legenda em Fortaleza, cidade administrada pelo PDT. Mas os petistas planejam lançar candidatura própria. Diante do cenário nada amistoso, em recente reunião, o político cearense desabafou. Para além de tentar isolar o PT, ele revelou que um dos seus objetivos para as eleições do próximo ano é quebrar a hegemonia do petismo no Nordeste, região influenciada também por ele. Ciro quer ser o nome da esquerda para o Planalto em 2022 e, por isso também, enfraquecer Lula é do seu interesse.

Para se dissociar de um projeto que, na avaliação de seus dirigentes, parece condenado ao fracasso, o PSB também resolveu falar grosso com o PT. Na conferência nacional do partido, iniciada na quinta-feira, 28, o PSB lançou um documento denominado “Projeto de Autorreforma: Brasil, um passo adiante”. No texto, teceu críticas ao Partido dos Trabalhadores. Afirmou ser “preciso identificar os erros produzidos pela esquerda, especialmente pelo PT” e classificou de “tragédia” o fato de a esquerda, ao chegar ao poder, ter levado “para o núcleo duro de seus governos não os parceiros de empreitada da construção da democracia, mas o PMDB e agremiações que hoje estão no centrão”.

Em sintonia com esse espírito, a ordem no PSB é tratar as alianças com partidos de esquerda para 2020 como algo pontual. As situações serão analisadas caso a caso. Ou seja, o PT não terá mais prioridade. “Não será mais um processo orgânico”, ressalta o deputado federal Júlio Delgado. O parlamentar é o candidato natural do PSB à Prefeitura de Belo Horizonte, mas uma coligação com o PT e o PSOL na cidade está praticamente descartada. No Rio, o PSB também arriscará voo solo com a candidatura do deputado federal Alessandro Molon. Com isso, a legenda ficará fora do palanque idealizado pelo PT para robustecer a candidatura de Marcelo Freixo, do PSOL. Nem mesmo a dobradinha PT-PSOL por Freixo está mais assegurada. Até semana passada, a composição era considerada pelo PT como líquida e certa. No entanto, o presidente do partido no Rio, Washington Quaquá, ameaça abandonar a aliança e lançar uma candidatura própria encabeçada pela ex-governadora Benedita da Silva, hoje deputada federal, porque ela representaria, segundo ele, “a defesa do legado de Lula”. O próprio Lula acalenta a ideia e já mencionou o nome de Benedita publicamente nos últimos dias. O PSOL não gostou. O caldeirão entre os partidos coirmãos já havia fervido em agosto, durante evento da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio, quando Cid Benjamin, do PSOL, teria vetado um pronunciamento da petista. “Além de uma indelicadeza, foi um desrespeito com uma figura icônica do povo brasileiro, que é a Benedita. Não vamos entrar numa aliança onde uns acham que são mais que outros”, disparou Quaquá. Coube ao ex-deputado Wadih Damous respondê-lo via redes sociais. “Se o PT terá candidatura própria ou vai integrar uma frente de esquerda é decisão que cabe à militância e não a quem se acha dono do partido ou a pseudas (sic) personalidades partidárias”. O ambiente está conflagrado.

Bruno Poletti/FolhapressBruno Poletti/FolhapressCarlos Siqueira, presidente do PSB: em busca de novas alianças

Em São Paulo, capital mais estratégica do País, a almejada união da esquerda não terá vez no primeiro turno. Nesta etapa do pleito, cada agremiação pretende correr por si. Mostrando que não aprendeu nada com as últimas derrotas na cidade, de novo o PT insiste em encabeçar a chapa na corrida à prefeitura. Ex-ministro da Justiça de Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo seria o mais cotado para assumir o posto de candidato, mas há quem diga no partido que ele próprio opõe resistência. Correm por fora os deputados Carlos Zarattini, Paulo Teixeira, Jilmar Tatto e até o vereador Eduardo Suplicy. Fernando Haddad também pode ser o candidato petista, até para verificar a viabilidade para ser novamente o postulante ao Planalto, em 2022, caso Lula não tenha suas condenações anuladas. Enquanto os petistas não se definem, PSB, PSOL e PCdoB já escalaram seus candidatos. O PSB vai de Márcio França, o PSOL provavelmente com a deputada Sâmia Bomfim e o PCdoB, com Orlando Silva. Parceiro tradicional do PT, o partido do ex-ministro do Esporte, inclusive, já adiantou que, com a nova regra proibindo a formação de coligações nas eleições proporcionais ao Legislativo, o PCdoB será forçado a lançar, por uma questão de sobrevivência, o maior número de candidatos próprios possíveis – o que contribui para aprofundar o racha na esquerda no primeiro turno do pleito municipal.

Na verdade, a postura de Lula, não só agora, recém-saído da cadeia, mas desde que alcançou o poder, jamais ajudou a oxigenar o ambiente político. O ex-presidente se acostumou com o papel de morubixaba da esquerda e, como se fosse onipresente e fonte da quintessência da sapiência política, evitou construir lideranças capazes de substituí-lo. No jogo nada amistoso das alianças, subjugou aliados e relegou ao sereno político quem não se submetesse aos seus desígnios. Não raro, encarnou o sermão de Santo Agostinho segundo o qual “Roma locuta, causa finita”, com ele mesmo, Lula, assumindo o papel de Roma, algo como “se Lula falou, caso encerrado”. A realidade agora é outra. Por mais que Lula ainda seja o principal nome da esquerda, não se justifica mais para as principais siglas de esquerda um “amém” incondicional. “Seria contrariar o que dizem as ruas. Hoje o antipetismo é muito forte. Basta dar uma volta pelo país”, disse a Crusoé um dirigente do PSB.

A retórica cáustica do ex-presidente tem apavorado até mesmo petistas acostumados aos ditames do comissário Zé Dirceu. Hoje, participam das costuras em favor das alianças municipais do PT a ex-senadora Ideli Salvatti, as ex-ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Márcia Lopes (Desenvolvimento e Combate à Fome) e o ex-assessor da Casa Civil Vicente Trevas. “Se não conseguimos abrir portas, que abramos janelas”, afirma um integrante do grupo que discorda da política de portas cerradas de Lula. Acontece que o tempo passou na janela, o PT até viu, mas nascido com a vocação para o hegemonismo, a legenda segue irremediavelmente prisioneira de suas raízes. O plano do PT sempre foi reproduzir uma visão antiquada do socialismo e moldá-la com a etiqueta do século XXI, a partir do controle da máquina estatal no sentido mais amplo. Uma espécie de projeto de “ditadura perfeita”, como Mario Vargas Llosa se referia ao Partido Revolucionário Institucional, o mexicano PRI, só que na versão brasileira.  A Lava Jato frustrou o que o PT quer outra vez pavimentar. No que depender de PSB, do PDT e até de alguns líderes do PSOL e PCdoB, ao menos isso não se dará mais com os préstimos deles. A ver.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns Pardellas , ando cançada da esquerda mas infelizmente ela existe e é bom sabermos o que andam fazendo.

  2. O RACHA NA ESQUERDA COMEÇOU COM O PACOTE ANTICORRRUPOÇÃO DA DILMA. VEJA SEUS DISCURSOS NA ÉPOCA. ELA QUERIA COMBATER A CORRUPÇÃO DE QUEM SE ESTAVAM GOVERNANDO A 12 ANOS ?

  3. O luiz inacio é o matuto metido a malandro, mas só se dá bem com os otarios da esquerda. Quebrou a cara com Moro que enfiou tudo no matuto. Chupa luiz Inácio!

  4. Bela reportagem, Pardellas! Mostrou uma esquerda se esfarelando sob golpes duros dos puxadinhos... Fim da hegemonia vermelha! Sem dúvida!

  5. Seria possível Crusoé investigar porque o PT ainda não teve seu registro cassado, mesmo depois de todas as provas de que a sigla atuou de forma criminosamente?

    1. O equívoco não comprometeu o raciocínio lógico. PT = CRIME Petista = Criminoso Acho que é isso!

    2. atuou criminosamente ou de forma criminosa. Como vc escreveu tá errado.

  6. Cabe exatamente ao povo brasileiro definir como deve se o futuro do nosso país. O pontapé inicial já foi dado através da eleição do Bolsonaro, porem a ala esquerda é ainda uma grande parcela dos eleitores e não estão mortos. Se a democracia permite esta diversidade de partidos, já está na hora de fulminar o restante dos esquedopatas nas próximas eleições. Não tem outro jeito...

  7. A imagem do pateta do Boulos olhando para o ex-presidiário é Surreal !! Aliança com o PT é caminhar para o abismo !!! Partido desmoralizado e rotulado de Ladrão !!!

  8. Legal mesmo é a cara de imbecil estúpido desse Boulos, admirando o mentor Lula.... é de dar pena...a esquerda é patética e ridícula...

    1. É verdade. A melhor estratégia com essa escória é ignora-los.

    1. Há sim duas saídas pro rato: entrar na marginalidade ou imitar o Evo. Cuba ou Venezuela seriam um grande destino.De lá ficaria vomitando palavras antigas de ordem e iludindo alguns babacas como a Gleisi e o Boulos. ahh!!! aproveita e leva a anta!!!

    2. A escoria tá se desmilinguindo e está passando. assim como passaram Fernando Collor, José Sarney, Fernando Henrique e outras excrescências da politica brasileira. O lula está entrando na UTI e o q fala são trevalios de seu estado de coma politico. Nao tenham pena: ele está morrendo.

    1. Começou a decadência desse senhor que cooperou com a destruição do nosso país!

  9. Sou totalmente anti PT e esquerda, mas tenham certeza, este pessoal tem 30% dos votos pelo menos, sendo assim teremos que nos esforçar muito para derruba-los. Agora vejam os candidatos de São Paulo, por favor não podemos deixar que nenhum destes malucos cheguem perto, lembrando que o prefeito atual está mal em todos os sentidos

  10. Queridos: as eleições municipais têm características e métodos próprios. Os partidos sempre desejam uma base e geralmente não fazem alianças. Aqui na região da Serra Gaúcha muitos petistas históricos estão saindo do partido. Um exemplo é Caxias do Sul quando um vereador de boa penetração popular, o Beltrão, saiu na semana passada atirando para tudo que é lado.

  11. Esse partido, o PT, tem que ser extinto, assim como os afins...rogo para que a população enxergue o óbvio e elimine esse mal de nosso país! Precisamos de inovaçao, trabalho, seriedade e honestidade e nesta esquerda burra não encontramos nada disso!!!

    1. pergunta q não quer calar: a lava jato não pune partidos não?

  12. O PT está começando a perceber (o que é raro porque nunca tiveram cérebro) que o país mudou e que os partidos aliados que estão se afastando da sua aliança nada mais são do que os grandes oportunistas que comeram e beberam na época da bonança. Hoje o PT se esfarelou literalmente porque vão continuar os mendigos junto do Rei posto e presidiário Lula vestindo camisa vermelha e falando em Javanes tal como um imbecil Toffoli !!!

  13. Cara de Pau! A única coisa descente que Lula poderia fazer seria pedir desculpas aos seus eleitores e Brasil como um todo, e se aposentar.

    1. Pedir desculpas e se aposentar? Discordo. Ele deveria ir para Nova York e se atirar de cima da estátua da liberdade, sem paraquedas.

  14. Sem dúvida, o maior castigo que um verme como o ex-presidente pode receber é perder irremediavelmente o poder e a hegemonia que um dia no passado já possuiu. A sarjeta da história o aguarda!

    1. Tudo passa. E lembrar q o molusco fazia a apologia da ignorancia, se gabava de ter chegado à presidencia sem ter um curso secundario, mentia nas estatisticas c a maior cara de pau e todo mundo batia palmas...

    2. Vai vagar nas profundas do INFERNO.MOLUSKO PUTREFADO.

  15. Espetáculo! As esquerdas não se entendem.... Petistas querem lula de novo! Ciro quer apoio do PT e rechaça lula.... A malandragem tem saudade do poder, mas não tem candidato, perde capital político, FORZA LULA! Não desista presidiário!!! Engane a legião dos trouxas!

  16. É brincadeira, né? Esses PETISTAS pés de chinelo estão de sacanagem com os brasileiros, não é mesmo? Só tem tranqueiras, vagabundos, pseudos intelectuais e artistas e mais que tudo: CORRUPTOS ordinários. Vão ficar querendo "tomar o poder" e voltar a assaltar os cofres públicos! Vão procurar trabalho vagabundos babacas!

    1. Eu nunca vi uma corja desta. E ainda pensam em voltar para sucatear a sucata que que deixaram. Isto parece até brincadeira. kkkkkkk

  17. A matéria Racha na Esquerda descreve o que parece um grande tiroteio entre gente cega e perdida. O estrago causado pelo PT no país está além da imaginação. Esta praga precisa ser estirpada definitivamente. E ainda tem coragem de falar em democracia!!!!

  18. A palavra democracia saindo da boca de Glesi Hoffman soa como palavrão. "Hegemonia democratica"? Me poupe, Gleisi. Uma desfaçatez sem limites.

  19. Lula já era, o PT nunca participou ou apoiou alguma medida em benefício do Brasil, Lula quando se refere ao nosso país diz"esse país" "nesse ou desse País", isso soava como se o Brasil não fosse o país dele, hoje sei que não é mesmo, pois o estrago que nos deixou, não é coisa de quem ama sua pátria. Ele renega até nossa bandeira, em um comício na Lapa, no Rio, ele disse que verde e amarelo são cores de quem sofre de hepatite. O que se pode esperar de um elemento desses?

    1. O mesmo lixo de sempre. As urnas devem continuar a bradar o nosso "não" a esse maniqueísta , socialista de araque.

  20. Não tem como resetar o Brasil? Esses políticos me causam náuseas. Verdadeiros porcos chafurdando na lama. O PT então, mais parece a orquestra do Titanic. continua tocando enqto o navio vai afundando. Meu Deuxxxx, rogai por nós.

  21. Ufa. O que o povp brasileiro precisa,mesmo,é se livrar dessa praga danina,e,construir nova estrada,mesmo que recomecemos do ponto zero

  22. "Autorreforma"! Impossível que aconteça diante do cenário montado com os mesmos trapaceiros que há 30 anos circulam e roubam o Brasil camuflados em quadrilhas denominadas partidos que se esbanjam nas benesses do FUNDÃO. Autorreforma é necessária: extinga se todos as gangues e seus componentes. Diminua se o número de "astros" pendurados no Congresso que enriquecem se às custas do dinheiro público. Luís, o condenado e sua quadrilha viciada não convencem mais. As máscaras cairam.

  23. TUDO SIMPLESMENTE RIDÍCULO, falam para si mesmos pensando ainda que o povo engole mentiras, fanfarras, hipocrisias e calúnias.

  24. O pato Rôco está tão perdido ,que seu relógio biológico não sabe nem quando é dia e nem noite. E o STF está pior que ele !

  25. Não li a matéria ainda, mas me chamou atenção a cara do boulos (foto). Parece uma beata olhando com desejo semi disfarçado para o padre.

  26. Piada antiga revisitada: os líderes de vários países se reuniram com Deus e ponderaram: o Japão : o Senhor não nos deu um rio de bem tamanho e o Brasil tem os maiores rios do mundo! A União Européia: o Senhor nos uma extensão pequena e a deixa coberta de neve 3, 4 meses por ano, como vamos plantar? E o Brasil tem extensos campos, e não neva! Os EUA: temos campos extensos, rios grandes, mas também muita neve e ciclones. O Brasil não tem isso! Deus ponderou: "vão ver o STF que vou dar a eles"

  27. A esquerda é cada vez mais patética e ridícula. Discurso do século retrasado, incompetência total e memória curta... O verme lula crítica o desemprego no país... Será que ela esqueceu o nível de desemprego durante seu governo e no governo da poste? É um verme safado e vagabundo....O pior é ter gente que ainda acredita nisso!

  28. Tem um vídeo que vi esses dias no facebook, no qual Lula aparece discursando para a militância petista nordestina, sem antes ensaiar o refrão da música, em que a cada zurro do cachaceiro no picadeiro, ela entoava: LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO! LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO! LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO!...

  29. Lula é um escroto que nem a morte quer levar porque ele tem de viver bastante e ser chamado de ladrão diariamente.

    1. Vida longa ao luLadrão. O enganador de IDIOTAS FISIOLÓGICOS vai viver muito ainda, e curtir um presídio....

    1. concordo plenamente! como aibda pode existir com partido,deveria perder a legenda,tal as falcatruas e perversões políticas que cometeram todos os seus membros, encabeçados pelo "tinhoso"mor!

  30. Coitado do ex presidente, escaralhado está com cara de ter mais de 90 anos bem mal vividos, raivoso, cheio de ódio, hoje não passa de um tigre de papel.

  31. Lula representa a mais fenomenal decepção para muitos milhões de brasileiros. Contudo há fome, há ignorância e muita pobreza. os mesmos ingredientes que alimentam ditadores corruptos ao redor do mundo. Menosprezar o poder da pobreza e da ignorância é um perigo. Lula sabe usar muito bem isso a seu favor. Que se faça justiça e que ele passe mais uns anos na cadeia, até que perca essa empáfia e arrogância asquerosas.

  32. Se Lula declarar apoio a algum candidato nas próximas eleições, escreve aí: a candidatura do coitado (ou da coitada) vai pro brejo. Lula falou, a eleição do sujeito tá falida.

  33. não da para acreditar na esquerda brasileira. PDT, PT, Psol, PCdB, PSB, etc.. lobos em pele de ovelhas.... metem para sobreviver

  34. Esse bandido não irá conseguir nada. Votei contra o PT e não me arrependo. Votarei contra o PT quantas vezes for necessário. FORA PT! PT NUNCA MAIS!

  35. Acho que eles não entendem o recado de que seu último reduto eleitoral, o Nordeste, já não lhes prestam homenagem como antes.

    1. Em Fortaleza e São Luís, onde estive recentemente, o PT certamente não tem mais seguidores como no passado!

  36. Tudo farinha do mesmo saco e que vão continuar de uma forma ou de outra orbitando a anta pois ainda por incrível que pareça tem seguidores aguardo a 'mamata'.

    1. Tem imensa razão. O Luladr4o é ponta de lanç4 da esquerda e, na hora agá, vão todos se juntar em torno do facín0ra.

  37. O Flamengo pra ser campeão mudou todo o time e contratou J. Jesus. E o PT o que fez de diferente? Nada e por isso será rebaixado a algum campeonato de pátio de cadeia.

  38. Ao ler a listas de prováveis do PT já se percebe o partido em estágio terminal. As promessas de futuro vem do esgoto do passado.

  39. A esquerda está predestinada a ter a sua mais brochante eleição. O Freixo ê da Rede? Não apareceu nos comentários. A saída é Bolsonaro nâo conseguir o 38 pra dizimar de vez com a esperança da esquerdalha no Nordeste.

  40. ótimo texto. Ao ler, fico mais motivado com um Brasil melhor. Os nomes da esquerda falida, mostra o quanto a esquerda parou no tempo... O mundo mudou, inclusive, amigos são da esquerda, já admitem q Lula não é mais uma referência popular, muitos falam q são da esquerda e evitam o link com o lulapetismo. Um País como o Brasil, precisa de partidos q sustentem alertas para solidificar a democracia, seja a esquerda ou a direita, ou mesmo os atuais podres do centrão. Plano de poder, nunca mais.

  41. Isto mesmo, qt mais cizânias, mais fácil derrotar está corja q coloca seus interesses pessoais acima dos interesses do bem comum. Brasil 🇧🇷 acima se tudo J Walter

  42. Sou péssimo em guardar nomes. Sou ótimo com fisionomias e fisiologia. Lendo os nomes dos prováveis candidatos da esquerda na próxima eleição pude concluir que nosso futuro é de novo, uma volta ao passado. Quanta gente ruim, meu Deus. Benedita da Silva!? Orlando Silva!? Eduardo Suplicy!? Marta!? Haddad!? E por aí vai. E, detalhe, eles só pensam neles. Parecem discutir a divisão de um prêmio. Ninguém se preocupar com nosso futuro, nossos ideais. Realmente estamos falidos, eticamente falando

    1. É isso aí Jorge. Só tem encrencados com a justiça e com um plano de poder. Assaltar o Brasil

  43. Acho que a Esquerda não se acordou ainda. Ela esqueceu de falar com o Povo e acha que ainda vai poder comprar a todos. Isso já era. Estamos mais politizados e calejados de tanto sofrimento e humilha cão impostos por essa canalhice toda da ESQUERDA! Parabéns ! Gostei do texto.

  44. Essa notícia está muito boa para ser verdade ... Seria muito bom uma esquerda separada do PT e que estivesse disposta a contribuir para o país. Acho que isso não dura. PSOL e PC do B vão voltar atrás com certeza. PDT e PSB vão e vêm como as marés.

  45. Ótimas falas. A conferir - porque o PT, leia-se Lulla, é tinhoso, coisa do cão. Há que ter cuidado com os coelhos da cartola.

  46. Esse monte de "B"vão ficar vendo o tempo passar, esqueçam a geração de vocês não vera mais o poder, vão vagar nas trevas até a hora do destino final. Acabou molecada....Vão gastar a grana roubada é tudo que voc6e podem fazer.

  47. O duplamente condenado, corrupto, lavador de dinheiro e (provisoriamente) ex-presideiário quer manter ares de caudilho, acreditando que ainda tem cacife para aglutinar forças. Mas está só. Ao seu lado estão apenas os amestrados de sempre. Forças, não tem mais, físicas ou políticas. Está só, só e liquidado politicamente.

  48. O criminoso LULA, um semianalfabeto que já traz no sangue a canalhice, o mau caráter, a falsidade, a desonestidade, etc, NUNCA deixará os brasileiros honrados e honestos SOSSEGADOS. Milionário que está, ainda quer "TOMAR o PODER" pra assaltar ainda mais os cofres públicos, juntamente com seus COMPARSAS, aqui incluídos os vagabundos, os "artistas", os "intelectuais" e alguns "adevogados". Vixe!

  49. São mais cegos do que os que não veem. Estão sonhando e vivendo o velho fundamentalismo ideológico caduco e gagá. Não há mais parâmetros de convencimentos ideológicos para levar o cidadão como se tivesse antolhos e olhasse somente em uma direção. Os malfeitores já estão condenados pelas suas próprias AÇÕES!

  50. para o bom entendedor um pingo é letra: A racha ficou nevidente com a edição da lei 12.846/2013 - Pacote anticorrupção da Dilmas: Parcerias entre poderes , acordo de leiniência , delação premiada. ISTO LEVOU LULA À CADEIA ( e dilma ao Impeachment ). Veja os discursos de Dilma no lança mento do pacote. Eles afrontaram o art. 283 CPP e começaram a prender em 2ª Instância. Por que ninguém vê isto ?

  51. Um senador americano, cujo nome não me lembro no momento, suicidou-se defronte às câmeras de televisão, durante uma entrevista. Getúlio Vargas, porque teve seu nome envolvido na tentativa malfadada de assassinato contra Carlos Lacerda, suicidou-se. Se lula-rápio não houvesse extirpado do dicionário da língua portuguesa a palavra "DECÊNCIA", teria seguido o caminho desses dois homens briosos e hoje seria um "mártir" (com toda a ironia que as aspas representam).

  52. Lula e seu mundinho imaginário de ganância e poder. Precisa urgentemente tomar um chá de semancol e perceber que é um falido politicamente. Só tem uma centelha de poder graças às decisões esdrúxulas do Supremo, no mais é um velho carcomido e acabado.

  53. Lula se lambuzou todo com o "mel" da corrupção, não dá para apertar a mão de um perdedor, sob a pena de ser identificado com ele! Ciro Gomes percebeu isso muito tarde.

  54. A sociedade em seu todo, ñ só os esquerdopatas fanáticos, assiste o ocaso de 1 projeto de poder criminoso, e o sensacional é q o cangaceiro e o pau mandado do Ze Dirceu, representam bem, em seus diálogos, a essência do atraso, da baixeza moral a q submeteram todo 1 POVO. Aquela "logo" da Globo q circula nas mídias jorrando esgotos, vomita as carcaças desses 2 velhos amigos. Q nas eleições p prefeituras, estejam apadrinhando em palanques separados, livrando o Brasil de seu + negro período

  55. Parabéns, Pardellas! Ainda bem que o tempo e os fatos nos mostra e nos mostrarão que para tudo tem um fim e o fim dessa quadrilha é evidente.

  56. O que deduzi desse texto é que com a ausência da Hiena "alfa" que esteve presa em Curitiba, as demais do bando aproveitaram e provaram da carne e agora que adquiriram o gosto vão brigar para ficarem com um parte da presa. Porém, mais um concorrente de peso chegou para a disputa, que são os eleitores do Bolsonaro.

  57. Eu tenho chamado o apedeuta de Garanhuns de carniça. Outro dia um leitor me chamou a atenção sobre isso. A carniça apodrece. Ele é um zumbi. Zumbi quer ter ao fim pelo menos o descanso eterno. No caso desse zumbi vermelho vai ter que vagar por aí como uma alma penada até o congresso votar a prisão em 2a instância e ele morrer encarcerado.

  58. A esquerda não tem líderes. O povo odeia o Lula e essas coisas grotescas e caricatas como Gleisi e Maria do Rosário. O rótulo de corrupto ladrão grudou em todos eles e não sai mais. Ciro tem a imagem de um palhaço ridículo de apelo apenas regional. O que sustenta hoje a esquerda é o exército de parasitas e aproveitadores inseridos nos orgaos do governo.

    1. A esquerda não tem a menor capacidade, quanto mais lider.

    2. Até agora, esta é a melhor definição da quadrilha de esquerdopatas que havia se apossado(saqueado) o Brasil!

    3. Marcos, "Morre o homem, fica a fama". Concordo com você, a esquerda vai ter que trabalhar e muito para se desvincular da pecha de corrupta, ainda mais agora com uma nova condenação do seu chefe maior. Porém, eles não reconhecem que erraram e vão continuar fazendo o que sabem de melhor, "Corrupção!. Quanto aos exercito de parasitas, aos poucos eles estão sendo identificados e eliminados das funções. Um exemplo prático são as novas nomeações dos reitores das Universidades.

  59. Que foto sensacional essa do molusco-jararaca com orelhas de duende, testa plissada de gremlin, sobrancelhas do diabo e boca vertendo sangue como um vampiro, pelo efeito especial do microfone vermelho!!! Realisticamente interpretativa!!! pt..... que sigla é essa, hein, Sérgio Pardellas?.....

  60. Um exército se formou a pelo menos 6 meses, pavimentando estradas que não levam a sedes prefeituras de TODO O BRASIL, vagabundos ordinários q só querem o poder pelo poder. Partidos e pessoas mafiosas serão preteridas, independentemente do parecer da justiça. É a DEMOCRACIA verdadeira, DO POVO agora informado através das mídias sociais, é depois dos anos "escuros".

Mais notícias
Assine
TOPO