MarioSabino

A democracia precisa de culpados

01.11.19

Por quanto tempo um país democrático suporta conviver com perguntas para as quais não há respostas definitivas, sem que a crença nas suas instituições se esfacele completamente? Creio que não por muito tempo, se a quantidade de perguntas irrespondíveis vai-se avolumando. Estou falando, é óbvio, de interrogações sobre acontecimentos graves capazes de mudar o destino nacional. 

Desde a redemocratização, várias perguntas sem respostas definitivas — ou sem resposta nenhuma —pairam sobre nossas cabeças com uma leveza insustentável. Quem mandou matar Celso Daniel? Quem mandou matar Marielle Franco e Anderson Gomes? Quem mandou matar Jair Bolsonaro? Quem paga os advogados de Adélio Bispo de Oliveira, que tentou matar Jair Bolsonaro? Quem pagou os hackers que invadiram o Telegram de Deltan Dallagnol e uma penca de autoridades e jornalistas, a fim de matar a Lava Jato? Quem paga os advogados dos hackers presos?

O Brasil não consegue encontrar os culpados de mais de 90% dos crimes que ocorrem no país, o que por si só já é suficiente para erodir bastante a crença nas instituições — e, quando os encontra, a Justiça tarda e falha ou se apressa em absolvê-los por meio daquele argumento tropical de excesso de provas. Mas, sem querer estabelecer uma hierarquia nessa tragédia, o que dizer da irresolução de crimes que, repito, moldam os rumos do país?

Muitos leitores certamente comentarão que está na cara que Lula e companheiros seus mandaram matar Celso Daniel ou que o PT mandou matar Jair Bolsonaro. Outros dirão que está na cara que foi alguém ligado à família Bolsonaro que deu ordem para que executassem Marielle Franco e Anderson Gomes. O mesmo vale para o episódio dos hackers: está na cara. Só que o está na cara não vale nada sem que haja prova — e entre o está na cara e a falta de prova, a crença nas instituições desmorona e uma quantidade cada vez maior de vozes começa a clamar para que aventureiros arrebatem a coisa toda, a fim de restaurar o que esses mesmos aventureiros se encarregarão de continuar a destruir.

A democracia representativa deve ser um valor universal, concordo. A democracia representativa é o pior dos regimes, à exceção de todos os outros: também estou de acordo. Antes de mais nada, contudo, a democracia representativa é uma fé — e é por isso que a expressão “fé na democracia” soa tão natural aos nossos ouvidos. Nem todas as culturas a assimilaram, e muitas delas nem mesmo fazem a mais remota noção do que seja essa fé, como demonstra boa parte do países da África e do Oriente próximo ou distante. A democracia é fé e também o objeto dela, em Santíssima Dualidade. Quando se perde tal fé, a democracia igualmente se esvai. A fé na democracia é frágil mesmo quando ela é forte. John Adams, o segundo presidente americano, escreveu:

“Lembre-se, a democracia nunca dura muito tempo. Ela logo se desperdiça, exaure-se e mata a si própria. Ainda não houve democracia que não tenha cometido suicídio. É inútil dizer que a democracia é menos vaidosa, menos orgulhosa, menos egoísta, menos ambiciosa ou menos cobiçosa do que a aristocracia ou monarquia. Essas paixões são as mesmas em todos os homens, sob todas as formas de governo e, quando não são controladas, produzem os mesmos efeitos de fraude, violência e crueldade. Quando se abrem oportunidades para que a vaidade, o orgulho, a cobiça ou a ambição sejam facilmente satisfeitos, é difícil para os mais prudentes filósofos e mais conscienciosos moralistas resistir a essas tentações.”

Diante de tantas perguntas sem respostas definitivas, entre o está na cara e a falta de culpados, pavimenta-se o caminho para a mentira, a mistificação e, no seu rastro, as oportunidades para que a democracia se suicide por nossas próprias mãos. E ela pode ser suicidada não apenas quando se bole com os granadeiros nos bivaques, mas quando elegemos fraudadores travestidos de prudentes filósofos e conscienciosos moralistas, entre outras fantasias.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Democracia e liberdade sao coisas distintas q nós confundimos por pensamos q uma leve a outra...aí vira uma questa de fé...

  2. Pois é... e agora, com essa lei de abuso de autoridade aprovada por nossos bandidos democratas, o índice de crimes impunes tende a aumentar ainda mais!

  3. Votação somente funciona precariamente QUANDO TODOS QUE VOTAM DOMINAM O ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO VOTADO. Essa é a falha gritante da tal democracia já detonada desde o tempo de Platão. É o pior regime MESMO. Para que se acredite nisso basta olhar os frutos: quais os frutos que a "redemocratização" do Brasil deu? Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma. Quaisquer outros argumentos a favor dela não resistem a esses "frutos"

  4. Quero quer que nossa frágil democracia já morreu. Montada sobre os pilares de uma Constituição que, em nome da proteção aos direitos individuais, relega a sociedade a 2o. plano e concede à Suprema Corte, nomeada por critérios políticos, direitos quase divinos, não havia como perdurar. Vivemos numa cleptocracia, sob o jugo da DITADURA DA TOGA.

    1. Minha familia, tem la algumas ovelhas negras. Minha empresa tem uns caras q eu acho q seria melhor sem eles. Minha religiao tem um passado espurio....Pensar q nao teriamos problemas no congresso e STF, e' viver fora do mundo real, cheio de contradicoes. E'com eles q temos q ir em frente, lutando contra tudo e contra todos. As caravelas foram queimadas, so' nos resta avancar, ir pras ruas, criticar na internet pra fazer um Brasil melhor. So nao podemos desistir.

    2. Parabéns vc é um otimista que merece ver este milagre sendo realizado!!!.

    3. Caro Ophir, vc acredita nesta utopia, com este Congresso e este STF?

  5. Excelente texto! Retrata bem a responsabilidade das instituições envolvidas na procura de respostas, sempre agindo conforme o devido processo legal, mas que precisam chegar a uma conclusão e aplicar as penalidades em tempo razoável, de forma a reforçar nossa fé na democracia.

  6. A tal democracia nas mãos do PT durante 13 anos matou a democracia aparelhando os 3 poderes de tal forma que se tornou uma ditadura do crime muito difícil de mudar.

  7. Na verdade, vivemos mesmo numa cleptocracia. Nossa fé na justiça, completamente esmagada pelos malfeitos dos atuais ministros do stf, não consegue sobreviver... Quem poderá nos socorrer??? Esta é a grande questão... O único atenuante neste caos de perguntas sem respostas é, sem dúvida, a nova Imprensa com seus jornalistas sérios como você, Sabino.

  8. O problema das perguntas sem respostas nâo se resolve criando-se um culpado, que vá de encontro às aspirações da principal emisorra do país; não se resolve quando grandes influenciadores dão guarida a esse tipo de "criação".

  9. Caro Sabino, a democracia nunca existiu de fato. Ao ser criada na Grécia, ficavam fora das assembleias na Ágora mulheres, escravos e metekos. Por isso tudo o mais é pura fantasia.

    1. A democracia ou outro qq tipo de sistema governamental não é ruim, o sistema é composto por cidadãos eleitos ou indicados e aí começa o “samba do crioulo doido”. Existe o executivo q junta a grana e faz seu orçamento, o judiciário, o legislativo e os “puxadinhos” - stf stj tcu mpf e outros - não teem a menor noção de nada, só a de gastar o nosso suado imposto sem limite algum. Os sistemas viraram meio de fazer riqueza com o dinheiro alheio e serem eternos cargos vitalícios. Não há sistema q dure

    2. Na verdade nem a Democracia nem a República preconizada por Platão em seu livro homônimo que, com certeza, nenhum dos membros do STF leu...

    1. Estes livros de filôsofos e tipos de governos, podem ser lidos por muita gente, menos pelos atuais Ministros do atual Supremo!, que querem ver Bolsonaro pelas costas e Mourão nem pintado! Tanto que já fizeram um artigo de mudança da Contituição, para que se o Bols

    1. O artigo da mudança da Constituição, no 37, éparanão deixar o Mourão assumir o Governo, caso o Bolsonaro não puder continuar! Ele pedem eleições novas e imediatas! Mais um golpe da esquerda com a conivência da maioria dos Ministros deste o!😡😡😡😡😡

  10. O que falta é vergonha na cara, muita lei e pouca justiça, democracia é a maioria o povo, cidadão que luta por um futuro melhor, com esta justiça semi deuses e um legislativo levando vantagem em tudo, onde fica a democracia. Vivemos em uma demagogia.

  11. Afinal, sendo este o único país do mundo, em todos os tempos, em que roubar, furtar, estuprar, assassinar, violentar, degolar cabeças em presídios, só leva a que seus autores ganhem pensões financeiras do Estado, e cujo tempo de cadeia fechada nunca ultrapassa 8 a 9 anos, vcs querem mais o quê? Algum milagre, por acaso? Ora, bolas... Alvaro Costa (@brasília_urgente)

  12. A explicação pode estar no fato de o continente viver sob a influência do triângulo das Bermudas, com seu vértice mais subdesenvolvido apontado para o sul, e o mais próspero apontado para o norte. Pelo menos assim a incompetência natural tem uma sobrenatural alternativa de se justificar. 🤭

  13. FERNANDO, graças a Deus alguem lembrando necessidade da Reforma Política! Acrescento: constituinte eleita por voto distrital para fazer a reforma da carreira política. Para tanto, precisamos já da Reforma Eleitoral.

    1. Para tal, CAR, necessitamos várias "Manifestação de junho 2013" com foco na reforma eleitoral e política. Há muito o que debater. Voto distrital misto com recall. Novo peso para o voto de nordestinos e nortistas. Restringir a lambança com o fundo partidário e o fundo eleitoral que patrocina partidos sem qualquer fundamento político (!), coligações em eleições proporcionais, etc. Ou podemos esperar mudanças feitas por quem será destituído dessas benesses ???

    2. Concordo. Reforma política, voto distrital puro com recall, já...!

  14. Acho que precisamos parar de esperar movimentos de organização de manifestações e tentar ir pra rua e parar o país no dia que o STF for acabar de votar a sem vergonhice. Se isso não parar no protesto creio que só vai parar de forma bem mais radical...

  15. Não se preocupe. Já estão forjando umas provas mequetrefes que Bolsonaro matou Marielle. Não tem lógica nenhuma, nem razão de ser. A democracia será restaurada!!

  16. Esses crimes sem solução buscam equilíbrio de um tipo de poder. Celso Daniel, Marielle, Esfaqueamento de JB. Penso como mantivemos a Esquerda saqueando o país tantos anos? mesmo após isso tudo e o trabalho maravilhoso da Lava Jato temos homens que deveriam ser éticos e fazem Leis e homens que as julgam que fingem ignorar o prejuízo financeiro com a corrupção e gnoram a luta e o anseio do povo por limpeza e transparência. Evitam mudanças para manter poder como células organizadas.

  17. É necessário uma reforma política e do judiciário com urgência e deve ser conduzida por uma constituinte exclusiva e com prazo definido e não por este congresso cheio de deputados, senadores e assessores envolvidos em corrupção e um STF agindo como legislador. Sem isso a corrupção continuará a destruir o que resta da democracia e do futuro do país.

    1. Só acredito numa melhor higienização desse congresso corrupto e de algumas mudanças nesse desprezível STF, a partir de 2022!

  18. Realmente penso a mesma coisa! Mistérios insolúveis não podem se perpetuar!! Mas parece que são uma constante na farsa brasileira da impunidade e hipocresia generalizada da sociedade!

  19. Só há democracia qdo o eleitor faz o dever de casa, conhecendo de fato a pessoa em quem vai votar. E depois de eleita essa pessoa preste conta e dê satisfação de seus atos.

    1. O q falta é EDUCAÇÃO,. Sem esta, estamos fadados a isto tudo que foi dito acima e por todos. O homem educado, ético e de bem, e q quisesse representar os seus, colocaria todos esses males no lixo. É vergonhoso termos estes homens públicos no pais, guardadas às "raríssimas" exceções.

    2. A democracia perfeita ou mesmo boa pra grande maioria é impossível no nosso mundo moralmente atrasado, onde prevalece, como natural, a competição - sempre há poucos ganhadores e muitos perdedores Compart. Só com a crença em que o ser humano evolui moralmente, a fé numa real democracia é sustentável, porém, isto só cabe se aceitarmos que nossa essência é espiritual e que somos um Espírito com inúmeras vidas corpóreas... contudo, é visão de outra natureza. Só só lendo Kardec (Livro dos Espíritos)

  20. A lista de crimes aumenta a olhos vistos, todos sem solução. A justiça brasileira é falha porque são incompetentes e corruptos os seus membros. Estamos carentes de gente nova, com ideias avançadas e inabalável senso de responsabilidade em relação aos destinos do pais.

  21. Fato: o Brasil não se cansa de eleger fraudadores. Quem perde com isso é o conjunto da sociedade deste país que insiste em permanecer no subdesenvolvimento. Os que concentram poder e dinheiro, em detrimento da imensa maioria, aplaudem.

  22. A democracia precisa de legislação que aumente a capacidade e o poder investigatorio da policia, mecanismos legais que permitam a atuação plena do MP, a celeridade e garantia da atividade jurisdicional. A pena aplicada celeremente. Em suma, os representantes da democracia precisam aprovar os projetos de lei anti crime do atual governo. Ou democraticamente lutaremos para que não sejam reeleitos e os proximos representantes votem. Democracia é maratona, não é 100 metros rasos.

  23. O que você escreve nesse artigo magistral é tão real e assustador que dá arrepios, Sabino. Pois é, estamos nisto: um labirinto de perguntas sem respostas, importantíssimas para a nação, que minam a olhos vistos a fé na democracia brasileira.

    1. Complementando: e vem o STF engolir(provavelmente) a segunda instância, e estão tirando cd vez mais instrumentos da L.J-querem que morra. E a Fé-a nossa Fé está(va - e rá) na L J- para limpeza desse país surreal.,corrupto. Parabéns Sabino. Querem matar nossa Fé e sabem ! Hackearam lá -Supremacia- L J na porta da Supr.!! E o apoio? O do povo nas ruas com Fé na L J não bastou. Só depois da limpeza viria a democracia-estávamos no lixo ,valores,palavras,.. ações..Melhorou,mas matam a Fé q. é L J

  24. Se vivemos realmente numa democracia representativa, então tudo o que está acontecendo reflete os desejos do povo. Se isso não acontece, então não temos representantes à altura. E se não os temos, para quê serve o Congresso? É dispensável totalmente.

  25. Continuando, venha eleições 2022, com vcs sabendo tudo sobre cada candidato, tinha processo.... tinha suspeita, não pode se candidatar. Seria começarmos uma democracia novamente com uma coisa quase impossível políticos honestos. Bolsonaro pode ser despreparado, mas tudo indica q não é ladrao, q pensa no Brasil. Deve ter mais um punhado desses no Brasil, q pensa no Brasil. Vc ou seus familiares ou do Diogo foram presos ou torturados, acredito q não, nem os meus. Quem foi tinha culpa no cartório.

    1. Acredito que devemos passar por uma nova fase. Intervenção é a única forma de limpar 🧹 as mazelas que o povo vem sofrendo. Só assim teremos um futuro melhor para nossos filhos e netos

  26. Sensacional Sabino, mas acredito q pra haver avanços na democracia, precisa de uma pausa, um AI5 mesmo. Acaba-se com todos os bandidos, STF e CONGRESSO. Deixa a imprensa espernear e todos os partidos, sem prisões ou torturas, prisões só se houver quebra quebra. Vc não acha q da pra fazer isso? Feito isso por o país em ordem, acaba com: lei de abuso de autoridade, coloca prisão em primeira instância como todos países civilizados, por a lei anti crime Sérgio moro pra funcionar..e venha eleições ..

  27. A Democracia é um conjunto de regras (Constituição), as quais devem ser estáveis, justas e obedecidas por todos. Apesar disso, são os homens que nela atuam que fazem a Democracia; logo, as regras só funcionam se os seus agentes são moralmente sérios. No exemplo brasileiro, a melhor constituição que possa existir jamais será respeitada, pois este é um país dirigido por canalhas (impunes). Logo, não é uma Democracia, e sim um fingimento democrático, um faz de conta.

  28. O Brasil sem acordão é uma maravilha. Estamos vivendo o real estado de exceção sem os benefícios da tirania. Temos o inquérito absurdo do STF de defesa sem revolta popular. Temos a democracia representativa que vai mais pelas redes sociais da democracia participativa. E a imprensa está a destruir a própria missão pela politização extremada das redações empobrecidas. De nada adianta morrer a democracia sem chances para a reação expressiva dos cidadãos pela Internet a qualquer aleivosia maldosa.

    1. Os granadeiros sem rancho podem pouco enquanto aguardam a definidora "Marcha das Famílias com Deus pela Liberdade" na sua versão "Manifestações de junho de 2013".

  29. Texto magnifico, parabéns, isto mostra que estamos vivendo uma ditadura da corrupção e da justiça, parece até samba do crioulo doido.

  30. Se rasgar a Constituição está virando algo trivial, a democracia está indo para o espaço, se é que podemos achar que o Brasil vive uma democracia. Democracia para inglês ver, isso sim. As Instituições estão um farrapo!

    1. a democracia brasileira é estuprada continuamente pelas zelite, a começar pelo éçe-te-éfe

  31. Não dá para reduzir o universo ao seu mundo em nome de uma idéia. Chegamos na seguinte situação: a democracia representativa e o estado de direito estão em cheque pelo confronto de conceitos e pela dominante cleptocracia.

    1. Quando o Presidente eleito por voto direto é caluniado e ameaçado diariamente por parte da mídia, certamente não estamos em Democracia.

  32. Perfeitamente, mas considerando que Fé é acreditar no inacreditável (alguém disse isso) e aí reside a insustentabilidade da leveza de dois sistemas políticos (alguém já disse algo parecido): nossa democracia, na República é como uma TV, não dá respostas ao telespectador, à pessoa (indivíduo) e, por conseguinte à população (as pessoas no seu conjunto), quer dizer a Democracia “soberana”, que assistem “à distância”, acreditando simplesmente. O “voto distrital” viria a abolir em parte a “TV”, ...

  33. Tudo verdade. Ninguém confronta o STF ("Bandido bom é bandido solto") que humildemente decreta seu próprio fim (a justiça humana pode cometer erros e portanto não deveria existir) deixando tudo para o Juízo Final! E daí se surpreenderão quando o povo começar a tomar a iniciativa em suas próprias mãos. Haja paciência com este STF que parece aqueles Concílios da Igreja em que se discutia a Trindade ou o sexo dos anjos (tudo pago por nós). Pautem isto na Crusoé e chamem tb o Peninha!

  34. Só uma perguntinha, Mário. Será que vivemos mesmo numa democracia? Congresso legislando em causa própria, STF deitando e rolando na Constituição e um presidiário mandando nos dois. Uma democracia civilizada não permitiria tamanhos impropérios.

    1. Quem gostaria de responder a pergunta da Fátima que tb é minha?

    2. Na verdadeira Democracia existe um Povo, no Brasil temos público !

    3. Perfeito! Só uma perguntinha. Quem pode colocar ordem nesta bagunça generalizada?!

  35. Exatamente! Basta retroceder no tempo para constatar essa realidade em nosso pobre país. Enquanto não termos um projeto de país, para este pobre país, continuaremos a nos engalfinhar por ideologias importadas de outros países. Analisando o Brasil como um todo o que realmente criamos, inventamos, etc. Nada absolutamente nada. Como queremos que alguma modalidade politica dê certo?

  36. A nossa democracia é vulnerável porque o congresso faz leis incompletas como a prisão em segunda instancia, permitindo ao STF legislar e ser protagonista através de ministros não eleitos pelo povo. Daí termos instituições desacreditadas. Até qdo teremos democracia???

  37. Concordo com tudo......mas a pior insegurança que o Brasil está passando, é a postura dúbia de Ministros do STF.... Eles foram os primeiros a rasgar a Constituição (Lewandowisk - julgamento da Dilma). Conforme os “”ventos sopram”” eles mudam seus votos. Alguns Ministros agem mais como “”advogados de corruptos,””do que defensores da Lei e da Constituição. O Brasil precisa urgente de um STF, com Ministros íntegros, éticos, sem qualquer ligação com legendas partidárias.

  38. O cerne da questão é que não existe Justiça, ela foi esfacelada com requintes de terror diário, apresentados em rede nacional, pelos supremos. A democracia, a pluralidade, não consegue existir sem Justiça. Estão destruindo as Instituições, a Justiça, a vida e o futuro dos brasileiros e do país, e de quebra, transformando o Brasil no paraiso dos criminosos e das hienas.

  39. Falou tudo, como sempre! Bozo foi eleito para impedir o retorno imediato do molusco, travestido de poste. Mas já deu, não conseguiu completar um ano sem dar provas contínuas de sua incompetência absoluta, assim como de sua ambição totalitária. O risco atual é o de que o governo desmorone bem antes de 2022, e o mecanismo Lula-Toffoli-Lewandovisk-Maia-Alcolumbre, agora com o auxílio luxuoso da trinca Gilmar-Carmen-Decano, nos imponham a ditadura do trânsito em julgado que nunca chega...

  40. A eleição é uma loteria. Depois que elegemos alguém temos que tomar conta 24h por dia, do presidente ao vereador. Nunca sabemos o que farão depois de eleitos. São todos uma incógnita. A maior delas escolhe ministros do STF, instituição que, assistimos diariamente, atuar como advogados do diabo, com toda a vaidade e prepotência de quem vive num Olimpo de onde a democracia começa a se desintegrar. São literalmente, os escolhidos.

    1. E todas as nossas escolhas são baseadas nas informações que a imprensa(se acha guia da sociedade) nos trás, por isso a aversão de jornalistas/políticos/safados estão sempre atacando a internet e o jornalismo realmente independente esses que não necessariamente pensem igual a gente mas q são independentes.

  41. Os pecados capitais são demônios que devoram a maioria dos investidos de algum poder. A sorte é que a satisfação de alguns destes pecados leva a um período refratário. Todo mundo tem que dormir e não pode comer de forma constante, pois leva a autodestruição.

  42. E no Brasil quem abala a "fé na democracia" é o Supremo Tribunal Federal, não o tribunal mas as pessoas postas lá por 3 partidos políticos PT-PSDB-MDB basicamente por 3 presidentes ligados ao Foro de SP (responsável p/ditaduras na América e no mundo), o bobalhão esquerdista FHC, o corrupto de esquerda Lula, e a acusada de corrupção e afastada a esquerdista Dilma. Vamos colocar o povo brasileiro fora dessa. E veja as perguntas do excelente artigo, todas com protagonismo da esquerda radical.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO