Adriano Machado/Crusoé

Todo o poder a Toffoli

Mudanças no Coaf, reestruturação na Receita, sucessão na Procuradoria-Geral da República: cada vez mais próximos, Dias Toffoli e Jair Bolsonaro costuram movimentos que apontam para um acordão a partir do qual a Lava Jato e outras investigações devem ser as maiores prejudicadas
16.08.19

O apurado filtro que o Planalto implementou para deixar longe do palácio e de Jair Bolsonaro figuras que já tenham servido à esquerda foi desligado desta vez. Estrategicamente desligado. O novo aliado do presidente começou a carreira, ainda nos anos 1990, como consultor jurídico da Central Única dos Trabalhadores, o braço sindical do PT. Depois, foi assessor parlamentar do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados. Também atuou na defesa das campanhas presidenciais petistas. Foi ainda chefe de gabinete de uma secretaria na gestão de Marta Suplicy na Prefeitura de São Paulo, de onde saiu para ser subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e advogado-geral da União do governo Lula, que o nomeou em 2009 ministro do Supremo Tribunal Federal. A se considerar tudo que o Bolsonaro já disse (e continua dizendo) sobre petistas e aliados do PT de agora e de outrora, José Antonio Dias Toffoli tinha tudo para ser uma figura indigesta para o gabinete presidencial. Mas os interesses de ambos os lados fizeram com que ele se transformasse, nos últimos tempos, em um dos aliados mais diletos do presidente. Um verdadeiro casamento de conveniência. E que tem como padrinhos o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

As bodas ocorreram, de fato, no dia 16 de julho. Foi quando Toffoli deu a decisão que travou a única investigação com potencial de causar embaraços sérios para o clã Bolsonaro na Justiça. “Foi uma catarse”, diz uma fonte sobre a maneira como a primeira-família da República recebeu a decisão. Havia motivos para tanto. Em uma canetada solitária, durante o recesso do Judiciário, Toffoli atendeu a um pedido dos advogados de Flávio Bolsonaro e suspendeu o inquérito aberto a partir do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, que havia apontado transações financeiras suspeitas envolvendo o agora senador e alguns funcionários e ex-funcionários de seu gabinete na Alerj, a Assembleia Legislativa do Rio, na época em que ele era deputado estadual. O documento apontava indícios da existência de um esquema destinado a coletar parte dos salários dos assessores, o chamado “rachid”. Em alguns casos, havia a suspeita de que se tratava de funcionários fantasmas. Havia, entre as informações, outros elementos desagradáveis para a família. A apuração localizou, por exemplo, um repasse de 24 mil reais de Fabricio de Queiroz, ex-motorista de Flávio e amigo pessoal de Jair, para a primeira-dama Michele Bolsonaro. Queiroz desde então está desaparecido.

A investigação vinha sendo realizada pelo Ministério Público do Rio. A decisão de Toffoli, que entendeu serem indevidas as apurações iniciadas a partir de documentos do Coaf e de outros órgãos de fiscalização que não tenham passado anteriormente pelo crivo do Judiciário, não só impediu qualquer avanço por parte dos investigadores que trabalhavam nesse caso, como bloqueou também todos os inquéritos em andamento no país baseados nessas mesmas fontes. O despacho teve dupla utilidade. Se por um lado beneficiava Flávio Bolsonaro, por outro contemplava o próprio Toffoli e outros ministros de cortes superiores, como Gilmar Mendes, que andavam furiosos desde que descobriram haver apurações internas na Receita Federal sobre movimentações financeiras deles próprios e de seus familiares — além de barrar as investigações baseadas em informações do Coaf, a decisão do presidente do STF também abarca apurações com origem em dados do Fisco e do Banco Central. Ou seja: a canetada de Toffoli foi útil em vários sentidos.

De lá para cá, os gestos do Palácio do Planalto em retribuição ao ministro se acumulam. Bolsonaro passou a ouvir com mais atenção os pleitos oriundos do outro lado da Praça dos Três Poderes. Por exemplo: Toffoli e Gilmar entendiam que o Coaf estava aparelhado pela Lava Jato — a qual, na visão de setores importantes dos tribunais, estaria interessada em avançar sobre o Judiciário. A queixa tinha endereço certo: Roberto Leonel, o presidente do conselho, escolhido no início do governo por Sergio Moro. Antes de desembarcar em Brasília juntamente com o próprio Moro, Leonel havia integrado a força-tarefa da Lava Jato no Paraná, como representante da Receita, órgão do qual é funcionário. Bolsonaro, ao que tudo indica, rendeu-se à pressão do Judiciário e ordenou a Paulo Guedes que tirasse Roberto Leonel do posto. A demissão ainda não foi consumada, mas está em vias de ocorrer. A ideia central é a mesma que motivou a pressão: o Coaf estaria muito poderoso, e precisando de travas. A mudança, aliás, sairá melhor do que a encomenda. Agora o governo já planeja fazer alterações mais profundas no conselho. Além de ter novo chefe, o Coaf deverá se subordinar ao Banco Central e ter apenas servidores do órgão em seus quadros – hoje, ele é formado por representantes de várias instituições, incluindo a Polícia Federal. Investigadores acreditam que as mudanças serão prejudiciais não apenas à Lava Jato, mas também a outras iniciativas anticorrupção.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéRodrigo Maia, amigo de Toffoli, é um dos estrategistas da aproximação do ministro com o Planalto
Em outra frente, a própria Receita Federal, outro alvo da fúria de Toffoli, Gilmar e companhia, passará por profundas transformações. A caça às bruxas já começou – e justamente pelos setores ligados às apurações internas que miraram as transações financeiras de ministros e seus familiares. Já é dado como certo, internamente, que haverá mudanças, por exemplo, em posições estratégicas da área de inteligência. No atacado, a Receita será reestruturada. Deverá virar uma autarquia. A exemplo do que está em marcha no Coaf, a ideia é limitar o campo de ação do órgão. Auditores perderão poder de investigação.

Partindo de dentro do governo, essa é a maior investida contra as duas instituições, que foram determinantes para as investigações iniciadas em Curitiba e espalhadas pelas principais capitais do país. Tudo isso em comum acordo – e com  benefícios — para as cúpulas dos três poderes. O presidente conseguiu a proteção do seu filho senador e, por via transversa, do seu próprio mandato, que poderia sofrer com estilhaços da apuração. Os ministros de tribunais, por sua vez, arrumaram um jeito de responder à altura ao que consideravam uma ofensiva indevida dos investigadores sobre o Judiciário. E a parcela enrolada do Congresso, que sempre tentou minar a Lava Jato, não hesitou em apoiar as iniciativas. Mais do que isso, também está fazendo sua parte para enfraquecer ainda mais o poder dos órgãos de investigação — na quarta-feira desta semana, o plenário da Câmara aprovou o projeto de abuso de autoridade. A grande ironia é que tudo isso ocorre no oitavo mês de um governo eleito sob a bandeira do combate à corrupção e na esteira do apoio maciço do eleitorado à Lava Jato. Os efeitos colaterais do casamento de Bolsonaro com Toffoli não poderiam ser mais nocivos. O presidente da República festeja o sucesso da relação. “Toffoli é nosso”, tem dito Bolsonaro. O presidente do Supremo, do outro lado da praça, aproveita todas as oportunidades para repetir que tem feito sua parte para garantir a estabilidade do país.

Como todo casamento que se preze, houve uma boa fase de namoro. Ela começou tão logo as urnas anunciaram, em 28 de outubro de 2018, a vitória de Jair Bolsonaro. Ao contrário de grande parte dos seus colegas ministros do Supremo, que temiam que a retórica autoritária do então deputado federal fosse colocada em prática (Bolsonaro chegou a avaliar na campanha ampliar o número de ministros da corte e um de seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro, disse que para fechar a corte bastava “um tanque e um soldado”), Toffoli deixou claro a interlocutores que, como presidente do STF, não pretendia adotar uma postura crítica ao presidente. Seria, ao contrário, uma oportunidade para finalmente tentar se livrar da imagem de homem do petismo na mais relevante corte brasileira. Pôs o plano logo em prática. Primeiro, cedeu o general Fernando Azevedo, que estava em sua assessoria especial, para o Ministério da Defesa de Bolsonaro. Azevedo tornou-se sua primeira ponte com o Planalto. Foi ele, por exemplo, que Toffoli procurou para passar aos integrantes do governo eleito o recado de que reverteria a decisão solitária do ministro Marco Aurélio Mello, em dezembro, que poderia resultar na soltura de milhares de presos condenados em segunda instância – na prática, a medida beneficiaria Lula. Para fazer valer o compromisso, ele alinhavou com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, qual deveria ser o melhor atalho a ser apresentado pela PGR para reverter o despacho de Marco Aurélio. Toffoli sabia que sua movimentação agradaria o novo presidente. Meses depois, em abril, ele ainda retirou de pauta o julgamento que pode rever a prisão após condenação em segunda instância. Os gestos criaram o ambiente ideal para que fosse finalmente realizado o primeiro encontro a sós registrado oficialmente em agenda. A conversa se deu em 21 de maio. Foi a primeira de muitas. Em 1º de julho, Toffoli e Bolsonaro se encontraram de novo a portas fechadas. Duas semanas depois, veio a decisão do presidente do STF sobre Flávio Bolsonaro e o Coaf.

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressGilmar em sessão do Supremo: para ele, é preciso reagir aos “abusos” da Lava Jato
Quem circula pelas altas cortes de Brasília vê na aproximação com Bolsonaro um cálculo político claro por parte do ministro: com o avanço da estratégia, ele se torna um influenciador em potencial de decisões presidenciais referentes ao Judiciário. Está conseguindo. Na intensa disputa de bastidores pela indicação do novo procurador-geral da República, Toffoli já virou um player importante. Até esta semana, ele apoiava a recondução de Raquel Dodge. Mas, conforme mostrou o Diário de Crusoé na terça-feira, 13, mudou de posição e agora defende Paulo Gonet, ex-sócio de Gilmar Mendes no famoso IDP, o Instituto de Direito Público (Gonet também é o preferido de Gilmar, claro). É um cargo chave para o futuro da Lava Jato e das investigações em geral no país. Além disso, até 2022 haverá mais duas nomeações de relevo em Brasília, ambas para o STF, para as vagas abertas por Celso de Mello e Marco Aurélio. Sem falar nas que se abrirão para preencher vagas em outras cortes relevantes, como o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior do Trabalho. Nada mal para quem tem mais pelo menos 24 anos de STF pela frente (sim, senhores, pelas regras atuais Toffoli só se aposenta em 2044).

Enquanto construía sua aproximação com o governo, Toffoli adotava medidas para conter eventuais arroubos do Planalto e de radicais bolsonaristas. O famigerado inquérito das fake news, que ele instaurou por conta própria e entregou para o colega Alexandre de Moraes, foi arquitetado como um repositório no qual poderiam ser juntadas possíveis evidências de que o governo estaria operando nas sombras para minar o poder do Supremo. Àquela altura, havia a desconfiança de que robôs em ação nas redes que defendiam e propagavam iniciativas contra a corte poderiam estar sendo financiados por alas extremistas do bolsonarismo, talvez até com apoio do núcleo duro do presidente. O inquérito secreto, o mesmo no qual foi ordenada a censura a Crusoé, segue em aberto sem que se saiba exatamente o que há lá dentro. Se a ideia era usá-lo como uma possível arma de dissuasão na guerra fria que se desenhava com o Planalto, talvez nem tenha sido preciso utilizá-lo para esse fim. Se não foi primordial, a investigação sobre Flávio Bolsonaro facilitou tudo.

O processo de aproximação do presidente do STF com o Planalto contou com o auxílio de dois outros personagens importantes: Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Davi Alcolumbre, presidente do Senado. Toffoli é muito próximo de Maia. Os dois conversam muito. A estratégia foi sendo discutida passo a passo. Quando ambos viam o dedo do Planalto nos ataques ao Supremo, que também se estendiam ao Congresso, pensavam conjuntamente em como reagir. Quando enxergaram a oportunidade de compor, e de convencer Bolsonaro a atender seus pleitos, não pensaram duas vezes. Foi aí que nasceu a ideia do tal “pacto institucional” dos Três Poderes, anunciado em maio. Alcolumbre, que não conhecia Toffoli de perto até se eleger presidente do Senado, foi levado de roldão na estratégia. Em nome da tranquilidade na Praça dos Três Poderes, Toffoli passou a ser o portador do discurso da estabilidade em sucessivas conversas com parlamentares. E assim tem feito, sistematicamente, em reuniões com bancadas da Câmara e do Senado. Com parlamentares do DEM, por exemplo, a conversa foi em um restaurante do Lago Sul de Brasília. Nesta semana, ele foi até o Senado para almoçar com representantes de três partidos. Segundo os presentes, ele disse se dar “muito bem” com o presidente da República. A boa relação com o Congresso é a outra ponta da equação. Se por um lado parlamentares têm interesses no Supremo, por outro é no Congresso que tramitam, por exemplo, pedidos de impeachment de ministros da corte e propostas de CPIs como a da Lava Toga, engavetada por Davi Alcolumbre. O discurso da estabilidade nunca foi tão útil.

Símbolo do combate à corrupção no país, o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, é um alvo colateral da guerra deflagrada, ironicamente, a partir do casamento de Jair Bolsonaro com Dias Toffoli. Visto como um ponta de lança da Lava Jato dentro do governo, o ministro viu sua relação com o presidente se esgarçar nos últimos tempos – a anunciada demissão do presidente do Coaf é apenas um sintoma disso. Bolsonaro tem adotado uma política de morde e assopra com seu subordinado mais famoso e popular. Sabe que não pode largá-lo na sarjeta, uma vez que se elegeu com grande apoio do eleitorado pró-Lava Jato — uma ação mais direta contra o ministro poderia lhe causar sérios prejuízos, portanto. Por outro lado, cuida para não bombá-lo a ponto de ele se tornar maior do que a própria figura presidencial. Sempre que pronuncia uma frase agressiva contra Moro (“Tem que entender que não é mais juiz”, por exemplo), vem um afago (como um convite para um café da manhã no palácio). Há até um monitoramento de redes sociais no Planalto específico para equalizar essa relação. Quando elas apontam críticas à forma como Moro e seu legado vêm sendo tratados, Bolsonaro procura manifestar apoio.

É nesse ambiente que caminha o esvaziamento da Receita e do Coaf, órgãos que dão suporte à Polícia Federal e ao MPF nas grandes operações de combate a corrupção. No caso da Receita, por exemplo, há uma insatisfação geral do universo político com a evolução do trabalho de investigação desenvolvido pelos auditores fiscais. Acostumados por anos aos questionamentos sobre onde estava o Fisco enquanto milhões em desvios eram expostos pelas grandes operações da Polícia Federal, os servidores resolveram redefinir o modelo de atuação para se antecipar aos interessados em esconder os rastros de sonegação tributária deixados pela lavagem de dinheiro. O maior banco de dados do país — transações imobiliárias, pagamentos com cartões e movimentações bancárias — passou então a ser monitorado por computadores programados para buscar os padrões similares aos encontrados nas fiscalizações de criminosos e empresas envolvidas com corrupção. O resultado: 24 bilhões de reais foram recuperados de 2012 até 2018. Se o trabalho tivesse parado aí, a reação contra os auditores não seria tão forte. Mas no início de 2018, a cúpula da Receita decidiu dar um passo além. Os vários anos de experiência na colaboração com grandes investigações de combate à lavagem de dinheiro haviam resultado em conhecimento suficiente para criar filtros em suas buscas por sonegadores, por meio do rastreamento de transações e bens a partir de contribuintes específicos e também de pessoas e empresas ligadas a eles. Após um projeto piloto, um grupo com os auditores mais experientes foi criado para aplicar o conhecimento com foco em agentes públicos. Foi daí que veio a iniciativa de mapear, por exemplo, indícios de transações suspeitas envolvendo ministros de tribunais superiores com parentes aboletados em escritórios de advocacia. Os alvos dessas apurações não gostaram, é claro.

Desde que a criação do grupo especial de auditores se tornou conhecida, as movimentações contra a Receita começaram. Em um primeiro momento, a reação foi silenciosa. Até que, no ínicio de janeiro de 2019, veio um lance primordial: vazou a informação de que familiares do ministro Gilmar Mendes estavam entre os alvos. Hoje, dentro da Receita, auditores juntam evidências de que a informação foi repassada ao próprio ministro, que em seguida teria se movimentado para tornar a informação pública e, assim, dar início à campanha contra o que ele chama de “abuso”. A informação teria sido franqueada a Gilmar por integrantes da cúpula do escritório regional do órgão em Brasília que teriam sido indicados por ele para os cargos, ainda no governo Temer. Esses funcionários, com passagem por Mato Grosso, estado natal do ministro, tiveram acesso prévio à lista de contribuintes investigados. A suspeita levantada internamente combina com o histórico da ofensiva de Gilmar. Tão logo vazou a informação de que seus parentes estavam na mira, ele iniciou a grita que, hoje, pode ser apontada como o ponto de partida para o aparente acordão que se desenha em Brasília. O nível da reação aumentou sensivelmente semanas depois, quando, em um novo vazamento, se soube que a mulher de Dias Toffoli também estava na lista de alvos da Receita. Foi o bastante para que o presidente do Supremo aderisse prontamente à campanha deflagrada por Gilmar. A aproximação com Bolsonaro, logo depois, e tudo o que dela vem resultando são os primeiros reflexos de um movimento que tem tudo para devolver o Brasil aos tempos em que reinava aquela máxima segundo a qual manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. lamentável. com tanta gente competente e moral elevada,ir se aproximar justamente da escória. num futuro próximo estarei pronto em apoiar Sérgio moro,que já não tem nada mais haver com esse governo.

  2. ...É o MECANISMO idiota!!! Quem mandou iludir-se com lampejos de decência? Plus ça change , plus ça continue lá même chose!!

  3. Não é fácil governar em meio a tantos interesses, conselheiros de posições antagônicas . Aos poucos vão afastando pessoas como Moro, que se recusa em chafurdar nessa lama. Tenho certeza que o Povo não o esquecerá! Se Bolsonaro trair o Povo. Elegeremos Moro!

  4. MATÉRIA DOUTRINADORA. Observem que logo no início já fala que BOLSONARO se aliou a TOFFOLI. Depois diz que foi pra proteger o filho . E muito mais ILAÇÕES com o intuito de fazer o leitor a raciocinar logicamente com fatos que refletem a simples opinião do escritor . Não caiam nessa. Já estou vacinado contra essas bobagens. Tão querendo fazer a cabeça de vcs. O processo contra o filho dele é fraquíssimo cheio de falhas, não se sustenta em pé. Não precisa do apoio de ninguém pra cair

    1. Jornalismo? Qual fato/prova ele apresentou? Apenas umas grande teoria de conspiração. Isso não é jornalismo. Me assusta as pessoas não perceberem a diferença.

  5. SE O SR BOLSONARO FIZER ISTO ELE JÁ ERA. NOS QUE O ELEGEMOS , NOS O DERRUBAMOS, ELE QUE SE CUIDE COM ESTAS ALIANÇAS . ELE TEM QUE FECHAR O STF . FECHAR O CONGRESSO SE FOR NECESSÁRIO. ELE QUE NÃO NOS DECEPCIONE.

  6. Vergonhoso. Só não tenho estar arrependido porque não tinha opção de voto. PT. Nunca. Mas estou tremendamente decepcionado com o Bolsonaro. Meu voto? Nunca mais

  7. Votei em Flavio, estou arrependida. Votei em Bolsonaro, porque Haddad era impensável. Agora vejo Bolsonaro coladinho em Toffoli, no nhonho, feliz em salvar o filho, condenando o país, nepotando o outro e me pergunto: que patriota é este? aquele do último refúgio?

  8. Uau, tudo exatamente como estamos vendo acontecer! Bolsonaro está descontrolado em sua necessidade de atender ao STF e ao Congresso, para se proteger e também à sua família. Hoje ele resolveu atingir Sergio Moro. Isso não vai dar certo!!!!

  9. Brilhante a matéria dos jornalistas Caio Junqueira e Fabio Serapião. Infelizmente, para os brasileiros de bem, estamos assistindo ao desmonte da Lava Jato e outras instituições importantes e, uma vez mais, o governo se curvando aos interesses particulares, pessoais e não aos do nosso querido Brasil.

  10. E' DURO ADMITIR Q BOLSONARO ESTEJA DE CONLUIO COM TOFFOLI E A BANDA PODRE DO STF, MAS TEI CHEIRO FORTE NO AR E MOTIVOS NAO FALTAM. BOLSONARO GOVERNA O DESTINO DA FAMILIA E MANTEM ATIVA AS POLEMICAS Q FAZEM COM Q ELE NAO SAIA DA MIDIA Q ELE DIZ ODIAR. GOVERNAR O PAIS NAO E' COM ELE. ISSO TA NA MAO DE GUEDES, MORO E TARCISIO, GRACAS AO BOM DEUS.

  11. Acho que a Crusoé se adiantou muito nos comentários. Temos que levar em conta que o presidente sabe muito bem que está no meio de hienas e, em política, tem-se que se adequar ao jogo para não perder à partida. Democracia é saber ceder em alguns pontos para ganhar em outros maiores e mais importantes. Vamos aguardar os fatos e acreditar que o Bolsonaro está trabalhando pelo desenvolvimento do Brasil. Afinal, impor-se a tudo é ditadura, tem-se que negociar, sim. Faz parte do jogo político.

  12. Sr. Crusoé, hoje já é 21 de Agosto, tira essa cara Capa da Crusoé, dê uma desculpa qualquer ou antecipe para quinta feira a nova edição.

  13. O ideal é que a explicação venha sempre antes da ação, do contrário, a reação natural dos corruptos será de tentar gerar o máximo de ruído, dizendo que há um Estado de exceção e coisas do tipo. Uma vez que o modus operandi já é conhecido, a tática dos corruptos perde efetividade e eles no fim trabalham somente para se desmoralizar e ridicularizar. Dissecar a máquina com a corrupção ainda alojada nela torna mais fácil explicar como esta se instala e funciona.

  14. É importante que se quebre a máquina para reconstruí-la, mas em termos de educação e cognição, seria melhor que as teias e a rede fossem expostas. Quando a máquina de corrupção fosse jogada de uma vez por todas no chão, as pessoas só teriam que ligar os pontos para entender como desde o discurso até todo o modus operandi da matrix foram todos estruturados para tornar o cidadão refém e com isto se impedir a inspeção, depuração e transparência, assegurando todo o poder aos corruptos.

  15. Deixar todas as teias e a imensa rede de corrupção descoberta a céu aberto para que só os cegos a neguem serve para tornar o processo de inspeção e depuração mais fáceis. O discurso farsesco de Lula e do PT é facilitado pq as pessoas não tem ciência das conexões e associações que no fim unem todos os corruptos. Quem protege e defende um corrupto está defendendo todos os outros, inclusive os que ele diz detestar. Quem protegeu Lula, protegeu Aécio e Gilmar.

  16. Crusoé vê se ensina ao intercept como se faz jornalismo. Batendo em gente grande e não covardemente Armando pra agentes q combatem os gradalhoes.

  17. Antes de se limpar a máquina, parece ser de importância vital se revelar a sujeira e as teias que se formaram dentro dela. Sobretudo, é possível se demonstrar como no fim tudo acaba por se misturar, Lula, Gilmar Mendes, PSDB, PT sempre estiveram ligados pelas teias e pela rede da corrupção, pois ela começava no governo federal e se espalhava pelos governos estaduais e municipais. Antes de se remover os corruptos de suas posições, a rede espúria de favores deveria ser exposta.

  18. Se é o comando e o controle que os corruptos exercem que lhes confere o poder, então quebrar a máquina irá acabar com o poder deles, pois se não tem como eles o exercerem, então eles automaticamente o perdem. Para se remover os prepostos dos corruptos na máquina é necessário expor quem eles são, quais as relações promíscuas, quais as ações anti-corrupção, revelando as teias e a rede de corrupção. É necessário se quebrar a máquina para poder reconstruí-la.

  19. Se é o comando e o controle que os corruptos exercem que lhes confere o poder, então quebrar a máquina irá acabar com o poder deles, pois se não tem como eles o exercerem, então eles automaticamente o perdem. Para se remover os prepostos dos corruptos na máquina é necessário expor quem eles são, quais as relações promíscuas, quais as ações anti-corrupção, revelando as teias e a rede de corrupção. É necessário se quebrar a máquina para poder reconstruí-la.

  20. Quem defende um corrupto defende todos os outros, que protege um corrupto protege toda a rede de corrupção. O que se observou ao longo dos governos do PT foi um briga de facções da mesma forma que entre PCC e CV, cada um tentando ganhar mais terreno e prevalecer sobre o outro. As facções podem ser diferentes, mas os efeitos da corrupção são um só e afetam toda a sociedade. Se é o comando e o controle que dão poder aos corruptos, então se a máquina for quebrada, eles perderão seu poder.

  21. Parte do discurso farsesco de Lula vem da "habilidade" do PT de esconder as teias e a rede de corrupção que montaram. No entanto, se as teias formadas por cada um dos corruptos começarem a ser reveladas, elas irão demonstrar que a rede é só uma e que no fim estão todos juntos, pois a força da rede de corrupção reside em ninguém soltar a mão de ninguém. Lula está de braços dados com Gilmar, o que no fim coloca o PT de braços dados com o PSDB e Aécio.

  22. A inspeção e depuração dependem do acesso à máquina, o que é obstado pelos corruptos. No entanto, a transparência depende somente de se revelar e expor a sujeira da máquina. Dentro deste processo inclui se revelar as relações espúrias, quem é quem e com quem ele possui vínculos no mínimo suspeitos. Para se debelar as teias da corrupção é necessário como elas estão estruturadas, o poder que Gilmar Mendes e qualquer outro corrupto possui vem da teia que ele montou e sustenta.

  23. Se na Itália o domínio e o controle dos corruptos sobre as instituições conseguiram enterrar a operação Mãos Limpas, pq o mesmo processo não se daria aqui? Pelo menos é isto o que os corruptos estão tentando a todo custo, utilizar o que ainda lhes resta de domínio e controle sobre a máquina corrompida para impedir a inspeção, depuração e transparência. Ou seja, para quebrar a máquina basta permitir que estas coisas ocorram começando exatamente por onde? Pela transparência.

  24. Não há como a corrupção se instalar e disseminar sem a preservação do status quo e a falta de inspeção, depuração e transparência. Sem capacidade de comando e de controle não há poder, a corrupção não foge a esta regra, sem dominar e controlar as instituições ela não teria condições de se sustentar e germinar. Quanto maior ela for, mais domínio e controle precisa exercer, a Lavajato é uma ilha em meio a um mar de podridão, ela é uma exceção não uma regra, assim como foi a operação Mãos Limpas.

  25. Nessa toada, o governo de Bolsonaro, tendo como ponto fraco seu filho senador, volta ao estado de corrupção em que se encontravam governos anteriores - amor ao dinheiro, a raiz de todos os males.

  26. MEU VOTO E CAMPANHA FOI PARA AFASTAR A ONDA DO PT E CATERVA. NA ONDA DA LAVA JATO , COM O SUCESSO DESTA AÇÃO, O CAPITÃO GANHOU OS CORAÇÕES DAS PESSOAS E SEU APOIO. VOTAMOS. E AGORA COMEÇAMOS A ASSISTIR A VELHA E BOA PRÁTICA DA VELHA POLÍTICA NO JOGO. ESTOU ME SENTINDO TRAÍDO. ESPERO ESTAR ERRADO. AGORA O EDUARDO ELEITO EM SÃO PAULO DEVERIA SER O PRIMEIRO A NÃO ACEITAR O CARGO AFINAL FOI ELEITO PARA SER DEPUTADO FEDERAL. E DEFENDER SÃO PAULO.

  27. É muito triste...e desanima qualquer cidadão!!! Ver o cara que vc ajudou a eleger juntar-se com esses indivíduos de caráter duvidoso é demais! Lembra muito bem o início do governo Lula, o qual tinha um discurso de moralidade e respeito ao patrimônio público, tudo balela! Sr presidente, será que suas manchas e de seus familiares escondidas são tão escuras a ponto de ter que juntar-se ao mal???

  28. Francamente eu via o nome desta matéria”Todo poder a Toffoli” e me recusava a ler... algo me levou ao sentimento ruim, como professora de história que fui, a “Todo poder aos sovietes”... e não lia.Hoje li inteirinha e tive uma grande decepção...A tristeza de ser traída e saber que o ser humano realmente tem seu preço!!! Poucos não se vendem...sou uma delas

  29. Faço parte dos 40% do eleitorado que votou no Bolsonaro apenas para não ter que aturar governo petista!! ele se engana se acha que não percebemos que prefere salvar a família do que cumprir com suas promessas de campanha. O Moro está sendo ingênuo ... deveria sair deste governo!! os 3 únicos ministérios que se salvam: Justiça, Economia e Infra estrutura. O resto dá pena !!

  30. Tenho vergonha de tudo. Bolsonaro está me surpreendendo negativamente. Ganhou na onda da Lava Jato/ Sergio Moro, agora se alia ao que a de pior no Congresso e STF. Até os Militares de Alta Patente ele esta desdenhando. Lamentável, tudo para livrar políticos e filhos da malha fina.

  31. Usar o pretexto de que é uma pessoa de família está sendo a arma para enganar a muitos eleitores. O presidente que defende tanto a moralidade. Defender o filho através de uma aliança com criminosos. Onde vamos parar? O que fazer nas próximas eleições? Um candidato que, não apostávamos nele, mas que foi a solução para nos livrar de outra facção criminosa. Seria o revide dele aos eleitores?

  32. Infelizmente o mundo gira sempre em torno dos que tem poder! Não vai mudar nada! Vão continuar nos aniquilando!! Entre um partido Corrupto e um um partido que se inicia na corrupção, talvez não no montante do outro mas igualmente atroz!

  33. Repugnante é , mas tds deveriam entender que este sistema podre e corrupto está fazendo de tudo para se manter , com ajuda de vários asseclas das orcrims em várias instituições ....ninguém quer perder á boca , além de querer derrubar áqueles que estão fazendo certo pelo aís . O cancer é muito profundo ...

  34. Lastimável, não há como comentar tão vil notícia. Nada muda, o que muda são alguns personagens. As últimas palavras da matéria sintetizam tudo.

    1. Maria, tudo muda. A Cruso ora é, ora não é. Dê menos importância a Crusoé e reze mais Ave-Marias.

    1. Ao votar contra o PT&Cia, o cidadão elegeu um político que pode se tornar mais um EMBUSTEIRO se o que esta reportagem sugere que pode ocorrer, realmente ocorrer: Bolsonaro, para proteger seu clã, TRAI SEUS ELEITORES! Mas, se isso ocorrer, a história de Collor se repetirá. Um embusteiro, com fajutos "amigos" no Congresso, pensa que se sustentará quando demonstrar sua farsa; esses "amigos" vão "comê-lo" vivo, pois são como hienas que só dão vazão ao seu instinto de conservação!!!

  35. Existe um movimento subterrâneo na RF para derrubar Marcos Cintra. Oriundo da RF e em respeito a hierarquia, Leonel deveria ter expressado suas queixas para seu chefe Marcos Cintra, ou Paulo Guedes, ou até mesmo Sérgio Moro. Ao procurar os holofotes da imprensa, Leonel foi ingênuo ou estava mesmo pedindo para sair. Atribuir tudo a um complô entre Bolsonaro e Toffoli não é jornalismo, é achismo.

    1. Somente com o comunismo no poder e uma revolução pra arrumar. Ele é mais do mesmo, fui vítima de estelionato eleitoral, revoltado, tudo lixo.

  36. Sim, o ex-empregado do PT é hoje o Chefe do Poder Judiciário e não um subalterno do Presidente da República. O presidente não é louco a ponto de criar uma crise institucional entre os poderes, parece que é isto que muita gente gostaria que acontecesse. A reestruturação da Receita tem varáveis mais complexas, não abordadas aqui, não é tão simplista assim. Quanto ao novo procurador, muitas especulações. Vamos aguardar.

  37. Se o presidente Bolsonaro se aliar aos velhos políticos e se alinhar , para acobertar atos de corrupção de seu filho Flávio , aos membros podres do STF , nós que o elegemos faremos tudo para tirá-lo de lá !

    1. Já está formada a união Carmem, novamente fomos vítimas de estelionato eleitoral. Mais do mesmo.

  38. Infelizmente, com essa postura Bolsonaro está indo com grande velocidade para a velha política que tanto critica. Se não se cuidar, o mesmo povo que o elegeu sob as bandeiras da moralidade e contra a corrupção lutarão para tirá-lo da cadeira do Planalto. Eu serei um deles.

    1. 👍👍 eu também estarei lá. Fiz muita campanha para ele e não me sinto mais confortável em defende lo .

  39. Bolsonaro, como Eduardo Cunha e Antony Garotinho, fala em Deus e vai à Marcha para Jesus. Mas não segue os passos do Mestre. P/ tentar salvar o pescoço do filho, sob suspeiras praticamente inescapáveis, não hesitou em se entregar a Satanás e a fazer pacto com o demônio, ou melhor, com os 3 mais poderosos do momento. E assim como a serpente no Éden, o instrumento de Satanás, ele provavelmente vai terminar rastejando e comendo pó. Ainda dá p/ reverter, só depende dele.

  40. UAI E O NOSSO BRASIL COMO FICA, BOLSONARO TEM QUE GOVERNAR PARA SEUS OUTROS FILHOS QUE SOMOS NOS NÃO PARA FLAVIO QUE DEVE DEVE ASSUMIR SEUS ERROS ,SE OS TIVER

  41. JB tem a faca e o queijo na mão para corroborar com essa reportagem ou mostrar que tudo não passa de fantasia da imprensa: basta vetar INTEGRALMENTE a Lei de Abuso de Autoridade. Não vetando, me torno oposição no minuto seguinte. Simples.

    1. Vou na manifestação de domingo em defesa da Lava Jato. Se Bolsonaro não vetar a Lei de Abuso de Autoridade, acabou-se!!! Vou recolher-me a minha decepção. Não terá meu voto jamais!!!

    2. Ue vc acordou agora??? não esta sabendo da destruição do COAF com uma só canetada? Não esta sabendo da indicação do PGR pelo Flavio Bolsonaro?? para de ler bíblia e vai ler diário oficial da união.

  42. O Brasil está refém destas estirpes que se apoderaram do estado para explorar aqueles que as carregam nas costas. São os bandidos instalados nos 3 poderes, e os funcionários públicos, com salários e aposentadorias escorchantes, que "roubam" recursos de um país com imensos problemas sociais. Com este aparelhamento do estado, tudo será como sempre foi.

    1. Enquanto a mídia ficar falando em "renovar congresso" o Brasil nunca vai mudar, o Congresso foi renovado e continuou o mesmo prostíbulo Alcolumbre como exemplo, o STF/Congresso/Executivo, os 3 poderes precisam ser fechados, e reabertos depois de refazer totalmente o regimento interno, com leis feitas por peritos em combate a corrupção, e a transformação da PGR em 4º poder com eleição interna e veto em abusos do STF.

  43. Decepcionante!!!! JB foi eleito por grande parte de brasileiros que viram nele a chance de barrar a corrupção sistêmica neste país e agora claramente trai a confiança dos que se agarraram a ele como sua taboa de salvação!!!

    1. Sou da mesma opinião Maria. Uma vergonha. O primeiro erro de Bolsonaro foi querer privilegiar a família toda com a nova pisição dele. Agora, para cobrir as besteiras feitas pelo filho corrupto, ele afunda novamente o país todo.

  44. Parabéns Crusoé pela excelente reportagem. Bastante esclarecedora, mas a mim, Bolsonaro nunca enganou. Sempre se mostrou um oportunista e um paspalhão. Pena de quem caiu no discursinho desse.

    1. Concordo em gênero, número e grau. Parbéns, Márcia.

    2. O problema era ou ele ou o PT. E foi tão canalha que para se eleger se rodeou de gente com credibilidade, Moro, alguns generais para depois ir se livrando ou fritando e aí mostra a cara suja e asquerosa. Sim, estou com muita raiva deste pilantra que se sentou na cadeira de presidente.

  45. O pior de tudo e que ainda tem ZUMBI/RURALISTA/ANENCÉFALO igual esse Rildo, que defende politico de estimação, mesmo vendo o BOLSONARO se corrompendo, fazendo bandidagem politica, destruindo COAF, se aliando a MAIA/TOFFOLI e ele ainda defende o BOLSONARO.

  46. BOLSONARO bandido safado sem vergonha, me fez votar nele com a promessa de combater a corrupção e agora passou pro lado dos bandidos e corruptos.

  47. Olá, boa noite! Estou plenamente convencido de que, se as coisa se passaram dessa maneira o Bolsonaro é o único a perder com tudo isso. Pra mim sua credibilidade está seriamente abalada, contudo, vamos esperar os desdobramentos dessa funesta união.

  48. Manda quem pode ,obedece quem tem juízo. Será que Bolsonáro vai se apequenar e manter o Brasil no esgoto da corrupção ,aliando-se à camarilha?

    1. Se apequenar? Impossível, esse sujeito sempre foi um nada na vida!

  49. frustação com este governo que se mostra mais do mesmo. A esperança está mesmo e6na continuidade da Lava Jato e um futuro Moro presidente.

    1. Rildo, espero que você esteja aqui para que possamos esfregar na sua cara o canalha que é seu chefe.

    2. Oh povo massa de manobra! Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  50. OH POVO, MASSA DE MANOBRA!Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

    1. Verdade! Povo acredita em tudo que a mídia escreve. Esperem os fatos acontecerem para tomarem posição. Não é porque a Crusoé falou que é lei. Na política nada parece ser o que é e, numa Democracia o fundamental é saber ser político e aceitar ceder em algumas posições para ganhar em outras. Não se pode IMPOR somente o seu lado porque vira ditadura. Bolsonaro sabe que está no meio de hienas e está "se adequando" ao jogo para não perdê-lo. Vamos acreditar que ele está fazendo o certo para o Brasil

    2. O petista às avessas, análise os fatos e tire suas próprias conclusões.

  51. A mídia marrom não se cansa de colocar o povo contra o Presidente. O currículo do Pres.Bolsonaro jamais deixa dúvida da sua pessoa. Os maiores inimigos do Pres. são seus eleitores que acreditam em mazelas. Juntem as notícias que vcs vão ver o furo nas reportagens. Procure apesar de ser difícil alguém sério pra ler. Esses aqui vivem em cima do muro, não sabem que lado ficar. Aff!!!!

    1. kkk,o currículo do JB???kkk que currículo? deputado fanfarrão do baixo clero ,expulso do exército e depois fazendo pose, nepotista com filho enrolado com a justiça, sabe lá se miliciano...grande currículo,kkkkk.

    2. Para de falar asneira cara, você sabe o que e Diário oficial ?? no minimo deve ser um ruralista fedendo a boi ou um zumbi evangélico, BOLSONARO BANDIDO CORRUPTO.

    1. Leia sobre o assunto do Flávio e vc vai ver que seria arquivado pq não encontraram nada. O Toffoli se aproveitou disso e usou pra beneficiar as esposas do STF. Olha o currículo do Presidente veja se com tantos anos de política ele se sujou? Ele como militar jamais iria passar a mão na cabeça. Vc acha mesmo que agora ele vai colocar tudo a perder? Dá licença! O maior inimigo de Bolsonaro são seus eleitores!!!!

  52. Bolsonaro é farinha do mesmo saco.Não tem mais o meu apoio e minha torcida para que possa limpar o país .Vai fritar Sergio Moro.O governo nem começou e já acabou.Mais uma frustração.Paciência

    1. Vc cai fácil em conversas tipo essa. Os maiores inimigos do Pres. são seus eleitores. Veja o currículo do Pr. com tantos anos de política. Tem algum indício que ele prevaricou? Vc acha mesmo que agora ele vai jogar tudo fora? Dá licença!

  53. As traiçőes dos presidentes eleitos em relaçăo aos Eleitores mais uma vez se manifesta naquele que se comprometeu em combater as mazelas do Estado Brasileiro:Bolsonaro.

    1. O currículo de Bolsonaro com tantos anos de política mostra isso? Vc acha mesmo que ele é burro o suficiente pra colocar tudo a perder? Os maiores inimigos do Pres. são seus eleitores! Que mesmo sabendo da mídia marrom acredita. Dá licença!

    1. É evidente que não!! Até pq se vc não sabe o processo foi arquivado. Só que o Toffoli usou um pedido que o advogado fez enquanto tinha o processo, usou em benefício dele e Gilmar pra blindar suas esposas e colocou nas costas de Flávio. Procure ler artigo melhor que esse, as mídias marrom não deixam de mentir e sacanear o presidente.

    1. Não é verdade, pelo amor de Deus!!! Se informe melhor, não vá atrás dessa mídia marrom. Olha o currículo do Presidente com tantos anos de política. Vc acha mesmo que agora ele vai jogar tudo fora? Dá licença! Os caras fazem de tudo pra derrubar ele e vc está ajudando? Procure ler Jornal da cidade online. Leia todos os esclarecimentos estão ali.

  54. Por favor, gente, imaginem esses funcionários independentes como sonham, ignorando as leis, como já fazem setores da PRF, que contrariam decisões do executivo e até do judiciário, no afã de arrecadar em cima da população indefesa.Vão depenar o cidadão dia e noite, mesmo ao arrepio da lei, pois terão estabilidade nos empregos, e poderão governar eternamente, sem o crivo dos votos de quem paga imposto. ISTO É QUE SE CHAMA CHEQUE EM BRANCO DE VERDADE.

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste! Oh povo massa de manobra!

    1. Qta. falta de informações vc tem. Estão cansados de ouvir que a imprensa marrom quer derrubar Bolsonaro e vcs acreditam nessas mazelas? Dá licença! Procure lugares confiáveis pra ler. Vcs nem sequer percebeu o furo que tem na reportagem. Os maiores inimigos do Pres. são seus eleitores que acreditam na mídia marrom.

  55. Votei em Lula no primeiro mandato, no primeiro acordo que ele fez com Sarney e Fernando Collor, não acreditei, ai veio o mensalão, deixei de votar no PT em todas as esferas. Se Bolsonaro fizer esse acordão, acabará politicamente. Era só o que faltava.

    1. Luiz, aconteceu o mesmo comigo! A verdade virá de seu comportamento ante a Lei de Abuso de Autoridade e a indicação para a PGR.

    2. ELE não vai fazer acórdão nenhum. Se informe melhor. Olhe o currículo do Presidente que deixa claro com tantos anos de política nunca se envolveu em corrupção. Bolsonaro é um militar. A imprensa marrom quer derrubar ele a todo custo. Não aceitam as manifestações e querem colocar o povo contra o presidente. Aqui eles falam uma coisa certa e dez malhando o governo. Procure se informar melhor!.

    1. Vc lê essa porcaria e acredita? Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores!!!

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  56. Que Deus nos ajude e nos livre desse acordão. Não acredito nessa hipótese. Acho que tudo isso não é nada mais nada menos do que suposição dos dois profissionais de imprens; se não, como explicar ou justifcar as informações, ou boatos, do conluio entre os presidentes do Senado, Câmara e STF para tirarem o Bolsonaro do poder? Trama da qual não duvido, considerando os cabeças. Muitos como eu votaram no Bolsonaro em virtude de suas bandeiras: a negação do toma-lá-da-cá e combate aos corruptos.

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  57. Aliança inescrupulosa entre o Presidente e Dias Tofolli para esvaziar a lava jato? Ao primeiro sinal de fumaça, creio que Sérgio Moro abandona o governo.

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  58. Não ponho a minha mão no fogo por ninguém, principalmente por políticos, porém é necessário tomar cuidado, pois a imprensa adora fazer o que mais sabe. FOFOCA. Sensacionalismo renda audiência.

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

    2. Que covardia é essa? Diga logo que fatos são esses. Desembucha!!

  59. Se um membro do clã está envolvido em ato ilícito, todos os outros estão de certo modo reféns da situação. Acho que a coisa desandou porque a espinha dorsal de sustentação da reputação da família Bolsonaro consistia no fato de que eram honestos e incorruptíveis. Infelizmente descobrimos que a realidade é outra. A família Trump também tem seus esqueletos no armário e, por causa disso, são vulneráveis e alvo constante de críticas ferrenhas contra a sua reputação. É lamentável!

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  60. Eu simplesmente estou espantado com essa engenharia que, se confirmada, vai decepcionar todos que votaram e acreditaram no Bolsonaro.

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  61. Meu Deus!!! Estou pasma com essa articulação política e arrependida de ter ajudado a eleger nosso presidente. São todos iguais. Na campanha prometia acabar com a corrupção e hoje quer acabar com quem luta contra a corrupção ... ??? Indignada!!!!

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!Oh povo massa de manobra!!!

  62. Li esta matéria com muita raiva e desilusão com Bolsonaro. Esta traição aos seus eleitores será o fim de sua vida politica. Perdeu totalmente a credibilidade ao se aliar a estes símbolos de um Brasil podre. Meu voto nunca mais!!!!

    1. Oh povo massa de manobra! Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  63. Não elegemos um monarca e sua familia. Elegemos um presidente com poucos conhecimentos, mas humilde e honesto. Agora estamos convivendo com príncipe inexperiente sendo nomeado na base do toma la da ca, para um cargo importantissimo a despeito da promessa de nomear com os melhores. Além disso tem um filho safado q JB vai fazer td pra salvar das garras da lava jato. Vou pra rua defender a lava jato e o moro. Q o filho ladrão vá pro Carandiru.

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste! Oh povo MASSA DE MANOBRA!

  64. A Boda foi um pouco antes: Quando o Toffoli propos o tal Pacto para a Governabilidade que ninguem entendeu; agora esta claro e, quem deve ter orientado os advogados do filinho foi o "conjuge". A semana ja começou com o ataque à Receita (o Coaf ja tinha ido na frente) veremos se o Slogan: Brasil acima de tudo.... vai mudar para "Meus filhos acima do Brasil e Deus se apiade de voces"

    1. Oh povo massa de manobra! Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  65. Não concordo com os comentários abaixo. Notadamente esquerdistas. Com apenas 8 meses de governo ficam se apegando a acusações idiotas ao filho do presidente, que não tem nada de confirmado ainda. Esquecem que votaram no PT durante 16 anos, um partido de bandidos comprovados que roubaram asquerosamente o Brasil, sem falar da incompetência administrativa. Eu sou honesto, quem me representa é BOLSONARO. Se o PT representa vocês continuem votando nele

    1. Estamos cansados de ver a imprensa marrom que quer derrubar o Bolsonaro. E ainda tem gente que acredita nessas mazelas. Oh povo massa de manobra. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

    2. RS - vc votou nu cara honesto, humilde, q mudaria as regras do pt de nomeação de apaniguados, governar com os companheiros e lançar mão da grana do povo. Infelizmente não é isso q estamos vendo. Acorde

  66. O combate à corrupção foi o mote principal da campanha, motivo pelo qual votei 17, no caminho que está seguindo Bolsonaro não se reelege. Suas últimas decisões são suficientes para que eu mude meu voto.

  67. Só vejo aqui ilações e suposições, nada de concreto! Importante agora será ver o selo presidencial nesta lei de "abuso de autoridade" com o #VetaTudo que todos nós esperamos.

  68. Quero um país onde A ORDEM LEVE AO PROGRESSO. Qq um q pense o contrario, faz parte da política antiga e nos votamos contra ela. Bolsonaro está sendo minhá grande decepcao ao nao cumprir as promessas de campanha e colocar o governo a serviço dos filhos. Ele tinha prometido governar com os melhores - fora moro, Guedes e tarcisio não sobra nada. E moleque q ele quer colocar na maior embaixada brasileira não 6

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste! Oh povo massa de manobra!

  69. Tudo isso é bastante lamentável, a república e a democracia estão se desmoronando. Bolsonaro deixa de lado seu séquito de bons generais e se curva à velha forma de fazer política neste país.Tiramos a quadrilha do PT por uma causa, e agora José?......Dane-se o povo brasileiro.

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste! Oh povo MASSA DE MANOBRA!

  70. Deus acima de tudo com essa amizade tóxica desse ministro apedeuta? em setembro ele sai da presidência da Corte e se esvai como fumaça.

  71. A Lava Jato tem que ir até o fim. Lugar para corruptos e políticos safados é exatamente o mesmo para bandidos: PENITENCIÁRIA, com penas superiores a 20 anos. Se abrirmos mão disso, tudo voltará a ser como antes de 2014. Se Flávio Bolsonaro for dessa laia, que pague por sua escolha. Brasil acima de tudo, Justiça igual para todos.

    1. A mídia nojenta nao fala que o caso já foi encerrado pq ñ encontraram nada. O Toffoli e Gilmar usaram um pedido antigo do advogado pra se blindar pq as esposas estavam sendo investigadas. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste!

  72. No fim o Luciano Huck tem razão, Bolsonaro é mesmo o último ato do caos. Bota decepçã0 nisto. Tu coque, Mito??

  73. A Crusoé enfim descobriu que os vazamentos surgiram dentro da própria Receita. Parabéns. Só que a matéria perde credibilidade ao atribuir as mudanças propostas para o referido órgão como sendo exclusivamente fruto do poder de Toffoli. A autonomia do órgão é algo discutido há tempos e a indicação do Cintra já apontava para isso. Parece que a Crusoé anda conversando muito com os sindicalistas da Unafisco para comprar essa ideia de que o órgão será enfraquecido. Cuidado!

    1. Só a Crusoé não sabe que grande parte do descontentamento na Receita é com o desaparelhamento feito pelo PT. Não acredito em jornalista ingênuo.

  74. É lamentável que nosso presidente eleito sob a Bandeira anti-corrupção não tenha dado o exemplo cortando a própria carne, deixando que Flávio respondesse por seus atos, e ainda beneficiando outros investigados com a atitude de livrá-lo. Esperava nem mais, nem menos, apenas a fidelidade aos seus discursos.

  75. Votei em Bolsonaro com a convicção de que votava na única chance de tirar a esquerda...esse “alinhamento” com Toffoli pode colocar tudo a perder... Alguém que foi eleito em função do fim da corrupção não pode agir como tem agido com o STF e com os presidentes das casas legislativas... Gritar com meia dúzia de repórteres idiotas é fácil, mas brade contra os corruptos capitão!!!!

  76. Caros leitores. Pensem: qual o regime de governo? DEMOCRACIA. E o que importa? GOVERNABILIDADE. Seria de uma ingenuidade sem tamanho acharmos que seria fácil... Não se combate 20 anos de governos esquerdistas em somente 8 meses. Não consegue 100 por cento??? Fiquemos nos 60/ 70 por cento.. e vamos caminhando. Quando o país sair do atoleiro que essa esquerdalha imunda nos meteu, teremos condições de avançar mais um pouco. É conveniente aguardarmos os resultados....

  77. Bolsonaro parecia ser a opção entre o ruim e o pior. Hoje, grande parte dos que votaram nele tentam se consolar imaginando ter optado entre o péssimo e o pior ainda!

    1. Os maiores inimigos do Pres Bolsonaro são seus eleitores que acreditam em mazelas da mídia marrom. Triste! Oh povo MASSA DE MANOBRA!

  78. Calma pessoal!!! Também já estou começando a a colocar em dúvidas a boa intenção do nosso presidente... Mas não podemos desesperar! Precisamos ficar atentos aos novos acontecimentos e nos preparar... Se continuar fazendo merda, o que, por enquanto, seus ministros ainda estão conseguindo driblar, a gente se organiza e derruba ele também.

    1. PARABÉNS PELA LUCIDEZ 7 MESES PARA MUDAR O RUMO DE UM PAÍS APARELHADO ATÉ OS COFINS DO JUDAS

  79. Eitcha, Doralice! Isso tá na cara, só precisa ter um mínimo de isenção, pra que se veja como as coisas caminham nesse país de corruptos. Não tiramos um bando para substituir por outro, comandado por Tofolli, Gilmar, Maia, Alcolumbre e caterva.

    1. O PROBLEMA DO BRASILEIRO É O IMEDIATISMO CONSERTAR EM 7 MESES O QUE FOI DESTRUIDO EM 20 É IMPOSSÍVEL É CLARO QUE NEM TUDO SÃO FLORES, MAS ONDENAR DESSA FORMA!!! SEM PELO MENOS UMA REFORMA APROVADA INTEGRALMENTE, COM MINISTROS DO STF COM SANGUE NOS OLHOS, COM UM CONGRESSO COM MAIS DE 50%DE CORRUPTOS. PERAÍ, VAMOS PARAR COM ISSO ESSA REVISTA NÃO TEM COMO PROVAR O QUE ESTÁ DIZENDO LEIAM OUTRA VEZ COM ISENÇÃO E VERÃO A VERDADEIRA INTENSÃO

  80. QUANTA ILAÇÃO DESSA REVISTA. NADA AQUI É FATO COMPROVADO ESSA REVISTA ESTÁ NO CAMINHO DA FOLHA DE SP Ó IMAGINAÇÃO NADA DE CONCRETO QUEM ESTAVA PRESENTE E TESTEMUNHOU ESSE ACORDO? VAMOS DAR UM TEMPO MAIOR ANTES DE JOGAR PEDRA

  81. A fúria desses ministros do STF é explícita e dia 25/08/19 precisamos estar nas ruas porque aqui o problema não é APOIAR esse governo ou aquele, AQUI somos nós, o povo que sofreremos as graves consequências desses corruptos.

  82. No meu ponto de vista , essa Coaf pode estar onde quer que seja, Moro dá conta do recado. No banco Central acredito ser muito mais fácil ver a cara dos bandidos , nem gera tititi...Prá mim essa aí do Presidente, é aquela história do sapo : Não me joga na água, me joga no fogo , eu tenho muito medo do fogo". Então "timbum"o sapo na água ....kkk

  83. Estou começando a me arrepender de ter votado em JB. Se bem que não havia outra alternativa para derrotar os petralhas. A situação está ficando temerosa. E que Deus nos acuda .

  84. Quando votei em Bolsonaro, não foi em razão do Bolsonaro, foi em razão da ideia de renovação, de quebra de paradigmas, devim novo Brasil. Ledo engano. Para salvar sua cria, Bolsonaro entregará o país e seus eleitores aos mesmos lobos que predam o país há décadas. O homem que se mostrou diferente, não passa de um lobo da mesma alcateia, travestido de cão. Mais uma vez acreditamos em uma farsa. FHC, Lula, agora JB. Quando será que o Brasil terá governantes à sua altura e dimensão.

  85. Se isso td for verdade é uma grande decepção!!! Lutei e lutei muito para a eleição de Bolsonaro. Ele deveria ter feito seu filho arcar com seus erros e nao ficar de rabo preso com todos esses corruptos. Se isso for verdade mesmo é frustante. Realmente não sobra ninguem....que pena!!!!

  86. Esta é uma das melhores reportagens já publicadas por Crusoé. Escancara o conluio em que temerariamente se meteu JB, com o propósito talvez de salvar seu filho Flávio. Lamentável!

  87. Nos meus oitenta anos de vida passei por muitos governos e nesta altura do campeonato pensei que já tivesse visto e vivido bons e maus momentos. Ledo engano. Os 3 poderes fizeram e pela reportagem continuam fazendo com que o país caminhe para o maior abismo moral, ético e honradez que já se viu. Salvam-se poucos. Graças a Deus já estou no lucro da vida portanto tenho muita pena do que meus netos e bisnetos viverão no Brasil. Além do patrulhamento de ideias e opiniões a corrupção continuará firme

  88. Não estou entendendo nada. O Toffoli é bandido, o Maia é bandido e junto com deputados desonestos estão tentando passar a lei de abuso de autoridade, para encobrir seus crimes. Gilmar Mendes também é bandido e vai tentar apoiar a tal lei. Mas tem vários comentaristas, com ódio do BOLSONARO, dá pra entender? Que culpa ele tem desses caras serem bandidos ? Foi o PT de Dilma e Lula que colocou Toffoli no STF. O povo tinha que estar com raiva é deles

    1. PERFEITO, TB PENSO ASSIM PARECE ATÉ QUE ESTAVA BOM COM O PT

    2. o sr está com sérios problemas de interpretação de texto

  89. Com a palavra os defensores cegos do capitáo,,,,, a pergunta é....E como ficam os brasileiros??? Culpa dos esquerdopatas comunistas???

  90. Afastou Moro do judiciário com o apoio da população e agora abraça o juiz do Lula revelando sordidez. Em meses Moro será esquecido , Toffoli soltará Lula e Bolsonaro pedirá outra manifestação nas ruas porque foi traído.Alguém já conseguiu comprar sua arma para guardar em casa?Quantos snipers já atuaram no Rio?A secretaria de saúde de SP já divulgou o surto de sarampo?Lula está no presídio?MAS, a investigação de Flávio Bolsonaro parou.......

  91. Essa matéria é um ""DOCUMENTARIO PRONTO PRA EDIÇÃO DE UM LIVRO"" e bom pq qualquer leigo entende sem dificuldades.. O título do livro aí vai da inspiração de seus Autores........ .mais se 1.000 comentários. matéria comovente, verdades gritantes Muito bom.nesmo. Nem a catarata me atrapalhou de entender o enredo.

  92. então, é isso! o menino de ouro fez merda e vamos mudar o rumo do país? ainda é cedo amor mal comessastes a conhecer a vida já anuncia a hora da partida sem saber mesmo o rumo que irás tomar. tô fudido, de novo?

  93. E se não for isso? Vocês têm certeza do que estão dizendo? Vocês ouviram? Vocês estavam presentes quando foi feito o dito acordão? São suposições? Mas falam como fato concreto!! Estão iguais a Folha de São Verdevaldo? Nos insuflando contra o governo! Vamos aguardar para ver quem Bolsonaro vai indicar para ser o novo PGR! Vocês estão terríveis!! Que coisa honrosa, por que não pesquisam tragam uma matéria que mostre tudo que já aconteceu de bom no governo? Me poupem! São videntes agora?

    1. CONCORDO INTEGRALMENTE COM VC. ESSA REVISTA ESTÁ IGUAL A FOLHA, UMA MERDA

    2. Aguarde a sanção ou veto da lei: aí toda verdade será revelada. Veto parcial sanciona a lei. Sancionada, só havera impunidade. País do crime.

  94. Muito a dizer e a lamentar! No entanto isso não vai adiantar! Precisamos usar essa e outras boas matérias de bons jornalistas para formar opinião e agir! Rezar? Orar? sim é necessário p/ mantermos uma consciência equilibrada, e p/ agirmos! Nós iniciamos essa luta com a Lava jato, receita federal, ministério público e com o então juiz Sérgio Moro. Fomos "doutrinados" com o Deus acima de tudo e Brasil ACIMA DE TODOS". Vamos à luta com ou sem Bolsonaro, mas com todos os princípios da Lava Jato!

  95. A minha tristeza é ter colaborado com essa pouca vergonha através de meu voto anti PT. Uma coisa tenho certeza...Bolsonaro nunca mais contará com o meu voto...o que está fazendo é o pior que existe em termos de política, com esse tipo de alianças e amizades. Enquanto isso a deputada estadual mais votada de seu dito partido apresenta um pedido de impeachment contra o declarado amigo do presidente...Tristeza que não tenhamos tido opções para votar..pobres de nós brasileiros

  96. Estamos, já faz algum tempo, preocupados em como implementar medidas econômicas essenciais para ajustar o Brasil no caminho do desenvolvimento geral, inclusive o moral. Essa reportagem nos mostra que não vai mudar nada por muito tempo ainda. Continuaremos sendo uma nação dirigida por quadrilhas de lesa-pátria, que só buscam e protege seus próprios interesses. Que pena, eu tinha uma esperança de melhora. Não sei onde tudo isso vai parar ou produzir.

  97. Infelizmente estamos mais uma vez em mãos opostas daquilo que foi pregado e falado. Mas Deus é mais, este nunca falha. Que adianta ganhar tudo se deixa os pobres na miséria. Mas o mau nunca vencerá o bem. Temos sim que entrar em oração para que Deus é nossa Mãe do céu tenha misericórdia de todos nós.

    1. O Brasil tem uma tradição de “ vices “ governarem .Cadê o General ? Ja tiramos a Dilma , se cuide , Bolsonaro .NAO NÓS TRAIA !!!!!!!!!

  98. Por enquanto não votaria mais no Bolsonaro. Contra fatos não há argumentos. Nosso pais não tem salvação nessa geração. Torço para que na próxima eleição para presidente possa votar na duplum Sergio Moro e Janaina Pascual, Por enquanto me filiei ao novo.

    1. Concordo plenamente se acontecer o que está escrito Presidente Bolsanaro vai ficar igual os outros para salvar o filho vai fazer os acordos espúrios e não tem mais meu voto. SÉRGIO MORO Presidente 2022.

    2. O que essa reportagem diz, não vai acontecer. O Presidente sabe que ele fizer isso, acabou seu mandato e a reeleição. Seria a maior burrice e trairagem dele com o povo que lhe elegeu.

    3. Nilseu, pior cego é o que faz questão de não enxergar o óbvio. Lamento por você...

    4. Perfeito!!! Depois dessa, é preciso repensar o Brasil. E Bolsona decepciona....

    5. Poderia informar quais são os fatos, porque aqui estamos comentando uma reportagem de uma revista que vende assinaturas!? De nação vocês vocês não entendem nada! 😤👊💪

  99. É triste constatar que Bolsonaro não é tão diferente dos demais políticos que se aproveitam do poder. Por um filho que se meteu na rachadinha, por outro na Embaixada, ele se esquece do Brasil acima de tudo.

  100. Desde o a publicação das suspeitas sobre Flavio Bolsonaro, defendí a ideia de que êle deveria ter renunciado e o pai, não execrá-lo, mas isentar-se e afastar-se do caso, exigindo esclarecimento rápido e, se com fundamento, punição dentro da lei. Estas ações seriam coerentes com o discurso de campanha. Reforçariam o repúdio à falta de escrúpulos da esquerda e de gente do centrão, investigados, réus e até condenados que sempre se valeram do trânsito em julgado",nunca, sequer fazendo autocrítica.

    1. Luís! Desde o início eu tive exatamente essa ilusão! Que o filho seria apenas o início da depuração que tanto precisamos. Família Bolsonaro foi a grande decepção no combate à corrupção. Ele não se elege JAMAIS, essa nossa única boa por hora!

    2. Jarbas, o Presidente ainda pode desmentir a possivel existência de uma 'acordão" se vetar totalmente o "abuso" da lei de abuso de autoridade, de autoria de Renan e relatoria de Requião quando no Senado. Aprovada pela Câmara, num processo de "urgência" de surpresa, e sem voto nominal para esconder a cara dos investigados, réus e aliados que votaram. E tambem se escolher um PGR não ligado aos que combate a Lava Jato no Supremo, MPF e outros setores. Senão, receberá o repúdio de muitos apoiadores.

    3. Jarbas o que está posto está posto, precisa-se andar pra frente! 😤

    4. Fez o contrário do discurso de campanha... aliou-se a Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e agora Dias Tofolli... qual a diferença hoje de Bolsonaro com Michel Temer, Dilma Rousseff, LulaDrão, FHC e Sarney ??? nenhuma.

    1. putz, vc assinou para criticar as matérias? governo bolsonário decepcionando.... Amôedo 2020

    2. Carlos , isso é apenas uma matéria não fato, penso que fato improvável! Com esse juízo revelado aqui o Brasil não anda tão cedo! 😤👊💪

  101. recado ao presidente: por favor, por salvação aos brasileiros que acreditam no senhor, não nos desaponte, não se una a essa corja que empata a justiça e o crescimento de nosso Brasil! Veta tudo capitão, mantenha-se no controle do nosso país! milhões de brasileiros depositam no senhor a Confiança no futuro do Brasil! Não nos deixe perder a esperança!

    1. Ele irá criar um discurso tipo: esses policiais e investigadores, esses promotores e procuradores, esses juízes "são todos comunistas"... aliando a Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre e agora Dias Tofolli.

    1. Verdade... quem não gostar que assine a Veja, UOL ou The IntercePT... kkkk

  102. A mentira cairá sempre! Deus é maior que lulas, tofolis, gilmars...., esses tipos espertos vão sucumbir. O esperto nunca é inteligente, o torto nunca tem a retidão.

  103. É claro o comportamento da revista Crusoé em ficar montando teoria da conspiração e tentando colar a imagem do presidente ao STF, a fim de diminuir a popularidade do presidente e se vingar do STF pela censura que sofreu a meses atrás. Só deslumbrei fantasia e ilação nessa reportagem. VERGONHA!!!

    1. Se quiser continuar acreditando em conspiração, acredite. É comum a quem ainda quer ter salvador da Pátria. Olhar para o presidente com muita distância da verdade. Talvez, seja pelo "Messias" do nome dele. Mas, por favor, continue lendo a Crusoé, não ligue para o conteúdo senão quiser ou puder. Mas respeite, ao menos, a forma, gramática, a nossa língua. Observe: (...) há meses, nem precisa do atrás.

    2. Aprenda a ler e não acredite piamente em políticos. Única chance de salvar o filho das acusações de rachid na assembleia do RJ. Acorda, cara!

  104. Com esta atitude de proteger seu filho a todo custo ,Bolsonaro desgasta-se dia a dia.Foi eleito principalmente com os votos daqueles que não tinham outra opção.Foi a herança que o PT deixou aos mesmos.Perde muito com essa relação incestuosa com o Toffoli e aí ataca o COAF, RECEITA e agora a PF no Rio de Janeiro. Tudo pelo primogênito e o povo que se lasque.Fica nesse morde e assopra com o Moro , que não engana mais ninguém. Caso o Moro saia este governo vai pro buraco.

    1. Todos os Bolsos tem telhado de vidro. Isso inclui o Bolso pai. Pelo tempo que está na política, como não ter os cacoetes?

  105. Desse jeito, te cuida Bolsonaro: adeus reeleição!!! Olha o que está fazendo para proteger seu filho Flávio: jogando no lixo seu projeto anti corrupção que tanto defendeu durante a campanha!

    1. Bolsonaro é um silêncio ensurdecedor quando se refere ao tema: PACOTE ANTICRIME DO MIN. SÉRGIO MORO.

  106. Deus tenha piedade de nós!! Uma matéria dessas, com infos bem delineadas foi, até hj domingo, ignorada por toda a imprensa Nacional??! Penso ser o fim dos tempos e que junto a esses Cabras da matéria aí...junta-se a grande mídia para destruir a LJ e o país... infelizmente!!

  107. Bolsonaro pode arrumar muitos problemas para si nesta contenda; grande parte da população que elegeu Bolsonaro não quer este retrocesso e tem em Sérgio Moro uma pessoa confiável e os detratantes que se cuidem

  108. "Manda quem pode e obedece quem teu juizo?" Leiam Éthiene De La Boétie. Obedecer com juizo de alto valor pela Liberdade e sem violência. Os tiranos destroem-se a si próprios, escancaram sua rota máscara em defesa de seus mesquinhos interesses, sempre. Dia 25, estejamos na rua manifestando nosso ideal pela liberdade de não termos foro privilegiado, de sermos honestos e não termos medo do COAF, Receita, MPF, de não estarmos acima da Lei. Somos dignos e responsáveis, obedientes à moral e à ética.

  109. JB, um grande tolo. Acha que já está reeleito e que é o homem mais poderoso do Brasil, ainda não percebeu que seu poder não chega aos pés do deus Gilmar Mendes. E que seus novos aliados são a nata da maldade.

  110. A Lava Jato ao meu ver é maior que Bolsonaro. Para que fosse consolidado em 100% aquilo que o presidente pregou durante a campanha e início de mandato, seria deixar que Flávio continuasse a ser investigado. Seria a incineração do filho,o que iria resvalar no presidente,mas a sua integridade continuaria imaculada.Ao contrário,é incinerado aos poucos o ministro Sérgio Moro que vê sua missão, seus calores quanto a Laca Jato, enfraquecidos. O certo é,"o sacrifícar do filho e o benefíciar da nação".

  111. Ao q parece Bolsonaro infelizmente, escolheu seu lado - a família. Pra dar filé e defende- Los das bandalhas q se meteram, vai se juntar ao diabo se preciso for. Vai matar a lava jato, passar por cima do moro, apoiar e ser apoiado por Toffoli...etc. Prometeu governar com os melhores - tirando Moro, Guedes e tarcisio o resto é um deserto de inteligencia. Praticamente não fez nada pela aprovação das reformas q são as pontes pra salvar o país. Cd vez q fala nos deixa com vergonha. Tou fora.

  112. Toda essa articulação maquiavélica, que é fato, manifesta a tirana harmonia entre os três poderes. Grafo três poderes em minuscúlo porque faz juz aos homens que o operam. O que me causa estranhamento é como o povo, ainda hoje, se deixa atrair e é seduzido por tiranos. Sem dúvida, Hitler é mais apreciado do que Adenauer, sua pérfida biografia bate recordes de audiência e leitura. Há muita patológica paixão, fanatismo e servidão do povo necessitando de catarse.

  113. Não sei se Bolsonaro disse isso mesmo: "Toffoli é nosso", mas se for verdadeiro, lamentável declaração. Toffoli representa o que há de mais incorreto em um servidor público: a falsidade ideológica. Quem perde é a sociedade e o Brasil.

    1. 2022 vem aí, a gente troca de novo, até um dia acertarmos.

  114. Bolsonaro foi eleito por ser a única possibilidade de luta contra um sistema institucionalizado nos subterrâneos de Brasília que só prejudicou e prejudica o país. E há quem não se interesse em mudá-lo, porque dele se beneficia. As raposas estão encurralando o presidente. Ainda acredito na possibilidade; povo na rua é o caminho contra o do sistema. É preciso coragem para enfrentá-lo. Pense que estão querendo a cabeça do presidente desde sempre. A situação do Brasil sempre foi difícil pra tudo.

    1. Concordo que devamos ir pras ruas. Jamais perder a esperança. Bolsonaro está à beira de uma crise de nervos. Tomara não perca a razão.

  115. Ontem o Toffoli estava com o PR entregando espadins na academia Militar de Agulhas Negras. Infelizmente, é verdade: Bolsonaro vai sacrificar a lava jato pra salvar o filho corrupto. Muito triste

  116. De verdade, lendo essa matéria, paralelamente a minha mente reproduziu a trilha sonora de psicose de Alfred Hitchcok. Como nos filmes (bons filmes diga-se de passagem) os elementos apresentados desenham um final completamente diferente do desenrrolar da trama. Ainda não chegamos à conclusão onde na última cena, tudo é esclarecido e revelado. É quando dizemos: ah, então era isso e por isso. Realmente espero ser positivamente surpreendido na cena final. Do contrário; cruel realidade!!! .

  117. Vocês se lembram o José Dirceu declarou durante a corrida eleitoral? Dirceu disse em outubro de 2018: “É uma questão de tempo a gente tomar o poder" Pois é, graças a Jair Bolsonaro, Dias Toffoli se tornou o presidente do Brasil de fato. Estamos lascados.

  118. Por mais que um pai queira libertar um filho de investigações eu não quero acreditar que Bolsonaro venha à ter este comportamento mesquinho com os que o elegeram em nome de mudanças tão necessárias. Espero que estes fatos acima narrados não se concretizem..Mas as atitudes das últimas semanas levam à crer que estamos fadados a ter uma “rainha da Inglaterra “ no governo. Pobre de um povo que tem um presidente refem, políticos corruptos e uma justiça parcial. POBRE PAÍS!!!!!!!!!

  119. Se isso for verdade o governo Bolsonaro e o apoio que ele ainda tem estarão indo pelo ralo. E que Sérgio Moro pule fora do barco antes que ele afunde! E essa gente do STF , o que mais dizer? E Maia, Alcolumbre, Renan, Collor, Jucá, Lobão, Gleise e outros tantos soltinhos por aí?!

    1. Fato. E não tem dado mostras de proteger ou dar enfase real ao trabalho de Moro. Parabéns Crusoé...acredito nisso.

  120. Estamos na fase do pragmatismo, das escolhas. O importante agora é a governabilidade e a aprovação das reformas. O que vocês da Crusoé fariam? Vocês conhecem a história da contenda dos Horácios e Curiácios?

  121. Essa reportagem tem um elevado grau de canalhisse. Que vergonha pra vocês da Crusoé. Su pudésse cancelar minha assinatura e rever meu dinheiro não pensaria meia vez em faze-lo

    1. Muito curiosa a posição desse leitor: é como se o problema não estivesse na mensagem e a culpa fosse do mensageiro.

  122. Vou acompanhar o desenrolar dessa história. Minha confiança em JB ja tá no chao. Se ele não se colocar a favor da lava jato e Sérgio Moro claramente, Se usar essa LEI DAS MAOS SUJAS pra proteger o filho, pra mim acabou o governo dele e vou guardar a lembrança dele como mais um cara q não honrou os compromissos com quem o elegeu. Ele nao se compromete com as reformas, fala muita bobagem e nos envergonha o tempo todo. Tou cansado disso.

  123. Excelente reportagem! Parabéns! Dia 25, a favor da Lava Jato, Moro, Receita, PF, COAF, Dallagnol e procuradores alinhados à Lava Jato! Votei em Bolsonaro contra PT e a favor combate corrupção e crime! Desalento total! Maioria decepcionada e desistindo até de conversar sobre acontecimentos no país! Triste e preocupante!

  124. Eu não vou formar minha opinião ainda. Antes quero ver se isso tudo vai acontecer mesmo. Mas se acontecer, ficará mais claro que, para Bolsonaro, o instinto de proteção paterno fala mais alto que sua palavra com milhões de Brasileiros. Se ele realmente fizer esse movimento, terá sua figura política diminuída e Sergio Moro passará a ser o único ser confiável e teremos que convencê-lo a se candidatar presidente.

  125. Demorou 7 meses para o “bolsomito” dos otarios, mostrar quem é: se mistura a bandidagem! Moro para presidente, o resto é pilantragem!

  126. Nunca antes na história deste país houve drama tão relrvante: liberar os corruptos pra agir sem risco de serem investigados OU impedir a falência falência moral da Nação. Quem decidirá será Jair Messias Bolsonaro.

  127. Bolsonaro foi feito refém de Maia e Toffoli, sem perceber que eles visavam interesses próprios. Qualquer Presidente poderia sofrer isso, mas quem estiver 100% com a ética e a justiça não aceitará e denunciará o golpe ao povo brasileiro. Estamos diante de um golpe de estado pra acabar com a justiça no país. Espero que nosso Presidente saiba agir, doa a quem doer, e não entregue o Brasil aos corruptos.

    1. Bolsonaro está sendo perseguido implacavelmente pela mídia e os esquerdistas! por isso tem q se defender!! o poder e bruto! ele e mais esperto do q aparece!!

  128. Apesar de não ter votado do mito (votei em Amoedo e anulei no segundo turno), torço para que, no plano macroeconômico, o seu governo dê certo. Sinto-me, assim, isento para falar sobre o bando de analfabetos políticos que compõe o exército de bolsomínions. As coisas acontecem do jeito que acontecem por causa da mediocridade da capacidade analítica desse bando de imbecis, comparável apenas à imbecilidade dos defensores do molusco. Maniqueístas, aprendam: nada é 100% bom; nada é 100% mau.

  129. Duvido. A reportagem tem seus méritos, mas impossível acreditar que Bolsonaro vá trair seus eleitores por medinho do Toffoli ou outro pateta do STF. Sem lógica. O fato, por exemplo, dele se encontrar com Toffoli, é uma questão institucional. No máximo, uma tática política. Espero que a Crusoé não trilhe o caminho da Folha ou Veja. Espero continuar a minha assinatura.

    1. Ele não irá “trair seus eleitores por medo do Toffoli”. Ele só não quer que seu filho deixe de comer “filé mignon” pra comer quentinha. Lamentável de qualquer forma. Eu votei nele no segundo turno e lamento não ter tido outra opção. Esperava que por trás da figura polêmica houvesse uma integridade maior. Mais do mesmo!

    2. Acredito que se trata de estratégia, assim como ele fez com Rodrigo Maia para ser votado a reforma da previdência, mas espero que realmente ele parta para cima dessa cambada que só quer destruir o Brasil.

    3. São apenas os fatos, está tudo ai na nossas fuças, se prefere a alienação talvez seja melhor seguir o rumo!

  130. Texto terrivelmente assustador, por expor uma evidência em que não se quer acreditar. Os fatos se subordinam e é lamentável o contexto de que, infelizmente,sob a necessidade urgente de proteção do filho,foi usada uma expediente "massa de manobra"que tornou o Poder Executivo, refém da chantagem do Crime Organizado.Espero que as futuras ações do Presidente desmintam todas essas hipóteses nocivas e que mantenha a dignidade da confiança nas suas decisões.

  131. O poder de um Presidente é limitado a basicamente cumprir o orçamento. Congresso e STF têm muito mais. O Congresso colocou essa batata quente da Lei do Abuso/Impunidade no colo dele depois de aprovar pedidos do planalto. Se vetar, e deve vetar toda ela, o congresso terá que abrir o tema pra discussão, sem a manobra do Maia, e haverá chance de suspensão da mesma. Senão, adeus país sem corrupção. Estamos assistindo ao terror do poder de fazer leis, e decidir quem pode ser investigado, nas mãos de

  132. Não é por causa de 2 conversinhas que quem votou em BOLSONARO muda de opinião. Quem fala que votou nele e tá arrependido é porque votou no outro. Não caio nessas conversinhas. Sou da opinião que temos um bom presidente e bons ministros, porém o resto do estado corrupto e aparelhado lutando com todas as armas para se defender, inclusive a imprensa

    1. Lembra dos mortadelas do PT? Então, até hoje juram de pé junto que o Lula é inocente e não existem provas. Você, com sua certeza tirada da cartola, mostra que tal alienação da realidade dos fatos não é somente doença de esquerdista. Fanatismo cega e emburrece. Torço para que acorde desse delírio bolsonariano e se junte aos conscientes e despertos, para insistir e fazer pressão para que o JB17 volte atrás nesse pacto diabólico com a ORCRIM.

  133. Se essa reportagem se configurar como de fato, será triste para os brasileiros, em especial aos que apostaram na continuidade de combate à corrupção! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  134. Uma pequena correção: Eduardo não falou em tanque para fechar o STF, e sim "Você não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo."

  135. O pedido de suspensão das investigações sobre Flávio Bolsonaro foi requerido para reparar uma ilegalidade em curso, ou seja o COMPARTILHAMENTO de movimentação financeira e fiscal sem autorização judicial naquele momento. A petição ficou na gaveta até ser conveniente a tofoli decidir a fim de se proteger no mesmo despacho e parecer que foi a Flávio. O que poderia ter sido validado só pra um caso ele generalizou protegendo a todos em casos assemelhados.

    1. Thiago você não sabe nada de instituição, os poderes são independentes, se o Bolsonaro ser opinião será intromissão em outro poder! 😤

    2. Começou com esse caso específico que o toffoli usou para também se safar. Mas nao vimos o nosso JB17 manifestando contrariedade depois, pelo contrario, a relação entre os dois se estreitou e os ataques a Moro e Dalagnol aumentaram de intensidade com a conivência do JB17. O que dizer do COAF indo para o BC para agradar Toffoli e Maia? Tem que ser muito ideologicamente fanatizado para não querer enxergar o óbvio, bolsonaro fez um pacto diabolico para ferrar com Moro e a Lava Jato!

    3. Mas se nao houvesse o pedido de flavio, teria feito o mesmo.

  136. Ao iniciar leitura desta matéria acometeu-me uma ânsia de náuseas. É mais idiota combinação de hipoteses improváveis com insinuação de fato não ocorrido, cito pelo menos um o qual quase vomitei: que a decisão de tofoli atendeu a um pedido da defesa de Flávio Bolsonaro para esconder suas movimentações financeiras. Isto não é verdade, quando a defesa de Flávio Bolsonaro requereu a suspensão da investigação o seu sigilo fiscal e bancário já estava sendo compartilhado com os repórteres da globonews.

    1. Pior cego é o que faz questão de não enxergar a realidade nua e crua. Lendo seu comentário me lembrei dos mortadelas petistas, acredita que até hoje acham o Lula inocente e que nao existem provas contra ele? Fanatismo ideologico emburrece...

  137. O Presidente só convidou o Juiz Sérgio Moro para conseguir votos. Agora está pondo o Ministro prá escanteio. Sua máscara caiu, Bolsonaro !

    1. Vá se informar meu amigo, está em risco o destino de um país, isso não é conversa de botequim!😤👊💪

  138. Moro tem que deixar o governo, se filiar a um partido politico e entrar para o executivo já nas próximas eleições, como prefeito da cidade que quiser. Bolsonaro precisa entender que metade dos eleitores dele, não eram dele, mas do Moro,e da Lava Jato. Perdei Bolso!

    1. Prefeito? Moro vai se candidatar a presidente do país. E vai ganhar!

  139. Se essa reportagem se concretizar, temos que abrir os olhos, porque o Brasil e os Brasileiros estamos em perigo. E o Traidor principal será o nosso Presidente. Que horror...... Temos sim que ir para a rua novamente....

    1. tb estou sentindo a falta do Gen Heleno , tanto ele como Gen. Mourão estão muito silenciosos......

  140. É , parece que o Ciro tem razão . Quem elegeu Bolsonaro foi o PT com seus desmandos , roubalheiras e achincalhes . O cruzamento de Lula com Dilma pariu Bolsonaro que deve superar os dois .

  141. Vamos ver qual vai ser a atitude do Presidente... está adiando muito a nomeação do Procurador Geralm indicando o Dalagnol! Apoio explícito à Lava jato é fundamental. Detonar o país para defender um filho e prestigiar outro é inaceitável.

  142. O lema Brasil acima de tudo e Deus acima de todos , esse Deus não é Bolsonaro . Se ele vetar por vetar a lei de abuso de autoridade, e não reagir energicamente se o vetos forem derrubados na câmara , que é uma probabilidade alta disso ocorrer lá, ele estará dando a prova para nós que esse acordo existiu e está em curso . Votei nele por acreditar no combate à corrupção , se sucumbir à essa corja serei o primeiro a estar na rua pedindo seu impeachment pode ter certeza . Aguardemos as cenas a ver

  143. JB17 traidor da pátria! Não adianta pedir para o Carluxo mandar o exército de bozistas lobotomizados virem postar aqui em sua defesa. Vendido! Estamos com Sergio Moro, Dalagnol e Lava Jato! Ainda é tempo de se arrepender, pare de interfirir na Receita, PF e deixe o COAF com o Moro! É isso que seus eleitores querem. Ou vamos as ruas exigir sua cabeça junto com as dos chefes da ORCRIM com o qual vc fez um pacto diabólico para proteger o imbecil do seu filho corrupto!

  144. Minha avaliação é esperar 1 ano para ver no que deu. Quanto a Moro, Deus deu -lhe uma missão e não um cargo. Enfrentar bandidos e interesses escusos não é mole. Agora se Bolsonaro precipitar e fritar Moro, com certeza seu eleitorado não irá aceitar. Votei no Bolsonaro contra o PT, a esquerda corrupta e ideológica, a favor de Moro e Lava jato.

    1. Luis, aqui é o outro Luís. Do jeito que está o golpe em andamento, de dentro das instituições e pro impunidade e pró corrupção, se nada for feito para neutralizar estas orcrims incrustradas em todos os niveis de todos setores, a esquerda e o centrão corruptos poderão voltar ao governi, logo, logo. Fingiram uma briga no impeachment, mas agora com o Supremo legislando e executando, se bobear, anulam tudo e fazem uma eleição depois de soltar o Lula. Não é teoria de conspiração. A situação é grave.

    2. Não precisará de tanto tempo , vamos acompanhar os vetos e como ele reagirá se os vetos forem derrubados na câmara , fato bem provável de ocorrer lá Se vetar e não reagir com energia aos vetos derrubados , veremos que vetou para a torcida e para inglês ver . Moro , PF , Coaf e receita federal que fiquem alertas , pois também estamos de olho

    3. Daqui um ano o JB17 ja tera enterrado de vez a Lava Jato e o Lula estará solto. A hora é agora de cobrar o JB17 vendido para voltar a tras nas decisoes esdrúxulas e salvar a Lava Jato.

  145. Votei nesse governo e ainda estou acreditando nele, contudo se isso que está descrito aqui se confirmar será o maior estelionato eleitoral que já vimos . Fiz campanha e briguei em varios grupos de WhatsApp , deixei de falar com muita gente . Agora o prazo de Bolsonaro está curto e se dará nos vetos à lei de abuso de autoridade e como ele lidará se os vetos forem derrubados, se vetar só pra torcida e depois não reagir se for derribados esse vetos , será a clara acomodação que se vendeu

  146. Não é nesse Bolsonaro que votei para presidente!!! O que está ocorrendo é simplesmente intolerável!!! Converte 57 milhões de eleitores brasileiros em otários!!!

  147. Bolsonaro sucumbiu a esse bando de corrupto pra salvar o filho também corrupto. Já era, os bons vão deixá-lo só, últimos dias tem demonstrado uma agressividade incomum. Olha um novo Janio se formando.

  148. Preocupante, esse monte de lixo está cada vez mais se apoderando das instituições. O Bolsonaro NÃO foi eleito para isso e sim para ACABAR COM ISSO.

  149. Eu acreditava muito nesse governo. Acho que o Moro precipitou e entrou num barco furado, como todos os eleitores de Bolsonaro. É chegada a hora dos militares abandonarem esse governo antes que percam toda a credibilidade construída em longos anos.

  150. Acho que estão tirando conclusões precipitadas, afinal o Bolsonaro tem caráter, nunca se juntaria com corruptos para qualquer coisa que seja... até para livrar filho. O Flávio tem idade suficiente para assumir suas responsabilidades e sabe que seu pai perderia toda e qualquer apoio da população brasileira se isso acontecesse. Por isso, NÃO ACREDITO, ainda mais que, por várias vezes o "Antagonista" já fez várias matérias descabidas.

    1. Com certeza, não vão desacreditar Moro com essa falsa narrativa!

  151. Caso Bolsonaro caminhe nesse sentido vai perder cada vez mais prestígio e capacidade de governar, se ele não é corrupto e apoia o filho que é da na mesma.

  152. Votei no Bolsonaro, como grande parte do seu eleitorado, não pelas opiniões estranhas dele, mas principalmente porque ele veio com o discurso de ser honesto e contra a corrupção, além de ser o único que poderia tirar o PT do poder. Por causa do filho, ele trai todo o povo que votou nele acreditando que ele defenderia a Lava Jato? Que papel horrível ele está fazendo se unindo ao que tem de pior no STF!!! Falta dignidade.

  153. Déjà vu !! Certamente, assim como eu, o ministro Moro estará pensando sobre as vicissitudes passadas pelo juiz di Pietro que deflagara a operação "mani pulite" até chegar ao senador por vida Giulio Andreotti. Mais ainda, a passagemdo juiz di Pietro na política italiana se defrontando como o poderoso Berlusconi.

  154. Precisa ser iniciado o relógio dos dias restantes do governo Bolsonaro. Já era. Quanto ao Moro, deve cair fora dessa arapuca. Ele não precisa disso pra se manter.

  155. Com o know how dos Bolsonaros (ou Bostanaros ? ) o Brasil vai virar um grande Rio de Janeiro . Além do know how em se enriquecer podem contar com a assessoria do Sergio Cabral .

    1. Nao, o JB, ta assinando o seu proprio pedido, de traicao, a patria amada, quando defende o filhote, e se alia a tofoli, mendes, maia e kulumbre, tudo o que nao queriamos. Com o advento da democracia, passei a nao acreditar em politicos, JB, se apresentou como uma salvacao, com seu discurso anti-corrupcao, apoio a lava-jato. Mentiras, entao, acreditar em quem, ou no que. Apenas, que paiz e esse. Ja era.

  156. Espero que nosso PR esteja só desnorteado pelo tamanho do problema, um filho pesa mesmo, mas vou aguardar que ele não sucumba, não se iguale ao Lula , e sim que abra o jogo da verdade... seu lema... e aguente a dor, essa passará, mas se não aceitar vai ser uma queda livre muito danosa...Deus o ilumine.

  157. Toffoli, Gilmar, Botafogo e MITO. Seja o Presidente do Brasil, não se curve a esses que não tem interesse no Brasil e o povo que sofre. Você , Presidente, tem a oportunidade única de mudar o Brasil e fazer com que esses poderosos sejam colocados a parte da sociedade para o bem de todo povo, humilde e humilhado por tanta esculhambação.

    1. Tarde demais, Júlio. Bolsonaro, em quem votei com toda a minha família, já foi vampirizado.

  158. O Presidente Bolsonaro não pode enganar o povo como fez Lula . Se se confirmar esta acordo com Dias Toffoli , será uma decepção para os eleitores do Bolsonaro . Se não forem vetados os oito artigos que Sérgio Moro sugeriu , acredito que ficaremos muito tristes .

  159. E não existe nenhum sinal que maias, alcolumbres e flavios não continuarão a ser eleitos, e que tofollis e gilmares indicados ao STF... O país está condenado.

  160. estou com 78 anos,sou empresário,e nunca imaginei que meu querido Brasil chegaria a tanta desgraça--brasil não apruma nos próximos 30 anos--que triste--

  161. Bolsonaro é mais idiota do que pensei, ao votar nele. Nem consigo expressar minha indignação com tanto absurdo na área que o elegeu: o combate à corrupção e à criminalidade organizada. a continuar neste passo, irei para a rua contra ele. Evidentemente, não em favor dos partidos reconhecidamente corruptos.

    1. Francisco, que estrategia é essa que reduz orçamento da PF; limita poder investigatorio da receita federal; afugenta investimento internacional (ALE/NOR); pune ministro que fala a verdade que se quer esconder?? Que merda de estratégia é essa?! A propósito, você já defecou hoje esse dejeto de seu cérebro?

    2. Agora já é tarde. Sua inocência ao deslumbre do conto da abolição da corrupção já era previsível antes mesmo da campanha presidencial. A culpa é sua e de todo o resto que votou nesse lixo chamado Bolsonaro.

    3. Não é o que parece ser... O que está acontecendo é uma estratégia muito bem organizada, em que bons frutos teremos no FUTURO... Paciência... Quando se é obrigado a lidar com um número grande de bandidos (esquerdopatas) cede-se às vezes ou recua-se em alguns momentos, para se avançar no momento oportuno! ACREDITEM e CONFIEM! PRA FRENTE BRASIL! MUDA DE VERDADE!

  162. Sr.Ministro Moro, convoque a imprensa e peça demissão do cargo. Está bem claro que o Bolsonaro te relegou a segundo plano. O senhor não vai suportar esse ambiente.

  163. Não é por causa de 2 conversinhas que quem votou em BOLSONARO muda de opinião. Quem fala que votou nele e tá arrependido é porque votou no outro. Não caio nessas conversinhas. Sou da opinião que temos um bom presidente e bons ministros, porém o resto do estado corrupto e aparelhado lutando com todas as armas para se defender, inclusive a imprensa

    1. Roberto boa noite Votei e confiei no Mito, estou bastante preocupado com essa história aqui , o Antagonista não é de esquerda todos aqui sabem disso ok. Eu estou torcendo que isso não seja verdade , pois se for amigo, ele estará perdido e sozinho . A queda será mais rápida do que se parece , ainda acredito nele mas nao poderemos aceitar de forma alguma que essa negociação exista . Meu prazo para ele será nos vetos da lei de abuso de autoridade , ele foi muito raso quando ela foi aprovada

  164. Total e irrestrita decepção com esses atos do presidente da República, simplesmente, deplorável, qual seja, se aliar ao que tem de pior no Legislativo Federal e no STF. Ministro Moro, sugiro que o caia fora desse (des) governo antes que seja tarde demais, pois o Senhor não precisa disso.

  165. Estamos passando pelo pior momento. Quem diria que o governo Bolsonaro sucumbiria ao jogo sujo. Ele era a nossa esperança e por isso votamos nele e no PSL. Está em andamento o maior golpe contra o combate à corrupção, por meio desse acordão nefasto. Precisamos de heróis nesse momento!

  166. Infelizmente, hoje, o capita está com vida curta!!!! Precisa melhorar muito prá tentar se reeleger. Isso é decepcionante!!!!!

    1. Impedimento, baseado no que? O caso Queiroz é anterior ao mandato de Presidente... Ele não pode ser processado por isso. O filho dele poder ser um assassino, que impeachment nao é iniciado. Ele precisa fazer uma merda colossal para ser processado...

    2. Reeleger? Precisa primeiro escapar do impedimento iminente. Não passa deste ano!

  167. Rio - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quinta-feira 01/11/2018 , que o juiz federal Sergio Moro comandará um 'superministério da Justiça' . Ele confirmou, em entrevista a emissoras de televisão, que o magistrado também terá nas mãos "parte" do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atualmente vinculado ao Ministério da Fazenda. A ida de parte das atribuições do orgão para o Ministério da Justiça teria sido um pedido do próprio Moro.

  168. Esta manchete e respectiva materia são dignas do O Globo e Folha/UOL. Vamos com calma. Esperem os fatos acontecerem antes de fazer boatos maldosos de redação PCBÂO!

    1. Bolsonaro = PT.... Quanto mais tempo demorar pros eleitores acordarem, mais difícil será nos livrarmos da bandidagem.

  169. Esta é a transcrição do discurso do Bolsonaro quando nomeou Sérgio Moro - Em 8 meses decepcionou seu eleitorado , seu m... , seu b... ,

  170. É um superministério da Justiça', diz Bolsonaro sobre pasta entregue a Moro. Juiz da Lava-Jato vai escolher diretor da Polícia Federal e assumirá COAF Jussara Soares 01/11/2018 - 13:06 / Atualizado em 01/11/2018 Eu não vou interferir em absolutamente nada que venha a ocorrer dentro da Justiça no tocante a esse combate à corrupção. Mesmo que viesse a mexer com alguém da minha família no futuro. Não importa. Eu disse a ele: é liberdade total pra trabalhar pelo Brasil - disse Bolsonaro à RecordTV.

  171. Em resumo, o presidente se aliou ao petista supremo, a Eminência Obscura da "república", para salvar a pele de um filho. Se ele fez isso por um imagine o que não fará pelo outro, caso se meta em algum rolo em um outro país.

  172. A reportagem tem cabeça tronco e membros. É, de fato, preocupante. Será que Bolsonaro vai aderir ao PT por "amor" ao filho? Será uma decepção monumental e inesquecível. PQP...

  173. Não foi ele que colocou Toffoli lá. A quadrilha é grande, não se acaba facilmente com essa estrutura. Mesmo tendo uma caneta BIC

  174. Infelizmente, cheguei à mesma conclusão dos outros comentaristas desse c elucidativo artigo da Crusoé. O nosso íntegro Presidente dá sinais de não o ser mais com esses adiamentos de nomeações que viriam constranger os intocáveis inimigos da Lava Jato. Traição ! Tudo para o seu filho ser Embaixador. Por isso e para satisfazer seu ego tem desprestigiado o seu maior Ministro e o melhor Procurador da história do Brasil. Estupefata!!!

  175. Achei a reportagem tendenciosa. A acusação contra o filho de BOLSONARO não se sustentaria, houve erros escandalosos da acusação. Não precisaria se ligar ao Toffoli por isso. Esse sim aproveitou para livrar seus comparsas tendo como falso pretexto livrar o filho do presidente. Qual seria a outra opção então? Bater de frente com o presidente do STF?Aí então seria acusado de ditador ou de não respeitar as instituições. Difícil contentar todo mundo. O fato é que está incomodando os criminosos

    1. Não tem nada de tendenciosa ... é a verdade... Bolsonaro fez um acordão para salvar a pele do filho ... se não tivesse culpa no cartório não precisaria recorrer a artimanhas jurídicas .

  176. Bolsonaro está decepcionando seu eleitorado que acreditou que ele seria diferente...Corrompeu-se para salvar seu filho Flávio , vendeu a alma para o diabo...parecer que não tem jeito. General Heleno , General Mourão, Ministro Moro ,por favor, manifestem-se !!!!!

  177. A pista acabou. Está na hora de Moro sair do governo tantas são as evidências de que Bolsonaro foi cooptado pelo lado podre da política da câmara, senado e STF. Moro deve se transferir para, talvez, os Estados Unidos e voltar em 2022 para ser o presidente que imaginávamos Bolsonaro seria.

  178. Disso tudo, resta-nos torcer para que as reformas da previdência e tributária passem no congresso e a economia decole. Só isso vai manter a esquerda longe em 2022 (vide Argentina). Isso não significa que queremos o Bozo novamente lá. Que essas presepadas dele sirvam de munição para os VERDADEIROS LIBERAIS em 2022!!!

  179. Infelizmente mais uma vez o povo e feito de palhaço. Infelizmente fui obrigado a votar no "caçador de marajá "pois era ele ou o PT....deu no que deu....todos esses anos votei contra o PT.... Agora , esperava um governo sério....ministros competentes foram nomeados,mas....esses acordos para "tirar parente na garupa", está levando esse governo....ao " mais do mesmo". A reforma da previdência já foi um acinte.Quem pagou foi o trabalhador.Funcionários públicos,judiciário ,continua o mesmo.

  180. Miguel: Bolsonaro caiu na armadilha do STJ e está comendo nas mãos deles assim como do Maia e do Alcolumbre. Acabou -se a esperança do Brasil e dos Brasileiros. Só existe uma saída fechar o congresso dissolver o judiciário e começar tudo de novo e colocar os bandidos na cadeia.

  181. Oxalá nao seja verdade. Se isso for, como posso ver as lives do Presidente que semore admirava pela autenticidade. Esatarrecido com isso...se houve isso...acabou a credibilidade e goveenabilidade. Estou frustrado.

  182. Maia, Toffoli e Bolsonaro, personagens do acordão. É triste, mas a inércia do PSL na votação da lei pro bandidagem do Maia, os elogios do Bolsonaro ao Maia e o silêncio do Bolsonaro diante dos abusos do STF são provas dessa tragédia que jamais como eleitor do presidente eu poderia imaginar com 7 meses de governo. Já sinto saudade do Gal. Mourão. Resta saber se Moro está nesse acordão, caso contrário acho que vai se mudar para os EUA.

  183. Se for verdade é o início do fim do governo, bolsonaro foi eleito para acelerar lava jato e estou começando a sentir que elegemos um farçante

  184. Infelizmente está chegando o dia em que Sérgio Moro deixará o governo, não tem mais espaço, o Presidente por problemas pessoais está enveredando para um caminho que tanto criticou. Como vai explicar aos seus eleitores, dentre os quais me incluo, se Moro deixar o governo?

  185. Inacreditável, é o pior dos piores flertes, lamento pelo nosso País, depositei toda confiança em Jair Bolsonaro, Dr Sérgio Moro deve sair desse siribolo, não combina com ele! !

  186. Moro saindo do governo, acabou o governo, simples assim. Não haverá estabilidade econômica porque não haverá segurança jurídica, assim como não há. isto é a explicação do porque a economia não decola mesmo as reformas sendo colocadas. Quem me conhece sabe que nunca gostei do Jair Bolsonaro deputado e não mudei de opinião quando foi promovido a presidente. Votei contra a esquerda,PT, PSOL, PCO, os que estão sempre no poder PSDB, MDB, DEM etc.

  187. Para proteger o filho senador, BOLSONARO está fazendo o que tanto criticou nos governos anteriores, SE VENDENDO AOS PODEROSOS

  188. Bolsonaro é apenas o represente da vez, se não cumprir sua missao de lutar contra a corrupção e aliar-se aos poderosos e intocáveis de sempre, terá o mesmo destino dos demais. Vai atrasar a luta por um Brasil melhor e mais honesto, mas não vai impedir. Vai perder a oportunidade histórica. Melhor, e perdoável, seria ele e sua família assumirem os erros, em lugar de aliarem-se aos intocáveis, para varrerem a sujeira para baixo do tapete.

  189. Sera que o presidente nao esta notando que com essa historia do filho estao jogando an suas costas aquilo que sempre queriam, inclusive o Rodrigo,Eles o estao emparelhando e bom lembrar que assim fizeram para impedir a reforma da previdencia do Temer.Sera que a historia se repete.O presidente manda porem ninguem faz nada sozinho.O Moro merece respeito,admiraçõa e uma estatua.Se estão reclamando e como diz o proprio presidente é que entao no caminho certo.Quem não deve não teme.P

    1. Raciocínio tacanho, digno de um mortadela petista. Colocaram Lula acima de Deus e se ferraram, vai fazer o mesmo com seu messias de barro agora? Pensamento de gado é foda...

  190. excepcionalmente, essa matéria deveria ser franqueada a todo público brasileiro e não somente a nós, assinantes. muito importante dar esse conhecimento a população. como eu, muitos votaram nesse governo

    1. Também acho q essa matéria deveria ser do conhecimento geral de toda nação.

  191. Foi exatamente essa postura a favor de um país justo, íntegro e a favor daquilo que é, simplesmente, correto - independentemente das personagens envolvidas - que assinei e mantenho a assinatura desta revista. Doa a quem doer, com as consequências que tenhamos que ter para termos um país limpo, íntegro e, finalmente, repleto de oportunidades às gerações futuras. Espero que estejam errados em relação ao presidente... vejamos o que se desenrolará nos próximos dias.

  192. O povo não vai perdoar na próxima eleição, se os Deuses existem teremos candidato digno nas próximas eleições e olha o Moro como vice, podem anotar.

  193. Não façamos pré julgamentos. Para um presidente no Brasil, poder fazer tantas reformas como são necessárias, tem que ter apoio dos outros poderes. Para governar é preciso diplomacia. Avançar aqui, ceder ali. Não acredito que, o presidente que escolheu Sérgio Moro, concorde em que haja retrocesso no combate à corrupção. Se Bolsonaro fosse ruim para o país, não teriam querido mata lo. Calma gente! Governar é um jogo. Confiemos no presidente. Não façamos pré julgamentos. O inimigo está à espreita.

    1. Sinto muito, mas o texto explica tudo o que está acontecendo. Perdemos a maior oportunidade de separar o joio do trigo. Votei no Bolsonaro. Não esperava o papelão do filho. Já era.

    2. Maria, já erramos antes, por não exercermos julgamento prévio. Eu fui um grande apoiador do Bolsonaro, mas confesso que a cada dia que passa, estou mais descrente. As atitudes do Bolsonaro indicam a mudança de rumo dele. Primeiro, ele vai proteger o primogênito a qualquer preço, segundo, o absurdo de indicar filho totalmente inexperiente para o cargo mais importante nas relações internacionais (EUA), por ultimo, não agir conforme se espera, para proteger um de seus principais ministros Sergio.

    1. Precipitada??? Tá parecendo petista falando! O que se vê é o que a reportagem esclarece! Bolsonaro está chutando o balde para salvar o Flávio. Já era reeleição, só se salva o Moro e alguns outros poucos. Não votei Novo porque achei imaturo, mas é o que sobra!

    2. Os robozinhos fanatizados do Carluxo estão a todo vapor hoje aqui. Perde tempo nao Suzana (Carluxo), aqui não tem espaço para essa lavagem cerebral feita a base de muita merda prendida para ajudar ao meio ambiente.

    3. Precipitada, Suzana? Em que época você vive? Elegeu Bolsonaro pra ele “mudar isso daí” e está satisfeita por ele comemorar a canetada do Toffoli? Votei no Bolsonaro no segundo turno e não estou satisfeito com “isso daí”. A postura dele e de todos os integrantes da Praça dos Três Poderes vai abrir caminho para soltar os petistas e mergulhar o Brasil de volta na obscuridade da corrupção generalizada.

  194. Votei no JB no segundo turno por falta de opção e ser contra a anulação do voto mas já sabíamos que JB não tinha toda lisura que esperávamos de um presidente, vide a funcionária fantasma que apareceu no interior do RJ, qdo perguntado por uma jornalista o que fazia com toda verba da Câmara ele simplesmente disse que "comia mulheres ". Enfim, não é para ficarmos muito surpresos com essas atitudes de seu governo.

  195. Não me arrependo de ter votado em Bolsonaro. Entretanto arrependida de ter assinado uma revista que questiona a integridade do presidente, correto há anos na Câmara e suposto aliado dessa corja imunda... incluo ai a mente de muitos articuladore de reportagens... Segunda feira próxima espero conseguir desfazer o meu erro e cancelar minha assinatura.

    1. Que bom! Tomara que outros que achem que este ou o outro governo é/ foi ótimo, cancelem também. Aí poderemos debater o futuro. Boa sorte!

    2. Que bom ! Estou esperando este dia onde as pessoas que acham que este governo ou os outros é/foram o(s) melhor(es) e cancelem suas assinaturas aqui e em outros jornais. Aí poderemos debater e discutir o futuro com imparcialidade. E não fiquem entupindo com comentários idênticos .... abraço

    3. O óbvio precipitado... minha resposta virá com o tempo... o presidente sabe o que está fazendo...

    4. Impressionante como as pessoas não querem ver o óbvio.

    5. Ser irracional, triste sina de um comportamento de gado, fanatismo cega.

  196. O pior inimigo do presidente é ele mesmo. Não votaremos mais nele, nem a minha familia e amigos. Foi uma decepção para todos seus eleitores, traiu seu eleitorado e nos envergonha, com as suas declarações descabidas e impróprias, para o cargo que exerce.

  197. Parabéns a revista. Votei e tenho apoiado o presidente, porém, essa movimentação muito bem descrita destruirá a esperança definitivamente de um país melhor. Essa pizza não retornará o Brasil ao passado de impunidade, será muito pior. Os bandidos terão certeza absoluta de seu poder sobrenatural nessa república de banana. Pobre povo esperançoso.

  198. Excelente análise dos articulistas, a clareza com que expõem a situação política de Brasília neste momento não poderia ser mais exata. Agora pergunta-se, a quem recorrer? A banda honesta do STF é minoria, a PR vendida pelos interesses do Presidente, o Congresso essa podridão que contamina até quem acabou de chegar. Restam, o povo nas ruas ou os tanques pra tentar manter a Lei e a Ordem. Ah, vamos logo pensando em outro candidato pra 2022, ou antes disso.

  199. Tenho estranhado alguns movimentos do JB, essa reportagem esclarece muito! Espero sinceramente que a Crusoé não seja tolhida de sua função de trazer informações ao público mesmo que isso doa ao povo (me incluo nessa) que votou pela mudança política.

  200. Não acho que seja somente pra proteger o filho. política é jogo de xadrez e às vezes é preciso dar passos pra trás antes de avançar posições. vamos aguardar o desenrolar dos fatos mas com certeza a manutenção do establishment corrupto não é opção para o eleitor do Jair. Aguardemos o avançar dos fatos....

    1. Não são passos para trás, são uma verdadeira mudança de ideais. O cara mudou da agua pro vinho... Esperar mais o q? O Moro saur do governo? A Lava Jato ser dizimada e o Lula presidiário ser solto com a ajuda do seu ídolo traidor? Acorda gado de manobra!

  201. Um prato cheio para canalhada de esquerda se deliciar, não vamos reforçar isso, vide Argentina. É prematuro um julgamento agora apesar de haverem indícios. Esses canalhas dominaram o país por anos, não é tão fácil assim romper essa nojeira toda. Vamos nos manter no conbate e tocar o governo das ruas.

    1. Indícios? Deixa de cretinice gente! O cara afirmou publicamente q o COAF ia para o BC para agradar Toffoli e Maia. Difamou publicamente Dalagnol o chamando de "esquerdista psolista" e tem fritado o Moro constantemente. Nao são suposições e nem achismos, ele traiu descaradamente o povo brasileiro. Deixem de ser mortadelas da direita na defesa de um messias de barro q vendeu a alma de 200 milhões de brasileiros para a ORCRIM para proteger seu filho corrupto!

  202. Não acredito nessa reportagem onde coloca o honra do presidente em xeque, se assim fosse, Bolsonaro não estararia em confronto com os interesses do centrão e da esquerda, vê pra crê.

  203. Minha assinatura não vai ser renovada não . Vcs tão afim de fritar também aos JB . Se juntaram ao coro dos interessados em sua queda . Mas ele não vai cair não !

    1. Também irei cancelar minha assinatura... comentário inapropriado e prematuro contra o presidente

    2. Desculpe Lucia: são os fatos e evidencias. Você precisa melhorar seu argumento. Uma revista semanal não é um panfleto de campanha: ela precisa relatar os fatos e investigar. No dia que ela deixar de fazer isso, aí não assino mais! Mas até lá, enquanto ela cobrir TUDO o que precisa, estou com ela. Quando a Crusoe e O Antagonista desciam o sarrafo no PT e no Lula tava bom né? Pau que dá em Chico, dá em Francisco também. Ou você castiga um filho e poupa o outro?

  204. JB17 vendeu sua alma ao diabo VERMELHO. Vejamos: Aceitou de bom grado mandar o COAF para o BC para agradar Toffoli, Gilmar e Maia; Difamou Dalagnol para não ter de o indicar para PGR; Só tem dado patada no Moro e não tem defendido-o enfaticamente e nem a Lava Jato. JB17 esta manchado de vermelho, sangue dos brasileiros que ele efereceu numa bandeja para a ORCRIM para proteger seu filho Flavio da investigação de corrupção na ALERJ. Só bozista mortadela não enxerga isso.

    1. Suzana deve estar seguindo a risca a recomendação do ídolo dela, segurando o cocô por 1 dia, o problema é q deve ser igual ao MITO, é tanta merda em um único dia q acaba subindo a cabeça e ai diz essas coisas sem sentido. Conselho: volte a cagar todo dia e que se dane o meio ambiente.

    2. tem gente que gosta de fazer revolução... não perde o hábito das visões do passado...

    3. você tem razão só que os brasileiros não vão aceitar isto. Dia 25 estaremos nas ruas.

  205. ‘Il Grande Imbecile’, que todos temíamos o seu despertar, não para de dar as caras. E não tem nada a ver com politicamente incorreto, ou direita à lá OC. Tem a ver com aquele ranço de ‘puta velha’, deputado de mais de 20 anos, improdutivo, corporativo, sempre autorreferencial, que confunde família com o público e que é afeito aos conchavos com os poderosos. Fraquíssimo, demagogo, traidor do povo e da cidadania.

  206. Reportagem excelente. Tudo indica que tais acordos entre Bolsonaro e Toffoli existem realmente; para disfarçar, Bolsonaro voltou ao seu tom mais "autoritário" para agradar seu eleitorado, que está sendo traido. Acho que fomos enganados mais uma vez. Os BANDIDOS reinam no Brasil.

  207. Votei no Bolsonaro e espero que ele não faça ACORDOS com toffoli , Gilmar Mendes, Rodrigo Maia etc etc etc. Bolsonaro não pode ser Mais uma Decepção para os Brasileiros que acreditaram Nele.

    1. Suzana, sei muito bem que vc é cachorrinha amestrada do Carluxo. Aqui nessa revista digital vcs, mortadelas da direita, não conseguirão fazer lavagem cerebral. Não perca seu tempo com isso, vá para o G1 q lá o nivel é igual ao seu.

    2. Thiago... o tempo vai te dar essas repostas... julgamentos precipitados e irresponsáveis... o presidente sabe o que está fazendo e porquê... pegar uma montoeira de ratazanas espalhadas por todos os setores públicos do país ... e quebrar com um congresso quase inteiro de poderosos por indicação precisa cautela e estratégia....

    3. Donisete, o acordo já foi feito. Vejamos: Aceitou mandar o COAF para o BC para agradar Toffoli, Gilmar e Maia; Difamou o Deltan (esquerdista psolista) para inviabilizar sua escolha para PGR; só tem dado patada no Moro e não tem feito defesa enfática dele e da Lava Jato. JB17 está sujo de vermelho, sangue dos brasileiros que ele ofereceu de bandeja para a ORCRIM e assim con seguir proteger o filho corrupto. Só bozista, mortadela da direita, nao enxerga isso!!!!

  208. Estou muito satisfeita em assinar a Crusué. Pena que só tem acesso a essas informações quem é assinante. Votei, oro e torço para que Bolsonaro faça um bom governo, mas se tudo que li aqui estiver acontecendo de fato com total conhecimento do Presidente, o povo que o elegeu, o tirará de lá, inclusive eu.

  209. Cartaz que está bombando no What's inspirado nessa matéria: " BOLSONARO NÃO SEJA O ADÉLIO DA LAVA JATO. RESPEITE O MORO QUE TE ELEGEU".

    1. O Bolsonaro, realmente, não tem como disfarçar é o Adélio da Lava Jato.

  210. Chegará a hora da verdade. Quem não for nem "Bolsonarista", nem "Lulista" mas que esteja interessado no Brasil e no futuro de sua familia, terá uma indicação da verdadeira posição do Presidente eleito para liderar o combate à corrupção. A nomeação do PGR e o veto ou não da lei de "abuso da autoridade" sorrateiramente aprovada no Congresso, deixarão bem claro se Bolsonaro optou pelo "acordão" para salvar o filho e nomear o outro, ou se ainda poderá ser o líder do combate à impunidade

    1. Em 1988, uma banda de rock nacional grava" Tribos e Tribunais" 30 anos se passaram e esta canção está muito atual. Brasil do futuro?

  211. Infelizmente, para todos nós brasileiros, que sonhávamos com um país melhor, parece que o Presidente, como uma galinha choca cuidando de seu ninho , está tomando o mesmo rumo do famigerado " caçador de marajás".......!!!!😳😳😳😳

    1. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono ser libertado...

  212. Bolsonaro traiu a gente! Simples assim. Esse país é, seguramente, o maior produtor de corruptos do planeta! A corrupção é como a Hidra da mitologia grega: corta-se uma cabeça, nascem duas no lugar. Não há espaço para atitudes republicanas. Estamos entre a corrupção e o golpe. Não há terceira saída.

    1. Hahaha! Este João e a tal Suzana são robôs da quadrilha do Carluxo! Respostas automáticas cretinas! A eleição de Bolsonaro teve duas finalidades principais: Jogar o PT na lata de lixo da história, e construir um Brasil melhor! Infelizmente, somente a primeira será concluída. A segunda ficará para 2022, com Moro presidente! Que Deus salve o Brasil!

    2. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono ser libertado...

  213. #ImpeachmentDeDiasToffoli #ImpeachmentDeGilmarMendes . O peixe morre pela boca e nesse quesito, Bolsonaro é suicida. Espero que os “bolsonarisgas” fanáticos, tenham caído em juízo. #VetaTudoBolsonaro

    1. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono corrupto ser libertado

  214. acho que está na hora de o presidente arrumar alguma função pra o addad e Manuela que vergonha, será que coloquei meu voto no lixo.

    1. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono, ladrão, ser libertado

  215. Sr. Presidente, Leia o comentário de um leitor de O Antagonista: 16.08.2019 22:40
JB mudou o lema do governo para ? Meus pimpolhos acima de tudo, meu umbigo acima de todos? Na verdade, provavelmente, é isso que ele sempre pensou... Não será perdoado em 2022.

    1. Qdo JB prometeu um governo transparente, era na verdade apenas um 'governo traz parente'!! :/

    1. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono ser libertado!

    2. Como não entendeu? Ele quer salval o filho Flávio. O sentimento de proteção paterno está sendo maior que a palavra dele perante a milhões de brasileiros. Convenhamos que ele está em uma encruzilhada pois um pai sempre vai tentar proteger um filho.

    3. Será que vamos ter que ir pra rua pedir a renúncia do JB? Votei nele pra tirar o PT do poder. Já tirou o Haddad. Ótimo! Pode ir de volta pra casa, JB, e pára de querer trazer o PT - via Tófolli - de volta ao poder!!!! Vai pra casa Bolsonaro!!!

    4. É simples.Arrumar a vida dos filhos e deixar todos os familiares na abonança. E os Brasileiros que morram.

  216. Se o Presidente escantear o Min. Sérgio Moro vai ser o começo do fim deste governo. Eu passarei a fazer oposição, porque não vou mais acreditar que o Presidente é uma pessoa séria e honesta.

    1. estou decepcionada com o que li e vejo o presidente falando muitas bobagens ,que por mais que ele diga que é o seu natural,ainda acho que um pouco de moderação, so seria melhor para um presidente vou aguardar e esperar os proximos acontecimentos para ver se deixarei de apoiar o presidente.Me sinto enganada

  217. Tem muito esquerdopata e isentão por aqui torcendo por uma escorregada de Bolsonaro , nem que isso custe a perda da esperança de um país com futuro . Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Tá muito cedo para vcs rirem. O choro continua livre.

    1. Renato, acorda bozista retardado! Teu MITO escorregou faz tempo! Virou um cachorrinho da ORCRIM para poder proteger o Flavio. Afirmou q vai mandar o COAF para o BC claramente para agradar Toffoli e Gilmar, difamou que Deltan é "esquerdista comunista" para tirar ele do pleito para PGR, só dá patada no Moro e não faz defesa enfática dele e da Lava Jato. Virou um verdadeiro TRAIDOR DA PÁTRIA! Se manchou de vermelho, sangue dos brasileiros q ele ofertou para a Orcrim em troca de salvar o Flavio.

    2. Virgínia, pelo visto você é ligada a Bolsonaro. Na sua opinião, ele deve ou não vetar, integralmente, o projeto de lei de abuso de autoridade?

    3. Acordem! O presidente está cavando a sua cova. Para livrar seu filho da justiça firmou um pacto com o petista Dias Toffoli. E assim a dívida será paga com a destruição da Lava Jato. Leia as reportagens: Jair Bolsonaro está interferindo na Receita Federal, na Política Federal, e pretende indicar o petista amigo de Dias Toffoli, André Mendonça da AGU, para o STF.

  218. Ja esta ficando claro. Bolsonaro, começando a decepcionar. Agora ta numa encruzilhada. Ou fica com poucos ou trai a maioria dos eleitores. Sergio Moro sairá fora , e muita gente vai com ele. Governantes acima de tudo Deus e o Brasil abaixo de todos.

  219. O pior eleitor que o Brasil teve desde 1.500 chama-se BOLSOMINION IDIOTA, pois conseguiu superar até o analfabeto na burrice de escolha. Merece uma Emenda Constitucional com tal título. Conseguiu colocar um presidente pior que o Luladrão. PARABENS, BOLSOMINION IDIOTA!!!!!

    1. Miguel e João, dois calhordas, dois bolsominions, dois imbecis.

    2. Caro pão com mortadela, você quer continuar lambendo o rabo do Lula ladrao e da organização criminosa do PT e puxadinhos! Faz isso de Cuba ou da Venezuela. Odeio desonesto feliz

    3. Cala-te. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono ser libertado.

    4. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. d) o Bolsominion idiota. (EC n. x/2019)

  220. Nenhuma novidade na matéria. Trata-se apenas de uma compilação dos fatos que estão há semanas na imprensa. Para mim, esta virada do bozo em favor dos filhos e contra a nação já estava mais que evidente. Mas o que esperar de uma figura abjeta, rasteira e ignorante como ele?

    1. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono ser libertado

  221. Parabéns Crusoé conseguindo tbm colocar o povo contra o presidente. Quem conhece e vcs tbm sabem que o Presidente é um militar e todo militar é estrategista. Com 3 poderes independentes, só lhe resta o ditado. Qdo vc não pode com o inimigo se una a ele. Estratégia se chama isso!!

    1. kkk, a estratégia é una-se ao inimigo para salvar o filho da justiça

    2. E caso este tenha rabo preso, garanta o Flet dos 'filhos meus', a estratégia é se submeter aos demais poderes e agradar a tds eles de bom grado, esquecendo q estes eram os que seus eleitores queriam execrar, varrer dos poderes e salvar a LajaJato e Moro.

  222. Ter um simplório na presidência é complicado, mas defensável enquanto suas intenções eram afastar as práticas nefastas que destruíram o Brasil. Tirar o apoio da lava-jato e se alinhar com Toffoli é um preço alto demais pra pagar para proteger seu filho Bolsonaro. Mais uma vez quem pagará essa conta são oa brasileiros que depositaram esperança na mudança que foi prometida na campanha.

    1. Estratégia pode dar a impressão de entreguismo. Se não fosse assim, não seria estratégia. Não é monarquia: é república e democracia. Tem que articular pra ganhar. Recua pra avançar.

    2. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono ser libertado

    3. Outro ditado que tb se encaixe a sua teoria, de ceder aos neo coleguinhas dos 'poderes': 'Se o estupro é inevitável, relaxa e goza ?!' No caso ele e as crias garantem o gozo e seus Filets cedendo e os estuprados somos nós, os trouxas eleitores. :'(

    4. Rildo é um robozinho do Carluxo, fica se repetindo com os bracinhos de mola balançando

    5. o presidente há muito descobriu que não tinha cérebro pra ser militar. Saiu ainda capitão pra ser um sindicalista e político. Ele mesmo disse "eu sou assim mesmo, não tem estratégia". Infelizmente estamos muito mal.

    6. O Presidente Bolsonaro é um militar. Todo militar é estrategista. São 3 poderes independentes e é necessário que ele se alie. Tem um ditado que diz " Qdo vc não pode com o inimigo se una a ele". É o que está fazendo. O currículo dele nos garante que não vamos nos decepcionar.

  223. A cada dia, a cada jogada da quadrilha de corruptos de sempre e a cada escorregada do nosso errático Capitão, bancando o super Pai, digo, o super Pato no Pacto com a trinca Toffoli & Maia& Alcolúgubre (ops), mais cresce a minha impressão de que faltam ao país Homens (atenção para o ‘h’) e sobram moleques... Mesmo com os mega figurões na cadeia, os canalhas apátridas não mostram nenhum sinal de temor da Lei e de medo da Justiça (talvez por terem seus ‘togados’ de estimação na mesma situação).

    1. Exato Águia, os criminosos sabem que estão com as costas protegidas e pegaram a fraqueza do JB, um filho enrolado com a justiça e outro batendo pé para ir para os EUA.

    2. Ótima esta matéria, excelente resumo de uma situação que de tão exdrúxula e obscena, coloca o país a um passo do abismo anticonstitucional. Só acresceria detalhes como o fato do Toffoli, tão extremamente esperto quanto inculto juridicamente, ter sido reprovado 2 vezes em Concurso para Juiz e de estar por traz (ops de novo) do Maia neste relampejante e vil PL da mordaça investigativo- jurisdicional da Justiça.

  224. O Presidente Bolsonaro é um militar. Militares são grandes estrategistas e isso ele já mostrou. Pelo currículo dele não vai desapontar os brasileiros. Até pq tem um ditado "Qdo vc não pode com inimigo se una a ele" ....evidente que fica mais fácil de derrubar.

  225. Parabéns pela matéria !! É tanta podridão q tenho vontade de vomitar. Gente suja, Toffoli e Gilmar se acham acima da Lei, se aproveitam do cargo para se proteger e esconder os seus ilícitos e de familiares. Se não tivessem nada a temer não reagiriam dessa maneira. Quanto a Bolsonaro para quem o elegeu é uma gde decepção,se aliando a bandidos travestidos de ministro p/salvar o filho. Maia td mundo já conhece sabe o mau carater que é. Difícil ter alguma esperança c/tantos bandidos na cúpula.

    1. Vontade de vomitar foi a primeira coisa que me aconteceu quando comecei à ler esta reportagem!!! Difícil de acreditar. Mas vamos ver o desenrolar dos acontecimentos

    2. Bozistas retardados! A culpa de o presidente se vender para a ORCRIM é de vocês. Colocaram o cara num pedestal e ficaram idolatrando, olha o resultado... Ele nem sabe mais a diferença entre esquerda e direita e certo e errado.

    3. esta matéria não se sustenta, embora a Crusoé desejasse ter o Amoedo no poder, precisa compreender que é o Bolsonaro o Presidente, pois bem, se o Presidente não vetar, ele perde o Moro, simplesmente assim. Então se por ventura ele não vetar, perdera credibilidade e esta publicação terá credibilidade maior, mas se vetar, melhor seria fechar esta publicação, ou deixem somente o Claudio Dantas que é mais ponderado e justo.

    4. Tem que entender que são 3 poderes independentes e um ñ pode interferir no outro, "ingerência ". Bolsonaro é um tremendo estrategista pq é militar. O currículo de Bolsonaro nos garante que não vamos nos decepcionar. Vamos aguardar, ele é muito esperto.

    1. Rildo é cachorrinho lobotomizado pelo Carluxo. Esquece q ele existe e vida q segue.

    2. Carmilton. Ele já perdeu muitos votos com as besteiras que vem dizendo e fazendo. O Rildo acha que por Bolsonaro ser um ex-militar, seria um bom estrategista. JB não ganharia nem guerra de travesseiro. Pensa com o fígado, é destrambelhado, vingativo, irracional, sem caráter e não cumpre com os acordos que fez com Guedes e Moro. Ou seja, errático, inconstante e trapalhão. Tem todos os defeitos para perder a "guerra".

    3. Não esqueça que ele é um militar. Todo militar é estrategista. Obs na reportagem que Toffoli já desconfiou que ele estava minando o STF.

  226. Qual a surpresa? Bolsonaro sendo Bolsonaro.....e tem gente que defende!! Velha política , o outro lado da moeda da esquerda ... Moro 2022

    1. Se não está bom, os muitos derrotistas podem ir para a Venezuela - ou esperar pela realização do sonho de ver o dono ser libertado

    2. Eu defendo. Bolsonaro é militar. Todo militar é estrategista. O currículo dele nos garante que não vamos nos decepcionar.

  227. Este artigo, se verdadeiro, e tem tudo para ser, é a certidão de nascimento do imbecil Bolsonaro, que perde aqui um esperançoso eleitor!

    1. kkk currículo do JB??? Tá de brincadeira, aí que temos certeza que ele está dando um golpe na Lava Jato

    2. Veja primeiro quem escreveu. Entenda que o Presidente Bolsonaro é um militar. Todo militar é estrategista. O currículo dele nos garante que não vamos nos decepcionar.

  228. E quando se fala em chamar os militares todo mundo fica chiando sobre a tal de "democracia". Quem acha que isso aí é uma democracia??? ATENÇÃO FORÇAS ARMADAS!

  229. Como uma reportagem pode decepcionar alguém tão rápido? Continuo acreditando que o Presidente não vai cair nessa armadilha. Dia 25/08 vamos às ruas : Fora Toffoli, Gilmar Pela LAVA JATO !

    1. O retardado do seu presidente caiu faz tempo nas garras da Orcrim. Esqueceu que fará a vontade de Toffoli e Maia e passará o COAF para o BC? Esqueceu do ataque difamatório contra o Deltan? Esqueceu do gelo e fritura constante no Moro? JB17 já virou o cachorrinho da Orcrim vermelha, faz tudo q pedem para proteger o flavio.

    1. Sabe Vera, joga para defender os filhos e o Brasil que seja tomado pelos corruptos novamente.

    2. Já percebemos que o objetivo dele não é o mesmo dos brasileiros que acreditaram e votaram nele.

  230. Não ia renovar a assinatura. Achei por momentos que os editores da Crusoé eram BOLSOMINIONS IDIOTAS. Mas depois dessa matéria, com certeza a renovação ocorrerá. Ei, BOLSOMINIONS CABECAS DE COCÔ, JA DEFECARAM HOJE?

  231. O Bollsonaro tem me representado, ate´ agora avalizo tudo o que tem feito, dito, e polemizado, mas se o que Igor Gadelha está relatando vier a se concretizar, ESTOU FORA, aí é morrer decepcionado com o meu Brasil.

    1. A partir de hoje passarei a chamar o Juvencio de Jumento. Sei que é ser cruel com esse animal, mas o cara conseguiu se superar em ignorância e acefalia. ..rs

  232. Acho a reportagem bastante pontual. Aponta no alvo. Tenho percebido já semanas essa aproximação entre o Bolsonaro e o bandido presidente do STF. E tudo isso para proteger o filho. Esses filhos vão destruir o Bolsonaro. Não é possível que o Bolsonaro não entenda que grande parte da sua votação foi dada por pessoas não virão outra alternativa. Se ele quiser se viabilizar para futuros pleitos deve seguir a risca o que prometeu na campanha. E uma das promessas era o combate a corrupção.

  233. MUITO BOA A MATÉRIA, DESCREVE UMA SITUAÇÃO BASTANTE CONSTREGEDORA PARA UM GOVERNO QUE FOI ELEITO PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO. E O MORO, COMO FICA, O EX JUIZ FOI ENGANADO.

    1. OJMB está destruindo a Lava Jato conchavando com o STF e Congresso, traindo cruelmente seus eleitores, Sérgio Moro, Daltan Dallagnol, a Polícia Federal, a Receita Federal, o Brasil e os brasileiros de bem!

  234. Se tudo isso é verdade e infelizmente eu acho que é, o Bolsonaro está acabado e o Moro não será culpado se cair fora antes de se misturar num esgoto que ficará todas as instituições republicanas e o estado de anarquia que tomará conta do país. Guedes pode dar adeus à recuperação econômica. Quem em sã consciência investiria em um país declaradamente corrupto e com impunidade legalizada? Não vejo o povo se mobilizar.nunca foi tão importante uma demonstração de força do povo. Dia 25 contra o STF.

  235. A pergunta que não quer calar," cadê as FFAA,pra acabar com essa canalhice? Sem elas nada mudará,continuarão a fazer do Brasil um antro de corrupção e os encarcerados sairão com a alma em festa e o coração a gargalhar.

  236. A Crusoé, em todas suas edições sempre fax alarde de possíveis mal feitos de Bolsonaro.O Antagonista publica comentários de Gleisi Hofmann com frequência, dentre outras reportagens Dr conteúdo duvidoso Quem fez acordo com ministros do STF?

  237. É lamentável!!!!!!!!qual será o desfecho dessa saga???? Janaina, Alexandre Vieira, grupo de senadores descontentes, vem pra rua, homens e mulheres do bem, unamo-nos!!!!!! Por q essa corja precisa ser derrubada, incluindo esse lastimável bolsonaro!!!!!!

  238. Hoje rasguei todas as fotos que tinha com Bolsonaro, fiquei horrorizada ,imagine se a Crusoé não tivesse bons jornalistas estávamos todos sem saber.Obrigada , más companhias dá nisso Bolsonaro.o Ministro Fernando Azevedo não é o parente. Primo de Reinaldo Azevedo? Dr Sérgio Moro está só aguardando para cair fora,faz muito bem, sua estrela é muito brilhante Dr. Sérgio nào precisa ficar com falsos.

  239. Alguém.pode me explicar por que a exigência de que as investigações no Coaf ocorram mediante autorização judicial, compromete essas investigações. Outra coisa, o fato de Flávio Bolsonaro ter algum envolvimento na prática de rachadinha que ocorria em seu gabinete é um deslize ético, mas não chega a ser um crime. Bolsonaro teria se colocado nas mãos de Tófolli, como nos faz crer a revista, por esse motivo? Posso estar enganada, mas essa reportagem está parecendo aqueles delírios do Nassif.

    1. E o caso do filho não me parece ser algo de gde magnitude para que ele tenha que ceder a coações. Esse tipo de aliança pode ser simpleamente uma forma de assegurar a governabilidade. Agora, se ele realmente tentar fritar Moro, como a revista vem sugerindo, ele( Bozo) acaba.

    2. Max, a questão é que a exigência de autorização judicial para as investigaçôes usarem dados do Coaf me parece alguma coisa absolutamenre justificável. Caso contrário, esses dados podem servir para levantar suspeitas sobre determinadas figuras, a partir meramente de indisposições políticas, mas entendo tb que se queira burocratizar o processo para lentificá-lo ao extremo e inviabizar essas investigações.A questão me parece ser criar um mecanismo para evitar essa lentificação.

    3. O delírio será seu se não considerar os fatos passados que culminaram na presente matéria.

    4. Peculato?Mesmo que os funcionários fizessem essas "doações" de livre e espontânea vontade?

    5. Criou -se uma burocracia que dificulta o acesso fácil às informações. E quanto a Flávio, se comprovado o crime de "rachadinha" estará configurado o crime de peculato. Portanto perderá ser preso se condenado.

  240. Proteger o filho, contrariando todo o seu discurso de campanha, pode custar muito caro à Bolsonaro. Seria melhor, para o seu governo e para o Brasil, não se envolver na acusação contra o filho. Nesse caso, esquerda está conseguindo seus objetivos.

  241. Bolsonaro e o amigo do amigo do pai do Marcelo formam uma bela dupla de horrorosos. Querem que tudo acabe em pizza. Tanto o governo como o STF são uma vergonha.

  242. Se tudo isso estiver correto, é o fim da carreira política de Bolsonaro. Aliás, se juntando com os presidentes do senado, câmara e STF, será o fim do tão procurado fim da corrupção.

    1. Eu não votei em ninguém, mas , se tivesse que votar eu estaria chateado. No Pt nunca votei e jamais votarei. Hoje sou um DECEPCIONADO com a família Bolsonaro . Está instalado no Brasil o bruto sistema de proteção nunca antes visto. Os 3 poderes deixou a máscara . O resto todos sabem.

    2. E o pior de tudo: é o fim da Lava Jato, tudo para salvar Flávio Bolsonaro. Que Bolsonaro nomeie logo o amigo de Tofolli e Gilmar pra PGR. Pronto: o pacote está completo.

    1. Rita, apenas observe, se informe sobre as atitudes que o JB está tomando, o caminho que s coisas estão tomando, confie em vc e SUA observação, não acredite no que estes jornalistas investigaram e trouxeram como info, mas tb não acredite só no que o Pr. te fala, ele já nos iludiu e enganou. Eu sei que é duro, tb estou sofrendo desiludida. :/

    2. meu Deus, o que será deste país, é inacreditável esse comportamento do bolsonaro não quero acreditar nisso

    3. prefiro ainda confiar em Bolsonaro do que nestas "opiniões " sem fundamento ... esta é mais um "achismo" que vc está engolindo sem água. onde estão as provas que este artigo fala corretamente? Eu não acredito... e é mais um golpe para esvaziar a mobilização do dia 25. pense nisto

  243. Infelizmente o povo começa a perder as suas esperanças a partir do grande acórdão entre os 3 poderes para salvar os seus componentes e o Flávio Bolsonaro,mais um motivo para perdermos a esperança foi a aprovação da lei do abuso de autoridade e valha me Deus o próximo PGR indicado por Bolsonaro , que não seja o sócio de Gilmar Mendes e também preferido de Tófoli..........

    1. O dia 25 não tem nada a ver com o Bolsonaro e sim contra o STF da Vergonha Nacional.

  244. Parabéns pela Reportagem. Muito esclarecedora, fundamental e " Brasileiríssima". Votei no clã, estou começando a ficar ARREPENDIDO. Como dizia meu irmão petista convícto," nada vai mudar" ; acho que ele, até agora, tem razão.Não só mudando mas,piorando.

    1. claro que nada vai mudar enquanto o antigo PMDB, depois MDB e agora centrão continuarem deixando todos de joelhos... há 30 anos são eles que mandam... o Lula tbem se ajoelhou diante do PMDB... e nu joguem vê isto

  245. Com os presidentes pilantras unidos, todos os bandidos do Brasil estarão a solta por mais 4 anos, incluindo o filhão do homem. Haja paciência!

  246. Bolsonaro, salve os corruptos (inclusive seu filho) e entre pra história como um paria ou tenha coragem e salve a população da corrupção institucionalizada e seja lembrado como o libertador do Brasil.

    1. Rita, a sua luta é inglória pois Bolsonaro já mostrou que é um traidor do povo.

    2. Vc devia ficar decepcionada era com a revista que fala sem provas... tudo achismo

    1. O vice que chama Trump de " nosso presidente"? Esse é outro general cagão que decepciona.

  247. Político é tudo farinha do mesmo saco. Todos têm telhado de vidro e aí não podem jogar pedras nos dos outros. Se essa reportagem for tudo verdade a decepção do eleitorado do Bolsonaro é muito grande e o arrependimento do Moro de ter deixado de ser juiz maior ainda. Quem ganha com essa tradição de Bolsonaro é o engomadinho de São Paulo, que se unirá ao Moro e ganhará s eleição em 2022, porque até lá o ex juiz estará fora do Governo.😭😭😭😭😭😭

  248. Bolsonaro está vendendo a alma pro diabo para salvar seu filho. Isolar Moro e Dallagnol e se juntar ao podre STF é o cúmulo da traição ao país e a nós seus eleitores.

  249. É... estou arrasada. Não há mais esperança, Bolsonaro nos traiu, nós que pensávamos que ele havia feito uma aliança com o povo. Fez sua escolha e que arque com as consequências. Deplorável trair toda uma nação por causa de um filho, que, ao que tudo indica, é um desonesto.

  250. Elegemos Bolsonaro para combater a corrupção. Ao se aliar aos corruptos, ele precisará de novos eleitores para 2022.

  251. Esta bola eu já estava cantando há vários dias atrás: estava muito explícito que o Bolsonaro estava se entregando para o Toffoli para salvar o filhote corrupto, que levou vantagem no rachid, ninguém tem dúvida disso. Ele pensa que salva o filho, mas perde a honra e o respeito que todos nós, seus eleitores, ainda tínhamos por ele. 2022 está logo aí, e do Bolsonaro vai sobrar somente a certeza de ter sido um traidor da nossa confiança.

  252. Se prejudicarem à Lava Jato, ao Moro e ao Dallangnol que, ao fim e ao cabo, é o que estão perpetrando, pode esquecer os meus votos nas próximas eleições. # Sérgio Moro # Deltan Dallagnol # Lava Jato # Lava Toga

    1. A diferença é que Bolsonaro nomeou Sergio Moro para governar depois de ter sido eleito e o Doria TENTA usar o brilhante ministro para fazer campanha política a seu favor(do Dória) e do inescrupuloso PSDB envolvidíssimo com tudo isso que está ai, incluindo a responsabilidade por ter nomeado Gilmar Mendes para ministro do STF. Sergio Moro é incompatível com o PSDB e seus cardeais corruptos.

  253. Bolsonaro teve o filho Flávio sequestrado pela Justiça. Toffoli estabeleceu o preço do resgate. O sequestro de Flávio pode estar, em algum grau, sequestrando o próprio Presidente. O preço do resgate fica duplicado. E o Brasil com seu povo acaba pagando com a dura moeda de adiar o enquadramento dos corruptos. Digo adiar, porque é caminho sem volta. Os corruptos apenas ganharão tempo. 2022 é logo ali para termos a chance de sair desta mera transição.

  254. Assim como Lula perdeu a grande oportunidade de se tornar um grande estadista o Bolsonaro está indo no mesmo caminho. A diferença é que agora o povo tem o próprio povo para se informar, além de termos instrumentos como à Crusoe para nos ajudar. A se confirmar tudo isso Bolsonaro com certeza será considerado o segundo maior traidor dos brasileiros. Aguardemos os movimentos do Coaf, Receita Federal e PGR. Aí teremos a certeza para onde está indo o governo.

  255. Toffoli & Bolsonaro... a pior notícia de todas as possíveis vindas de Brasília neste dias. Se JB der mais um passo a favor desse equívoco, reavaliarei meu apoio ao Presidente.

  256. Votei no Bolsonaro mas o caminho que ele está escolhendo não representa a maioria de seu eleitorado. Para mim, bastante decepcionada com o andar da carruagem.

  257. Voltei para perguntar por que a imprensa continua indignada com o nhonho por ter ignorado os deputados que pediam votação nominal, mas ninguém até agora citou o fato do prévio acordo tão bem exposto nesta matéria?

  258. Estou enojada...Se Bolsonaro se deixar levar por interesses escusos, so nos resta ART 142. Se Bolsonaro continuar neste patamar, sera o maior traidor da Historia moderna para o povo de direita...

  259. Vou aguardar a nomeação do PGR e o posicionamento sobre a lei de abuso de autoridade. Juntando com a questão do COAF, vou saber se há um acordão. Seria uma enorme decepção.

  260. Eu não quero acreditar em nada disso, não é possível que isso esteja acontecendo, 58 milhões de brasileiros quebrando a cara, não, não é possível!!

  261. Bem se tudo isso for se concretizando.. , Infelizmente Bolsonara será uma farsa e mais infelizmente ainda a esperança de combate à corrupção vai por água a baixo.

  262. Eu gostaria de saber quem é a fonte? Desconfio que seja a Folha de São Paulo. Então quer dizer que 8+9=6+7. Besteirol.

  263. Bolsonaro poderia realmente ter iniciado um ciclo de recuperação econômica para o país. Se o que a matéria sugere refletir a realidade dos fatos, estaremos pior do que nos governos anteriores. Roubaram muito, mas havia o que roubar.Agora os caixas estão vazios mas os privilégios continuam. Diante do quadro de boicote a todos os órgãos de controle, não haverá quem queira investir aqui. O Presidente derrete e nossas esperanças também.

    1. Bolsonaro é presidente de que mesmo? A corrupção no Brasil é endêmica. Na Itália na época do processo anticorrupção "mãos limpas", aconteceu o mesmo que vai acontecer com a "lava-jato". Aqui todos são iguais perante o roubo e desiguais perante a lei. Depois do caso do filho, Bolsonaro está perdido. 58 milhões de brasileiros se ferraram.

    2. Pior não, porque seria impossível. Mas seria mais uma oportunidade desperdiçada pelo Brasil. Muito desanimador. . .

  264. Resumindo, o presidente Bolsonaro está sendo chantageado pelo STF que usa o filho do presidente como refém, coisa de máfia. Presidente o melhor para o senhor(e para o Brasil) como líder do executivo eleito C/ 58milhões de votos c/ muito boa popularidade, deve ir para o "vamos ver", para o confronto aberto com essa gente, é o que seus eleitores querem ver com esse imenso poder que lhe concederam.

    1. Penso como você! Não acredito nessa matéria! Bolsonaro vai bem e vai dar tudo certo para o Brasil!

  265. Infelizmente o Bolsonaro não cumpriu suas promessas quando candidato. E o pior de tudo: hoje se constata que ele não tem o perfil necessário para o exercício da Presidência.Deixa a desejar em vários aspectos de relevância, se dedicando a manifestar-se sobre coisas de somenos importância. Mas, e agora?

  266. NÃO PRECISAMOS TER PENA DE NADA. PAPO FURADO! BOLSONARO IRÁ VETAR TUDO QUE NECESSITA SER VETADO NESSA FAMIGERADA LEI. AÍ, VOLTA PARA O CONGRESSO PARA REDISCUSSÃO COM VOTAÇÃO NOMINAL. ENTÃO VAMOS VER...

  267. O Moro infelizmente está sendo traído por um traste louco e canalha. E o Brasil volta para o buraco,que é como os poderosos preferem que ele fique.

  268. Seria exagero dizer que essa trama é uma barbaridade, em ambos os sentidos, estrito e amplo? Uma agressão ao princípio da moralidade? Uma iniquidade devastadora e brutal contra a operação Lava Jato, contra a auditoria da Receita Federal e da COAF? Uma traição?

  269. Como sempre, faltam HOMENS e sobram moleques!!!... Além de ótimo e notável, o excelente artigo resume a trajetória do Toffoli, só faltando o registro de que foi “reprovado 2 vezes em Concurso para o Juiz” e de que pega garupa certa no tal PL relâmpago que colocará Magistrados, de Carreira, sob o JUGO de juízes de Cortes Superiores “togados” por... políticos!!!... E estamos indo rumo ao abismo de se chegar ao ponto extremo das pessoas conscientes perguntarem “K D as FFAA cacilds!!!???” 🤬🤬🤬🤬🤬

  270. Esperemos que a CRusoe esteja se alinhando ao esquema de sempre no Brasil...e esteja boicotando Bolsonaro.Pois cosa alguma justifica tal virada de bandeira da parte de Bolsonaro, eleito pelo povo exatamente por ter Moro e ser a favor da Lava Jato!

  271. É uma lástima que BOLSONARO esteja entregando o Brasil aos corruptos para salvar seu filho Flávio que todos sabemos que é culpado. Unir-se a esse trio maldito é perder a confiança do povo e ajudar os corruptos. Talvez por isso não queira o Dallagnol que não ia aprovar essa lambança. É de chorar!

  272. Tudo isso e por conta da nomeacao do novo PGR, pessoa chave que pode desbaratar as artimanhas do STF e coloca-lo no seu devido lugar. Ele podera apresentar impedimento de mazelas do STF, como os atos ilegais dos min. Toffoli e Alezandre Morais e as impropiedades e improbidades do GM, obrigando ao Senado apreciar e decidir. O presidente tera uma otima oportunidade para fazer uma purgação, com a nomeação de Dallagnol.

    1. Verdade, a indicação de Dallagnol mostraria que tudo isso não procede... mas, estou quase sem crer numa luz no fim do túnel. Sabíamos todos nós e o Presidente que não seria fácil... mas, já jogar a toalha tão cedo?! Penso, com MUITA tristeza, que Moro deve estar começando a se sentir sozinho. Lamentável! Ainda dá pra consertar. Mas o povo não é bobo, nem Moro. Esse morde e assopra com o Ministro não será aceito pelo povo por muito tempo. Ah, Presidente, mostre que não é igual...

  273. Qual é a temperatura certa para uma governabilidade? O presidente toma pancada quando não cede, toma pancada quando cede... Vamos aguardar os próximos capítulos... Não acredito que Bolsonaro vai desestimular a Lava Jato!

    1. Volta para a Terra Mauricio, mais precisamente para o Brasil.

    2. Vai? Aonde esteve nos últimos meses cara-pálida? O processo de difamação da imagem do Dalagnol e a fritura do Moro não é desestimular a Lava Jato? Mandar o COAF para o banco central não é desestimular a Lava Jato? Se você está falando da indicação para PGR, será só a cereja do bolo para satisfazer seus novos amiguinhos Toffoli e Maia, mas a cagada já foi feita.

  274. A essência da corrupção no Brasil sempre esteve ancorada no Judiciário, se assim não fosse os políticos não teriam tamanha liberdade para serem corruptos. Pela excelente descrição da matéria tudo está voltando ao que era. Só que agora nós ,pagadores de impostos ,estamos atentos. Sempre fui legalista, mas tudo tem limite.

  275. Será que os Antas e a CRUSOÉ também estão participando de algum coluio por ai, ou melhor, no mercado financeiro e com isto atacando Bolsonaro.

    1. Enredo hollywoodiano, se essa história for verdade, vou morar no Gabão. Meu Deus que delírio!

    2. Rindo aqui do comentário do Mario. Elizabeth não é a notícia a culpada da bandalheira descrita.

    3. Minha cara, com um texto com essa clareza, tem certeza que o pessoal da Crusoé que são as verdadeiras Antas?

    1. Ele nunca me enganou. Quando a FSP falou da Wal do açaí e da simbiose dos assessores entre eles e os filhos já sabia que a bandeira da honestidade era balela. Mori caiu neste esparrela por causa do ego. Não prestou atenção aos sinais.

    2. Sinto uma puga atrás da minha urelha, isto é, uma interrogação que me atormenta. Não quero acreditar que tudo isso seja possível! Meu Deus, em quem confiar? Bolsonaro não f

    1. Também estou muito desconfiada... miraram o calcanhar de Aquiles de Bolsonaro - o filho- e acertarzm.

  276. Bolsonaro está traindo o Brasil. Bolsonaro está traindo os que votaram nele na esperança de que o combate à corrupção fosse fortalecido. Bolsonaro está destruindo a Lava Jato. Bolsonaro arrastará pela sarjeta de História a vergonha de ter participado desse acordão para salvar a pele do filho, Flávio, suspeito de ser lavador de dinheiro.

  277. Os honestos que se cuidem, escondam-se ou se mudem, o país está agora a mercê dos desonestos, bandidos, a escória da humanidade tomou conta definitivamente. Boa sorte

  278. A cada dia que passa o povo passando por trouxa e sem serem ouvidos e traídos pelos políticos que elegeram o que sobra é o sentimento de derrota e vergonha e descrença no futuro.

  279. Presidente Bolsonaro, quem o elegeu de fato foram os antipetistas cansados de tanta pilantragem... conchavos com o que há de pior no cenario nacional, além de consumir sua alma, vai lhe consumir este cacife político que vai para as ruas em favor do Brasil Nao cometa um suicídio político por favor...

    1. Ele traiu seus eleitores, preocupa-se muito com a prole encrencada e só dá tiro no pé, isso não dará certo com certeza.

  280. Excelente reportagem. Os Ministros superiores querem conservar privilégios fiscais e imunidade a investigações criminais próprios de aristocratas do Antigo Regime. Há quem classifique o Bolsonarismo de jacobinismo. Esperávamos que sim, que ele cortasse a cabeça desse togados, dentro do devido processo legal, mas o Presidente tem colocado os interesses da família, protegendo a laranja podre do seu cesto familiar, impondo um retrocesso sério para a revolução anti-patrimonialista que esperávamos.

    1. Todas as laranjas desta cesta são pobres. Estão se lixando para o Brasil só querem se dar bem.

    2. JOTA, se você tentar ser imparcial e for se aprofundando e tentando juntar todas as pontas soltas, bem capaz de esse caso do Flavio levar diretamente ao Bolsonaro. Daí vermos tanto medo dele ao ponto de mudar a atitude de enfrentamento e aceitar esse tal "pacto dos 3 poderes" que não favorece em nada a população brasileira.

    3. Serei o último a perder a esperança. Pra mim, essa história do Flavio está pela metade. O STF precisa de uma sacudida pra fazer cair os frutos podres. Aguente firme!

  281. Saio dessa leitura alquebrada. Não foi meu candidato do coração, mas aceitei sua vitória esperando uma virada de página em nossa história. Entretanto vemos mais do mesmo. Não adianta nem ir às ruas se eles nos enganam, ou permanecem surdos e incólumes aos nossos reclames. E o que já estava ruim, caminha para o precipício. Embora reconheça abusos isolados, a atuação da segurança agora foi represada e a insegurança dos agentes será compreensível. As mamatas e negociatas sairão do periscópio.

  282. as raposas estão chegando para a dança das gazelas, decepção mais decepção, com estes homens de Bosta em todos os poderes , todos fracos de espírito, e fazendo graciosidade aos seus algozes, acabou se , o Brasil não tem mais concerto podem largar as esperanças, é uma pena!!!

    1. JOTA, já parou para pensar que DEUS possa estar agindo constantemente para que o povo abra os olhos e veja o grande erro que está sendo gestado na mentalidade sórdida dos representantes dos 3 poderes? Para compreender isso, necessário se faz entender que JB17 não é DEUS, nem MESSIAS (só no nome...rs) e muito menos MITO. É apenas um ser humano como qualquer outro.

  283. Quantos deputados do Rio têm movimentação financeira superior ao do Flavio? Alguém saberia dizer? Tô achando que colocaram ele nessa para tentar enlamear o capitão. Teria sido?

    1. JOTA, fato é que o valor de transações suspeitas do Flavio são bem menores se comparados aos dos outros deputados da ALERJ, mas como dizem os evangélicos: "não existe pecadinho e pecadão", pecado é pecado e pronto!. Trazendo para o termo corrupção, o que está em jogo é o ato de favorecer alguns em detrimento do bem público, desvio de finalidade grave quando vemos sendo realizado por políticos eleitos pelo povo. Vindo do filho do presidente se torna algo mais grave ainda não acha?

  284. Bolsonaro está cavando a própria cova traindo a confiança de milhões de brasileiros que o elegeram principalmente pelo seu discurso de oposição aos “acordos”, corrupção etc . E está jogando tudo no lixo , até o Moro , para justamente fazer oque ele combatia contra o PT : ajudar a companheirada , e em especial salvar o filho senador acusado de corrupção! Faltam 3,5 anos para corrigirmos isto nas urnas !

    1. Traíra é o que ele é, só tem lealdade com seus filhos encrencados, isso terá um custo alto pra toda a nação, nós pagaremos a conta uma vez mais.

  285. como vocês querem cobrar algo do Presidente da República que tem um filho tão desonesto quanto essa quadrilha do PT que estava no poder, O Supremo Deus chamado Toffili, esquerdista de quatro costado, aproveitou esse gancho e colocou todo mundo no bolso e perguntou ; o que vocês querem? o que tu queres Bolsonaro, você quer que eu libere a polícia pra pegar o seu filho ou que deixar tudo quieto? o resultado? todos nós já sabemos. entenderam?

  286. Qto blá blá blá blá. Desde o início do governo Bolsonaro, sabíamos que haveriam mudanças no COAF / Receita Federal, pois não foram estes órgãos que nada viram nos governos anteriores ?! Ambos estavam totalmente ocupados por gente de Lula/Dilma. Toda esta r

    1. Acorda Maria, esse sofisma propagado pelo Carluxo não vai colar com os leitores dessa revista digital não. Aqui não é o G1 não. Fazemos juízo de valor e sabemos interpretar texto e situações. Moro foi para o ministério para organizar a casa para pegar os bandidos do colarinho branco, seu MITO ta ferrando com ele e essa jogada do COAF para o banco central foi um tiro certeiro contra o combate a corrupção e crime organizado.

  287. Terrivel de ser lida esta análise Este governo só está dando certo graças aos ministérios da economia e da administração O presidente se rendeu a acordos para proteger a familia E fica fazendo demagogia como a de acabar com radares ,etc... Votei nele com o nariz e olhos fechados, mas terá sido só uma vez Bolsonaro, nunca mais! Alguém mais correto apareça para manter o PT longe do pider E por favor, Ciro Gomes, não!!!!!

    1. Sr Jorge tenho o mesmo sentimento. Vamos tapar o nariz e partir pra outra. Que tal Moro pra Presidente já! Um sonho que vale a pena sonhar!

  288. Bolsonaro está dando uma punhalada nas costas de todos o Brasileiros que o ajudaram a se eleger pois defendia a bandeira contra a corrupção. Lamentável !!!! Pior de tudo é ver o Ministro Sérgio Moro "pagar o pato" destas negociatas.

  289. lamentável que a república tenha espaço para gente criminosa e medíocre ... nossos órgãos precisam de modernismo e melhorias, ms nossos homens públicos necessitam de honra e dignidade ... coisa rara na vida pública

    1. Jose. Vc tocou num ponto sensível para mim: homens públicos honrados. Creio que dá para contar nos dedos. Lembro-me de um fato histórico: Talleyrand (ministro) estava tramando contra Napoleão e escreveu um bilhete ao Conde de Artois, futuro rei Carlos X, onde dizia: "Senhor, estamos fartos de glória, traga-nos a honra". Infelizmente, não estamos "nadando" em glórias nem em abundância. Mas o que mais nos faz falta hoje no cenário político é honra e honestidade.

  290. QUE VERGONHA!!!! NÃO ESPERÁVAMOS ISTO CAPITÃO!!! VOLTA, ENTÃO O 'TOMA-LÁ-DÁ-CÁ'...SINCERAMENTE, A SE EFETIVAR ISTO AÍ, PODEMOS COMEÇAR A ARRUMAR AS MALAS E PROCURAR UM PAÍS SÉRIO PARA SE VIVER!!!!!!!!! TUDO COMO ANTES NO REINO DE ABRANTES.

  291. Leitura cansativa. Mas, aparentemente, há indício de casamento entre Bolsonaro e Tofolli. Lembre-se, porém, que existe o Instituto do Divórcio. Ou não?

    1. Creio eu que o casamento já ocorreu. A expectativa agora é a duração da lua de mel e a posterior convivência no lar. Pelo jeito, deverá durar enquanto o processo familiar estiver arquivado. Depois, a depender do resultado, que pelos acontecimentos desde um bom tempo serão "felizes para sempre".

    2. Sim, bem lembrado JOTA, cabe a nós brasileiros mostrarmos nossa indignação e cobrarmos mudança de postura do Bolsonaro. Se não o chamarmos a razão agora, depois sera tarde de mais. Nao podemos deixar esse casamento dar frutos...rs

  292. Matéria cheia de achismos voluntários, teoria da conspiração pura, os poderes nunca tivera tanta independência como hoje, burrice é achar que apenas um joga o jogo político. A ilha está submersa em águas escuras e caldalantes ultimamente, quase uma coisa.

    1. Carluxo, não adianta mandar seus robôs amestrados para comentar aqui. 80% dos eleitores do Bolso ja perceberam o poio dele ao fim da Lava Jato. Mas você poderia aconselhar o seu pai a dar a responsabilidade de indicação do PGR para o Moro. Tenho certeza que os eleitores do JB aprovarão por unanimidade. NÃO SOMOS A MASSA DE MANOBRA DA ESQUERDA (MORTADELAS) E NEM DA DIREITA (BOLSOMINIONS OLAVISTAS FANÁTICOS)!!!!

  293. Parabéns Crusoé pelo relato de conteúdo verdadeiro, apesar de cruel para quem se arvorou, como eu, nesse projeto Bolsonaro. Começo até a admitir que tudo isso faz parte de um complô, muito bem estruturado pelo STF, comprovando que independe de quem estiver no exercício da presidencia, terá que se curvar a essa Côrte de malfeitos. Tristeza e decepção com aquele que durante a campanha esbravejava contra esse jogo imundo e hoje se torna um dos seus protagonistas. Conseguiram calar Moro e Militares.

    1. Ainda resta uma esperança...vamos esperar os próximos passos do Presidente.

  294. TERRÍVEL!! Vão SIFU e claro, nós juntos . É o oposto ao que o povo quer ! Abre o câncer do troca/troca novamente . Acaba Bolsonaro

  295. Triste e angustiante realidade exposta pela reportagem, mas ainda acho que a orcrim vai ser dizimada. No futuro. Demos apenas o primeiro passo.

  296. Se for verdade, só posso dizer que todos são farinha do mesmo saco. Traição para o Povo sofrido do Brasil. O Mouro e os procuradores da Lava Jato neste contesto vão acabar na cadeia. Traição, Traição, Traição....

    1. infelizmente essa conclusão que também chego o Bolsonaro está entrando no jogo sujo e traindo o princípio com que o escolhemos acorda Bolsonaro se perder o apoio das ruas vamos pedir sua saída.o Moro é muito maior que vc.

  297. De volta o velho ditado: “Se não pode com seu inimigo, junte-se a ele”. A união de forças é poderosa, e preferível ao desgaste de se degladiar.Amancebaram-se! E o povo? Os valores apregoados e defendidos? Que se danem! O importante é se blindarem!

    1. Essa união dos 2 poderes é nojenta, é imoral, e conveniente pra ambos, as promessas de campanha foram para o espaço, o país que se lasque, enfim, trocamos o seis por meia dúzia.

  298. “Que ingenuidade pedir a quem tem poder para mudar o poder.” ― Giordano Bruno Qualquer um que chegue a cargos de poder passa, de forma natural, a ser elite e, como tal, se comportar. Todos os movimentos do atual presidente são em causa própria. A Coaf no BC (Sindicato dos Bancos) será desmantelada e servirá apenas aos interesses da classe dominante.

  299. Esta reportagem é uma vergonha e um ataque a democracia. Sei perfeitamente que Maia, Alcolumbre e Toffoli tentaram implementar um parlamentarismo branco nos meses de abril e maio e Toffoli foi alertado por dois genarais do Exército que se insistissem no golpe seriam julgados pelo STM. Toffoli conversou com o Maia e Alcolumbre e desistiram. Isto é coisa do Mainardi. Provem! E parem de ameaçar o Estado Democrático de Direito.

    1. Uma decisão judicial tomada por Dias Tóffoli - e que é de conhecimento de todos nós - é invenção do jornalista? O fato de que essa mesma decisão beneficia diretamente o filho do presidente, é invenção do jornalista? Olha Sra. eu votei em Jair Bolsonaro justamente porque nao aceito me igualar aos eleitores do PT que defendem o indefensável e aceitam o inaceitável. Se fizer o que é certo, terá apoio. Se fizer errado, tome pau! Seja quem for.

  300. Excelente reportagem! É uma pena que o Bolsonaro esteja envolvido nessa trama diabólica contra a Lava-Jato. Dá nojo saber que esses crápulas pretendem fazer. Votei no Bolsonaro na esperança de dias melhores, mas pelo visto nada vai mudar. A corrupção mais uma vez venceu! Triste Brasil.

  301. Matéria espetacular, perfeita , nos últimos três meses percebi meu erro em votar no Bolsonaro e não porque ele fosse o meu candidato preferido mas para tirar o poder do PT e Cia. Afinal a esquerda já tinha nos feito tudo de ruim. Roubaram descaradamente , quebraram o país e nossa esperança para mudar estava na Lava Jato e um novo poder . Tentamos o que tínhamos com maior possibilidade . E agora temos um presidente traíra. A causa principal recebe o nome Flávio. Nos ferramos !

    1. Infelizmente não são todos Aparecida. Ainda tem as avestruzes que preferem enfiar a cabeça no buraco a enxergar a verdade.

    2. Todos os votantes de Bolsonaro já perceberam que entramos numa fria, arrependidos farão com que ele se transforme em nada, só lhe resta juntar-se ao molusco.

  302. Realmente é um caso preocupante. O Presidente está perdendo terreno contra os corruptos do Judiciário e do Legislativo. Só a invocação do art. 142 poderia resolver este problema mas, pelo visto, não interessa nem ao Presidente.

  303. >aparente >suposta >parece Em outras palavras, a Crusoé não tem literalmente nada concreto e, como típico, está especulando como forma de militância. Aliás, a própria existência do esdrúxulo inquérito do STF e seu equivalente no congresso vão contra sua imaginação fértil, pois são ações ilegais pra criar narrativa (que vocês já endossaram, me lembro) contra o governo e apoiadores. Enquanto isso o Moro apoia o governo e continua forte. Tem que combinar a narrativa com ele, antas, n com Doria.

    1. Pronto chegaram os robozinhos do Carluxo com os mesmos sofismas de sempre. Acorda cara! Teu MITO está enverendando por um caminho sem volta, se você também não o cobrar a volta a razão agora, depois será tarde de mais.

  304. É melhor ser cauteloso, por enquanto. A matéria é uma explanação muito boa de uma possível suspeita. Mas, fico pensando o que pode estar por trás dessa matéria e acho que poderia ser provavelmente o próprio ódio que essa revista deve ter em relação ao Toffoli e, com isso, instigando a gente usando o Bolsonaro para atitudes contra o Toffoli que, a revista sozinha, não conseguiria fazer. A lei de abuso de autoridade e o posicionamento do Moro, junto ou fora do governo, é que serão o termômetro.

    1. Acorda Fabio, a base da materi é em fatos concretos. JB claramente vem rifando a Lava Jato na figura de Moro e Dalagnol. Nao são suposições isso. Depois de tudo que estamos presenciando, nao dá para sentar e esperar pelo pior, necessário se faz cobrar ativamente do presidente a defesa da Lava Jato e do Moro. Importante que a indicação do PGR seja por indicação do Moro. Quer pagar pra ver? Eu não, prefiro mostrar minha indignação sobre os conchavos e cobrar o presidente firmemente.

  305. Se consumado for o casamento entre o Executivo e os piores do STF, haverá, pela complacência leniente, um retrocesso na moralização do país. Seria uma desilusão e lástima a se chorar por um lustre.

  306. Essa matéria baseada em conjecturas e juízo de valor não parece da Crusoé. Esta revista é bem mais responsável que isso. Um texto sem nada concreto e um título Clickbait. Esperamos que esta falha seja corrigida.

    1. Começou a chover comentários de crítica a matéria, mostra claramente a mesma ação de sempre. Carluxo mandou os robozinhos amestrados virem em peso comentar aqui. Mas os eleitores dessa revista nao são os mesmos do G1 não. Aqui fica fácil saber quando é o Carluxo e seus tentáculos.

    1. Lula não pode ser candidato até 8 após o cumprimento da pena. A menos que rasguem a lei.

  307. Acho que devemos ser cautelosos, ou seja, não fazermos um pré julgamento; prefiro acreditar que o PB não será convertido. Seria o CAOS...

    1. Não é conversão, o correto é troca de favores pessoais. No caso, onde fica o "Brasil acima de tudo"?

  308. Quer dizer então, que o Bolsonaro está com o "rabo preso" com o Toffoli? Quem diria, um PETISTA ROXO com o Bolsonaro "nas mãos". Era só o que faltava. Quanta hipocrisia do ex-capitão. Foi só chufundar a vida da família do ex-capitão que a coisa desandou. Quanta hipocrisia. Acabou...... !

  309. É assustador ver a República dos corruptos e da impunidade se fortalecendo no Brasil!!! Se os brasileiros não saírem da passividade, a Lava Jato será destruída!!!!

  310. Acabou cedo este governo, tudo por conta de encobrir o rachid do filho. A organização voltou ao poder, como rolo compressor. Vão ainda sufocar Moro e Deltan e acabar com a delação premiada. A Lei do abuso vai ser aprovada, com algum veto insignificante pra enganar a massa. É, eles venceram e o sinal está fechado pra nós.

    1. Bem isto Saulo, excelente sua análise! Viram hj o tom que o Bolsonaro usou, para se referir ao Moro na mudança do comando da Polícia Federal do Rio? Muito estranho...

  311. Bolsonaro, chamado de “mito”, se juntou aos corruptos do STF pra salvar o filho ladrao. O povo é muito trouxa. São todos iguais. Tenho pena do Sérgio Moro que acreditou neste safado. Como o povo se acovarda e não reage, acredito não ter solução. As pessoas de bem perderam pra bandidagem. País do faz de conta. Parabéns pela reportagem!!!

  312. Impressionante como se está tentando induzir pessoas a abandonarem Bolsonaro para que se volte ao modelo PSDB/PT ou similares.Moro e Bolsonaro estão juntos e ambos são DEMOCRÁTICOS.Como tem gente que parece que gostaria do presidente como um ditador impondo o quer como se congresso não foi eleito também.Por a culpa dos erros do Congresso e STF para Bolsonaro beira a má fé.Para Bolsonaro sobreviver à tanta difamação precisará de mais outro milagre.É incrível a quantidade de desinformações.

    1. Luiz, votei no Bolsonaro para não entrar o PT novamente e assim, tenho certeza que a maioria o fez! Desejaria muitíssimo que a Crusoé estivesse totalmente equivocada, mas as coincidências dos fatos e a conduta do PB em relação a fritura do Deltan e as indiretas para o Moro, dizem que não, infelizmente!!!

    2. Luiz, ninguem aqui quer a volta fo PT/PSDB, apontar o dedo na ferida aberta do Bolsonaro nao é ser a favor da volta ao passado. Pelo contrário, e um grito de desespero para que o futuro nao seja como sempre foi até então, políticos trabalhando em benefício proprio. JB está fazendo escolhas muito erradas e nao podemos nos calar agora.

    3. Luiz como você votei no Bolsonaro, mas a reportagem é verossímil, em julho quando o Toffoli deu a decisão que parar todos os processos com dados do COAF e RF, o Bolsonaro se limitou a dizer que não poderia haver quebra de sigilo bancário autorização judicial fingindo não entender o que estava acontecendo.

    4. Pesquise um pouco. A organização venceu e subjugou o homem pra salvar o filho.

  313. Meu Deus, será que estamos vislumbrando uma gestão "MACRI" pelo nosso JB (não irá cumprir o prometido na campanha); estou preocupado!

  314. Bolsonaro foi útil para sacar a esquerda do poder, se agora está comprometido com corruptos, a confirmar chegará a hora de parar o Brasil e ir em massa para Brasília, o combate aos corruptos nao

  315. Estranho a edição desta semana não ter nada sobre a delação do Palocci que envolve diversas empresas que não haviam sido citadas antes.

    1. Porque Bolsonaro quer acabar com a lava jato e aí o que adiantaria a delação de quem quer que fosse???

    2. Este assunto é mais urgente, a delação do Palocci já está posta. Acredito ter oportunidade de disseca-la

  316. Posso estar enganado mas acho que o ponto de inflexão é agora. O veto a itens importantes do projeto de lei de abuso ou sanção demonstrará claramente quem é o verdadeiro JB. Mais um populista, que ao assumir mostra seu verdadeiro caracter ou um cara do bem. Nunca fui filiado a partido político, mas me filiarei ao PSL se o presidente demonstrar com fatos e atitudes de que lado elei está. Nada justifica a mudança brutal que ele esta demonstrando entre o JB da campanha e o JB presidente....

  317. Com tristeza li essa reportagem. Uma decepção o Bolsonaro. Embora muitas coisas boas e fundamentais, como afastar, num primeiro momento o PT, imperdoável para um presidente com o seu discurso por tudo a perder para proteger, injustificadamente, um filho.

    1. Pelo andar da carruagem, se nao formos incisivos agora na cobrança de defesa da Lava Jato, não haverá 2022 para lutarmos. A ORCRIM ta pegando pesado, pois sabe q o círculo ta se fechando.

  318. Impeachment já, antes que seja tarde! Mourão pode botar ordem nessa bagunça corrupta. Esse é o medo do PT e o que precisamos para limparmos esse país.

  319. As possíveis pendências do filho do Presidente são a principal causa do acordão que está em curso com o STF! Entretanto isso pode dar força a uma candidatura de Moro no futuro!

  320. Que cenário é esse, de uma gravidade estúpida, ao meu sentir, causa e efeito das traquinagens do Senador. Nojo. Se verdadeiro, clamo pelo MOURÃO.

    1. Infelizmente o vice já está chamando o Trump de "nosso presidente "

  321. Infelizmente tudo leva a crer que o teor da matéria condiz com a realidade. Os movimentos dos atores são orquestrados e uma série de "coincidencias" são notórias. Decepção e frustação. Se a eleição fosse hoje, JMB não teria mais meu voto.

    1. Também não teria mais o meu voto, mas em quem voltaríamos?

  322. Infelizmente não precisou ir muito longe pra vermos que mais vez fomos enganados,agora pelo Sr.Bolsonaro,isso nos mostra que não devemos buscar salvadores da pátria mas sim instituições fortes e constituição voltada para seu povo e nação.Agora espero que as FFAA tome as rédeas da nação faça a limpeza necessária e recoloque o país nos trilhos novamente.

  323. Crusoé, pelo valor histórico e patriótico, além da grande capacidade de síntese e investigação, essa brilhante matéria jornalística PRECISA chegar ao conhecimento geral, não se limitando ao nosso privilegiado e minoritário grupo de assinantes. Parabéns! Obrigada.

    1. como fazer isso é o que dificulta. A Globo JN não divulga nada da CRUSOÉ.

  324. Mais novos não entenderão minhas palavras. Estamos vendo um JB17 manifestando o que existiu de pior em dois ex-presidentes (Collor e Lula), como pode uma pessoa mudar tanto e tão pouco tempo? Suas falas e atitudes atuais me lembram muito o que os dois "ex" fizeram no passado. Será que a cadeira presidencial tem o poder de moldar o caráter e a personalidade de seu ocupante? O JB17 atual que estamos vendo parece até um frankenstein, continua com as frases de efeito, mas não é mesmo da campanha.

  325. Aguardando ansiosa as próximas ações do Presidente. Quem ele escolherá para a PGR? Vetará ou sansionará a lei de abuso de autoridade? O que fará com o Coaf? Com qual intensidade se dedicará aos seus novos amigos Toffoli, Alcolumbre, Maia? E, por último, onde andará a feroz defeza do combate à corrupção exibida na campanha eleitoral?

  326. Antes as propinas vinham das Odebreshits. Agora virão da onde? Só da venda de sentenças? Ou vão ressucitar as licitações fraudulentas? Se Guedes vai privatizar, do que viverão? Quais as novas fontes de renda dos nhonhos? Furnas? Angra3? Obras? É o antigo modelo de novo? Jair cumpanheiro de Lulla em Curitiba? Toffi costurando acordo Lulla-Bolso? Capitão, cadê você??? Se for pra cair, melhor renunciar logo. Livra o filhão e ainda dá pra mandar o dudu pra disney.

    1. Só para lembrar que a corrupta Brf não era, e não é, estatal. Para existir corrupção é preciso ter riqueza e certeza da impunidade. O Brasil tem os dois e está prestes a ficar só com a impunidade. A riqueza, bye bye

  327. espero que o Moro se candidate; bolosonaro parece que já não é o mesmo "Brasil acima de todos"... e os filhinhos acima do Brasil.

  328. Votei em Bolsonaro para tentar dar uma guinada no País, de alguma maneira poderia ser melhor para o Brasil e agora Coaf, Receita, Moro e Lava Jato sendo fritados e os corruptos reagindo como na Itália e as esperanças sendo destruídas e nem os militares no Planalto metem medo nesses marginais. Esta cada vez mais difícil morar aqui. Só faltam acabar com delações, Policia Federal e MPF. Alguem duvida?

  329. Bolsonaro, caso alinhe num esquema desse, irá enterrar suas ambições políticas e de reeleição e será triturado e dizimado pelas urnas nas próximas eleições 🗳!!! Uma vergonha!!!

  330. Os 3 poderes da res pública se unem contra o povo. E pensar que o JB foi eleito como anti CORRUPÇÃO! Acho que já vi esse filme, e não foi em preto e branco,foi em technicollor.

    1. esse é o perigo de se ter um filho que possa ser chantageado metido em política. Colocar o outro filho num jogo político ainda mais pesado é um risco imenso.

  331. Parabéns aos autores da matéria pela nítida radiografia do que ocorre naquele quadrilátero mais importante do Planalto. Quem, como eu, trabalhou e morou em Brasília por mais de vinte anos, avalizo o precioso texto.

  332. O juiz Sergio Moro , em nome de sua ambição política ao aceitar ser conduzido para o Ministério da Justiça acabou, na prática , por paralisar as apurações na Lava Jato. Foi de uma ingenuidade tremenda, ao ser usado pelo Bolsonaro como um pilar fundamental para se eleger. Em Curitiba, continuaria intocável, certamente continuando o trabalho de apurações tão desejadas pela sociedade. Com sua decisão de se misturar com a política podre reinante no país, está sendo paulatinamente abandonado.

    1. O problema não tá no Moro, mas no Bolsonaro que se elegeu pra combater a corrupção, e tão logo descobriu a roubalheira do filho, se juntou aos corruptos para salvá-lo. O povo inerte, que se foda.

    2. O gesto de Moro não foi “ambição política “ e sim um gesto de patriotismo. Foi convidado com suposta liberdade para aprofundar o seu trabalho. Ele não precisa deste governo, nos é que precisamos dele!

    3. O Moro estudou profundamente a história da corrupção, principalmente na Itália. Creio que a ida dele para o governo foi para tentar evitar o que aconteceu com a Operação Mãos Limpas. Infelizmente o presidente e seus filhos não revelaram que tinham as mãos imundas. Muita gente foi enganada. Deu mal. Agora ficou difícil.

    4. Não vejo dessa forma, o fato dele estar sendo fritado pelo JB17 e fortemente atacado pela velha política e pelos poderosos da "capa preta" mostra que não se ajoelhou a esse "pacto dos poderes" e que continua firme no proposito de limpar o Brasil da corrupção. O povo está vendo ele ser apedrejado e tenho certeza o apoiará futuramente. A batalha pode parecer perdida, mas a guerra ainda está muito longe de acabar.

  333. foi com o estômago entrando em náuseas, que li está matéria! O presidente, por causa de uma merreca que afeta seu filho Flávio ( que, se julgado e condenado por crimes pequenos, perto dos que estamos assistindo, pegaria uma pena irrisória (!), entregou a alma ao diabo! Acho que, com essa atitude, ele vai perder popularidade e o respeito de quem votou nele, porque o combate à corrupção foi a maior promessa de campanha! Enfim...vamos ter que trabalhar dobrado para limpar esse país....

  334. Essa tchurma se esquece que a podridão exala mau cheiro e os eflúvios dela resultantes, cedo ou tarde, chegarão às narinas dos eleitores

  335. Na verdade ele nao tem poder coisa nenhuma. E mais um fantoche colocado e mantido ali pela Orcrim, que ainda e muito poderosa. E preciso desarticular essa organizacao de cleptocratas para entao comecar a caca aos vampiros da nacao.

    1. Na verdade ele não é um fantoche, acabou se tornando um por causa do deslise do filho. Mas quem conhece um pouco da trajetória dessa família sabe que os filhos seguiram os passos do pai, portanto esse deslise não parece ter acontecido a revelia e sem o aconselhamento do pai.

  336. Muito lamentável. apesar de ter votado em Bolsonaro, por falta de opções, sabia q estávamos ante uma grande fraude intelectual. quem sabe mudanças ocorram. passado já mostrou ser possível....

    1. Bolsonaro talvez não tenha se corrompido por dinheiro na se corrompeu para salvar o filho da justiça. Seja como for, não passa de mais um corrupto se juntando a Lula e Dilma. Raiva!!!

    2. No que diz respeito ao manda chuva do governo federal, podemos dizer que os interesses não são os mesmos, mas fica claro que embora sejam interesses diferentes, nos dois casos, é o povo brasileiro quem pagará o pato.

  337. Nossa Pátria Amada está perdida.Quem está governando são facções criminosas,instaladas em todos os poderes. Infelizmente, uma grande parte do povo coltua bandidos.

    1. Giovanna, concordo com você, mas podemos lembrar que o ataque difamatório a figura do Dalagnol não é achismo ou ilação, ocorreu de fato e veio diretamente do Presidente JB17. O mesmo vale para o distanciamento e fritura do ministro Moro, fato concreto que vemos diariamente no posicionamento do JB17. Nesse sentido, vemos claramente uma ação direta dele para minar a Lava Jato e ajudar os caciques da ORCRIM comandada pelos vermelhos que ele tanto diz ser contra.

    2. O pior cego é aquele que não quer enxergar... sinto muito por você.

    3. São especulações dentro de fatos reais. temos que esperar próximas cenas., ouseja a indicação para PGR, seo diretor do COAF será demitido e se Bolsonaro vetar parte do projeto de abuso de autoridade não só o uso de algemas, tem coisa muito mais grave para ser vetada, a sujetividade de alfuns artigos do projeto pode emperrar qq operação policial.

  338. Excelente radiografia da política nos altos poderes. Infelizmente, Bolsonaro não está muito preocupado com o combate a corrupção.

    1. O bozista JOAO está super nervosinho com essa excelente matéria, pois respondeu a vários comentários. Há tempos que esse cenário foi desenhado, mas nem com a precisão cirúrgica dessa matéria, o JOAO enxerga. Fazer o que? Paciência né? kkkkkkkkk

    2. JOAO, não defenderei cegamente um político que tem se mostrado contrário aos anseios da nação que o elegeu. Se você acha que são só ilações e divagações sendo reportadas no artigo acima e por isso mesmo vai sentar e esperar para ver, é uma escolha sua. Não farei o mesmo pois o resultado pode ser um caminho sem volta. Temos de fazer coro forte e alto para que JB17 não entre no jogo sujo da ORCRIM vermelha.

    3. Acredita em qualquer coisa que escrevam. Seria tão simples se o futuro estivesse diante de nossos olhos. Haja ingenuidade.

  339. Para que pago a assinatura desta revista, se não posso emitir minhas opiniões? Comentei duas vezes esta reportagem e não foram publicadas. O que está acontecendo??

  340. Já desconfiávamos de Bolsonaro pelo seu histórico no Parlamento...decepcionante...da mma velha politica imunda e corrupta. Se se planta erva daninha, se colhe erva daninha, nunca colherá flores.Deus nos abençoe e nos livre do mal.

    1. Tenho orgulho do nosso Presidente. O brasileiro, sempre tacanho e covarde, sentou-se numa benga rija por décadas. Foi violentado por cópulas intermináveis até ter as vísceras dilaceradas... Mas nunca sentiu nenhum desconforto. Diante de um honesto - e tendo o dono preso - resolve se insurgir. Abraça qualquer narrativa para ser um descolado. Bando de acaipirados covardes, que nunca conhecerá a coragem. Adora peitar por detrás de um teclado - mas quando passam a mão na esposa, ligam pro 190.

    2. JOÃO, seu mal educado, a Julieta disse que é a "mesma velha política imund e corrupta". Ela quer dizer que são todos do mesmo jeito, todos são podres... Bolsonaro nos vendeu uma imagem de combatente da corrupção, enganando inclusive um super juiz, honesto e respeitado. Acho que você não está acompanhando o noticiário. Acho que só leu esta reportagem, ou nem leu. A garantia de verdade? Abre seu olho que vc verá. A única esperança do brasileiro está nas FAs, e olha lá...

    3. A última g frase do excelente artigo infelizmente reflete o nosso futuro

    4. Agora é assim né JOÃO, na época das eleições o que mais víamos aqui eram mensagens do tipo "não temos político de estimação" e "combate a corrupção em primeiro lugar". Agora vemos alguns que levantaram essas bandeiras na época apedrejando Dalagnol e Moro para defender um presidente que está descaradamente traindo seu principal compromisso de campanha "ser a nova política" e sem o "toma lá da cá". Vendo seu comentário abaixo me lembro dos mortadelas raivosos defendendo ardentemente o presidiário

    5. Sentou no foco durante trinta anos. Agora sente incômodo por conta de uma reportagem que não reflete nenhuma garantia de Verdade. Ingenuidade imbecil ou saudades do dono preso...

  341. Tenho pena do Sérgio Moro no meio desses vagabundos todos. Votei no Bolsonaro e não ne arrependo, não podia deixar o PT retornar ao poder. Sabia das grandes limitações do Bolsonaro, mas mesmo assim é muito difícil viver tudo isso. Que fazer...

  342. Só tem um detalhe. Os eleitores de Bolsonaro não são gado. Se ele está se juntando ao sistema corrupto, está na hora de procurarmos outro brasileiro para a Presidência da República. Se o impeachment sair antes de 2 anos teremos eleições direta. Podemos eleger Moro.

  343. Que bom que não sou o único a ver que coisas estranhas estão acontecendo. Venho colocando isso nas redes sociais. Aquele discurso de que “se meu filho fez algo errado vai ter que pagar por isso” sumiu e deu origem a um silêncio profundo nas investigações do caso. Por outro lado ações dos três poderes para frear a lavajato , Coaf e Receita Federal estão crescendo. Ou a sociedade vai para as ruas em massa ou vamos ter um retrocesso enorme no fim da impunidade

  344. Claramente, o jargão de que político brasileiro merece pouca ou nenhuma confiança se reforça nas ações do Sr Presidente. Quando na faculdade, um professor informou e deu exemplos de que a maior corrupção está no Judiciário. Esse é só mais um acordo de cavalheiros para blindar interesses próprios. O resto é balela...

    1. Certo, e quanto a difamação descarada do JB17 ao Dalagnol e ao distanciamento constante do Moro e sua consequente fritura? São indícios claros de que a reportagem não está a divagar em achismos e ilações. Fato é que a Lava Jato está correndo enorme risco de ser dissolvida e a consequência disso será, por exemplo, a soltura do presidiário. As ações do JB17 tem enorme peso nesse sentido e não pretendo sentar e esperar acontecer para depois dizer que a revista tinha razão.

    2. Boa. Atitude no mínimo sensata - mesmo porque quem somos nós pra escrutinar os escaninhos do Poder? Eu que não me ajoelhou para uma reportagem que planeja ser o arauto da correção...

  345. Bando de bocós leitores de Crusoé! Quando aprenderão que o Brasil não é para amadores? De onde vem a certeza que esse texto reflete a Verdade? Se nossos próprios olhos nos enganam, o que dizer de uma matéria formatada para ser bombástica e zelosa aos interesses do leitor? O buraco é bem mais em cima! Calma e cautela são necessárias aos tontos...

    1. JOAO só pode estar sendo pago pela familia. São comentários iguaizinhos aos dos mortadelas na época do impeachment da Dilma e de quando o Lula estava para ser preso. Sai esquerda e entra direita, mas a mentalidade de gado continua a mesma.

    2. Se você observar a postura atual do Bolsonaro em relação ao Projeto Anti-Crime - de deixá-lo em banho Maria - e à abusiva Lei de Abuso de Autoridade que só quer minar a Lavajato e não foi repelida -, se torna claro que o teor da matéria está correto. O presidente só trata de assuntos periféricos e não se posiciona fortemente a respeito do que interessa, no momento. Está me cheirando a uma traição que vai desmoralizá-lo com perda de apoio dos que o elegeram.

    1. De tudo isso vamos aguardar para ver. Militar do Exercito não é civil.

  346. Vontade de vomitar, de chorar, de nem sei. Triste país na mão destes políticos ladões. Pobre Sergio Moro na mão destes sem vergonhas.

  347. Acho precipitado condenarmos nesse momento. devemos aguardar um pouco mais o desenrolar dos acontecimentos . Mas a sinalização não é boa! Vamos ficar atentos!

  348. NÓS ESTAMOS COM A LAVA JATO. NELA VEMOS AS CHANCES DE UM BRASIL MELHOR MAIS HONESTO. SE ENGANAM QUEM PENSA QUE O POVO VAI TOLERAR SER ENGANADO DE NOVO

  349. Bolsonaro caiu na mesmice, talvez por causa do filho senador enredou-se nas teias do toma lá dá cá, dos conchavos, da velha política, que tanto combateu na campanha. Triste constatar que em tão pouco tempo, a casa já está ficando suja. Para variar, erramos de novo. Acreditamos na utopia de tempos melhores. Não que tivéssemos opção melhor nas últimas eleições, mas Bolsonaro já se mostra uma grande decepção.

    1. João, volte para a escola. Faltou às aulas de interpretação de texto. Votei em Bolsonaro e não estou concordando com as atitudes dele. Quem falou que admiro Lula??

  350. Que bom que a Receita vai ser reestruturada! Quem sabe não melhora o atendimento ao cidadão comum. Ao longo da história, sempre fez vista grossa à roubalheira de ricos e poderosos, tripudiando em cima dos demais, com atendimento ruim, burocracia e exigências desnecessárias. Fazer um bom trabalho de um lado, se é que é bom mesmo, não redime os pecados do outro. Eu não usaria uma só palavra para defender esse Órgão.

    1. Uma coisa não pode servir como defesa de outra completamente diferente... estás misturando alhos com bugalhos.

    1. E provavelmente será JOÃO, infelizmente estamos vendo o JB17 contribuindo diretamente para esse fim.

  351. É..., pelo visto, no Brasil continuamos no "manda quem pode". Nas próximas eleições, mais do que nunca, vai mandar quem realmente pode, à exemplo do que já aconteceu em 2018.

  352. Moro, abandona logo esse barco. Não suje suas mãos e sua reputação junto ao povo brasileiro. Talvez tenha sido mesmo um erro de julgamento, seu e de 57 milhões de brasileiros, acreditar no Bolsonaro. Minha maior torcida é para que você saia grande como entrou. Para o Bolsonaro, não dou a mínima!

    1. Tem razão, agora é a hora de Moro renunciar com dignidade. Este pacto é o maior golpe contra a Lava Jato! Impeachment? já está excluído, pelo mesmo pacto... Então só resta Intervenção Militar ou o Cemitério para o Brasil

  353. É muito triste, mas normal quando tantos de todos os lados tem o rabo preso. De qualquer forma pode ocorrer a máxima "Quem corocou corocou... quem não corocou não coroca mais"... e as vendas/privatização dos bens da União - a maior imobiliária do mundo - se gerarem tanto dinheiro quanto divulgado poderá mudar os destinos do país e dos brasileiros... e poderia ser um final feliz para todos... desde que o Ministro da Justiça também entre no ceder agora já que não acontecerá mais do mesmo depois...

  354. O presidente resolveu atuar na velha política e com requintes de crueldade. T endo em vista a esperança depositada pela sociedade em seu governo, no combate a corrupção.

  355. Bolsonaro se.mostra traidor . Não poderemos aceitar isto! Vamos tirar este presidente para colocar outro conservador e menos pior. Decepção total!!!! Quero Moro na presidência! Bolsonaro se recusa a cumprir promessa de campanha para ser apenas pai e protetor de seu filho corrupto, ao que tudo indica.

  356. Fato, quando pensamos que o país seria passado a limpo... doce engano! O que vemos é a volta ao status “quo” “o crime compensa”. Ao que parece esse arranjo de agora é o mais robusto dos últimos tempos e com efeitos colaterais gravíssimos para a sociedade brasileira, essa mesma que dorme em berço esplêndido!

  357. Agora ficou claro o brado do presidente, "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". Ele se refere ao Thorffoli, Deus-Todo-Poderoso do trovão, que ao bater seu martelo (monocraticamente) abala toda a estrutura da República.

  358. NÃO BASTA SER HONESTO, TEM QUE PARECER SER HONESTO!! Capitao que decepção!!!. Mostre que nao traiu seus 57 milhoes de eleitores!!!

  359. Mais um estelionato eleitoral? A corrupção dos poderosos será finalmente legalizada e protegida? Essa é a “Nova Política “?

    1. Realmente Eugenio coitado mesmo:acho que está arrependido entrou em uma tremenda fria, é muita força contrária em um país que só tem bandido.Nossa última esperança era este governo mas pelo jeito já virou a casaca.

    1. Tem que esperar para ver. Com a palavra ou a caneta bic o Presidente!

  360. FRENTE DE IGREJA E FUNDO DE CABARÉ!! SE NAO VETAR ACABOU . ENTERRA ESSA POCILGA CHAMADO BRASIL!! Traiu seus 57 milhoes de brasileiros!!! DECEPÇÃO. O CAPITÃO tem os pés de barro!!!

  361. Lamentável essa postura do Bolsonaro! Se aliar ao que há de mais podre no Congresso e no STF é uma traição aos cidadãos que o elegeram - principalmente pelos ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes e suas propostas para a nação. Bolsonaro mostra que é só fachada o seu "distanciamento" do velho "sistema" politiqueiro que impera no Brasil! Se o acordão se concretizar, prejudicando o combate à corrupção - anseio da politicalha podre -, será uma facada nas costas dos cidadãos, e não será tolerada.

  362. A matéria é mais clara q luz do sol, nem se desenhasse ficaria mais claro o acordão. Só lembro q a bandeira anti corrupção q elegeu Bolsonaro, foi a mesma bandeira dos primórdios do PT, do Lula "pai dos pobres". O preço, de trocar a bandeira, será alto.

  363. DECEPÇÃO !!! VAI TRAIR 57 MILHOES DE ELEITORES ! Nao estou conseguindo digeri essa covardia do Bolsonaro. Ou nosso CAPITÃO tem os pés de barro ??????

  364. Me desculpem os puristas que acham que a tão falada e fadada “Democracia” é tudo. Por vezes temos que fechar a casa, fazer uma faxina e aí recomeçar. Não vejo outra saída. Continuar é ver tudo se repetir. A volta do PT e sua gangue agora com muito mais poder. Pela Ordem neste país eu quero as Forças Armadas fazendo a faxina para recomeçarmos tudo outra vez.

    1. O Sr Mourão com certeza tem 100.000 X mais conhecimento do o Nb.

    2. Li a reportagem com muito cuidado e tudo fica compreensível. Para o Presidente vale mais a família dele, infelizmente. Nunca teve espírito público. Que Deus nos ajude!! Ele sim é o mito!!

  365. Aqui vale lembrar a máxima, com alguma adaptação; não basta ser honesto, propagar a honestidade como sua principal bandeira e incluir a família, e na hora do “vamos ver” se é verdadeira essa virtude, caberá a pergunta: o senhor PR vai se locupletar com o pior dessa herança maldita de políticos do Brasil?, ...ou, mais uma vez lembraremos o dito popular: É tudo farinha do mesmo saco!

  366. Arrumem as malas, este país realmente não é para amadores.Em um país onde a maioria são corruptos não podia ser diferente, o que está ocorrendo é o mesmo que ocorre na Italia com a operação "mãos limpas.Infelizmente temos todos os poderes buscando se protegerem porque todos tem o rabo preso.Tenho muita pena dos jovens que estão iniciando. Nossa ultima esperança era este governo que se elegeu com a bandeira anti-corrupção, mas que pelo jetio já passou para o outro lado.POBRE DE NÓS BRASILEIROS.

  367. Dá até para entender,mas é indesculpável. O Jair, que pena, trocou o Brasil pela impunidade de seu rebento senador. E, com isso, pagará um preço justo mas inexorável, e tirante os fanatizados, voltará ao que sempre foi: um habitante permanente do “baixo clero” nacional. Quem viver verá!

  368. De ‘um cabo e um soldado’ a casamento oficial, com Lua de Mel na Casa Branca. ‘Frente de Igreja, fundo de cabaré!’ Essa é a orgia della famiglia.

  369. DECEPCIONADISSIMO COM O GOVERNO NAO APOIO MAIS E NEM VOU MAIS PRA FAZER PAPEL DE PALHAÇO ESSE GOVERNO ACABOU MAIS UM CORRUPTO ENGANANDO O POVO FORA JÁ

  370. Misericórdia, está parecendo reportagem da operação spoofing, hackers, Waldeverde, Intercept, tudo falado nada comprovado, só interpretações. Vamos aguardar a interpelação da Janaina, já derrubou uma "Presidenta" não custa derrubar um "Presidente". O Bolsonaro diante da imagem que criou de banir a corrupção abriu um precedente sem volta, deu poder ao povo, reverter isso significaria cair em descrédito total, aí sim seria uma burrice sem conta. Melhor sacrificar um dedo do que a mão.

    1. O MITO infelizmente já vendeu sua alma ao diabo VERMELHO da ORCRIM, vemos isso claramente na sua posição de difamar o Dalagnol e fritar o Moro.

  371. Esse governo já era! Tudo igual a Era pt. Bolsonaro só mostra o que sempre foi RATO DE PORÃO. Vai costurando com os bandidos na calada da noite. Decepção!

  372. Do cenário descrito, fica a certeza de que o conluio de Bolsonaro com os corruptos políticos (Maia e Alcolumbre) e togados (representados por Tófolli e Gilmar) é a principal causa do retrocesso no combate à corrupção e à possível libertação do chefe da ORCIM preso em Curitiba. E isto porque JB está colocando a blindagem de seu filho corrupto Flávio acima dos interesses do País. Está traindo suas promessas de campanha. Só Flávio é corrupto na família? Tudo indica que há mais caroço neste angu.

    1. Elke. Pode ser que vc tenha alguma razão. Mas concordamos que a situação é muito nebulosa. Agora, para mim, prefiro colocar JB na classes dos políticos venais, ainda mais que o filho Flávio pode ir parar na Papuda e ele vislumbra um futuro promissor para Dudu. O Tófolli é um homem inteiramente da esquerda e alinhado com o molusco. Ele está enredando (já enredou!) Bolsonaro e vai conduzí-lo com uma argola no nariz.

    2. O caroço é bem maior e se chama "sede de poder e de grana". Não quer soltar o osso.Pode até parecer que o PT está entrando pela porta do fundo. Só que estou achando mais que em este caso o "traidor" é o próprio Toffoli e a ideia é "o que o outro pode eu posso também e melhor ainda". Ele nunca teve tanto poder, ele não vai recuar. Tem 2 tipos de esquerda, ele deve ser daquele que se aproveita e vira a bandeira quando é do seu proveito. Caso contrário, o resultado será o mesmo. O Brasil se fudeu!

    3. Penso de igual modo, o filho seguiu o caminho e os passos do pai, como dissociar um de outro?

  373. Meu recado na pág. do Presidente: votei no Sr. para trazer moralidade ao país. Esta sua aproximação com o Ministro Tóffoli, que está tomando as atitudes mais autoritárias não é do meu agrado de grande parte dos que votaram no Sr. Vou às ruas dia 25/08 pedir o impeachment de Tóffoli, Gilmar Mendes e Alexandre de Morais, a favor da Lava Jato e contra este projeto esdrúxulo aprovado de forma autoritária pelo Rodrigo Maia, passando por cima do RI. Veto total já. O povo que o elegeu tb o pode tirar.

    1. Em 8 meses olha quanta mudança de postura e posicionamentos...rs. Quem diria que após 8 meses estaríamos tendo de fazer pressão nas redes sociais para que o presidente faça a coisa certa que ele mesmo sempre bradou em suas frases de efeito? Quem não é tão jovem poderá ver uma mescla de semelhança nas falas e atitudes de dois ex-presidentes (Collor e Lula), parece até que o JB17 conseguiu reunir o que existe de pior nos dois e moldou o seu caráter e personalidade para exercer a presidência.

  374. Como somos cretinos ingênuos! Pensamos que o novo governo combateria a corrupção... Por que imaginamos que um deputado medíocre, há 30 anos na Câmara, seria honesto? E filho de peixe peixinho é. Que crédulos ridículos somos nós!

    1. Edison. Acrescento minha indignação a de outros brasileiros que viam nesse governo uma forma de dar um BASTA na corrupção endêmica que grassa nesse país há muitos anos (e bota anos nisso). O Bozo como é também conhecido, preferiu salvar a pele do filhote do que seguir adiante no combate sem tréguas à corrupção. Conclamo os brasileiros a participarem no dia 25/8 de uma grande manifestação contra p supremo e sua quadrilha de malfeitores.

  375. Particularmente não estava entendendo certos movimentos do Presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas. Esta matéria deixa claro que a lava jato “já era”. Infelizmente está acontecendo a mesma coisa que aconteceu na Itália – operação mãos limpas. Que pena...

  376. Votei em Bolsonaro para tirar a gang do PT do governo. Nunca imaginei que ele seria envolvido pelos tentáculos dela para salvar seus filhos. Optou pela família deixando de lado os 54 milhões que o elegeram pelo bem do Brasil. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas intervenção militar Já. Não temos mais salvação.

  377. Parabéns à Crusoé pela reportagem e pela independência. É deste tipo de imprensa que o País precisa, sem lado, mas a favor da verdade. Infelizmente o Presidente parece ter traído os ideais que fizeram que eu e mais 57 milhões de assinantes votassem nele. Começaremos do zero, a procura de alguem corajoso e honesto!

  378. O tempo dirá se esta matéria tem sentido. S e realmente for desta maneira. Este governo esta acabado, Moro vai pedir para sair e talvez Guedes também saia. Se for tudo materializado este foi o preço que Botafogo e Centrão pediram para aprovar a reforma da previdencia e o restante dos corruptos graúdos poupar a cabeça do fillho do presidente.

  379. O "Mecanismo político brasileiro", emperra, mas logo é consertado, e continua como uma espiral sem fim. A corrupção está no DNA.

  380. Bolsonaro para salvar o filho da receita e da justiça, se aliou aos corruptos do congresso e da justiça(stf) . VOTEI ERRADO DENOVO.

  381. A máquina se movimentou! A depender das decisões do presidente, passarei de um defensor a ex-eleitor e crítico de Bolsonaro. Se a vaidade e a defesa dos filhotes cegarem o Presidente, perderá muitos eleitores da Lava Jato, militares e policiais.

    1. Não vamos acreditar, mesmo sendo Crusué. vamos aguardar

  382. Ou seja: é dessa forma que o presidente Bolsonaro agradece os milhões de votos que o elegeram?Fazendo acórdão desse tipo?Que vergonha!!!E a fôrça da população?Vamos permitir que isso aconteça?

    1. Porque é a Crusué vc acredita, vamos aguardar, daí só acredito no Diogo

  383. BOLSONARO ESTÁ VENDENDO A ESPERANÇA DOS BRASILEIROS PARA SALVAR SEU CORDEIRO NEGRO DA JUSTIÇA QUE DEVERIA SER PARA TODOS. MINHA DECEPÇÃO ESTÁ CORROENDO TUDO AQUILO EM QUE ACREDITEI.

    1. Só porque foi a Crusué que está falando, aguardemos antes de julgar

    2. às vezes e preciso dar um aceno aos bandidos para te.los sobre controle!!

  384. de fato, uma reportagem lúcida, lógica, que não deve ficar trancafiada somente aos leitores. Como outros se manifestaram, rogo também a Cruzoé, para tornar pública essa matéria.

  385. As previsões, ainda na campanha, de que o Bolsonaro não passava de um enorme engodo demagógico e populista estão se confirmando da pior maneira possível e com doses de crueldade. Com apunhaladas pelas costas nos cidadãos de bem, traições abertas ao ideário que o colocou lá. Enfim, esse governo, perdendo a bandeira da ética e do combate à corrupção acaba. Isso ELLE não entendeu, pelo visto.

  386. Em razão também da delação do Palocci envolvendo metade do establishment & money do País, realmente estão parindo um acordão para estancar a Lava Jato! Instituições&Governo&Congresso&STF&grande parte do próprio Judiciário vão dar apoio ao Guedes = Economia, para o País voltar a crescer; sufragar a Lava Jato e para o povão ficar mais calminho talvez deixar o Lula ainda preso por algum tempo - senão ele pode tb fazer delação - aí complica mesmo! E viva a mani puliti à la brasileira!!!

  387. sabíamos que não seria fácil retomar o país, mas se quer imaginamos que o próprio presidente daria as mãos aos inimigos em prol de interesses pessoais. Triste Brasil.

  388. Simplesmente decepcionada com Jair Bolsonaro nosso Presidente .caiu nas garras do poder podre e agora sendo amigo do Toffoli ,colocando em risco Lava A Jato ,parece que a velha politica conseguiu conquistar a nova .

  389. Não tenho dúvidas de que entramos numa fria. Guedes, Moro e outras poucas figuras decentes devem estar muito arrependidos de terem embarcado nessa canoa furada. Lamentável a postura do presidente.

  390. Parabéns a Crusoé pela matéria. Hoje tenho a plena certeza que Bolsonaro é outro corrupto. Pra mim bastou o que li, me causou NOJO desse presidente. Moro tem que abandonar este governo o quanto antes, pois como vocês da Crusoé disseram, o corrupto, está fritando Moro. Pra mim, já deu! Acabou!!

  391. Matéria precipitada. As decisões que podem comprovar esta tese ainda não aconteceram. Até agora, tudo isso é só especulação. A prova de fogo será a indicação do PGR e o veto (ou não) à barbárie do abuso de autoridade. Antes de julho todos falavam que Bolsonaro deveria fazer mais política, agora que faz, vamos esperar se ele realmente traiu os princípios (João 14, anticorrupção, etc) que o levaram à presidência.

    1. Mas vai acontecer.Jair Bolsonaro é um traidor da pátria e do povo.