Obrigado, leitor!

03.05.19

Crusoé chega ao seu primeiro ano de vida depois de transpor um mar revolto. A censura imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi a maior prova de resistência experimentada pela revista desde o seu lançamento. Após sermos injustamente acusados de publicar “fake news” para atingir a imagem do presidente da corte, Dias Toffoli, a verdade finalmente prevaleceu. O próprio Moraes teve de reconhecer que o documento que embasou a reportagem existia. Ponto para o jornalismo.

Desde a edição zero até esta, de número 53, publicamos centenas de reportagens que desagradaram autoridades de todos os poderes. Escrevemos sobre políticos de todas as colorações partidárias. Dos notórios petistas aos bolsonaristas, passando por aqueles do MDB e do chamado Centrão, o famoso ajuntamento fisiológico que é parte integrante de todos os escândalos desde a redemocratização.

Na semana passada, ao se referir à censura, o próprio presidente Jair Bolsonaro classificou a medida como injusta com um adendo importante: “Acho injusto (…) até mesmo com a revista Crusoé, que em 90% das vezes dá tiro de .50 (calibre de um tipo de metralhadora antiaérea) em cima de mim”. Vinda do presidente da República, é uma frase para ser emoldurada. Jornalistas existem para fiscalizar os poderosos. E isso é o que buscamos aqui, desde sempre.

Crusoé não tem partido. Não tem políticos de estimação. Não tem lado, a não ser o do cidadão que paga seus impostos e espera das autoridades que exerçam suas funções honestamente, comprometidas em tornar o Brasil um país melhor para se viver. Por vezes, escrevemos coisas que, para além de incomodar os personagens envolvidos, podem também desagradar a um ou outro leitor. Não queremos com isso convencer ninguém a pensar dessa ou daquela maneira. Só estamos exercendo nosso papel de fornecer elementos, de compartilhar o que vemos e o que sabemos, para que cada um, a seu tempo, tire as suas próprias conclusões.

Quero aqui, em nome de todo o time, agradecer a sua companhia neste primeiro ciclo da revista. E fazer o convite para que siga conosco, porque ainda há muitos mares a navegar.

***

Em tempo, vale dizer: esta sexta-feira, 3, em que está indo ao ar a presente edição de aniversário de Crusoé, é também o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Uma boa coincidência.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns à Crusoé. Adoro ler vocês, sinto uma confiança que me conforta. Que tenham infinita força para essa missão e infinitas recompensas que vocês merecem. Obrigada! Que venham muitos outros anos.❤️

  2. Já cancelei minha assinatura ! Sejam transparentes e declarem quantos assinantes perderam após se manifestarem contra o voto impresso, ignorarem este Judiciário corrupto. Acho aceitável malharem o Bozo e conduta na pandemia, mas enalteçam a teta que secou, as obras entregues e etc.

  3. A garantia de obtermos informações imparciais com uma análise crítica de alta qualidade. Continuem assim , os leitores agradecem.

  4. Eu sou muito feliz e privilegiada em ter acesso a um canal de informação como o que vcs fazem. Não tenho partido, procuro muito bem os funcionários que quero eleger pra me representar e não é uma tarefa fácil. Sou rata à procura de informação, cnn, jovem pan, bandeirantes, cultura, globo news.... e tiro as minhas conclusões e vcs estão de parabéns!!! Muito obrigada.

  5. Estamos juntos desde a primeira edição e continuaremos. Não precisamos pensar igual, mas precisamos de jornalismo isento. Descobri isso em vcs. Parabéns a todos!

  6. Quando assinei Cruzoé tinha esperança na imprensa informativa. Nas notícias não busco opiniões, apenas informação. Todo meio informativo tem seções específicas, onde poderá expressar-se. Notícia é apenas notícia. O repórter deveria ater-se à busca dos fatos, procurando isentar-se de ideologias, evitando adjetivos e opiniões. Por favor, deixem as opiniões para os leitores e foquem na informação.

  7. Crozue em defesa da igualdade pesquise e informe seu público os artigos 4•, IV e 8•, I, Regimento do CNJ não prevê punição disciolinar para ministro, somente são investigados juiz e desembargador. E uma execrável omissao. O ministro fica impune por conduta indigna com a relevância do cargo. Veja isso Crozue será importante para a democracia !.

  8. Chama muito à atenção o fato de essa Revista não dar qualquer relevo à delação premiada do Marcelo Odebrecht em face do Toffolli. Isso não é notícia relevante???

  9. Assinei A Crusoé por acompanhar o trabalho do Diogo Mainard e agora com Sérgio Moro a revista ficou melhor e com algo diferente. Parabéns!!!

  10. Assinei CRUSOÉ ano passado e concluí que caí numa armadilha ao descobrir que esse folhetim mudou, pra pior claro. É desgastante ler reportagens com apenas opiniões da revista sem ter contraponto. Vocês ficaram chatos, muito "diogo", isso cansa. Tomei a decisão de cancelar minha assinatura que vigora até setembro 2020.

  11. Se a Crusoé fosse obrigada a devolver os meses subsequentes de assinaturas canceladas vocês quebrariam. Há milhares de comentários de assinantes que cancelaram renovação automática. Se o Brasil fosse um país sério com os direitos do consumidor ou se esta publicação fosse decente em princípios, Crusoé deveria simplesmente ressarcir meses não utilizados de assinantes decepcionados com a qualidade e/ou rumo desta revista eletrônica. NUNCA, NUNCA MAIS.

  12. Para ser diferenciado e um jornalismo sério este grupo precisa dar espaço a seus assinantes nas matérias diárias e isto passou a ser vedado. Tenho o e-mail de vcs me respondendo que a ferramenta foi desativada. Isto não é jornalismo pois assim vcs não se abrem a opiniões / visões. Não estou falando em aceitar ofensas aos profissionais mas de “ouvir” quem lhes sustenta ==> seus leitores assinantes. Tenho profunda decepção c/ esta publicação. Lamentável mudança de postura.

  13. Vocês merecem, fazem um produto diferenciado, com profundidade e sem medo, o que é mais importante.Chega de imprensa medrosa.parabéns.

  14. Nada contra a revista e essa matéria específica, mas no início a revista revelava o que estava escondido. Hoje fica na superfície, ilações e mais ilações sobre tudo. Tornou-se só mais uma. Crusoé ainda é um bom nome, mas o sentido é outro. Como respeito os contratos, aguardo a última mensalidade para voltar ao continente. Nessa ilha com esse naufrágo, nåo dá mais.

  15. Assinei a revista essa semana com Sérgio Moro no time. A política anda quente demais e Crusoé e Antagonista é um dos melhores meio de comunicação pra entender e acompanhar o que acontece no meio político.

  16. Esta revista digital ja foi mais bem frequentada. Quando a assinei parece que tinha uma linha editorial mais séria. Vi que me enganei. Agora está a acolher qualquer pessoa, não se preocupando com suas atitudes, por mais desleais que sejam. Eu não compactuo com essa especie de imprensa. Quero que encerrem minha assinatura.

  17. Jornalismo honesto, imparcial, independente e investigativo, que tem como pilar fundamental a verdade a ser passada para à população está muito longe da revista crosue. Está virou mais uma precoce velha imprensa, com todos os vícios dos trapaceiros e ilusionistas que manipulam a população brasileira. Uma pena... morreu na casca.

  18. Vocês realmente sofreram censura e isso é condenável, mas vocês foram solidários com também a cesnsura de blogues e de redes sociais dessa turma que esse ministro com cara de ditador promoveu?:

    1. Eles fazem censura. Mão de uma via. Isto não serve. Me desculpem discordar. Se gosto ou não de um artigo devo ter o direito de dividir isto, se assim eu queria. A revista desabilitou comentários nas matérias diárias e tenho isto por escrito deles mesmo (pois os questionei). O nome disto é covardia jornalística.

  19. Sempre evitei assuntos relacionados a política porque são complexos para o meu entendimento e ao mesmo tempo é frustrante e decepcionante quando ficamos cientes do que acontece nesse jogo sujo onde a corrupção predomina de todas as formas. Obrigado Crusoé! Em pouco tempo como assinante estou descobrindo que "política", entre outros assuntos são fundamentais para o cidadão.

    1. Saiu das cavernas e pegou o bonde errado para se informar...

    1. What? rs... Fatos são fatos. Narrativas são narrativas. Conclua como entender melhor.

  20. Sou assinante, mas tenho notado uma certa parcimônia com a esquerda, quero comentários isentos e não tendenciosos como alguns

  21. Esperei quase 1 ano antes de dizer isso publicamente: vcs se transformaram numa porcaria de veículo de comunicação. A 'ilha no jornalismo' as poucos foi inundada pela mediocridade e pela mesmice. Não vejo aqui mais nenhuma matéria que traga uma visão diferente dos fatos; tudo igual aos demais veículos de comunicação. A mesma leitura rasa dos fatos, restrita, limitada. Nenhuma análise que lance luz em outras direções! Nada além do mínimo esforço! Profundamente decepcionada!

  22. Não tenho achado a revista imparcial há muito. Já cancelei minha renovação automática de assinatura. Uma pena. Obs: não sou "Bolsonarista".

  23. Parabéns a todos os jornalistas que fazem da Crusoé uma revista independente, imparcial e digna de confiança. Sou leitora assídua e cada vez mais admiro e me sinto bem informada graças à vocês. Parabéns em espacial para o brilhante Diogo Mainardi, Sabino, Dantas, Felipe Moura Brasil e Rangel. Vida longa Crusoé e Antagonista!!!

    1. Independente e imparcial?!?! Estás brincando, certo?!?

  24. Assinei Crusoé, entre outros motivos, para ter acesso às entrevistas do Felipe Moura Brasil. Não consigo. Não existe na revista um canal para o assinante obter ajuda. Só as opções já existentes

  25. Pela forma e estilo como trata os assuntos da política -principalmente com relação ao governo federal - percebe-se claramente que os sites - tanto a Crusoé como o Antagonistas - foram comprados por grupo contrário à luta contra a corrupção, a favor da política de coalizão, a favor da forma antiga de governar e da divisão do poder com os partidos políticos - conhecido como o toma-lá da-cá. Lamentável !!! Vendidos !!

    1. Claramente a revista perdeu a imparcialidade. Uma pena. Já cancelei a renovação automática de assinatura.

    2. Já cancelei minha renovação automática de assinatura.

  26. É uma pena não haver mais espaço para os comentários dos assinantes; é por ali que nos colocávamos para elogios ou críticas. Sugiro a volta dos comentários dos leitores que significa uma oportunidade da própria Crusoé se situar e se observar.

    1. Meu comentário se refere às noticias do setor "Diário".

  27. Parabéns Cruzoé, continue independente e patriota. O Brasil precisa muito disto, principalmente nestes tempos onde a Ignorância comanda. Vamos mudar este país.

  28. Parabéns Crusoé, sucesso Rodrigo Rangel...sem ideologias e com imparcialidade, fazendo analise dos principais fatos da política atual, com um jornalismo independente e critico, buscando expor os dois lados da noticia, contribuindo para que possamos formar a nossa opinião, só tenho a dizer...parabéns crusoé!

    1. Sera porque?? Grandes obras todos os dias do grade nhonho ?? Os curva de rio ele e o batore que travam as melhorias que o pais precisa. Voces sabiam que o banco VOTORANTIM faliu?

  29. Senhores, quero cancelar minha assinatura e vocês dificultam ao máximo, FAVOR ATENDER MEUS APELOS, FIQUEI COM NOJO DESSA REVISTA. PAREM DE DIFICULTAR O CANCELAMENTO DE MINHA ASSINATURA!!!!!

  30. Parabéns!Começaram bem dignos de aplausos, mais algumas matérias estão ficando muito tendenciosas no humilde ponto de vista.

  31. Faltam 19 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE. Nas RUAS é que se ganham as batalhas e que se vencem as guerras. Indo para as RUAS, ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. Contra as chantagens do congresso. Contamos com todos, até com o gadelha e o jose. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

  32. Nancy Crusoé corresponde a tudo de que precisava. Sempre busquei uma imprensa plural, sem partido ou político de estimação.

  33. Mainard,Sabino e Dantas vcs irão permitir que a “Turminha do Mimimi “ tbm se instalem na Crusoé,verifiquem os post’s...

  34. sou leitora assídua desde o primeiro número de Crusoé. de O Antagonista também. assino embaixo de quase todos os textos. experimentei O Antagonista+. não gostei. repete O Antagonista, é de leitura desconfortável e irrelevante para o que eu entendo como notícia. dito isto, acho injusto privar-me de matérias (porque cancelei O Antagonista +) de O Antagonista vinculadas necessariamente a O Antagonista + . repensem esta decisão. quero continuar leitora fiel. Suzana

  35. Há um ano vejo chamadas impactantes das matérias investigativas. Em Jan19 recebi e-mail convidando a assinar, reconheço que errei, devia tê-lo feito desde seu nr 1, uma vez que toda matéria que me chegava vinha com gosto de quero continuar lendo. E mesmo quando algumas vezes chegaram quase toda, o interesse permanecia. Quando foram injusta e covardemente amordaçados, a vontade ficou muito forte... pergunto-me se foi o preço? O orçamento não deixa folga. Sei que tomei coragem e fiz. Estou feliz.

  36. Sempre leio. Sempre recomendo. Graças a essa revista, dificilmente tomaria conhecimento das barbaridades que ocorrem neste pais. Sempre imparcial. Raramente discordei do que escrevem. Parabéns à Cruzoé. Com toda certeza renovarei a minha assinatura e continuarei a recomendar a todos.

  37. OBRIGADA, CRUSOÉ!!! Pelo 2019 pleno de informações e opiniões lúcidas, honestas, inteligentes e esclarecedoras sobre o nosso país e sobre todos nós como nação. Obrigada pelo denso, intenso e incansável trabalho de todos!!! Que este Natal lhes prenuncie um 2020 profícuo em realizações com a excelência de sempre e, lhes traga sobretudo felicidade pessoal, muita proteção e também aos seus queridos. Feliz Natal, Feliz Ano Novo com gratidão, cumprimentos e os mais fraternos abraços!!!

  38. O que seria de nos reles mortais se nao fosse a imprensa, com ela de plantão da.os de cara com toda essa corrupção, imagine sem, parabens ao jornalismo de verdade.

  39. Pedi dia 20 de setembro o cancelamento da minha assinatura e me mandaram um email que estaria sendo cancelado. Para minha surpresa dia 25 de outubro vocês renovaram minha assinatura no meu cartão de crédito. Que palhaçada. Quero o cancelamento dessa renovação. Para ontem.

  40. Pedi dia 20 de setembro o cancelamento da minha assinatura e me mandaram um email que estaria sendo cancelado. Para minha surpresa dia 25 de outubro vocês renovaram minha assinatura no meu cartão de crédito. Que palhaçada. Quero o cancelamento dessa renovação. Para ontem.

  41. Parabéns Crusoé! Assinei e vou renovar todo ano, pra lhes dar força neste jornalismo brilhante, independente, crítico e consciente.

    1. Pois eu ao contrário, estou insatisfeita !!!! Desde a derrota no STF da prisão em segunda instancia, a minha já página do FB está sendo inundada de informações sem parar da saída da prisão do condenado mor deste país e de seus comparsas!!!! Parem de dar visibilidade ao condenado!!! Existe vida fora dele!!! Vamos dar cobertura para a manifestação pública do povo de bem!!!!

  42. Ok,Cruzoe,vamos continuar navegando juntos. Mas,por favor, onde posso conseguir uma segura mascara antigases e uma boia `a prova de tudo para aguentar toda essa podridao que voces remexem toda semana?

  43. Parabéns... Espero, que este seja o primeiro de muitos anos. Nunca se esquecendo do que os trouxe até aqui, neste primeiro de muitos, ética e seriedade com os leitores!

  44. Parabéns, Crusoė! Longa vida! Comemoremos juntos pois, também completo 1 ano de assinante! O Brasil precisa desse tipo de Jornalismo. Obrigado!

  45. Essa é a única revista que assinei e não me arrependo. Cancelei a minha assinatura da Veja. Faço um apelo a direção da Crusoé que mantenha a mesma linha editorial. Realmente é uma ilha de informações . Está fora da Matrix da " grande " imprensa !! Obrigado por termos uma equipe independente e de consonância com o Brasil !!

  46. Sugestão: Temas já no esquecimento. Famílias que estão CALADINHAS. DORMINDO em cima do DINHEIRO roubado . Sarney, ETC . LOUBINHOS. e vcs. Vamos BILISCAR essas matilhas. Por gentileza.

  47. Nada a ver com a matéria publicada. É que eu vivo me indagando (pode?) sobre a necessidade de reforma na previdência. Pelo que temos conhecimento, a Previdência tem uma receita financeira das mais volumosas para cobrir seus gastos, também volumosos. Já o Congresso Nacional e o Poder Judiciário não arrecadam qualquer valor mas, por outro lado, gastam uma fortuna, donde concluímos que reformas mesmo devem sofrer os dois citados poderes, por consumirem a grande parte das receitas públicas. Certo ou

    1. Por que assinei a CRUSOÉ? porque não tem bandido favorito, não se importa com as cores partidárias, e entendeu q momento era de apoio a Lava Jato, onde autoridades corajosas e patriotas lutam para acabar com e corrupção sistêmica q até a pouco era intocável no Brasil. Parabéns!!!

  48. Qualidade de jornalismo começa pelo manto sagrado da liberdade de expressão...Parabéns pela bravura, sigam firmes, estamos atentos aos devaneios de determinados ministros que reduzem-se ao corporativismo nojento que por 500 anos tem assolado nosso País.

  49. Até hoje não consigo ver meus comentários. Já avisei e não foi corrido. Não o que faço Estou perdendo o interesse por pela minha assinatura.

  50. Que vocês continuem a trilhar o caminho da independência jornalística, pois o contrário, não tem nada de jornalismo e sim interesses escusos e inconfessáveis. Parabéns!

  51. Na minha opinião, a Cruzoé é melhor revista da atualidade, com suas excelentes matérias imparciais verdadeiras e equilibradas. Parabéns

  52. Está posto o desafio de esclarecer o leitor das relações de causa e efeito existentes entre fatos políticos da nossa história recente com a situação de crise múltipla em que fomos empurrados. Padecemos de pouca memória. Depois da institucionalização da corrupção como forma de governo e dentro de um projeto de poder estatizante e criminoso, estamos esperando um Messias que nos salve das consequências da impunidade e lideranças de baixa qualidade.

  53. Fiz esta assinatura agora, após analisar tópicos eventualmente, por um ano, desde seu lançamento, porque acredito na imprensa livre, que aqui encontrei.

  54. Parabéns a toda equipe da revista. Crusoé é a melhor fonte de informação por não estar a serviço de nenhum político.

  55. Nesta era dos jornais eletrônicos, espero que a Crusoé não tenha o mesmo histórico da Veja, que atravessou décadas com jornalismo heróico, mas agora agoniza um fim deprimente com a Editora Abril.

  56. "Crusoé não tem partido". Espero sinceramente que essa afirmação continue sendo o principal norteador da revista...enquanto assim for, estarei junto.

  57. Parabenizo á Crusoé por publicar reportagens sérias sobre os 3 poderes. Gostaria de ver aqui, alguma entrevista com a Maria Lucia Fattorelli, que vem denunciando uma corrupção quase que transparente no mecanismo do sistema da divida pública, além de operações de swapp, onde o Governo transfere bilhões para Bancos privados. Ela é ignorada pela grande mídia. Espero que a Crusoé não faça o mesmo.

    1. Perfeita observação. Espero também que o time Crusoé publique matérias desses casos fora do “radar”.

  58. Até agora li outros órgão de comunicação , não me senti contemplado como cidadão...vi parcialidade, em Crusoe estou encontrando a notícia por inteiro, sem partidarismo e espero continuar a confiar....

    1. Concordo e , em razão da postura e qualidade das reportagens da Crusoé , acabo de assinar a revista. Parabéns a equipe.

  59. Parabéns a toda a equipe Crusoe pela ousadia de existir em tempos de terrorismo lulopetista . Vocês são a prova de que sim , é possível fazer jornalismo investigativo de qualidade . Parabéns também ao site Antagonista . Vocês estão auxiliando a construir um país que queremos . Ainda está bem distante do objetivo , mas já caminhamos um bocado !!!

  60. Com o total declínio de credibilidade da imprensa consagrada. A revista Crusoé tornou-se um dos poucos veículos de comunicação que podemos confiar. Parabéns.

    1. E a imprensa consagrada está se mordendo de inveja! Parabéns!

  61. Parabéns Crusoé, fico feliz em poder assinar uma revista que apresenta o fato sem cunho político. A única, em conjunto com o Antagonista, que acredito na reportagem.

  62. Muito satisfeita com o texto comemorativo ao primeiro aniversário da Crusoé , de Rodrigo Rangel, e mais satisfeita de ter-me tornado assinante da revista há pouco. É dessa imprensa a realmente precisamos, imparcial, comprometida somente com a informação de seus leitores. É desse tipo de mídia q qualquer povo precisa, não apenas nos, brasileiros , que vivemos um momento difícil , sem dúvida, e que por assim o ser demanda lucidez, verdade , transparência e total imparcialidade.

  63. De nada, mas devo dizer que quando Moro era juiz não, mas agora que é político, sim é de estimação da Crusoé. Não me venham com conversa fiada.

  64. eu assinava folha de SP, até perceber q é um folhetim petista... atualmente leio de tudo um muito, mas só assino a Crusoé! Ana Paula maravilhosa, Felipe Moura... muito bom!

    1. Concordo plenamente, também era assinante da Folha, depois que ela passou a ser porta voz do PT não dá para ler, parabéns para todos os jornalista que nos brindam com jornalismo de qualidade e o mais importante sem partido

  65. Sou e contínuo assinante. Não deve ser por masoquismo. Parabéns de um velho ex-jornalista. Em 2008 tinha uma coluna diária em um jornal e mandei desancando o então "deus" Lula. O editor ligou umas 19h pedindo pra dar uma "amenizada" que o jornal tinha muita publicidade oficial, etc... Concordei e disse que mandaria outra. Umas 22hs mandei uma carta pedindo demissão. A edição saiu com uma foto enorme de uma bela modelo com pouca roupa ocupando o espaço. Ganharam os leitores.

  66. Boa tarde. Solicito o cancelamento de minha assinatura. Fui surpreendido hoje pela manhã com o apontamento de despesa no valor de 154,80 no meu cartão de credito e já solicitei à operadora o cancelamento do mesmo. Surpreende a maneira como é feita essa renovação sem prévio aviso.

  67. A revista recebeu meu efusivo apoio por análises que apoiam um Estado responsável com seus cidadãos. Daria para apoiar um Brasil melhor em todas as áreas. Deixem de lado estes textos mimimim

  68. Renovei minha assinatura. Gosto do estilo da Crusoe. É uma leitura prazeirosa que nos mantém informados sobre o que se passa nos bastidores da República.

    1. Tempos bons da VEJA quando tínhamos o DIOGO como colunista. Cancelados a VEJA assim que nasceu a CRUSOÉ.

  69. Crítica à reportagem ... A internacional olavista ... Como vcs colocam com "suposta" a dominação nazista nas universidades? é só ir lá e ver, não tem nada de suposta.

  70. Crítica a reportagem da Crusoé ... A internacional olavista... Como vcs colocam como "suposta" a dominação nazista nas universidades? não existe "suposta" é sou ir lá e ver.

  71. Bom dia. sou assinante da Crusoé. Minha assinatura tem por objetivo apoiar o renascimento da direta no Brasil. No entanto ontem, 7 maio, o presidente Jair Bolsonaro comentou na sua Live que a revista Crusoé tem feito Fale News contra ele. Sou assinante de vcs por causa dele. se a Crusoé continuar a fazer Fale News vou cancelar minha assinatura e não divulgo mais vcs. Obrigado pela atenção.

  72. Parabéns, acompanho Crusoé desde o início , mas estou tendo problemas na renovação da assinatura, vcs precisam melhorar esse setor urgente, sei que aqui não é o lugar pra essa reclamação, mas não consigo pelos canais competentes. Me desculpe e obrigado.

  73. Parabéns pelo profissionalismo, coragem e resistência, fazendo com os fatos sejam mostrados em sua totalidade, sem parcialidade. Esta foi a razão de ter me tornado assinante e o sincero desejo de continuar a usufruir de um trabalho responsável como o de vocês. Parabéns!!

  74. Sempre gostei da Veja e Folha de São Paulo; até vocês me fazerem enxergar a parcialidade deles. Obrigado, não me arrependo de estar com vocês desde o início.

  75. Eu esperava que a revista tivesse uma linha isenta. Certamente me arrependi de não ter sustado a renovação da assinatura. Mas não acontecerá novamente.

  76. é incrível podemos ter um canal de comunicação que não joga de um lado e nem do outro. , É por isso que escolhi este canal para acompanhar tudo o que acontece no campo político e econômico. parabéns pela credibilidade e imparcialidade, continuando assim estaremos todos juntos todo o sempre.

  77. Solicitei a adesão ao ANTAGONISTA+ em 24 de abril, na qualidade de assinante da Crusoé. No dia seguinte (25/04), quando fui criar a minha conta, recebi a informação de que devo aguardar novas vendas! Não é justo. Realizei a minha opção antes de meia-noite do dia 24. Como assinante da Crusoé, minha adesão - visto que gratuita nos primeiros 90 dias - nem deveria depender da criação de uma nova conta. Estou INSATISFEITA COM TAL TRATAMENTO! Caso se mantenha essa falta de consideração, sequer

    1. concordo..eu também não consegui ter acesso a nova plataforma oantagonistamais... e estou aqui na Crusoé desde o inicio....deveria ter sido automático para os assinantes de Crusoé...estou INSATISFEITO tambem

  78. Que venham mais muitos e muitos anos pra Crusoé. Vida bem longa e pautas afiadas, porque só assim poderemos começar a mudar esta vergonha que é esta política brasileira. Parabéns a Todos vocês, que fazem da Crusoé esta realidade que é e contem sempre com minha renovação, mesmo nessa crise absurda criada por estes bandidos travestidos de políticos.

  79. Ok! Não ter partido e ser imparcial... Muito bom, por isso me tornei assinante. Mas ultimamente a revista tem sido sim, parcial ou tendenciosa em algumas de suas matérias. Ser imparcial não é atirar para todos os lados, mesmo sem motivo evidente, criando, muitas vezes, mais fofoca do que notícias.

  80. eu sempre vi vcs bem complacentes com Jair Bolsonaro. Como leio a revista tendo ciência disso não ne preocupo. Na verdade esta frase é maus uma mentira de Bolsonaro.

  81. Eu ia deixar de assinar a revista em virtude da oposição, ao meu ver precipitada e exagerada, ao governo Bolsonaro. Mas a revista se mostrou imparcial, por isso continuo meu apoio. Creio que o fim da revista seria um enorme prejuízo pra nossa maior conquista, a DEMOCRACIA.

  82. Parabéns pelo aniversário e quanto à censura , sabemos que o tiro saiu pela culatra!!! A revista ganhou notoriedade e o assunto que os opressores quiseram impedir teve maior visibilidade !

  83. Parabéns a equipe! A politica esta na velocidade da luz e voces estão atentos em ajudar o país ao contrário de outros que só fez prejudicar nossas famílias, atrapalhando nossos votos, enganado com matérias fantasiosas e muito bem paga. Não se percam! Saúde e Oxigênio a todos.

  84. Parabéns, Crusoé ! Uma revista alinhada com o pensamento das ruas e por isso imbatível com apenas 1 ano de idade. Além disso, um dos mais influentes veículo da comunicação nesses tempos da cibernética. Avante, sem temer!

  85. Realmente, eu não estava muito satisfeita com essa Revista e porque não dizer decepcionada com matérias contra o Nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro. Por essa razão pedi o cancelamento de minha asinatura no que naõ fui atendida. Li alguns comentários a respeito da não aceitação dessa Revista no cancelamento de assinaturas, como não fui atendiada no meu pedido não gostei, e continuo com a mesma opinião, nesse País a muito que não temos uma Imprensa apartidária, portanto não acredito em vocês

    1. Pra vc fã do JB, sugiro apaludir as coisas boas dele e criticar as ruins para que ele possa melhorar.

  86. Obrigado Crusoé, peço que continuem fazendo o trabalho sem medo de me desagradar. Foi por isso que assinei Me lembro do dia. Fui procurar uma revista para ler em um domingo, chegando a banca me deparei com as figurinhas repetidas, metade propaganda, preço desproporcional. Cheguei em casa e assinei! Foi uma excelente decisão!! Renovação para 2020 garantida! Obrigado! Obrigado! Obrigado

  87. Obrigado Crusoé e Antagonista por terem enfrentado a extrema-imprensa e a esquerda brasileira, ajudando a nos libertar da escravidão do subdesenvolvimento econômico.

  88. Assinei a revista na terceira edição e estou plenamente satisfeito com a linha editorial da revista. Parabéns a revista e a todos seus colaboradores.

  89. Caros senhores, sou assinante de primeiras horas! Estou feliz por apostar em você. Mas estou decepcionada pq tentei assinar o Antagonista Mais e não consegui. Sou fã do site e me senti desprestigiada! Já mandei 2 emails S, resposta. Uma pena.

  90. Parabéns, estou junto desde a primeira revista, renovei a assinatura porque continuo confiando, jornalismo sério sem opção partidária. Não me decepcionem.

  91. Como nosso amigo acima relatou, nem todos se agradam com a verdade, nem todos fazem questão de tomar conhecimento para não deparar com a decepção, uma grande minoria admiro esse serviço prestado pela revista Crusoé, mas hoje, a revista acabou virando material de consulta para aqueles que temem, pelo simples fato estarem incomodados e preocupados com a próxima matéria a ser publicada. Com certeza preocupados com a capacidade da revista de mostrar a verdade com nome endereço e identidade.

    1. Sem sombra de dúvidas, mostrou como tem que ser agressiva a imprensa. mas ela tem que ser verdadeira porque ela é a expressão da confiança e hoje não existe mais a verdadeira imprensa aquela que podemos confiar e pelo visto surgiu a Crusoé polêmica, agressiva, direita e verdadeira. Espero que continue assim

  92. Parabéns à Crosué! Pelo aniversário e pela qualidade jornalística ! Luxo puro poder aproveitar sua existência, luxo puro ser digital. Eu fui presenteada quando tive a honra de assiná-la 🌈🌟🌟🌟🌟🌟👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  93. Coincidências não existem. Crusoé nasceu para publicar a verdade e defender a liberdade de expressão. Representa o despertar de um Novo Brasil .

  94. Aproveitei o primeiro aniversário da CRUSOÉ efetivando minha assinatura anual. Quero estar com junto com vocês na alegria e na tristeza....

  95. Eu é que agradeço a esta revista esclarecedora, que nos ajuda a entender estes tempos tão dofíceis. Felicdades. nesta data e sempre!

  96. Parabéns a todos e obrigado por se manterem no foco ao qual eu concordo PLENAMENTE. Enquanto vocês continuarem isentos e fazendo o Jornalismo de verdade, estarei junto. Grato

  97. A Crusoé aniversaria e os parabéns vão para o Dias Tofolli e para o Alexandre de Moraes, por, em um ano, já ter colocado a Crusoé na história da Imprensa brasileira. Viva o STF e os seus sensores!!!

  98. Parabéns CRUSOÉ pelo primeiro ano de aniversário, pois continuarei assíduo como leitor dessa consagrada revista digital, uma vez que, agora em maio, também completo um ano como assinante e pronto para renovar minha assinatura. abraços a todos da equipe! Bentes

  99. A Crusoé mudou por completo o jornalismo no Brasil. A "pirueta" foi de 360 graus. Matérias sob encomenda foram desmascaradas, assim como seus responsáveis, na origem. O brasileiro, finalmente, tem algo de bom a seu alcance. Estou satisfeito e orgulhoso em ser assinante desse que atualmente é, a meu ver, o melhor e mais sério veículo de comunicação do País. Parabéns Crusoé!!! Leigo, porém, bem informado.

  100. pra mim foi uma grande satisfação assinar a Crusoé!! o resto é resto e tem que ir para o lixo, com exceção do oantagonista.

  101. Parabéns. Sem a Crusoé e O Antagonista o entendimento do Brasil não é igual. Senti falta de um “balanço numérico” deste ano. Quantas assinaturas Crusoé tem no momento? Quantos jornalistas trabalham para Crusoé? Qual a superposição de Crusoé e O Antagonista. Afinal esta molécula é composta destas “duas substâncias” muito caras. Está faltando inside info como molho. Não é só na hora de vender assinaturas que esta cobertura precisa aparecer Para mim sua promessa está cumprida Vida longa! Efraim

  102. Obrigada por estarem do nosso lado, já que Brasília não está. Acabei de ler que o centrão vai dificultar ao máximo a aprovação das reformas do novo governo para que ele não tenha condições de se reeleger. E o povo, que se dane! Está ou não contra nós?

    1. Tempos bons quando tínhamos na VEJA o DIOGO como colunista. Assim que nasceu a CRUSOÉ, adeus VEJA.

  103. O apoio do leitor é, e, será sempre crítico e orientador do factual das ruas e do cotidiano, essas sim são as notícias diretas e sem anestesia como um murro na cara, que berram nas ruas todos os dias sem o eco verossímil que lhe faça jus. É neste ponto que começa a imprensa e o jornalismo maiúsculo, tão raros e escasso nos nossos dias... A melhor parte da caminhada é o caminho. Que venha o próximo passo. Ótima a idéia das sonoras em todas as matérias. Vamos em frente.

  104. Parabéns a essa ilha de jornalismo investigativo e independente! Sou leitor de O Antagonista desde o comecinho, assinante de primeira hora de Crusoé e O Antagonista+. Leio outras fontes pelo contraponto, mas #souantagonista de coração. Vida longa ao Sabino, Mainardi, Dantas e Cia. Ltda. #tamojunto. Obs - terceira tentativa de comentário, os dois primeiros não foram.

  105. Parabéns pelo aniversário, pelo trabalho inteligente e comprometido com o País. A Crusoé ,com muita credibilidade, consolidou-se como um símbolo de luta e resistência, um "farol" na vida do leitor. Obrigada! E, por favor, não mudem.

  106. Equipe da Crusoé um ano de mudança para o jornalismo brasileiro. Estou aprendendo ser digital e acompanho em qualquer lugar é maravilhoso ter liberdade e não ter anúncios ou vínculos e estar mesmo se sentindo numa ilha só conectado com os leitores. Por favor quero saber mais sobre as Medidas Provisórias últimas do JB e influência na economia Há um vácuo na mídia que parece proposital. Grata pelos bons momentos de reflexão Diogo e Sabino .

  107. Sendo franco, como já paguei, venho ler. Desculpe, já foram os melhores do país, mas hoje são mais um da grande imprensa, mesmo virtual. Ainda a que dá mais furos talvez, mas também se mostra irresponsável, ressaltando a verdade só quando ela é contra o governo. Em 120 dias no comando, é o governo mais atacado na história, um desrespeito com os 60 milhões que votaram nele. Acompanhei desde o começo do O Antagonista. Parabenizo o sucesso como empresa. Lamento a postura editorial pós-Lula-preso.

  108. Em seu primeiro ano de vida, Crusoé já recebeu seu “batismo de fogo”, o que, por si, denota a têmpera e a determinação daqueles que lhe dão voz e já lhe confere um prenúncio, um presságio de longevidade. Vamos acompanhar.

  109. Parabéns por esta excelente revista, na maioria das vezes concordei com o que lia, porém algumas vezes discordei, mas mesmo nestas ficou claro que era somente uma forma de ver diferente da minha, sem qualquer outro interesse disfarçado.

  110. Uma reparação necessária:A Crusoé entrega muitas reportagens e artigos sobre o Executivo e muito pouco ou quase nada sobre o Legislativo.Quem são os deputados e Senadores, como votam e como gastam o dinheiro público .Muitos parlamentares defendem uma postura e agem de maneira contrária.O Parlamento deve ser mais investigado,mais clarificado e mais descortinado.Evangélicos,Delegados, Ruralistas , Centrão e tantos outros corporativistas alienados dos votos e dos mandatos que receberam .

    1. Concordo. Chegou o momento de descobrir os absurdos do Senado e da Câmara. Começando pelos abusos com o dinheiro público.

  111. Parabéns Crusoé ! Leitora desde a 1° edição ,parabenizo a equipe pela qualidade!!Leitora e admiradora desde sempre de Mainard, agora também leitora e admiradora de todos colunistas!!! Sucesso e vida longa a Crusoé!

  112. Parabéns Crusoé!!!Leitora desde a 1° edição, só tenho elogios e agradecer pela criação desta revista isenta, livre e de qualidade!!!Leitora desde sempre de Mainard, agora também de todos companheiros da revista!!! Parabéns a todos, sucesso e vida longa!

  113. Maior orgulho ser assinante. Obrigada pelo bom dia, todo dia! E, se houver mais tentativa de calar a lucidez e o esclarecimento, força na peruca pessoal!! Beijo abraçado a cada um de vcs.

  114. Parabéns, revista de bom senso, com informações e análises claras e objetivas para o brasileiro que acredita no futuro do país. 👏👏👏👏

  115. Parabéns! Sugestão de pauta: quais os interesses políticos em aumentar prazo de validade na CNH, aumentar quantidade de pontos para suspensão da CNH e retirar pardais das rodovias sem apresentar nenhum critério técnico para essas três medidas? São mais de 38mil mortos/ano no trânsito brasileiro, mais de 500 mil vítimas/ano. Estamos no Maio Amarelo para conscientizar a população sobre os riscos no trânsito. Há um antagonismo entre as propostas e a realidade. Trânsito tb é segurança pública.

  116. 💪🏻💪🏻💪🏻💪🏻👊🏻👊🏻👊🏻👊🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🎉🎉🎉🎉🎉

  117. Parabéns a Revista Crusoé que faz um trabalho edificante! A verdade deve ser dita, doa a quem doer. É gratificante ler uma reportagem de fonte confiável!

  118. Bem.Ja gostava do programa na na Bandeirantes. Vamos ver agora. Espero não ter o desprazer de ver a mesma linha da Organiza o Globo.Esse cancelei tudo pelo cinismo.

  119. Parabéns Crusoé! Até aqui, não me arrependo de ter a assinatura dessa revista, apesar de ultimamente sentir um certo desvio do propósito inicial da revista, mesmo assim, continuo acreditando e espero não me arrepender. Por enquanto acredito no propósito de vocês em contribuir para um Brasil melhor.

  120. Crusoé era a revista que eu estava procurando. Depois da censura achei e assinei imediatamente. Parabéns pela resistência heróica.

  121. Sinto-me verdadeiramente honrado em haver assinado, às vésperas do seu primeiro aniversário, tão já prestigioso veículo de informação, em que pese a sua tenra idade. É , ainda, agradável a sensação de ser "testemunha ocular da história", ao se vislumbrar a aurora de uma nova forma de jornalismo, quer seja pelo formato absolutamente digital, quer pela autêntica imparcialidade, demonstrada pela nítida intrepidez na busca da verdade, demanda primordial do seu crescente público leitor. Parabéns!!!

  122. A modernidade da Crusoé é um farol para toda a imprensa, a qualidade e a assertividade de suas reportagens trazem um conforto semanal aos poucos brasileiros que ainda se importam com a veracidade e consistência das notícias.

  123. Parabéns !! Que essa revista mantenha a política e o foco em divulgar fatos e dados . Assim sendo, contra fatos não há argumentos...,,logo a verdade prevalece, contrariando os poderosos !!

  124. Calma: é só o Ano 1, Rumo a uma Ilha que Une o fato e o real à Sublime arte de dizer O mundo ao mundo. É a alma da nova redação.

  125. Parabéns pelo jornalismo independente! Uma nação só pode ser considerada forte quando não teme sucumbir às críticas de seu jornalismo forte e independente!

  126. Parabéns CRUSOÉ!!! Efusivos aplausos, cumprimentos e agradecimentos a esse jornalismo brilhante, corajoso, competente e honesto que, conjuntamente com O ANTAGONISTA, faz a RESISTÊNCIA BRASILEIRA às investidas da marginalidade institucionalizada!!!

  127. Obrigado Crusoé! Até que em fim uma mídia que dá os fatos e deixa as opiniões para a gente. Continua merecendo meu voto na nossa eleição de cada dia.

  128. CRUSOÉ PARABÉNS!! GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O "AMIGO DO AMIGO DO MEU PAI" GOSTARIA DE SABER POR NEHUM DOS MINISTROS NÃO COLOCARAM ESTE ASSUNTO EM PLENÁRIO. CADÊ O MINISTRO EDSON FACHIN? O AMIGO DO AMIGO DO MEU PAI. SR DIAS TOFELLIS VAI FICAR ASSIM? SEM NENHUMA REPRiMENDA? O SR DE MORAES TAMBÉM? ESTOU FANDO AQUI POIS, NAO SEI AONDE FALAR MAIS.

  129. Parabéns Crosué, estou com vocês desde o dia da famigerada censura do Toffoli/Moraes, não digo que não pensei muito em fazer a assinatura, pois pensei, isso se deveu ao fato de algumas postagens, durante a campanha presidencial, que não eram favoráveis ao meu candidato, o calor do momento. Depois de muito ler e analisar, acredito que estão no caminho certo, no caminho da isenção. Que continuemos juntos por mais anos.

  130. Parabéns Crusoe, siga em frente e conte conosco! Precisamos de um jornalismo assim comprometido com a verdade e não com a classe politica dominante! Continuem assim sem rabo preso com ninguém! Continuem do nosso lado e do pais! Pois quem paga imposto e elege um representante é o verdadeiro mandante da Nação, os governantes são mandatários do povo, e como tal devem agir!

    1. puxa...um ano já? como fazer oara renovar a assinatura?

  131. Não gosto da CRUZOÉ, não gosto d’ O Antagonista e principalmente não gosto do Diogo e dos demais da equipe. “Por Q?”... Pelo fato de que neste caso, ‘gostar’ é pouco, muiiito pouco e até pouquíssimo, perto do quanto os quero bem, admiro e até adoro por serem o melhor Diário informativo, melhor revista virtual e os melhores jornalistas investigativos de Pindorama, quiçás do MUNDO!!! (Agora depois desta babação toda, quem sabe vocês aí desta tchurma me presenteiem com a assinatura ate 2.022, né?).

  132. Solicito o cancelamento da renovação da assinatura da Crusoe, conforme consta no dia de ontem, 02/05/2019, na fatura de meu cartão de crédito MasterCard. Estou renovando o pedido que fiz ontem. Grata. MARIA ADELAIDE CORRÊA PINTO.

    1. Pois é José tbm não entendi, pedir cancelamento assim? Quer se aparecer ou infantilização ou é petista sei lá! Volta lá pros seus, GloboLixo LixoNews, Carta capital, FakeFolha, Conversa Fiada, etc kkkkkkkkk

    2. E o que nós, leitores satisfeitos, temos com isso!!

  133. Parabéns a todos da revista. Jornalismo de verdade merece todo o nosso apoio. Por mim, podem continuar atirando com a .50, mas se houver algo mais pesado, tipo ministro metido a besta, convoque -nos.

  134. parabéns! e que sejas disparados mais tiros de .50, doe a quem doer. E eu quero ser um dos primeiros a ver, ler os furos da bala. Acabei de renovar a assinatura pra colaborar com a munição.

  135. Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho jornalistico de imenso valor! Isento, verdadeiro, investigativo e revelador das inúmeras tramóias do poder! Enfim um jornalismo de qualidade, apartidário e no qual podemos confiar!

  136. Estou aqui desde o lançamento. Se muitos reclamam da Crusoé parece-me que vocês estão no caminho certo. Incomodem a todos! Parabéns pelo aniversário.

  137. Sinto-me feliz e verdadeiramente privilegiado de haver-me tornado assinante de tão prestigioso, pujante e promissor veículo de comunicação do país, às vésperas do seu primeiro ano de vida. Creio estar sendo, rememorando outro grande colosso do jornalismo nacional, "testemunha ocular da história", na medida em que registro a sua retumbante alvorada, justamente quando o Brasil mais carecia de um jornalismo imparcial, desatrelado de vícios que por vezes embargam tão importante missão. Parabéns!!!

  138. Crusoé e O Antagonista, vocês e a sociedade brasileira foram vítimas de 2 criminosos supremos, então temos de reagir, entrem com uma representação criminal contra esses 2 celerados.

  139. Jornalismo sério. limpo. Parabéns e continuem nos fazendo acreditar que é possível fazer jornalismo sem viés ideológico. Lutamos por uma IMPRENSA LIVRE.

  140. Estou chegando... mas acompanho o Antagonista e o Mainard há longa data. Sempre gostei deste estilo jornalístico, sem rabo preso, se me permitem. Parabéns!! Que mais anos se somem a este!

  141. Alguns comentário concordo, não quero repetir opiniões. Agora no editorial acima não vejo reconhecimento de erros, só acertos, depois de ser crivada de comentários negativos ao longo desse ano pela maioria dos assinante, quanto a postura de alguns colunistas, mostrando-se inteiramente da esquerda, a revista parece que melhorou depois das ameaças de desistência de assinante, isso não foi comentado aqui. O próprio presidente disse 90% bombardeado em 4 meses de governo, onde vocês estavam antes???

  142. Parabéns a Crusoé pelo jornalismo imparcial que merece nosso crédito absoluto. Sigam em frente pq nós leitores precisamos de informações idôneasl.

  143. Parabenizo a revista Crusoé por sua luta, neste seu primeiro aniversário, em favor da informação imparcial, correta, honesta e legítima para todos nós, cidadãos brasileiros de bem, que sonham com um País melhor para nós, nossos filhos e netos, e n gerações à frente.

  144. Parabéns, Crusoé. Sigam em frente com determinação porque imprensa livre e independente não se faz sem atritos controvérsias.

    1. Não existe nenhum órgão de imprensa nem jornalista sem lado, mesmo que seus textos sejam escritos para que pareça assim isentos. É claro que Crusoé e O Antagonista não estão do lado da esquerda. Seus textos sempre se manifestaram contrários a Lula e seus apaniguado. Se fosse assim, eu não seria assinante.

    2. não acha eles isentos ? é a revista mais imparcial e menos tendenciosa atualmente no brasil minha amiga....

  145. Parabéns à Revista por essa conquista! Como leitora, espero continuar lendo boas reportagens, imparciais e sérias! A mídia verdadeira é aquela que traz a realidade das notícias, sem abraçar ou massacrar qualquer que seja o indivíduo!

  146. Parabéns para vocês jornalistas e articulistas deste veículo de nossa imprensa independente. Não esmoreçam jamais diante da informação isenta de que tanto precisamos. Apenas fico desiludido com a passividade bovina de nosso povo, ao não reagir a altura dos descalabros diários a que somos massacrados.

  147. No meu grupo de "happy hour"predomina um certo torpor,uma indiferença em relação a política e leitura de Crusoé e Antagonista.Creio pela cobrança exagerada de resultados em curto tempo,do atual governo.Foram 40 anos de roubalheira,Legislativo do toma lá da cá e STF e STJ desacreditado.Mas sou voz discordante no assunto de não renovar assinatura.Ruim com eles,pior sem eles.Vamos continuar assinando e lendo Crusoé pela isenção e qualidade da revista.Único veículo confiável na mídia.Parabéns R.R.

  148. Parabéns Crusoé!! Vamos persistir; vocês investigando e publicando, e nós leitores, nos informando e tirando as conclusões. Sucesso!

  149. Estou começando hoje como assinante e confio plenamente que a revista manterá seu padrão de independência, informando sem parcimônia. Parabéns pelo aniversário.

  150. parabéns pelo trabalho competente e honesto. Sou assinante , acompanho O Antagonista. um dos meus canais para me manter informada com confiança e credibilidade.

  151. Parabéns a todos da redação pelo excelente trabalho e por não esmorecerem frente às adversidades. Crusoé faz as vezes de espelho, refletindo a natureza crua do Brasil e de alguns brasileiros.

  152. Parabéns pelo trabalho.., sou assinante de primeira hora e estamos juntos nesse mar revolto de um Brasil explorado por maus politicos apesar de sermos uma nação honesta e de bons princípios herança da miscigenação de aventureiros com autóctones. Apesar do mar revolto o bom Comandante leva sua nau a Porto seguro.

  153. Parabéns! Experimemtei e gostei. Continuem com essa independência assertiva, criticando quando houver erros e parabenizando quando houver acertos. Sem paixões de militância partidária. APLAUSOS

  154. Parabéns Crusoé! Continuaremos juntos disparando balas .50 contra todos aqueles que merecerem! Vida longa ao belo trabalho!

  155. Votei em Bolsonaro, por esperança e, talvez falta de opção. Muita da esperança foi depositada na possibilidade de Moro participar das mudanças... Pergunto e peço ajuda para entender POR QUÊ r para quem "poupar" se vai ser tirado dos Jovens e idosos? Por favor comentem sobre isto.... Cortar verbas da educação PARA QUÊ/Quem ? ? ?

  156. Congrats, Crusoé! Sempre apostei no Diogo e Mario, desde o primeiro dia de O Antagonista. Daí veio a Crusoé, firme e forte no caminho da verdade. Assim permanecem los hermanos (Anta e Crus), contra as intempéries, tiroteios e censura, a favor da Justiça. Vida longa! Keko Ribeiro

  157. Nós é que temos que agradecer a vcs pelo excelente trabalho! E , como vc disse, cada um que leia as reportagens e tire suas conclusões ! Parabéns! Estarei fora do Brasil por uns meses mas vou continuar com vcs! Abraços.

  158. Não basta ter ima imprensa livre. É preciso ter uma imprensa ética. E, neste aspecto, a Crusoé tem se destacado em relação a muitos órgãos de imprensa de grande porte, em cujas notícias o cidadão não pode confiar.

  159. Retribuo exponencialmente o agradecimento. Assim que vencer, renovarei minha assinatura. Assim como vocês, também espero o sucesso do Bolsonaro. No entanto, acho ele muito instável. Onde já se viu "Excludente de licitude" para "coronéis fazendeiros" botarem seus jagunços para matarem impunemente quem os contrariem. Parece-me que ele não conhece a Elite Rural brasileira. Katia Abreu é um bom exemplo.

  160. Parabéns equipe Crusoé. Grandes jornalistas. Mudaram o jornalismo..Fica dica um cantinho para mensagem direto a Crusoé e Antagonista. Por exemplo queria uma informação como acesso antagonista+? Pedi senha e não consegui estou nos 3 meses grátis será isso?

  161. Parabéns, precisamos nos identificar pelo conjunto infinito de que o Brasil só vai adiante se formos unidos e apoiar iniciativas como a Crusoé e o Antagonista. Esse conjunto, balança as estruturas da corrupção que a cada minuto procura se mostrar viva. Se queremos o Brasil livre é agora ou nunca para minha geração. Vamos em frente enfrentar o que Raimundo Faoro identificou como os Donos do Poder.

  162. Gostari de deixar meus parabéns a toda a equipe, sou assinante desde o início e acompanho também a página do antagonista. Estou tentando fazer a assinatura do Antagonista+ e não consigo. Quando é a previsão de normalizar?

  163. A Crusoé é uma equipe de profissionais que desfruta do nosso apreço, do nosso respeito por sua dedicação, credibilidade, honestidade e competência. Nossos votos de longa vida.

  164. Crusoé preenche nossas necessidades de informações com reportagens isentas, claras e inteligentes. Parabéns à equipe jornalística como também a todos os demais que a editam.

  165. Pc. Obrigado, Crusoé. Continue a publicar com imparcialidade aquilo que os poderosos encastelados nos três poderes não querem ver divulgado. Sempre que o dono morder o cachorro, publique.

  166. Tem que bater mesmo, e muito! A censura veio para intimidar, mas para cessar o jornalismo investigativo. Força, e que vocês mantenham este comprimisso. Esse STF envergonha o país. Pau nos larápios da república, Crusoé!

  167. Parabéns pelo primeiro aniversário. Vocês estão realmente fazendo uma imprensa digna de respeito, diferentemente da “imprensa esquerdopata safada” que divulgam fakenews quase que diariamente. PARABÉNS 🎂🎂👏👏👏👏👏👏🎈🎈🎈🎈 Em Tempo: Esperando vcs divulgarem sobre a licitação da farra do boi do STF que o senador Kajuru falou no plenário do Senado ontem. Tenho certeza que vcs não vão se omitir desse escárnio para o povo pagador de impostos desse país. Obrigado e fica a dica!

  168. Parabéns para todo o time Crusoé ! Vcs inovaram, saíram de uma entediante zona de conforto, acredito que, realmente, não tenham partido. Só não deram ao Bolsonoro o benefício dos cem primeiros dias de governo. Rs... Obrigada por nós propiciar uma leitura prática e confiável. Sucesso, rapaziada!!!!

  169. Parabéns a toda a equipe Crusoé, principalmente por em tempos de jornalismo rasteiro e comprado, insistir em nos trazer a verdade, "Doe-la a quem doe-la". Desculpem, mas não resisti. Abratz

  170. Parabéns, Crusoé pelo primeiro aniversário. Continuem fazendo esse trabalho de noticiar com imparcialidade e sempre ao lado da verdade. Abraços a todos da sua assinante de primeira hora.

  171. Parabéns, guerreiros Crusoé, por essa primeira data de aniversário! Que continue com excelente trabalho e coragem. Abraços!

  172. Parabéns pelo 1 ano de imprensa séria e imparcial.O único veículo de imprensa confiável tanto que o STF fez de tudo para parar,sem sucesso

  173. Parabéns a Crusoé por seu 1° dos muitos aniversários que virão. Sou assinante do "Site" gosto e acompanho com atenção as reportagens. tenho somente um pedido; se descolem da "Folha de São Paulo e do Estadão", afim de não se sujarem com a lama editorial que estes têm espalhado no Brasil e pelo mundo. Continuem sendo autênticos, donos de visão própria dos fatos que divulgam em vossas reportagens e comentários. Parabéns e Vida longa à Revista.

  174. Falando no episódio da censura, tenho a impressão que afetou o ânimo dos jornalistas da revista, pois não publicaram mais nada a respeito das falcatruas dos ministros. Ou será que eles resolveram entrar na linha?

  175. Parabéns a Crusoé, que continue exercer seu papel com imparcialidade. A imprensa brasileira necessita recuperar a credibilidade.

  176. Amigos, parabéns pelo primeiro ano, que venham muitos outros! Espero apenas que cumpram o prometido aos primeiros assinantes que ainda não receberam a edição impressa da primeira revista. Aguardo a minha até hoje. Cumprir promessas é muito importante para a credibilidade de qualquer um, e pra vocês também. Abraços ! Rogério Goulart

  177. Uma Boa e Bem Merecida coincidência! Parabéns equipe! Está boa leitura, há dois meses apenas de Assinatura me trouxe o melhor lazer matutino neste meu mundinho da "senectus"!!! PARSBENS neste primeiro ano de vida! E VAI FUNDO CRUSOÉ!!!!

  178. Fico feliz com o sucesso da Crusoé ao comemorar seu primeiro ano. Analogamente a uma vida, Crusoé no seu primeiro ano engatinhou, caiu, levantou, andou, falou, está de pé correndo atrás. Me sinto orgulhoso por participar como assinante deste trabalho, parabéns! ...

  179. Parabéns, Cruzoé. Façam sempre um jornalismo sério. Vale lembrar que sou assinante da nojenta revista Veja, há vinte anos. O asco é tão grande que faz seis meses que não abro uma revista. Se morasse em São Paulo, pegaria todas elas, ainda fechadas e, jogaria em frente de seu escritório. Viva o jornalismo sério.

  180. Parabéns pra vocês e pra mim, assinante de primeira hora! Continuem assim, nos orgulhamos de estar ao seu lado,sem bandeiras ideológicas e que continuem nos informando tudo que descobrem, de A a Z.

    1. Depois de mais de 10 anos desisto da Veja. Não mais me representa!

  181. Parabéns Crusoé!!! Eu já tinha desistido de assinar qualquer jornal ou revista, desacreditado que estava nos veículos de comunicação desse país. Dei uma chance para esta revista e está valendo a pena. Até o presente momento. Espero que continuem assim.

  182. Parabéns, Crusoé! Que vocês sigam, neste ramo de independência, não significando, contudo, que aceitaremos qualquer possibilidade de injustiça ou inverdade que vocês venham cometer ou divulgar, pois, a nova safra de leitores aplaude, mas também critica.....e muito! Assim como cansamos da chamada "velha política", também cansamos do "velho jornalismo"!

  183. Parabéns Crusoé...excelente informativo à população brasileira. Oxalá não se percam como outras tantas instituições da mídia. Não esqueçam de dar um "puxaozinho" de orelhas no Gadelha. Queremos informação pura, simples e verdadeiras, não fofoquinhas de bastidores.

  184. Parabéns ao time da Crusoé pela coragem em se manter fiel à missão traçada desde a sua criação... Por esse motivo, continuarei sendo um assinante e leitor assíduo dessa Revista,comentando, elogiando e criticando (quando necessário). Assim estaremos lutando, direta ou indiretamente, por um Brasil melhor para todos...

  185. Felicito a Revista Crusoé pela sua postura que, espero Seja para sempre. O recado dado por Crusoé, como se diz na roça, está mais claro que o canto de um galo. Abd

    1. Parabéns Crusoé ! Em frente !Sempre ajudando o país sair da lama !

    1. PARABENS vocês são referência nós artigos publicados.

  186. Parabéns a toda equipe de Crusoé! Que vocês continuem realizando esse trabalho com muita seriedade e compromisso com a verdade. Sucesso!

  187. Crusoé foi feita para mim mesmo. Sou rico de finanças e cultura como decorrência de muito esforço pessoal, votei e votarei em Bolsonaro eternamente e gostaria de pagar pelo menos 5 anos de assinatura de Crusoé adiantadamente. . Sou uma espécie de alter ego de Diogo Mainardi e sou tão de direita que quase atropelo pessoas com o meu Camaro e minha Hilux no acostamento da direita quando estou dirigindo. Crusoé, obrigado por existir!!

    1. Pc. Ricardo, preste atenção ao escrito. Eduardo é petista de carteirinha. Traduzindo o que ele escreveu: Crusoé é apoiada por "direitista" rico, É o velho discurso esfarrapado, balbuciado pelos amantes de empreiteiras e de ditaduras.

    2. Idem aqui. Só espero que eles deixem de lado as fofocas e se dediquem a um jornalismo mais sério e baseado em verdadeiro “reporting” dos fatos. Outra coisa: por que nós assinantes não temos acesso à publicação no formato “revista” mostrado acima?

  188. Parabéns a toda equipe! Vocês são brilhantes! Seguindo com vocês, independentes, sem partido político nem tão pouco políticos de estimação!

  189. Assinei a CRUSOÉ por causa do seu DNA investigativo; infelizmente depois do episódio da censura as reportagens semanais trazem apenas assuntos já exaustivamente tratados durante a semana e nenhuma novidade. A leitura se tornou enfadonha e sem nenhum atrativo. Está uma chatice ler as edições semanais.

  190. Parabéns. Se colocarem à venda tem muito político aí q compra (só eles têm $roubado pra comprar). Desde qdo validei minha assinatura cancelei os jornais e decidi extirpar do meu convívio o Reinaldo Azevedo, a rede Globo e toda a imprensa - QUARTO PODER auto nomeado - Jovem Pam e o Villa estão comigo. A leitura de CRUSOÉ me faz bem, já tenho a convicção de que o país está entrando nos eixos, até porque vcs ñ puxam o saco de ninguém. Parabéns

  191. Conheci a revista Crusoé através de O Antagonista. Desde o inicio sou assinante. Assisti ao video de lançamento pelo You Tube e ao ver quem eram os jornalistas responsáveis, não tive dúvidas em ser mais um leitor/colaborador . Obrigado por existirem...

  192. PARABENS, a todos que fazem a crusoe, vamos nos multiplicar, JORNALISMO de verdade, sem intervençao de nada, so da verdade, ao nosso maior colaborador o SABER JURIDICO, da dupla TOTO, CABEÇA De PIRULITO, nos mostrou o quanto somos grandes e unidos, contra aberraçoes e injustiças, o progresso do pais, passa pela revisitas desses dos STF. que engorda com lagosta e vinhos, pagos com dinheiro de hospitais e fome do povo, suas canetas caras, nao fazem justiça, o inferno e logo ali, BASTA.

  193. PARABÉNS a todos que fazem parte da CRUSOÉ. .......................... OBS : pessoal , todos . Amanhã sábado vai ter um ? -- CHURRASQUINHO NA LAGE . Todos os """ CUMPANHEIROS "" estão convidados . Até o Bonecao D'amico. 💍👍🤣

    1. Parabéns! Dei meu voto para a CRUSOÉ e adoro ler suas notícias diárias. É fato que o (a) jornalista tem que “informar”, pois “formar” a opinião, faço eu! Mas não descarto provocações.

    2. Pararabens a Crusoe pelo niver de um ano, a equipe é espetacular , continuem com este jornalismo virtual com toda sabedoria, transparência e verdades.Sejam todos felizes. Quero continuar acreditando no jornalismos de vcs gdes profissionais.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO