Adriano Machado/Crusoe"O Parlamento precisa perceber que o eleitor está de olho. A pressão hoje vem das ruas"

A escudeira do presidente

Bia Kicis, a deputada do PSL mais próxima de Jair Bolsonaro, defende Olavo de Carvalho e diz que o Centrão será punido pelas urnas se não se alinhar aos projetos do Planalto
03.05.19

Eleita deputada pelo Distrito Federal, Beatriz Kicis Torrents de Sordi estava no grupo restrito que acompanhou a apuração dos votos do segundo turno das eleições na casa de Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro. Ela também participou, animada, da festa da vitória que veio na sequência. Gravou vídeos, entrevistou os demais presentes e, depois, postou-se ao lado de Bolsonaro em suas primeiras declarações como presidente eleito em cadeia nacional. A amizade entre os dois começara quatro anos antes, quando ela passou a acumular o cargo de procuradora do Distrito Federal com as tarefas de ativista de movimentos civis ligados à direita brasileira.

Bia Kicis, como é conhecida, virou referência na militância. Ganhou ainda mais notoriedade quando passou a compor um grupo de juristas que infernizava a vida de Dilma Rousseff com sucessivos questionamentos jurídicos às medidas de seu governo. Conseguiu, por exemplo, derrubar na Justiça uma doação de 60 milhões de reais ao presidente da Bolívia, Evo Morales. Organizou ainda muitas das manifestações em Brasília que culminaram na queda da petista. Decidiu entrar oficialmente para a política e, depois de obter 86.415 votos, tornou-se uma das pontas de lança de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Hoje, ela é a parlamentar do PSL mais próxima do presidente. Também é íntima de Olavo de Carvalho, o professor de filosofia que, a partir de seu rancho no estado americano da Virgínia, lidera uma batalha contra a ala militar do governo. A deputada evita se envolver disputa, mas se derrete em elogios ao guru, que, diz, foi o responsável pelo “despertar da nação brasileira”. Sobre o governo, ela entende que é cedo para fazer avaliações. E acredita que políticos de partidos como os do Centrão serão punidos nas urnas se não aderirem às propostas do Planalto. A seguir, os principais trechos da entrevista que a deputada concedeu a Crusoé.

Já se passaram mais de 100 dias de governo. Onde Jair Bolsonaro acertou e onde ele errou até aqui?
Todo dia ao acordar o primeiro pensamento meu é agradecer a Deus porque o presidente é Bolsonaro. Se não fosse ele, nós teríamos (Fernando) Haddad na Presidência. Imagine hoje a gente com Haddad na Presidência, o Lula possivelmente solto e o governo brasileiro apoiando um genocida como (o ditador venezuelano) Nicolás Maduro. Então eu fico muito feliz.

A que a sra. atribuiu a queda na popularidade de Bolsonaro?
Conheço pessoas que têm empresas de pesquisa e o que eles me disseram na semana passada é que, se o Bolsonaro concorresse hoje, ele ganharia do mesmo jeito e até com mais votos do que teve no ano passado. Não estão sentindo essa perda de aprovação popular. Ele continua com a mesma legitimidade, e até se fortalecendo.

Além de ter derrotado o PT, o que mais o bolsonarismo tem a mostrar?
Eu digo que esse é um ponto para não se esquecer. Quando as pessoas começam a reclamar, eu falo: “Imagine se fosse o Haddad onde nós estaríamos”. Aí você dá um choque de realidade na pessoa. Isso não quer dizer que está tudo perfeito. Claro que não! Tem muito a ser feito, mas nós temos quatro anos pela frente e são cento e poucos dias de governo. É muito pouco tempo.

A maior fragilidade do governo está na relação com o Congresso?
A relação do Executivo com o Legislativo não é fácil. Mas se fosse para ser fácil, era só ter continuado do jeito que era. Só que esta casa aqui (a Câmara) perdeu sua honradez durante muito tempo. Se curvou perante o Executivo e o Judiciário. Dificuldade todo mundo tem em início de governo, ainda mais quando você chega para mudar, para romper com as coisas que estão erradas e que dominam o sistema. Mas não, não acredito que o problema seja a articulação. O problema está no que as pessoas pensam que seja articulação política. Eu venho para sentar e conversar e, de repente, a pessoa fala: “Eu só voto se eu conseguir um cargo no ministério, isso e aquilo”. Como você conversa com uma pessoa dessas?

Como?
O Parlamento precisa perceber que o eleitor está de olho, que mudou também e não vai aceitar esse tipo de coisa. Então a pressão eu acho que não tem que vir de dentro do Parlamento mais, a pressão hoje vem das ruas. Nós temos parlamentares que já estavam aqui e que foram reeleitos e estavam acostumados a jogar de um jeito. Eles estão tendo que aprender a jogar de uma forma nova. E temos parlamentares novos de primeiro mandato, muitos como eu, que temos que aprender o jogo. Só que a gente tem que aprender o jogo novo. Queremos fazer política aqui dentro, não safadeza.

Acha que o Congresso se adaptará a Bolsonaro?
Vai dar, vai dar. Sabe por quê? Porque as pessoas têm que se adaptar aos novos tempos se elas quiserem sobreviver. Aqueles parlamentares que estão jogando dessa forma vão ter uma surpresa de ver a voz do povo fazendo uma pressão aqui dentro e essa conta ser jogada no colo deles, caso eles não trabalhem em prol do Brasil. Não adianta dizer que não tem medo das redes sociais, que não é rede social que traz voto. Os votos realmente estão aqui dentro, mas as redes sociais ajudam a colocar as pessoas que vão votar aqui dentro e ajudam a tirar aqueles que não quiserem colaborar com o Brasil.

Adriano Machado/CrusoeAdriano Machado/Crusoe“Temos que trabalhar o chamado Centrão porque precisamos dos votos deles”
Significa que quem não se adaptar vai sofrer na urna?
Eu não tenho a menor dúvida disso.

É possível domar o Centrão?
Temos que trabalhar o chamado Centrão porque precisamos dos votos deles. Sem eles a gente não aprova nada. Tem vários que já estão vindo, estão dispostos (a ajudar), já enxergaram que isso é bom. Querem só se sentir inseridos, poder conversar com o presidente Bolsonaro, ter uma participação nas suas bases, nos seus estados. Colaborar colocando pessoas que são alinhadas a eles nos postos, porque você não entrega políticas públicas se não tiver pessoas alinhadas. Agora, tem os outros que vão ser mais duros, que estão acostumados com a velha prática e ainda não estão convencidos que terão que abrir mão dela. Essas pessoas vão requerer um pouco mais de cuidado. Quero saber se estão dispostas a pagar o preço de terem esse jogo exposto para a população de que foram eles que impediram o Brasil de dar certo.

A sra. acredita que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, alimenta essa rebelião contra o governo?
Ele é um cara que lida com todos. Faz parte do papel dele de presidente também saber lidar com essas pessoas. É uma pessoa comprometida com a reforma da Previdência. Com relação às pautas conservadoras, de costumes, a gente sabe que não pode contar muito com ele, que ele não vai ajudar nem atrapalhar. E acho também que essas pautas nós podemos deixar mais para frente, para os últimos dois anos. Vamos primeiro resolver a parte econômica. Em paralelo, vamos trabalhando as outras causas, mas não precisamos botar para votar agora.

Quais seriam essas pautas?
Queremos conter o ativismo do STF, principalmente sobre aborto. Debater o Escola Sem Partido também.

Qual é sua relação com Olavo de Carvalho?
Conheci o Olavo por intermédio do meu cunhado, que é do Escola sem Partido, e da minha irmã. Sou aluna do COF (o curso online de filosofia oferecido pelo guru). Já estive com ele nos Estados Unidos duas ou três vezes. Eu o respeito muito. Ele fez aniversário por estes dias e eu tuitei agradecendo por tudo o que ele já fez por esse Brasil. O que não quer dizer que eu concorde com tudo o que ele fale.

Ele é a grande força ideológica do atual governo?
Ele foi a pessoa que despertou os brasileiros. Ele que começou a falar de Foro de São Paulo, que eu nunca tinha ouvido falar. Foi por intermédio dele que fui entender o que era o PT, globalismo, o que está acontecendo na sociedade, nas universidades. Então como não vamos respeitar um homem desses?

Afinal, Olavo de Carvalho tem influência sobre o governo?
Claro que tem. Lógico. Ele tem muita influência. Você pode não concordar com ele, mas não pode não considerá-lo.

Que tipo de influência?
O Bolsonaro confia nele, no trabalho dele, sabe que foi ele que despertou essa nação. O Eduardo e o Carlos (os filhos do presidente) são muito próximos a ele.

Adriano Machado/CrusoeAdriano Machado/Crusoe“O professor Olavo enxerga coisas que depois outras pessoas começam a enxergar também”
E essa briga dele com militares?
Existe conflito? Quem sou eu para negar? Está na cara. Existe. Mas eu confio no tino político do nosso presidente. Acho que ele vai saber na hora certa para que lado ir.

De onde surge esse conflito? É disputa de espaço?
Não acredito que seja disputa de espaço. Acho que o professor Olavo enxerga coisas que depois outras pessoas começam a enxergar também. Acontece isso. De novo. Não significa que eu concorde com tudo o que ele fala. Mas não se pode tirar a razão também das coisas que ele fala.

O embate maior é com o vice-presidente, Hamilton Mourão.
O fato é que o general Mourão fez declarações contrárias à pauta do nosso presidente. A gente pode fingir que isso não está acontecendo, mas…

Concorda com Olavo quando ele diz que Mourão é conspirador?
Não acho nada disso. Não sei. Então não vou me arriscar a falar sobre isso.

E o que a sra. pensa sobre o vice Mourão?
Acho que é um homem culto, que quando veio para ser vice a gente sentiu um conforto. Falei: “Pô, imagina se vão querer tirar o Bolsonaro para colocar o Mourão no lugar. Nunca vão querer isso”. Mas gera um desconforto para a gente, sim, quando ele, por exemplo, defende bandeiras contrárias (às de Bolsonaro).

Por exemplo.
Como a liberação do aborto.

E por que ele faz isso?
Não sei. Pergunte para ele. Não vou julgar porque eu não sei. O professor Olavo tem o entendimento dele sobre isso.

Não é exagerada a influência dos filhos do presidente sobre ele?
O Carlos, falem o que for, defende o pai dele. Ah, se é por meio do Twitter, Instagram, sei que o resultado é esse: ele defende o pai.

A sra. entende que a influência dos filhos é positiva?
São as pessoas em quem o presidente mais confia. A gente não vai pedir para ele abandonar a família dele. Às vezes, podem errar um pouco a mão aqui, às vezes acho estranha uma opinião ou atitude. Mas são os filhos dele. Não adianta ninguém pedir para ele largar os filhos de lado porque ele confia nessas pessoas. Elas estão ali para protegê-lo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Particularmente acho a Deputada uma das poucas pessoas que não sabiam sobre a existência do Foro de S Paulo. Interessante por isso que ela acho esse olavo( com o minúsculo) o Cara. Quando milhares de pessoas acho esse cara um gênio.

  2. Que mulher reacionária! Como pode uma mulher defender um energúmeno acéfalo despreparado? Quem nunca mais se reelegerá será ela! Fascistazinha de quinta.

  3. Essa mulher é mais uma do grupo dos fanaticos por Bolsonaro q nao enxerga a realidade ... nada diferente de Gleise com Lula

  4. deputada, discordo de voce. Quem acordou os brasileiros foi MORO na Lava jato. Olavo só ajudou aos letrados -que entendem o que leem- a ter argumentos para derrubar as alegaçoes dos ESQUERDOPATAS que nao sao analfabetos funcionais . Graças à MIDIA -radio e televisiva-os analfabetos funcionais tiveram conhecimento das FALCATRUAS dos GOVERNOS de ESQUERDA e reagiram também.

  5. Nunca imaginei ver a esquerda sendo contestada como agora. Achava que o Brasil seria eternamente refém dessa ideologia demente. Como dizia o saudoso Roberto Campos , "o subdesenvolvimento é obra de séculos!" Poderíamos resgatar um pouco do Roberto Campos para as novas gerações. Seria ótimo.

  6. É melhor não comentar mas refletir. Por que a pessoa que lê o texto o faz como não dominasse o português praticado no Brasil?

    1. É horrível ver um grupo de brasileiros dominados por esse charlatão.

  7. Mais uma deslumbrada, com ares de fanática, que não responde as perguntas de maneira objetiva; me lembra a Gleisi Hoffmann, só que de direita. E dizer que o Olavo ajudou o Brasil e besteiras afins... quem conhecia essa figura antes do Bolsonaro alçá-lo ao protagonismo?

    1. Na minha opinião ela é aguerrida, o que não se confunde com fanática nem deslumbrada.

  8. Jair é TOP10 e já entendeu, os embates dentro da cozinha tem que existir, é assim dentro de casa, se a situação está divergindo não é ruim para o Brasil, é bom. Jair bombeiro cuida dessa questão, quanto aos filhos, são dele, ele os criou e confia neles e pronto, querem todos, o bem do Brasil baleado e esfaqueado pelos corruptos.

  9. A mesma Bia Kicis que outro dia estava cobrando cargos à líder do governo Joice Hasselmann, como bem noticiou a Crusoé? Sei...

  10. Acho que o Olavo de Carvalho que mandar no governo Bolsonaro como se fosse um Rasputin da rainha. Precisa ser mais prudente e não jogar o exército contra o Bolsonaro. Sem as forças armadas Bolsonaro não governa.

  11. Olavo está certo. Os militares tiveram oportunidade única de acabar, de uma vez por todas, com o comunismo no Brasil. Tiveram, em 1964, apoio maciço da imprensa, dos empresários, da população, políticos, etc.. Entretanto, permitiram que esquerdistas se enquistassem na imprensa e em outros setores. Logo a mídia que tem poder acima até do Governo. Entretanto, NADA fizeram e, hoje, sofremos as consequências dessa atitude pusilâmine das Forças Armadas.

  12. Eu sou eleitor de Brasília e votei juntamente com minha esposa e filhos na deputada Bia Kicis. Estamos muito satisfeitos com a sua atuação. Acrescento apenas que o prof. Olavo de Carvalho sempre tem razão. Ele nos despertou da ignorância em vários aspectos.

  13. Quem tirou o país das garras do petismo foi Sérgio Moro. O presidente Bolsonaro está perdendo uma excelente oportunidade de fazer um bom governo ao dar ouvidos aos filhos e a esse filósofo de araque, Olavo de Carvalho. Esses elementos estão transformando o governo num imenso salão de cabeleireiro, cheio de fofocas e conversa fiada.

  14. Votei no Bolsonaro para tirar a chance da esquerda vencer, mas Bolsonaro está uma lástima . Não pode deixar que os filhos e esse louco do Olavo comandem o país . O presidente precisa ter a dimensão da liturgia do cargo que ocupa. Ou governa de vez sendo um estadista ou vai pavimentar a volta da esquerda ao poder. Tem que parar de ser Bananaro e governar para as futuras gerações.

  15. Quem salvou o Brasil foi Sérgio Moro com a Lava Jato. Olavo de Carvalho fez a cabeça de certo circulo ilustrado de navegantes na internet... Bom lembrar que nem Joaquim Barbosa e o mensalão abriram a cabeça do povão... o molusco se reelegeu e ainda fomos brindados com a devota da mandioca!

  16. Parabéns Junqueira pela escolha da entrevistada. Estou alinhada aos pensamentos dela. Estou satisfeita, no passado tivemos eng civil na pasta da saúde. Olavo precisa de férias,rsrs. Só ouvi Mourão defender o Brasil e o Presidente, tb não concordei c/ opinião dos venezuelanos desarmados, estendo aos brasileiros. Repudiei! Aceito a posição do Mourão, só não concordo. A mordaça que fizeram c/ dele, foi feio! Muitos se confortam c/ Mourão. Somos 200 milhões, não um vilarejo.

  17. Votei em Bolsonaro e estou plenamente satisfeito mas, assim como Mourão sou a favor do aborto, por exemplo... Opinião pessoal que em nada afeta a governabilidade.

  18. Tenho uma duvida . Porque a senhora primeira dama não acompanha o Presidente?. A Deputada que esta sempre ao lado do Capitão Jair pode responder?

  19. Com relação a declaração sobre o aborto, o general Mourão deixou claro que se trata de uma opinião pessoal dele, mas que ele não vai desrespeitar as pautas do governo. Acho estranho esse povo se dizer liberal mas querer intervir em um direito que tinha que ser da mulher, países desenvolvidos tem o aborto legalizado porque são desenvolvidos, aqui pelo visto vamos retroceder com esses falsos liberais. E eu não sou de esquerda! Só não sou hipócrita!

  20. Gostaria de que tudo que merece ser punido nas urnas, como iluminou a deputada Boa Lícia, que fosse já punidas com a exoneração desses cargos!

  21. Temos que expor o nome das pessoas que estão no barco e torcem para afunda-lo. Pensar diferente, é razoável, mas defender roubalheiras e isto que nos levou a este quadro de atraso é burrice ou safadeza.

  22. Os parlamentares apoiadores do Bolsonaro estão cometendo um erro muito grave, um "pecado capital": Eles TÊM QUE ENTREGAR, em todos os meios de comunicação, abertamente para que todo o povo saiba, QUEM SÃO os deputados que pedem cargos ou favores em troca de apoio às propostas do Executivo!... Nós, povão, temos que saber estes nomes de cor e por ordem alfabética...

  23. Poxa... não uso palavrão, nem ofendo ninguém,?nem capital letters e mesmo assim meus comentários são censuradas!!!! Façam me o favor!!!!!!$

  24. Deputada Bia Kicis, parabéns por sua lucidez ! O contribuinte merece ver o voto de cada parlamentar em assuntos de interesse do país e o eleitor usará o voto como recompensa. Mas, filho de Presidente pode dar conselhos particulares, mas não pode sair quebrando vidraças por aí !

  25. Por mais que as pessoas possamo ser do bem, etc., etc., podem ser alienadas e deslumbradas, vi um pouco disso. Quem deve falar pelo Presidente, diga-se de passagem, eleito também com meu voto, nos dois turnos, é o próprio, filhos são amados e devem defender seus pais e não expor algumas besteiras nas redes sociais. Mantenho a certeza que o Presidente, mira o melhor para o Brasil, porém não deve se curvar ao Professor Olavo,

    1. Ê verdade, Fátima: devemos isso ao Moro. Não podemos deixar que o sabotem.

    2. Concordo. Só acho estranho dizer que Olavo acordou o povo. Quem acordou os brasileiros foi Moro e a Lava Jato

  26. Bolsonaro está cometendo um grande estelionato eleitoral. Sua maior promessa o fim da impunidade foi jogada no lixo. Agora ele é amigão de Alcolumbre, Botafogo, Toffoli, delegado Moraes, e outras figuras asquerosas que habitam Brasilia. Está fritando e desidratando o Moro e Reforma Contra a Corrupçao, manobra contra a CPI da Toga e os impeachments do STF. Qto a esta tal

    1. Concordo. O capitão já foi picado pela mosca azul do poder,... ou do rabo preso.

  27. Esse discurso de "nova politica" do Bolsonaro para min caiu, assim que ele disse que so faz " politica " a mesma "politica" que o Temer a Dilma e o Lula faziam.

  28. Renato. Boa análise sob a senhora em foco. Parece mesmo sem noção... "sei lá, entende?". E, como vc disse, parece que fazer curso de filosofia com astrólogo provoca distúrbios mentais. Esta senhora devia pensar e dizer coisa com coisa, antes de ser infectada pelos ditirambos do guru da Virgínia.

  29. Impressionante a falta de conteúdo das suas posições. Mas, esperar o que de quem faz curso com astrólogo? Será que também acha que a terra é plana?

  30. Bia é fenomenal! Uma mulher reta, conservadora, preocupada com o futuro do Brasil. Ela soma demais" É uma cidadã que só luta pelo bem da nação naquele maldito congresso.

    1. Gostei muito da entrevista. A deputada tem bom senso e avalia muito bem a dificuldade de governar buscando o.bem do Brasil. A participação das ideias do Olavo de Carvalho são importantes.

  31. Votei em Bi Kicis. Não repetirei o erro. Não votei especificamente em Bolsonaro.Votei contra o PT. Plantei em mim uma esperança e procurei ter fé nela. Hoje me pergunto: pq não rasguei meu titulo, paguei multa, me internei para tirar uma amigdala ( que já nem tenho) ou simplesmente fingi que morri e esperei a eleição passar? confiei em alguém que tem como guru um Olavo de carvalho e em outra sem a minima noção da responsabilidade do cargo

    1. Bernadete: Pelo que escrevestes aqui parece que não é só a falta das amígdalas que não tens acima do pescoço.

    2. Bernadete. Conserve seu título. E continue votando contra o PT. O ano 2022 está próximo e se Bolsonaro não mudar de rumo vai ser defenestrado. Espero que tenhamos candidatos como Moro nas próximas eleições.

    3. Bernardete: interne-se. Realmente será a sua melhor contribuição.

    4. Você com certeza votou no poste ou então não leu o começo da entrevista está lá: O Haddad perdeu, babaca!

  32. Gostei muito da Bia Kicis qdo na campanha.... mas, agora, não muito! Parece apoiar as intrigas do Olavo com os militares e na questão dos filhos uma supervalorização, passando a ideia do presidente estar isolado e só poder confiar nos filhos! Deduzo, então, que ele não poderia ser presidente, já que precisa dos filhos (tuítes) pra governar!

  33. Comparada a Bia Kicis, Polyana é pessimista! Feliz da vida porque ao brasileiro restou a escolha entre o ruim e o pior! Só uma olavete deslumbrada.

  34. Sou mineiro, criado portanto na ponderação. Nunca despejaria publicamente os palavrões q Olavo de Carvalho emite a rodo. Agora, o cara deve ser celebrado como herói, mesmo de boca suja. Há décadas ele vem desmascarando a hipocrisia, autoritarismo, incompetência e violência da esquerda, na contramão da maioria dita pensante. O cara levou muita porrada verbal e se manteve íntegro e firme em sua honestidade intelectual e humana. Possivelmente leu o dobro do q os peudofilósofos da esquerda. Aplaudo!

    1. Olavo é um cara inteligente. Os palavrões são artifícios para chamar atenção. Mas...pensando bem, todos aqueles que ele xinga, merecem ser xingados...!

  35. Péasimas perguntas. Pq nao perguntaram pra Bia, qual é a atuação dela, os projetos dela, suas prioridades legislativas, etc

    1. Se a reportagem for lida com atenção e inteligência (que parece faltar aos acadêmicos formados pós 2003) a pergunta está respondida com , ao menos, três propostas.

    2. Concordo. Apesar de deputada eleita entrevistaram ela como “confidente” do presidente.

  36. Estava lendo... até o momento em que ela afirmou que o cara de pau do cachimbo de presa de elefante, idiota megalomaníaco asqueroso, foi quem praticamente ‘salvou o Brasil’!!! Piorou, quando deixou claro que o tal cafageste vai “derrotar” os militares, rsrs. Será bem mais fácil o Capitão cair, dando lugar ao bom, culto, preparado, qualificado e bem mais ‘alicerçado’ General de 4 Estrelas chamado MOURÃO, oh ingênua olavete...

  37. Não respondeu a primeira pergunta da entrevista. Dizer que o "Olavo despertou os brasileiros" é exagero dessa senhora. O cara nem mora aqui no Brasil e fica dando "pitaco".

  38. Olavo é o único brasileiro pensante neste país de asnos e mentecaptos. Uma mente aguçada, profunda e brilhante. Um ponto lá para fora da curva. Evidentemente a maioria não alcança seus enunciados e partem para a galhofa características dos imbecis. Olavo tem razão. Sempre.

    1. Se o Olavo é o “único ser pensante do país “- lembrando que ele por aqui não dá as caras - como você se classifica?

    2. Certamente que não concordo com sua opinião. E no que diz respeito aos NÃO olavetes-bozonetes ela é mentirosa. Mas como vc se conhece e aos olavetes-bozonetes, estes certamente são ESTÚPIDOS E MENTECAPTOS. E novamente se enganou com o Olavo-guru: ele é líder de estúpidos e mentecaptos.

  39. Essa mulher foi mordida pelo Olavo Vampiro. Seu cérebro derreteu. Quanta baboseira, fanatismo, incoerência. Ela é digno representante das hordas dos Bozo-Fanáticos, os Walking Dead da direita jurássica, abençoados pelo "Guru" Olavo. Semelhantes aos petistas em tudo.

    1. Vicente, nem todo mundo que enxerga o charlatanismo do teu ídolo é petista e você sabe muito bem disso. Tá virando moda chamar de peteba, qualquer um que ouse discordar de certas sandices.

    2. Calma, petista, perder um emprego público não é o fim do mundo. Procure trabalhar que logo você perde essas ideias esquerdiotas.

  40. A entrevista não acrescentou nada de novo. Respostas óbvias. Primeiro deve-se conquistar as pautas econômicas. Maia decide e ele é assim joga para todos os lados. Davi e os novos estão se adaptando.Tem a velha e a nova forma de fazer política. Novas regras. JB quer algo diferente e graças a Deus não temos o PT. Está difícil. Questão de tempo o povo saberá qual politico deverá votar no futuro. Quanto pesquisas desconfiem.Tem que melhorar as entrevistas Crusoé. Essa foi fraca demais.

  41. Pensei que se tratava de alguém inteligente. Está no mundo dos sonhos ao ser Olavete e fazer a defesa da indevida e perniciosa ingestão dos filhos de Bolsonaro no governo. Obrigada pela entrevista que demonstra mais uma despreparada no governo. Sugiro entrevistaram alguém com verdadeiro estofo e conhecimento e que está contribuindo para as reformas do governo: Deputado Marcel Van Hatten.

  42. A deputada acha que Bolsonaro saberá para que lado ir quanto à pendenga entre o pseudo-filósofo e os militares. Espero que ele opte, no mínimo, pela harmonização, mas se optar por Olavo de Carvalho, quero saber como este irá "despertar o povo brasileiro" se nem aqui ele pisa. Bolsonaro e seus seguidores precisam entender que sua vitória se deu, principalmente, devido a enorme rejeição que quadrilha do PT conseguiu produzir a si mesmo e ao apoio dos militares. É bom refletir.

  43. Achei a entrevista fraca, muita rasa. A deputada não quis se envolver em polêmicas e o entrevistador tentou se manter nas perguntas...

  44. Acho interessante qdo perguntam o que o Bolsonaro tem feito? Simples evitado que o país se transformasse em uma Venezuela tem feito uma limpeza na FUNAI, INCRA ,ONGS, Anistiados, pesca dores,bolsa família...tem feito uma limpe za e mantido a palavra acabou com o toma lá dá cá infelizmente o restante depende do congresso e do STF que tem feito de tudo pra atrapalhar qto aos filhos são políticos com direito a dar sua opinião sendo filhos ou não do presiden te a imprensa é que dá importância demais

  45. Gostaria de saber dessa senhora deputada o que é quando esse Olavo de Carvalho fez de FATO “coisas boas para o Brasil?” E o que fez? Despertou os brasileiros ?!? De quê!? Porque não volta a morar no país de origem!? Desculpe a Sra. deputada de primeiro mandato, mas esse doublé de filósofo é controverso e não só atrapalha como é criador de conflitos. Vivendo na maior economia do mundo é ótimo falar do Brasil

  46. Ótima visão deputada. Só que Olavo é religioso demais para pensar com isenção. Mourão tem o direito de pensar e expressar o que achar coerente. Olavo X militares é ridículo para o primeiro. Tá faltando liderança sim...,sou de direita mas não cego.

  47. Ninguém deveria ter a audácia de dizer que influencia um Presidente. Olavo de Carvalho me arrepia. Os Militares foram convidados. Vamos trabalhar com a força e determinação de um Presidente, que não tem domingo e nem feri ado. Os seus filhos, homens que são, vão trabalhar que é o que melhor que devem fazer. Assessoria não falta. E os brasileiros entendam que o governo está fazendo tudo para sair da vida de vocês. Entendam que Bolsonaro é liberal.

  48. Não acredito que o presidente vai abandonar os filhos. Porém, ele precisa enquadra-los . Essa briga com o vice presidente só acarreta crises. Os chamados "garotos" são imprudentes e criadores de desafetos.

    1. Os Presifilhos deveriam levar umas palmadas e puxões de orelhas do Capitão! Isto seria feito entre quatro paredes entre o Pai que manda e os filhos que devem se enquadrar. Votei e quero o Jair Bolsonaro como Presidente. Não votei e não reconheço os Presifilhos.

    1. Se o Bolsonaro mudar a rota e se desvencilhar de alguns conselheiros-gurus e não decepcionar o eleitorado anti-PT, apoiando os projetos de Guedes e de Moro, certamente poderá fazer um bom governo. Mas se ele continuar nesta composição com o Tófolli, Maia/Botafogo, Alcolumbre/Renan e se indispondo com Mourão por conta de birrinhas do Carluxo, não auguro nada de bom. O PT de esquerda era e é péssimo, e o "PT de direita" não augura nada de bom.

    2. Vc que não sabe o que está acontecendo meu amigo. Ela sabe que teremos o melhor governo que o Brasil já teve. E não adianta isenções como vc torcer contra.

  49. Bia Kicis você adepta de Olávo de Carvalho? Ele só passou a ser conhecido depois de Bolsonaro. Duvido que alguém, fora de sua seita, tenha lido um livro dele. Vida pregressa desajustada, adepto do islamismo, poligamia e outras esquisitices. Essas e outras informações são de entrevista com a filha criada fora da escola, em comunidade islâmica, alfabetizada no MOBRAL aos 16 anos que traça perfil de pai ausente, instável, sujeito a repentes explosivos e agressivos, rígido de afeto. Esse é o Guru!

    1. Boa parte dessas bobagens que vc escreveu, ja foram desmentidas, mas continue repetindo, porque talvez alguem caia na sua...

  50. Olavo de Carvalho é uma mistura indigesta de astrólogo com filósofo autodidata que manipula grupos como seitas secretas. O Carlos Bolsonaro mais parece adolescente birrento fazendo fofocas em redes sociais, achando que está participando da gestão pública. O vice-presidente está se tornando alvo de críticas por se mostrar cada vez mais preparado e culto, dando um banho em toda a família Bolsonaro.Com essa dupla, quem vai sofrer na urna é Jair Bolsonaro, favorecendo o vice.

    1. Sim, Vicente. Ou melhor, NÃO, porque Olavo, o guru da família Bolsonaro, nem filósofo é: é na realidade astrólogo metido a filósofo. Ou, em bom português, um charlatão. Aí, sim, é um charlatão autodidata.

  51. Convergir não significa concordar com tudo, significa concordar com a espinha dorsal num viés que alavanque o país e dê bem estar como: (cultura, segurança, saúde, educação, emprego e renda) ao seu povo. Fora isso é só mimimi e atrapalha o progresso da nação.

  52. Pedro Amaro Ramos Machado - Acredito naquele ditado que diz: " É com o andar da carroça que as melancias se ajeitam". Bolsonaro escolheu pessoas inteligentes que serão capazes, pela sua sensibilidade, de escolher o melhor caminho para conduzir o nosso Brasil a um porto seguro.

  53. Bia Kicis é 10. Eleitores de Bolsonaro contam com ela para a blindagem a Sérgio Moro. COAF NÃO PODE SAIR DA PASTA DE MORO. Se preciso, vamos às ruas Bia.

  54. Não concordo em relação aos filhos. Presidente tem seus assessores diretos e escolhidos por ele. Ponto. Filho de Presidente fala com o pai em casa. Esse filho Carlos é um irresponsável.

  55. Acompanho Olavo de Carvalho desde o final da década de 1980. Sempre achei que ele escrevia o que eu pensava. Em relação aos militares é bom entender que eles são como bovinos, só reagem sob pressão. Aceitaram passivamente o Ministério da Defesa e seus ministros incompetentes, corruptos e outras coisas mais. Bolsonaro nunca foi bovino. Fez críticas severas aos vencimentos dos militares no governo Figueiredo e por isso foi perseguido pelos seus superiores. Na política não demonstra rancor disso.

  56. Acho ridícula a afirmação de que Olavo despertou os brasileiros. 99% das pessoas que sabem que ele existe (e não são muitas), só ouviu falar depois da campanha de Bolsonaro. A maioria das pessoas que votaram no Bolsonaro foi porque ele não estava enrolado na Lava Jato e era o mais forte pra derrotar o PT. Atribuir qualquer relevância ao Olavo é fanatismo ideológico.

    1. Claro, totalmente e se eu soubesse da importancia desse lokinho para ele iria votar mais envergonhada ainda.

  57. Pessoas com quem convivo e são do meio universitário (estatal e privado) me dizem com todas as letras que a juventude rejeita todas as formas de socialização, estatização, comunismo, partido único, etc , etc. São a favor da economia de mercado e do liberalismo econômico. Porém também são contra o autoritarismo nos costumes. qdo a direita entender isso entra nessa guerra cultural e disputa a dureção. enquanto abusar da histeria e do fanatismo religioso vai só ajudar a esquerda se reagrupar...

  58. Votei em Bolsonaro & Mourão, não em Olavo ou Carlos & Eduardo Bolsonaro. Essa confusão tem que ficar bem esclarecida na cabeça desses olavistas. Seguir Olavo é seguir um cara retrógrado, senil, covarde e mal educado. Que contribuição uma pessoa dessas pode dar à nação?

    1. Imensa vergonha ter eleito essas pessoas que admiram esse senhorzinho lobinho. Na época era a opção.

    2. 90% das pessoas que criticam Olavo mal sabem quem ele é e conhecem nada de sua obra. Acho que essas pessoas que insultam Olavo de Carvalho agem por despeito pelo o fato dele apontar a ameaça do PT e da esquerda enquanto muitos não percebiam ou então por puro rancor porque foi Olavo quem desmascarou a esquerda e seus idiotas úteis.

    3. O problema é fazer um olavista enxergar um palmo adiante do nariz. Essa é a essência do fanatismo. E por isso que ainda vemos pessoas de boa índole se declarando petistas.

    4. Contribuição dele à Nação: nenhuma!quer só comprovar suas teses malucas e bizarras.quer atacar a academia que o rejeita. quer expiar sua culpa por ter sido comunista.está numa cruzada fanática, fundamentalista, cheio de mágoa, rancor e recalque. pode ter contribuições a Filosofia.mas na política é um estorvo.Fica com essa coisa de guerra cultural e se 'esqueçe' que a administração do país e da Economia sim mexem com a vida de milhões de pessoas.que isso é mais importante que a guerra cultural...

  59. Como pode alguém dizer que o movimento de irrupção da cidadania no Brasil se deve ao protagonismo do Olavo? Em 2013, raiz difusa de toda essa revolução cultural por mais integridade, não se tem notícia sobre. Bolsonaro, com seu tino político, enxergou oportunidade, onde muitos se perdiam no caos. A busca pela terceira via sempre foi uma constante nas eleições brasileiras. O que o Olavo meritoriamente fez foi esgarçar a corda política para a direita, até então inexistente no Brasil.

    1. É como querer dar o crédito da eleição do Bolsonaro ao Carlos, porque foi o responsável pelas mídias sociais na campanha. O vício de se perder o cidadão de vista quando acabam as eleições está incutido na mentalidade do político Brasileiro de tal modo, que até na mais comezinha das interpretações de fatos políticos ele se manifesta.

  60. Muitos votaram em Bolsonaro sem conhecer OC e o fizeram apenas contra o PT. OC teve influência através seus seguidores, os filhos do Presidente à frente, nas redes sociais, mas de forma relativamente restrita. Embora seus clamores tenham sido replicados à exaustão no Whatsapp, mesmo quando o nome do guru não era citado. Apenas suas discutiveis ideias. E, por infelicidade, sua influência tem se estendido ao governo. Isso tem sido péssimo!

  61. Quem vai sofrer na urna é a oportunista, nunca mais vai se eleger a nada. O problema das últimas eleições foi ter caído no conto dos oportunistas e mudar dos políticos profissionais para os políticos totalmente despreparados e deslumbrados. No fundo o que esses caras querem é ganhar 35 mil reais por mês mais mordomias pra continuar falando as asneiras que eles falavam de graça na internet.

  62. De onde ela tirou essa ideia de que os eleitores votaram no presidente por causa do Olavo????? Esse é um típico comportamento dos novos tempos, tentam transformar a opinião de um grupo barulhento, porque radical, num anseio da maioria. O bom senso está em baixa!

  63. esqueceram de dizer que ela tem um forte envolvimento com ocultismo e é (ou foi) professora de Reiki. talvez daí tanto amor pelo bruxo ocultista Olavo.

    1. Depois de ler a entrevista, a impressão sobre seus posicionamentos não foi das melhores. Com essa ressalva que faz, sobre envolvimento com ocultismo e ser professora de reiki, conseguiu resgatar minha simpatia e boa vontade com ela. Obrigado.

  64. Ninguém pede para o pai abandonar os filhos, mas os filhos precisam não interferir na gestão do pai presidente e criar focos de incêndio a todo momento

  65. Que o Centrão é um ajuntamento de fdp, não há dúvida. Por outro lado, impor alinhamento automático com o Planalto, é coisa de gente destrambelhada. Afinal, se o jogo a ser jogado for esse, para que serve o Congresso? Finalmente, gostar do OC é um direito dela. No entanto, dizer que ele foi a pessoa que despertou os brasileiros é um exagero. O Bolsonaro foi eleito porque os petistas fizeram m**da.

Mais notícias
Assine agora
TOPO