A caixa-preta do BNDES
O Ministério Público quer testar a disposição da nova direção do BNDES de abrir a caixa preta dos financiamentos concedidos nos últimos anos. Nos próximos dias, pousará sobre a mesa do presidente do banco, Joaquim Levy, um documento indagando se ele autoriza o levantamento do sigilo de informações sobre operações multimilionárias fechadas com algumas das...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O Ministério Público quer testar a disposição da nova direção do BNDES de abrir a caixa preta dos financiamentos concedidos nos últimos anos. Nos próximos dias, pousará sobre a mesa do presidente do banco, Joaquim Levy, um documento indagando se ele autoriza o levantamento do sigilo de informações sobre operações multimilionárias fechadas com algumas das maiores empresas do país. Durante o governo Temer, o BNDES enviou os dados ao MP, mas fez um pedido expresso para que tudo fosse mantido em segredo. Já que agora a nova direção anunciou a disposição de dar transparência às transações, a ideia é perguntar se o apelo que garantiu o sigilo ainda está valendo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
LOACIR
2019-02-19 13:52:01Um banco público jamais deveria ter sigilo em transações de qualquer espécie. Afinal de contas estamos tratando de dinheiro público. Então porquê a razão do sigilo?
Ruy Augusto
2019-02-16 16:31:33As regras para sobreviver na cúpula de um estado autoritário, como a brasileiro, impedem Jair Bolsonaro de bancar o engraçadinho. Ele não vai mandar abrir caixa preta nenhuma, de bnde nenhum. Ele não tem culhão pra isso. Nem ele, nem nenhum general da banda.
Chris
2019-02-15 16:10:19Quem se elegeu prometendo escancarar os subterrâneos já começou mal com as restrições de transparência. Resta saber se haverá seletividade, ou seja, escancara as contas alheias mas esconde os seus feitos. Veremos.
GASTAO
2019-02-14 18:36:50Ao meu ver, não entenderam o recado das urnas. NÓS exigimos isto.
BENJAMIN
2019-02-14 11:49:57Inadminissivel esse impedimento. Esse governo é ou não transparente???
Antonio
2019-02-14 11:17:31Se realmente aparecer as contas do BNDES, aí é que iremos ver o quanto foi a roubalheira monstruosa de nossos impostos pagos.Resta saber é se irão retornar com juros, multas os valores desviados!!!!!
Ophir
2019-02-14 00:56:11Pode apostar q vão inventar dezenas de razōes para não abrir nada. Levy veio do sistema bancário o maior interessado em manter a caixa preta negrissima sem raio de sol. Mais uma promessa do bolsonarismo q nao será entregue.
Ophir
2019-02-14 00:52:42Pode apostar q vão encontrar dezenas de motivos para não abrir nada. Tem muito interesse de peso neste negocio. Vai ser mais uma promessa não cumprida do Bolsonarismo.
CARLOS
2019-02-13 19:11:25Se não abrir essa caixa preta, o governo ficará desmoralizado quanto ao discurso de transparência. Há muito trabalho a fazer no BNDES e, quanto ao dinheiro, os eleitores precisam saber quem levou, para que levou, quando levou, como levou, quanto levou e, principalmente, como está o pagamento....
Alberto
2019-02-13 14:00:35Falou-se tanto sobre os escandalosos financiamentos do BNDES, está mais do que na hora de desvendar e tornar transparentes todas essas operações. A sociedade clama por isso. Estamos sob o comando de um novo Governo, que aliás chegou ao poder criticando muito essas operações escuras. Nada mais justo agora apresentar a verdade para a nação.