Os alarmes soam na Alemanha
Alternativa para Alemanha se tornou o primeiro partido de direita radical a vencer eleições estaduais no país desde a Segunda Guerra

Este conteúdo é exclusivo para assinantes
A direita radical está em ascensão na Alemanha. No dia 1º, a Alternativa para Alemanha (AfD, em alemão) foi o partido mais votado na eleição estadual de Turíngia e o segundo na da Saxônia. A legenda ainda é favorita para o pleito em Brandenburgo, quarto maior estado da federação alemã em número de habitantes. A votação ocorre em 22 de setembro. Ainda não é possível afirmar que a AfD participará dos governos desses estados, que demandam a formação de coalizões. A sigla deve bater de frente com os conservadores tradicionais da União Democrática Cristã (CDU, em alemão). O partido da ex-chanceler Angela Merkel também teve resultados expressivos em Turíngia e na Saxônia e está no páreo em Brandenburgo. O presidente nacional da CDU, Friedrich Merz, já anunciou no final de agosto que não haverá coalizão com a AfD em nenhum nível. Mas, ainda que não chegue a nenhum governo, a AfD já se tornou o primeiro partido de direita radical a ganhar uma eleição estadual na Alemanha desde a Segunda Guerra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-09-13 09:56:11Está na hora mesmo de uma extinção do ser humano. Que dessa vez a Natureza poupe os animais e as plantas.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-09-13 03:24:20Não há solução para deter o avanço da extrema direita que não passe por encarar seriamente os problemas decorrentes da imigração em massa (e, principalmente, da criminalidade ascendente em consequência direta dela). Os políticos na órbita do centro insistem em ignorar ou atuam de maneira frouxa, apenas deitando mais achas à fogueira do descontentamento popular.