“O eleitor precisa entender a regra do jogo”, diz Ricardo Holz
Quais as estratégias utilizadas pelos políticos brasileiros para tentar iludir os eleitores? Desde frases incompletas até roupas e gestual, o avanço do marketing eleitoral nos últimos anos tem facilitado o convencimento do eleitorado, mas pode estar deixando de lado pontos importantes para o fortalecimento do processo eleitoral.
Ricardo Holz, autor do Manual básico para não ser enganado por políticos, defende que a falta de conhecimento do eleitor é um dos principais facilitadores para o sucesso de campanhas sem propostas concretas. “O foco do prefeito, por exemplo, só pode ser a educação básica, porque só essa porção é que cabe ao município. Mas quando ele fala de forma aberta, que vai melhorar a educação, muita gente pensa em ensino médio e superior”, diz Holz no Crusoé Entrevistas.
Graduado em Gestão Pública e especialista em administração pública e gerência de cidades, finanças, investimentos e banking, Ricardo tem feito palestras em faculdades e escolas para preparar a próxima geração de eleitores a não ser enganada por promessas, discursos e narrativas de políticos sem compromisso com o desenvolvimento da democracia.
“A eleição é uma contratação. É assim que o brasileiro precisa olhar para esse processo, ele vai contratar alguém para trabalhar para ele”, lembra o escritor. “Esse é um conhecimento básico que o jovem tem que ter. É inacreditável que formemos jovens no ensino médio e eles saiam da escola sem saber quais são as regras básicas do jogo do convívio em sociedade”, complementa.
Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.
Excelente entrevista! Brasileiro ama uma propaganda política bonita... O problema é q o voto do eleitor consciente é sempre uma minoria....
Muito interessante e necessário.
Adorei a entrevista. Preciso estudar... grata
Fez parte da formacao quando a politica era discutida no ambiente familiar. Perdemos este costume quando foi substituido pela midia televisiva.
Na terra do "eleição não se ganha, se toma" quanto menos as vítimas digo os Manés entenderem melhor.
Manual Básico para não ser enganado por políticos, é um livro que deveria ser distribuído nas escolas.
As noções básicas sobre política e como funcionam os 3 poderes, eleições, o que cada poder é incumbido de realizar, deveriam ser ensinados em escopo à partir dos 15 anos de idade, tendo em vista que esses jovens poderão votar no ano seguinte.