Foto: Elza Fiuza/Agência BrasilMarcio Pochmann, o futuro manda-chuva do IBGE: ruim até para os baixíssimos padrões da Economia da Unicamp

Thriller 2: os zumbis de Lula estão de volta

28.07.23

Começo contando a vocês uma historinha sobre estatística. Mais de 20 anos atrás, quando o país ainda era governado por Fernando Henrique Cardoso, traidor neoliberal e lacaio do Consenso de Washington, a Folha publicou um (abre muitas aspas) “””estudo””” (fecha muitas aspas) que apontava o Brasil como “segundo do mundo em desemprego”. Você começava a ler a reportagem e ela explicava que esse segundo lugar era em números absolutos — com 11,4 milhões de desempregados, o Bananão só perdia para os 41,3 milhões da Índia.

Qualquer pessoa que tenha tido um mínimo de contato com a matemática e o bom senso percebe que essa é uma estatística burra, facilmente conversível no seu contrário: em “números absolutos”, também devemos ter mais milionários e bilionários do que a Suíça ou a Noruega, o que não move nosso IDH nem um milímetro para cima. O certo, que é o que os especialistas sérios sempre fizeram, é expressar o número de desempregados (ou de bilionários) como proporção da população de um país, ou da sua População Economicamente Ativa. Aí, sim, você passa a ter uma estatística que serve para algo — quer dizer, algo que não seja simplesmente fabricar uns números aí para bater em um governo malvado.

Aperte o botão fast-forward de 2002 para 2023: eis que o gênio matemático responsável por esse estudo — Marcio Pochmann, então secretário do Trabalho na gestão municipal do PT em São Paulo — é agora o indicado de Lula para presidir o IBGE, justamente o órgão do governo federal cuja funçáo é produzir… estatísticas. “Indicado” é um óbvio eufemismo aí: Sua Lulidade quis porque quis um petista caninamente fiel e mandou ver no dedazo. E Simone Tebet, a ministra do Planejamento, pasta à qual em tese o IBGE é subordinado, teve de engolir.

Pochmann, é claro, não ficou quieto no seu canto maquinando ideias geniais nesses 21 anos: no segundo mandato de Lula e em parte do primeiro de Dilma Rousseff, foi um presidente do Ipea notório pelo expurgo de técnicos que não rezassem pela cartilha petista e por tentar interferir nas pesquisas do instituto. Candidatou-se duas vezes à prefeitura de Campinas e uma à Câmara Federal, fracassando em todas. E ainda nos presenteia diariamente nas redes sociais com seu pensamento vivo, reclamando de coisas que deram certo, como o Pix (seus puxa-sacos nos asseguram de que ele é “fanático por inovação”; nota-se), ou dizendo que o Brasil precisa de mais investimento público em relação ao PIB para ficar à altura de grandes potências como o Haiti e a Nicarágua. Ou seja, o futuro manda-chuva do IBGE é uma das melhores razões para acreditar que o bombardeio do Departamento de Economia da Unicamp faria nosso PIB bombar.

Como se não bastasse, há rumores de que o governo pretende emplacar o glorioso Guido Mantega, sério candidato a pior ministro da Fazenda da história do Bananão, na presidência da Vale, após já ter levado a não menos gloriosa Dilma Rousseff ao comando do banco dos Brics. Ou seja, pouco a pouco todos os responsáveis por nossa pior recessão em décadas — que não conseguimos repetir nem com uma pandemia e o desastre natural que foi Jair Bolsonaro no Planalto — vão sendo retirados das tumbas. E por que Lula, o pragmático, está fazendo isso? Ora, porque Sua Lulidade quer. Porque pode. Porque é rancorosah, está com sede de vingança e faz absoluta questão de esfregar Dilmas, Mantegas e Pochmanns na cara de todo mundo. Porque senão, já viu: o Bolsonaro volta.

Escrevi mais de uma vez por aqui que comédia, para ser engraçada, depende de uma certa distância sanitária entre você e o motivo do riso (na imortal formulação de Mel Brooks: “tragédia é quando eu corto meu dedo, comédia é quando você cai num esgoto a céu aberto e morre”). O governo Lula parece decididamente disposto a promover um Thriller 2, e nós não somos o Michael Jackson comendo pipoca: ao contrário, é o Efelentífimo que acumula os papéis de Maicon pipoqueiro e líder da horda de zumbis. Os alvos somos nozes. No one’s gonna save us from the beast about to strike: solta aí a risada do Vincent Price.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Já disse que minha condição de pobre vocacional não me permite compreender como Elon Musk (foto), adolescente bobão de 52 anos, consegue ser o homem mais rico do mundo. A última da crise de meia-idade do sujeito foi transformar o clássico logo do passarinho do Twitter em um X, mas parece que ele já se entediou (a vida dos megabilionários é muito tediosa) e quer voltar atrás. Talvez alguém tenha avisado que deu supercerto com as empresas do Eike Batista.

 

Reprodução/Twitter

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esquerda tem muito disso, mas muito mesmo. Pessoas com a mente muito deformada, mas que acreditam ter uma epifania, também acreditando serem iluminados e acima da mediocridade geral. Acham que monopolizam a verdade e tem uma necessidade doentia de que TODOS pensem como eles. E que, quem não fizer assim, beira a delinquência.

  2. É impressionante a vocação do Brasil para não dar certo! Precisamos de políticos competentes e do nível do gov. Eduardo Leite na presidência da República! Chega de populistas!

    1. Boa Renata ... hahaha!! Mas por falar em torturar ou martelar os números, esse cidadão que sua Lulidade impôs goela abaixo para a Simone Tebet (Planejamento) possivelmente seguirá as ordens do chefão e poderá martelar os números da inflação para forçar o Banco Central a reduzir a taxa Selic, assim como aconteceu com nossa vizinha Argentina.

  3. O Pichman não de ebia estar dando certo no Instituto Lula. Duvido que tenha conseguido as mesmas contribuições ocorridas no passado revelado pela Lava Jato. Daí o Lula quis dar um emprego de e consolação pro companheiro, no IBGE. Tá tudo aparelhado pro mal

    1. E a aceitação de Lula dispara

  4. Pela primeira vez, aleluia!, leio alguém, da gloriosa imprensa, escrachar o imbecil multimilionário jogando-o no lixão de sua real posição na cadeia animal. Deu "certo" por que é um bobão milionário, cujo brinquedo é a mídia.

  5. Por favor Ruy, conta umas piadas mais amenas para nós. Rir da menção ao Vicente Price é realmente só para a Terceira Idade, ou Melhor Idade, ou idade do Desespero! Vai dar tempo de ver um presidente que preste neste país?

  6. Nada de novo o bando retornado ao poder continua a estratégia definida pelo multi criminoso Zé Dirceu e reaparelha o Estado já pôdre com mais um comuno-fascista que esmagará a nação ignorante, omissa e submissa ... cada dia o lixo e o caos ficam mais perto.

  7. O Descondenado voltou à cena do crime e obviamente vai alojar toda a quadrilha no desgoverno. Vamos aturar mais três anos e meio, mas quem sabe a Natureza nos dê um presente inesperado.

Mais notícias
Assine agora
TOPO