Crusoé
22.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Colunistas

Neutralidade que significa (objetivamente) alinhamento

As democracias liberais já entenderam que a visão de Lula é objetivamente pró-Putin. Rapidamente, ele está se desmoralizando aos olhos dos líderes desses países

avatar
Augusto de Franco
7 minutos de leitura 03.03.2023 00:30 comentários 9
Neutralidade que significa (objetivamente) alinhamento
Lula e Putin, no segundo mandato do petista: o presidente escolhe um lado no esboço de uma segunda guerra fria
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

Comecemos com uma pequena lição escolar de história. O Brasil entrou tardiamente na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos aliados, após ceder à pressão das nações civilizadas para encerrar o período de neutralidade adotado pelo então presidente e protoditador Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, mesmo com todo o mundo democrático sabendo quem eram Hitler e Mussolini e conhecendo suas pretensões imperiais. Ainda assim, o país manteve a neutralidade. A situação só mudaria em 1942, quando o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo. A declaração de guerra contra a Alemanha e a Itália ocorreu no dia 31 de agosto de 1942.

Diários

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé Visualizar

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar Visualizar

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Redação Crusoé Visualizar

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Redação Crusoé Visualizar

Damares questiona governo após ataques nas redes a jovem morta em rope jump

Guilherme Resck Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

Visualizar notícia
A porta dos 20% da terceira via

A porta dos 20% da terceira via

Visualizar notícia
Cronicamente enlameados

Cronicamente enlameados

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Visualizar notícia
Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
O Congresso quer gastar

O Congresso quer gastar

Visualizar notícia
O que faz uma delação dar certo?

O que faz uma delação dar certo?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Brasil

Guerra Fria

Hannah Arendt

Invasão da Ucrânia

Itamaraty

Lula

política externa

Rússia

Ucrânia

Vladimir Putin

Volodymyr Zelensky

< Notícia Anterior

Wálter Maierovitch: “Torcemos para que o Supremo volte ao normal”

24.02.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

A nossa crise moral, segundo Rui Barbosa

03.03.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Augusto de Franco

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (9)

Pasmo Parvo

2023-03-10 13:51:31

Excelente artigo. Estão sendo formados dois blocos e nós, claro, vamos estar no lado errado, o lado das autocracias, o lado de Putin, Orban, Ortega, Maduro. Que tristeza...


Renata

2023-03-09 08:28:18

Impressionante como nisto Lula e Bolsonaro se parecem. Nunca pensei que fosse viver para ver esquerda e direita concordando sobre alguma coisa.


Homero

2023-03-06 12:10:38

O bolsopetismo é lamentável. Responsável por isto é nosso caduco regime presidencialista. Se povo pensasse, veria claramente que democracia decente é quase sempre parlamentarista, onde todas as outras instituições tendem a ser melhores. Aqui não é democracia, não tem candidaturas independentes de partidos, não tem judiciário independente, não tem legislativo que preste (aí a responsabilidade é do eleitor). "Cada povo tem o governo que merece"...


KEDMA

2023-03-05 12:55:33

Ótimo artigo Augusto de Franco!


Alexandre Souza

2023-03-05 11:52:13

É preciso dizer claramente, Augusto: o lulopetismo é extrema-esquerda.


Renato Garcia

2023-03-04 10:45:15

Só me ocorre um comentário: Fora Luladrão!!


Antonio

2023-03-04 06:32:17

Vergonha e criminosa a posição de neutralidade do Brasil nesta barbarie expansionista do império Russo. Putin adota o mesmo script de Hitler - Terceiro Reich - inclusive com a substituição da cruz suástica pelo “Z”. Espero que o fim físico deste assassino (Putin) e seus defensores seja breve.


Benjamin Gomes Neto

2023-03-03 15:47:36

Lamentável o rumo que o mundo está tomando. Na minha vida já passei pelos sofrimentos da primeira Guerra Fria! Sobreviveremos à segunda?


BRUNO FERNANDO RIFFEL

2023-03-03 10:22:40

A política externa do PT, em apoio às autocracias mundiais, escancara a intriga dos populistas contra a democracia liberal.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (9)

Pasmo Parvo

2023-03-10 13:51:31

Excelente artigo. Estão sendo formados dois blocos e nós, claro, vamos estar no lado errado, o lado das autocracias, o lado de Putin, Orban, Ortega, Maduro. Que tristeza...


Renata

2023-03-09 08:28:18

Impressionante como nisto Lula e Bolsonaro se parecem. Nunca pensei que fosse viver para ver esquerda e direita concordando sobre alguma coisa.


Homero

2023-03-06 12:10:38

O bolsopetismo é lamentável. Responsável por isto é nosso caduco regime presidencialista. Se povo pensasse, veria claramente que democracia decente é quase sempre parlamentarista, onde todas as outras instituições tendem a ser melhores. Aqui não é democracia, não tem candidaturas independentes de partidos, não tem judiciário independente, não tem legislativo que preste (aí a responsabilidade é do eleitor). "Cada povo tem o governo que merece"...


KEDMA

2023-03-05 12:55:33

Ótimo artigo Augusto de Franco!


Alexandre Souza

2023-03-05 11:52:13

É preciso dizer claramente, Augusto: o lulopetismo é extrema-esquerda.


Renato Garcia

2023-03-04 10:45:15

Só me ocorre um comentário: Fora Luladrão!!


Antonio

2023-03-04 06:32:17

Vergonha e criminosa a posição de neutralidade do Brasil nesta barbarie expansionista do império Russo. Putin adota o mesmo script de Hitler - Terceiro Reich - inclusive com a substituição da cruz suástica pelo “Z”. Espero que o fim físico deste assassino (Putin) e seus defensores seja breve.


Benjamin Gomes Neto

2023-03-03 15:47:36

Lamentável o rumo que o mundo está tomando. Na minha vida já passei pelos sofrimentos da primeira Guerra Fria! Sobreviveremos à segunda?


BRUNO FERNANDO RIFFEL

2023-03-03 10:22:40

A política externa do PT, em apoio às autocracias mundiais, escancara a intriga dos populistas contra a democracia liberal.



Notícias relacionadas

A nossa crise moral, segundo Rui Barbosa

A nossa crise moral, segundo Rui Barbosa

Diogo Chiuso
03.03.2023 02:18 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quem está no poder não defende a liberdade de expressão

Quem está no poder não defende a liberdade de expressão

Alexandre Soares Silva
03.03.2023 00:30 5 minutos de leitura
Visualizar notícia
A maestria profissional do tenista Thomaz Bellucci

A maestria profissional do tenista Thomaz Bellucci

Rodolfo Borges
03.03.2023 00:30 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
Não encham o saco, encham meu tanque!

Não encham o saco, encham meu tanque!

Agamenon Mendes Pedreira
03.03.2023 00:30 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso