RuyGoiaba

Apocalipse zumbi em Brasília

13.01.23

Bastou eu escrever — não na minha coluna anterior, mas no Facebook — que Jair Bolsonaro era página virada e só havia alguns patriotários enchendo o saco, que as referidas figuras resolveram passar um aprazível domingão em Brasília quebrando tudo. Só pode ser pessoal, tenho absoluta certeza: eles queriam dar um golpe E fazer a minha coluna ficar mais velha que o primeiro espartilho da Sarah Bernhardt apenas dois dias depois de publicada, não necessariamente nessa ordem. No pasarán, inclusive porque Xandão está vigiando e punindo adoidado (vamos falar bem, né, porque apenas sugerir que o ilustre ministro anda fazendo umas interpretações criativas da Constituição já basta para nos transformar em cúmplices dos badernistas. Pelo visto, nossa época de exceção justifica excessões, excessos grandões; só espero que esse tipo de trocadilho hediondo ainda não dê cadeia. Fim da divagação e do parêntese).

A invasão dos prédios dos três Poderes foi o que tivemos de mais próximo de um apocalipse zumbi no Brasil, com aqueles toques de A Praça É Nossa que só o Bananão pode proporcionar. Digo “zumbi” porque é muito fácil imaginar qualquer um daqueles conservadores-depredadores gritando CÉÉÉREBRO, PRECISO DE UM CÉÉÉREBRO: o que mais saltou aos olhos foi a burrice extraordinária dos vândalos. Além de os imbecis festejarem a intervenção de Lula na segurança do Distrito Federal como se fosse a “intervenção militar” que eles queriam, todos instagramavam tudo, faziam videozinho pra jogar no TikTok e no Telegram e produziam, alegremente, um monte de provas contra eles mesmos.

(Os gênios devem ter achado que, no máximo, seriam banidos das redes sociais, o que explica o choque de alguns por terem sido presos pela PF sem direito a nem um pedacinho de nuggets com Coquinha gelada. Quem diria que a direita bandido-bom-é-bandido-morto ficaria preocupada, pela primeiríssima vez, com condições humanitárias dos presos no país e que a esquerda fã de “abolicionismo penal” se tornaria punitivista? Mundo dá volta, camará.)

Mas o que mais me impressiona no chamado Capitólio à brasileira — Capim Tólio, como já escreveram por aí — é a luta dos golpistas contra a chamada “ditadura da realidade”, expressão usada numa charge publicada pelo jornal francês Le Monde. Reportagem do G1 com os acampados na frente do QG do Exército em Brasília conta que, entre outras coisas, a turminha acreditava que Lula estava no Egito e tinha sido substituído por um sósia com os cinco dedos da mão esquerda; que Augusto Heleno estava no Palácio do Jaburu já ocupado por Geraldo e Lu Alckmin (talvez escondido embaixo de algum banquinho); e que Bolsonaro voltaria para perdoar as dívidas dos patriotários que fizeram doações para os acampamentos. É uma galera que se divorciou da realidade e mudou de mala e cuia para o universo paralelo 100% alimentado por teorias conspiratórias do WhatsApp; o chato é que a realidade insiste em bater à porta, e ela assume a forma do barbudo que tem quatro dedos na mão esquerda ou do careca do STF.

Eu já nem digo mais que burrice deveria doer ou que deveriam substituir todos os pedágios das estradas brasileiras por mata-burros. Embora possam fazer (e façam) muitos estragos sérios, Bolsonaro e os bolsominions talvez sejam estúpidos demais para implantar de modo bem-sucedido um regime fascista no Brasil — tanto que tiveram as manha de ressuscitar o PT, esse partido cuja resposta certa à pergunta “burrice ou safadeza?” é invariavelmente a segunda. Em certas circunstâncias, assim como acontece com a gambiarra e a incompetência, a burrice pode ser a salvação do Bananão. Deus nos livre de gente inteligente: o Brasil não pode nunca correr o menor risco de dar certo.

***

JEFF BECK (1944-2023)

“Guitarrista de guitarristas”, diz o clichê sobre Jeff Beck, que morreu na terça (10). Ele de fato não obteve o sucesso comercial de Eric Clapton e Jimmy Page, os outros dois gênios ingleses da guitarra que passaram pelos Yardbirds; mas pode ter sido o mais inovador de todos. Foi o guitarrista mais criativo do rock antes da aparição de Jimi Hendrix; no fim da década de 1960, revelou Rod Stewart e antecipou o que seria chamado de heavy metal; gravou álbuns excepcionais de jazz-rock nos anos 1970 e, na virada do milênio, experimentou até com techno em faixas que não soariam deslocadas no repertório dos Chemical Brothers. Deixou muita música excelente e merece todas as honras. Rest in peace.

Jeff Beck, o grande guitarrista inglês que morreu na última terça (10), aos 78 anos

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se não for o seu melhor texto, é um dos melhores. O título é a defenição perfeita da barbárie do dia 8. Muito legal a homenagem a Jeff Beck. Foi um dos grandes.

  2. Pessoas covardes e manipuladoras deram ao pensamento conservador a cara de um idiota aventureiro, o Bozo (pobre Adam Smith, Burke, Sowell, Tocqueville e Roberto Campos), e aos conservadores, adjetivos que nos reduzem a mentecaptos. Metade dos eleitores devem esquecer o nome “Bozo” e isolar uma minoria de boçais tão fanáticos quanto aqueles que seguem cegamente um corrupto ex-presidiário. Deixemos as pilhagens, o vandalismo e a indecência para “Sininho e Os Blackblocs”… ou alguém se esqueceu?

    1. Aguardemos a destruição da economia do país (vide o governo da presidAnta) e a volta da corrupção galopante (vide os governos do Dilmo)… as traições às promessas de campanha já se apresentaram menos de 20 dias após a posse. Francamente, não dou a menor importância para o brazil, eu não tenho filhos… 🤷🏻‍♂️ o futuro do brazil é o passado.

  3. Ah! E teve tbm a dos patriotários que se emocionaram quase às lágrimas, quando viram a bandeira a meio-mastro por causa do Pelé : acharam que era chegada a intervenção militar. E pensar que sempre estiveram entre nós...

  4. Mais um artigo catártico, apesar de sua Sociologia totalmente verdadeira. No fundo, o melhor conhecimento é esse: substantivo, procedente e derrisório - inclusive do próprio autor, máxima da sabedoria.

  5. Jeff Beck, um dos responsáveis pela minha intolerância ao sertanejo universitário... O nível brasileiro diminuindo a passos largos em todos os setores...

  6. Não sou bolsonarista e repudio o que aconteceu em Brasília, mas você escreve mal demais heim!! Que artigo mais sem vergonha!! Vou cancelar minha assinatura urgentemente. A Crusué está cada dia pior.

    1. Cancela o teu CPF que a assinatura é automática

    2. Cancela o teu CPF que a assinatura é cancelada automaticamente

    3. experimenta a OESTE. nunca li mas acho que faz mais teu perfil.

    4. Me desculpem pelo erro grosseiro ao citar Crusoé de forma equivocada. O corretor me traiu. Carlo, me desculpe se minha manifestação lhe ofendeu. Se você gostou da matéria, respeito a sua opinião. Estamos em um país livre. Sua grosseria não me incomodou. Pode guarda-la para você.

    5. Chiquinho, você assinou a revista errada!! Não vou assinar a Crusué. Obrigado pela dica...

    6. ... Francisco é um CruzUé !! ... Vá se catar. ... Gostaria de ter 5% do ativo intelectual do Rogério Ortega. ... O Zé não leu e não entendeu.

    7. Francisco, você acha que escreve bem!!!??? De onde tirou Crusué???? Se vai cancelar, cancela e não enche o saco. Não vai fazer falta! VTNC!

  7. Putz, favor desconsiderar meus comentários sobre Lei contra piada, muita gente lançou essa fakenews no twitter, até o Holiday e o Osmar Terra, fui checar, não tem lei nenhuma disso. Só tem um programa antibullying para escolas

  8. O engraçado é que gente simpatiza com quem conta a piada, mas se a pessoa ridiculariza aqueles que estavam querendo prezar por sua liberdade mesmo que de forma atabalhoada ... Sabe... Nossa, uma situação paradoxal.

  9. Os Zumbis gostavam de suas piadas, acho, Lula, não. Agora dá cadeia. Vai visitar alguém humorista ou comediante na cadeia? Que paradoxo.

  10. Burrice ou Inteligência? Identificá-los corretamente é plausível neste século. Utilizando fake news, seria um pelo outro? Esta é a melhor opção, pois teremos 2 respostas viáveis. Este é o século em que vivemos. Tudo é correto, pois quem manda são as Fake News. Na realidade verdadeira não temos como identificar a resposta correta: burrice ou Inteligência?

  11. A bestialidade bolsonariana recolocou no colo dos supremacistas o direito de só, e somente, eles continuarem ferindo de morte a tal Constituicao soberana e essa democracia (que , ainda está ai, dando seus últimos suspiros).E pior- ancorando-se na tese da burrice aqui exposta e, claro, com o cruel apoio da maioria brasileira insuflada pela mídia interesseira- pronta a ser transformada pelo STF, em AI Zero nomeando o luloptista Imperador do Brasil- reinando com a sua verborragia midia’tica mas

  12. Ah Goiaba, tu és genial!!! Dei boas risadas, realmente quando vi os vídeos dos destrambelhados se enaltecendo pelo vandalismo pensei " que m é esta?"

  13. O pior de tudo é saber quanto essa cambada de bolsominions delirantes se autodestruiu. Destruiu a imagem do seu Mito e criaram uma aura para o descondenado, elevado agora a semideus . Não sei quantas serão as consequências nefastas para o país, por isso prefiro procurar aqui em casa um CD do Jeff Back e curtir o momento in memorian.

  14. .... KKK ... Excelente como sempre, Ruy. ... Você tem "as manha". ... Também gosta do trabalho do Jeff Beck, Jimmy Page e Eric Clapton. ...

    1. A sua escrita e boa, a sua coluna não sei se aplaudo ou vaio .

Mais notícias
Assine agora
TOPO